Mostrando postagens com marcador Informática. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Informática. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

São Sebastião: Computadores públicos estão desligados há 3 anos no Jaraguá

Dez computadores, impressora e projetor multimídia estão instalados em uma das salas do centro comunitário do Jaraguá, em São Sebastião. Os equipamentos foram doados pelo Ministério das Comunicações há cerca de 3 anos, mas nunca chegaram a entrar em operação.

Inconformado com a situação, o vereador Paulo Henrique, o PH, buscou informações junto ao Ministério. Segundo apurou, o funcionamento do telecentro está liberado desde a sua instalação. Além disso, a responsável pelo local afirma que as máquinas estão em perfeito estado, pois passam por manutenções periódicas custeadas pelo próprio Ministério.


“É um espaço que deveria estar servindo para realização de trabalhos, pesquisas escolares, digitação de textos e acesso gratuito à Internet pela comunidade da Costa Norte”, declara PH. “Infelizmente está desativado, sem qualquer utilidade”, lamenta o vereador, que encaminhou um requerimento ao prefeito cobrando o funcionamento imediato do telecentro.

O mais grave é que, de acordo com o termo de doação, a prefeitura se comprometeu a conservar o telecentro em funcionamento pelo prazo de cinco anos a partir da data de sua instalação. Como isto não ocorreu, a Prefeitura pode ser multada e obrigada a indenizar o Governo Federal no valor correspondente aos bens doados. O município também pode ser incluído nos cadastros de inadimplentes da União.

PH lembra ainda que deveria ter sido criado um conselho gestor do Telecentro Comunitário cuja função é acompanhar as atividades realizadas e sugerir melhorias na utilização da unidade.

“Para muitas pessoas, comprar um computador e pagar mensalmente por uma Internet de banda larga é impossível. Estamos vivendo na Era da Informação, na qual os governos têm a obrigação de favorecer a inclusão digital”, conclui PH.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Curso de operador de microcomputador do Senai em Ubatuba começa dia 26

Já o curso de boas práticas para serviços de alimentação será em outubro. Vagas são limitadas

Continuam abertas as inscrições para os cursos de operador de microcomputador e boas práticas para serviços de alimentação, promovidos pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Senai. Para o curso de operador de microcomputador serão disponibilizadas 40 vagas e as aulas que teriam início no dia 19, foram prorrogadas para começar no dia 26 de setembro. Já para os interessados no curso de boas práticas as aulas terão início no dia 17 de outubro e serão oferecidas 128 vagas. As vagas são limitadas. Os cursos, que são gratuitos, terão a duração de cerca de 40 dias e as aulas acontecerão sempre à noite, das 18 às 22h, de segunda a sexta-feira.

Inscrições - Para se inscrever o interessado deverá ter idade mínima de 16 anos, ter concluído o ensino fundamental, apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e declarar baixa renda. Para o curso de boas práticas para serviços de alimentação é necessário apresentar referência que atuou ou que trabalha na área. As inscrições devem ser feitas no Terminal Turístico da Comtur, localizado na rua Madame Janina, 28, no Perequê-Açu, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3833-7006.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ubatuba: Cursos do Senai em Ubatuba têm inscrições abertas

São oferecidos os cursos de operador de micro-computador e boas práticas para serviços de alimentação

A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com Senai, promove em setembro e outubro os cursos de operador de micro-computador e boas práticas para serviços de alimentação. As inscrições estão abertas desde 1º de setembro.

Para o curso de operador de micro-computador serão disponibilizadas 40 vagas e as aulas terão início no dia 19 de setembro. Já para os interessados no curso de boas práticas, as aulas terão início no dia 17 de outubro e serão oferecidas 128 vagas.

Os cursos, que são gratuitos, terão a duração de cerca de 40 dias e as aulas acontecerão sempre à noite, das 18 às 22h, de segunda a sexta-feira.

Inscrições
Para se inscrever, o interessado deverá ter idade mínima de 16 anos, ter concluído o ensino fundamental, apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e declarar baixa renda. Para o curso de boas práticas para serviços de alimentação é necessário apresentar referência que atuou ou que trabalha na área.

As inscrições devem ser feitas no Terminal Turístico da Comtur, localizado na rua Madame Janina, 28, no Perequê-Açu, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3833-7006.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

As fotos postadas no Google Earth entraram em parafuso




Esta foto da costa portuguesa é mostrada quando quando se clica
em rodovia dos Tamoios, na  serra de Caraguá
As fotos postadas no Google Earth estavam todas desarranjadas ontem, dia 31 de agosto de 2011, às 22:30 horas. Deve ter dado um pau no sistema ou acontecido alguma invasão por hackers.

