Mostrando postagens com marcador Tecnologia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tecnologia. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FACEBOOK TERÁ COMPARTILHAMENTO DE MÚSICA

Esta semana, segundo numerosos executivos da internet e da área de tecnologia, o Facebook apresentará uma plataforma de mídia que permitirá que pessoas compartilhem sem grandes problemas suas músicas, programas de TV. E filmes favoritos, tornando efetivamente a página básica do perfil uma espécie de centro de entretenimento.
O Facebook que tem mais de 750 milhões de usuários não revelou seus planos, mas acredita-se que o serviço seja anunciado em sua conferência de F8 em San Francisco nesta quinta feira.
Com informações do The York Times
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tecnologia da massa expansiva é usada em lhabela

A grande quantidade de rochas encontradas no solo de Ilhabela e a proibição do uso de explosivos, conforme estabelecido pela Lei de Uso e Ocupação do Solo, fizeram a Sabesp do Litoral Norte a utilizar uma tecnologia diferenciada para execução das obras de saneamento básico no arquipélago.

Os técnicos da empresa contratada se utilizam da chamada massa expansiva para o corte de rochas. O material age em função da dilatação de seu volume, exercendo nas paredes do furo uma força e provocando fraturas no material.


A massa expansiva tem sido utilizada principalmente na região do bairro do Perequê, local de grande concentração de residências e comércios. Recentemente, o trabalho foi realizado na Rua Olímpio Leite da Silva, local onde foi encontrada uma enorme rocha.

O material não provoca lançamento de detritos, não forma gases e nem produz qualquer tipo de vibração. Para a sua utilização não é necessária nenhuma permissão ou licença de órgão governamental ou de meio ambiente como acontece com os explosivos.

Obras
As obras da terceira fase do Sistema de Esgotamento Sanitário Itaquanduba seguem em ritmo acelerado.

Esta etapa abrange os bairros Perequê, Morro da Cruz, Itaquanduba, Itaguassú e a reversão do esgoto coletado no Saco da Capela para a nova Estação de Pré-Condicionamento do Itaquanduba, possibilitando assim a desativação da antiga estação localizada na Vila.

Ilhabela já ganhou novas redes coletoras, elevatórias, estação de tratamento no Itaquanduba e o novo emissário submarino, elevando o saneamento básico na cidade de 4% para 36% com as obras da 1ª e 2ª fase. Com a conclusão da 3ª e 4ª fases, em 2012, o índice chegará a 60%, fruto da parceria entre Prefeitura e Sabesp.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As fotos postadas no Google Earth entraram em parafuso




Esta foto da costa portuguesa é mostrada quando quando se clica
em rodovia dos Tamoios, na  serra de Caraguá
As fotos postadas no Google Earth estavam todas desarranjadas ontem, dia 31 de agosto de 2011, às 22:30 horas. Deve ter dado um pau no sistema ou acontecido alguma invasão por hackers.

As fotos da Panorâmio, embora seus títulos estivessem corretos, não mostravam os locais indicados. Tão zelosa com seus produtos, considerado de altíssimos níveis e já indispensáveis nos dias atuais, é certo que não irá demorar muito para que a Google restabeleça seu sistema.

As fotos de Caraguatatuba, por exemplo, todas elas mostravam lugares de outros países, como a Franca, Itália ou Portugal. Ao clicar para ver a serra de Caraguá, o internauta se deparava com imagens de um bairro francês qualquer.

A curiosidade é que as fotos de 360 graus não foram afetadas pela pane. Todas elas, ao menos de Caraguá, mostravam corretamente os locais indicados.

De qualquer forma, esta é uma observação do Caraguablog, que, como todos, só tem a agradecer a Google pela excelência do trabalho prestado e espera que a situação seja sanada o mais breve possível.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Juiz determina bloqueio de 225 mil reais da Google


A Justiça cearense determinou que a multinacional Google Brasil Internet terá o valor de R$ 225 mil bloqueado de suas contas. A decisão partiu do juiz Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, que responde atualmente pela 1ª Vara da Comarca de Várzea Alegre, localizada na região Centro-Sul do Estado.

A empresa também será obrigada, segundo o magistrado, a pagar multa de R$ 5 mil por conta de descumprimento de duas medidas judiciais interpostas anteriormente.

As penalidades determinadas à Google Brasil ocorrem devido ação impetrada na Justiça pelo prefeito de Várzea Alegre, José Helder Máximo de Carvalho. No documento, o gestor da cidade solicita a retirada de três blogs disponibilizados pelo serviço da empresa.


