Mostrando postagens com marcador Cursos. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cursos. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de setembro de 2011

Prefeitura de Ilhabela abre inscrições para cursos profissionalizantes do Via Rápida, amanhã segunda-feira

A Prefeitura de Ilhabela abre amanhã, segunda-feira (26/9) as inscrições para cursos profissionalizantes do Via Rápida, na sede do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), localizada na rua Prefeito Mariano Procópio de Araújo Carvalho, 128, no Perequê. São eles: garçom, técnico de vendas e cozinheiro (manipulação básica de alimentos).

Os cursos de garçom e técnico de vendas, com 30 vagas cada, serão ministrados no período noturno. Já o curso de manipulação básica de alimentos – cozinheiro será realizado à tarde. Todos têm duração de 42 dias.
Caraguablog/JFPr


Os participantes receberão bolsa auxílio, obedecendo o limite de faltas, e ainda transporte e lanche durante todo o curso. Os cursos são voltados preferencialmente a quem está desempregado. Os critérios de seleção são definidos pelo Governo do Estado.

Em julho deste ano, o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), participou do lançamento do programa Via Rápida Emprego, que teve a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa. Na ocasião, Colucci confirmou a vinda dos três cursos para Ilhabela.

O programa estadual desenvolvido em parceria com as prefeituras oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional, de acordo com as demandas de cada região. “Primeiro trouxemos a unidade do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) para a cidade e constantemente estão vindo os cursos de qualificação. Agora conseguimos o programam Via Rápida, que é mais uma oportunidade para nosso trabalhadores”, destaca o prefeito Toninho Colucci.

Para participar é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir no Estado de São Paulo. A seleção será feita pela secretaria, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, além de priorizar quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os participantes do Ação Jovem e do Renda Cidadã, programas da Secretaria de Desenvolvimento Social, também terão preferência na seleção. O objetivo do Estado é oferecer a chamada "porta de saída" dos programas de transferência de renda, ou seja, a qualificação para as pessoas gerarem renda, entrarem no mercado de trabalho e conquistarem sua autonomia. Os documentos necessários são RG e CPF.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Curso de operador de microcomputador do Senai em Ubatuba começa dia 26

Já o curso de boas práticas para serviços de alimentação será em outubro. Vagas são limitadas

Continuam abertas as inscrições para os cursos de operador de microcomputador e boas práticas para serviços de alimentação, promovidos pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Senai. Para o curso de operador de microcomputador serão disponibilizadas 40 vagas e as aulas que teriam início no dia 19, foram prorrogadas para começar no dia 26 de setembro. Já para os interessados no curso de boas práticas as aulas terão início no dia 17 de outubro e serão oferecidas 128 vagas. As vagas são limitadas. Os cursos, que são gratuitos, terão a duração de cerca de 40 dias e as aulas acontecerão sempre à noite, das 18 às 22h, de segunda a sexta-feira.

Inscrições - Para se inscrever o interessado deverá ter idade mínima de 16 anos, ter concluído o ensino fundamental, apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e declarar baixa renda. Para o curso de boas práticas para serviços de alimentação é necessário apresentar referência que atuou ou que trabalha na área. As inscrições devem ser feitas no Terminal Turístico da Comtur, localizado na rua Madame Janina, 28, no Perequê-Açu, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3833-7006.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

