Mostrando postagens com marcador São Sebastião. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador São Sebastião. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de setembro de 2011

Lobo-marinho é visto no litoral norte de SP

COM DIVERSOS FERIMENTOS NO CORPO, O ANIMAL FOI VISTO NA PRAIA DE BOIÇUCANGA, EM SÃO SEBASTIÃO
Um lobo-marinho, com diversos ferimentos pelo corpo, é visto na Praia de Boiçucanga, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, nesta quinta-feira (22). Segundo a Defesa Civil, é incomum a presença desta espécie no litoral paulista, pois seu habitat seria o extremo sul do País, onde a temperatura da água é mais fria.
Por Agência Estado/ Foto: JORGE MESQUITA
Caraguablog/JFPr

sábado, 24 de setembro de 2011

Música é o destaque da agenda cultural deste fim de semana

São Sebastião terá um final de semana de agenda cheia, com opções para todos os gostos. Entre teatro, cinema, oficina e esporte, a música, entretanto, prevalece na programação.

De sexta-feira 23 até o domingo 25, o Centro Cultural Batuíra traz a “Oficina de Patrimônio Arquitetônico”, com a presença da presidente do Condephaat, Fernanda Bandeira de Mello na abertura, realizada na noite do dia 23, às 19h.
Confira programação>>>>>>>

No sábado 24, a oficina acontece das 9h às 13h e 14h às 18h e no domingo 25 das 9h às 13h.

Às 9h do sábado, o Teatro Municipal recebe a entrega do II Prêmio de Educação para o Trânsito ‘A Criança Segura’. À noite, a casa traz a apresentação do CoralUsp, com início às 19h. 1 litro de leite longa vida garante o ingresso.

O sábado também tem agitação esportiva, com o 1º Aberto de Tênis, parceria entre prefeitura e Tebar Praia Clube. O evento está marcado para às 8h30, no Tebar. A partir das 18h30, o palco do esporte é o ginásio Gringão, com a Copa Fiéis em Cristo.

No domingo 25, a parceria entre Prefeitura Municipal de São Sebastião e Sesi traz ao palco do Teatro o grupo ‘Villa-Lobos In Jazz’, com uma abordagem original, jazzística, porém muito familiar ao ouvido do grande publico. Com uma formação de jazz quarteto, o grupo apresenta a obra de Villa-Lobos, reunindo, além de sua obra como compositor, todo o folclore brasileiro resgatando através da memória afetiva e auditiva da plateia, como cantigas de infância, fruto do trabalho de pesquisa do compositor, memória esta que vive dentro de cada brasileiro identificado pela cultura.
A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados antecipadamente na bilheteria do Teatro.

O Teatro Municipal, dentro da programação de aniversário, apresentou ontem a Mostra Municipal de Música ‘Ítalo Nascimento’, com participação das Oficinas Culturais: Camerata; Duda Neves e Banda; Detecta Metais; Orquestra Experimental Sinfônica; Coral Municipal “Maestro Sinésio Pinheiro”.
Depto de Comunicação/PMSS

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Primeira edição do “Over Limits” acontece em Maresias neste fim de semana

São Sebastião recebe a primeira edição do Over Limits, um grande evento esportivo que reúne três modalidades radicais: o Jet Waves, Sling Shot e pára-quedismo Swoop. A competição organizada pela Federação de Esportes Radicais acontece entre os dias 23 e 25 de setembro das 8h às 18h em Maresias, na Costa Sul.
Caraguablog/JFPr

As modalidades contam com júri especializado e os melhores atletas do País, que disputam R$ 40 mil em prêmios. A etapa de Jet Waves, manobras com jet ski nas ondas, será válida para a abertura do Campeonato Brasileiro 2011 e contará com duas categorias – AMA e PRO. Já o Sling Shot, prática conhecida como Slig Shot ou Tow-att, é inédita no Brasil e no mundo, pois nunca havia sido organizada uma competição regulamentada apenas para esse esporte.