De acordo com José Helder, por meio de textos anônimos que o acusam de corrupção e de desvios de verba, os sites denigrem a sua imagem. O prefeito afirma que os dados dos responsáveis pela produção dos blogs são ocultados pela provedora, impossibilitando a identificação dos mesmos.
Um dos três sites citados pelo gestor municipal no processo foi localizado pelo portal da Globo na Internet, G1 Ceará: é o Várzea Alegre Real.

Em um dos textos disponibilizados no blog, o autor anônimo afirma que "o que falta, na realidade, é compromisso do senhor Zé Hélder com os verdadeiros interesses de Várzea Alegre".

As duas medidas descumpridas pela Google Brasil foram determinadas pelo titular da 1ª Vara de Várzea Alegre, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, em fevereiro deste ano.
Descumprimento
O magistrado decidiu, na época, que a empresa removesse os blogs e fornecesse as informações dos responsáveis pelas páginas eletrônicas. Contudo, a multinacional descumpriu as determinações judiciais, requereu a improcedência da ação, alegou direito constitucional a informação e declarou que não há possibilidade de fornecer os dados pessoais dos responsáveis pelos sites.

Em maio deste ano, o juiz proferiu uma nova decisão e decidiu por aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de novo descumprimento. No entanto, a penalidade, novamente não foi atendida pela Google Brasil.

Por conta do não cumprimento das decisões anteriores, o magistrado Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva exigiu o bloqueio de R$ 225 das contas da empresa e multa de R$ 5mil.

O juiz destacou que descumprimento é "uma afronta aos Poderes legalmente constituídos pela nossa Carta da República". Apesar dessas novas determinações da justiça, a Google Brasil Internet poderá recorrer da sentença proferida.
Além do processo impetrado pelo prefeito de Várzea Alegre, a multinacional também enfrenta ação interposta por outro cearense, o professor de Ciência da Computação e membro do Information Security Research Team (Insert), grupo de pesquisa em segurança da informação, vinculado à Universidade Estadual do Ceará, Pablo Ximenes.

No entanto, desta vez a empresa deverá responder no âmbito penal. Em abril deste ano, uma notícia-crime foi encaminha pelo pesquisador à Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Minas Gerais.

Pablo Ximenes acusa a Google de interceptar no Brasil, sem autorização judicial, informações privadas disponibilizadas em redes sem fio por meio da ferramenta Google Street View, aplicativo relacionado ao serviço de mapas, o Google Maps.
A denúncia, segundo Pablo Ximenes, surgiu a partir dos resultados obtidos no trabalho de conclusão de curso de graduação da aluna de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) Líssia Melo, que constatou tais irregularidades.

A reportagem tentou obter contato com a Google Brasil Internet, mas até o fechamento da edição não obteve retorno.
Decisão
Cinco mil reais é a multa que a multinacional Google Brasil Internet terá de pagar, caso descumpra novamente as decisões tomadas pelo juiz de Várzea Alegre
Três blogs de autoria anônima motivaram o processo judicial impetrado pelo prefeito da cidade contra a empresa. Segundo o gestor, os sites denigrem a sua imagem.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Satélite construído por alunos de Ubatuba será destaque em Semana de Engenharia Aeronáutica da USP


Satélite Tancredo 1 será lançado na Califórnia ainda este ano
O professor de matemática da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, Candido Osvaldo de Moura, participará neste mês da VIII SEA USP - Semana de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo. A organização do evento convidou o professor para expor o seu trabalho sobre o projeto UbatubaSat, a construção de um satélite artificial por alunos na faixa etária de 10 a 11 anos. “Confesso que fiquei surpreso com o convite, afinal trata-se da maior universidade brasileira em pesquisa científica no Brasil. Apresentarei o nosso projeto e espero que nossa experiência contribua bastante para os presentes”, afirmou o professor.
Em junho desse ano, professor Candido esteve em Okinawa, no Japão, participando como palestrante do ISTS (International Symposium on Space Technology and Science). Candido participou do congresso apresentando o artigo científico “Space Education and Public Outreach for Aerospace Engineering in a Brazilian Perspective” (Espaço de Educação e Sensibilização do público para a Engenharia Aeroespacial, em uma perspectiva brasileira), que conta a história da experiência em construir um satélite com crianças.
O satélite
Tancredo 1 é o nome do satélite que está sendo construído pelos alunos da escola Tancredo Neves. A equipe que trabalha na construção do satélite envolve cinco professores das disciplinas de matemática e ciências. O projeto é desenvolvido no laboratório de ciências da própria escola, onde os alunos hoje trabalham na construção de placas, soldagem e programação dos quatro circuitos que irão controlar o satélite.