UBATUBA MARCA INICIO PARA CONTRATAÇÃO DE GUARDA-VIDAS TEMPORÁRIO

Serão contratados 30 guarda-vidas de 1º de setembro a 3 de novembro



Candidatos fazem treinamento na Praia do Tenório
O 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista, em Ubatuba, abrirá inscrições para o curso de guarda-vidas temporário 2011/2012. Os interessados poderão se inscrever a partir de hoje 1º de setembro a 3 de novembro, no Posto de Bombeiros do Perequê-Açu. Serão contratados 30 guarda-vidas temporários, numa parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e Petrobrás. Os guarda-vidas contratados serão divididos em duas turmas, sendo que a primeira irá trabalhar de 29 de novembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012 de e a segunda de 26 de dezembro de 2011 a 24 de março de 2012. Os guarda-vidas irão atuar nas seguintes praias: Itamambuca, Praia Vermelha do Norte, Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba, praias com grande índice de ocorrências de afogamento.
Para se inscrever
Os critérios para a inscrição são: ser maior de 18 anos; ambos os sexos; se masculino, estar quite com as obrigações de alistamento; não ter antecedentes criminais de natureza dolosa; ter completado no mínimo o ensino fundamental; ter boas condições físicas e de saúde comprovadas através de atestado médico (deverá apresentar no ato da inscrição). No ato da inscrição os interessados deverão apresentar: para portadores de diploma de curso de guarda-vidas temporário: RG, CPF, carteira de trabalho e cópia do certificado de conclusão do curso; para os demais RG, CPF e carteira de trabalho; para todos: atestado médico.
Seleção, curso e vagas
Para a seleção dos candidatos ao cargo de guarda-vidas temporários haverá corrida de 1.700 metros na areia em até 8 minutos para homens e 9 minutos para mulheres (eliminatório) e 500 metros no mar em até 12 minutos (classificatório). O curso ocorrerá em três semanas, sendo de 6 de outubro a 1 de novembro para a primeira turma, das 8h às 14h. Já a segunda turma fará o curso de 9 a 30 de novembro das 8h às 14h. No conteúdo estão previstas matérias de suporte básico da vida, pronto socorrismo, prática de salvamento aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos, telecomunicações entre outros.
Local para a inscrição
Rua Guanabara, 18, Pereque Açu, no Posto de Bombeiros do Pereque Açu.
Mais informações pelo telefone(12) 3832-0411.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Foto: Aline Rezende/PMU
Caraguablog/JFPr

Secretaria de Agricultura promove cursos voltados para alimentação saudável


Devido à grande procura, o curso de hortas suspensas se repetirá 
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba (Smapa) realizou na semana passada, mais um curso de hortas suspensas. O curso contou com a participação de 34 pessoas, e devido à grande procura deverá acontecer novamente no final de setembro ou começou de outubro. Durante o curso, Elisangela Rocha, tecnóloga de alimentos da Smapa, também proferiu uma palestra sobre aproveitamentos da banana.
O curso foi ministrado pelos funcionários da Secretaria de Agricultura, Jefferson Lemes de Castilho, gerente de abastecimento e Aparecido Cardoso, gerente de agricultura. De acordo com a Smapa, o principal objetivo desses cursos é incentivar a alimentação saudável.
Hortas suspensas
O projeto de hortas suspensas foi desenvolvido pela Smapa em 2005 e desde então já capacitou mais cerca de 1.200 pessoas. Os participantes do curso aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas, informações nutricionais, qualidade dos alimentos, interação com o meio ambiente e a prática de se plantar mudas diversas em garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como: alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas.
Outros cursos
Além do curso de hortas suspensas os funcionários da Smapa também já ministraram cursos sobre reaproveitamento de alimentos, alimentação saudável, hortas passo a passo, Plantando na Escola, minhocultura urbana, compostagem, adubação verde, recuperação de solos degradados e alimentos orgânicos.
Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

domingo, 21 de agosto de 2011

Secretaria de Esportes de Caraguá abre vagas para Escolinha de Karatê no CEMUG


As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, para alunos dos 6 aos 16 anos. As inscrições podem ser feitas no CEMUG.
A Prefeitura Municipal de Caraguatatuba por meio da Secretaria de Esportes e Recreação está com vagas disponíveis para a Escolinha de Karatê Toeikan (de contato), para participantes de 6 a 16 anos.
As aulas são gratuitas e acontecem no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h, com a professora de Educação Física e Faixa Preta na Modalidade, Thaís de Oliveira.
Vale destacar que para participar das aulas não é necessário ter experiência. Basta comparecer ao CEMUG de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e efetuar a matrícula trazendo 1 foto 3x4, RG e comprovante de residência.
A SECER informa que, em razão da faixa etária atendida pela Escolinha de Karatê, o pai ou responsável deve efetivar a matrícula. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3888-1086. Participe!
Secr. Esportes/Rosana
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Caraguá oferece aulas gratuitas de Boxe para comunidade


Crianças com mais de 10 anos podem participar das escolinhas esportivas de Boxe. As aulas acontecem no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug) às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h, e segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h30 às 20h30.

