Mostrando postagens com marcador Litoral Norte. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Litoral Norte. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Futurágua forma mais 428 estudantes no Litoral Norte

A Sabesp do Litoral Norte conclui esta semana a formatura de mais 428 estudantes das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. A formatura de setembro faz parte do 4º e último encontro do Projeto Futurágua 2011. Entre os formandos desta semana, 168 alunos de Caraguatatuba, 105 de São Sebastião, 90 de Ubatuba e 65 de Ilhabela.

A pequena Geovana, de 10 anos, falou sobre a importância de economizar água. “Gostei de todos os encontros. Precisamos cuidar da água para não faltar para a gente”, disse a estudante da EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro do Tinga, em Caraguatatuba.


Somente no primeiro semestre deste ano, a empresa promoveu a formatura de 1.690 estudantes do 4º ano (antiga 3ª série do ensino fundamental) do Litoral Norte. Foram 636 crianças de Caraguatatuba, 379 de Ubatuba, 343 de São Sebastião e 332 de Ilhabela.

Agora serão formados neste segundo semestre mais 1.550 agentes multiplicadores mirins, totalizando 3.240 alunos de 47 escolas da rede municipal das quatro cidades do Litoral Norte durante o ano de 2011.

Com um enfoque multidisciplinar, o Futurágua Litoral Norte proporciona uma abordagem direcionada e integrada com temas como: meio ambiente, história, química, física, ciência, geografia e ecologia, a fim de formar futuros adultos conscientes e pró-ativos na defesa do nosso maior patrimônio, a água.

O programa é desenvolvido em quatro etapas, com palestras, integração nas escolas e, por último, a visita em instalações da Sabesp.

domingo, 25 de setembro de 2011

DESCUBRA O LITORAL NORTE PAULISTA

Para as pessoas que já não se contentam em visitar a cidade de São Paulo e seus atrativos pontos culturais e de entretenimento, uma boa opção é visitar as belas paisagens que ficam em seu litoral norte. A chamada Trilha das Sete Praias é um passeio inesquecível por sete belas praias que ainda são pouco exploradas pelos turistas.

As praias do Oeste, Perez, Bonetinho, Praia Grande do Bonete, Praia do Cedro, Praia do Deserto e Paria da Fortaleza são habitadas por pessoas acolhedoras e simpáticas, muitas delas caiçaras, pois essa região era povoada pelos índios. Com águas claras e límpidas, essas praias são um convite a um mergulho para todos os turistas que as visitam. Todos que já foram até a região garantem que a vista deslumbrante desse trajeto compensa a visita até esse trecho, que no final, dá para ver as belezas do município de Ubatuba. Para os amantes do mar, essa é uma boa sugestão para descansar e se divertir. 
Acesse fotos: Turismo Culturamix
Caraguablog/JFPr

Semana Internacional do Idoso


A Semana Internacional do Idoso está movimentando todas as cidades do Litoral Norte.
Durante a semana o grupo da melhor idade poderá participar em sua cidade de palestras, aulas de dança, sessão de cinema, gincana, torneio de vôlei, confraternização com café da manhã, aula de panificação, trilhas, além de outras atividades.

“É nosso dever garantir uma vida saudável, com atividades culturais, esportivas, de lazer, acessibilidade e tudo o que estiver ao alcance do poder público”, ressaltou Colucci prefeito de Ilhabela
Caraguablog/JFPR

sábado, 17 de setembro de 2011

Mais de 2 mil voluntários participam hoje da 16ª Ecomobilização

A Sabesp promove hoje (17/09) a 16ª Ecomobilização, desta vez com enfoque para o Litoral Norte de São Paulo.

O evento integrará o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que contará com o apoio das empresas Surf Riders, ZPB e Transpetro, e a realização, além da Sabesp, da Associação Caiçara Juqueriquerê (ACAJU), Associação Somos Ubatuba (ASSU), Instituto Terra & Mar e das Prefeituras de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

Mais de 2 mil voluntários devem participar da ação nas quatro cidades. A empresa fornecerá água aos voluntários, bem como luvas e sacos para coleta de resíduos. Também promoverá atividades lúdicas com os participantes.


A ação, que prevê um mutirão de limpeza com coleta de recicláveis, será realizada em 33 praias do Litoral Norte. São elas: Enseada, São Francisco, Araçá, Praia Deserta, Barequeçaba, Cabelo Gordo, Segredo, Guaecá, Barra do Sahy, Juréia e Boracéia (São Sebastião); Porto Novo, Fleixeiras, Indaiá, Massaguaçú, Cocanha e Centro (Caraguá); Barra Seca, Cruzeiro, Maranduba, Sununga, Lázaro, Domingas Dias, Félix, Lagoinha, Itamambuca, Saco da Ribeira, Perequê-Açú, Praia Grande, Picinguaba, Camburi e Palmas (Ubatuba); e Barra Velha (Ilhabela).

