Mostrando postagens com marcador Religião. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Religião. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Banda Kadoshi abre audição musical do 3º Glorifica Litoral no Teatro Municipal

Mais de 45 cantores mantém atenção do público por quase cinco horas ininterruptas com suas apresentações.
A primeira audição musical para o 3º Glorifica Litoral, maior evento gospel do Brasil realizado em São Sebastião graças à iniciativa da atual Administração diante do sonho do Copass (Conselho de Pastores de São Sebastião), foi um sucesso de público.

Cantores, familiares e amigos compareceram ao Teatro Municipal e, por aproximadamente cinco horas ininterruptas, cantaram, aplaudiram e ovacionaram as apresentações dos 46 concorrentes da noite.
Aberta pela banda Kadoshi – que interpretou dois grandes sucessos e cujos músicos compõem o Corpo de Júri – a audição chamou a atenção pelo número de inscritos e performance nas categorias solo, dupla, trio e quarteto, além de grupos, ao som de violão, piano ou play back.
 O pastor Silas Furtado apresentou os integrantes da banda formada por sua esposa Arlete no vocal e por seus filhos Alex no teclado e  William na bateria, além  de Danilo Macedo no saxofone e pelo maestro Marcelo Tyrese, também no vocal.
Os ritmos, entre eles rap, samba e forró, além das novidades, como as coreografias durante as apresentações das cantoras Cássia e Miriã Santos, também foram levados em conta pela plateia.
Aprovação
O público, que acompanhou de perto todas as performances, quer cantando, dançando ou incentivando amigos e familiares, aprovou a grande maioria das apresentações com aplausos entusiásticos.
A próxima audição está prevista para ocorrer na quarta-feira 3, com início às 18h, no Teatro Municipal. Na ocasião serão avaliadas 30 bandas, entre elas Chamas da Adoração, que abriu uma das noites do Glorifica Litoral 2010.

Depto de Comunicação/RF/Foto: Luciano Vieira
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 25 de julho de 2011

4 mil pessoas participam da bênção em comemoração ao Dia de São Cristóvão

Motoristas que passavam pela Avenida Dr. Arthur Costa Filho foram aspergidos com água benta e receberam adesivos com a imagem do Santo, considerado protetor dos motoristas.

Integrantes das sete paróquias de Caraguatatuba participaram na manhã de ontem da Carreata de São Cristóvão. A imagem do santo, que normalmente fica no trevo de entrada da cidade foi colocada em um andor e seguiu à frente dos veículos que percorreram as principais ruas do centro até chegar à Praça de Eventos onde um grupo de padres iniciou o trabalho de benção dos motoristas e veículos. De acordo com as estimativas dos organizadores, mais de quatro mil pessoas passaram pelo local.

Munidos de bastante água benta os padres das sete paróquias de Caraguatatuba fizeram um revezamento para abençoar a todos os motoristas que passavam pela Avenida Dr. Arthur Costa Filho, bem em frente à Praça de Eventos no Centro da Cidade. Enquanto um dos religiosos benzia os veículos que seguiam sentido Martim de Sá, outros se preocupavam com os viajantes que estavam na pista contrária. Muitos motoristas ao perceberem a ação, promovida pela igreja católica, decidiam entrar na fila de veículos para receber o gesto como forma de proteção. O aposentado Antonio Lucio de Miranda, de 65 anos foi um deles. Ele, e toda a família, que estavam dentro de um gol conseguiram ser aspergidos pelo líquido bento. “É sempre bom receber este tipo de benção. Ainda mais para nós católicos e praticantes. Creio muito na proteção de São Cristóvão e ele nunca me abandonou sempre me protegendo nas estradas por onde passei”, relembrou.

O casal Carlos Augusto da Silva, de 30 anos e Valéria Rodrigues, de 25 anos, vieram passar o final de semana na cidade e ao sair da praia se depararam com o evento. “Percebemos os motoristas dando seta para mudar de pista, mas, não sabíamos o que era. Quando vi os padres abençoando os carros decidi entrar na fila também. Agora vou colocar este adesivo no vidro do meu carro para que São Cristóvão sempre me acompanhe nas viagens”, completou.

Para o padre Moiseis do Nascimento, responsável pela Paróquia São José Operário, no Morro do Algodão, o evento superou as expectativas. “Fizemos um grandioso evento em louvor ao santo protetor dos motoristas. Ficamos muito satisfeitos com a participação da população que correspondeu bastante ao nosso chamado. Da minha paróquia, por exemplo, 15 veículos acompanharam todo o percurso. Com isso queremos reforçar ainda mais a importância de se ter o respeito pela vida e o cuidado na direção de um veículo automotor”, destacou. Após o término das bênçãos, a imagem do santo, retirada do trevo de entrada da Cidade foi novamente levada ao seu lugar de origem de onde só deverá sair no próximo ano.
Ciclistas também receberam a bênção...