Na sub-prefeitura do bairro Porto Novo, a escolinha de Boxe tem turmas abertas às terças e quintas-feiras, das 18h às 20h, e aos sábados, às 8h e 16h.

Recentemente, os alunos receberam novos acessórios como luvas e protetores de cabeça para utilizarem durante as aulas. A escolinha tem 120 alunos.
Serviço
Secretaria de Esportes
Av. José Herculano, nº 50 – Jardim Britânia
Telefone (12) 3888-1086
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Módulo abre vagas para sete cursos de extensão


 Estão abertas inscrições para sete cursos de extensão do Centro Universitário Módulo. Entre eles, estão disponíveis os cursos de Técnicas de Coaching, com o foco em aumentar o desempenho individual, e o curso de Nivelamento em Língua Portuguesa, gratuito, voltado para estudantes das áreas de Administração e Ciências Contábeis. Os cursos terão início em agosto.

O objetivo da Instituição é dar aos estudantes uma oportunidade de ampliação dos seus conhecimentos e, em troca, adquirir um crescimento devido à responsabilidade de conciliar os aprendizados acadêmicos com o cotidiano. Mais informações sobre datas de inscrições, horários e valores estão disponíveis no site www.modulo.edu.br ou pelo telefone (12) 3897-2031.
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Ilhabela abre inscrições para aulas de canoagem oceânica

A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação, está com inscrições abertas para a escolinha de canoagem oceânica. As aulas têm início hoje, segunda-feira 8, na Praia Grande, com o professor Dênis Simões, campeão brasileiro da modalidade. As inscrições poderão ser feitas na Escola de Vela de Ilhabela – Projeto NavegaSP, que fica ao lado do Centro Educacional e Cultural de Ilhabela “Prefeito Roberto Fazzini”, na Praia Grande, que também será a base de apoio das aulas.
Ao todo, a escola de canoagem deverá ter quatro turmas, sendo duas nas segundas e quartas-feiras, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30, e às terças e quintas-feiras, no mesmo horário. Podem participar das aulas de canoagem crianças com mais de 9 anos, lembrando que as vagas são limitadas. “As aulas de canoagem contarão com a estrutura de apoio e salvatagem da Escola de Vela da Praia Grande. A segurança é um fator primordial em nossas atividades na água, tanto para a vela, como agora para a canoagem”, declara o coordenador náutico, Marcos Cardial.

Para o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci (PPS), é importante oferecer cursos relacionados à náutica, já que a cidade respira vela e recentemente recebeu o título de Capital Nacional da Vela. “Os esportes náuticos, além de representar mais saúde à nossa população, também pode ser visto profissionalmente pelos nossos jovens”, ressalta.

O vice-prefeito e secretário de Esportes, Lazer e Recreação, Nuno Gallo, faz questão de ressaltar o apoio da Prefeitura de Ilhabela no fomento às mais diversas modalidades. “Ilhabela vive um de seus melhores momentos no esporte. São diversos eventos e atividades voltadas à população em diferentes esportes. Atendemos desde crianças à melhor idade, de modo a estimular a prática da atividade física, visando melhor qualidade de vida para nossa população”, destaca Nuno.

Para mais informações sobre a Escola de Canoagem, assim como sobre a Escola de Vela – Projeto NavegaSP na Praia Grande, o interessado deverá entrar em contato pelo telefone (12) 3894.1298.
PM de Ilhabela/ Fotos: Silas Azocar
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Instituto Federal abre inscrições para professores temporários

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) abre inscrições para a contratação de professores temporários, nas áreas de Português, Inglês e Construção Civil.  As inscrições devem ser feitas de 20 a 22 de julho e de 25 a 26 de julho. O horário de atendimento é das 14h às 18h.
 Os interessados devem levar uma cópia da carteira de identidade ou documento que comprove ser brasileiro nato ou naturalizado; cópia do diploma ou certidão de conclusão de curso de Licenciatura Plena em Letras e o curriculum vitae.
A taxa de inscrição é de R$ 15 e deverá ser paga por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), exclusivamente no Banco do Brasil com os seguintes dados: UG 158154, Gestão 26439 e Código de Recolhimento 28830-6.
O processo seletivo será administrado por uma banca e contará com a análise do curriculum e entrevista com os candidatos. O edital está disponível no site da imprensa nacional, publicada no dia 15 de julho, edição 135, páginas 58 e 59.
Serviço:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
Av. Rio Grande do Norte, 450 – Indaiá   -  Tel: (12) 3885-2100
Site: www.ifspcaraguatatuba.edu.br
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Aulas de guitarra e violão