Haverá ainda mutirão na foz dos rios Santo Antônio, Juqueriquerê (Caraguá) e Itamambuca, Cavalo e Ribeirão da Cachoeira (Ubatuba), onde além da limpeza, os voluntários realizarão o plantio de mudas nativas.

A abertura oficial será a partir das 9h na praia do Centro de Caraguá, com a presença do prefeito Antônio Carlos da Silva, do presidente da Associação Caiçara Juqueriquerê, Pedro Paes, do superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, e do Assessor de Meio Ambiente da Presidência da Sabesp, Marcelo Morgado.

O encerramento das atividades será realizado na praia de São Francisco, em São Sebastião, por volta das 12h, com a presença do prefeito Ernane Primazzi, da coordenadora do Projeto Mamíferos Marinhos do Instituto Terra & Mar, Shirley Pacheco, e demais autoridades municipais e da Sabesp.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos maiores eventos mundiais de educação ambiental e que vem sendo desenvolvido há 26 anos em vários países, por iniciativa da Ong norte-americana The Ocean Conservancy.

Tem por objetivo conscientizar a sociedade dos impactos no meio ambiente marinho, causados pelo descarte de resíduos de forma inadequada que acabam chegando aos ambientes aquáticos ou mesmo descartados diretamente no mar e vias fluviais.

Somente no ano passado foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo nas praias e rios do Litoral Norte. Entre os objetos coletados estavam sacos, sacolas plásticas, bitucas de cigarro, embalagem de alimentos, vidros, garrafas a até pneus.

Onda Limpa Litoral Norte
Além de contribuir com a limpeza das praias e rios da região, a Sabesp tem investido em saneamento básico no Litoral Norte, dentro do Programa Onda Limpa, melhorando a qualidade das praias da região.

Desde o ano de 2008, a empresa já aplicou recursos na ordem de R$ 170 milhões na execução de redes coletoras, estações elevatórias e estações de tratamento nas quatro cidades da região (São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba).

Em dezembro de 2007, os índices de cobertura no Litoral Norte eram de 36%. Já em dezembro de 2010 esse índice de cobertura passou para 51%.

Atualmente as obras em andamento no Litoral Norte somam mais de R$ 80 milhões, entre elas, Sistema de Esgotamento Sanitário do Perequê-Açú (Caraguatatuba), Sistema de Esgotamento Sanitário Capela/Centro (Ilhabela), Sistema de Esgotamento Sanitário Perequê-Açu e Sistema de Esgotamento Estufa (Ubatuba), além do Sistema de Esgotamento Sanitário Baleia/Sahy, Sistema de Esgotamento Sanitário Una/Engenho, Sistema de Esgotamento Sanitário Enseada/Jaraguá/Canto do Mar e Sistema de Esgotamento Sanitário Paúba (São Sebastião).

Com a conclusão das obras, previstas para o segundo semestre de 2012, os índices de cobertura no Litoral Norte chegarão a 70% (sendo 80% em Caraguatatuba, 70% em São Sebastião, 68% em Ubatuba e 60% em Ilhabela), com 100% desse esgoto tratado.

A Sabesp informa também que já trabalha na elaboração dos projetos para a segunda fase do Programa Onda Limpa Litoral Norte, com investimentos superiores a R$ 300 milhões somente em esgoto, através das chamadas Parcerias Público Privada (PPP’s), que elevará o índice de cobertura para quase 90% em todo o Litoral Norte ao final de 2015.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Câmaras do Litoral Norte fixam número de vereadores

Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, os municípios brasileiros foram “presenteados” com a possibilidade de reverem o número de seus vereadores. Para mais, evidentemente.

Assim, Caraguatatuba, com 100.899 habitantes, poderia ter até 17 vereadores contra os 10 que possui atualmente. Ilhabela, com 28.176 habitantes, poderia ter até 11 vereadores. Hoje, possui nove.

Já São Sebastião poderia ter até 15 vereadores, em razão de apresentar uma população de 73.833 habitantes. Ubatuba, por sua vez, contando 78.878 moradores, poderia ter até 15 cadeiras.

Os salários dos vereadores também teriam novos limites. Ubatuba poderia pagar até 8.960 reais a cada um de seus edis; Ilhabela, 6.720 reais; São Sebastião, 8.960 reais. Caraguatatuba seria a cidade com maior salário de vereador: 11.200 reais.

O cálculo é simples. A constituição determina que em cidades com até 50 mil habitantes, o ganho do vereador corresponderá a até 30% do que ganha um deputado estadual. De 50 mil a 80 mil habitantes, o percentual passa para 40%. Município com mais de 100 mil, o limite máximo é de 50% do que ganha um deputado. O deputado estadual ganha hoje, somando subsídios e ajuda de custo, o total de 22.400 reais.

