Mostrando postagens com marcador Palestra. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Palestra. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fórum de Políticas Públicas em Ubatuba

Será realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, no auditório do campus de Ubatuba da Universidade de Taubaté (Unitau) o Fórum de Políticas Públicas.

Na Abertura estarão presentes o diretor regional da CDHU, Luiz Carlos Rachid, que falará sobre habitação e regularização fundiária, o ex-deputado estadual Milton Flávio que colocará em debate a questão dos resíduos sólidos, além do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que tratará da questão do Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbano.
Serviço
Fórum de Políticas Públicas 2011
Abertura: 26/10 - 19h
Local: Auditório do Campus da Unitau (Avenida Castro Alves, 392 – Itaguá – Ubatuba).
Caraguablog/JFPr

O evento debaterá diversos assuntos, no primeiro dia (26/10), entre outros a infraestrutura urbana quanto à água e o esgoto.
O assunto será apresentado pelo superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro. A expectativa é apresentar os investimentos em execução nas cidades da região em água e esgoto, além dos atuais índices de cobertura nos setores.

No segundo dia do evento, os temas em debate serão aspectos sociais (saúde) e econômicos (trabalho e emprego), com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.

O último dia do evento será debatido a questão de políticas públicas e prevenção ao uso de drogas, turismo e meio ambiente, com as presenças dos secretários estaduais Márcio França (Turismo) e Bruno Covas (Meio Ambiente).
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

III Semana de Educação Física de São Sebastião acontece amanhã

Interessados nas palestras e no curso ainda podem se inscrever 
A Administração Municipal de São Sebastião já está com tudo pronto para a terceira edição da Semana de Educação Física, a ser realizada de 30 de agosto a 02 de setembro no Teatro Municipal, localizado na região central da cidade.



Professora de judô, Rogéria Cozendey, ministra palestra na edição do ano passado
 O evento, promovido pela Secretaria de Esportes (Seesp), contará com uma série de palestras proferidas por profissionais das áreas de Saúde, Esporte e Educação. Este ano a programação contará, ainda, com um diferencial. Será oferecido aos participantes o curso de “Prescrição de Exercícios Físicos para os Grupos Especiais”, ministrado pelo professor mestre doutorando, Christiano Bertoldo Urtado, e com certificação.

O curso será desenvolvido durante quatro dias do evento, de amanhã terça a sexta-feira, sempre após as palestras do dia, das 20h30 às 22h.

Segundo o diretor de Esportes de São Sebastião, professor David Camargo Júnior, o objetivo do congresso é valorizar e reciclar os conhecimentos dos profissionais de Educação Física da cidade. “Apesar de o evento ser voltado aos educadores do município, nos sentimos muito honrados com a participação de pessoas de outras cidades”, destacou Camargo.
Professora do Módulo ministra palestra na 3ª Semana de Educação Física
A professora mestre Tatiane Calve, coordenadora do curso de Educação Física do Centro Universitário Módulo, está entre os palestrantes da 3ª Semana de Educação Física, dia 31/08, às 19h, e abordará o tema “Possibilidades em Atividade Física Adaptada”.
Serviço:
Os interessados em participar das palestras e do curso devem solicitar inscrição junto à Secretaria de Esportes até terça-feira, dia 30/8, pelo e-mail: semanaed.fisica_euvou@saosebastiao.sp.gov.br ou pelos telefones (12) 3891-4530 e 3891-4534.
Caraguablog/JFPr
Saiba a Programação >>>>>>>

Programação
Na noite de abertura, prevista para às 19h, a fisioterapeuta da Seesp, Andressa Wezassek, palestrará sobre o Praia Acessível, projeto do Governo do Estado implantado na cidade que visa facilitar a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o acesso à praia e ao mar.
Na sequência, às 20h30, tem início o curso de “Prescrição de Exercícios Físicos para os Grupos Especiais”.
Na quarta-feira 31, a convidada da noite será a mestra em Motricidade Humana, Tatiane Calve, com o tema “Possibilidades em Atividade Física Adaptada”.
Já na quinta-feira, 1º de setembro, quem subirá ao palco será o professor doutor Alcides José Scaglia, para falar sobre “Os Desafios da Pedagogia do Esporte no século XXI e o Profissional de Educação Física”. Scaglia ministra um curso de pesquisa na área de Educação Física na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). 