Gabriel Minder, músico bacharel graduado pela Faculdade Santa Cecília, oferece aulas particulares de guitarra e violão em São José dos Campos. 

O curso é diferenciado, personalizado e voltado aos estilos musicais de preferência do aluno.

Desconto de 50% na primeira mensalidade para que o aluno conheça a metodologia. Informações pelo e-mail: thagada7@gmail.com . 

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Assistência Social de Caraguá inicia novos cursos

A secretaria de Assistência Social, em parceria com o Sesi, iniciou em junho novos cursos de capacitação nas áreas de alimentação, costura e moda, artesanato e meio ambiente. As inscrições podem ser feitas em todos os Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

As aulas são ministradas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h30, nos Cras Norte e Centro, no Centro Integrado de Assistência Social do bairro Porto Novo, no Centro Comunitário do Pegorelli, e na Paróquia Nossa Senhora da Visitação, no Massaguaçu. 

São oferecidos cursos de salgadinho, objetos decorativos, iniciação à costura em vestido, cultivo de orquídeas, reaproveitamento dos alimentos, ervas aromáticas e medicinais. No próximo mês, estarão disponíveis os cursos de iniciação à costura em calça e blusa, doces, cultivo de bromélias, jardinagem de vaso, cultivo de cactáceas e suculentas, prática de implantação de jardins e topiaria

As capacitações são destinadas às famílias que participam das atividades desenvolvidas nos Cras Sul, Norte e Centro. O convênio com o Sesi tem duração de um ano e a cada mês iniciam novos cursos.

Serviços

Cras Sul
Avenida José Herculano, 6.900 - Porto Novo
Telefone: 3887-5771 / 3887-5585
Horário de atendimento: 8h às 17h

Cras Centro
Avenida Sergipe, 955 - Indaiá
Telefone: 3883-9835
Horário de atendimento: 8h às 17h

Cras Norte
Rua Pedro Januário Leite, 66 - Olaria
Telefone: 3883-6305
Horário de atendimento: 7h às 16h

Núcleo de Atendimento Social Pegorelli
Local: Centro Comunitário Pegorelli
Horário de Atendimento: Terça e Quinta, das 8h30 às 16h

Núcleo de Atendimento Social Massaguaçú
Local: Sub Prefeitura Massaguaçú
Horário de Atendimento: Terça e Quinta, das 8h às 16h
 Assessoria de Comunicação Social

sábado, 21 de maio de 2011

Proerd: 13 anos ensinando crianças sobre o perigo das drogas

O programa formou cerca de 5.800 alunos só em 2010
Desde 1998 nas quatro cidades do Litoral Norte, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) já formou cerca de 44.200 alunos. A parceria entre Polícia Militar e as prefeituras busca ensinar e orientar crianças e adolescentes do ensino fundamental sobre o perigo das drogas.
O policial e instrutor João Silva De Paula, que participa do projeto há 11 anos, conta que percebe a efetividade do que foi ensinado quando reencontra com seus alunos depois de alguns anos. “O Proerd desenvolve o projeto no 5º e 7º ano do ensino fundamental. Quando encontro alunos do 7º que passaram comigo no 5º, percebo que, em muitos casos, o que ensinei ainda está na cabeça deles. O trabalho é só de reforçar o conceito”, contou. 
O corpo de instrutores é formado por policiais militares voluntários que recebem treinamento específico e são aprovados em um curso especial, ministrado e coordenado pela Divisão de Apoio a Programas Educacionais, da Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Segundo De Paula, outro fator que influencia na formação das crianças é o apoio da família. “No dia da formatura, percebemos a alegria não só das crianças, mas de toda a família, eles sabem da importância do projeto”, afirmou.
A aluna Nayara Sampaio Vieira da Silva achava que falar sobre drogas seria algo chato, pois é um assunto delicado e de difícil abordagem, porém teve uma surpresa com o Proerd. “Nós aprendíamos de uma forma diferente. O clima era bem descontraído”, afirmou. Ela acredita que vai levar o conhecimento adquirido nas aulas para a vida toda. “Aprendi que não é o Proerd que vai me proteger das drogas, só eu mesma posso fazer isso. Minha mente é a arma mais forte contra esse mal”.
O Proerd nasceu do Modelo de Projeto Educacional denominado “DARE” (Drug Abuse Resistence Education – dróg abiúze rezístens edikeichan), desenvolvido pelo Departamento de Policia Americana e o Distrito Escolar da cidade de Los Angeles, nos EUA, e se expandiu para todos os estados americanos. Atualmente, mais de 40 países aplicam o Proerd.
Assessoria de Comunicação/Foto: Ian Fori /PMC
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Defesa Civil recebe certificado de treinamento