Evidentemente, que não basta apenas a vontade de fixar. É preciso fazer cálculos de viabilidades financeira e orçamentária. Somente o dinheiro disponível poderá indicar realmente qual o valor que o vereador de cada cidade poderá receber a título de subsídio.

FIXAÇÃO – A fixação do número de vereadores depende de emenda à lei orgânica municipal de cada município, votada em dois turnos e com interstício mínimo de dez dias entre a primeira e a segunda votação. Tratanto-se de emenda à lei orgânica, não há sanção nem veto do prefeito, sendo a respectiva emenda promulgada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Ilhabela foi a primeira cidade a pretender fixar o número de seus vereadores. O projeto aprovado elevou de 9 para 11, o número máximo. Uma decisão judicial, todavia, anulou a sessão de Câmara em que ocorreu a votação e esta ficou prejudicada. A Câmara terá de mais uma vez votar a propositura para que a fixação tenha validade.

Mais comedida, embora tenha dinheiro sobrando, pois o seu presidente fala em devolver 8 milhões de reais no final do ano ao Executivo, a Câmara de São Sebastião discute projeto que eleva de 10 para 11 a quantidade de seus vereadores, um número encontrado a partir de consultas feitas à população.

A Câmara de Caraguatatuba, embora não agüente “um gato pelo rabo”, pois passa por necessidades orçamentárias terríveis, discute projeto que eleva o número de seus vereadores de 10 para 15.

Ubatuba votou na última terça-feira, em caráter definitivo, emenda à sua LOM fixando em 13 o número de cadeiras para as próximas eleições.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ubatuba, a que era UbaCHUVA...

Um estudo da Universidade de Campinas pôs abaixo o mito de que Ubatuba é a terra da chuva, a ponto de seus moradores e freqüentadores, inconformados com os repetidos aguaceiros ao longo dos anos, terem-na apelidado “Ubachuva”, carinhosamente ou não.

A verdade é que as chuvas diminuíram nos últimos trinta anos, conforme demonstra o estudo da Unicamp elaborado pelo pesquisador João Paulo Macieira Barbosa. As estações meteorológicas espalhadas por todo o Litoral Norte, em quatro postos, nas três últimas décadas, registraram diminuição do número de dias com chuvas em todas as estações. Os estudos seguiram os rigorosos critérios técnicos da World Meteorological Organization.

Um “ufa!” não só para Ubatuba, mas também para Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, que deixaram de ser, ao lado da “terra tamoia”, Caraguatachuva, Ilhachuva e São Sebaschuva. Que viva o sol!

O oportunista Vicentinho

Recebemos do leitor Sérgio Cruz o seguinte texto opinativo:

Hélio Monteiro:
o verdadeiro pai da criança
O deputado federal Vicentinho de Tal, do PT, esteve visitando o litoral norte nesta segunda-feira e dentre os assuntos que abordou estava a instalação de uma universidade federal na região.

Oportuna a intervenção do parlamentar, daí o título deste texto. Oportuníssima até, mas apenas para apoiar. Nunca para iniciar um eventual processo legislativo, que não existe neste caso por ser ato de caráter estritamente executivo. Nem para arvorar-se em "pai da criança".


O propalado “projeto de lei” de sua autoria que estaria tramitando na Câmara Federal não passa de falácia. Explica-se: foge da competência parlamentar a criação de universidades onde quer que seja. Por gerar despesas, a iniciativa cabe somente ao chefe do Poder Executivo Federal, no caso à presidentA Dilma.

Apresentar projeto quando sabe que a medida é inconstitucional, eis aí o oportunismo. Quer tornar-se mãe e pai de algo sem ter útero nem pênis. Não dá. Que engane aos desavisados, mas não suponha que todos sejam crédulos a ponto de engolir tudo que vem “de cima para baixo”.

Sabe-se à farta, às burras, que um jovem de Caraguá vem se empenhando ao máximo para conseguir a criação de uma universidade federal gratuita para o Litoral Norte, com ensino de qualidade. Esse jovem chama-se Hélio Monteiro. E sua luta em prol dessa idéia vem sendo coroada de êxito e ganhando forças a cada dia.

Até a Brasília ele foi para defender seu ponto de vista e a receptividade foi das melhores. Já há um processo tramitando sobre isso e não é do Vicentinho, não. Um processo em sede apropriada –Poder Executivo– e não em outro poder –Legislativo– ao qual a Constituição Federal nega competência para iniciar assuntos desse gênero – que gera despesas.

Vicentinho deve ter ouvido o galo cantar e achou bonita a canção e logo atinou para o fato de que ela pudesse lhe render votos nas próximas eleições. E tascou um projeto em cima, buscando tornar-se pai da criança concebida por outrem.