As fotos da Panorâmio, embora seus títulos estivessem corretos, não mostravam os locais indicados. Tão zelosa com seus produtos, considerado de altíssimos níveis e já indispensáveis nos dias atuais, é certo que não irá demorar muito para que a Google restabeleça seu sistema.

As fotos de Caraguatatuba, por exemplo, todas elas mostravam lugares de outros países, como a Franca, Itália ou Portugal. Ao clicar para ver a serra de Caraguá, o internauta se deparava com imagens de um bairro francês qualquer.

A curiosidade é que as fotos de 360 graus não foram afetadas pela pane. Todas elas, ao menos de Caraguá, mostravam corretamente os locais indicados.

De qualquer forma, esta é uma observação do Caraguablog, que, como todos, só tem a agradecer a Google pela excelência do trabalho prestado e espera que a situação seja sanada o mais breve possível.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Juiz determina bloqueio de 225 mil reais da Google


A Justiça cearense determinou que a multinacional Google Brasil Internet terá o valor de R$ 225 mil bloqueado de suas contas. A decisão partiu do juiz Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva, que responde atualmente pela 1ª Vara da Comarca de Várzea Alegre, localizada na região Centro-Sul do Estado.

A empresa também será obrigada, segundo o magistrado, a pagar multa de R$ 5 mil por conta de descumprimento de duas medidas judiciais interpostas anteriormente.

As penalidades determinadas à Google Brasil ocorrem devido ação impetrada na Justiça pelo prefeito de Várzea Alegre, José Helder Máximo de Carvalho. No documento, o gestor da cidade solicita a retirada de três blogs disponibilizados pelo serviço da empresa.


De acordo com José Helder, por meio de textos anônimos que o acusam de corrupção e de desvios de verba, os sites denigrem a sua imagem. O prefeito afirma que os dados dos responsáveis pela produção dos blogs são ocultados pela provedora, impossibilitando a identificação dos mesmos.
Um dos três sites citados pelo gestor municipal no processo foi localizado pelo portal da Globo na Internet, G1 Ceará: é o Várzea Alegre Real.

Em um dos textos disponibilizados no blog, o autor anônimo afirma que "o que falta, na realidade, é compromisso do senhor Zé Hélder com os verdadeiros interesses de Várzea Alegre".

As duas medidas descumpridas pela Google Brasil foram determinadas pelo titular da 1ª Vara de Várzea Alegre, Gustavo Henrique Cardoso Cavalcante, em fevereiro deste ano.
Descumprimento
O magistrado decidiu, na época, que a empresa removesse os blogs e fornecesse as informações dos responsáveis pelas páginas eletrônicas. Contudo, a multinacional descumpriu as determinações judiciais, requereu a improcedência da ação, alegou direito constitucional a informação e declarou que não há possibilidade de fornecer os dados pessoais dos responsáveis pelos sites.

Em maio deste ano, o juiz proferiu uma nova decisão e decidiu por aplicação de multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de novo descumprimento. No entanto, a penalidade, novamente não foi atendida pela Google Brasil.

Por conta do não cumprimento das decisões anteriores, o magistrado Augusto Cézar de Luna Cordeiro Silva exigiu o bloqueio de R$ 225 das contas da empresa e multa de R$ 5mil.

O juiz destacou que descumprimento é "uma afronta aos Poderes legalmente constituídos pela nossa Carta da República". Apesar dessas novas determinações da justiça, a Google Brasil Internet poderá recorrer da sentença proferida.
Além do processo impetrado pelo prefeito de Várzea Alegre, a multinacional também enfrenta ação interposta por outro cearense, o professor de Ciência da Computação e membro do Information Security Research Team (Insert), grupo de pesquisa em segurança da informação, vinculado à Universidade Estadual do Ceará, Pablo Ximenes.

No entanto, desta vez a empresa deverá responder no âmbito penal. Em abril deste ano, uma notícia-crime foi encaminha pelo pesquisador à Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público de Minas Gerais.

Pablo Ximenes acusa a Google de interceptar no Brasil, sem autorização judicial, informações privadas disponibilizadas em redes sem fio por meio da ferramenta Google Street View, aplicativo relacionado ao serviço de mapas, o Google Maps.
A denúncia, segundo Pablo Ximenes, surgiu a partir dos resultados obtidos no trabalho de conclusão de curso de graduação da aluna de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) Líssia Melo, que constatou tais irregularidades.