Na sexta-feira 02, os participantes receberão a palestra do professor mestre Mauricio Leonel Galdino, sob o tema “Educação física escolar além da bola”.

Para fechar o ciclo de palestras, no sábado 03, das 9h às 12h, o especialista Luciano Frederico Antonio Nardelli, discursará sobre “A Recreação e o Lazer – Uma inseparável parceria de qualidade de vida”. O curso de Nardelli obteve o título de Top Enaf (Encontro Nacional de Atividades Físicas) em 2007 e 2008.

Ainda no sábado, mas no período da tarde, o professor mestre Sérgio Jorge Burihan fará uma clínica de capoeira Angola na Praça de Eventos da Rua da Praia, das 16h às 19h. A oficina contará com a participação do capoeirista Domingos Aluizio de Faria, o mestre Dominguinhos, que já ministrou cursos em várias cidades do Brasil e em diversos países da Europa.

Vale ressaltar que todas as palestras realizadas no Teatro Municipal, de terça a sexta-feira, serão ministradas sempre das 19h às 20h30.
Paralelo a elas, no saguão superior do Teatro acontecem duas oficinas: uma de “Jogos e equipamentos com materiais alternativos”, desenvolvida pelo professor Alberto Lourenço Junior; e a outra “Criando e adaptando nas aulas de Educação Física”, promovida pelo professor Luiz Rodrigues.

Serviço: Os interessados em participar das palestras e do curso devem solicitar inscrição junto à Secretaria de Esportes até terça-feira, dia 30, pelo e-mail: semanaed.fisica_euvou@saosebastiao.sp.gov.br ou pelos telefones (12) 3891.4530 e 3891.4534.
Depto de Comunicação / Foto: Arnaldo Klajn | PMSS
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Módulo na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual


Instituição promove palestra com profissionais da APAE São Sebastião
No dia 26 de agosto, o Centro Universitário Módulo participa da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e promove uma palestra com profissionais da APAE São Sebastião. Comemorada anualmente por todas as APAEs (Associação Paulista de Amparo ao Excepcional) do Brasil, o tema em 2011 é “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha a coragem de ser diferente.”
O objetivo do evento é envolver os diversos segmentos da comunidade, aprofundando as questões relativas à qualidade de vida das pessoas com deficiência. Além disso, a palestra focará na oportunidade de aprender com essas pessoas que podem transformar todo o ambiente à sua volta, incluindo família, escola e comunidade.
O evento será realizado no dia 26 de agosto, às 19 horas, no Auditório do campus Centro do Módulo. Mais informações estão disponíveis com a professora Enaida Gomes pelo e-mail enaida.gomes@modulo.edu.br  ou celular (12) 9112-3934.
Serviço: Centro Universitário Módulo
Palestra com profissionais da APAE São Sebastião –
Data e horário: 26 de agosto, a partir das 19h
Local: auditório do campus Centro
Endereço: Avenida Frei Pacífico Wagner, 653 – Caraguatatuba – São Paulo
Informações: Enaida Gomes  - enaida.gomes@modulo.edu.br
Caraguablog/JFPr

sábado, 20 de agosto de 2011

Secretaria de Esportes realiza palestra de Bionutrição neste sábado

Toda a população está convidada a participar da palestra de Bionutrição. Basta comparecer à Videoteca “Lúcio Braun” com 1 kg de feijão, que será destinado à Campanha da Solidariedade.

Acontece neste sábado, 20 de agosto, às 13h, na Videoteca Lúcio Braun – Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, a palestra de Bionutrição “Nutrição de Forma Clara e Descomplicada”, com Ricardo Capozzi.

Esta é mais uma realização do Governo Municipal de Caraguá através da Secretaria de Esportes e Recreação em parceria com a Federação Brasileira de Hapkido. Qualquer pessoa pode participar do encontro, sendo necessário apenas a doação de 1kg de feijão, que será destinado à próxima etapa da Gincana da Solidariedade da TV Vanguarda, na qual Caraguatatuba vem sendo representada pela EMEF Luiz Ribeiro Muniz – Martim de Sá.