Durante uma semana, os agentes da Defesa Civil de Caraguá passaram por um treinamento, ministrado pelo Corpo de Bombeiros da cidade, sobre as orientações em ocorrências de fenômenos naturais.  
O 1º Tenente Comandante do Posto de Bombeiros de Caraguá, Matheus Ferreira Lopes entregou o certificado hoje (11) ao prefeito Antonio Carlos da Silva.
Durante o treinamento os agentes foram orientados sobre o atendimento em emergências decorrentes de eventos meteorológicos severos no município. Participaram do curso sete agentes da Defesa Civil de Caraguá.
Assessoria de Comunicação/ Foto: Ian Fori/PMC
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Sebrae divulga programação de curso e palestras para abril

Inicia em 11 de abril ‘Qualidade e Produtividade’
O Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae de Caraguá está com vagas  abertas para palestras e curso de empreendedorismo. Os interessados têm até a data da realização dos cursos para fazer as inscrições.
No dia 11 de abril (segunda-feira), às 19h, tem a palestra ‘Qualidade e Produtividade’. O foco é mostrar aos empreendedores a importância de buscar qualidade e a produtividade no local de trabalho, como diferenciais competitivos. O palestrante será o consultor da área de produção do Sebrae , de São Paulo, Marcelo Paranzini.
Já entre os dias 25 e 27 de abril haverá o curso ‘Aprender a Empreender’. Nas aulas serão trabalhadas noções básicas de empreendedorismo, mercado e finanças. Os participantes receberão um manual para consultas e orientação no aprendizado. O curso é das 9h às 18h.
Serviço: Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae
Rua Taubaté, 90 – Sumaré - Caraguatauba
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 30 de março de 2011

Caraguá: Aponec entrega certificados a participantes

 Projeto ‘Sem Limites’
Nesta quinta-feira (31), na secretaria de Educação, 26 pessoas, dentre deficientes visuais e profissionais de entidades, como Apae, Acalento e Etec recebem os certificados de conclusão do curso de informática da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguá (Aponec). O evento tem início às 15h.

Os quatro deficientes visuais sairão capacitados como monitores. Para eles, foi usado o software Dosvox, que é especial para cegos, pois emite som. Esse aplicativo já foi instalado em uma lan house, no bairro Perequê Mirim, e há possibilidade de expandir para outros pontos de Caraguá.

Teresinha Marciano
A coordenadora geral da Aponec, Teresinha Oliveira Marciano Costa, explica que a ideia é levar o projeto para outras entidades, para que haja inclusão. “No litoral, Caraguá é pioneira em trabalhar com esse programa”, afirma.

