Mostrando postagens com marcador Polêmica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Polêmica. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

São Sebastião aumenta para 12 o número de vereadores

A partir de 2013 o plenário da Câmara de São Sebastião deve contar com mais duas cadeiras. Na sessão desta terça-feira (20/09) foi aprovado o projeto que eleva para 12 o número de vereadores. A votação, porém, não foi unânime. PH, Marcos Tenório e Ernaninho votaram contra.
Ocorre que, na sessão anterior, PH havia apresentado um projeto que definia 11 cadeiras na Câmara. A proposta foi assinada também por Tenório, Ernaninho e Reis. Mas este último acabou mudando o posicionamento na votação de ontem, após uma emenda apresentada por Coringa que aumentou para 12.
Por se tratar de alteração na Lei Orgânica, o projeto deve submetido a uma nova votação, prevista para o dia 4 de outubro.
Caraguablog/JFPr

domingo, 18 de setembro de 2011

Aguinaldo Silva diz em entrevista que ninguém mais aguenta "viado" em novela e chama o público de hipócrita

Aguinaldo Silva não cansa de causar polêmica! Em entrevista à revista Veja sobre sua próxima novela das 21h, Fina Estampa, o autor confirmou que não tem papas na língua. Quando foi questionado sobre o que mais afasta o público das novelas, ele respondeu: "O povo não aguenta mais viado em novela. Chega! Tem muito. Tem novela que tem seis viados", declarou o autor.

Aguinaldo também criticou o fato de "geralmente os gays [das novelas] são todos iguais. São cópias dos héteros: querem casar, ter romance, engravidar e parir um filho em nove meses. São gays chatos", disse.


Sobre beijo gay: "Acho que tem uma torcida para que o beijo gay não aconteça, para que o assunto continue durando, mas as pessoas não aguentam esse assunto e, se depender de mim, ele acabou. A novidade é essa: não vai ter beijo gay em 'Fina Estampa', pode escrever", adiantou. Na nova novela, o personagem interpretado por Marcelo Serrado, será um gay bastante caricato.

Sobre os gays brasileiros, declarou: "Não tem lugar no mundo em que os gays sejam mais ousados do que no Brasil. Aqui os gays não respeitam as fronteiras. Eles chegam no hétero e cantam mesmo, e se colar, colou. Porém, existe essa hipocrisia de você não poder mostrar um beijo gay na televisão. Por debaixo do pano vale tudo, mas publicamente é essa coisa hipócrita. A sociedade brasileira é assim e a TV não quer correr o risco de perder o público", declarou.

Aguinaldo disparou até mesmo contra a postura de ONGs LGBTs. "Tem um grupo gay da Bahia que diz que eu sou o inimigo número um dos homossexuais. Dizem que nas minhas novelas os homossexuais são estereotipados. Essas entidades são todas um saco, todas elas têm interesses econômicos, vivem à custa do governo ou daquelas empresas alemães que por má consciência financiam qualquer coisa".
Com informações da revista Veja
Caraguablog/JFPr 

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

São Sebastião discute composição da Câmara com os eleitores

Artur Balut, presidente da Câmara de São Sebastião, prometeu e cumpriu.

Ele disse que faria audiências públicas para saber da população sebastianense qual seria o número ideal de vereadores para a cidade e começou pela zona sul.

Na primeira audiência, os populares tiveram oportunidade de externar sua opinião a respeito de tão polêmico assunto. Até agora, de 10 a quinze cadeiras que a lei permite, a opção mais votada tem sido onze.

As pessoas puderam falar e apresentar o seu voto democraticamente. Agora serão feitas audiências na zona norte e também no centro. Ou seja, a cidade inteira terá oportunidade para se posicionar diante do número de vereadores de São Sebastião.

Com a edição da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, os municípios de todo o Brasil foram autorizados a aumentar a representação política de suas câmaras legislativas. São Sebastião, pelo número de moradores, pode comportar até 15 vereadores. Hoje possui dez.

Segundo o presidente da Câmara, dinheiro existe para abrigar um possível aumento do número de vereadores. No entanto, ele considera que o povo deve ser ouvido nesta questão e sua vontade deve ser considerada na hora de fixar o número de cadeiras do legislativo municipal.

A vereadora Solange Ramos já declinou estar disposta a aceitar aquilo que for decidido pela população. O vereador Marcos Tenório também considera onze cadeiras o número ideal. Paulo Henrique e Ernaninho se mostraram simpáticos desde o princípio à realização da consulta pública. Os demais ainda aguardam o desenrolar dos trabalhos para decidir.

Os vereadores não estão obrigados a referendar o número de cadeiras que for decidido pela população. Eles têm a liberdade da escolha. Mas certamente terão um referencial importante para o deslinde da questão, que é a voz do povo.

E a voz do povo...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Caraguá realiza primeiro casamento gay do Litoral Norte




Foto: Jornal Imprensa Livre -
www.imprensalivre.com.br
O casal gay, André Luiz Pereira, professor de Biologia, 41 anos, e o funcionário público Ednei de Jesus Lopes, 42 anos, oficializaram seu casamento de 17 anos através do ato declaratório da união estável homoafetiva, na cidade de Caraguatatuba, na tarde do último sábado.

