Mostrando postagens com marcador Ilhabela. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ilhabela. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

História de Ilhabela é tema de curso voltado ao turismo

"Arqueologia e História: os novos potenciais turísticos de Ilhabela" foi o tema de um curso gratuito promovido pela Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), durante esta semana, na sede da Secretaria de Turismo, na Barra Velha.
O curso foi ministrado pela arqueóloga Cintia Bendazzoli que coordena o Projeto de Gestão e Diagnóstico do Patrimônio Arqueológico, pelo Instituto Histórico, Geográfico e Arqueológico de Ilhabela.
Cerca de 50 pessoas participaram do curso e grande parte da turma é formada por profissionais de turismo, educadores e agentes ambientais, inclusive de São Sebastião e São José dos Campos.
Caraguablog/JFPr

Turismo histórico – Ilhabela tem história e muitos dos turistas se interessam pelo tema por isso as aulas voltadas ao turismo poderão se refletir na próxima temporada, já que os profissionais do setor se propuseram a realizar um atendimento ao turista com esta abordagem.

Segundo o prefeito Toninho Colucci (PPS), esta é a terceira edição do curso e com eles todos saem ganhando porque são capacitações que refletem na qualidade do atendimento ao turista: “A temporada de verão vai começar com uma cara nova na medida em que os profissionais que estão sendo capacitados aplicarão as abordagens aprendidas no curso em suas atividades turísticas”, destacou Colucci.

A arqueóloga Cintia informou que será realizado um curso inédito programado para novembro sobre o panorama da ocupação indígena no Litoral Norte a ser ministrado em duas noites. O prazo de inscrições para o novo curso será divulgada em breve pela Prefeitura de Ilhabela.
PM de Ilhabela/ foto Ana Gabriela Fernandes
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

XTerra Brazil Tour reuniu 2 mil atletas em Ilhabela

Ilhabela recebeu no último final de semana a 7ª etapa do XTerra Brazil Tour 2011, maior evento de esportes outdoor do Brasil.

Cerca de 2 mil atletas participaram da competição em diversas provas e categorias. A Sabesp apoiou o evento fornecendo 16.800 copos de água, distribuídos para hidratação de competidores e organizadores.

Foram disputadas provas de Triathlon (1,5 km de natação, 29 km de mountain bike e 9 km de corrida), Swim Challenge (1,5 km e 3 km), Night Run (9 km e 18 km) e a emocionante XTerra Endurance (50 km).


Os cinco primeiros colocados na categoria profissional (masculino e feminino) receberam troféus e R$ 8 mil de premiação em dinheiro.

O apoio da empresa ao evento rendeu inscrições para funcionários. Uma das participantes foi a engenheira Márcia Moribe, que participou da prova de 1,5 km de natação (Swim Challenge).

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ETEC em Ilhabela

Mais uma grande conquista de Ilhabela é a chegada de cursos da ETEC. Em 2012, a cidade terá uma sala descentralizada da ETEC de São Sebastião com os cursos de Administração (noturno, presencial, duração de 18 meses com aulas de segunda a sexta) e de Gestão de Pequenas Empresas (noturno, semipresencial, com aulas segundas e quartas). Esta semana, o prefeito Toninho Colucci, acompanhado da secretária de Educação, Lídia Sarmento, da diretora do PAT, Alda Torres, e do diretor de Processamento de Dados, Marcelo Freitas, participou de reunião na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo.

As inscrições para o Vestibulinho 2012 estarão abertas a partir do dia 28 de setembro (quarta-feira) e prosseguem até 18 de outubro pelo site: (www.vestibulinhoetec.com.br). O exame será realizado no dia 20 de novembro. Em Ilhabela, as inscrições também podem ser feitas na sede do PAT e a taxa é de R$ 25.


Caraguablog/JFPr

domingo, 25 de setembro de 2011

Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para cursos profissionalizantes do Via Rápida, amanhã segunda-feira

A Prefeitura de Ilhabela abre amanhã, segunda-feira (26/9) as inscrições para cursos profissionalizantes do Via Rápida, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizada na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 128, no Perequê. São eles: garçom, técnico de vendas e cozinheiro (manipulação básica de alimentos).