O evento, realizado durante um final de semana, começa na sexta com as primeiras classificatórias das três modalidades e segue durante o sábado até a bateria final, que acontece no domingo. Todas as etapas de classificação são disputadas homem a homem, com seis minutos de duração para as baterias de Jet Waves, dez minutos para Sling Shot. As competições destes dois esportes (que irão intercalando suas baterias) são interrompidas a cada 2 horas para o salto de pára-quedismo Swoop.
O Over Limits conta com o apoio da Administração Municipal de São Sebastião, Bad Boy Brasil e ProNáutica.


AGENDA: Over Limits
Local: Maresias
Data: 23 a 25 de setembro de 2011
Horário: das 8h às 18h
Depto de Comunicação/PMSS
Caraguablog/JFPr

Vereador de São Sebastião discute saneamento nas Zeis com direção da Sabesp

O vereador Paulo Henrique, o PH, esteve reunido, na tarde da última terça-feira (20/09), com o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco, acompanhado do gerente da unidade de São Sebastião, Arthur Alexandre Neto.

O encontro serviu para que PH esclarecesse algumas dúvidas quanto às obras de saneamento que estão sendo realizadas na cidade. Embora o prefeito Ernane Primazzi venha anunciando que, a partir de 2012, a Costa Norte terá 100% de cobertura de rede de esgoto, algumas áreas ainda dependem de regularização fundiária. É o caso, por exemplo, dos loteamentos Chico Soldado e São Marcos, que ainda não constam no cronograma de obras da Sabesp.

Situação mais complicada vive os moradores do Recanto dos Atobás, localizado no Canto do Mar, às margens da Rua Érico Veríssimo. Segundo informou a empresa, este núcleo é alvo de ação judicial e não pode receber serviços públicos enquanto permanecer o impasse. Vale lembrar que o Recanto dos Atobás foi decretado como Zona de Especial Interesse Social (Zeis) no final do ano passado.

Na Costa Sul, também há núcleos que não serão contemplados pela Sabesp. Nas vilas Carioca e dos Mineiros, situadas nos bairros de Juquehy e Barra do Una, respectivamente, os imóveis estão em área de preservação ambiental. Já no Morro da Vaquinha (Paúba) e Vila Queiróz Galvão (Juquehy), as moradias foram construídas em áreas de risco e as famílias devem ser removidas.

Ainda na Costa Sul, quase todos os núcleos carecem de regularização para que a Sabesp possa atuar. Em Cambury, a implantação de rede de esgoto nas Zeis deve ser mais demorada já que nem o próprio bairro conta com o serviço e não há sequer uma previsão.

Por falar em prazos, a Prefeitura havia anunciado que a nova estação de tratamento de esgoto, que está sendo construída no bairro de Paúba, entraria em operação neste ano. Mas o superintendente da Sabesp avisou que a obra ainda deve durar mais cerca de oito meses.

O vereador PH declarou que levará as informações obtidas na reunião para as comunidades das Zeis. “É importante sabermos da real situação para não iludir o povo. Muitas pessoas acham que o simples fato de os núcleos serem transformados em Zeis já lhes assegura saneamento básico, mas não é bem assim que funciona”, comenta PH. “Vamos cobrar agilidade da Administração nesse processo de regularização, pois estamos falando de um serviço essencial para a qualidade de vida”, conclui.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

São Sebastião aumenta para 12 o número de vereadores

A partir de 2013 o plenário da Câmara de São Sebastião deve contar com mais duas cadeiras. Na sessão desta terça-feira (20/09) foi aprovado o projeto que eleva para 12 o número de vereadores. A votação, porém, não foi unânime. PH, Marcos Tenório e Ernaninho votaram contra.
Ocorre que, na sessão anterior, PH havia apresentado um projeto que definia 11 cadeiras na Câmara. A proposta foi assinada também por Tenório, Ernaninho e Reis. Mas este último acabou mudando o posicionamento na votação de ontem, após uma emenda apresentada por Coringa que aumentou para 12.
Por se tratar de alteração na Lei Orgânica, o projeto deve submetido a uma nova votação, prevista para o dia 4 de outubro.
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