A união do casal foi a primeira do Litoral Norte, desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 5 maio, que equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. A união homoafetiva foi reconhecida pelo STF como um núcleo familiar como qualquer outro.

André acredita que a decisão do STF trouxe segurança aos casais homossexuais. “A verdade é que nós dois temos patrimônio, e queremos que não existam brigas entre famílias. Com a existência de um documento que explicite que os bens que temos, pertencem a nós mesmos, vai facilitar a divisão”.

O professor de biologia revelou ainda que nunca acreditou que um dia fosse presenciar esta modificação na Constituição Federal. “Existe muita homofobia, porém Deus iluminou a cabeça de algumas autoridades, que permitiram que fosse reconhecida a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Fico muito grato, é uma realização, um acontecimento, o homossexualismo é uma coisa normal, e não anormal como muitas pessoas pensam. Quando você tem um relacionamento duradouro e estável deve haver um documento para beneficiar o parceiro”.

O outro noivo, Ednei, confessou que este foi o dia mais feliz de sua vida, e que a união entre ele e André foi uma grande conquista. “Sempre tivemos o sonho de celebrar nossa união. E escolhemos a data de hoje porque além de ser o dia em que nós começamos a namorar, há 17 anos, é também a data do meu aniversário. A partir de agora, eu só espero que esta nova lei abra a cabeça de muita gente e acabe com a homofobia. Nós temos os mesmos direitos do que todas as demais pessoas. Nossos direitos e nossos deveres são iguais aos de todo mundo”.

O tabelião Jordelino Olimpo de Paula, que oficializou a união estável do casal, disse que o importante para celebrar o ato é a vontade entre as partes para realizar o processo. “A Constituição antes da decisão do STF em maio, só reconhecia a união estável entre homens e mulheres. Mas antes disso muitos tabeliães já vinham lavrando essas uniões estáveis através de autorizações judiciais. É bom entendermos, que para efeitos legais, não existe diferença entre uma união civil ou união estável, os casais homossexuais, a partir de agora, terão seus direitos reconhecidos, sejam patrimoniais ou previdenciários. Temos que esclarecer, ainda, que por ser um ato declaratório, os casais que queiram oficializar a união estável devem procurar o cartório, providenciar algumas testemunhas e lavrar a união”.

Relacionamento
A história de André e Nei começou como a de qualquer outro casal. André morava em Belo Horizonte, em Minas Gerais, veio para Caraguá em 1994, e pouco depois de sua chegada conheceu o homem com quem dividiria seus dias. Nei, também não é da região, nasceu em Araçatuba, e se mudou para a cidade litorânea em 1993.

“Eu vim de BH pra trabalhar numa marmoraria, e cai de paraquedas em Caraguá. Numa noite sai pra conhecer a cidade, parei num barzinho no calçadão, e coloquei algumas músicas para tocar na máquina de som, inclusive uma do Fabio Junior. Depois de certo tempo percebi que a música do Fabio Junior não parava de tocar, e fui perguntar à dona do bar se a maquina havia quebrado. Foi quando, pra minha surpresa, ela me disse que teria sido um rapaz que estava pedindo para música ser repetida. E esse rapaz era o Nei. A partir desse momento, ele que estava acompanhado de duas amigas, me chamou para sentar na mesa dele. Eu fui, pois precisava fazer amizade. Naquela mesma noite, a gente já conversou bastante, eu morava na Prainha e ele foi me levar até em casa. Nesta mesma noite começamos a namorar, e estamos juntos até hoje”, lembrou André.

Ele contou ainda que a receita para ter um relacionamento duradouro tem que ser baseado na confiança e amizade. “Temos que ter confiança um no outro, e amizade, o amor vem com o tempo, mas fica. Se há confiança e amizade o relacionamento dura pra sempre. Eu e meu parceiro somos pessoas de muita sorte por termos nos encontrado”.

Festejando
Muitos amigos do casal foram prestigiar o evento. De acordo com André, estiveram presentes na festa cerca de 300 pessoas. “Todos que estão aqui fazem parte da nossa história, e neste momento estão presenciando o dia mais emocionante de minha vida e da vida do Nei. E foi com a ajuda de muitos desses amigos que conseguimos proporcionar esta festa linda a todos”.

Wellington Alves de Souza, amigo do casal há mais de 10 anos, contou que a partir do momento em que a lei foi criada os dois amigos já procuraram o cartório para oficializar a união. “Acredito que agora o direito dos homossexuais, que dividem sua vida inteira com um parceiro, e que constroem um patrimônio juntos vão estar assegurados e garantidos”.

A amiga Elaine Rolim, disse que achou a atitude do casal corajosa. “Não tenho nada contra. Acredito que o mais importante disso tudo é o amor, não importando a opção sexual. Espero que eles continuem sendo felizes”.
Beatriz Rego/Jornal Imprensa Livre 8/8/11

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Para refletir...

Antes de a prefeitura efetivar a posse dos novos servidores públicos aprovados no último concurso, o município possuía cerca de 1800 servidores efetivos em seu quadro. Um número até acanhado se compararmos com outras cidades de mesmo porte. Mas este não é o foco.

