Mostrando postagens com marcador Meio Ambiente. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Meio Ambiente. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Futurágua forma mais 428 estudantes no Litoral Norte

A Sabesp do Litoral Norte conclui esta semana a formatura de mais 428 estudantes das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. A formatura de setembro faz parte do 4º e último encontro do Projeto Futurágua 2011. Entre os formandos desta semana, 168 alunos de Caraguatatuba, 105 de São Sebastião, 90 de Ubatuba e 65 de Ilhabela.

A pequena Geovana, de 10 anos, falou sobre a importância de economizar água. “Gostei de todos os encontros. Precisamos cuidar da água para não faltar para a gente”, disse a estudante da EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro do Tinga, em Caraguatatuba.


Somente no primeiro semestre deste ano, a empresa promoveu a formatura de 1.690 estudantes do 4º ano (antiga 3ª série do ensino fundamental) do Litoral Norte. Foram 636 crianças de Caraguatatuba, 379 de Ubatuba, 343 de São Sebastião e 332 de Ilhabela.

Agora serão formados neste segundo semestre mais 1.550 agentes multiplicadores mirins, totalizando 3.240 alunos de 47 escolas da rede municipal das quatro cidades do Litoral Norte durante o ano de 2011.

Com um enfoque multidisciplinar, o Futurágua Litoral Norte proporciona uma abordagem direcionada e integrada com temas como: meio ambiente, história, química, física, ciência, geografia e ecologia, a fim de formar futuros adultos conscientes e pró-ativos na defesa do nosso maior patrimônio, a água.

O programa é desenvolvido em quatro etapas, com palestras, integração nas escolas e, por último, a visita em instalações da Sabesp.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Plantio de mudas abre as comemorações do Dia da Árvore em Caraguatatuba

Mudas de árvores nativas da região foram plantadas hoje (21/09/2011), na escola municipal Profº Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva. A ação fez parte das comemorações do Dia da Árvore.
Mais de 100 alunos participaram do plantio. O estudante Lucas de Paula gostou da iniciativa. “Além de ajudar o meio ambiente também proporciona a educação para as próximas gerações.”
Até o final desta semana, cada escola receberá uma muda. Ao todo serão plantadas 30 mudas, entre elas Ipê Amarelo, Manacá da Serra e Imbaúba. O plantio é uma iniciativa da secretaria do Meio Ambiente.
As próximas escolas a receberem a atividade serão EMEI Itoe Yoshimoto, no Jetuba; EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba; EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, e EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu.
Assessoria de Comunicação/Foto Gianni D’Angelo/PMC
Caraguablog/JFPr

Dia Mundial sem Carro


Caraguablog/JFPr

terça-feira, 20 de setembro de 2011

120 voluntários retiram detritos de rios e praias de Caraguá

Cerca de 800 quilos de lixo foram coletados no sábado (17/09/2011) em Caraguá para comemorar o Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios. A ação integrou a 16ª Ecomobilização, promovida pela Sabesp, em parceria com as prefeituras das quatro cidades do Litoral Norte. Entre os resíduos recolhidos em Caraguá estavam pneus, vidro, plástico, tecido, papel e matéria orgânica.

Aproximadamente 120 voluntários retiraram os resíduos das praias do Centro, Martim de Sá, Massaguaçú, Palmeiras, Flexeiras, Romance e da Lagoa do Capricórnio. Nas margens dos Rios Santo Antonio e Juqueriquerê foram plantadas mudas nativas.

O prefeito Antonio Carlos da Silva disse que as ações do Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios devem fazer parte do cotidiano das pessoas.
Caraguablog/JFPr


O presidente da ONG Acaju (Associação Caiçara Juqueriquerê), Pedro Paes Sobrinho, ressalta que ainda é necessário mudar muita coisa para o descarte de lixo na natureza deixar de ser um problema crônico. Para Sobrinho, a colocação de placas em praias e rios minimizaria essa prática. A Acaju foi parceira da ação.

O atleta de canoagem oceânica, Rodrigo Castilho do Espírito Santo, disse que reconhece a importância da preservação das praias por estar em contato constante com o ecossistema marinho. Para o assessor de Meio Ambiente da Sabesp, Marcelo Morgado, cada pessoa deve dar a sua parcela de contribuição para a preservação do planeta. “É necessário batalhar para não precisarmos ter dias, como este, de coleta de lixo em praias no futuro.”