São Sebastião: Computadores públicos estão desligados há 3 anos no Jaraguá

Dez computadores, impressora e projetor multimídia estão instalados em uma das salas do centro comunitário do Jaraguá, em São Sebastião. Os equipamentos foram doados pelo Ministério das Comunicações há cerca de 3 anos, mas nunca chegaram a entrar em operação.

Inconformado com a situação, o vereador Paulo Henrique, o PH, buscou informações junto ao Ministério. Segundo apurou, o funcionamento do telecentro está liberado desde a sua instalação. Além disso, a responsável pelo local afirma que as máquinas estão em perfeito estado, pois passam por manutenções periódicas custeadas pelo próprio Ministério.


“É um espaço que deveria estar servindo para realização de trabalhos, pesquisas escolares, digitação de textos e acesso gratuito à Internet pela comunidade da Costa Norte”, declara PH. “Infelizmente está desativado, sem qualquer utilidade”, lamenta o vereador, que encaminhou um requerimento ao prefeito cobrando o funcionamento imediato do telecentro.

O mais grave é que, de acordo com o termo de doação, a prefeitura se comprometeu a conservar o telecentro em funcionamento pelo prazo de cinco anos a partir da data de sua instalação. Como isto não ocorreu, a Prefeitura pode ser multada e obrigada a indenizar o Governo Federal no valor correspondente aos bens doados. O município também pode ser incluído nos cadastros de inadimplentes da União.

PH lembra ainda que deveria ter sido criado um conselho gestor do Telecentro Comunitário cuja função é acompanhar as atividades realizadas e sugerir melhorias na utilização da unidade.

“Para muitas pessoas, comprar um computador e pagar mensalmente por uma Internet de banda larga é impossível. Estamos vivendo na Era da Informação, na qual os governos têm a obrigação de favorecer a inclusão digital”, conclui PH.

sábado, 17 de setembro de 2011

Dia Mundial de Limpeza: São Sebastião apóia atividades ambientais

A administração municipal de São Sebastião apóia o Instituto Terra & Mar nas ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado HOJE, 17, terceiro sábado de setembro.

Segundo a diretora executiva da ONG, Shirley Pacheco, a campanha é realizada no município desde 1998 e sempre reúne centenas de voluntários, entre estudantes e moradores locais.

Este ano, as equipes estarão concentradas nas praias da Enseada, São Francisco, Cabelo Gordo, Cabelo Gordo de Fora, Praia Deserta, Barequeçaba, Guaecá, Barra do Sahy, Juréia e Boracéia, bem como no mangue do Araçá, a partir das 9h. Em cada local há um responsável pelo grupo.

Entre os trabalhos , está a coleta de lixo em praias, rios e mangues. Depois da coleta, haverá debate com os participantes. “Além de contribuir com o ambiente, os voluntários ganham conhecimento porque nós conversamos e discutimos conceitos importantes”, declarou Shirley.

Às 13h, uma equipe da Ecopav, empresa responsável pela limpeza no muncípio, passará em todos os locais recolhendo o lixo.

Ecomobilização
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) estará na praia de São Francisco para realizar a Ecomobilização. A ação consiste na realização de atividades lúdicas voltadas para o público infantil. A empresa também fornecerá água aos voluntários, bem como luvas e sacos para coleta de resíduos

História
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos maiores eventos internacionais de educação ambiental. Desenvolvido há 26 anos, o projeto é uma iniciativa da Ong norte-americana The Ocean Conservancy.

O intuito da ação é conscientizar a sociedade dos impactos ambientais gerados pelo descarte de resíduos em rios e praias, afetando fauna e flora aquáticas.