Os cursos de garçom e técnico de vendas, com 30 vagas cada, serão ministrados no período noturno. Já o curso de manipulação básica de alimentos – cozinheiro será realizado à tarde. Todos têm duração de 42 dias.
Caraguablog/JFPr


Os participantes receberão bolsa auxílio, obedecendo o limite de faltas, e ainda transporte e lanche durante todo o curso. Os cursos são voltados preferencialmente a quem está desempregado. Os critérios de seleção são definidos pelo Governo do Estado.

Em julho deste ano, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou do lançamento do programa Via Rápida Emprego, que teve a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. Na ocasião, Colucci confirmou a vinda dos três cursos para Ilhabela.

O programa estadual desenvolvido em parceria com as prefeituras oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional, de acordo com as demandas de cada região. “Primeiro trouxemos a unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para a cidade e constantemente estão vindo os cursos de qualificação. Agora conseguimos o programam Via Rápida, que é mais uma oportunidade para nosso trabalhadores”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela secretaria, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os participantes do Ação Jovem e do Renda Cidadã, programas da Secretaria de Desenvolvimento Social, também terão preferência na seleção. O objetivo do Estado é oferecer a chamada "porta de saída" dos programas de transferência de renda, ou seja, a qualificação para as pessoas gerarem renda, entrarem no mercado de trabalho e conquistarem sua autonomia. Os documentos necessários são RG e CPF.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

sábado, 24 de setembro de 2011

XTerra Brazil Tour agita Ilhabela neste final de semana

Ilhabela recebe neste final de semana a 7ª etapa do XTerra Brazil Tour 2011, maior evento de esportes outdoor do Brasil

Cerca de 2 mil atletas devem participar da competição em diversas provas e categorias. A Sabesp fechou apoio para o evento e fornecerá 16.800 copos de água, distribuídos para hidratação de competidores e organizadores.

Serão disputadas provas de Triathlon (1,5 km de natação, 29 km de mountain bike e 9 km de corrida), Swim Challenge (1,5 km e 3 km), Night Run (9 km e 18 km) e a emocionante XTerra Endurance (50 km). Os cinco primeiros colocados na categoria profissional (masculino e feminino) recebem troféus e R$ 8 mil de premiação em dinheiro.

Com largada no sábado (24/9), às 9h, o Triathlon de Ilhabela é um dos percursos mais difíceis do circuito. Logo após terminarem a prova de natação na praia do Perequê, os atletas seguem para a prova de mountain bike que acontece nas montanhas com uma rota de obstáculos e terreno altamente acidentado. Para finalizar o desafio, mais 9 Km de corrida em trilhas.

No mesmo dia acontece a inédita XTerra Endurance com o patrocínio da marca de roupas esportivas The North Face. São 50 km de muito suor, garra e superação de todos os limites do corpo e da mente. Com largada às 16h, a ultra-maratona atravessa a ilha até a Praia de Castelhanos, onde fica a marca de 25 km. No percurso, cachoeiras, rios e praias fazem parte do desafio de atletas que passam pela comunidade caiçara de Canto de Ribeirão e chegam a 700 metros de altitude.

Para aqueles que vão participar das provas de 9 km e 18 km da Night Run também não faltam surpresas. Com largadas às 18h e 19h, respectivamente, os atletas possuem como desafio correr na mata, enfrentar os obstáculos naturais e sem a claridade do dia.

No domingo (25/9) é a vez do Swim Challenge. Realizada na Praia do Perequê, as provas de 1,5 km e 3 km terão um percurso com mar calmo e temperatura agradável para os nadadores.

Os pequenos maratonistas não ficam de fora e dão as primeiras passadas a partir das 9h30 no Kids Mini Corrida. O percurso é numa área plana, terreno de areia e determinado de acordo com a idade das crianças: 1 a 3 anos - 50 metros, 4 a 6 anos - 100 metros, 7 a 8 anos - 300 metros, 9 a 10 anos - 500 metros, e de 11 a 12 anos - 1 km.