O secretário adjunto de Meio Ambiente, Paulo André Cunha Ribeiro, informou que o lixo recolhido será catalogado e que as empresas, cujas embalagens foram encontradas em grande quantidade no meio dos resíduos, serão notificadas. Segundo ele, a medida visa mostrar a parcela de responsabilidade de toda a sociedade e que também cabe às empresas esclarecerem seus consumidores sobre o problema.

A sucata encontrada no mutirão foi encaminhada para a reciclagem e o material orgânico, para o aterro sanitário. O evento é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, ONG Acaju, Assu, Ocean Conservancy e Sabesp.
Assessoria de Comunicação/ Foto: Sérgio Inoue/PMC
Caraguablog/JFPr

domingo, 18 de setembro de 2011

Ilhabela: Rotatória com paisagismo embeleza Barra Velha

Depois do asfalto, prefeitura de Ilhabela constrói rotatória com paisagismo em rua da Barra Velha

Depois de asfaltar a rua Florentino Garcia Vieira Neto - um dos principais acessos à parte alta da Barra Velha – a prefeitura de Ilhabela construiu agora uma rotatória no cruzamento com a rua João Carlos Siqueira, próximo à igreja Congregação Cristã do Brasil. Além de proporcionar mais segurança no trânsito, a rotatória instalada no local acaba de receber o paisagismo, incluindo uma palmeira da espécie Jerivá com cerca de 6 metros de altura.

O trabalho foi feito pela equipe do viveiro municipal, que tem realizado plantios em diversas praças públicas e novas rotatórias, com apoio do setor da garagem municipal.

No mês passado, a equipe do viveiro também realizou o paisagismo das novas calçadas do bairro Água Branca e no futuro Centro de Apoio Social ao Idoso. A rua Florentino Garcia Vieira Neto foi pavimentada este ano e teve investimento de 178,9 mil reais. Até o fim do ano, a prefeitura totaliza mais de 40 ruas pavimentadas.
PM de Ilhabela
Caraguablog/JFPr

sábado, 17 de setembro de 2011

Dia Mundial de Limpeza: São Sebastião apóia atividades ambientais

A administração municipal de São Sebastião apóia o Instituto Terra & Mar nas ações do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, comemorado HOJE, 17, terceiro sábado de setembro.

Segundo a diretora executiva da ONG, Shirley Pacheco, a campanha é realizada no município desde 1998 e sempre reúne centenas de voluntários, entre estudantes e moradores locais.

Este ano, as equipes estarão concentradas nas praias da Enseada, São Francisco, Cabelo Gordo, Cabelo Gordo de Fora, Praia Deserta, Barequeçaba, Guaecá, Barra do Sahy, Juréia e Boracéia, bem como no mangue do Araçá, a partir das 9h. Em cada local há um responsável pelo grupo.

Entre os trabalhos , está a coleta de lixo em praias, rios e mangues. Depois da coleta, haverá debate com os participantes. “Além de contribuir com o ambiente, os voluntários ganham conhecimento porque nós conversamos e discutimos conceitos importantes”, declarou Shirley.

Às 13h, uma equipe da Ecopav, empresa responsável pela limpeza no muncípio, passará em todos os locais recolhendo o lixo.

Ecomobilização
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) estará na praia de São Francisco para realizar a Ecomobilização. A ação consiste na realização de atividades lúdicas voltadas para o público infantil. A empresa também fornecerá água aos voluntários, bem como luvas e sacos para coleta de resíduos

História
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos maiores eventos internacionais de educação ambiental. Desenvolvido há 26 anos, o projeto é uma iniciativa da Ong norte-americana The Ocean Conservancy.

O intuito da ação é conscientizar a sociedade dos impactos ambientais gerados pelo descarte de resíduos em rios e praias, afetando fauna e flora aquáticas.