Durante a palestra, Capozzi abordará questões importantes relacionadas à boa alimentação como energia, vitalidade, controle de peso, estresse, cansaço físico e cansaço mental.

O Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, que abriga a Videoteca Lúcio Braun fica na Praça Cândido Motta nº 72, no Centro de Caraguá. Participe!
Serviço:
PALESTRA “NUTRIÇÃO DE FORMA SIMPLES E DESCOMPLICADA” com Ricardo Capozzi
Data: 20/08 (sábado) -  Horário: 13h
Local: Videoteca Lúcio Braun – Pólo Cultural Profª Adaly Coelho Passos
Entrada: 1kg de feijão
Secr. Esportes/Rosana
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

2ª Semana Jurídica “Dr. Aurélio Antonio Ramos”

Os trabalhos serão desenvolvidos de 15 a 19 d agosto no teatro e também no Batuíra em São Sebastião.
A atual Administração apoia a iniciativa da 136ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que compreende as cidades de São Sebastião e Ilhabela, em realizar de 15 a 19 de agosto, a 2ª Semana Jurídica “Dr. Aurélio Antonio Ramos”.
As palestras, segundo informações da instituição, serão proferidas de segunda à quinta-feira nas dependências do Teatro Municipal e na sexta-feira, no Centro Cultural São Sebastião “Batuíra”, onde também acontecerá, à orla da praia, o coquetel de encerramento.



Ernane na abertura do evento no Teatro Municipal em 2010
Os trabalhos, abertos à comunidade em geral, serão desenvolvidos por  profissionais de renome a exemplo de Cláudio Bini, João Daniel Rassi, Denis Donoso, Antonio José de Arruda Rebouças e Katia Boulos, os quais, respectivamente, proferirão sobre “Ética e prerrogativas”, “Crimes contra a dignidade sexual: avanços ou retrocessos?”, “Projeto do novo CPC – aspectos polêmicos”, “Acidente do trabalho – doenças ocupacionais e eventos protegidos” e “Direitos dos homoafetivos”.

Serviço: As palestras terão início, sempre, às 19h. Outras informações pelo telefone: (12) 3892-2349
Depto de Comunicação/RF/Foto: Celso Moraes/ PMSS
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Educação Inclusiva de Caraguá realiza seminário de capacitação


Nesta quarta-feira (10), às 13h, acontece o seminário de capacitação do projeto “Todos pelos Direitos: Deficiência Intelectual, Cidadania e Combate à Violência”, no Teatro Mario Covas.
O evento é destinado aos funcionários das secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, Diretoria de Ensino, membros dos conselhos municipais e funcionários da APAE de Caraguá. A população também pode participar. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (12) 3897-7014.


O objetivo é mapear e discutir formas de enfrentar os casos de violência física e moral contra crianças e adolescentes com deficiência intelectual e ampliar os conhecimentos sobre o tema. 

Na ocasião, o público assistirá a três palestras: “A importância do trabalho em rede”, com a psicóloga e articuladora social do projeto pela APAE de São Paulo, Nathalí Estevez Grillo; “Panorama da deficiência intelectual”, com a coordenadora da Educação Inclusiva da rede municipal e Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Caraguá (COMDEFI), Ivy Monteiro Malerba; “Cidadania e enfrentamento à violência”, com Rejane Galvão de Carvalho, psicóloga responsável pela implantação do projeto Sentinela e do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

O projeto é uma iniciativa da APAE de São Paulo, em parceria com a APAE de Caraguá e do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação, e tem o patrocínio da Petrobras.
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Mais de 750 educadores de Caraguá participam de seminário



Para dar início às aulas, mais de 750 pessoas entre supervisores, diretores, vice-diretores e professores participaram nessa segunda-feira (25), no Teatro Mario Covas, do 1º seminário da secretaria municipal de Educação de Caraguá com a palestra “Escola e Currículo”.
A palestra foi ministrada pela profª  drª  Guiomar Namo de Mello, que fez uma reflexão sobre o currículo e a qualidade da educação no Brasil. Para a secretária de Educação, Rute Maria Pozzi Casati, o objetivo é garantir um futuro promissor na educação de Caraguá.
O prefeito Antonio Carlos também esteve presente, e deu boas-vindas aos educadores. “A partir do nosso trabalho, esperamos contar com a dedicação de todos vocês”, disse.
O evento termina hoje (26), às 18h30, com a palestra sobre ”A aula inesquecível. O que é qualidade educacional?”, com o profº  drº Gabriel Perissé.
Assessoria de Comunicação/ Foto: Sérgio Inoue/PMC
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 12 de julho de 2011