Próximo ano
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Diocese de Caraguatatuba a avaliação do evento foi tão positiva que a organização já pensa em manter a atividade no calendário anual da igreja. “Com o sucesso deste evento já ficou certo a retomada da carreata no calendário oficial. Certamente para o próximo ano pensamos em ampliar a divulgação e buscar novos parceiros e quem sabe contar com a participação de alunos da rede de ensino e mais pessoas que se envolvam com a educação no trânsito”.
Fonte: Imprensa Livre
Caraguablog/JFPr

domingo, 24 de julho de 2011

Diocese de Caraguatatuba apresenta seu novo site

Após seis anos no ar com a mesma configuração, a Diocese  de Caraguatatuba renova seu site agregando suas informações institucionais às novas tecnologias e redes sociais.

O novo site tem na sua página inicial uma imagem litorânea que caracteriza a região, a imagem da pomba que simboliza o padroeiro da Diocese, Divino Espírito Santo e a imagem dos padroeiros de suas 16 paróquias e do Seminário Diocesano e Propedêutico. 


 A administração do site é do Setor Diocesano de Comunicação, entretanto, todas as paróquias podem administrar seus dados, informações, notícias e agendas. Um grupo representando as paróquias recebeu treinamento que será retomado a cada fase do novo site, pois nem todas as suas funcionalidades estão ativadas.

Aos poucos, vamos inovando e apresentando novas ferramentas para que cumpramos com excelência nosso compromisso de anunciar a Palavra de Jesus através de nossas ações, evangelizando nesta imensa rede.

Ajude-nos a divulgar! www.diocesecaraguatatuba.com.br
Informações para imprensa
Denise Peixoto
Assessora de Comunicação e Secretariado Pastoral –
Diocese de Caraguatatuba  -  (12)  3883.4888 -  Cel. 8189.1738
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Dito & Feito – Imagem de Santo Antonio

"Tanta coisa para os políticos se preocuparem, estão se preocupando com um monte de cimento, endurecido e inerte.... Que 'santa ignorância'."

Anônimo, comentando no Caraguablog a matéria “Vão mexer na imagem de Santo Antonio”, sobre a intenção da prefeitura de refazer a imagem do santo.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Dito & Feito - Imagem de Santo Antonio

"Demorou pra reformar aquela estátua que não tem nada a ver com Santo Antonio. Era uma grande falta de respeito até por parte dele. Tem que reestruturar e fazer em características absolutamente originais às pequenas imagens que ficam nas igrejas."

Anônimo, comentando no Caraguablog a matéria “Vão mexer na imagem de Santo Antonio”, sobre a intenção da prefeitura de refazer a imagem do santo.

domingo, 10 de julho de 2011

Especial: Sua fé e atenção salvam vidas

Carreata e bênção dos veículos celebram a festa do padroeiro dos motoristas, São Cristóvão

A ONU lançou no ano de 2010, a Década Mundial de Ação pelo Trânsito por meio da qual os governos de diversos países se comprometem a adotar medidas de prevenção de acidentes no trânsito, que atualmente são responsáveis por cerca de 1,3 milhões de mortes por ano. Esta é a nona causa de mortes em todo o mundo. Outras cerca de 50 milhões de pessoas ficam feridas a cada ano, milhares com lesões irreversíveis.
No Brasil, iniciativas preventivas são sempre lançadas para que a população tome consciência, no entanto, o número de acidentes ainda é muito grande.
Em Caraguatatuba, várias ações são adotadas visando reduzir o número de acidentes e proporcionar um trânsito mais seguro para pedestres e veículos. Entre essas ações esta a implantação de lombofaixas na Avenida da Praia, iluminação pública da Avenida Campos Sales, na entrada da cidade e a instalação de radar na Avenida Miguel Varlez, que diminuiu a curva de tendência de acidentes com vítimas.
Segundo o responsável pelo Departamento de Transito no município, Eugênio Campos Junior, não há uma estatística exata do número de acidentes em função de fatores e situações em que os registros são feitos, mas ele acredita que a melhor saída para que haja uma redução nos números apresentados é o trabalho de conscientização e educação de trânsito que começa, já na idade escolar.