O Tancredo 1 pesa 750 gramas, tem 8,9 cm de diâmetro e 12,7 de altura. É composto de quatro placas de circuito impresso, uma delas com antena de recepção e transmissão, outra com controle de energia elétrica, outra com computador de bordo e a outra com transmissor/receptor. Após a conclusão dos trabalhos, o satélite será enviado para a Interorbital System, na Califórnia, que fará o lançamento a uma órbita de 300 quilômetros de altitude. O satélite, que será lançado ainda este ano, deverá permanecer no espaço por no máximo 90 dias.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Elaine Pinho/PMU
Caraguablog/JFPr
 Professor com alunos que trabalham na construção do satélite

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caraguá: Funcionário da Sabesp de cria peça para filtrar dejetos na captação de água

O operador da Sabesp do Litoral Norte, Sérgio Adachi, desenvolveu uma peça que vem sendo utilizada na captação de água do Rio Ribeirão dos Tourinhos, localizado no bairro de Massaguaçu, em Caraguá.

A peça, um crivo de aproximadamente um metro de extensão, serve como uma espécie de filtro e evita a entrada de galhos de árvores e madeiras no sistema de abastecimento de água local.

Segundo o gerente da Divisão da Sabesp de Caraguá, Laércio Andrade, a iniciativa do funcionário só reflete a dedicação e responsabilidade com o sistema de tratamento, desenvolvendo meios de reaproveitamento de materiais.

Andrade lembrou ainda que a captação e análise da água na região do Ribeirão dos Tourinhos têm recebido atenção especial da Sabesp do Litoral Norte. “Desde a entrega oficial da Estação de Tratamento de Esgoto do Massaguaçu, em 2004, a Sabesp vem contribuindo para melhoria da qualidade da água do rio”, complementa.

Ações de parceria entre a empresa, a Cetesb e a Prefeitura de Caraguá tem contribuído para o avanço na qualidade de vida dos moradores daquela região.

Sem o despejo do esgoto “in natura” no rio, o resultado da despoluição tem sido extremamente positivo. O último relatório da Cetesb, divulgado em junho de 2009, apontou uma grande redução nos índices de poluição.

No ano passado, a Estação de Tratamento de Esgoto do Massaguaçu, em Caraguá, foi a primeira do Litoral Norte a receber a certificação ISO 14001.

A unidade atende os bairros de Massaguaçu, Tabatinga, Capricórnio e Jetuba. São 6.700 ligações, o que compreende algo em torno de 30 mil pessoas beneficiadas. Para receber o certificado, a ETE do Massaguaçu teve de cumprir várias exigências, entre elas, diversas legislações ambientais.
Assessoria de Imprensa – Sabesp Litoral Norte

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Formatura do Curso de Informática será nesta quinta (7)

Nesta quinta-feira (07/07/2011) será realizada a formatura de 209 alunos que participaram do Curso de Informática, da secretaria de Educação de Caraguá. A cerimônia de entrega do certificado de conclusão será no Teatro Mario Covas, às 19h.

A secretaria de Educação ofereceu, durante três meses, o curso de informática em 17 unidades escolares, onde as aulas foram ministradas por estagiários do laboratório de Informática.

Participaram do curso pessoas de todas as idades que desejavam se atualizar e ter noções do universo tecnológico. As aulas abordaram os seguintes temas: introdução à informática, processador de texto, apresentação eletrônica, planilha eletrônica e internet. O objetivo da capacitação é oferecer à comunidade oportunidades que favoreçam a formação e a inclusão digital da sociedade.

domingo, 3 de julho de 2011

Ilhabela lança guia turístico para iPhone

Jornal Imprensa Livre
Agora os apaixonados por tecnologia terão seu lazer garantido em um dos paraísos mais preservados do Litoral Paulista. A VoozzDigital, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, lança um guia de viagem para iPhone voltado aos visitantes do arquipélago.

O guia oferece imagens e informações sobre os pontos turísticos do arquipélago com dicas de passeios, gastronomia, hospedagem, bares, lojas e atrações culturais. Com poucos cliques pode-se obter a descrição, a localização por GPS e fotos de praias, cachoeiras e trilhas.

Na palma da mão
Qualquer proprietário de iPhone, iPad ou iPod Touch pode chegar a um local com conexão disponível, digitar “Ilhabela” na app store e instalar o aplicativo gratuitamente. A interação com redes sociais como facebook, twitter e foursquare permitirá a postagem de dicas, comentários ou críticas sobre os lugares visitados.

