Mostrando postagens com marcador Comunicação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comunicação. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Com a RM do Vale custo com ligações entre cidades diminui

Após a criação da nova Região Metropolitana do Vale do Paraíba que englobará 39 municípios do Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira os moradores da região gastarão menos com ligações telefônicas.
A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano informou que pediu à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para incluir as novas regiões metropolitanas do Estado (São Paulo e Vale do Paraíba) para pagamento de tarifas locais em ligações telefônicas, ao invés da obrigação do uso de DDD.
Trata-se de norma da Anatel que, desde maio deste ano, prevê chamada a custo de ligação local para cidades de uma mesma região metropolitana.

 “Pedimos a Anatel que incorporasse as novas regiões metropolitanas na redução de tarifa entre as cidades, passando a local”, afirmou o secretário Edson Aparecido. “Seria o primeiro grande benefício para a população após a criação da RMVale.”

Hoje, apenas sete cidades do Vale contam com tarifa local para ligações entre si. São elas: São José dos Campos, Jacareí e Caçapava, Taubaté e Tremembé e Guaratinguetá e Aparecida. Nas demais, são cobradas tarifas de ligação a longa distância.

A diferença na cobrança pode chegar a R$ 0,24 para cada minuto de ligação. Enquanto o valor da tarifa local é de R$ 0,10 por minuto, o de longa distância alcança o valor máximo de R$ 0,34 entre as cidades mais distantes na região.

Uma ligação de dez minutos entre São José e Bananal, por exemplo, que hoje custa em torno de R$ 3,40, sairia por R$ 1 com a RM Vale.
Regras. A Anatel informou que, pelas normas, a RM Vale poderá ter ligações locais a partir de 2016. Para antecipar o desconto, as prefeituras e o governo estadual podem fazer gestões junto às empresas.
Com informações da Anatel e do Jornal O Vale
Caraguablog/JFPr

sábado, 24 de setembro de 2011

Letye fala aos alunos de Jornalismo do Módulo

Letye Andrade
A locutora Letye Andrade, da rádio Caraguá FM, realizou na última segunda-feira uma palestra aos alunos de jornalismo do Centro Universitário Módulo, a convite da coordenadora do curso, a jornalista Bruna Vieira.

Letye contou um pouco de sua experiência como radialista e das dificuldades de se fazer rádio na região no dias de hoje. Lembrou que desde menina tinha uma atração irresistível pela profissão e que em várias oportunidades tentou trabalhar numa emissora de rádio. Os “nãos” recebidos não a desestimularam e hoje ela se considera uma voz importante do rádio em nossa região e uma profissional realizada.

Coordenadora Bruna com a palestrante
Falou das dificuldades de se conseguir, por exemplo, uma grande entrevista, quando é necessária certa dose de arrojo para vencer as barreiras que se apresentam, principalmente se o entrevistado é pessoa muito influente e poderosa.

"O rádio nunca irá acabar..."
Ela ainda citou a entrevista que fez com o Papa Bento XVI, quando de sua visita ao Brasil, precisamente ao Vale do Paraíba. Também falou de uma cobertura que fez de um amistoso da seleção brasileira na Inglaterra, ocasião em que, mesmo inexperiente em termos de futebol, conseguiu desempenhar um bom trabalho, inclusive obtendo entrevista exclusiva com o jogador Cacá.

Depois de responder às indagações dos alunos sobre o tema “rádio” e falar um pouco de sua coluna no jornal Noroeste News, finalizou reafirmando que por mais tecnologias de informação que se criem, por mais que se inovem em termos de meios de divulgação da notícia, o rádio nunca irá acabar, pela sua versatilidade e instantaneidade.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alunos do curso de Jornalismo do Módulo criam revista Banana Verde

Título abordará o ensino na Instituição e será distribuído internamente
O Centro Universitário Módulo lança, na próxima terça-feira (20), às 19h, no campus Martin de Sá, a primeira edição da revista experimental feita pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. O nome da revista, Banana Verde, remete ao processo de transformação que a banana (não madura) passa no cozimento do prato típico da região, o Azul Marinho (peixe com banana verde). Desta forma, os alunos de Jornalismo do Módulo são o ingrediente principal da faculdade e estão em “processo de amadurecimento” profissional.


“Levamos a redação de uma revista para a sala de aula. Os alunos vivenciaram todo o processo que vai da pauta, revisão, edição, diagramação, até chegar a este produto final. É um jornalismo de laboratório, embasado em técnicas e muita informação para fazer os futuros jornalistas avançarem no saber, tendo como pano de fundo a realidade do próprio litoral norte”, explica a professora Bruna Vieira Guimarães, jornalista responsável pela revista.
Caraguablog/JFPr

A primeira edição aborda a temática do Ensino Superior no único Centro Universitário do Litoral Norte Paulista, o Módulo, e revela histórias peculiares da instituição de ensino, de seus alunos, professores e funcionários. A segunda edição já está em andamento e abordará a Cultura Caiçara. Com periodicidade semestral, os 2.000 exemplares serão distribuídos para os estudantes do Módulo.

Os alunos de Publicidade e Propaganda também foram envolvidos na produção da revista, além de terem criado a campanha de lançamento da Banana Verde. Eles fizeram anúncios para veículos impressos, como o jornal Antenado (outro produto experimental do curso de Jornalismo) e a revista CASA Praia, para a internet (banners em portais de notícias, blog da revista e atualizações nas redes sociais), vídeo de lançamento, camisetas, cartazes, spots de rádio, assessoria de imprensa e cobertura jornalística com coffee break no próximo dia 22 de setembro. Compareça!