A curiosidade é que a média mensal de atestados médicos apresentados pelos servidores gira em torno de 600! Isto é, num único mês, pelo menos 600 faltas são registradas. Isto, se considerarmos que os atestados médicos são de único dia. Mas há os que “abonam” muitos dias mais...

Em apenas um mês, um terço dos funcionários dá o cano no serviço ao menos uma vez – eis a conclusão. E não perdem um centavo por isso, porque há médicos – os irresponsáveis, evidentemente – que acham bonito atirar dinheiro público na lata do lixo. Resta saber se “abonariam” com tanta solicitude as faltas de suas próprias secretárias...

Outra curiosidade é que 90% das faltas estão na Secretaria de Educação e se trata de professoras o grosso das faltosas, que sempre encontrariam razões domésticas para matar o dia, com a complacência e conivência de médicos desprovidos de o mínimo de senso de responsabilidade.

Ô, professoraiada! Assim não dá...

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Caraguá: Vão mexer na imagem do Santo Antonio

Em dezembro de 2010, o Caraguablob adiantou que um grupo de moradores da cidade estava movimentando com o objetivo de mexer na imagem de Santo Antonio, aquela que em 2008 foi colocada no alto do morro que leva seu nome e de onde saltam de asa delta, no bairro Sumaré.
O santo foi colocado no morro com sua face voltada
para a Igreja Matriz da Praça Cândido Mota

 O grupo, ao que se sabe composto por universitários e membros da comunidade católica, entende que o santo feito pelo ex-prefeito Aguilar e instalado no morro não atende às características da iconografia católica.

Liderados pelo professor Luis José Alves de Campos, passaram um abaixo-assinado na cidade, colhendo adeptos para pôr em prática a pretensão. As mudanças seriam feitas no rosto do Santo, semblante, vestimenta e no Menino-Jesus, utilizando-se como modelo uma imagem de Santo Antonio existente na paróquia local.

Em princípio, o movimento não tinha o aval da igreja local, mas agora contaria com o apoio da comunidade católica. O professor declarou que a arte sacra tem características que precisam ser respeitadas. Além disso, a mudança fomentaria o turismo religioso, um grande gerador de recursos nos dias de hoje.

O pedido foi protocolado na prefeitura, que apenas agora está se posicionando a respeito do assunto. Em matéria publicada no jornal Imprensa Livre de hoje, o prefeito de Caraguatatuba, Antonio Carlos da Silva, declarou que não se manifestou até agora porque podiam dizer que era politicagem de sua parte. “Mas estou sendo cobrado pela população. Estamos vendo que há uma unanimidade com relação à insatisfação com essa imagem”, declarou o prefeito.

Procurado pela reportagem do jornal, o ex-prefeito Aguilar, que construiu a imagem, disse que estão fazendo politicagem e usando o nome de um santo que não tem nada a ver com isso. “Ninguém veio me cobrar nada na época em que eu era prefeito. Por que não vieram reclamar para mim?”

O ex-prefeito disse mais: “Fui o único prefeito da história de Caraguá que conseguiu fazer a urbanização do Morro Santo Antonio. Aquele é o melhor ponto turístico de todo o Litoral Norte e eu levei o padroeiro para lá. Acho que alguém está com inveja de uma obra tão bonita”, declarou.



  
A matéria publicada hoje no jornal Imprensa livre:

Imagem no Morro Santo Antonio será readequada

Thereza Felipelli

Os padres de Caraguatatuba participaram de uma reunião com o prefeito Antonio Carlos da Silva para tratar, entre diversos assuntos, da readequação da imagem de Santo Antonio, inaugurada no final de 2008, no alto do morro que leva o nome do santo, no bairro Sumaré, região central da cidade, nessa sexta-feira.

Antonio Carlos recebeu esta semana, na Igreja Matriz, um abaixo-assinado contendo 5 mil assinaturas da comunidade católica – que circulou por diversos pontos da cidade – que já havia sido encaminhado para a prefeitura há cerca de um ano, pedindo a readequação da imagem, que não possui as características da iconografia antonina, ou seja, foge ao padrão da fé católica.


A ideia, que conta com o apoio da Diocese de Caraguatatuba, é contratar um novo artista para fazer alterações no rosto, semblante e vestimenta na imagem feita pelo artista plástico Irineu Migliorini, tornando-a uma réplica fiel da antiga imagem do santo, com idade estimada em 200 anos, que se encontra na Igreja Matriz. “A igreja vai ajudar na escolha de um artista consagrado para que não sejam cometidos erros”, comenta o prefeito.

Um grupo formado por universitários, moradores e fieis da igreja católica já vem se mobilizando pela readequação dessa imagem de Santo Antonio desde junho do ano passado, na época da festa em homenagem ao padroeiro da cidade.

As melhorias da imagem serão de inteira responsabilidade da prefeitura. “Não me manifestei até agora porque podiam dizer que é politicagem da minha parte, mas estou sendo cobrado pela população. Estamos vendo que há uma unanimidade com relação à insatisfação com essa imagem”, explica Antonio Carlos.