As estratégias de restauração florestal da SOS Mata Atlância

Participe da entrevista em 14 de julho, quinta-feira, 15 horas: as estratégias de restauração florestal da SOS Mata Atlântica


terça-feira, 28 de junho de 2011

Baixa visão é tema de seminário para educadores em Caraguá

Professores da rede municipal de ensino de Caraguá participam neste sábado (02/07/2011) da palestra “Educação sem Limites – Ampliando a visão dos professores na educação de crianças com baixa visão”. O curso será no auditório da Fundacc, das 8h às 17h.
Os 140 inscritos no projeto participarão de um seminário sobre o tema, ministrado por membros do setor de Visão Subnormal do departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo. Os palestrantes vão discutir formas de trabalhar com o aluno e como adaptar o material de trabalho para facilitar o aprendizado das crianças.

A coordenadora do setor de Educação Inclusiva da secretaria municipal de Educação, Ivy Malerba, lembra que a participação dos professores é essencial no aprendizado dos alunos. “O objetivo do projeto é sensibilizar os educadores sobre a questão da baixa visão. Modificações simples no material e nas atividades de sala de aula contribuem muito no processo de aprendizado dessas crianças”.     
O evento é realizado pelo Governo Municipal, por meio do setor de Educação Inclusiva, da secretaria de Educação, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia, de São Paulo.
Caraguablog/JFPr

Programação
2 de julho (sábado)
8h30 – Abertura
8h45 – Anatomia e fisiologia da visão e principais funções visuais
9h15 – Patologias oculares e implicações funcionais
10h – Vivência e discussão
10h30 – Intervalo
11h – Definição de baixa visão, cegueira e deficiência física
11h15 – Implicações de baixa visão no desenvolvimento e aprendizagem
12h – Avaliação física e funcional da criança com baixa visão
12h30 – Almoço
13h30 – Comportamentos visuais freqüentes em crianças com baixa visão e sugestões de adaptação de material e do meio ambiente
14h30 – Vivência
15h – Apresentação do caso de uma criança com baixa visão e discussão
16h – Discussão sobre a inclusão escolar de criança com baixa visão
17h - Avaliação e encerramento Assessoria de Comunicação/PMC   
Caraguablog/JFPr

domingo, 15 de maio de 2011

Centro Universitário Módulo realiza XII Semana Jurídica

De 23 a 27 de maio, as 19h30, o Centro Universitário Módulo promove a XII Semana Jurídica da instituição de ensino. Neste ano, a semana é especial por conta do Dia do Acadêmico de Direito, comemorado no dia 19 de maio. Embora seja direcionado aos alunos do curso do Módulo, o evento é aberto e gratuito e para toda a comunidade externa.

Estão programadas palestras com profissionais renomados como o desembargador Luiz Antônio Cardoso, que falará sobre prisões. Já o analista ambiental do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e doutorando em Meio Ambiente, Leonardo Ribeiro Teixeira, falará sobre licenciamento ambiental e os projetos do Litoral Norte.

Para participar, é necessário fazer a inscrição diretamente no local. Mais informações podem ser consultadas no endereço http://www.modulo.edu.br/.
ou alan.vendrame@modulo.edu.br 
Centro Universitário Módulo /Janaína Pereira da Silva
Caraguablog/JFPr
O Módulo ainda receberá Alexandre Motta para falar sobre as perspectivas da carreira jurídica, Emanuel Costa Santos para um bate-papo sobre Direito Imobiliário, Alexandre Motta para falar sobre os desafios e perspectivas da carreira jurídica e Márcio Pugliese para uma palestra sobre a importância do Direito como redutor da complexidade social.
XII edição da Semana Jurídica do Centro Universitário Módulo
Data: de 23 a 27 de maio, a partir das 19h30
Local: auditório do campus Centro
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro - Caraguatatuba/SP
Informações: alan.vendrame@modulo.edu.br
Centro Universitário Módulo /Janaína Pereira da Silva
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Convite