Oportunista, digo-o de novo. E ainda tem a cara-de-pau de vir à região “apresentar a sua grande idéia”, surrupiando-a do jovem Hélio Monteiro.

Essa gente do PT, vou te dizer uma coisa...
Sérgio Deodato Cruz
de Caraguá

Sabesp promove mutirão da limpeza para comemorar Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

A Sabesp promove no próximo sábado (17/09) a 16ª Ecomobilização, desta vez com enfoque para o Litoral Norte de São Paulo

O evento integrará o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que contará com o apoio das empresas Surf Riders, ZPB e Petrobras, e a realização, além da Sabesp, da Associação Caiçara Juqueriquerê (ACAJU), Associação Somos Ubatuba (ASSU), Instituto Terra & Mar e das Prefeituras de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

A ação, que prevê um mutirão de limpeza com coleta de recicláveis, será realizada em 32 praias do Litoral Norte, entre elas, Guaecá, Barra do Sahy e São Francisco (São Sebastião), Porto Novo, Indaiá e Cocanha (Caraguá), Barra Velha (Ilhabela) e Itamambuca, Lagoinha e Praia Grande (Ubatuba).


Haverá ainda mutirão na foz dos rios Santo Antônio e Juqueriquerê, em Caraguá, onde além da limpeza, os voluntários realizarão o plantio de mudas nativas.

A abertura oficial será a partir das 9h na praia do Centro de Caraguá, com a presença do prefeito Antônio Carlos da Silva, do presidente da Associação Caiçara Juqueriquerê, Pedro Paes, do superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, e do Assessor de Meio Ambiente da Presidência da Sabesp, Marcelo Morgado.

Mais de 2 mil voluntários devem participar da ação nas quatro cidades. A empresa fornecerá água aos voluntários, bem como luvas e sacos para coleta de resíduos. Também promoverá atividades lúdicas com os participantes.

O encerramento das atividades será realizado na praia de São Francisco, em São Sebastião, por volta das 12h, com a presença do prefeito Ernane Primazzi, da coordenadora do Instituto Terra & Mar, Shirley Pacheco, do superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, e do Assessor de Meio Ambiente da Presidência da Sabesp, Marcelo Morgado.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos maiores eventos mundiais de educação ambiental e que vem sendo desenvolvido há 26 anos em vários países, por iniciativa da Ong norte-americana The Ocean Conservancy.

Tem por objetivo conscientizar a sociedade dos impactos no meio ambiente marinho, causados pelo descarte de resíduos de forma inadequada que acabam chegando aos ambientes aquáticos ou mesmo descartados diretamente no mar e vias fluviais.

Somente no ano passado foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo nas praias e rios do Litoral Norte. Entre os objetos coletados estavam sacos, sacolas plásticas, bitucas de cigarro, embalagem de alimentos, vidros, garrafas a até pneus.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sabesp executa Programa de Combate as Perdas de Água no Litoral Norte

A Sabesp do Litoral Norte vem executando o Programa de Combate as Perdas de Água em diversos bairros das quatro cidades da região para verificar as condições de instalações residenciais, comerciais, industriais e públicas para o abastecimento de água. O objetivo principal da empresa é a redução de perdas de água e a melhoria nos sistemas de distribuição.

Os técnicos da empresa realizam censo cadastral, vistoria em ligações inativas, troca preventiva de hidrômetros, troca de ramais, acompanhamento diário do volume produzido com leitura diária do macromedidor, pesquisas de vazamentos com escuta e geofonamento eletrônico, entre outras medidas.


Entre os problemas mais comuns encontrados estão: cavaletes sem acesso para manutenção, cavaletes sem acesso para leitura, cavaletes com T (o que facilita a violação do hidrômetro) e cavaletes sem lacre.

Uma das ações foi realizada no bairro Varadouro, Setor de Abastecimento escolhido para o projeto piloto, com vistoria em 471 imóveis entre março e maio deste ano.

“Dividimos o município de São Sebastião e pegamos o Setor de Abastecimento com maior incidência de perdas, ou seja, considerados críticos. A partir daí pesquisamos vazamentos existentes na rede de distribuição de água, permitindo detectar possíveis problemas de desabastecimento de água e altas pressões. Além disso, promovemos o geofonamento eletrônico em pesquisas noturnas, bem como a utilização de barras de escuta nas pesquisas diurnas. É um trabalho casa a casa”, explica o encarregado do projeto em São Sebastião, Fernando Garcia Lopes.

Segundo ele, depois de compilado os dados, os técnicos realizam o levantamento prévio para posteriores medidas de solução. “Pode ser uma simples troca de hidrômetro, como uma notificação ao morador para que possamos realizar a leitura do equipamento”, explica.

Segundo o gerente da Sabesp em Caraguá, Pedro Ponce, que coordenou os trabalhos em São Sebastião, somente com o trabalho realizado e a conscientização por parte dos moradores do Varadouro verificou-se uma queda de 20% no índice de perdas no bairro.