Em 2010, foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo no Litoral Norte. Entre os objetos coletados, estavam sacos e sacolas plásticas, bitucas de cigarro, embalagem de alimentos, vidros, garrafas e até pneus.
Depto de Comunicação(TM/CF)/PMSS
Caraguablog/JFPr        

Concurso de estampas da Conexão Mata Atlântica

Mais de 2 mil voluntários participam hoje da 16ª Ecomobilização

A Sabesp promove hoje (17/09) a 16ª Ecomobilização, desta vez com enfoque para o Litoral Norte de São Paulo.

O evento integrará o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que contará com o apoio das empresas Surf Riders, ZPB e Transpetro, e a realização, além da Sabesp, da Associação Caiçara Juqueriquerê (ACAJU), Associação Somos Ubatuba (ASSU), Instituto Terra & Mar e das Prefeituras de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

Mais de 2 mil voluntários devem participar da ação nas quatro cidades. A empresa fornecerá água aos voluntários, bem como luvas e sacos para coleta de resíduos. Também promoverá atividades lúdicas com os participantes.


A ação, que prevê um mutirão de limpeza com coleta de recicláveis, será realizada em 33 praias do Litoral Norte. São elas: Enseada, São Francisco, Araçá, Praia Deserta, Barequeçaba, Cabelo Gordo, Segredo, Guaecá, Barra do Sahy, Juréia e Boracéia (São Sebastião); Porto Novo, Fleixeiras, Indaiá, Massaguaçú, Cocanha e Centro (Caraguá); Barra Seca, Cruzeiro, Maranduba, Sununga, Lázaro, Domingas Dias, Félix, Lagoinha, Itamambuca, Saco da Ribeira, Perequê-Açú, Praia Grande, Picinguaba, Camburi e Palmas (Ubatuba); e Barra Velha (Ilhabela).

Haverá ainda mutirão na foz dos rios Santo Antônio, Juqueriquerê (Caraguá) e Itamambuca, Cavalo e Ribeirão da Cachoeira (Ubatuba), onde além da limpeza, os voluntários realizarão o plantio de mudas nativas.

A abertura oficial será a partir das 9h na praia do Centro de Caraguá, com a presença do prefeito Antônio Carlos da Silva, do presidente da Associação Caiçara Juqueriquerê, Pedro Paes, do superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Luiz Paulo de Almeida Neto, e do Assessor de Meio Ambiente da Presidência da Sabesp, Marcelo Morgado.

O encerramento das atividades será realizado na praia de São Francisco, em São Sebastião, por volta das 12h, com a presença do prefeito Ernane Primazzi, da coordenadora do Projeto Mamíferos Marinhos do Instituto Terra & Mar, Shirley Pacheco, e demais autoridades municipais e da Sabesp.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos maiores eventos mundiais de educação ambiental e que vem sendo desenvolvido há 26 anos em vários países, por iniciativa da Ong norte-americana The Ocean Conservancy.

Tem por objetivo conscientizar a sociedade dos impactos no meio ambiente marinho, causados pelo descarte de resíduos de forma inadequada que acabam chegando aos ambientes aquáticos ou mesmo descartados diretamente no mar e vias fluviais.

Somente no ano passado foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo nas praias e rios do Litoral Norte. Entre os objetos coletados estavam sacos, sacolas plásticas, bitucas de cigarro, embalagem de alimentos, vidros, garrafas a até pneus.

Onda Limpa Litoral Norte
Além de contribuir com a limpeza das praias e rios da região, a Sabesp tem investido em saneamento básico no Litoral Norte, dentro do Programa Onda Limpa, melhorando a qualidade das praias da região.

Desde o ano de 2008, a empresa já aplicou recursos na ordem de R$ 170 milhões na execução de redes coletoras, estações elevatórias e estações de tratamento nas quatro cidades da região (São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba).

Em dezembro de 2007, os índices de cobertura no Litoral Norte eram de 36%. Já em dezembro de 2010 esse índice de cobertura passou para 51%.

Atualmente as obras em andamento no Litoral Norte somam mais de R$ 80 milhões, entre elas, Sistema de Esgotamento Sanitário do Perequê-Açú (Caraguatatuba), Sistema de Esgotamento Sanitário Capela/Centro (Ilhabela), Sistema de Esgotamento Sanitário Perequê-Açu e Sistema de Esgotamento Estufa (Ubatuba), além do Sistema de Esgotamento Sanitário Baleia/Sahy, Sistema de Esgotamento Sanitário Una/Engenho, Sistema de Esgotamento Sanitário Enseada/Jaraguá/Canto do Mar e Sistema de Esgotamento Sanitário Paúba (São Sebastião).