Certos de que a soma de iniciativas pode colaborar com esta campanha internacional, a Diocese de Caraguatatuba, através do Setor Caraguatatuba e suas 07 paróquias, irá realizar no dia 24 de julho, uma grande carreata saindo às 11 horas da frente da igreja matriz em direção a Praça de Eventos para a bênção dos veículos, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros. A bênção acontecerá das 11h às 14h com a presença de todos os padres da cidade. No local, será distribuído material de conscientização sobre trânsito seguro e adesivos da campanha. Pe. Mauro Jose Ramos, pároco na São João Batista, está à frente desta organização e já esteve com representantes dos diversos setores de trânsito da cidade como DER, Polícia Civil e Polícia Militar, Departamento Municipal de Trânsito e Secretaria Municipal de Educação para que a ação possa ter um bom alcance. A iniciativa recebeu o apoio do Prefeito Municipal Antonio Carlos da Silva.
Com o apoio do jornalista Roberto Espíndola, no local do evento também serão colocadas fotografias históricas da Carreata de São Cristóvão que por muitos anos aconteceu na cidade.

História em Caraguatatuba - São Cristóvão da Pedra Santa
Quem chega a Caraguatatuba encontra na Praça 1º Centenário, Trevo de acesso á cidade, uma pequena imagem de São Cristóvão, recepcionando os motoristas que se dirigem ao Litoral Norte paulista. No entanto, poucas pessoas conhecem a história deste marco.
Corria o ano de 1983. Na época, o jornalista Roberto Espíndola era vice-presidente da associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo e no desempenho de sua função costumava viajar pelo interior de São Paulo, visitando as emissoras de rádio. Numa dessas viagens envolveu-se num grave acidente, mas invocando a proteção de São Cristóvão, conseguiu sair ileso. Em sinal de gratidão, assumiu o compromisso de trazer para Caraguatatuba a imagem do padroeiro dos motoristas, de forma a que pudesse ser reverenciado pelos que estão ao volante, estendendo a todos a sua proteção.

A imagem veio, em carreata, da antiga igreja de São Cristóvão, que fica no bairro de Campos Elíseos, em São Paulo, no dia 25 de julho, data do padroeiro, e foi recepcionada pela população no alto da serra, junto ao posto Rodoviário, onde se incorporaram a carreata centenas de carros e caminhões.
Uma grande pedra foi retirada da Pedreira Massaguaçu e fixada com concreto no trevo de acesso, para compor, juntamente com a imagem, o Monumento a São Cristóvão. Numa cerimônia religiosa realizada no local, a imagem foi abençoada por padres da Congregação do Sagrado Coração de Jesus que, convidados, vieram de Taubaté para a bênção.
Assim tomou forma a tradicional Carreata de São Cristóvão que por muitos anos foi realizada com o apoio de alguns padres locais, mas aos poucos, acabou caindo no esquecimento.
O nome de São Cristóvão da Pedra Santa foi dado carinhosamente pelo jornalista Lázaro Macedo, já falecido, e que também alcançou uma graça. Esta história não estaria completa se não nos referíssemos à senhora Zenaide Conceição, devota de São Cristóvão, que há anos cuida do local e da imagem, numa demonstração de fé e agradecimento.
Denise Peixoto imprensa@diocesecaraguatatuba.com.br 
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Caraguá: Vão mexer na imagem do Santo Antonio

Em dezembro de 2010, o Caraguablob adiantou que um grupo de moradores da cidade estava movimentando com o objetivo de mexer na imagem de Santo Antonio, aquela que em 2008 foi colocada no alto do morro que leva seu nome e de onde saltam de asa delta, no bairro Sumaré.
O santo foi colocado no morro com sua face voltada
para a Igreja Matriz da Praça Cândido Mota

 O grupo, ao que se sabe composto por universitários e membros da comunidade católica, entende que o santo feito pelo ex-prefeito Aguilar e instalado no morro não atende às características da iconografia católica.

Liderados pelo professor Luis José Alves de Campos, passaram um abaixo-assinado na cidade, colhendo adeptos para pôr em prática a pretensão. As mudanças seriam feitas no rosto do Santo, semblante, vestimenta e no Menino-Jesus, utilizando-se como modelo uma imagem de Santo Antonio existente na paróquia local.

Em princípio, o movimento não tinha o aval da igreja local, mas agora contaria com o apoio da comunidade católica. O professor declarou que a arte sacra tem características que precisam ser respeitadas. Além disso, a mudança fomentaria o turismo religioso, um grande gerador de recursos nos dias de hoje.

O pedido foi protocolado na prefeitura, que apenas agora está se posicionando a respeito do assunto. Em matéria publicada no jornal Imprensa Livre de hoje, o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, declarou que não se manifestou até agora porque podiam dizer que era politicagem de sua parte. “Mas estou sendo cobrado pela população. Estamos vendo que há uma unanimidade com relação à insatisfação com essa imagem”, declarou o prefeito.