Há também uma “Comunidade de Frequentadores da Ilha” e notícias sobre Ilhabela em tempo real. O usuário ainda pode marcar os pontos turísticos que já tenha conhecido e criar uma lista pessoal destes locais. Desenvolvido pela VoozzDigital, o guia pode ser baixado no site http://migre.me/4JiWO.

“Sem publicidade, o Guia estava em teste desde o início do ano e recebeu até maio 1.350 usuários, agora iniciamos uma campanha de publicidade online e estamos com uma média de 15 downloads por dia” explica o publicitário que criou o Guia Ilhabela, Oliver Reinis, que está morando há dois anos na cidade. A VoozzDigital é uma agência especializada em desenvolvimento de aplicativos (iPhone, iPad, Android e outros) e de ferramentas digitais para mídias sociais. Desde 2004, a empresa produz conteúdo para download em celulares, mas com o tempo foi se especializando na criação e desenvolvimento de projetos para mídias digitais em geral, incluindo as mais modernas tecnologias.

Garantindo a atualidade das informações, a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, por meio de uma parceria entabulada por Ricardo Mônaco, responsável pelo comercial da empresa em Ilhabela, cadastrará todos os estabelecimentos associados que terão seu texto descritivo e localização no guia. Serão criados ainda espaços para que o comércio tenha páginas próprias e publicidade, onde poderão colocar fotos, vídeos e dados mais completos sobre seus estabelecimento.

sábado, 25 de junho de 2011

Governo tem sites invadidos por Hackers

Hackers que invadiram sites do Governo podem pegar até cinco anos de prisão

Desde a madrugada da última quarta-feira (22), vários sites ligados ao Governo do Brasil sofreram ataques de hackers: em alguns, o acesso ficou indisponível por várias horas (caso da Presidência da República) e em outros casos foram divulgadas supostas informações do Governo. Porém, os autores dessas ações podem pegar até cinco anos de prisão, segundo prevê o Código Penal.
No caso de usuários que ajudaram a derrubar sites, explica Rony Vainzof, sócio do Opice Blum Advogados, escritório especializado em Direito Eletrônico, há, basicamente, duas possibilidades de enquadramento de crime.
Versão brasileira do grupo LulzSec reivindicou
 a autoria de ataques (foto ilustrativa)
A primeira é de atentando contra a segurança de serviço público. Neste caso, há o entendimento que sites ligados a órgãos governamentais são de utilidade pública e precisam estar disponíveis. A pena desta infração varia de um a cinco anos de prisão. O período de reclusão é definido em juízo conforme a gravidade do ato.
Na segunda situação, os hackers podem ser enquadrados pelo crime de dano, mais especificamente por inutilizar ou deteriorar a coisa alheia – no caso, por terem deixado um site inoperante ou alterado. A pena prevista para essa infração é de seis meses a três anos.
Após essa série de ataques a órgãos públicos, o Governo solicitou que a Polícia Federal iniciasse uma investigação sobre o ocorrido. Depois de reunir informações, o órgão entrará com uma ação contra os hackers.
Caraguablog/JFPr
Nossa Nota: do dia 22 até ontem a noite vários outros sites do governo haviam sido invadidos inclusive o do IBGE

Outras informações correlativas>>>>>

Vazamento de informações
Há ainda um cenário específico que diz respeito ao vazamento de informações confidenciais do Governo. Neste caso, os hackers, que agiram dessa forma, podem ser condenados por atentado contra um serviço de utilidade pública – a situação do usuário que for pego pode piorar com a gravidade do material subtraído, sobretudo se for de matéria essencial para o serviço público. O réu, que for condenado por isso, pode pegar de um a quatro anos de reclusão.
Por fim, outra possibilidade prevista é o de crime de divulgação de segredo. O artigo 153 do Código Penal define a penalidade como “Divulgar alguém, sem justa causa, conteúdo de documento particular ou de correspondência confidencial, de que é destinatário ou detentor, e cuja divulgação possa produzir dano a outrem”.