Com a conclusão das obras, previstas para o segundo semestre de 2012, os índices de cobertura no Litoral Norte chegarão a 70% (sendo 80% em Caraguatatuba, 70% em São Sebastião, 68% em Ubatuba e 60% em Ilhabela), com 100% desse esgoto tratado.

A Sabesp informa também que já trabalha na elaboração dos projetos para a segunda fase do Programa Onda Limpa Litoral Norte, com investimentos superiores a R$ 300 milhões somente em esgoto, através das chamadas Parcerias Público Privada (PPP’s), que elevará o índice de cobertura para quase 90% em todo o Litoral Norte ao final de 2015.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Tecnologia da massa expansiva é usada em lhabela

A grande quantidade de rochas encontradas no solo de Ilhabela e a proibição do uso de explosivos, conforme estabelecido pela Lei de Uso e Ocupação do Solo, fizeram a Sabesp do Litoral Norte a utilizar uma tecnologia diferenciada para execução das obras de saneamento básico no arquipélago.

Os técnicos da empresa contratada se utilizam da chamada massa expansiva para o corte de rochas. O material age em função da dilatação de seu volume, exercendo nas paredes do furo uma força e provocando fraturas no material.


A massa expansiva tem sido utilizada principalmente na região do bairro do Perequê, local de grande concentração de residências e comércios. Recentemente, o trabalho foi realizado na Rua Olímpio Leite da Silva, local onde foi encontrada uma enorme rocha.

O material não provoca lançamento de detritos, não forma gases e nem produz qualquer tipo de vibração. Para a sua utilização não é necessária nenhuma permissão ou licença de órgão governamental ou de meio ambiente como acontece com os explosivos.

Obras
As obras da terceira fase do Sistema de Esgotamento Sanitário Itaquanduba seguem em ritmo acelerado.

Esta etapa abrange os bairros Perequê, Morro da Cruz, Itaquanduba, Itaguassú e a reversão do esgoto coletado no Saco da Capela para a nova Estação de Pré-Condicionamento do Itaquanduba, possibilitando assim a desativação da antiga estação localizada na Vila.

Ilhabela já ganhou novas redes coletoras, elevatórias, estação de tratamento no Itaquanduba e o novo emissário submarino, elevando o saneamento básico na cidade de 4% para 36% com as obras da 1ª e 2ª fase. Com a conclusão da 3ª e 4ª fases, em 2012, o índice chegará a 60%, fruto da parceria entre Prefeitura e Sabesp.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Conexão Mata Atlântica: Hoje bate-papo ao vivo sobre o Rio Tietê

Limpeza de praias e rios terá atividades em Caraguá

Neste sábado, 17, Caraguá celebra o Dia Internacional de Limpeza de Praias e Rios com programação que se estende de Norte a Sul da cidade. Os participantes poderão participar de diversas atividades em alusão à data. A programação tem início às 8h e previsão de término para 12h.

O mutirão de limpeza passará pelas praias Massaguaçu, Martin de Sá, Centro, Palmeiras, Flexeiras e Romance, além da  Lagoa do Capricórnio e as margens do Rio Santo Antonio, no bairro Rio do Ouro. 


O objetivo do evento é coletar o lixo em praias e rios da cidade, levantar informações sobre quantidade e qualidade dos resíduos produzidos e educar a população sobre o descarte de lixo.   

O evento é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, ONG Acaju, Assu, Ocean Conservancy e Sabesp.

Parque Estadual
Também em comemoração à data, o núcleo Caraguá do Parque Estadual da Serra no Mar terá programação diferenciada no dia 17 de setembro. As ações começam com uma apresentação sobre o Parque e, em seguida, plantio de mudas de Jequitibá na trilha que recebe o nome da árvore.

O evento segue com uma passeata pelo bairro Rio do Ouro, com o objetivo de conscientizar a população sobre os problemas do depósito de resíduos nas margens dos rios. As atividades terminam com o plantio de mudas nativas e limpeza no entorno do rio Santo Antonio. 