Procurado pela reportagem do jornal, o ex-prefeito Aguilar, que construiu a imagem, disse que estão fazendo politicagem e usando o nome de um santo que não tem nada a ver com isso. “Ninguém veio me cobrar nada na época em que eu era prefeito. Por que não vieram reclamar para mim?”

O ex-prefeito disse mais: “Fui o único prefeito da história de Caraguá que conseguiu fazer a urbanização do Morro Santo Antonio. Aquele é o melhor ponto turístico de todo o Litoral Norte e eu levei o padroeiro para lá. Acho que alguém está com inveja de uma obra tão bonita”, declarou.



  
A matéria publicada hoje no jornal Imprensa livre:

Imagem no Morro Santo Antonio será readequada

Thereza Felipelli

Os padres de Caraguatatuba participaram de uma reunião com o prefeito Antonio Carlos da Silva para tratar, entre diversos assuntos, da readequação da imagem de Santo Antonio, inaugurada no final de 2008, no alto do morro que leva o nome do santo, no bairro Sumaré, região central da cidade, nessa sexta-feira.

Antonio Carlos recebeu esta semana, na Igreja Matriz, um abaixo-assinado contendo 5 mil assinaturas da comunidade católica – que circulou por diversos pontos da cidade – que já havia sido encaminhado para a prefeitura há cerca de um ano, pedindo a readequação da imagem, que não possui as características da iconografia antonina, ou seja, foge ao padrão da fé católica.


A ideia, que conta com o apoio da Diocese de Caraguatatuba, é contratar um novo artista para fazer alterações no rosto, semblante e vestimenta na imagem feita pelo artista plástico Irineu Migliorini, tornando-a uma réplica fiel da antiga imagem do santo, com idade estimada em 200 anos, que se encontra na Igreja Matriz. “A igreja vai ajudar na escolha de um artista consagrado para que não sejam cometidos erros”, comenta o prefeito.

Um grupo formado por universitários, moradores e fieis da igreja católica já vem se mobilizando pela readequação dessa imagem de Santo Antonio desde junho do ano passado, na época da festa em homenagem ao padroeiro da cidade.

As melhorias da imagem serão de inteira responsabilidade da prefeitura. “Não me manifestei até agora porque podiam dizer que é politicagem da minha parte, mas estou sendo cobrado pela população. Estamos vendo que há uma unanimidade com relação à insatisfação com essa imagem”, explica Antonio Carlos.

Estátua
A imagem de Santo Antonio – que tem 15m de altura e é o maior monumento do Litoral Norte – foi inaugurada no dia do santo, 13 de junho, em homenagem ao padroeiro de Caraguatatuba, em 2008.

Construída com argamassa, a estátua consumiu 400 sacos de cimento e foi projetada para resistir a temporais e ventanias. Sua iluminação é de fibra ótica, com quatro cores sincronizadas. Para garantir a energia, o monumento conta com um campo gerador, com funcionamento programado. A obra consumiu recursos de R$ 124 mil, custeados pelo município e chegou a ser embargada pelo Ibama, sob a alegação de falta de licenciamento. Através de ação judicial impetrada na Justiça Federal, a prefeitura conseguiu uma liminar para concluir a obra.

Irineu Migliorini, o escultor, tem em seu currículo obras em diversas cidades brasileiras, entre elas, a imagem de Frei Galvão, em Guaratinguetá e a Estátua da Liberdade de Joinvile (SC).

Aguilar
“Acho que estão fazendo politicagem usando o nome de um santo que não tem nada a ver com isso”, ataca o ex-prefeito José Pereira de Aguilar. “Ninguém veio me cobrar nada na época em que eu era prefeito. Por que não vieram reclamar para mim? Acho isso muito estranho”, continua. “Fui o único prefeito na história de Caraguá que conseguiu fazer a urbanização do Morro Santo Antonio. Aquele é o melhor ponto turístico de todo o Litoral Norte e eu levei o padroeiro para lá. Acho que alguém está com inveja de uma obra tão bonita que consegui fazer e que a cidade tem muitas outras prioridades a serem olhadas no momento, isso sim”, dispara.

Devoção e História
Em Caraguatatuba, a devoção por Santo Antonio remonta às origens do município, no início do século XVII, quando o primeiro povoado se formou no território hoje abrangido pela cidade, às margens do Rio Juqueriquerê.