Estátua
A imagem de Santo Antonio – que tem 15m de altura e é o maior monumento do Litoral Norte – foi inaugurada no dia do santo, 13 de junho, em homenagem ao padroeiro de Caraguatatuba, em 2008.

Construída com argamassa, a estátua consumiu 400 sacos de cimento e foi projetada para resistir a temporais e ventanias. Sua iluminação é de fibra ótica, com quatro cores sincronizadas. Para garantir a energia, o monumento conta com um campo gerador, com funcionamento programado. A obra consumiu recursos de R$ 124 mil, custeados pelo município e chegou a ser embargada pelo Ibama, sob a alegação de falta de licenciamento. Através de ação judicial impetrada na Justiça Federal, a prefeitura conseguiu uma liminar para concluir a obra.

Irineu Migliorini, o escultor, tem em seu currículo obras em diversas cidades brasileiras, entre elas, a imagem de Frei Galvão, em Guaratinguetá e a Estátua da Liberdade de Joinvile (SC).

Aguilar
“Acho que estão fazendo politicagem usando o nome de um santo que não tem nada a ver com isso”, ataca o ex-prefeito José Pereira de Aguilar. “Ninguém veio me cobrar nada na época em que eu era prefeito. Por que não vieram reclamar para mim? Acho isso muito estranho”, continua. “Fui o único prefeito na história de Caraguá que conseguiu fazer a urbanização do Morro Santo Antonio. Aquele é o melhor ponto turístico de todo o Litoral Norte e eu levei o padroeiro para lá. Acho que alguém está com inveja de uma obra tão bonita que consegui fazer e que a cidade tem muitas outras prioridades a serem olhadas no momento, isso sim”, dispara.

Devoção e História
Em Caraguatatuba, a devoção por Santo Antonio remonta às origens do município, no início do século XVII, quando o primeiro povoado se formou no território hoje abrangido pela cidade, às margens do Rio Juqueriquerê.

Em 1959, durante as comemorações do centenário da emancipação político-administrativa de Caraguatatuba, uma estátua de Santo Antonio foi construída no alto do Morro do Evangelho Velho, sendo a mesma depredada ao longo da década de 1990, quando foi retirada.

Morro Santo Antonio
Com 340 metros de altitude, o morro descortina vista formada por toda a orla de Caraguatatuba, parte de São Sebastião e a face continental de Ilhabela. É ponto de encontro das turmas da asa-delta e do parapente, que lá encontram três rampas para vôo livre.

O morro só tem uma via de acesso, que é a estrada Dr Ivan Ferreira Fonseca, é muito íngreme e tem curvas muito fechadas. A pé, a caminhada pode levar de 30 a 50 minutos.

Santo Antonio
Santo mais popular do país, conhecido como o padroeiro dos pobres, casamenteiro por excelência, nasceu em Lisboa a 15 de agosto de 1195, numa família de muitos bens. Era batizado Fernando de Bulhões. Jovem, ainda, aos 15 anos de idade entrou para o convento agostiniano, em Lisboa, e bem depois em Coimbra, onde se ordenou.

Trocou o nome para Antonio, em 1220, ingressando na Ordem Franciscana, para pregar aos sarracenos, no Marrocos. Precisou deixar o país um ano depois, devido a uma moléstia, indo para a Itália, sendo indicado professor de teologia por São Francisco de Assis. Bolonha, Toulouse, Montpellier e Pádua o conheceram como mestre, transformando-se num orador sacro de renome no sul da França, assim como na Itália.

Os seus sermões eram tidos como célebres em Provença, Languedoc e Paris, onde suas palavras faziam eco, atingindo feitos de muito prodígio, contribuindo para o a sua fama de grande santidade.

Em virtude da saúde abalada recolheu-se ao convento de Arcella, perto de Pádua, onde escreveu muitos sermões especialmente para domingos e dias santificados, posteriormente publicados entre 1895 e 1913.

Na Ordem Franciscana Antonio liderou grupo insurgente contra os abrandamentos da regra do superior Elias e após uma crise de hidropisia (acúmulo patológico de líquido seroso no tecido celular ou em cavidade do corpo), morreu a caminho de Pádua, a 13 de junho de 1231, sendo canonizado a 13 de maio de 1232, menos de um ano após a sua morte, pelo Papa Gregório IX.

O papa Pio XII declarou-o doutor da Igreja, em 1946, justamente por causa de seus brilhantes textos doutrinários, como Santo Antonio de Pádua ou de Lisboa. Muito difundida a sua veneração nos países latinos, notadamente no Brasil e em Portugal.

Também, para o encontro de objetos perdidos, vale uma reza a Santo Antonio. Padroeiro dos pobres, sobre o seu túmulo, em Pádua, foi construída a basílica a ele dedicada.


terça-feira, 28 de junho de 2011

Myrian Rios dispara: "Eu tenho direito de não querer um homossexual como meu empregado"

Ex-atriz e atualmente deputada estadual, Myrian Rios causou polêmica na internet depois da divulgação de um vídeo em que ela se manifesta no plenário da (Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro) a respeito da homossexualidade. A veterana chegou inclusive a relacioná-la a uma eventual prática de pedofilia durante seu discurso.