Em 2010, foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo no Litoral Norte. Entre os objetos coletados, estavam sacos e sacolas plásticas, bitucas de cigarro, embalagem de alimentos, vidros, garrafas e até pneus.
Depto de Comunicação(TM/CF)/PMSS
Caraguablog/JFPr        

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São Sebastião: Morro do Abrigo recebe o “Cidadania em Ação”

Neste sábado (18), o bairro do Morro do Abrigo, na Costa Norte de São Sebastião receberá o já conhecido “Cidadania em Ação”, projeto da prefeitura de São Sebastião, através do Fundo Social de Solidariedade, que visa levar à população diversos serviços essenciais totalmente gratuitos.

Das 9h às 16h, a E.M Walfrido Maciel Monteiro contará com atividades diversas como emissão de RG, CPF, carteira de trabalho e orientação trabalhista, aferição de pressão arterial, orientações sobre diversas doenças, entre outras.

A Sabesp, além de doar água para os participantes e organizadores do evento, colocará funcionários para atendimento aos clientes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bom senso é tudo

São Sebastião vai discutir um projeto de alteração da sua Lei Orgânica para que o número de vereadores da cidade aumente de 10 para 11.

Pela legislação, esse número poderia chegar a 15. Mas o bom senso prevaleceu e o projeto apresentado pelo vereador Paulo Henrique prevê esse aumento moderado. Só falta agora o aprovo de seus nobres pares, em dois momentos de discussão e votação, para que vire realidade.

A Câmara, sob a batuta do presidente Arthur Balut, não decidiu sozinha esta importante questão. Preferiu ouvir os eleitores. Assim é que algumas consultas públicas foram feitas, com os vereadores se deslocando pessoalmente às três principais regiões do município – sul, centro e norte – para ouvir o eleitor.

A questão não era financeira, como acontece com os demais municípios do Litoral Norte, mas puramente política e de acautelamento com relação ao aumento dos gastos públicos. Isso demonstra grande amadurecimento político de nossos vereadores.

O bom senso a que nos referimos não está simplesmente em fixar um número qualquer de cadeiras, aleatoriamente. O bom senso também não está em interpretar o que foi dito durante as audiências públicas.

O bom senso está, e parece que souberam inteligentemente atinar para isso, em interpretar “o que não foi dito” nessas mesmas audiências com a população.

É evidente que os interessados em política têm maior capacidade de mobilização do que as pessoas comuns, assoberbadas em seus afazes e por vezes distantes das discussões políticas de sua cidade. Muitas até não entendem direito o que se passa na urbe e utiliza o seu voto somente porque ele é obrigatório.

A essas pessoas, a quem faltam educação, lazer, médicos, remédios, condições dignas de moradia, e até o alimento, soa como impróprio falar-se em aumento da despesa pública quando existe a opção de não aumentá-la. Elas não foram às audiências, mas, a toda certeza, sabem o que desejam: dignidade. E dignidade só é conseguida com verbas públicas nas atuais circunstâncias políticas por que passa o Brasil, infelizmente.

Assim, aumentar o número de vereadores –e portanto, a despesa– seria uma atitude de incoerência. Antes, usassem essa disponibilidade de caixa, obtida com o suor do contribuinte, para dar ao povo o que ele necessita. Saúde e educação, no mínimo.

As pessoas que compareceram às audiências, em especial na região norte, optaram pelo número máximo de cadeiras, ou seja, 15 vereadores. Mas ali estavam, em maciça maioria, candidatos a vereador e amigos de candidatos com pretensões de se tornarem assessores ao depois e assim receber a paga pela sua atuação “desde já”.

Em outras palavras: pessoas interessadas por conveniência própria em que o número de vereadores fosse o máximo possível, assegurando assim condições mais favoráveis de sucesso nas urnas para um maior número de pretendentes e uma sucessão infindável de nomeações para cargos políticos.