Em 1959, durante as comemorações do centenário da emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, uma estátua de Santo Antonio foi construída no alto do Morro do Evangelho Velho, sendo a mesma depredada ao longo da década de 1990, quando foi retirada.

Morro Santo Antonio
Com 340 metros de altitude, o morro descortina vista formada por toda a orla de Caraguatatuba, parte de São Sebastião e a face continental de Ilhabela. É ponto de encontro das turmas da asa-delta e do parapente, que lá encontram três rampas para vôo livre.

O morro só tem uma via de acesso, que é a estrada Dr Ivan Ferreira Fonseca, é muito íngreme e tem curvas muito fechadas. A pé, a caminhada pode levar de 30 a 50 minutos.

Santo Antonio
Santo mais popular do país, conhecido como o padroeiro dos pobres, casamenteiro por excelência, nasceu em Lisboa a 15 de agosto de 1195, numa família de muitos bens. Era batizado Fernando de Bulhões. Jovem, ainda, aos 15 anos de idade entrou para o convento agostiniano, em Lisboa, e bem depois em Coimbra, onde se ordenou.

Trocou o nome para Antonio, em 1220, ingressando na Ordem Franciscana, para pregar aos sarracenos, no Marrocos. Precisou deixar o país um ano depois, devido a uma moléstia, indo para a Itália, sendo indicado professor de teologia por São Francisco de Assis. Bolonha, Toulouse, Montpellier e Pádua o conheceram como mestre, transformando-se num orador sacro de renome no sul da França, assim como na Itália.

Os seus sermões eram tidos como célebres em Provença, Languedoc e Paris, onde suas palavras faziam eco, atingindo feitos de muito prodígio, contribuindo para o a sua fama de grande santidade.

Em virtude da saúde abalada recolheu-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu muitos sermões especialmente para domingos e dias santificados, posteriormente publicados entre 1895 e 1913.

Na Ordem Franciscana Antonio liderou grupo insurgente contra os abrandamentos da regra do superior Elias e após uma crise de hidropisia (acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidade do corpo), morreu a caminho de Pádua, a 13 de junho de 1231, sendo canonizado a 13 de maio de 1232, menos de um ano após a sua morte, pelo Papa Gregório IX.

O papa Pio XII declarou-o doutor da Igreja, em 1946, justamente por causa de seus brilhantes textos doutrinários, como Santo Antonio de Pádua ou de Lisboa. Muito difundida a sua veneração nos países latinos, notadamente no Brasil e em Portugal.

Também, para o encontro de objetos perdidos, vale uma reza a Santo Antonio. Padroeiro dos pobres, sobre o seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.


quinta-feira, 30 de junho de 2011

Caraguá: Lançamento de livro gospel leva 150 pessoas ao auditório da Fundacc

Daniele de FreitasAluna do 2º semestre de 
Jornalismo do Módulo/Caraguá - texto e foto 

Benedito Aparecido Barroso: “A volta de Jesus”
O Ministério de Louvor “Ar que eu respiro”, da igreja Cristo é Poder, reuniu este mês 150 pessoas no auditório da Fundacc (Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba) para o lançamento do livro “A volta de Jesus”, de Benedito Aparecido Barroso. Além deste, Benedito é autor de “O Fim do Mundo Será?”.

No lançamento do livro, as novidades foram o áudio book narrado pelo autor e a apresentação de uma hora de louvor e adoração feita pelo Ministério de Louvor da igreja, comandada por Felipe Barroso, que também deve lançar CD de música em breve.

O livro pode ser adquirido pelos telefones (12) 3887-2226, (12) 8181-9681, (12) 8152-3332, pelos e-mails beneditobarroso@ig.com.br, felipebarroso07 @hotmail.com ou www.bandaarqueeurespiro.blogspot.com. Para escutar os louvores do Ministério “Ar que eu respiro”, sintonize na rádio Oceânica/Jovem Pan AM, aos sábados e domingos, das 12h30 às 14h30. É só pedir qual louvor quer ouvir.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Santa Terezinha promove sua Festa Junina

A tradicional festa Junina da Paroquia Santa Terezinha da Martim de Sá, realizada todos os anos acontecerá todos os finais de semanas de julho. Inicia nesta sexta feira dia 1º e se estende até do dia 24 de Julho.
As pessoas poderão desfrutar das barracas de comidas típicas, com destaque para o “bolinho caipira”, feito de farinha de milho e recheio de carne moída, pateis e aqueles doces.