“Não sou preconceituosa e não discrimino. Só que eu tenho que ter o direito de não querer um homossexual como meu empregado, eventualmente”, disparou. “Por exemplo, digamos que eu tenha duas meninas em casa e a minha babá é lésbica. Se a minha orientação sexual for contrária e eu quiser demiti-la, eu não posso. O direito que a babá tem de querer ser lésbica, é o mesmo que eu tenho de não querer ela na minha casa. São os mesmos direitos. Eu vou ter que manter a babá em casa e sabe Deus até se ela não vai cometer pedofilia contra elas, e eu não vou poder fazer nada”, emendou.

“Se eu contrato um motorista homossexual, e ele tentar, de uma maneira ou outra, bolinar meu filho, eu não posso demiti-lo. Eu quero a lei para demitir sim, para mostrar que minha orientação sexual é outra”, comentou. “Eu queria que meus filhos crescessem pensando em namorar uma menina para perpetuar a espécie”, completou ela, ao se manifestar contra a PEC 23/2007, que visa acrescentar a orientação sexual no rol das vedações à discriminação da Constituição do estado do Rio de Janeiro.

domingo, 5 de junho de 2011

Aos 83 anos o “doutor morte”, morre

Jack Kevorkian, médico que estimulou nos Estados Unidos o debate sobre o direito à morte, faleceu de pneumonia no dia 03 de junho num hospital da região de Detroit, aos 83 anos.

O patologista dizia ter injetado drogas que ajudaram mais de 130 pessoas a morrer durante a década de 1990. Ele defendia o suicídio assistido por profissional médico, para ajudar a morrer condignamente, como um direito de toda pessoa.

sábado, 4 de junho de 2011

Encontrada a maior relíquia cristã

Especialistas acreditam que conjunto de 70 livros encontrados em uma caverna da Jordânia podem conter relatos dos últimos anos da vida de Cristo
Um achado arqueológico está gerando polêmica entre especialistas em história religiosa. A localização de 70 livros feitos de placas de chumbo em uma caverna na Jordânia foi anunciada como “a maior descoberta da história cristã”. Os códices, do século I, trariam relatos dos últimos anos da vida de Jesus Cristo. Muitos pesquisadores estão céticos.

Os códices teriam sido encontrados há cinco anos em uma região onde cristãos se refugiaram depois da destruição do Templo de Jerusalém, no ano 70. Alguns dos volumes estão selados, o que deu margem à especulação de que se trataria de uma coleção secreta mencionada no Livro da Revelação, da Bíblia.

O britânico David Elkington, escritor e pesquisador de arqueologia religiosa, foi um dos únicos a analisar pessoalmente os códices e foi categórico ao atestar sua autenticidade. Segundo ele, testes de datação confirmaram que os livros têm 2 mil anos. Mas outros especialistas são mais cautelosos. Steve Caruso, tradutor de aramaico, analisou as fotos dos códices e declarou que eles trazem inscrições em línguas do século I e III, mais recentes, portanto, que a época de Jesus. Peter Thonemann, arqueólogo de Oxford, também encontrou anacronismos em algumas das imagens.
Uol Notícias/por Graziella Beting / jornalista e tradutora
Caraguablog/JFPr

domingo, 22 de maio de 2011

Gás lacrimogêneo usado pela PM impede Marcha da Maconha

A Polícia Militar impediu por volta das 15h deste sábado a passeata do grupo organizador da Marcha da Maconha, proibida na sexta-feira pela 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça. Após a decisão judicial, os manifestantes se reuniram no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para realizar uma passeata pela liberdade de expressão. No mesmo local, cerca de 20 pessoas fizeram uma pequena manifestação contra a droga. Por volta das 15h, a tropa de choque da PM jogou ao menos três bombas de gás lacrimogênio para dispersar o grupo que se deslocava pela Avenida Paulista.

Veja fotos da Marcha da Maconha pelo mundo >>>

De acordo com o capitão Benedito Del Zecchio Junior, o fim da passeata foi definido com base na decisão judicial. Cerca de 700 pessoas participaram do encontro e pelo menos três pessoas foram detidas e encaminhadas para o 78º Distrito Policial (Jardins). Não há informações sobre o motivo das detenções.
O grupo contrário à legalização da droga chegou ao vão livre do Masp e realizou o que o professor Eduardo Thomaz chamou de "panfletagem contrária". "Estamos aqui exercendo a liberdade de expressão igual a eles", disse Thomaz. O grupo, que faz parte do Movimento Ultradefesa, de acordo com o professor, representa os "valores da família contra a droga".