Presença confirmada
A organização do Xterra Brazil Tour 2011 – Etapa Ilhabela, já confirmou a presença do norte- americano Lance Armstrong, conhecido por ter vencido a Volta da França sete vezes consecutivas (1999-2005), logo após ter-se restabelecido de um câncer. O atleta é também fundador da Lance Armstrong Foundation, organização que auxilia vítimas de câncer.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Ilhabela recebe XTerra Brazil, estimula turismo esportivo e aquece a economia local

No próximo final de semana, 24 e 25 de setembro, Ilhabela será palco da maior competição de esporte de aventura do país. Trata-se do XTerra Brazil Tour 2011, que será realizado na praia do Perequê e terá provas de triathlon, natação e corrida de aventura.
 “Com muito trabalho temos conseguido trazer várias competições e como Ilhabela tem no turismo a sua indústria, torna-se ainda mais importante por estarmos num período de baixa temporada”, ressalta o prefeito Toninho Colucci.
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lançado em Ilhabela “Memórias de uma Ilha”


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundaci (Fundação Arte e Cultura de Ilhabela), apoia o lançamento do livro “Memórias uma ilha”, de Caio Camargo, que aconteceu neste sábado (17/9) no Galpão das Artes. 

O escritor escolheu a comunidade de Ilhabela como tema de seu livro devido a sua preocupação pelo resgate e valorização da cultura caiçara. “Minha ligação com a cidade faz parte da minha formação. Um dia descobri uma caixa de fotos dos meus avós. Ao pegá-las, eles narraram toda sua trajetória: amigos, amor, casamento, morte, seus pais. Tudo emergia daquelas imagens”, explica o autor.
A partir daí, Caio pesquisou quais seriam as famílias mais antigas da cidade e quais eram seus representantes mais idosos para contar sua história pelas suas fotos. O resultado foi a edição do livro “Memórias de Uma Ilha”.
Caraguablog/JFPr

domingo, 18 de setembro de 2011

Ilhabela: Rotatória com paisagismo embeleza Barra Velha

Depois do asfalto, prefeitura de Ilhabela constrói rotatória com paisagismo em rua da Barra Velha

Depois de asfaltar a rua Florentino Garcia Vieira Neto - um dos principais acessos à parte alta da Barra Velha – a prefeitura de Ilhabela construiu agora uma rotatória no cruzamento com a rua João Carlos Siqueira, próximo à igreja Congregação Cristã do Brasil. Além de proporcionar mais segurança no trânsito, a rotatória instalada no local acaba de receber o paisagismo, incluindo uma palmeira da espécie Jerivá com cerca de 6 metros de altura.

O trabalho foi feito pela equipe do viveiro municipal, que tem realizado plantios em diversas praças públicas e novas rotatórias, com apoio do setor da garagem municipal.

No mês passado, a equipe do viveiro também realizou o paisagismo das novas calçadas do bairro Água Branca e no futuro Centro de Apoio Social ao Idoso. A rua Florentino Garcia Vieira Neto foi pavimentada este ano e teve investimento de 178,9 mil reais. Até o fim do ano, a prefeitura totaliza mais de 40 ruas pavimentadas.
PM de Ilhabela
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tecnologia da massa expansiva é usada em lhabela

A grande quantidade de rochas encontradas no solo de Ilhabela e a proibição do uso de explosivos, conforme estabelecido pela Lei de Uso e Ocupação do Solo, fizeram a Sabesp do Litoral Norte a utilizar uma tecnologia diferenciada para execução das obras de saneamento básico no arquipélago.

Os técnicos da empresa contratada se utilizam da chamada massa expansiva para o corte de rochas. O material age em função da dilatação de seu volume, exercendo nas paredes do furo uma força e provocando fraturas no material.


A massa expansiva tem sido utilizada principalmente na região do bairro do Perequê, local de grande concentração de residências e comércios. Recentemente, o trabalho foi realizado na Rua Olímpio Leite da Silva, local onde foi encontrada uma enorme rocha.

O material não provoca lançamento de detritos, não forma gases e nem produz qualquer tipo de vibração. Para a sua utilização não é necessária nenhuma permissão ou licença de órgão governamental ou de meio ambiente como acontece com os explosivos.