O povão mesmo, o contribuinte, aquele que daria sua opinião verdadeira, sem qualquer interesse menor, não falou. Mas a falta de verbalização da palavra não quer dizer que não tenha se comunicado. Claro que os ouvintes nesses casos precisavam estar bem atentos. E, felizmente, estavam.

O povo não disse, mas sua voz foi ouvida. E a decisão, mais acertada ainda. Eis o motivo porque o projeto foi apresentado com a fixação de onze cadeiras. O número que o povo quer, não o número que políticos, candidatos e pretensos assessores desejariam. Eis aí o bom senso.

Grande exemplo de sabedoria dá a Câmara Municipal de Vereadores de São Sebastião. Redime-se de eventuais equívocos do passado e passa a merecer a confiança de praticamente a totalidade da população, pois falou a sua língua. Soube ouvir a sua voz.

E a voz do povo, todos já sabem...

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Consultas públicas em São Sebastião apontam 15 vereadores para a Câmara Municipal

A terceira consulta pública realizada pela Câmara de São Sebastião para debate sobre a possível alteração no número de vereadores do município reuniu um público de aproximadamente 90 pessoas no Teatro Municipal.

Além do presidente do Legislativo Artur Balut, estiveram presentes ao encontro os vereadores Paulo Henrique Santana, Solange Ramos, José Reis, Marcos Tenório e Amilton Pacheco. O vereador Ernaninho justificou sua ausência devido a problemas particulares.

O presidente Artur Balut voltou a destacar que o objetivo maior das consultas é possibilitar a manifestação popular sobre o tema. ”Mas, volto a frisar que, além da participação nas consultas, é importante o cidadão participar da sessão legislativa que definirá a questão e deve ocorrer até o final do mês para conferir se a vontade popular será respeitada”, finalizou o presidente da Câmara.

Ainda de acordo com Balut, o encontro é uma consulta pública e não uma audiência. “Queríamos um número maior de pessoas participando deste ato democrático. Hoje com 10 vereadores devolveremos de R$ 7 a R$ 8 milhões aos cofres públicos.

O vereador PH justificou que a cidade possui 73 mil habitantes e que ele é favorável a uma fixação de onze vereadores. O resultado da consulta pública, no entanto, apontou o número máximo de cadeiras, isto é, quinze vereadores.

O resultado da consulta não obriga o voto dos vereadores e apenas serve de uma referencial. A discussão agora deverá acontecer no plenário da Câmara Municipal, quando uma emenda à Lei Orgânica do Municipal deverá ser aprovada fixando o novo número de cadeiras no Legislativo Municipal.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Servidor sebastianense é eleito presidente da Amesp

Evandro Sebastiani, ao centro, de preto, junto a representantes da Amesp após a eleição

O responsável pelo setor de Maricultura da Semam (Secretaria do Meio Ambiente) de São Sebastião, Evandro Figueiredo Sebastiani, foi eleito o novo presidente da Amesp (Associação de Maricultores do Estado de São Paulo).

A eleição aconteceu na segunda-feira, 5, no município de Ubatuba e contou com a presença de aproximadamente 30 maricultores do Litoral Norte.

De acordo com Sebastiani, a Amesp é uma associação com grande representatividade no setor dentro do Estado. “Essa eleição é importante, pois ajudará na captação de recursos e fomento da maricultura na cidade”, concluiu.

A próxima reunião da associação será no dia 3 de outubro, e receberá o superintendente do Ministério da Pesca e Agricultura do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Diniz.

Prova Pedestre da Independência de São Sebastião

A prefeitura de São Sebastião promoveu nesta quarta-feira (07/09) a 27ª edição da tradicional Prova Pedestre da Independência.

Segundo a organização, mais de 300 atletas disputaram as provas, divididas em diferentes categorias. A Sabesp apoiou o evento com a distribuição de água para atletas e organização.