Na sexta, o desembargador Teodomiro Mendez, relator do processo, considerou que a marcha "não trata de um debate de ideias, apenas, mas de uma manifestação de uso público coletivo de maconha" e que o evento favorece a fomentação do tráfico de drogas. A liminar foi movida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão e Prevenção aos Crimes Previstos na Lei Antitóxicos (Gaerpa) do Ministério Público.
Gabriela Moncau, uma das organizadoras da marcha, considera a decisão um absurdo. "A marcha deve acontecer num País que alega ser democrático. A gente tem direito de se manifestar. Não estamos fazendo apologia ao crime, pelo contrário, a nossa proposta é justamente defender algo em favor da legalização", afirmou. De acordo com o grupo, os manifestantes foram orientados a não levar para o evento qualquer substância ilícita.
UOL-Cotidiano/Notícias/Simone Sartori                       Caraguablog/JFPr

 Marcha da Maconha pelo mundo
Brasil em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro,
No Mundo: Toronto, Canadá, Santiago Chile, Lisboa, Portugal,
Lima Peru, Paris França, Buenos Aires Argentina
 
20 maio 2011 - Marcha em São Paulo é Proibida

Marcha da Maconha no Leblon - Rio de Janeiro

Mulher usa um colar de folhas de maconha
 na manifestação pela legalização da droga em Buenos Aires
 
Além da Argentina, vários outros eventos na América Latina
 usaram o slogan "cultive seus direitos"


Segundo ativistas argentinos, a prioridade do movimento é a
"derrogação imediata" das leis que proíbem a posse de drogas e o cultivo da maconha



No Brasil, uma das maiores manifestações ocorreu
na zona Sul do Rio, ao longo da orla da praia


Na capital da França, homem foi enrolado em uma bandeira
com o desenho da folha da cannabis, durante a marcha global


Em Lisboa, Portugal, manifestantes carregam cartaz durante marcha no centro da cidade


Na capital portuguesa, vários adeptos foram vestidos de fantasias alusivas à erva


Em Lima, no Peru, homem grita slogans da Marcha da Maconha,
que defende os direitos individuais dos usuários

Em Santiago, chilenos promoveram mais de uma
marcha na cidade em prol da legalização da maconha
 
No Chile, manifestante vestido de folha de maconha participa
da marcha que reuniu centenas de jovens na capital


Canadense fuma maconha durante a manifestação nas ruas de Toronto

Em Toronto, no Canadá, os organizadores dizem ter reunido 49 mil pessoas
na Marcha da Maconha, pedindo a legalização do uso da droga


Marcha da Maconha foi proibida em Belo Horizonte,
considerada apologia às drogas, e acabou com cinco pessoas detidas

Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Caraguá: Ex-prefeito Aguilar desmente que esteja inelegível

Depois da notícia do fim da semana passada dando conta de que de estaria inelegível, o ex-prefeito de Caraguatatuba José Pereira de Aguilar foi a uma emissora de rádio da cidade para fazer o desmentido.

Aguilar concorreu ao mandato de prefeito nas eleições de 2008 e acabou derrotado por Antonio Carlos da Silva. As contas por ele apresentadas acabaram rejeitadas pelo Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, que teria encontrado diversas irregularidades na contabilidade da candidatura. (veja matéria)

O ex-prefeito, considerado forte candidato ao poder Executivo de Caraguatatuba nas eleições do ano que vem, disse que o apontado pelo Tribunal não inviabiliza uma possível candidatura sua.

Ele citou que a lei 12.034, de setembro de 2009, que teria alterado a lei 9.504/97 (lei eleitoral), dá possibilidades a candidatos com contas rejeitadas pela Justiça Eleitoral de registrarem novas candidaturas.

O advogado Júnior, filho de Aguilar, apareceu nas “curtas” do jornal Imprensa Livre desta segunda-feira para defender juridicamente o ponto de vista da viabilidade da candidatura de seu pai.

Aguilar, contudo, não confirma se vai sair candidato ou não em 2012, aguardando a movimentação política da cidade para decidir no momento certo o seu  futuro político. Aguilar disse que ainda é “cedo” para uma decisão.
O Blog de Caraguá - k

domingo, 8 de maio de 2011

Marcha da Maconha reúne cerca de 5 mil seguidores no Rio

Passeata aconteceu na orla da Zona Sul, entre o Leblon e o Arpoador


Marcha da Maconha começou com cerca de 500 participantes na orla da Zona Sul do Rio, segundo a polícia, na tarde deste sábado (7). Segundo a organização, no entanto, ao longo de todo o trajeto entre o Leblon e o Arpoador, cerca de 5 mil pessoas seguiram a manifestação.
Marcha pela legalização
"Nosso objetivo é despertar a população para o debate sobre a questão da legalização da maconha. Somos totalmente a favor da liberação para todos os fins: medicinais, industriais, religiosos. A semente da maconha é rica em ômega 6 e ômega 3 e não tem a substância THC tão nociva a saúde", defendeu Renato Cinco, um dos organizadores do evento, realizado pelo terceiro ano consecutivo no Rio graças a um habeas corpus.
"Como artista tenho o papel de levar esse debate adiante. Acho uma hipocrisia uma sociedade tabagista e alcoólatra condenarem o uso da maconha. Para mim, quem é contra a legalização é a favor do tráfico de drogas", disse o músico Tico Santa Cruz que participou do evento.
Fonte: G1/RJ                                                                                 Caraguablog/JFPr

terça-feira, 3 de maio de 2011

Fim da enquete sobre intenções de voto para prefeito em Caraguá

O Caraguablog, aproveitando as festividades de aniversário da cidade, fez pesquisa durante o mês de abril para saber a quantas andavam as intenções de voto para prefeito da cidade, já que as eleições acontecem no ano que vem, mas, em determinados momento da vida comunitária, a impressão que se tem é a de que a corrida sucessória “já começou”. Fizemos a seguinte pergunta: quem seria o melhor prefeito para Caraguá? Os internautas votaram e  no final chegamos ao seguinte resultado:

01 – Antonio Carlos da Silva, 7 votos; 22%
02 – Antonio Carlos da Silva Júnior, 1 voto; 0,75% 
03 – José Pereira de Aguiar, 22 votos; 16,42% 
04 – Álvaro Alencar Trindade, 5 votos; 3,73% 
05 – Marcelo Ugatti, 9 votos; 6,72% 
06 – Heloísa Antunes, 4 votos; 2,99% 
07 – Wilson Gobetti, 8 votos; 5,97% 
08 – Edu Gama, 72 votos; 53,73% 
09 – Omar Kazon, 6 votos; 4,48%

Infelizmente, não fizemos constar do rol dos candidatos alguns nomes que poderão concorrer ao pleito de 2012 como prefeito. São eles professor Sidney Lima, o advogado Francisco Conceição, o Nestor Alves, irmão do secretário de Esporte Nivaldo Alves, e até o popular Papudo que garante a todos que concorrerá ao pleito de 2012 como prefeito.
Na verdade, trata-se de amostragem de um universo limitado de votantes que nem de longe pode significar uma prévia do pleito eleitoral. Mas é uma pesquisa e como tal deve ser entendida, principalmente porque algumas conclusões se podem tirar do material levantado.
Referimo-nos a Edu Gama, que ficou com 53,73% dos votos apurados, um recorde, seguido de José Pereira de Aguilar, com 16,42%, Marcelo Ugatti, com 6,72%, Wilson Gobetti, com 5,97, e Antonio Carlos da Silva, com 5,22% das intenções de votos.
O sistema permite que cada máquina (computador) vote apenas uma vez. Entretanto, parece que um dos candidatos conseguiu superar essa barreira e obter de seus simpatizantes num único final de semana, o último da pesquisa, votos de pontos diferentes, modificando o cenário que vinha se concretizando desde o início da enquete e que apontava o ex-prefeito José Pereira Aguilar disparando à frente, chegando assim a uma totalização inesperada para uma consulta desta natureza.

O candidato não perdeu tempo e chega ao fim da enquete como vencedor absoluto. Isto demonstra a disposição de cada um para o pleito. Enquanto uns, ao que parece, “não estão nem aí”, outros possuem simpatizantes que levam a sério o aceno da campanha e estão antenados a tudo que lhe diga respeito, mesmo uma pesquisa de caráter simplista como a nossa.

A política não aquinhoa o dorminhoco, nem a justiça o socorre quando este lhe bate às portas. Edu Gama ao menos mostrou garra e deu provas de que está atento e bem disposto, não deixando passar qualquer oportunidade. Claro, no momento ninguém é candidato a nada ainda, ninguém está registrado, e este é apenas um exercício de cidadania com simulação apenas de "intenções" de voto, nada mais.

Edu Gama, revelando-se desde já hábil político, enviou e-mail ao blog nos seguintes termos: “Agradeço primeiramente por ter incluído meu nome na enquete citada em seu blog ‘Quem seria melhor prefeito para Caraguá?’ Isso mostra o quanto as pessoas querem O NOVO. Sou um leitor assíduo do Caraguablog e parabenizo as suas matérias e o todo conteúdo do blog, pois mostra além do dia-a-dia de Caraguá, mostra a Caraguatatuba para os turistas. Parabéns! Estou disponível para qualquer dúvida. Att. Eduardo D. Gama”.

Na política é assim...

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ilhabela e São Sebastião: Vereadores brigam por TPM, digo, TPA...

Está instalada a polêmica. A prefeitura de Ilhabela pode ou não pode cobrar a famigerada “taxa de preservação ambiental” dos moradores de São Sebastião?

A Promotoria de Justiça e Cidadania da Comarca de São Sebastião abriu inquérito para apurar a eventual cobrança indevida da taxa aos moradores do continente e comunicou a providência à Câmara de Vereadores local.

Os olhos agora se voltam para o vereador Ernaninho, que há tempos vem protestando contra a tal cobrança e até ameaçando a fazer um projeto de lei instituindo taxa idêntica para ser aplicada aos moradores ilhéus assim que eles pisarem o solo sebastianense. Dizem até que o vereador filho do prefeito quase "saiu no tapa" com o vereador ilhéu Luiz Mário, que defende de unhas e dentes a tal TPA.

Está certo o Ernaninho. Se lá pode, cá também. E vamos todo mundo morrer com a grana. Afinal, dinheiro cai mesmo do céu...

Ah, e não é só na Ilhabela que pode, não. Em qualquer município do território brasileiro poderia ser cobrança uma “abestagem” dessas. Afinal, o tratamento dado aos municípios que integram a federação não devem sem equânimes?

Caraguá poderia instituir um portal bem na descida da serra e cobrar uma “taxa de visitação do litoral norte”. São Sebastião poderia instituir a sua taxazinha, por exemplo, de “contemplação dos cais” ou “dos navios da Petrobras”.