“Em várias ruas providenciamos a instalação de forma gratuita ao cliente, de acordo com as conformidades exigidas pela empresa. Para se ter uma idéia, foram instalados 43 kits UMA em ligações que não tínhamos acesso para manutenção e leitura”, destaca Ponce.

Agora, a equipe técnica de São Sebastião está no bairro de Maresias, na Costa Sul da cidade. Mais de 1.300 imóveis já foram vistoriados.

Segundo o superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, o trabalho será estendido para outros bairros das cidades da região.

Estudantes do Litoral Norte disputam 21 vagas em concurso público da Sabesp

Estudantes do Litoral Norte realizaram no último domingo (11/09) a prova objetiva do concurso público da Sabesp, que vai oferecer 21 vagas para as quatro cidades da região (Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela).

Dos 200 inscritos, 124 compareceram a Escola Estadual Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva, em Caraguá. Os estudantes responderam 60 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 15 de Noções de Informática e 15 de Atualidades.


A expectativa foi grande por uma das vagas. Muitos deles estavam atraídos pelos benefícios nos dois anos de contrato. É o caso da estudante Juliana Santos, que disputava uma das vagas para Administração de Empresas. “Estou na expectativa. Além de ganhar experiência, poderei pagar minha faculdade com o dinheiro”, destaca.

Para se ter uma idéia, a remuneração da bolsa auxílio é de R$ 907,84, fora vale refeição e plano de saúde.

No Litoral Norte, serão oferecidas 13 vagas para Administração de Empresas, 03 para Direito, 02 vagas para Tecnologia em Gestão, 01 para Ciências Biológicas, 01 para Ciências Contábeis e 01 vaga para Sistema de Informação.

O resultado final da classificação com os aprovados deverá sair até o final do mês. Informações no site www.esppconcursos.com.br. 

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Água mais cara a partir de hoje

Entra hoje (12/9/11) em vigor o aumento de 6,83% na tarifa do consumo d'água e tratamento de esgoto em todos os municípios do Litoral Norte e Vale do Paraíba atendidos pela Sabesp.

O aumento foi autorizado pela agência reguladora do Estado de São Paulo.

sábado, 10 de setembro de 2011

Análise de água do Litoral Norte é sinônimo de excelência

A Superintendência da Sabesp do Litoral Norte conta desde 1996 com a Divisão de Controle Sanitário, responsável entre outras coisas pelo controle da qualidade da água produzida e distribuída para as quatro cidades da região (Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela).

Com investimentos na ordem de R$ 1,8 milhões, o Setor virou referência na Diretoria de Sistemas Regionais no quesito excelência, tanto que possui acreditação desde 2007 junto ao Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia).

Somente entre os meses de janeiro e agosto deste ano, os técnicos promoveram 4.080 análises, coletadas em diferentes pontos da região. No caso da água, foram feitas 2.029 análises. Após as coletas, são realizadas análises físico-químicas de água, reagentes e soluções, além de análises bacteriológicas.


O superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, ressalta que a população pode e deve consumir com total tranqüilidade a água que chega as casas pelas redes de abastecimento da empresa na região. “Atendemos 31 parâmetros definidos pelo Inmetro e estabelecidos pelo Ministério da Saúde”.

Um dos pontos de destaque no Litoral Norte é a análise bacteriológica. Comparando com outras Unidades da Sabesp do Estado, a região possui a melhor qualidade bacteriológica com índice de 0,1% (uma contaminação a cada mil amostras), índice este de primeiro mundo. Há 10 anos esse índice era de 5,6% (56 contaminações a cada mil amostras).

De acordo com o gerente da Divisão de Controle Sanitário, Antônio Dirceu Azevedo, o diferencial para chegar a este índice de excelência foram os procedimentos de melhoria contínua na execução de coleta, o transporte de amostras, os procedimentos de armazenamento e o ambiente do trabalho na realização das análises.

Localizada no bairro Martim de Sá, em Caraguá, a Divisão de Controle Sanitário (que conta com 15 funcionários) realiza também o monitoramento dos efluentes domésticos, não domésticos e corpos receptores, de acordo com o Plano de Monitoramento acordado com a Cetesb, previstas nas licenças de operação.

Além disso, promove a coleta e análise de água salina da dispersão dos quatro emissários submarinos em operação no Litoral Norte (Araçá e Cigarras, em São Sebastião; Saco da Capela, em Ilhabela; e Enseada, em Ubatuba).

Essa excelência nos serviços prestados virou objeto de estudo para instituições de ensino do Estado. Estudantes de ensino médio (Escola de Tecnologia – Etec) e superior (Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo – USP, Unimódulo – Caraguá e Faculdade São Sebastião – Fass) agendam constantemente visitas ao local para conhecer as tecnologias adotadas pelos técnicos.