As categorias infantil e juvenil percorrem um percurso de 2 km, com partida do Clube Portal da Olaria, no bairro de mesmo nome. As demais categorias vencem um trajeto de 6,8 km. A chegada de todas as provas se deu defroente do Convento Franciscano, no bairro São Francisco.

Os inscritos receberam camiseta e medalhas a todos aqueles que terminaram o percurso. Os primeiros colocados de cada categoria receberam troféus.

Para se inscrever, cada atletas entregou 1 kg de alimento não perecível (arroz, feijão ou macarrão), que será repassado posteriormente às entidades assistenciais do município.

domingo, 4 de setembro de 2011

Abertura da 5ª Festa do Migrante em São Sebastião atrai centenas de pessoas à Costa Norte

A noite desta sexta-feira 2 foi bem agitada para os moradores da Costa Norte de São Sebastião, sábado 3, a grande atração foi o cantor e tecladista Frank Aguiar, que subiu ao palco, Isto porque a Administração Municipal realizou mais uma edição da tradicional Festa do Migrante, este ano em sua quinta edição. No domingo 4, o show fica a cargo da cantora Daniela Gomes e sua banda, previsto para começar às 21h30.

O evento, promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) em parceria com as associações de amigos dos bairros do Jaraguá (Asabaja), Canto do Mar (Ambacam) e Enseada (Ambe), acontece no campo do Estrela, localizado no Jaraguá.

A festividade foi aberta com o show de música sertaneja do grupo “Os Traiados”, de São José dos Campos, o qual atraiu centenas de moradores de diversos locais da cidade.

Quem compareceu à festa pôde ainda se deliciar com os quitutes e bebidas tradicionais oferecidos nas barracas e aproveitar para apreciar e comprar peças de artesãos sebastianenses.
Depto de Comunicação(ML/CF)-Foto: luciano Vieira | PMSS
Caraguablog/JFPr

sábado, 3 de setembro de 2011

São Sebastião: Festa do Migrante da Costa Norte - Hoje às 19h

O cantor Frank Aguiar é a atração do sábado na Festa do Migrante da Costa Norte, edição 2011, às 19h. O evento começou ontem no Campo do Estrela, no Jaraguá,  com a banda Os Traiados. Barracas de comes e bebes também fazem parte da festa. Apareça...
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

São Sebastião discute composição da Câmara com os eleitores

Artur Balut, presidente da Câmara de São Sebastião, prometeu e cumpriu.

Ele disse que faria audiências públicas para saber da população sebastianense qual seria o número ideal de vereadores para a cidade e começou pela zona sul.

Na primeira audiência, os populares tiveram oportunidade de externar sua opinião a respeito de tão polêmico assunto. Até agora, de 10 a quinze cadeiras que a lei permite, a opção mais votada tem sido onze.

As pessoas puderam falar e apresentar o seu voto democraticamente. Agora serão feitas audiências na zona norte e também no centro. Ou seja, a cidade inteira terá oportunidade para se posicionar diante do número de vereadores de São Sebastião.

Com a edição da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, os municípios de todo o Brasil foram autorizados a aumentar a representação política de suas câmaras legislativas. São Sebastião, pelo número de moradores, pode comportar até 15 vereadores. Hoje possui dez.

Segundo o presidente da Câmara, dinheiro existe para abrigar um possível aumento do número de vereadores. No entanto, ele considera que o povo deve ser ouvido nesta questão e sua vontade deve ser considerada na hora de fixar o número de cadeiras do legislativo municipal.

A vereadora Solange Ramos já declinou estar disposta a aceitar aquilo que for decidido pela população. O vereador Marcos Tenório também considera onze cadeiras o número ideal. Paulo Henrique e Ernaninho se mostraram simpáticos desde o princípio à realização da consulta pública. Os demais ainda aguardam o desenrolar dos trabalhos para decidir.

Os vereadores não estão obrigados a referendar o número de cadeiras que for decidido pela população. Eles têm a liberdade da escolha. Mas certamente terão um referencial importante para o deslinde da questão, que é a voz do povo.