Serviço:
Lançamento da revista Banana Verde
Horário: Das 19h às 20h40
Onde: Centro Universitário Módulo, Campus Martin de Sá - Pátio entre os blocos II e III.
Endereço: Av. Pres. Castelo Branco, s/nº, Jardim Casa Branca, Caraguatatuba


Caraguablog/JFPr


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Suspensão de rodadas do Municipal de Basketball nos dias 26 e 28/08


 O Governo Municipal, através da Secretaria de Esportes de Caraguá, informa que serão suspensas as rodadas do Campeonato Municipal de Basketball “Taça Luiz Claudio Passos Ribeiro dos Santos”, nº 13, entre as equipes, Amigos Posto Caraguá e Caputera S.A, do dia 26 de agosto (sexta-feira), e nº 14 e 15, entre os times Curva da Morte x Centro-Norte, e Fireball Jocami x Jardim Sul, que aconteceriam no domingo, 28 de agosto, por ocasião do Torneio Internacional de Basketball Master, que será realizado no ginásio do CEMUG (Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves). As novas datas serão marcadas posteriormente.
SECRETARIA DE ESPORTES E RECREAÇÃO
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TENÓRIO COBRA MUDANÇA NO SISTEMA DE COBRANÇA DA ANATEL ENTRE CIDADES DO LITORAL NORTE


O vereador Marcos Tenório (PMDB) de São Sebastião sugeriu, por meio de requerimento, informações à direção da Anatel, com relação à medida editada em janeiro de 2011, que propunha a revisão do Regulamento sobre as Áreas Locais para o Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC), limitando a cobrança de interurbanos em ligações realizadas entre as cidades vizinhas e cobertas pelo mesmo DDD.

Tenório comentou, fazendo uso da Tribuna, que as cidades do Vale do Paraíba que usam o DDD 12 comunicam-se entre si pagando taxa de  ligação local, inclusive São Sebastião e Ilhabela.

“No entanto o benefício não se estende às ligações feitas entre si nas  cidades de São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba, por exemplo”, comenta Tenório.
O parlamentar relembra que o prazo para a referida adequação era de 120 dias, contados à partir da data de publicação do Regulamento (20.01.2011), porém a implantação do benefício ainda não ocorreu até a presente data.

“Não acredito que a distância entre as casas seja superior à estabelecida pela Anatel para prejudicar a instalação do serviço”, concluiu o parlamentar.
Fonte: Depto de Comunicação/PMSS
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Alunas e professoras de Jornalismo prestigiam a Feira Literária de Paraty


Um mergulho no fabuloso mundo da literatura. As alunas de Jornalismo do Centro Universitário Módulo, Daniele Freitas e Vitória Barreto, acompanhadas das professoras Bruna Vieira Guimarães e Giovana Flávia Oliveira, estiveram presentes na FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty), que aconteceu na última semana, de 6 a 10 de julho, em Paraty.

Elas participaram na do bate-papo sobre “Jornalismo e histórias em quadrinhos”, com o escritor maltes, radicado nos Estados Unidos, Joe Sacco. 

No bate-papo ocorrido no sábado (09), na programação  FLIPzona, a aluna Vitória Barreto pode questionar Joe sobre os conteúdos que aprendeu na faculdade e levou para a vida profissional. Joe, que é autor de livros-reportagens de histórias em quadrinhos, respondeu que aprendeu técnicas de entrevistas, pesquisas e, que o importante é “ler muito, sempre”.

As alunas e professoras do Módulo também assistiram a mesa redonda “Alegorias da ilha Brasil” com o escritor João Ubaldo Ribeiro. “O que dizer do dia de hoje? Simplesmente perfeito!”, descreveu Vitória Barreto, referente à sua primeira participação na FLIP.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Mutirão comemorativo ao 45º Dia Mundial da Comunicação

Os alunos do curso de Jornalismo do Centro Universitário Módulo, Cléverton Santana, Marcelo Souza e Mayara Peixoto, e a coordenadora da graduação, Bruna Vieira Guimarães, ministraram workshops na tarde do último sábado, dia 4 de junho, no Mutirão de Comunicação que aconteceu na Paróquia São João Batista, no bairro Poiares, em Caraguatatuba. 
O Mutirão foi um dos eventos organizados pela Diocese de Caraguatatuba em comemoração ao 45º Dia Mundial da Comunicação (5 de junho). Participaram da capacitação mais de 40 jovens e adultos que integram as equipes de Comunicação nas paróquias do litoral norte paulista. Foram ministradas oficinas de Fotografia, Redes Sociais, Jornal Mural, Artes Visuais e Redação. O Bispo Dom Antônio Carlos Altieri, SDB, agradeceu os participantes e ressaltou a importância dos comunicadores para uma formação ‘cristã’ da sociedade.
No dia 5 de junho, domingo, foi celebrada uma Missa na Matriz de Santo Antonio, que contou com a participação de comunicadores da região. Dentre eles, os radialistas Carlinhos Paes e Oscar Oliveira.
Centro Universitário Módulo /Janaína Pereira da Silva
Caraguablog/JFPr