A Aponec é uma ONG, que tem parceria com a secretaria de Assistência Social. O programa ‘Sem Limites’ existe há um ano. Para a sua existência, foi enviado um projeto para Petrobras, que aprovou e hoje é parceira.
                                                                  Assessoria de Comunicação/PMC
                                                                                                  Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 18 de março de 2011

Instituto Federal oferece vagas para diversos cursos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com vagas abertas para os cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC). As inscrições podem ser realizadas até o dia 31 de março, na secretaria do campus.
Para a matrícula, os interessados devem comparecer no local com cópias e originais do RG e CPF e uma foto 3x4.
Para a terceira idade foi aberto o curso de Inclusão Digital nos níveis 1, 2 e 3, com 30 horas de duração.  A seleção será por meio do sorteio que terá no primeiro dia de aula. O pré-requisito é ter mais de 60 anos e ser alfabetizado.
O curso de Metodologia da Pesquisa Científica está com 80 vagas disponíveis e é para alunos de níveis técnicos e de graduação.
Já os interessados que possuem a primeira série do ensino médio concluída podem cursar Fundamentos de Matemática Elementar (módulo B), com 20 vagas e 27 horas de duração.  Os candidatos com ensino fundamental completo podem se inscreverem para Matemática para Concursos, com 30 vagas, com 18 horas.
Também há o curso de Auxiliar de Pessoal, para alunos com ensino fundamental completo. São 20 vagas disponíveis e 20 horas.
Os membros de associações e cooperativas podem se inscrever em Introdução ao Cooperativismo Social, que tem 20 vagas e carga horária de 20 horas.
Há 15 vagas para o curso de Educação Ambiental e Paisagismo. O interessado deve ter domínio em Auto-Cad.
Os estudantes com noções básicas em informática e Windows podem realizar o curso de Gestão de Finanças Pessoais ou Excel Básico. São no total 20 vagas para Gestão e 40 para Excel. Ambos têm 20 horas.
Outro curso oferecido é o de Conservação da Água, com 20 vagas e 30 horas de carga horária.
Serviço:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – IFSP
Av. Rio Grande do Norte, 450 – Indaiá
Tel: (12) 3885-2100

quarta-feira, 16 de março de 2011

SENAI: Cursos 2011 ainda há vagas

O Senai de Caraguá está com inscrições abertas para cursos na área de construção civil. As aulas teveram início nesta 2º feira (14/03/2011), mas ainda há vagas para Instalador Hidráulico e Pedreiro Assentador.
Os cursos têm duração de 40 dias, de segunda a sexta-feira. Para Instalador Hidráulico, as aulas são no período da tarde, das 13h às 17h. Já Pedreiro Assentador, será das 13h às 17h e a noite das 18h às 22h. Os alunos recebem apostilas elaboradas pela instituição.
O interessado deve ter 18 anos completos e concluído pelo menos até o 5º ano (4ª série do Ensino Fundamental). A inscrição pode ser realizada no próprio galpão do Senai, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. É necessário apresentar original e cópia do RG, CPF, comprovante de residência e escolaridade.
Serviço: Senai – Caraguá
Av. Álvaro Theodoro da Cruz, nº 125, Jardim Britânia
(12) 3887- 7085  -  Atendimento das 8h às 17h
Boletim Mensal nº 15/PMC
Caraguablog/JFPr

Comitiva de Descalvado conhece projetos de Caraguá

Nessa segunda-feira (14/03/2011), funcionários da prefeitura de Descalvado, no interior de São Paulo, visitaram a secretaria de Educação e a Assessoria de Comunicação de Caraguá. Eles conheceram os projetos ligados à alimentação escolar e também as atividades realizadas diariamente para divulgar as ações do poder público para a imprensa, moradores e turistas.
Estiveram presentes na comitiva de Descalvado, a secretária de Educação e Cultura, Rosines Pozzi Casati Gabrielli, a chefe do setor de Alimentação Escolar, Suzy Boarine e o assessor de Comunicação, Fábio de Melo. Eles foram recepcionados pela secretária de Educação de Caraguá, Rute Maria Pozzi Casati, nutricionistas e os funcionários do setor de Alimentação Escolar.


Suzy Boarine ressaltou a importância do projeto ‘Alimentação Certa na Hora Certa’. Implantado em Caraguá em março de 2010, o projeto possibilita que os estudantes tenham horários para as refeições às 11h e às 17h. “Em Descalvado, os alunos comem às 10h e às 14h30, por isso nos interessamos em saber como Caraguá conseguiu mudar esse hábito. A criança não consegue comer arroz e feijão, por exemplo, às 10h e às 14h30”, disse.