E a voz do povo...

Grupo "Raiz Negra" é convidado especial do 2º Festival de Danças Folclóricas


Nesta terça-feira 30, o grupo de capoeira “Raiz Negra” participou como convidado especial do 2º Festival de Danças Folclóricas na EE “Professora Josepha de Sant’ana Neves”, na Topolandia, região central de São Sebastião.

O grupo – formado por 12 crianças, entre 13 e 15 anos, alunos do projeto Viração, programa social desenvolvido e mantido pela Administração Municipal por meio da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano) – apresentou o maculelê que atraiu atenção de professores e estudantes.

De acordo com o professor de capoeira Alex Getúlio dos Santos, o grupo sempre se apresenta em escolas e eventos. “Fomos convidados pela direção da escola por entendermos que eventos como esse são importantes para o resgate cultural”, comentou, “nem todos que estão aqui conhecem as danças apresentadas pelas equipes”, acrescentou.

A apresentação contou com 16 participações, as quais mostraram diferentes ritmos do Brasil e abordaram do profano ao sagrado e da paz à guerra, para expressar a diversidade cultural existente no país.

Segundo Letícia de Oliveira da Silva, 15, estudante do 1º do ensino médio, participante do “Raiz Negra” e presidente do primeiro grêmio estudantil da escola, o festival surgiu como uma iniciativa para motivar e desinibir os participantes. “Decidimos fazer algo diferente”, disse, “há muitos grupos de dança sem oportunidades para se apresentar, daí surgiu a idéia do festival com intuito de incentivar e melhorar o convívio social entre os alunos”, observou.

Para João Victor dos Santos, 13, estudante da 8ª série, o festival é importante para interagir os alunos e melhorar o convívio social.  “O evento nos ensina muitos ritmos e também danças folclóricas. Além de contribuir para formação de novas amizades”, declarou.

O 2º Festival de Danças Folclóricas se estende para outras escolas do município, o próximo acontecerá em Maresias, na Costa Sul. O evento tem duração de cinco dias.
Depto de Comunicação (MF/RF)/ Foto: Milton Fagundes/ PMSS
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que será?

Alguma coisa meio estranha deve estar acontecendo lá pras bandas de São Sebastião.

Um comboio de uns dez carros de polícia de fora da cidade -- parecendo uma ação de certa envergadura, pelo número de policiais envolvidos -- foi visto se dirigindo para aquela cidade na altura o Centro Esportivo Municipal de Caraguá, às 22:30 horas de hoje, 1º de setembro. 

Na frente seguiam dois carros grandes, parecendo aquelas camionetes da polícia federal, com a inscrição apenas "polícia". Seguiam com o giroflex ligado, com os dois veículos na frente abrindo caminho.

O que seria?

Pode não ser nada. Mas também pode ser muita coisa. Seja o que for, logo ficaremos sabendo...


NOTA: Deu na Agência Estado o esclarecimento, conforme abaixo...


Com o auxílio de policiais civis de São Sebastião, litoral norte paulista, agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), de Guarulhos, na Grande São Paulo, detiveram, por volta da 22h de ontem sete integrantes de uma quadrilha, formada por pelo menos 13 pessoas, especializada em ataques a caixas eletrônicos.

O grupo estava em três veículos e foi seguido pelos agentes do Garra na Rodovia dos Tamoios (SP-99) até um posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), já próximo de Caraguatatuba, litoral. Policiais civis de São Sebastião, alertados pelos agentes especializados, montaram um cerco junto ao posto da PRE e pararam os veículos.

Segundo a polícia, a quadrilha, que já realizou ataques na capital paulista, Suzano, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e até em Belém (Pará), deslocava-se para São Sebastião, onde outro caixa seria explodido. Com o grupo, foram apreendidas duas bananas de dinamite. Em mais diligências, os policiais esperam deter outros membros da quadrilha hoje.