A ação terá a participação das escolas municipais Bernardo Ferreira Louzada e Aida de Almeida Castro Grazioli, Comunidade Católica Divina Providência, G.A.C (Grupo de Auxílio Civil de Caraguatatuba), Curso de Guia Florestal e comunidade do bairro Rio do Ouro.

Programação
Região Norte
Praia da Massaguaçu e Lagoa do Capricórnio: Mutirão de Limpeza de Resíduos, Educação Ambiental, Consciência Ecológica. Gincana, brincadeiras, distribuição de kits de limpeza e lanches; Remadão da Gamboa: Remada da Praia do Massaguaçu com incursão ecológica à Lagoa do Capricórnio. Obs.: Aqueles que desejarem participar da Remada devem levar os seus equipamentos (Pranchas de Surf – SUP – Stand UP Paddle – Caiaque ou Canoa Caiçara). Martin de Sá: Mutirão de Limpeza de Resíduos, Educação Ambiental, Consciência Ecológica.

Região Central
Praia do Centro: Mutirão de Limpeza de Resíduos, Educação Ambiental, Consciência Ecológica. Praia do Centro (Em frente à Agência Sabesp): Ecomobilização – Atividades de recreação e educação ambiental.
  
Região Sul
Praia das Palmeiras, Flexeiras, Romance: Mutirão de Limpeza de Resíduos, Educação Ambiental, Consciência Ecológica. Bairro Rio do Ouro (Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Caraguatatuba): Limpeza das margens do Rio Santo Antônio, passeata e plantio de mudas.

Programação Parque Estadual da Serra do Mar
9h - Abertura (na sede do Núcleo Caraguá)
9h30 - Apresentação sobre o Parque. Em seguida, plantio de mudas de Jequitibá na trilha que leva o nome da árvore.
10h30 - Passeata pelo bairro Rio do Ouro
11h - Retirada de lixo e plantio de mudas nativas no entorno do rio Santo Antônio.
13h - Encerramento. 

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ubatuba, a que era UbaCHUVA...

Um estudo da Universidade de Campinas pôs abaixo o mito de que Ubatuba é a terra da chuva, a ponto de seus moradores e freqüentadores, inconformados com os repetidos aguaceiros ao longo dos anos, terem-na apelidado “Ubachuva”, carinhosamente ou não.

A verdade é que as chuvas diminuíram nos últimos trinta anos, conforme demonstra o estudo da Unicamp elaborado pelo pesquisador João Paulo Macieira Barbosa. As estações meteorológicas espalhadas por todo o Litoral Norte, em quatro postos, nas três últimas décadas, registraram diminuição do número de dias com chuvas em todas as estações. Os estudos seguiram os rigorosos critérios técnicos da World Meteorological Organization.

Um “ufa!” não só para Ubatuba, mas também para Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, que deixaram de ser, ao lado da “terra tamoia”, Caraguatachuva, Ilhachuva e São Sebaschuva. Que viva o sol!

Sabesp promove mutirão da limpeza para comemorar Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

A Sabesp promove no próximo sábado (17/09) a 16ª Ecomobilização, desta vez com enfoque para o Litoral Norte de São Paulo

O evento integrará o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, que contará com o apoio das empresas Surf Riders, ZPB e Petrobras, e a realização, além da Sabesp, da Associação Caiçara Juqueriquerê (ACAJU), Associação Somos Ubatuba (ASSU), Instituto Terra & Mar e das Prefeituras de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela.

A ação, que prevê um mutirão de limpeza com coleta de recicláveis, será realizada em 32 praias do Litoral Norte, entre elas, Guaecá, Barra do Sahy e São Francisco (São Sebastião), Porto Novo, Indaiá e Cocanha (Caraguá), Barra Velha (Ilhabela) e Itamambuca, Lagoinha e Praia Grande (Ubatuba).


Haverá ainda mutirão na foz dos rios Santo Antônio e Juqueriquerê, em Caraguá, onde além da limpeza, os voluntários realizarão o plantio de mudas nativas.