No habitual bingo que reúne a família numa brincadeira saudável e divertida, a festa deve sortear durante a festa, vários brindes especiais, “um show de prêmios”. Entre eles: Fogão – Bicicleta - Maquina Digital – DVD – Notebook – Eletrodomésticos – Ventilador – Aparelho de Som – Microondas e muitos mais. Vale a pena participar e colaborar com a Paróquia Santa Terezinha do Padre Stanislaw Ciurkot.
O Bingo inicia sempre após as missas. Todas as 6ªs Feira ás 19h30
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Ubatuba Tudo pronto para a Festa de São Pedro Pescador

Fafá de Belém e Grupo Paranga garantiram o sucesso da festa
Show de encerramento da festa será o lançamento do DVD Tributo a Elpídio dos Santos, com o grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, Gabriel Sater, Mariana Belém e Fafá de Belém
A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), promove de 29 de junho a 3 de julho a 88ª Festa de São Pedro Pescador. O evento, que acontecerá na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, reunirá shows musicais, manifestações artísticas da cultura caiçara, como xiba, congada, 
Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga

folia de reis, dança da fita, procissão de canoas noturno, corrida de canoas, quadrilhas, culinárias diversas e a famosa tainha assada. Nesta edição da festa o grande show de encerramento será o lançamento do DVD Tributo a Elpídio dos Santos, com o Grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, Gabriel Sater, Mariana Belém e Fafá de Belém. 
Como tudo começou
A comemoração ao santo padroeiro dos pescadores, em Ubatuba, teve início no dia 29 de junho de 1923. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas as outras. As embarcações, todas de propriedade do Senhor Antonio Atanásio, tinham os nomes de Corcovado, Carona, Guarandí, Madalena Flor do Mar e Guapuruvú. O improvisado altar foi fundeado a trinta metros da praia do Cruzeiro em frente ao Casarão do Sr. Gabriel Costa, onde é hoje a Praça Capricórnio (frente ao Aeroporto “Gastão Madeira”). Não havia na época imagem de São Pedro; após 19 anos, em 1942, foi doada pelo padre Hans Beil.
Caraguablog/JFPr
Programação completa em >>>>

A programação da 88ª Festa de São Pedro Pescador
29 de junho – quarta-feira
15h00 – Procissão terrestre e marítima de São Pedro Pescador
16h30 – Missa na Igreja Matriz
19h00 – Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas
(com a intronização da imagem de São Pedro na Festa)
19h30 – Benção e Abertura da Capela de São Pedro Pescador
20h00 – Abertura Oficial com a Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta”
20h30 – Premiação dos Barcos da Procissão de São Pedro
21h00 – Concurso “Rainha dos Pescadores” e premiação
22h00 – Show com a Banda “São Paulo Show”

30 de junho – quinta-feira
12h00 – Abertura das Tendas de alimentação
19h00 – Show com a Banda “Complexo B”
19h30 – Show com a Banda “Só Alegria”
20h00 – Show com a Banda “Impacto do Forró”
21h00 – Show com a Banda “Chapados”
22h00 – Show com a Banda “Samba e Ousadia”
23h00 – Show com a Banda “Pracaniz”

Dia 01 – Sexta-feira
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
19h00 – Quadrilha com a Trupe Circense de Ubatuba (com pernas de pau)
20h00 – Show de “João Ormond” (violeiro pantaneiro, cantor, compositor
(lançamento da (sua) musica oficial da Festa de São Pedro de Ubatuba
21h00 – Show com a Banda “Raman”
22h00 – Show com a Banda “Nó na cabeça”
23h00 – Show com a Banda “Nako e Rafael”

Dia 02 – Sábado
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
20h00 – Show com o Grupo Instrumental “Sexteto Caiçara”
21h00 – Show com o “Sertanejo Local”
22h00 – Show com a Banda “D’jhaga”
23h00 – Show com a Banda “Antidanos”

Dia 03 – Domingo
10h00 – Corrida de Canoas
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
18h00 – Apresentação da “Congada de Bastões do Puruba”
19h00 – Premiação da “Corrida de Canoas”
21h00 – Show com Banda “Razambru Jazz”
22h30 – Grande Show de Encerramento com lançamento do DVD Tributo a Elpídio dos Santos, com o grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, Gabriel Sater, Mariana Belém e Fafá de Belém.
Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ilhabela: Festa de São Pedro Pescador – Cultura

Tradicional Festa de São Pedro Pescador e exposição de Romero Britto são atrações do feriadão em Ilhabela.
A tradicional Festa de São Pedro Pescador e a exposição do renomado artista plástico brasileiro Romero Britto são as atrações para o feriadão de Corpus  Christi, em Ilhabela. A festa começa no sábado (25/6), às 20h, e terá show de Norma Nascimento. 
Procissão de São Pedro Pescador é tradição em Ilhabela