A F O R T E S – Federação das Organizações Regulares do Terceiro Setor, sob a presidência de Rosa Cury e a Associação Cristã convidam para a “Palestra de Assuntos de Interesse Comunitário no Bairro do Tinga” que acontecerá dia 14 de maio às 15hs na Associação Cristã, sito à Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 707 no bairro do Tinga em Caraguatatuba.
Entrada Franca.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

6ª Conferência Municipal de Saúde de Caraguá

Faça sua Inscrição, Participe
Nesta quinta-feira (5) serão abertas as inscrições para a pré-conferência de Saúde, que será realizada entre os dias 16 de maio e 10 de junho. O prazo para se cadastrar termina no dia 13 de maio. O evento antecede a 6ª Conferência Municipal de Saúde de Caraguá, que acontece entre os dias 1º e 2 de julho.
As pré-conferências são reuniões que debatem ideias, sugestões, críticas e elegem delegados e suplentes, que são os responsáveis por levar as propostas na conferência.  
Podem participar usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores e/ou prestadores, todos os movimentos e instituições da sociedade, desde que atendam o Regimento da Conferência de Saúde, e ser maior de 18 anos. Mas os interessados devem se inscrever em grupos, com 10 pessoas cada, pois será selecionado um delegado e um suplente por grupo.
Para participar, os interessados podem fazer a inscrição na secretaria de Saúde e apresentar os seguintes documentos: RG e CPF, ou CNPJ para instituições e entidades. 
Serviço
Secretaria Municipal de Saúde
Mais informações pelo telefone (12) 3897-8100
Rua Vereador Antonio Cruz Arouca, nº 121, bairro Indaiá
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

Módulo promove palestra sobre o mercado de trabalho em TI

O Centro Universitário Módulo oferece palestra gratuita sobre O mercado de trabalho nas áreas de Banco de Dados e Inteligência do Negócio. O encontro é aberto ao público, mas direcionado para alunos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação da instituição de ensino. O evento será realizado nesta 6ª feira dia 06 de maio, no auditório do campus Centro, das 19h às 22h, em Caraguatatuba.
Os palestrantes Wagner Crivelini, especialista em banco de dados, há mais de 15 anos na IBM Brasil, e Henrique Messa, IT Specialist na IBM, falarão sobre o DB2 (banco de dados da IBM) e Cognos (inteligência do negócio) e o mercado de trabalho nestas áreas. 
As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até o dia 06 de maio, às 15h, no site da Instituição - http://www.modulo.edu.br/. Mais informações podem ser obtidas com o prof. Lineu Alves Lima Filho, pelo e-mail: lineu.lima@modulo.edu.br ou pelo telefone (12) 3897-2018
Centro Universitário Módulo /Janaína Pereira da Silva
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 23 de março de 2011

Módulo Promove Palestra

 Empreendedorismo, Mercado de Trabalho e Consultoria
No dia 25 de março, as 20h, o Centro Universitário Módulo - auditório do campus Centro, recebe Artur de Biasi, proprietário da consultoria De Biasi, para uma palestra sobre Empreendedorismo e Mercado de Auditoria e Consultoria. A palestra é gratuita e aberta à comunidade, mas tem foco nos alunos dos cursos de Ciências Contábeis, Administração e Engenharia de Produção. De Biasi falará sobre o histórico da empresa, seguido por um panorama atual do cenário do segmento no Brasil.
Fundada por Artur em 1990, a De Biasi nasceu com a missão de oferecer serviços de excelência nas áreas de auditoria e consultoria, criando soluções e respostas ágeis para as necessidades dos clientes. A empresa foi uma das primeiras do Brasil a receber o ISO 9001:2000.
 Para participar do evento é necessário fazer inscrição pelo site www.modulo.edu.br. Mais informações sobre a palestra podem ser obtidas pelo email mariana.teixeira@modulo.edu.br ou telefone (12) 3897-2018.
 Caraguablog/JFPr