A abertura oficial será a partir das 9h na praia do Centro de Caraguá, com a presença do prefeito Antônio Carlos da Silva, do presidente da Associação Caiçara Juqueriquerê, Pedro Paes, do superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, e do Assessor de Meio Ambiente da Presidência da Sabesp, Marcelo Morgado.

Mais de 2 mil voluntários devem participar da ação nas quatro cidades. A empresa fornecerá água aos voluntários, bem como luvas e sacos para coleta de resíduos. Também promoverá atividades lúdicas com os participantes.

O encerramento das atividades será realizado na praia de São Francisco, em São Sebastião, por volta das 12h, com a presença do prefeito Ernane Primazzi, da coordenadora do Instituto Terra & Mar, Shirley Pacheco, do superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, e do Assessor de Meio Ambiente da Presidência da Sabesp, Marcelo Morgado.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é um dos maiores eventos mundiais de educação ambiental e que vem sendo desenvolvido há 26 anos em vários países, por iniciativa da Ong norte-americana The Ocean Conservancy.

Tem por objetivo conscientizar a sociedade dos impactos no meio ambiente marinho, causados pelo descarte de resíduos de forma inadequada que acabam chegando aos ambientes aquáticos ou mesmo descartados diretamente no mar e vias fluviais.

Somente no ano passado foram recolhidas mais de 2 toneladas de lixo nas praias e rios do Litoral Norte. Entre os objetos coletados estavam sacos, sacolas plásticas, bitucas de cigarro, embalagem de alimentos, vidros, garrafas a até pneus.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sabesp executa Programa de Combate as Perdas de Água no Litoral Norte

A Sabesp do Litoral Norte vem executando o Programa de Combate as Perdas de Água em diversos bairros das quatro cidades da região para verificar as condições de instalações residenciais, comerciais, industriais e públicas para o abastecimento de água. O objetivo principal da empresa é a redução de perdas de água e a melhoria nos sistemas de distribuição.

Os técnicos da empresa realizam censo cadastral, vistoria em ligações inativas, troca preventiva de hidrômetros, troca de ramais, acompanhamento diário do volume produzido com leitura diária do macromedidor, pesquisas de vazamentos com escuta e geofonamento eletrônico, entre outras medidas.


Entre os problemas mais comuns encontrados estão: cavaletes sem acesso para manutenção, cavaletes sem acesso para leitura, cavaletes com T (o que facilita a violação do hidrômetro) e cavaletes sem lacre.

Uma das ações foi realizada no bairro Varadouro, Setor de Abastecimento escolhido para o projeto piloto, com vistoria em 471 imóveis entre março e maio deste ano.

“Dividimos o município de São Sebastião e pegamos o Setor de Abastecimento com maior incidência de perdas, ou seja, considerados críticos. A partir daí pesquisamos vazamentos existentes na rede de distribuição de água, permitindo detectar possíveis problemas de desabastecimento de água e altas pressões. Além disso, promovemos o geofonamento eletrônico em pesquisas noturnas, bem como a utilização de barras de escuta nas pesquisas diurnas. É um trabalho casa a casa”, explica o encarregado do projeto em São Sebastião, Fernando Garcia Lopes.

Segundo ele, depois de compilado os dados, os técnicos realizam o levantamento prévio para posteriores medidas de solução. “Pode ser uma simples troca de hidrômetro, como uma notificação ao morador para que possamos realizar a leitura do equipamento”, explica.

Segundo o gerente da Sabesp em Caraguá, Pedro Ponce, que coordenou os trabalhos em São Sebastião, somente com o trabalho realizado e a conscientização por parte dos moradores do Varadouro verificou-se uma queda de 20% no índice de perdas no bairro.

“Em várias ruas providenciamos a instalação de forma gratuita ao cliente, de acordo com as conformidades exigidas pela empresa. Para se ter uma idéia, foram instalados 43 kits UMA em ligações que não tínhamos acesso para manutenção e leitura”, destaca Ponce.

Agora, a equipe técnica de São Sebastião está no bairro de Maresias, na Costa Sul da cidade. Mais de 1.300 imóveis já foram vistoriados.

Segundo o superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro, o trabalho será estendido para outros bairros das cidades da região.

sábado, 10 de setembro de 2011

Prorrogado prazo para o Concurso de Estampas da Conexão Mata Atlântica

Você terá mais tempo para criar sua estampa e estimular a votação! O Concurso de Estampas Conexão Mata Atlântica teve seu prazo prorrogado para o dia 03/outubro, segunda-feira.