No domingo (26/6), às 9h30, haverá missa campal e, na sequência, às 11h, a procissão marítima de São Pedro Pescador, com a bênção dos anzóis e tripulantes. A quermesse continua à noite, a partir das 20h, com show de Daniela Gomes e Banda.
A realização é da Prefeitura de Ilhabela, com a organização da Secretaria da Cultura e Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda e Bom Sucesso.
Exposição
A exposição “Romero Britto & Ilhabela” está na sede da Secretaria da Cultura, localizada na rua Dr. Carvalho, na Vila. A mostra prossegue até o dia 17 de julho e integrará a programação cultural da 38ª Semana Internacional de Vela, que começará no próximo dia 2.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr
Acesse a Programação>>>>>

A programação da 88ª Festa de São Pedro Pescador será a seguinte:

29 de junho – quarta-feira
15h00 – Procissão terrestre e marítima de São Pedro Pescador
16h30 – Missa na Igreja Matriz
19h00 – Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas
(com a intronização da imagem de São Pedro na Festa)
19h30 – Benção e Abertura da Capela de São Pedro Pescador
20h00 – Abertura Oficial com a Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta”
20h30 – Premiação dos Barcos da Procissão de São Pedro
21h00 – Concurso “Rainha dos Pescadores” e premiação
22h00 – Show com a Banda “São Paulo Show”

30 de junho – quinta-feira
12h00 – Abertura das Tendas de alimentação
19h00 – Show com a Banda “Complexo B”
19h30 – Show com a Banda “Só Alegria”
20h00 – Show com a Banda “Impacto do Forró”
21h00 – Show com a Banda “Chapados”
22h00 – Show com a Banda “Samba e Ousadia”
23h00 – Show com a Banda “Pracaniz”

Dia 01 – Sexta-feira
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
19h00 – Quadrilha com a Trupe Circense de Ubatuba (com pernas de pau)
20h00 – Show com “João Ormond” (violeiro pantaneiro, cantor, compositor)
(lançamento da musica oficial da Festa de São Pedro de Ubatuba composição de João Ormond)
21h00 – Show com a Banda “Raman”
22h00 – Show com a Banda “Nó na cabeça”
23h00 – Show com a Banda “Nako e Rafael”

Dia 02 – Sábado
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
20h00 – Show com o Grupo Instrumental “Sexteto Caiçara”
21h00 – Show com o “Sertanejo Local”
22h00 – Show com a Banda “D’jhaga”
23h00 – Show com a Banda “Antidanos”

Dia 03 – Domingo
10h00 – Corrida de Canoas
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
18h00 – Apresentação da “Congada de Bastões do Puruba”
19h00 – Premiação da “Corrida de Canoas”
21h00 – Show com Banda “Razambru Jazz”
22h30 – Grande show de encerramento com lançamento do DVD Tributo a Elpídio dos Santos, com o grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, Gabriel Sater, Mariana Belém e Fafá de Belém.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba começa no dia 29 de junho

Fafá de Belém será atração da festa
Show de encerramento da festa será o lançamento do DVD Tributo a Elpídio dos Santos, com o grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, Gabriel Sater, Mariana Belém e Fafá de Belém

A Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba), promove de 29 de junho a 3 de julho a 88ª Festa de São Pedro Pescador. O evento, que acontecerá na Praça de Eventos, na Avenida Iperoig, reunirá shows musicais, manifestações artísticas da cultura caiçara, como xiba, congada, folia de reis, dança da fita, procissão de canoas noturno, corrida de canoas, quadrilhas, culinárias diversas e a famosa tainha assada. Nesta edição da festa o grande show de encerramento será o lançamento do DVD Tributo a Elpídio dos Santos, com o grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, Gabriel Sater, Mariana Belém e Fafá de Belém.

Como tudo começou
A comemoração ao santo padroeiro dos pescadores, em Ubatuba, teve início no dia 29 de junho de 1923. Foi numa sexta-feira ensolarada, quando o padre caiçara, Francisco dos Passos, celebrou a missa em altar improvisado sobre balsa confeccionada a partir de seis canoas amarradas umas as outras. As embarcações, todas de propriedade do Senhor Antonio Atanásio, tinham os nomes de Corcovado, Carona, Guarandí, Madalena Flor do Mar e Guapuruvú. O improvisado altar foi fundeado a trinta metros da praia do Cruzeiro em frente ao Casarão do Sr. Gabriel Costa, onde é hoje a Praça Capricórnio (frente ao Aeroporto “Gastão Madeira”). Não havia na época imagem de São Pedro; após 19 anos, em 1942, foi doada pelo padre Hans Beil.
Caraguablog/JFPr