Obras
As obras da terceira fase do Sistema de Esgotamento Sanitário Itaquanduba seguem em ritmo acelerado.

Esta etapa abrange os bairros Perequê, Morro da Cruz, Itaquanduba, Itaguassú e a reversão do esgoto coletado no Saco da Capela para a nova Estação de Pré-Condicionamento do Itaquanduba, possibilitando assim a desativação da antiga estação localizada na Vila.

Ilhabela já ganhou novas redes coletoras, elevatórias, estação de tratamento no Itaquanduba e o novo emissário submarino, elevando o saneamento básico na cidade de 4% para 36% com as obras da 1ª e 2ª fase. Com a conclusão da 3ª e 4ª fases, em 2012, o índice chegará a 60%, fruto da parceria entre Prefeitura e Sabesp.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vergonha! Vereadores da Ilha rejeitam ficha limpa...

Texto recebido de Marcelino dos Santos, de Ilhabela, a respeito da sessão de Câmara de ontem:

Atendendo à determinação suprema do prefeito da cidade, os vereadores de Ilhabela mudaram de opinião (se é que a tiveram um dia) e rejeitaram o projeto da ficha limpa na sessão ordinária de ontem, dia 13 de setembro.

Mudaram de opinião porque, necessitando de dois turnos de votação por ser uma emenda à Lei Orgânica do Município, a matéria já havia sido aprovada em primeira discussão. Era só brincadeirinha. Agora é que mostram sua verdadeira cara de seres subservientes à vontade do burgochefe.

Espera-se que essa mudança de opinião (será que o doutor Freud explicaria?) não tenha custado tão caro para a cidade, em todos os sentidos que se queira dar, inclusive o político.

Foram derrotados nessa votação os vereadores Erick Pinna, o autor do projeto, mais os dignos representantes do povo Timbada e Carlinhos, este último o presidente da Casa Legislativa. Ilhabela revela, assim, possuir uma Câmara formada só de três homens.

Se forem ouvir o povo a respeito do assunto, verão o quão errado foi o resultado da votação do projeto da ficha limpa, que agora irá enfeitar os arquivos do Legislativo Municipal.

Se querem uma opinião, deveriam tornar o dia 13 de Setembro como o Dia da Vergonha Municipal e registrar o nome dos vereadores que enterraram o projeto no rol dos ignóbeis da cidade.
Marcelino dos Santos
Ilhabela

Ilhabela realizará casamento comunitário em novembro

A prefeitura de Ilhabela, por sua secretaria de Assistência Social, abriu inscrições para os casais interessados em regularizar a união junto ao Cartório Civil. A cerimônia comunitária está programada para acontecer em 20 de novembro.

Os interessados deverão comparecer até o dia 20 de setembro, no período da manhã, ao Centro de Referência de Assistência Social, o Cras, na rua Antonio Carlos da Sé, 55, na Barra Velha. Documentos exigidos: certidão de nascimento, CPF, RG e comprovante de residência. Mais informações (12) 3895-8833.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Câmara de Ilhabela vota ficha limpa HOJE

Está marcada para hoje a segunda e última votação do projeto que altera a Lei Orgânica Municipal para introduzir a ficha limpa. De autoria do vereador Érik Pinna, a propositura proíbe a contratação de pessoas com impedimentos judiciais para ocupar cargos de confiança na administração pública, como de secretários municipais e outros do alto escalão.

A emenda foi protocolada em maio e recebeu primeira votação favorável em 28 de junho. De lá pra cá o assunto virou "uma novela". O prefeito é contra a propositura e assim seus prepostos na Câmara Municipal têm feito de tudo para barrar a idéia, apesar de eles mesmos a terem aprovado primeiro turno. Os mecanismos regimentais para "embromar o meio de campo" têm sido usados com grande mestria pelos vereadores para atender ao chefe do Executivo e apresentar-lhe o "sim, senhor".

A população tem se manifestado favorável ao projeto. Hoje, se nenhuma outra "coisita" acontecer para adiar a propositura, os vereadores enfim vão mostrar o que são. Se independentes ou capachos. Isto é: dignos ou indignos da confiança popular.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Picuinha na Ilhabela: agora querem cassar vereador...