A reportagem tentou obter contato com a Google Brasil Internet, mas até o fechamento da edição não obteve retorno.
Decisão
Cinco mil reais é a multa que a multinacional Google Brasil Internet terá de pagar, caso descumpra novamente as decisões tomadas pelo juiz de Várzea Alegre
Três blogs de autoria anônima motivaram o processo judicial impetrado pelo prefeito da cidade contra a empresa. Segundo o gestor, os sites denigrem a sua imagem.

domingo, 24 de julho de 2011

Diocese de Caraguatatuba apresenta seu novo site

Após seis anos no ar com a mesma configuração, a Diocese  de Caraguatatuba renova seu site agregando suas informações institucionais às novas tecnologias e redes sociais.

O novo site tem na sua página inicial uma imagem litorânea que caracteriza a região, a imagem da pomba que simboliza o padroeiro da Diocese, Divino Espírito Santo e a imagem dos padroeiros de suas 16 paróquias e do Seminário Diocesano e Propedêutico. 


 A administração do site é do Setor Diocesano de Comunicação, entretanto, todas as paróquias podem administrar seus dados, informações, notícias e agendas. Um grupo representando as paróquias recebeu treinamento que será retomado a cada fase do novo site, pois nem todas as suas funcionalidades estão ativadas.

Aos poucos, vamos inovando e apresentando novas ferramentas para que cumpramos com excelência nosso compromisso de anunciar a Palavra de Jesus através de nossas ações, evangelizando nesta imensa rede.

Ajude-nos a divulgar! www.diocesecaraguatatuba.com.br
Informações para imprensa
Denise Peixoto
Assessora de Comunicação e Secretariado Pastoral –
Diocese de Caraguatatuba  -  (12)  3883.4888 -  Cel. 8189.1738
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 12 de julho de 2011

Hacker invade site da prefeitura de Ubatuba

Na noite de ontem, acessamos o portal eletrônico da prefeitura municipal de Ubatuba e verificamos que um hacker havia invadido o site, retirando algumas fotos do ar, alterando o título de notícias e deixando uma mensagem aparentemente ingênua.

Na mensagem, o invasor diz apenas “O hacker #luizking passou por aqui pra mostrar novamente que seu site continua vulnerável! E aí Climene sou eu mesmo!”

Isto demonstra que o endereço eletrônico da prefeitura precisa ser refeito e mais bem protegido, para impedir molecagens dessa categoria. Brincar é bom, mas fazer isso num site oficial, onde apenas há informações de interesse da coletividade, é inadmissível.

Taí um abacaxi para o prefeito descascar. Claro, além de denunciar a invasão à polícia para tentar localizar os invasores. Numa outra oportunidade, os estragos poderão ser grandes e aí será tarde para lamentar o leite derramado.

Veja. Em lugar do título das notícias, ficaram estas inscrições:

30/06/2011
O hacker #luizkung passou por aqui pra mostrar novamente que seu site continua vulnerável! E aí Climene sou eu mesmo!
23/06/2011
O hacker #luizkung passou por aqui pra mostrar novamente que seu site continua vulnerável! E aí Climene sou eu mesmo!
03/03/2011
O hacker #luizkung passou por aqui pra mostrar novamene que seu site continua vulnerável! E aí Climene sou eu mesmo!
03/03/2011
O hacker #luizkung passou por aqui pra mostrar novamente que seu site continua vulnerável!
03/03/2011
O hacker #luizkung passou por aqui pra mostrar novamente que seu site continua vulnerável!

sábado, 9 de julho de 2011

Mais de 200 alunos se formam em curso de informática

A cerimônia de formatura do curso Informática para Comunidade reuniu ontem (7), no Teatro Mario Covas, cerca de 500 pessoas entre pais, alunos e professores para a entrega simbólica dos certificados. A iniciativa é da secretaria de Educação de Caraguá.

Foram oferecidos cursos em 17 unidades escolares, para um total de 209 alunos de todas as idades, que aprenderam noções de introdução à informática, processador de texto, apresentação eletrônica e planilha eletrônica e, em algumas unidades, foram apresentados as técnicas de acesso à internet.

Com esse curso, a secretaria de Educação tem o objetivo de incentivar a utilização do computador como recurso didático para as práticas pedagógicas nas escolas e incentivar o aluno e o professor a usar este recurso em seu dia-a-dia. Para a secretaria de Educação, Rute Maria Pozzi Casati, a informática é importante não só para os alunos, mas também para toda a comunidade.

Além da entrega simbólica dos certificados, o público conferiu uma apresentação do Projeto Guri e vídeos com depoimento dos monitores e alunos formandos no curso.
 Assessoria de Comunicação Social