Programação completa em >>>>

A programação da 88ª Festa de São Pedro Pescador
29 de junho – quarta-feira
15h00 – Procissão terrestre e marítima de São Pedro Pescador
16h30 – Missa na Igreja Matriz
19h00 – Procissão do Mastro de São Pedro e Procissão de Canoas
(com a intronização da imagem de São Pedro na Festa)
19h30 – Benção e Abertura da Capela de São Pedro Pescador
20h00 – Abertura Oficial com a Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta”
20h30 – Premiação dos Barcos da Procissão de São Pedro
21h00 – Concurso “Rainha dos Pescadores” e premiação
22h00 – Show com a Banda “São Paulo Show”

30 de junho – quinta-feira
12h00 – Abertura das Tendas de alimentação
19h00 – Show com a Banda “Complexo B”
19h30 – Show com a Banda “Só Alegria”
20h00 – Show com a Banda “Impacto do Forró”
21h00 – Show com a Banda “Chapados”
22h00 – Show com a Banda “Samba e Ousadia”
23h00 – Show com a Banda “Pracaniz”

Dia 01 – Sexta-feira
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
19h00 – Quadrilha com a Trupe Circense de Ubatuba (com pernas de pau)
20h00 – Show de “João Ormond” (violeiro pantaneiro, cantor, compositor
(lançamento da (sua) musica oficial da Festa de São Pedro de Ubatuba
21h00 – Show com a Banda “Raman”
22h00 – Show com a Banda “Nó na cabeça”
23h00 – Show com a Banda “Nako e Rafael”

Dia 02 – Sábado
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
20h00 – Show com o Grupo Instrumental “Sexteto Caiçara”
21h00 – Show com o “Sertanejo Local”
22h00 – Show com a Banda “D’jhaga”
23h00 – Show com a Banda “Antidanos”

Dia 03 – Domingo
10h00 – Corrida de Canoas
12h00 – Abertura das Tendas de Alimentação
18h00 – Apresentação da “Congada de Bastões do Puruba”
19h00 – Premiação da “Corrida de Canoas”
21h00 – Show com Banda “Razambru Jazz”
22h30 – Grande Show de Encerramento com lançamento do DVD Tributo a Elpídio dos Santos, com o grupo Paranga, de São Luiz do Paraitinga, Gabriel Sater, Mariana Belém e Fafá de Belém.
Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Igreja de Santo Antonio de Caraguá realiza casamento comunitário

Aconteceu hoje, dia de Santo Antonio, mais um casamento comunitário promovido pela Igreja Matriz local. Desta feita foram treze os casais que receberam o sacramento ministrado pelos padres Marcos, Alessandro, Mauro, Douglas e Floriano.

A igreja, toda enfeitada, estava tomada de fiéis e parentes dos casais que contraíam matrimônio, além de amigos, curiosos, fotógrafos e jornalistas que registravam o evento.

“Resolvemos casar num estalo, de repente. Soubemos do casamento comunitário e decidimos participar. Está sendo ótimo”, disse o vendedor João Alves de Brito, que se casava com Caiana Regina da Silva. Há dez anos o casal mora juntos e agora decidiu presentear o filho Gustavo, de nove anos, com uma união segura perante a Igreja e Deus.

O casal mais antigo que aproveitava o casamento comunitário para selar sua união era José Mariano Santos e Marieta das Dores de Jesus. Juntos há 32 anos e casados no civil há apenas dois, possuem sete filhos, o mais novo com 23 e o mais velho com 40 anos.


Caiana Regina e João Alves
 Alguns casais presentes foram convidados pelo padre Marcos para dar seu testemunho do altar. O maestro Zé Pepê e sua esposa, Ana, casados há 47 anos, contaram um pouco de sua experiência de convivência a dois.

Depois da cerimônia religiosa, houve um grande bolo para celebrar a união coletiva, ao custo módico de dois reais o pedaço.


Veja mais fotos >>>>>>>>>

Vídeo - panorâmica da Igreja








O casal José Mariano e Marieta das Dores dá entrevista a
 Ricardo Hiar, do Imprensa Livre: 32 anos juntos







Os casais reunidos

Casais mais antigos dão seu testemunho de vivência

José Mariano e Marieta, os mais antigos








Gabriela e Priscila ficaram encarregadas do bolo

O bolo do casamento, com a
 bênção de Santo Antonio
Clique aqui para ver as fotos em alta resolução


Fotos e vídeo: Caraguablog
uso liberado a qualquer interessado, independente de autorização