Legislação de crimes eletrônicos
Apesar de não ter uma legislação especial sobre a internet, de acordo com Vainzof, as leis brasileiras dão conta da maioria dos casos. “Quase tudo que acontece já tem uma previsão. Não há uma legislação específica para crimes eletrônicos. Porém, a [legislação] vigente dá conta.”
Dentre os casos em que a lei não tem recomendações claras estão os de crimes de disseminação de código malicioso e o de invasão de domicílio eletrônico. Ambos os casos já estão em tramitação no Congresso.
Do UOL Tecnologia/ Guilherme Tagiaroli
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Satélite construído por alunos de Ubatuba foi destaque no Japão

Professor Candido de Moura, da escola municipal Tancredo Neves de Ubatuba, foi o único brasileiro no congresso a apresentar um artigo.
Estudantes do Japão com o professor Candido

O professor de matemática da escola municipal Tancredo Neves, Candido Osvaldo de Moura, esteve na última semana em Okinawa, no Japão, participando como palestrante do ISTS (International Symposium on Space Technology and Science). Candido participou do congresso apresentando o artigo científico “Space Education and Public Outreach for Aerospace Engineering in a Brazilian Perspective” (Espaço de Educação e Sensibilização do público para a Engenharia Aeroespacial, em uma perspectiva brasileira), que conta a história da experiência em construir um satélite com crianças.

O congresso contou com a participação de representantes de agências espaciais dos EUA (NASA), Europa (ESA), Coreia, entre outras. Após sua explanação foram feitos mais de 20 questionamentos pelos presentes, ultrapassando até mesmo o tempo estabelecido. “O que despertou muito a atenção dos presentes durante minha explanação foi o fato de crianças na faixa etária de 10 a 11 anos construírem um satélite”, explicou o professor Candido, o único brasileiro a participar do ISTS.  Ainda segundo o professor, os trabalhos expostos no congresso eram de alunos universitários, com a fabricação de satélites semelhantes ao dos alunos de Ubatuba.
A partir dessa experiência, Candido já pensa no próximo Congresso, em 2013, também no Japão, em Nagoya. “Tenho a intenção de levar meus alunos para expor o trabalho deles lá, mas ainda é cedo, e com certeza isso dependerá de patrocínio”, adiantou o professor.
O artigo apresentado no Congresso é de autoria do professor Candido e três doutores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Walter Abrahão dos Santos, Wilson Yamaguti e Mario Marcos Quintino da Silva.
Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Estudantes de Caraguá conhecem tecnologias e ações da Sabesp no Litoral Norte

Imprensa Sabesp LN/Acácio Gomes
Cerca de 20 estudantes do ensino fundamental do Instituto Dinâmica, de Caraguatatuba, estiveram nesta quinta-feira (17/06) visitando a Estação de Tratamento de Água do Porto Novo, em Caraguá, para conhecer as tecnologias e ações da Sabesp no Litoral Norte.
As informações foram repassadas pela equipe de Educação Ambiental da empresa e por técnicos do sistema operacional.
Segundo os professores presentes, a apresentação foi de extrema importância para o conhecimento dos estudantes, principalmente no que se refere ao tratamento da água.
Caraguablog/JFPr

domingo, 5 de junho de 2011

Cautela em projetos de energia nuclear

O presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, informou que o governo vai analisar com cautela os projetos de energia nuclear na discussão do Plano Nacional Energético 2035. A cautela decorre da decisão da Alemanha de suspender seu programa nuclear após o desastre com a usina nuclear de Fukushima, no Japão.

Para Tolmasquim, o Brasil está em uma posição privilegiada por ter uma grande variedade de opções de geração de energia e, com isso, pode olhar com mais cautela para a questão nuclear.

O executivo defendeu, todavia, que o País não abandone seus projetos nucleares para não ficar defasado em relação às tecnologias no futuro. “Angra III vai continuar. Não tem sentido econômico razoável, depois de tantos anos, começar e parar de novo”, disse ele.

sábado, 4 de junho de 2011

Construção de satélite em escola de Ubatuba leva professor para congresso internacional no Japão

Artigo científico que aborda a construção de um satélite desenvolvido pelos professores Cândido e Patrícia com alguns dos alunos da escola municipal Tancredo Neves será apresentado no ISTS, em Okinawa no Japão.
A experiência dos alunos da escola municipal Tancredo de Almeida Neves, em Ubatuba, em construir um satélite, agora será apresentada como um artigo científico num congresso internacional. O professor de matemática Candido Osvaldo de Moura, coordenador do projeto, participará do ISTS (International Symposium on Space Technology and Science), que acontecerá de 5 a 12 de junho em Okinawa, no Japão. O artigo “Space Education and Public outreach for Aerospace Engineering in a Brazilian Perspective” (Espaço de Educação e Sensibilização do público para a Engenharia Aeroespacial, em uma perspectiva brasileira), de autoria do professor Candido e de três doutores do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), Walter Abrahão dos Santos, Wilson Yamaguti e Mario Marcos Quintino da Silva, contará a história da experiência em construir um satélite com crianças.
Fonte: Assessoria de Comunicação/ Elaine Pinho/PMU
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nissan Leaf a 90 milhas por hora