O Partido Verde, dirigido pelo vice-prefeito e atual secretário municipal de Esportes, Nuno Gallo, entrou na Câmara Municipal com pedido de cassação do vereador Erik Pinna, do PR.

O pedido poderá ser lido na sessão ordinária de amanhã, 13/setembro. Se acatado pelos vereadores, uma comissão processante será formada. O acusado irá se defender e por fim, lá na frente, depois de todo o trâmite burocrático, a Câmara julgaria o processo, cassando ou não o mandado do vereador.

São três as acusações que, segundo Gallo, quebrariam o decoro parlamentar: 1 - insinuar que um companheiro vereador teria em seu poder um parecer do Cepam, um órgão do governo que fornece pareceres jurídicos às Câmaras Municipais; 2 – assinar ata de uma sessão solene sem estar presente; 3 – pedir para os vereadores votarem no projeto da ficha limpa, ainda que apresentasse traços de inconstitucionalidade.

Como se vê, uma verdadeira heresia e uma vergonha para o povo de Ilhabela ter um assunto da mais alta relevância –cassação de mandato– ser tratado em tão baixo nível. Nenhum dos pedidos configuram atos tipificadores da falta de decoro parlamentar. Forçaram a barra. Só interesses menores justificariam uma atitude dessas.

Na verdade – só não vê quem não quer – tudo não passa de uma armação para cassar o mandato de Pinna ou, ao menos, dar-lhe um susto. Explica-se: Pinna é o autor do projeto que tramita pela Câmara de Ilhabela e institui a ficha limpa no município. O projeto incomoda o prefeito, e Gallo, revelando-se lacaio do Executivo, se apressou a ser o delator.

O rinhoso está equivocado. Insinuar algo não é falta de decoro parlamentar. Nem nunca foi. É direito de qualquer vereador assegurado pela mesma Constituição Federal que ele tanto invoca quando quer defender suas teses, todas elas tão absurdas quanto esse pedido de cassação de mandato que agora apresenta.

Talvez ele desconheça que essa mesma Constituição diz que os vereadores são “invioláveis” por suas palavras, votos e opiniões. Ele sequer deve atinar para o sentido de “inviolabilidade”, do contrário não estaria pagando esse mico.

Pela mesma razão que qualquer vereador pode falar à vontade na defesa de seu ponto de vista, ele também pode votar à vontade, seja a matéria constitucional ou não.

A inviolabilidade protege o político por PALAVRAS, VOTOS e OPINIÕES e assegura a plena democracia. Ademais, a Câmara Municipal nunca foi a sede própria para se declarar a inconstitucionalidade ou a constitucionalidade de p... nenhuma. Isso é papel dos tribunais.

Antes de apresentar o pedido atendendo a ordens superiores, fazendo as vezes de pau-mandado, o distinto deveria consultar um advogado. Melhor, advogado, não: qualquer funcionário da Câmara de Ilhabela, a começar pela copeira, saberia dar-lhe essa informação, de tão simples que ela é. Isso, se o catador de papelão da esquina não pudesse desanuviar-lhe a questão.

O terceiro item, assinar ata de sessão a que não compareceu, trata-se de mero equívoco sanável na esfera administrativa. Configurando-se erro evidente –já que o vereador justificara sua falta com atestado, e não faria sentido assinar a presença depois, haveria conflito– bastaria observação de funcionário da secretaria atestando a invalidade daquela assinatura, apontando à margem o número de processo de justificativa da falta do vereador.

Querer cassar um mandato legitimamente conferido pelo povo por esses “motivos”, é forçar por demais a barra, é escancarar por demais a própria subserviência. Mais que isso: é dar sinais de despreparo e literalmente assinar atestado de incompetência para si mesmo.

A palavra “poderá” negritada no início deste texto tem sua razão de ser.

A Câmara Municipal, com tantos afazeres e agendas a cumprir, principalmente promover a agilização da votação do projeto da ficha limpa (pivô de toda essa celeuma), tão aguardado pela população ilhabelense, deveria de pronto remeter ao arquivo –melhor seria: ao cesto do lixo– a representação gallesca por ser ela totalmente descabida e desprovida de fundamentos. Discutir essa “coisa” seria desperdício de precioso tempo.

