Mostrando postagens com marcador Dança. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Dança. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Grupo "Raiz Negra" é convidado especial do 2º Festival de Danças Folclóricas


Nesta terça-feira 30, o grupo de capoeira “Raiz Negra” participou como convidado especial do 2º Festival de Danças Folclóricas na EE “Professora Josepha de Sant’ana Neves”, na Topolandia, região central de São Sebastião.

O grupo – formado por 12 crianças, entre 13 e 15 anos, alunos do projeto Viração, programa social desenvolvido e mantido pela Administração Municipal por meio da Setradh (Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Humano) – apresentou o maculelê que atraiu atenção de professores e estudantes.

De acordo com o professor de capoeira Alex Getúlio dos Santos, o grupo sempre se apresenta em escolas e eventos. “Fomos convidados pela direção da escola por entendermos que eventos como esse são importantes para o resgate cultural”, comentou, “nem todos que estão aqui conhecem as danças apresentadas pelas equipes”, acrescentou.

A apresentação contou com 16 participações, as quais mostraram diferentes ritmos do Brasil e abordaram do profano ao sagrado e da paz à guerra, para expressar a diversidade cultural existente no país.

Segundo Letícia de Oliveira da Silva, 15, estudante do 1º do ensino médio, participante do “Raiz Negra” e presidente do primeiro grêmio estudantil da escola, o festival surgiu como uma iniciativa para motivar e desinibir os participantes. “Decidimos fazer algo diferente”, disse, “há muitos grupos de dança sem oportunidades para se apresentar, daí surgiu a idéia do festival com intuito de incentivar e melhorar o convívio social entre os alunos”, observou.

Para João Victor dos Santos, 13, estudante da 8ª série, o festival é importante para interagir os alunos e melhorar o convívio social.  “O evento nos ensina muitos ritmos e também danças folclóricas. Além de contribuir para formação de novas amizades”, declarou.

O 2º Festival de Danças Folclóricas se estende para outras escolas do município, o próximo acontecerá em Maresias, na Costa Sul. O evento tem duração de cinco dias.
Depto de Comunicação (MF/RF)/ Foto: Milton Fagundes/ PMSS
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Arte flamenca é a atração do domingo no Teatro Municipal de São Sebastião

Espetáculo faz parte da programação oferecida pelo Circuito Cultural Paulista

No domingo 28, o Teatro Municipal de São Sebastião será palco para mais um espetáculo do Circuito Cultural Paulista, um projeto do Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Administração Municipal, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur).

Desta vez, quem entrará em cena serão os dançarinos da Cia Café Tablado, com a apresentação do show “Flamenco de Verde e Amarelo”, previsto para começar às 20h.

O espetáculo artístico mescla a estética da dança flamenca tradicional com nuances da música brasileira, remetendo aos choros de Dilermando Reis (décadas de 1940 e 1950) e intérpretes como Elis Regina, Lenine, Chico Buarque e Cartola.

O objetivo do Circuito Cultural é proporcionar à população uma agenda cultural diversificada, de alta qualidade artística a baixo custo, e aos artistas acesso a novas platéias.

Para prestigiar o evento os interessados devem trocar uma lata (ou sachê) de molho de tomate por um ingresso, no Teatro Municipal. Vale ressaltar que todos os mantimentos arrecadados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade do município.
Serviço: O Teatro Municipal fica na Av. Dr. Altino Arantes, nº 2, Centro.
Fonte: Depto de Comunicação/ML/CF/ PMSS
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Grupo de dança de Ilhabela “Melhor Idade em Ação” se apresenta no SBT


O grupo de dança “Melhor Idade em Ação” do Fundo de Solidariedade de Ilhabela participa no dia 25 de agosto da gravação do programa “Se Ela Dança, Eu Danço”, da emissora de televisão SBT. 
As jovens senhoras vão apresentar a coreografia “Viver a vida”, do dançarino e coreógrafo Kléber Moreira, com coordenação da professora Maria Nice e auxilio de Fernanda Therezinha. A iniciativa tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação.

Criado em 2009, o “Melhor Idade em Ação” já coleciona títulos locais e regionais. Em junho deste ano foi campeão do 8º Festival de Dança de Paraty (RJ), na categoria Terceira Idade. No ano passado os dançarinos também levaram o 1º lugar no Litoral Dance Festival, em São Sebastião, além de muitas outras conquistas. O próximo desafio será o JORI (Jogos Regionais do Idoso), que acontece de 5 a 9 de outubro, em Guaratinguetá, Vale do Paraíba. A coreografia será “Eu vou para o baile. E você?”.

O grupo foi convidado por uma produtora da SBT que assistiu ao vídeo de apresentação na internet. Com direção de Ricardo Mantoanelli, “Se Ela Dança, Eu Danço” é apresentado por Ligia Mendes e Beto Marden. Para avaliar as apresentações, a atração conta com um júri especializado formado por João Wlamir, Lola Melnick e Jarbas Homem de Mello. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, a partir das 20h15. A equipe de Ilhabela vai saber no dia da gravação a data de veiculação no SBT.