Elétrico Nissan Leaf é astro de conferência sobre sustentabilidade 
A cidade de São Paulo receberá desta terça-feira (31) até a próxima sexta-feira (3 de junho) 16 prefeitos e representantes de 47 grandes cidades do mundo durante a quarta edição do C40 Summit, congresso bienal que reúne autoridades em torno do debate sobre questões ambientais e de desenvolvimento sustentável -- mudança climática, redução do consumo de energia no cotidiano e maior eficiência no uso de recursos são os temas centrais. Para os amantes do mundo automotivo, no entanto, o foco do evento será a presença na cidade de pelo menos dez unidades do Nissan Leaf, hatch médio movido 100% a energia elétrica, e que utilizado pelos participantes do congresso.
A agenda "não-oficial", porém, nos parece mais interessante: uma unidade do Leaf está em exibição estática ao público no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade.
Maior e mais espaçoso que modelos similares, traçamos a relação com os médios Hyundai i30, Volkswagen Golf e Chevrolet Vectra GT --, o Nissan Leaf tem capacidade de transportar até cinco pessoas  e alcança a velocidade máxima de 144 km/h (90 milhas por hora) graças ao motor elétrico de 80 kW (107 cv). A autonomia total é de 160 quilômetros, sem emissão de um grama de CO2 ou qualquer outro poluente (o modelo sequer tem escapamento). A recarga das baterias de íons de lítio podem ser feita em tomadas convencionais por 8 (220V) ou 20 horas (110 V); há ainda a alternativa dos pontos de recarga expressa, em lojas e locais públicos, com 80% da carga obtida em 30 minutos. Durante o C40, as dez unidades do Leaf serão recarregadas à noite em uma das concessionárias da Nissan.
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Apple faz festa no lançamento do iPad 2

Lançamento do iPad 2 tem fila, celebridades, prosecco e DJ

O shopping Iguatemi foi o único ponto físico de venda no Brasil para o novovíssimo equipamento da Apple. Pontualmente à meia-noite, as pessoas na fila entraram no saguão em que foi montado o estande da empresa norte-americana. Cerca de 150 pessoas fizeram fila desde às 3h da tarde, caso de Pedro Wilson da cidade de Santos/SP. Dentro, celebridades da música e da TV tomavam prosecco, ouviam o DJ e manuseavam o iPad 2. Saiba mais
sobre o evento clicando aqui: Serviço Caraguablog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sistemas de geolocalização dos smartphones preocupam Europa

satélite jps/ mundo tecnologia/localização geolocalização
Um grupo de especialistas apela para que os governos europeus se preocupem com os registros de dados geográficos nos iPhones e iPads da Apple, bem como nos smartphones equipados com o Android, sistema operacional do Google.
Esse grupo de trabalho, presidido pelo holandês Jacob Kohnstamm, reúne especialistas, membros das autoridades nacionais de regulação e de proteção de dados. Suas notificações não são coercivas, mas desta vez sua recomendação deverá ser seguida de fato, ainda mais que certos Estados da União Europeia (UE), como a França, a Alemanha e o Reino Unido, anunciaram sua intenção de conhecer o caso. Nos Estados Unidos, parlamentares democratas já questionaram a Apple.
Em abril, jornais anglo-saxões, reproduzindo estudos conduzidos por dois especialistas britânicos em informática, Alasdair Allan e Pete Warden, revelaram que a Apple havia incluído na última versão de seu sistema operacional para o iPhone e iPad uma função que permitia armazenar dados de deslocamento dos usuários. Já o Google foi questionado por seu sistema Android para celulares e tablets, embora os dois pesquisadores tenham afirmado que não encontraram nesse caso o mesmo sistema de rastreamento e de armazenamento de dados. No entanto, dois de seus colegas, o americano Samy Kamkar e o sueco Magnus Eriksson, teriam provado em trabalhos separados que o Android também armazenava dados de localização
Le Monde/Jean Pierre Stroobants
Caraguablog/JFPr