Afinal, o arquivo ou o lixo, é o local para onde as pessoas responsáveis devem enviar esse tipo de excrescência. Dinheiro do povo não é capim para custear picuinhas de pessoas que se deviam ocupar com coisas realmente úteis para a comunidade.

E manda o tal de gallo ir cantar em outro terreiro...

domingo, 11 de setembro de 2011

Liminar garante secretários sem nível superior em Ilhabela

O Tribunal de Justiça do Estado acaba de declarar inválida, em medida liminar (provisória, até julgamento final), a lei de Ilhabela que impede a contratação de secretários que não tenham nível superior correlato com sua área de atividades no município. Nada verdade, foi uma emenda na Lei Orgânica da cidade que impôs a restrição.

A Justiça entendeu, de olhadela, que o artigo da Lei Orgânica que impede a contratação de secretários não-habilitados seria inconstitucional. Isto porque a Constituição Federal determina que os secretários de Estado serão escolhidos entre brasileiros maiores de 21 e em gozo de seus direitos políticos.

Com a decisão provisória do Tribunal, o prefeito da Ilhabela voltou a nomear secretários que haviam sido afastados em decorrência da aplicação da Lei. Assim, retornaram a seus postos os secretários Nuno Gallo (Esportes), Jovelino Brito (Assistência Social) e Lídia Sarmento (Educação).

Nuno Gallo também é o vice-prefeito da cidade e foi o seu partido, o PV (Partido Verde), do qual ele é o presidente, que entrou na justiça pedindo a inconstitucionalidade da restrição existente na Lei Orgânica. Os secretários haviam sido exonerados por em 19 de julho último por determinação do Ministério Público ilhéu.

Ilhabela realiza seu 16º Festival do Camarão

A Orquestra Popular de Ilhabela (OPI) foi a grande atração da noite deste sábado (10/9), às 21h, na abertura oficial do 16º Festival do Camarão, na praça coronel Julião de Moura Negrão, na Vila. O festival começou na sexta-feira (9/9) e prossegue até 2 de outubro nos principais restaurantes de Ilhabela, que oferecerão inúmeras receitas com base no crustáceo.

Neste final de semana (9 a 11 de setembro) e também entre os dias 16 e 18 de setembro, a praça coronel Julião receberá vários restaurantes no chamado “Boteco do Camarão”. A famosa paella de camarão e frutos do mar também foram a atração tradicionalmente preparadas por chefs locais e servida no sábado.

Durante todo o festival, as receitas também serão avaliadas pelos clientes, que darão uma nota ao prato degustado. Os principais restaurantes já confirmaram participação no festival. Para conhecer os restaurantes participantes e as delícias que serão servidas, acesse o site: http://www.acilhabela.com.br/.

O Festival do Camarão faz parte das comemorações dos 206 anos de emancipação político-administrativa de Ilhabela, que ocorre no dia 3 de setembro. O evento é organizado pela Associação Comercial e tem a parceria da prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Turismo e Fomento

Serviço:
16º Festival de Camarão de Ilhabela
Quando: de 9 de setembro a 2 de outubro (nos restaurantes participantes)
“Boteco do Camarão” – 9 a 11 e 16 a 18 de setembro- Praça Coronel Julião, Vila
Abertura oficial: dia 10 de setembro, às 19h, com a apresentação da Orquestra Popular de Ilhabela - praça coronel Julião, Vila

domingo, 4 de setembro de 2011

Ilhabela: Shows no fim de semana, hoje o rapper MV Bill

Cantora agitou o Campo do Galera, na Água Branca, com todo o axé baiano. Hoje o Show continua, tem o rapper MV Bill e na segunda o sertanejo universitário de Maria Cecília & Rodolfo.