Aproveite e confira abaixo a contextualização sobre o tema do Concurso: Meu Ambiente - 25 anos de SOS Mata Atlântica e acesse aqui a página com o regulamento, mecânica de participação e mais informações!

Sobre o tema do concurso
O conceito "MAs da Mata Atlântica" nasceu com a ideia de que a sigla "MA" de Mata Atlântica significa também Minha Água, Minha Árvore, Meu Ar, Minha Atitude e Meu Ambiente, estimulando assim a apropriação da Mata Atlântica por parte das pessoas e a perspectiva de que o Bioma está presente nas cidades, no ar que respiramos, na água que bebemos, etc.

Esse conceito reflete ainda que o "Meu Ambiente" é o guarda-chuva de todos os outros MAs da Mata Atlântica, e é impactado diretamente pela "Minha Atitude". Isso gera a ideia de interdependência, de que tudo está conectado e de que as nossas atitudes têm impacto no ambiente em que vivemos.

Essa maneira de celebrar os 25 anos da SOS Mata Atlântica resultou na campanha de comunicação divulgada em 2011 pela entidade. Inspire-se na campanha para a criação da sua estampa com a temática "Meu Ambiente - 25 anos de SOS Mata Atlântica!"

- Para conferir o anúncio da campanha dos MAs da Mata Atlântica, acesse: Anúncio 25 anos SOS Mata Atlântica

- Para conferir o vídeo institucional da campanha, clique aqui.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conexão Mata Atlântica pede assinaturas contra enfraquecimento do código florestal

Após a aprovação pela Câmara dos Deputados, do PLC 30/2011 do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP), que modifica o Código Florestal brasileiro, agora cabe ao Senado Federal a avaliação do Projeto.

O PL enfraquece as leis que protegem as florestas e outras áreas naturais no país e incentiva a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios, abrindo espaço para mais tragédias em centros urbanos, como enchentes e deslizamentos de terra.

O Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável está encabeçando a coleta de assinaturas contrárias a esse desmonte da legislação ambiental.

Junte-se a essa luta: imprima o arquivo disponível aqui, assine o abaixo-assinado, colete assinaturas entre seus amigos e colegas e envie as assinaturas para a sede da SOS Mata Atlântica em São Paulo.

Para informações sobre como enviar o abaixo-assinado, escreva para

Ajude a mostrar ao Senado que os cidadãos brasileiros desejam a proteção das florestas e da qualidade de vida!

Acesse o abaixo-assinado contra o enfraquecimento do Código Florestal aqui. 

Visite Conexão Mata Atlântica em:

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Servidor sebastianense é eleito presidente da Amesp

Evandro Sebastiani, ao centro, de preto, junto a representantes da Amesp após a eleição

O responsável pelo setor de Maricultura da Semam (Secretaria do Meio Ambiente) de São Sebastião, Evandro Figueiredo Sebastiani, foi eleito o novo presidente da Amesp (Associação de Maricultores do Estado de São Paulo).

A eleição aconteceu na segunda-feira, 5, no município de Ubatuba e contou com a presença de aproximadamente 30 maricultores do Litoral Norte.

De acordo com Sebastiani, a Amesp é uma associação com grande representatividade no setor dentro do Estado. “Essa eleição é importante, pois ajudará na captação de recursos e fomento da maricultura na cidade”, concluiu.

A próxima reunião da associação será no dia 3 de outubro, e receberá o superintendente do Ministério da Pesca e Agricultura do Estado de São Paulo, Antônio Carlos Diniz.

Concurso de estampas. Participe!

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ecoturismo em Caraguatatuba


Matéria veicula na EPTV, afiliada da Rede Globo sobre Ecoturismo. Entre as atrações está o Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Caraguatatuba, onde a equipe mostra as diferenças de ver/ouvir/sentir a mata durante a noite.

Mata atlântica, paisagens lindas, natureza repleta de lendas, trilhas abertas à visitação, piscina natural, ecoturismo, aventura e muito mais! Confira:



Caraguablog/JFPr