Se essa brigazinha continuar, a coisa vai ficar parecendo afagos de israelenses e palestinos discutindo a faixa de gaza.

Pra mim, a questão é simples de resolver e é histórica. Afinal, Ilhabela não era a ilha de São Sebastião até outro dia? Que continue assim...
O Blog de Caraguá - k

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Páscoa: A data da sua comemoração estaria errada

Pesquisador diz que data da Páscoa pode ser modificada e ser comemorada no primeiro domingo de abril

A Última Ceia ocorreu numa quarta-feira, um dia antes do que se pensava, e a data para a Páscoa agora pode ser modificada, segundo um cientista da Universidade de Cambridge que está buscando resolver as contradições mais persistentes da Bíblia.

O pesquisador afirma que os cristãos estabeleceram a última refeição de Jesus na Quinta-feira Santa há séculos, mas graças a uma redescoberta do antigo calendário judaico, o professor Colin Humphreys sugere outra interpretação.

"Eu estava intrigado com as histórias bíblicas sobre a última semana de Jesus, nas quais ninguém consegue encontrar nenhuma menção de quarta-feira. É chamado de um dia perdido", disse Humphreys à Reuters. "Mas isso parecia ser tão improvável: afinal de contas Jesus era um homem muito ocupado."

Suas descobertas ajudam a explicar a inconsistência misteriosa entre os Gospels de Mateus, Marcos e Lucas, que disseram que a Última Ceia coincidiu com a Páscoa Judaica e o de John, que disse que a refeição ocorreu antes do dia sagrado judaico que comemora o Êxodo do Egito.

A pesquisa de Humphreys sugere que Jesus, Mateus, Marcos e Lucas estavam usando o calendário pré-exílico, do tempo de Moisés e que conta o primeiro dia do mês a partir do final do antigo ciclo lunar, enquanto John estava se referindo ao calendário oficial judaico.

"Foi um erro extremamente curioso para qualquer um fazer porque para o povo judeu, a Páscoa Judaica era uma refeição muito importante", disse Humphreys, um cientista na área de metalurgia e materiais, e cristão.

Com a ajuda de um astrônomo, Humphreys reconstruiu o calendário pré-exílico e colocou a Páscoa Judaica no ano 33 d.C, amplamente aceito como a data da crucificação de Jesus, na quarta-feira, 1º de abril.

Isto significa que se os cristãos modernos quiserem estabelecer uma data para a Páscoa com base nos cálculos de Humphreys, que ele investiga desde 1983, o Dia da Páscoa seria no primeiro domingo de abril.

A notícia foi dada pela Agência Estado e faz referência à Reuters Life!, em Londres. O cidadão Osvaldo Kigumoto considera uma bobagem uma incursão científica no campo da fé: “Tem gente que não tem o que fazer e perde tempo com besteiras. Nem os cristãos estão interessados na precisão dos fatos históricos, a começar pelo domingo de páscoa, que a cada ano é comemorado em dias diferentes, e às vezes até o mês. E se um dia descrobrirem que Jesus não nasceu no dia 25 de dezembro, o dia de Natal vai mudar?”

domingo, 17 de abril de 2011

Aumento da gasolina

Os combustíveis estão sempre aumentando e o consumidor tem necessidade do combustível para se deslocar. Com o aumento de vendas de automóveis, os combustíveis encarecem cada vez mais.
E sem alternativa, as pessoas que precisam dos veículos para locomoção são obrigadas a desembolsar a diferença no preço. E a bola da vez é o aumento da gasolina.
A Agência Nacional de Petróleo Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontou em março dados que mostravam, naquela ocasião, que abastecer com etanol só era vantajoso nos postos de combustíveis de Mato Grosso.
Há cerca de uma semana o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, afirmou que existia possibilidade de aumento, enquanto no mesmo dia o ministro da Fazenda, Guido Mantega, negava que a gasolina pudesse subir.
Na segunda-feira (11), Gabrielli indicou sutilmente que o preço dos combustíveis vai subir caso o preço do petróleo continue alto. Porém, o contrato para entrega em maio do barril em Nova York caiu US$ 2,87 na segunda-feira, foi para US$ 109,92. Segundo Gabrielli, a Petrobras estava trabalhando com valores entre US$ 65 a US$ 85 por barril.
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, garante que o governo, que é controlador da petrolífera brasileira, a Petrobras, resistirá ao aumento em quanto puder. Segundo Lobão, quem tem buscado o reajuste é a Petrobras, alegando que os preços não sobem há nove anos e que a última alteração, que reduziu os preços, ocorreu há dois anos. Ainda de acordo com o ministro, a presidente Dilma Rousseff é a maior opositora do reajuste dos preços da gasolina.
Blog VilaMulher/Por Catharina Apolinário
Caraguablog/JFPr
Aumento do preço da gasolina provoca buzinaço no DF
O quinto aumento do preço da gasolina desde o início do ano, no Distrito Federal, provocou um buzinaço de motoristas. O litro de combustível vai passar dos 3 reais a partir desta segunda feira 18/4. Será o terceiro mais caro do Brasil.
Vídeo: Uol Notícias