Comunicação
O assessor de Descalvado, Fábio de Melo, visitou a Assessoria de Comunicação Social para conhecer a rotina do setor que é responsável pelo envio de materiais à imprensa, produção de artes para a prefeitura e administração do site oficial www.caraguatatuba.sp.gov.br

Quando o internauta entra no site do Governo Municipal de Caraguá, que passou por reformulação em sua estrutura, está a um click de serviços essenciais ao cidadão como 2ª via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Código de Obras, Código de Posturas, setor de Dívida Ativa, documentos de Habite-se, Licenciamento Ambiental, setor de Protocolo, vagas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e informações sobre a cidade como dados gerais, pontos turísticos, Catástrofe de 1967, mapa da cidade, entre outros.
Em 2010 foram mais de 1,2 milhão de acessos ao site, mais de mil notícias publicadas que tiveram cerca de 315 mil acessos. Entre janeiro e fevereiro de 2011 foram contabilizados 438 mil acessos ao site, 222 notícias publicadas e 75 mil acessos às matérias jornalísticas.
Assessoria Comunicação/Fotos: Erica Santos/PMC
Caraguablog/JFPr

Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho inicia nesta segunda-feira


Começa segunda-feira (21/03/2011) a 7ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. A abertura será no auditório da Fundacc, às 9h30. O evento se estende até o dia 25 de março.
A Semana é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Administração, com o objetivo de conscientizar os servidores públicos sobre a importância de prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
O presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Werley da Silva Fernandes, disse que Governo Municipal tem uma preocupação especial com a segurança. “Os funcionários estão percebendo que evitar acidentes de trabalho é um dever de todos”. 
Durante a semana, profissionais da secretaria de Saúde irão aferir a pressão arterial dos participantes e fazer avaliações de glicemia. Além da programação na área médica, o evento contará com exibições de filmes sobre acidentes de trabalho e com as palestras “Segurança no Trabalho: Consciência e dever de cada um” e “Acidente de trabalho”
.Além das atividades programadas, os servidores podem participar do Concurso de Frases Sipat 2011. Os interessados devem enviar suas frases até quarta-feira para o e-mail cipacaragua2011@gmail.com. Serão escolhidas as duas melhores frases e os autores ganharão prêmios no último dia de evento.
O texto anterior foi enviado com um erro. Encaminhamos novamente o release corrigido.
Assessoria de Comunicação/PMC
Veja toda programação, local e horário>>>>>>

Programação 7ª SIPAT
Dia 21 (segunda-feira)
Local: Auditório da Fundacc
9h30 – Abertura
9h50 – Palestra: “Segurança no trabalho: consciência e dever de cada um”
10h30 – Sorteio de brindes

Dia 22 (terça-feira)
Local: Pátio da secretaria de Serviços Públicos
7h30 às 12h
Aferição de pressão arterial
Aferição de glicemia
Filmes sobre acidentes de trabalho

Dia 23 (Quarta-feira)
Local: Pátio da secretaria de Serviços Públicos
7h30 às 12h
Aferição de pressão arterial
Aferição de glicemia
Filmes sobre acidentes de trabalho
Local: Auditório da secretaria de Educação
14h30 – Palestra: “Acidentes de trabalho em geral”

Dia 24 (quinta-feira)
Local: Secretarias municipais
8h às 16h
Aferição de pressão arterial e glicemia

Dia 25 (sexta-feira)
Local: Pátio da secretaria de Educação
8h às 16h – Filmes sobre acidentes de trabalho
15h – Premiação do Concurso de Frases Sipat 2011
16h - Encerramento
Assessoria Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 15 de março de 2011

Caraguá recebe oficina sobre Sífilis Congênita

Na próxima sexta-feira (18/03/2011), 20 profissionais da área de saúde de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela participam de uma oficina sobre Sífilis Congênita, no auditório da secretaria municipal de Educação, das 8h às 12h.
O objetivo da oficina é capacitar médicos e enfermeiros do Litoral Norte e definir as diretrizes do tratamento da doença. O médico Claudio Monteiro, do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT-SP) ministrará o curso.
O curso é realizado pelo CRT-SP, com apoio do Governo Municipal, por meio da secretaria de Saúde.
A sífilis congênita é uma infecção passada de mãe para o feto via placenta.
Assessoria de Comunicação