A presidente do Fundo de Solidariedade, Lúcia Colucci, acredita que todas essas vitórias do grupo se devem a um trabalho realizado com carinho e dedicação. “As atividades mudaram a vida dessas pessoas, porque fazemos tudo com respeito, atenção e responsabilidade.”, ressalta a primeira dama.

Segundo a coordenadora do grupo, Maria Nice, durante as aulas e também nas viagens para apresentação, os dançarinos falam de suas experiências de vida e de como passaram a realmente viver depois da formação do grupo. “Nós ouvimos muitos depoimentos de que eles começaram a aproveitar a vida agora, porque muitas delas eram donas de casa e com a responsabilidade da criação dos filhos, mas agora estão super felizes, se divertindo”, lembra.

As ações voltadas para a Melhor Idade acontecem de norte a sul de Ilhabela e os interessados podem obter informações na Secretaria de Esportes, no Pequeá, ou pelo telefone (12) 3896-1765, e no Fundo de Solidariedade, que fica no Paço Municipal, no Perequê. Entre as modalidades oferecidas estão: ginástica, dança, vôlei, caminhada, tênis de mesa, dama, xadrez, truco, buraco, malha e bocha.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

sábado, 20 de agosto de 2011

Uma Viagem Musical se apresenta hoje no Teatro Mario Covas

HOJE Show com Bicho de  Pé 
Com mais de uma década de carreira, a Banda Bicho de Pé apresenta no show “Uma viagem Musical”, o resultado de uma vasta pesquisa sobre ritmos brasileiros, com composições próprias, clássicos da música popular e enfoque na cultura nordestina. O evento é uma promoção do Circuito Cultural Sesi em parceria com a Fundacc.
Imperdível!
Janaína Pereira (Vocalista, percussionista e compositora), Daniel Teixeira (baixista e produtor), Potiguara Menezes (guitarra e cavaco), Chica Brother (zabumbatera), Renato Chica (percussão) e Juscelino Queiroz (acordeom)
Duração: 90 min. Livre. - Entrada franca
SERVIÇO
Circuito Cultural SESI
20 - sábado, às 20h
Teatro Mario Covas
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Teatro Mario Covas apresenta neste sábado 6 , 21h

Trilha é o título do novo espetáculo de dança do Grupo Dans la Danse, com técnicas de ballet clássico, ousando nas liberdades de movimento e criação, aproximando-se da dança contemporânea. Com mais de 20 anos de carreira, o grupo coleciona em seu currículo vários prêmios de Festivais de Dança no Brasil. Prestigie!
Direção geral: Gisele Bellot
Iluminação: Denis Briganti. Figurinos: Lydie Bellot e Sylvia Kachan. Professores: Gisele Bellot, Luis Arrieta, Aléssio Silvestrin e Maurício de Oliveira. Produção: Patricia Cornacchioni Alegre. Elenco: André Carlos, Ingrid Carsolari, Julio César, Marina Mantoan, Patricia Alegre, Renata Cabral, Thais Diniz.
Duração: 60 min. 12 anos. Entrada Franca
À tarde Workshop
Workshop com Grupo Dans la Danse
14h -  sábado 6  -  Sala de dança do TMC
Entrada Franca
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 10 de junho de 2011

CULTURA: Fundacc recebe espetáculo “Sobre Ancas”

           Workshop para bailarinos
Neste sábado (11), às 20h, o auditório da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc) recebe “Sobre Ancas”, um solo de dança contemporânea que promove a reflexão poética da trajetória da mulher ao longo da história. A apresentação, com entrada franca, tem duração de 50 minutos.
O espetáculo é encenado pela bailarina Ana Guasque e tem direção da professora de pós-graduação em Dança e Consciência Corporal, Claudia Palma.
Ana Guasque também é atriz e integrou a Ânima Cia de Dança em Porto Alegre (RS). Ela foi indicada duas vezes ao Prêmio Açorianos de melhor bailarina no Rio Grande do Sul, com os espetáculos “Almsáfer, o Viajante” e “Ato Bruto”, ambos de sua autoria. Já Claudia Palma é professora. Já a formação em dança de Claudia Palma abrange técnica clássica e moderna e tendências do contemporâneo. 
Haverá também um workshop para bailarinos na sala de dança do Teatro Mario Covas, a partir das 14h de sábado.
“Sobre Ancas” tem a realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da secretaria de Cultura, com apoio do Governo Municipal, por meio da Fundacc.
Serviço
Espetáculo: ”Sobre Ancas”
Dia 11 (sábado) - Horário: 20h - Entrada Franca
Local: Fundacc - Rua Santa Cruz, 396 - Centro – Caraguá
Informações: (12) 3897-5660
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr