Mostrando postagens com marcador Trânsito. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Trânsito. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hoje, dia mundial sem carro. E sem ônibus

Hoje, 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial Sem Carros. Um dia inteiro dedicado à reflexão sobre os gigantescos males que o automóvel causa ao ambiente e também oportunidade para manifestações em defesa da natureza.

A Conexão Mata Atlântica organiza hoje um bate-papo sobre o assunto e você pode participar enviando perguntas e comentários clicando aqui.

Hoje, também alunos se organizaram através de internet para fazer um movimento contra a empresa que presta serviços de transporte coletivo urbano em Caraguatatuba. Querem protestar por tudo aquilo que entendem que está errado no atendimento da PraiaMar.

Assim, há uma convocação geral para que hoje, dia mundial sem carro, seja também dia municipal sem ônibus.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Dito & Feito - A marcha pela duplicação da rodovia Caraguá-Ubatuba

"Acredito que o Estado não está vendo as nossas dificuldades, principalmente na época da alta temporada, quando, para percorrer esta rodovia, demoramos mais de seis horas, deixando a viagem completamente inviável. Temos de dizer o quanto é necessária essa duplicação"

Antonio Carlos da Silva, prefeito de Caraguá, defendendo a idéia de convocar os moradores de Caraguá e Ubatuba para realizarem a marcha pela duplicação da rodovia que liga as duas cidades.

Imprensa Livre aponta desleixo de autoridades

Deu nas “curtas” do jornal deste fim de semana. Confira:

Lombadas apagadas
Os motoristas que trafegam pela rodovia SP-55, no trecho que compreende os bairros da Costa Sul de Caraguatatuba, têm que ter uma atenção extra. É que praticamente todas as faixas das lombadas do trecho estão apagadas. Tem uma até que nem placa existe mais. A noite e na chuva, elas passam despercebidas.

Quem pinta?
O motivo já foi tema de matéria aqui no Imprensa Livre. Parece que como seria trecho de rodovia, no caso o DER é que tem competência para realizar a manutenção e consequentemente fazer a pintura. Será este mais um descaso do Governo Estadual para com a região?

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Prefeitura de São Sebastião inicia nesta sexta-feira alteração viária no centro histórico

Alteração visa melhor fluidez sentido Rua da Praia
Com o objetivo de oferecer melhor e maior fluidez aos condutores de veículos, sentido a Rua da Praia, a Administração Municipal, por meio da Segur (Secretaria de Segurança Urbana), realizará, a partir desta sexta-feira (19), alteração viária no centro histórico de São Sebastião.

As Ruas que sofrerão alteração são: Manoel Rufino, que é a Rua lateral aos correios; a Rua Expedicionário Brasileiro e a Rua Capitão Isidoro s. da Silva, lateral do antigo Fórum. Essas Ruas mudarão o sentido atual.
De acordo com a Segur, esta alteração tem como intuito melhorar o acesso de veículos para a Rua da Praia, “com isso, os condutores não precisarão dar a volta pelo antigo Fórum. Poderão seguir direto, sentido Rua da Praia”, explica o assessor de secretaria, Cláudio Ruiz.
Estudos continuam
Ainda visando maior fluidez, além de criação de vagas para veículos, em 45º, a Segur, através da Ditraf (Divisão de Tráfego), estuda a alteração do sentido viário na Rua Sebastião Silvestre Neves, a Rua da Prefeitura.

De acordo com a Ditraf, a Rua ficaria em um único sentido, da Prefeitura para o Tebar Praia Clube, mantendo mão dupla apenas no quarteirão atrás do Teatro Municipal.
Já os testes realizados visando desafogar  o trânsito na região central de São Sebastião, mais precisamente na Avenida Guarda Mor Lobo Viana, principal via de acesso para as três regiões do município (Costa Norte, Centro e Costa Sul), a Administração Municipal continua com os estudos e simulados na rua Auta Pinder, cruzamento com a   referida avenida.

Segundo a Ditraf o teste será realizado na sexta (19), das 8h às 20h, proibindo a conversão dos motoristas à esquerda, ou seja, com acesso ao centro da cidade.

Em todos os simulados, a presença dos agentes de trânsito é uma constante para orientação dos motoristas e coordenação do fluxo na área.
Fonte: Depto de Comunicação/AC /PMSS
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tamoios: Obras só começam em março

Obras do trecho de planalto se estenderão até o km 64,4 e terão início em março de 2012

O Governo do Estado decidiu prolongar a duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-099) do Km 11,5 até o Km 64,4, cobrindo todo o trecho de planalto, numa extensão de 53 quilômetros.

"Nós resolvemos ampliar a obra que iria até Paraibuna. São mais 31 km nesta primeira fase de duplicação", ressaltou Alckmin ao frisar que a rodovia é estruturante porque liga o Vale do Paraíba ao Litoral.

Segundo o governador, há quatro aprovações ambientais a serem feitas: o planalto, o trecho da serra, os contornos (de São Sebastião e de Caraguatatuba) e o porto de São Sebastião - todos necessitam de Eia/Rima (estudo de impacto ambiental).

"A ampliação do porto, a duplicação da Tamoios e os contornos caminham juntos. Como nós teremos de fazer o Eia/Rima para o trecho do planalto, nós resolvemos não parar em Paraibuna, mas duplicá-la até o alto da serra", explicou o governador.

Enquanto a duplicação do planalto é feita, o Governo do Estado trabalha para aprovar as licenças ambientais dos outros três trechos e lançar uma PPP (Parceria Público-Privada). Uma licitação será aberta para o trecho dos 53 km do trecho do planalto. "A construção será feita em dois lotes para se ganhar tempo", informou o governador.

O início das obras está previsto para março de 2012 e a conclusão deverá ocorrer em 20 meses, ou seja, novembro de 2013. O início e o fim das obras coincidem com o final da temporada de veraneio e férias, reduzindo os transtornos aos usuários da rodovia que viajam ao Litoral Norte.

A obra de duplicação dos 53 quilômetros do trecho de planalto está estimada em R$ 780 milhões. Ela será realizada mediante parceria entre a DERSA (Desenvolvimento Rodoviário S.A.) e o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), que assinaram convênio hoje, 26, no Palácio dos Bandeirantes.

Além de contemplar os recursos necessários às obras, desapropriações, remoções de interferências e elaboração de projeto de engenharia, o convênio também permitirá que a DERSA coordene e conclua o processo de licenciamento ambiental da duplicação de toda a Rodovia dos Tamoios.

Nesses recursos para licenciamento ambiental estão inclusos o trecho de serra, bem como dos contornos urbanos da SP-055 (Rio-Santos) nas cidades de São Sebastião e Caraguatatuba, etapa importante para a viabilização da PPP que irá resolver os problemas de acesso ao litoral norte paulista e ao porto de São Sebastião.

domingo, 24 de julho de 2011

Caraguá: Carreata de São Cristóvão abençoa motorista e veículos

Neste domingo (24) será realizada uma grande Carreata de São Cristóvão – “Sua Fé e Atenção Salvam muitas Vidas”, com a participação de sete paróquias e 10 padres. O evento irá abençoar e consagrar os motoristas e veículos de Caraguá. A carreata sairá as 11h da frente da Igreja Matriz de cada paróquia em direção a praça de eventos para a benção dos veículos, carros, motocicletas, ônibus, caminhões, entre outros que irá até às 13h..
O objetivo da carreata é gerar, na consciência de cada motorista, o senso comum de responsabilidade no trânsito e amor a vida. Além de entrar em sintonia com a proposta da ONU, da Década de Ação para a Segurança Viária e com o Plano Nacional de Redução de Acidentes de Trânsito.
Os interessados em participar da passeata precisam comparecer em uma das igrejas participantes no domingo. Os motoristas receberão um selo com a imagem de São Cristóvão.
As igrejas participantes são: Catedral Divino Espírito Santo, no Indaiá; Paróquia Santo Antônio, do centro; São João Batista, no bairro Poiares; Nossa Senhora da Glória, do Travessão; Paróquia São José, no Morro do Algodão; Santa Terezinha, na Martin de Sá e, Nossa Senhora da Visitação, no Massaguaçu.
A Carreata de São Cristóvão é uma realização de Diocese de Caraguá, com o apoio do Governo Municipal, por meio das secretarias de Trânsito e Educação, Polícia Civil e Militar do município, Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF) e Departamento de Estradas e Rodagens (DER)
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Antonio Carlos nomeia novo diretor de Trânsito


Nesta 2ª feira, dia 18 assumiu a Secretaria de Trânsito o Major RES PM João Batista Amandes nomeado pelo prefeito Antonio Carlos em substituição a Eugênio de Campos Júnior.
O Caraguablog da boas vindas ao Mj Amandes e deseja uma saudável e profícua gestão.
Endereço Escritório
Av. Arthur Costa Filho, 457 - 
Centro - Tel's: (12) 3886-6080
ou  0800-7788080

domingo, 17 de julho de 2011

Caraguá: Avenida da Praia de será duplicada até o terminal turístico do Porto Novo

Mara Cirino/Imprensa Livre
Está previsto para a próxima semana a abertura da licitação para a duplicação de mais um trecho da Avenida da Praia entre a Palmeiras e o Terminal Turístico do Porto Novo. São cerca de 2,6 quilômetros e o custo estimado é R$ 12 milhões. Com isso, a Prefeitura de Caraguá prevê terminar a reurbanização da orla marítima desde o início da Praia do Camaroeiro.
Foto: Caraguablog
De acordo com o secretário de Obras, Gilson Mendes, o projeto prevê a implantação de três pistas de rolamentos, estacionamento a 45 graus, iluminação central, ciclovia e calçadão. “Queremos voltar ao padrão da duplicação que foi feita na região central e até o Rio Lagoa”, antecipou o secretário.

Para a execução da obra, metade do recurso será liberado pelo Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade) e a outra parte será da prefeitura. Conforme Mendes, o convênio com o órgão estadual já foi aprovado.

Com o lançamento do edital e até mesmo a possibilidade de empresas perdedoras recorrerem, o secretário estima em até nove meses a conclusão da reurbanização ficaria pronta.

Para o presidente da Associação dos Quiosques de Caraguá, Renato Lambiasi, essa é uma boa alternativa para a categoria que tem seus estabelecimentos ao longo do trecho. São em torno de 25 quiosques a serem beneficiados. “A gente agradece pelo empenho da prefeitura em concluir esse trecho da Avenida da Praia”.

Em abril passado foi entregue o trecho duplicado entre a ponte do rio Lagoa, no Jardim Britânia até a Praia das Palmeiras.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

São Sebastião: Sabesp finaliza serviços de remanejamento de rede de esgoto na rua Ipiranga

A Sabesp do Litoral Norte encerrou na última semana os serviços de remanejamento de trecho da rede coletora de esgoto na Rua Ipiranga, no Centro de São Sebastião.

O trabalho, feito de forma emergencial para evitar qualquer risco operacional, foi necessário para melhoria do sistema de esgotamento sanitário na rua, antiga reivindicação dos moradores e comerciantes.

Os serviços técnicos foram executados por aproximadamente 40 dias e a Sabesp agradece a compreensão dos moradores e comerciantes pelos transtornos causados durante o período.
Assessoria de Imprensa – Sabesp Litoral Norte

terça-feira, 5 de julho de 2011

Estado faz estudo para liberar obras na Tamoios

DER protocola plano de trabalho que inclui consulta à população sobre duplicação no trecho de serra

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deu início ao processo de licenciamento ambiental para duplicação do trecho de serra da Rodovia dos Tamoios (SP-99) e do Contorno Norte de Caraguatatuba.

O DER (Departamento de Estradas e Rodagens) protocolou na Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) o Plano de Trabalho para elaboração do Termo de Referência. Trata-se do primeiro passo que qualquer empreendedor precisa dar para conquistar as licenças ambientais.


PPP
A duplicação da Tamoios se dará por meio de uma Parceria Público Privada.O modelo será definido. “Este plano é o início do processo que irá culminar com a licença ambiental para o início do empreendimento”, afirmou, em nota, a Secretariade Transportes.

O Plano de Trabalho fica disponível para consulta popular durante 45 dias. Nele, contam diagnósticos sobre a necessidade da obra e as variáveis que o DER considera como significativas na avaliação da viabilidade ambiental da duplicação da SP-99.

Qualquer cidadão, grupo ou entidade pode se manifestar em relação a obra. Segundo o governo, “se alguma dessas manifestações tiverem significância, pode interferir no Plano”.

A partir dessa colaboração da sociedade, na qual se enumera elementos a serem considerados no licenciamento ambiental, dá-se início a elaboração do EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Impacto Ambiental).

O EIA/Rima é parte fundamental para que a Cetesb conceda o licenciamento ambiental. Nele, aponta-se a interferência que a obra causará ao Meio Ambiente e de que forma o dono do empreendimento fará as compensações.

O governo Alckmin anunciou que o EIA/Rima será “produzido por uma consultoria ambiental contratada pelo DER” posteriormente. “A duplicação trará desenvolvimento para o Estado. Cabe a nós agora melhorarmos a infraestrutura da região”, disse Antonio Carlos (PSDB), prefeito de Caraguatatuba.

O custo estimado para a duplicação da Tamoios e os contornos viários em Caraguá e São Sebastião é 4,39 bilhões de reais. O Estado não informa quanto tempo levará o processo de licenciamento das duas etapas da duplicação da Tamoios. A Cetesb também não precisou prazos. Exatamente por isso, o Estado não anunciou quando as obras de duplicação nesses dois trechos começarão.

Entretanto, outras duas etapas da duplicação, no trecho de planalto e no Contorno Sul de Caraguá (nova pista que vai até o porto de São Sebastião). O Plano de Trabalho para o trecho de planalto e Contorno Sul foram protocolados anteriormente e em julho devem ocorrer audiências públicas para discutiro tema.

A ideia é que as licenças para essas duas etapas mais adiantadas sejam expedidas até o final do ano. O governador já prometeu que começa a duplicação no planalto em janeiro de 2012.

ONG pede garantias ao governo
Um dos representantes da rede de ONGs (Organização Não-Governamental) da Mata Atlântica, Roberto Francine, afirmou que aproveitará o Plano de Trabalho para elaboração do Termo de Referência para cobrar um planejamento ambiental mais efetivo do governo do Estado. “Vamos abrir um diálogo com o governo para que ele não olhe somente a questão da obra. É preciso prever o impacto disso em toda a região do Litoral Norte”, afirmou.

“É uma série de intervenções de grande porte. Na discussão do EIA/Rima temos que levar em consideração o grande volume de pessoas a mais que o litoral passará a receber. Precisa-se pensar em um desenvolvimento organizado e sustentável para a região. Hoje, por exemplo, não temos infraestrutura de esgoto. Queremos garantia desde já que o Estado se atentará a essas questões”, apontou Roberto.

Por sua vez, o prefeito de Caraguatatuba afirmou que o Poder Público priorizará o desenvolvimento sustentável.
 Fonte: O Vale

domingo, 3 de julho de 2011

O caos na entrada de Caraguá

Aqui havia um ponto de ônibus. Agora, só lama, detritos e água.
As obras que o governo do Estado realiza no trevo de entrada da cidade estão trazendo um grande transtorno à população de Caraguatatuba, especialmente a pedestres e usuários de ônibus urbanos.

Parece que o furacão Katrina passou por lá. Tudo desarrumado, aparentemente destruído, destroços, e o pedestre é que pena ao passar por ali. E o pior é que não há como desviar: a passagem é obrigatória.

Barro no lugar do ponto de ônibus.
O ponto de ônibus que por décadas existia no local foi retirado e agora as pessoas –que não são poucas– aguardam o busão ao relento, sob as intempéries, suportando no lombo os rigores do sol quente e das chuvas, num descaso poucas vezes visto em nossa pacata e obreira cidade.

A irresponsabilidade é tanta que tudo aparenta abandono. Parece que não houve planejamento, uma estratégia, um cronograma de trabalho, e que a coisa está sendo feita meio de qualquer jeito.

Como ilhas rodeadas de água,
pessoas aguardam o ônibus.

Sabendo do incômodo que iria provocar naquele principal entroncamento da malha viária municipal –que distribui o trânsito para São Sebastião, Caraguá e Ubatuba–, era de se esperar que tudo fosse feito com a maior brevidade possível, seguindo rígido esquema cronológico.

Mas, não.

O resultado disso é que a lambança lá está, à vista de quantos se obrigam a passar pelo local.

A piscina formada no asfalto
Houve um grande vazamento e a água se encontra empoçada, parecendo uma enorme piscina barrenta e suja. Não se vêem funcionários trabalhando, não se tem nenhuma previsão de quando aquilo tudo irá ter um fim. No dia de São-Nunca, talvez.

Ciclistas precisam contornar os postes que encontram em sua passagem. Bem no trevo, além de desviar das tranqueiras espalhadas, dos postes, cercas, e da água empoçada, que toma parte do leito carroçável, os pedestres e ciclistas precisam transitar pelo asfalto. Evidentemente, fazem isso com risco da própria vida.

Conforme o movimento de veículos, alguns são forçados a passar por sobre a água. Aí é banho em todo mundo, pedestres, pessoas que aguardam o ônibus, ciclistas e até mesmo outros motoristas com o vidro aberto.

Dá para resumir em única palavra aquilo tudo que por lá ocorre, denotando falta de autoridade e excesso de irresponsabilidade: caos.

E o povo que se exploda...


Lama e entulho e ninguém trabalhando

Água no asfalto: banho em ciclistas e pedestres

Pobre povo: como anfíbios
à espera do circular...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Travessia de balsa para Ilhabela tem aumento

A partir da zero hora de hoje estão valendo os novos preços cobrados em pedágios e balsas paulistas. O aumento foi de 6,55%, tendo sido utilizada a variação do IPCA, indexador de menor variação no período.

Novos preços de travessia para a Ilha
Dias úteis: veículo, 13,50 reais; motocicleta, 6,80 reais.
Sábado, domingo e feriados: veículo, 20,30 reais; motocicleta, 10,10 reais.

Uma viagem de São Paulo a Ilhabela, utilizando-se a Ayrton Senna e Carvalho Pinto, passa a custar 27,70 reais. A travessia de balsa para a Ilha é a mais cara do Estado de São Paulo.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Feriado de Corpus Christi com muitas atrações no litoral

SHOWS E GASTRONOMIA SE DESTACAM
Nesta segunda terminou o Outono. Tempo aberto, poucas nuvens e temperatura mínima na faixa dos 13 aos 18º na região sudeste. Um bloqueio atmosférico impede a formação de nuvens de chuva e o avanço das frentes frias em direção à nossa região.
Rodovia dos Tamoios

Ontem o motorista que saiu de casa para curtir o feriado de Corpus Christi sentido praia encontrou um movimento acima do normal, mas sem pontos de congestionamento e registro de acidentes. O tempo de viagem de São José dos Campos até Caraguá normalmente concluído em 01h20 chega a levar 01h40 e os mais lentos 02h00. O DER prevê que base de 80 mil carros trafegue nas estradas durante os feriados.

Corpus Christi nunca foi o forte do litoral norte, pois o clima da época não nos é favorável. A previsão é de 50% de visitantes que recebemos em feriados normais.
A região conta que o turista deva pesar a ausência de chuva, céu sem nuvens e quem sabe o sol, preços acessível e além dos tradicionais programas religiosos, o litoral norte terá muitas festas e atrações gastronômicas incentivando o visitante.
Caraguablog/JFPr
Foto:  Gianni D’Angelo/PMC

quinta-feira, 9 de junho de 2011

E a serra de Ubatuba, Alckmin?

Aproveitando a presença de Geraldo Alckmin em São José dos Campos para tratar da duplicação da Rodovia dos Tamoios, o   vereador Rogério Frediani, de Ubatuba, entregou um pedido ao governador para a construção de viaduto ou túnel no ponto crítico da chamada “serra de Ubatuba”, na rodovia Oswaldo Cruz.

Foto de Ken Badgley - Panorâmio
O vereador, que é do mesmo partido do governador, o PSDB, disse que a obra é primordial para alavancar o desenvolvimento econômico de Ubatuba, eliminando aquele trecho perigoso da serra, que impede o trânsito de veículos maiores, como ônibus e caminhões e, nas temporadas, provoca o congestionamento de veículos que buscam as praias da cidade.

“O objetivo neste momento é incluir Ubatuba nessa grande obra para o Litoral Norte. O município não ode ser mero espectador nesse processo, mas um dos atores”, concluiu Frediani.

terça-feira, 22 de março de 2011

HOJE A TAMOIOS INICIA A INTERDIÇÃO

Terça-feira, 22 de março, 0:00h. A partir de agora a Rodovia dos Tamoios está  interditada nos dois sentidos ao tráfego de veículos em geral até as 5h30m. Essa operação será repetida nos dias subsequentes, até e inclusive na 6ª feira dia 25.
Esta interdição se faz necessária devido à construção de uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, no km 28+80m, no município de Paraibuna.
Aos motoristas que necessitam trafegar à noite, esta semana a saída é  ir por Ubatuba e viajar pela Rodovia Osvaldo Cruz.
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 21 de março de 2011

3ª FEIRA INICIA A INTERDIÇÃO DA TAMOIOS

No início dessa madrugada de terça feira, 22 de março, exatamente as 00h00m  até as 5h30m  a Rodovia dos Tamoios– SP 099  será interditada nos dois sentidos ao tráfego de veículos em geral.  A operação será repetida nos dias subsequentes até e inclusive, na 6ª feira dia 25.
Foto Caraguablog

Esta interdição se faz necessário devido à construção de uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, no km 28,080m no município de Paraibuna (foto).
Em decorrência da interrupção do tráfego imposta, a ARTEST – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo – realizou recomendações prévias e que se fez necessárias comunicando às empresas permissionárias de serviço de transporte coletivo de passageiros a interdição.
A DR 6 implantou a necessária sinalização de advertência nas Rodovias SP 055, 060 e 070, assim como na SP-099. A CO – Coordenadoria de Operações competiu orientar e, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária promover as medidas técnicas operacionais que se fizeram necessárias para o sucesso da operação.
Fonte: DER/Taubaté
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 17 de março de 2011

TAMOIOS SERÁ INTERDITADA TODA SEMANA NA MADRUGADA


A Rodovia dos Tamoios – SP 099 será interditada nos dois sentidos ao tráfego de veículos em geral, sempre no mesmo horário de 00h00minh as 05h30minh, a partir desta 3ª feira dia 22 de março, repetindo a operação nos dias subsequentes até e inclusive, na 6ª feira dia 25.
foto Google Earth - Paronâmio
Esta interdição se faz necessário devido à construção de uma ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, no km 28,080m no município de Paraibuna.
Em decorrência da interrupção do tráfego imposta, cabe a ARTEST – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transportes do Estado de São Paulo – adotar recomendações prévias e que se fazem necessárias junto às empresas permissionárias de serviço de transporte coletivo de passageiros.

imagem - Google Earth
A DR 6 deverá implantar, ainda, a necessária sinalização de advertência nas Rodovias SP 055, 060 e 070. A CO – Coordenadoria de Operações compete orientar e, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária promoverem as medidas técnicas operacionais que se fizerem necessárias.
Fonte: DER/Taubaté
Caraguablog/JFPr

domingo, 13 de março de 2011

Duplicação da Tamoios custará 4,5 bi

O projeto de duplicação da rodovia dos Tamoios está sendo readaptado e contemplará dois contornos logo a partir da descida da serra, em Caraguá. Um levará a São Sebastião. Outro será feito em direção a Ubatuba, desviando de Caraguá e atingindo a SP-55 (também BR-101) na região norte da cidade.

Os técnicos fizeram essa alteração para desafogar o trânsito intermunicipal que atualmente passa centro da cidade de Caraguatatuba. O custo inicial das obras, que era de 3,5 bilhões de reais, passa a ser de 4,5 bi. Um bilhão a mais do previsto. As obras, a serem realizadas através do PPP – parceria público-privada –, contarão com 70% de seu custo bancado por verbas públicas.

O governo espera que a licitação para as obras ocorra ainda neste primeiro semestre do ano e que os trabalhos iniciem efetivamente antes do término de 2011.
O Blog de Caraguá - k

sexta-feira, 11 de março de 2011

Curiosidade: com bebida ou sem bebida, acidentes continuam

Dia destes estava postando no Caraguablog e ao mesmo tempo ouvindo o noticiário da TV, até que uma declaração do repórter chamou à atenção. O carnaval de 2011 foi o que mais registrou acidentes automobilísticos nos últimos anos.
 

Perde até para o carnaval de 2007, quando ainda não estava em vigor a lei seca, isto é, quando se vendiam bebidas livres de uma campanha intensa contra o álcool e direção, não havia uma fiscalização mais rígida e uma penalidade mais séria para quem fosse surpreendido bêbado ao volante.

A notícia é para se refletir. As pessoas, na condução dos veículos, estão mais desatentas? Estão provocando mais acidentes, por quê? Então, quando se enchia a cara, batia-se menos o carro?  Que absurdo!

Tem algum dado que não está batendo nessa história. Com a palavra, as nossas autoridades...
O Blog de Caraguá - k

terça-feira, 8 de março de 2011

Informe-se antes de viajar

Polícia Rodoviária Estadual,
Dersa e DER se mobilizam
para sua volta sem riscos
              Veja ao lado no blog>>Rodovias on-line >>>>>>>
A Secretaria Estadual de Logística e Transportes de São Paulo, que encerra hoje com os festejos, a operação Carnaval 2011 que trouxe muitas novidades aos usuários.
A operação Carnaval 2011 voltada para as rodovias sob jurisdição do DER (Departamento de Estrada de Rodagem) ao litoral paulista, a operação trás informações em tempo real no site DER (www.der.sp.gov.br) ou pelo (0800 055 5510) sobre a situação das estradas e o tempo estimado da viagem, transmitido em painéis eletrônicos nas vias com maior estimativa de tráfego, atualizado a cada 15 minutos.
A Rodovia dos Tamoios, SP 099, integra essa operação e os pretendem viajar poderão decidir o melhor horário para o retorno do litoral para chegar ao seu destino. Há também a disposição maior numero de viaturas de inspeção e guinchos na rodovia, unidades de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) e veículos de apoio.
O motorista que retornou esta tarde 8 de março do litoral norte encontrou poucos pontos de lentidão. A Tamoios apresentava tráfego intenso de veículos, mas sem pontos de parada. Segundo as principais concessionárias devido ao tempo instável, a maioria antecipou a volta na madrugada de hoje. A previsão é que 105.000 veículos trafegaram na Rodovia dos Tamoios de volta do Carnaval do Litoral Norte.
Caraguablog/JFPr