São Sebastião participa da 15ª Feira da Avirrp - Turismo




Diretora Telma Della Mônica entre Patrick Almeida, 
da Secretaria de Turismo do Estado,
 e Keila Moreira, do SP Visitors Bureau
Evento contou com 250 estandes e mais de mil marcas do setor turístico

A cidade de São Sebastião foi representada na 15ª Feira da Avirrp (Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região), realizada em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, entre os dias 25 e 27 deste mês.

O evento, voltado para a área de negócios do setor turístico, neste ano teve como tema “Avirrp no País das Maravilhas”, em homenagem ao romance de Charles Lutwidge Dodgson.

São Sebastião fez parte do estande do Governo do Estado de São Paulo, cuja temática foi “São Paulo: Um Estado, muitos Destinos”. Lá, juntamente com as demais regiões, foram expostos cartazes e folders com as belezas da cidade.

Para a diretora de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur), Telma Della Monica, representante do município, a feira é uma oportunidade de divulgar a cidade e adquirir experiências de outros destinos consolidados, a exemplo do “Circuito das Águas”.

Segundo ela, entretanto, para obter um resultado mais efetivo no evento, faz-se necessária maior participação do setor hoteleiro do município junto às agências de viagens, com a prática de comissão. “Através desta parceria, poderemos impulsionar o turismo em São Sebastião”, declarou a diretora. Além do município sebastianense, Ilhabela também esteve presente representando o Litoral Norte.

A feira da Avirrp acontece anualmente há 15 anos e traz agentes de viagens, profissionais do setor hoteleiro e guias turísticos do Brasil inteiro para Ribeirão Preto. O evento contou com 250 estandes e mais mil marcas divulgadas, com empresas nacionais e estrangeiras.
Depto de Comunicação/ML-CF/ PMSS
Caraguablog/JFPr

Sabesp paralisa sistema de abastecimento em bairros de São Sebastião


A Sabesp informa que fará nesta quinta-feira (01/09), das 8h às 17h, a interrupção do abastecimento de água no Sistema São Francisco e Morro do Abrigo em São Sebastião.

A paralisação se faz necessária para execução de um serviço de interligação na adutora da Estação de Tratamento de Água (ETA) São Francisco.

A interrupção afetará todo o bairro e o abastecimento deverá ser normalizado de forma gradativa somente após as 17h.
Emergências devem ser comunicadas na Central de Atendimento da Sabesp, através do telefone 0800 055 0195.
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

5ª Festa do Migrante em São Sebastião com show de Frank Aguiar e Os Traiados


Na próxima sexta-feira (2), São Sebastião dá início a 5ª Festa do Migrante, no Campo da Estrela, no bairro da Enseada. A festa acontece até o domingo (4). Destaques deste ano são os shows do cantor “Frank Aguiar” e do grupo “Os Traiados”.

A atração da primeira noite de festa é o show do grupo Os Traiados, a partir das 22h. No sábado (3), quem sobe no palco da festa é o cantor Frank Aguiar, agitando o público presente a partir das 22h30.  Finalizando a festa, no domingo (4), quem se apresenta é a sebastianense Daniela Gomes e Banda, às 21h30.

A programação terá início sempre às 19h. No espaço, os moradores poderão desfrutar das barracas de comidas e bebidas típicas. Serão 16 barracas 
disponibilizadas pela prefeitura, dividas entre associações de bairro, igrejas Católicas do Jaraguá, do Canto do Mar e da Enseada, EMs Cynthia Cliquet Luciano e Maria Rangel, igreja Filadélfia, Bloco do Siri na Lata, projeto Garoça, creches Maria Leonarda e Diva Bernardino, Gres X9, Esporte Clube Estrela, e Emei Mundo Encantado.
A tradicional Festa do Migrante é realizada pela Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), em parceria com as Associações Amigos dos Bairros Jaraguá (Asabaja), Canto do Mar (Ambacam) e Enseada (Ambe).


Caraguablog/JFPr