sábado, 21 de maio de 2011

Workshop Artemídia estabelece relação entre arte e tecnologia

O workshop é o Artemídia “Arte e Meditação Tecnológica: Estratégias de Engajamento da Audiência” a ser realizado amanhã domingo,o dia 22 de maio, das 9h30 às 11h30 e das 14h às 18h, no Auditório Maristela de Oliveira, na Fundacc. O curso é coordenado por César Baio.
Artista e pesquisador César Baio é mestre e doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com estágio doutoral no Archive Flusser (Berlim, Alemanha),  graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda.
Atualmente é docente pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ministrando disciplinas ligadas às tecnologias da produção audiovisual.
Desenvolve projetos de espetáculos multimídia, vídeo e instalações. Entre os principais trabalhos estão “Décimo quarto andar” (2007) selecionado pelo ArteMov 2007 e pela 31º Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, a instalação interativa “[Vi]vendo o Vale do Paraíba” (2008), comissionada pela empresa NovaDutra/CCR, e as instalações interativas “Identidades Coletivas” (2008-09) e “Eu-outro-eu” (2008-09).
O workshop é uma realização das Oficinas Culturais Altino Bondesan, ligada à Secretaria de Estado da Cultura.
                                                                        Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Escolas aplicam prova da Olimpíada de Astronomia

A 14ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) aconteceu nesta sexta-feira (13). Os alunos do ensino fundamental e médio de Caraguá fizeram uma prova de conhecimentos sobre astronomia, astronáutica e energia, de acordo com cada nível de ensino.
 A ação é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e a Eletrobrás Furnas.
Os estudantes receberam com antecedência um material de estudos para se prepararem para a prova. As crianças que se destacarem recebem medalhas de ouro, prata e bronze. Todos os alunos e o professor representante de cada unidade de ensino ganham certificados de participação.
 
No ano passado, cerca de 2 mil alunos de 16 escolas do ensino fundamental 1 e 2 fizeram a prova. Oito alunos conquistaram medalhas: três de ouro (EMEI EMEF Prof. Jorge Passos – bairro Jaraguazinho), três de prata (EMEI EMEF Prof. Jorge Passos – bairro Jaraguazinho) e duas de bronze (EMEI EMEF Prof. Jorge Passos – bairro Jaraguazinho e EMEI Profª Edna Maria Nogueira Ferraz – Perequê-Mirim).

Na escola municipal João Thimoteo do Rosário, do bairro Canta Galo, os estudantes do ensino fundamental I estudaram o conteúdo do teste por meio de desenhos das fases da lua, maquete de planetas com massa de modelar, confecção de um foguete e de uma luneta com cano de PVC. “Eles também assistiram um filme que mostra o lançamento do foguete, a base e o astronauta brasileiro”, disse a professora Maria Benedita da Silva.
Os alunos da escola municipal Professor Luiz Ribeiro Muniz, da Martin de Sá, se envolveram tanto com o tema que as pesquisas ultrapassaram os limites da escola. “Eles gostaram muito do conteúdo, antes da prova me falaram sobre as informações que viram na internet e trouxeram para enriquecer a aula”, explicou a educadora do 4º ano, Clélia Maria da Silva Gomes.
As provas ainda serão corrigidas nas escolas a partir de um gabarito enviado pela organização da olimpíada.
 Assessoria de Comunicação/ Fotos: Erica Santos/PMC                 Caraguablog/JFPr

terça-feira, 17 de maio de 2011

Climatologistas consideram exoplaneta potencialmente habitável

Cientistas descobriram o primeiro planeta fora do sistema Solar que tem as características mais importantes e necessárias para ser considerado habitável. As partes azuis mostram áreas mais frias e as vermelhas, mais quente; enquanto as setas são os ventos que tornam o planeta quente e úmido. Ele gira ao redor da estrela-anã Gliese 581 (mostrado à direita) a 20 anos-luz da Terra
Simulação mostra o planeta 581d em órbita ao redor da estrela anã e um mapa de calor
onde o vermelho seriam áreas quentes e o azul áreas mais frias