E a programação continua com Blackommodoro no dia 6 e Samprazer no feriado do dia 7

Ilhabela comemora 206 anos de emancipação político-administrativa e para comemorar a Prefeitura traz os melhores shows da atualidade, de Daniela Mercury a Samprazer no feriado do dia 7 dividindo o palco entre a música e dança.
Caraguablog/JFPr

1º Varal Fotográfico de Ilhabela – Exposição hoje

O 1º Varal Fotográfico de Ilhabela “Osvaldo de Oliveira Júnior”, promovido pela Teçá Fotografia & Arte, com apoio da Prefeitura, realizado ontem dia 3 de setembro, na Rua do Meio, na Vila
A exposição integra a programação festiva do aniversário de 206 anos de emancipação político-administrativa da cidade e estará disponível das 10h às 20h.

Um dos objetivos é divulgar as imagens dos fotógrafos da região entre profissionais e amadores.

O I Varal Fotográfico de Ilhabela foi idealizado pelos fotógrafos Silas Azocar e Luís Daniel. Na organização, o evento conta ainda com a parceria do fotógrafo Ronald Kraag.

Participaram do evento os fotógrafos: Adriano Vanderstappen, Arthur Aranda, Caroline Fridrich, Carlos “Bred”, Gabriel Filkauskas, Iraê Bornholtd, Juliana Moreira, Karina Vanderstappen, Leandro Grião, Luan Coltro, Luís Daniel, Marcelo Cunha, Marco Guimarães, Marco Yamin, Mariana Matheus, Marília Kim, Martin Ramos, Oliver Reinis, Renato Teixeira, Ronald Kraag, Silas Azocar, Simone Freire, Sônia Monteiro, Thaná Silva e Walter Dias.

O evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhabela, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Turismo, Cultura, Esportes e da Copiadora Atena, Ateliê Simone Freire Bordados, Restaurante Cheiro Verde e Imagem Comunicação Visual.
Caraguablog/JFPr
Saiba mais sobre “Seu Osvaldo”

“Seu Osvaldo”
Seu Osvaldo teve como fonte de inspiração seu pai, o fotógrafo e músico, Oswaldo de Oliveira, e a costureira e dona de casa Mirtes Pereira de Oliveira. Osvaldo de Oliveira Junior nasceu em São Paulo, onde passou a maior parte de sua juventude.

Aprendeu as primeiras noções de fotografia com o pai, pioneiro no bairro Bela Vista, popularmente conhecido como bairro do Bexiga, em São Paulo. Iniciou sua atuação profissionalmente no Foto Oswaldo, por onde passaram muitas celebridades do teatro e do cinema, tais como Anselmo Duarte, Mário Lago, Grande Otello, Roberto Fioravanti, o “Seresteiro da Saudade”, entre outros.

Em 1973, inovou em Ilhabela, com a fotografia em domicílio. Vinha aos finais de semana e feriados atendendo os contatos feitos por uma prima, a Dinéa. Em 9 de setembro de 1980, juntamente com sua esposa, filhos e pais, fixou residência em Ilhabela, onde foi um dos pioneiros da fotografia profissional, precedido por seu tio Walmir Agostinho da Silva.

Para Osvaldo, a fotografia preserva a memória, sendo de valor inestimável, pois o passado é explicado dando sentido à vida, sobretudo quando se pode saboreá-lo, eternizado em imagens.

Osvaldo de Oliveira Junior - Fotógrafo Profissional
18-4-1946, São Paulo – SP | 02-12-2010, Ilhabela/SP
PM de Ilhabela/ Foto:Leandro Grião
Caraguablog/JFPr

sábado, 3 de setembro de 2011

“Patrimônio de Ilhabela” será tema das escolas municipais no desfile cívico-militar de aniversário deste de 3 de setembro

A rede municipal de ensino levará ao todo 2,2 mil pessoas, entre alunos e professores, para o desfile dos 206 anos da cidade, que este ano abordará cultura, história e natureza do arquipélago.

O “Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Ilhabela” será o tema das escolas municipais para o tradicional desfile cívico-militar do dia 3 de setembro, quando a cidade completará 206 anos de emancipação político-administrativa. Só a Secretaria de Educação levará 2.205 pessoas, entre alunos, professores, coordenadores e diretores, de um total de 25 escolas e cinco creches.
As unidades de ensino trabalham nos últimos detalhes para um grande desfile, previsto para 9h, na Rua Dr. Carvalho, na Vila. Antes, às 8h, acontece o hasteamento dos pavilhões Cada escola desenvolve uma parte do tema. O patrimônio histórico revelará detalhes dos prédios históricos da Vila, enquanto o patrimônio natural abordará a riqueza do Parque Estadual, com 85% de mata preservada. Já o patrimônio cultural será mostrado por meio da tradição da congada, das festas religiosas, os naufrágios, entre outros.