A Divisão de Controle Sanitário do Litoral Norte funciona na rua Cachetal, 50, no bairro Martin de Sá. Visitas podem ser agendadas pelo telefone (12) 3885-2008.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Sabesp reajusta tarifas a partir de segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira (11/09), as contas de água e esgotos da Sabesp sofrerão um reajuste de 6,83%.

Autorizado pela Agência Reguladora do Estado de São Paulo (Arsesp), o novo índice tarifário será aplicado de forma linear a todas as categorias de consumo, com exceção às cidades de Lins, São Bernardo do Campo e Magda, que possuem regras diferenciadas.

Pela simulação feita pela Arsesp, o aumento da tarifa para residências com consumo de até 10 metros cúbicos por mês é de R$ 1,94 (de R$ 28,38 para R$ 30,32) e de R$ 3,90 para pontos comerciais (de 56,96 para R$ 60,86) no mesmo patamar de consumo.

Já para residência social (que defende da faixa salarial do morador, metragem do imóvel e consumo) a alta é de R$ 0,66 (de R$ 9,62 para R$ 10,28).

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Escola de São Sebastião recebe exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte”

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia continua com a exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte de São Paulo”.

Na quinta e sexta-feira (08 e 09/09), a exposição estará na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, no bairro Enseada, em São Sebastião. O evento conta com apoio da Sabesp e Transpetro.

Fotos de pescadores artesanais do Litoral Norte, apresentação de documentários, conversa com pescadores caiçaras, oficinas de reciclagem com artesãos locais e palestras fazem parte da programação da exposição itinerante.

A exposição seguirá nos dias 21 e 22/09 para a Escola Maria Aparecida Ujyo, no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba.

 “O objetivo é divulgar a importância da pesca artesanal e destacar as tradições e raízes dos pescadores caiçaras”, conta Shirley, que estima atingir pelo menos 2.500 estudantes das redes municipal e estadual de São Sebastião e Caraguatatuba.

Sabesp apoia eventos cívicos no Litoral Norte

A Sabesp do Litoral Norte fechou parceria para apoio nos eventos cívicos que acontecem na região. Além disso, a empresa está presente nas festividades de comemoração do 206º aniversário de Ilhabela.

Em Ilhabela, a Sabesp realizou a distribuição de água no desfile cívico realizado no último sábado (03/09) na Vila, data em que se comemorou o aniversário da cidade.

Já em São Sebastião, a Sabesp apoiou o primeiro desfile na cidade, realizado na última segunda-feira (05/09) no bairro de Boiçucanga, Costa Sul do município.

Agora, a empresa estará presente apoiando os desfiles de 7 de setembro, na Rua da Praia, centro de São Sebastião, e em Caraguatatuba, onde haverá 10 pontos de distribuição de água. 

sábado, 3 de setembro de 2011

Exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte” continua percorrendo escolas


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia continua com a exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte de São Paulo”.
O evento conta com apoio da Sabesp e Transpetro, além da parceria das Secretarias Municipais de Educação e da Diretoria Regional de Ensino.

Fotos de pescadores artesanais do Litoral Norte, apresentação de documentários, conversa com pescadores caiçaras, oficinas de reciclagem com artesãos locais e palestras fazem parte da programação da exposição itinerante.

A exposição estará na próxima quinta-feira (09/09) na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, do bairro Enseada, em São Sebastião. Já nos dias 21 e 22/09, a exposição estará na Escola Maria Aparecida Ujyo, no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba.
 “O objetivo é divulgar a importância da pesca artesanal e destacar as tradições e raízes dos pescadores caiçaras”, conta Shirley, que estima atingir pelo menos 2.500 estudantes das redes municipal e estadual de São Sebastião e Caraguatatuba.
Caraguablog/JFPr

Concurso público para estagiários da Sabesp terá 200 candidatos disputando 21 vagas no Litoral Norte


A Sabesp encerrou na última semana as inscrições para o concurso público de estagiários da empresa. No Litoral Norte, serão oferecidas 21 vagas para o ensino superior, sendo 13 para Administração de Empresas, 03 para Direito, 02 vagas para Tecnologia em Gestão, 01 para Ciências Biológicas, 01 para Ciências Contábeis e 01 vaga para Sistema de Informação.
Foram efetivadas 200 inscrições na região, sendo 89 para a área de Administração de Empresas, 39 em Tecnologia em Gestão, 34 para Direito, 21 para Ciências Biológicas, 09 para Ciências Contábeis e 08 para Sistema da Informação.

As provas serão aplicadas em 11 de setembro de 2011 em local a ser divulgado na próxima semana pela organização do concurso.
A prova terá 60 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa, 15 de Matemática, 15 de Noções de Informática e 15 de Atualidades.

O estágio será válido por dois anos e a remuneração da bolsa auxílio será de R$ 907,84, mais vale refeição e plano de saúde.
Informações pelo site www.esppconcursos.com.br
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

DER e Dersa protocolam EIA/Rima para duplicação do trecho de planalto da rodovia dos Tamoios

A duplicação da Tamoios é estudada pelo DER desde 2006, inclusive, com a realização de estudos de impacto ambiental

Com apoio técnico da Dersa, o DER (Departamento de Estradas de Rodagem) solicitou a Licença Prévia para as obras de duplicação do trecho de Planalto da rodovia dos Tamoios (SP 099). O EIA/Rima (Estudo de Impacto Ambiental /Relatório de Impacto ao Meio Ambiente) atualizado foi protocolado na Secretaria do Meio Ambiente (SMA), na tarde de hoje.

A duplicação da Tamoios é estudada pelo DER desde 2006, inclusive, com a realização de estudos de impacto ambiental. Embora várias melhorias pontuais na rodovia tenham sido feitas desde então, a duplicação do trecho do Planalto foi postergada por questões de planejamento e detalhamento de projeto.

Um convênio celebrado em 27 de julho de 2011, entre Dersa e DER, celebrou a adesão da Dersa ao projeto de duplicação do trecho Planalto da rodovia, a qual figura entre as obras prioritárias da Secretaria Estadual de Logística e Transportes. A partir do convênio, foi contratada a revisão e atualização dos estudos de impacto ambiental e a retomada do processo de licenciamento ambiental.

Cabe destacar que as obras de duplicação do trecho Serra da Rodovia dos Tamoios e os contornos urbanos da SP-55, em Caraguatatuba e São Sebastião, também integram os esforços conjuntos do DER e Dersa e são objeto de estudos ambientais atualmente em curso.

No Trecho Planalto, com a obra de duplicação planejada para ocupar, predominantemente, a faixa de domínio já existente, o impacto ambiental é limitado e minimiza a execução de intervenções que demandem supressão de vegetação nativa.

Na atualização do EIA/Rima, os estudos consideraram como trecho de Planalto o segmento compreendido entre os quilômetros  11,5 e 60,4. Os critérios que definiram o segmento, objeto do licenciamento ambiental,foram basicamente determinados pelas características da paisagem e de seus atributos ambientais, que condicionam o planejamento da execução das obras, de maneira a atender as melhoras práticas de gestão ambiental.

No Planalto, por se tratar de obras dentro de faixa de domínio já ocupada, a gestão dos aspectos ambientais demandará um planejamento distinto daquele previsto para o futuro trecho Serra. Portanto, por critérios decorrentes da avaliação ambiental, o EIA do Trecho Serra da duplicação da Rodovia dos Tamoios, em elaboração, tratará da totalidade das obras que
atravessam o parque, na Serra.

O EIA atualizado e apresentado hoje pautou-se pelo criterioso atendimento da legislação ambiental em vigor, incorporando as melhores práticas adotadas em obras rodoviárias licenciadas e executadas recentemente, no Estado de São Paulo. Pelos benefícios esperados para todos os usuários e municípios atravessados pelo traçado e pelo fato de inserir-se quase em sua totalidade na área de domínio do DER, o processo de análise e consulta para a obtenção das Licenças Prévia e de Instalação devem ser completados em prazo que permita o início das obras em março de 2012.

Após o protocolo na SMA, serão agendadas, pelo Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente), Audiências Públicas a serem realizadas na região do empreendimento atendendo no prazo legal de 45 dias. Nessas audiências, será apresentado as informações do Relatório de Impacto ao Meio Ambiente à comunidade local. As contribuições feitas pelos participantes serão recebidas e avaliadas tanto pelo empreendedor como pela  Cetesb de maneira a possibilitar o contínuo aprimoramento do projeto.

Dessa forma, o Governo do Estado vem cumprindo o cronograma planejado para a duplicação do trecho Planalto da Rodovia dos Tamoios, que prevê o início da obras para março de 2012, com expectativa de conclusão em 20 meses, ou seja, em novembro de 2013. As obras têm previsão de início em março de 2012, logo depois do período de veraneio, e serão concluídas até novembro de 2013, antes da temporada de verão 2013/2014.

O trecho de Serra da rodovia, bem como os contornos urbanos de Caraguatatuba e São Sebastião (SP-55) estão previstos para serem concluídos através de uma Parceria Público-Privada (PPP) a qual encontra-se em fase de elaboração de estudos na Artesp.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Câmara de Ubatuba tem nova mesa diretora




Rogério Frediani, o novo 
presidente da Câmara
O resultado julgamento do processo envolvendo vereadores com o episódio de irregularidades na votação do conselho tutelar de Ubatuba em 2010 foi finalmente divulgado.

Três vereadores foram condenados e posteriormente afastados de seus cargos a pedido da promotoria pública. Como faziam parte da mesa diretora, a Câmara realizou eleição e empossou seus novos titulares.

Foram afastados em decorrência da sentença judicial os vereadores Romerson de Oliveira, presidente da Câmara, Silvinho Brandão, primeiro vice-presidente, e Claudinei Xavier, primeiro secretário.

Eles agora tentam na justiça retomar suas funções de vereador, conforme já aconteceu no passado quando de seu primeiro afastamento, ainda na fase processual.

ELEIÇÃO – Com o afastamento dos membros titulares, a Câmara de Ubatuba, mesmo desfalcada em três de seus membros, realizou eleição para dar posse aos seus novos mandatários.

Rogério Frediani, ferrenho crítico do prefeito Eduardo César, foi eleito o novo presidente da Câmara, tendo como primeiro vice-presidente José Americano, que sempre defendeu o atual prefeito e por muitos anos trabalhou ao lado de Eduardo César como homem da sua mais absoluta confiança.

A primeira secretaria da Câmara ficou com o vereador Mauro Barros e a segunda secretaria com Ricardo Cortes, que já foi presidente do legislativo ubatubense.

Aguardam tomar posse no lugar dos titulares que perderam seu cargos os suplentes Capitão Macário, Cinel e Xibiu.

No site da Câmara Municipal, acessado em 30 de agosto de 2011, às 23:42 horas, não havia qualquer informação a respeito do episódio e somente Rogério Frediani aparece como presidente, sem referência aos demais membros eleitos. Os vereadores afastados ainda figuram como titulares. Nada consta sobre suplentes e sua posse.

NOTA - Segundo fontes informais, estaria havendo na Câmara de Ubatuba uma verdadeira caçada às bruxas, com demissão de servidores e redistribuição de funções, atendendo às orientações do novo comando. A cobra parece que vai fumar lá pras bandas da terra tamoia.

0 Projeto tira da União terras da faixa costeira


Milhares de moradores do litoral inscritos na Dívida Ativa da União entre 2003 e 2010, que respondem a 225 mil processos exigindo o pagamento de R$ 720 milhões em taxas e impostos questionáveis, podem ficar livres dessa cobrança milionária.
Duas propostas de emendas constitucionais (PECs) em tramitação no Senado – uma delas em negociação aberta envolvendo o Congresso e o Planalto – podem provocar reviravolta nos negócios imobiliários concentrados na faixa costeira do País. Moradores do litoral têm chance de se livrarem da briga judicial para pagar menos taxas e, finalmente, serem donos efetivos das propriedades que compraram.

As emendas à Constituição propõem tirar do governo federal a propriedade desses terrenos litorâneos, transferindo-os para Estados e municípios, que passariam a ter o controle sobre impostos e taxas, hoje cobrados pela União. Ao longo dos 12,5 mil quilômetros de costa brasileira, há pelo menos 400 mil imóveis construídos nos chamados “terrenos de marinha”.

Os imóveis, que ficam em uma faixa de terra de 33 metros, obedecem a uma legislação especial. Pagam taxas anuais à União, além do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Quando são vendidos, recolhe, além do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), outro, chamado laudêmio, cuja taxa é de 5% sobre o valor do imóvel.

Os aterros também são enquadrados como terrenos de marinha, o que fez de Vitória, capital do Espírito Santo, quase que um condomínio da União. Lá, um terço das construções está em áreas de aterro. Belém, Florianópolis, São Luís e o litoral paulista, principalmente Santos também têm grande parte de seus imóveis em terrenos de marinha.
Nota Caraguablog: Caraguatatuba e as outras cidades do litoral norte sofrem com o mesmo problema que se solucionada beneficiará a todos.
Segurança
As negociações entre o Congresso e o governo federal estão bem adiantadas. A União preocupa-se, basicamente, com questões de segurança nacional. “A legislação tem de mudar porque tem por base medidas de 180 anos atrás”, diz o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), relator das PECs.

Ferraço sabe que se fizer uma alteração muito radical, que tire da União toda a propriedade dos terrenos de marinha, será derrotado. Por isso, quer um meio-termo, ideia defendida também pelo líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

A proposta que ganha mais força quer manter como propriedade da União as áreas estratégicas para a proteção do território e meio ambiente e bens públicos federais, como portos e aeroportos e as áreas onde estão os faróis de orientação marítima. O restante seria transferido para os Estados e os municípios.

Os governadores e prefeitos querem ter políticas imobiliárias próprias, além de aumentar a arrecadação, e os moradores desejam ficar livres das taxas e obter o reconhecimento da propriedade definitiva dos imóveis, Neles, hoje, moram cidadãos de classe média com alto poder aquisitivo, colônias de pescadores e populações quilombolas.
Com informações do Estado de São Paulo/ João Domingos
Caraguablog/JFPr