PARIS, 16 maio 2011 (AFP) - Um dos planetas que gira ao redor da estrela-anã Gliese 581 poderia ser "habitável", com clima propício para a existência de água em estado líquido e vida, segundo um estudo que uma equipe de climatologistas acaba de publicar.
Os astrônomos querem determinar se alguns dos 500 exoplanetas descobertos são aptos para abrigar a vida.
Sete vezes mais maciço que a Terra e aparentemente rochoso, o Gliese 581d "poderia ser o primeiro planeta potencialmente habitável" descoberto até hoje, anunciou esta segunda-feira o francês Centro Nacional de Pesquisas Científicas (CNRS) em um comunicado.
Detectado em 2007 a 20 anos-luz (1 ano-luz = 9,5 trilhões de quilômetros) do Sistema Solar, o Gliese 581d foi considerado na ocasião frio demais para ser "habitável", ou seja, não teria temperaturas compatíveis com a presença de água em estado líquido em sua superfície.
Este exoplaneta, que orbita ao redor de uma estrela pouco quente, uma anã-vermelha, recebe três vezes menos energia em comparação com a que a Terra recebe do Sol. Também é possível que tenha sempre a mesma face voltada para a sua estrela, enquanto a outra permanece em eterna escuridão.
Apesar das desvantagens, o Gliese 581d poderia se beneficiar de um efeito estufa, que lhe dá um clima "quente a ponto de permitir a formação de oceanos, nuvens e chuva", segundo uma modelização que ilustra "a grande variedade de climas possíveis para os planetas da galáxia", acrescentou o CNRS.
Nesta simulação, a equipe de Robin Wordworth e François Forget, do Laboratório de Meteorologia Dinâmica (LMD) do Instituto Pierre Simon Laplace de Paris, se inspirou nos modelos usados para o estudo do clima terrestre, ampliando a gama de condições possíveis.
Se tiver uma atmosfera densa em dióxido de carbono (CO2), o que é considerado muito provável pelos cientistas, o exoplaneta pode evitar a condensação de sua atmosfera na face noturna e inclusive ter um clima quente.
Após um fenômeno denominado "difusão Rayleigh", que dá a tonalidade azul ao nosso céu, a atmosfera terrestre reflete para o espaço uma fração importante do resplendor azul, limitando o aquecimento do nosso planeta. Um efeito que é pouco sensível com o vermelho, segundo os cientistas, cujos trabalhos foram publicados na revista científica "The Astrophysical Journal Letters".
O Gliese 581d, terceiro planeta que orbita ao redor da anã-vermelha, poderia estar em uma penumbra avermelhada, com uma atmosfera densa e uma espessa camada nebulosa.
Uol NOTÍCIASCiência e Saúde
Caraguablog/JFPr

Poderes Públicos, Sabesp e Cetesb em Parceria

Investimentos e parcerias melhoram qualidadede rio no Ribeirão dos Tourinhos
ETE Massaguaçú: Unidade foi instalada em 1987

Desde a entrega oficial da Estação de Tratamento de Esgoto do Massaguaçú, em 1987, a Sabesp vem contribuindo para melhoria da qualidade da água do rio Ribeirão dos Tourinhos, no bairro de Massaguaçú, em Caraguá.
Ações de parceria entre a empresa, a Cetesb e a Prefeitura de Caraguá tem contribuído para o avanço na qualidade de vida dos moradores daquela região.
Levantamento realizado em abril de 2005 apontou pelo menos 4 mil residências às margens do Ribeirão dos Tourinhos que não estavam conectadas a rede de esgoto da Sabesp. A partir deste levantamento, os moradores foram notificados pela Secretaria de Saúde de Caraguá para promover a ligação.
Sem o despejo do esgoto “in natura” no rio, o resultado da despoluição veio rápido. O último relatório da Cetesb, divulgado em junho de 2009, apontou uma grande redução nos índices de poluição.

Para se ter uma idéia, no ponto 1 (ponte sobre a Rua Pedra Grande, Massaguaçú), análise feita em outubro de 2003 apontou um índice 33.000 de coliformes termotolerantes. Porém, em nova análise em 2009 este índice baixou para 2.600, ou seja, uma redução de 92,12%.

No ponto 2 (ponte sobre a Rua Benedito de Paula, Massaguaçú) o índice em 2003 era de 33.000 passando para 1.560 em 2009, redução de 95,27%. E por último, o relatório apresentou um índice de 23.000.

No ponto 3 (final da Rua Geraldo Estevam Matos, Massaguaçú) em 2003, passando para 3.400 em 2009, ou seja, redução de 85,22%.
Segundo o biólogo João Carlos Carvalho Milanelli, gerente da Agência Ambiental Unificada de Ubatuba, ainda foi identificado a presença de lançamentos clandestinos de esgoto “in natura”. “Porém, é importante ressaltar que houve significativa melhora do curso d’água em relação aos resultados da coleta realizada em 2003. A Cetesb manterá o monitoramento para garantir a qualidade da água”, esclarece.
                                                       ETE Massaguaçú
No ano passado, a Estação de Tratamento de Esgoto do Massaguaçú, em Caraguá, foi a primeira do Litoral Norte a receber a certificação ISO 14001.
A unidade, implantada em 1987, atende os bairros de Massaguaçú, Tabatinga, Capricórnio e Getuba. São 6.700 ligações, o que compreende algo em torno de 30 mil pessoas beneficiadas.
Para receber o certificado, a ETE do Massaguaçú teve de cumprir várias exigências, entre elas, diversas legislações ambientais.
Imprensa Sabesp LN/Acácio Gomes
Caraguablog/JFPr