O desfile cívico-militar terá ainda a participação da Marinha do Brasil, Guarda Mirim, Polícia Militar, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Salvamar Paulista, Polícia Civil, além de entidades assistências, secretarias municipais, das escolas estaduais Maria Gemma e Gabriel Ribeiro, Divisão de Trânsit e Frota.



Ilhabela "Capital Nacional da Vela"
 A Banda Marcial de Ilhabela – Fundaci (Bamif) fecha a parada cívica de 3 de setembro, que além do Aniversário de Ilhabela também comemora a Independência do Brasil (7 de setembro). “Contamos com a presença de todos nesta grande comemoração do aniversário de Ilhabela. Será um belo desfile e uma grande homenagem do povo ilhabelense à cidade”, concluiu o prefeito Toninho Colucci.

Veja toda a programação de inaugurações e shows>>>
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Ilhabela 206 anos: cantora gospel Beth Alves faz show nesta sexta

Dentro da programação de shows do Aniversário de 206 anos de emancipação político-administrativa da cidade, a Prefeitura de Ilhabela traz nesta sexta-feira (2/9), no Campo do Galera, a cantora e compositora gospel Beth Alves, que fechará o encontro evangélico “Aviva Ilhabela”, organizado em parceria pelo Conselho de Ministros Evangélicos (Comei).

Beth Alves canta desde os 8 anos, sempre se destacando no ministério do louvor com sua voz doce e forte ao mesmo tempo. Viajando muito por todo o Brasil, ela canta tanto para multidões como em hospitais do câncer e outras instituições.

Entre os sucessos, canções como “Clamor”, “Eu pertenço a Ti” e “Deus nunca se esquecerá de ti”. Agora, seu mais novo trabalho é o DVD “As mais de Beth Alves”.

Shows para todos os gostos
E a programação de shows no Campo do Galera continua no sábado (3/9), aniversário de Ilhabela, quando subirá ao palco a cantora baiana, Daniela Mercury. No domingo (4/9) tem show com o rapper MV Bill, na comemoração do Dia Municipal do Hip Hop. A festa continua ao longo da próxima semana: sertanejo universitário com a dupla Maria Cecília & Rodolfo (5/9), o soul music da Blackommodoro (6/9) e o pagode do Samprazer (7/9). Todos os shows estão previstos para 22h.
Saiba a programação completa
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

Obra do píer da Praia Grande, no sul de Ilhabela


Este será o primeiro dos três píeres previstos. Nesta semana já foi feita a concretagem do primeiro pilar.
A Prefeitura de Ilhabela pretende entregar na próxima temporada de verão o píer da Praia Grande, na região sul do município. Este será o primeiro dos três píeres previstos.

Nesta semana, funcionários da empresa contratada pela Prefeitura já realizaram a concretagem do primeiro pilar do píer da Praia Grande. Os outros dois píeres serão construídos na praia de Pedras Miúdas e na região do Engenho D’Água, próximo ao futuro Centro de Convenções e Teatro Municipal.

O prefeito Toninho Colucci (PPS) tem acompanhado de perto a execução da obra do píer. “A construção dos três atracadouros vai contribuir para o desenvolvimento do turismo náutico, bem como facilitar o trabalho dos pescadores artesanais e criar uma alternativa de transporte marítimo”, avalia Colucci.

O secretário de Obras, Flávio Miranda, esteve na concretagem do primeiro pilar e ressaltou que a previsão é que tudo esteja concluído até a temporada de verão. “Será um lugar onde as pessoas poderão atracar suas embarcações para embarque e desembarque com toda a segurança”, frisou o secretário. O investimento será de R$ 1.162.692,42, sendo que R$ 950 mil deste total são provenientes de verba do Ministério do Turismo.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr