Mostrando postagens com marcador Reconhecimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Reconhecimento. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Prefeitura de Ubatuba discute regularização fundiária da Ilha dos Pescadores

O projeto de regularização deverá ser concluído até outubro
Ilha dos Pescadores
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, realizou na semana que passou uma reunião com moradores da Ilha dos Pescadores e o coordenada pelo secretário da pasta. A reunião, que também contou com a presença de pescadores e comerciantes do local, teve como objetivo discutir a regularização fundiária e urbanística do local, que é uma Área de Preservação Permanente (APP). Hoje residem cerca de 40 famílias na Ilha dos Pescadores. Na pauta a regulamentação dos imóveis no Cartório de Registro de Imóveis.
Caraguablog/JFPr

Foi anunciado aos 64 presentes que nos próximos dias, a equipe de regularização da prefeitura iniciará o levantamento topográfico do local, a atualização sócio-econômica dos moradores, o relatório para elaboração do projeto de recuperação de área de preservação permanente e a arborização da Ilha dos Pescadores.
Segundo a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, o projeto de regularização deverá ser concluído até outubro. A partir daí, o projeto poderá ser encaminhada para o Cartório de Imóveis para o registro dos imóveis, notícia que gerou grande satisfação entre os presentes.
Áreas regularizadas
O Projeto de Regularização Fundiária da Prefeitura de Ubatuba foi criado em 2005 e visa regularizar núcleos habitacionais e evitar a ocupação desordenada e irregular no município, especialmente em áreas de proteção ambiental ou de risco. Já foram regularizados desde então Parque Guarani, Vale do Sol, Parque das Rosas e Jardim Ubatuba II. Os bairros da Pedreira e Itamambuca estão com auto de demarcação no Cartório de Registro de Imóveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU
Foto: Ana Gabriela Fernandes
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

CÂMARA MUNICIPAL DE CARAGUATATUBA PRESTA HOMENAGEM AO ROTARY CLUB

Em sessão ocorrida em 13 de setembro, a Câmara Municipal de Caraguatatuba, por moção de iniciativa do vereador Pedro Ivo, prestou homenagem ao Rotary Internacional e aos clubes de Caraguatatuba pelos relevantes serviços humanitários prestados. O vereador, que participou tempos atrás de intercâmbio patrocinado pelo Rotary, enfatizou  a ética, a tolerância e a abertura a todas as culturas, raças e credos que caracterizam o Rotary, lembrando os principais projetos desenvolvidos pelo clube. Foram especialmente citados os 48 anos da presença do Rotary na cidade de Caraguatatuba e os eventos beneficentes promovidos nos últimos anos, destacando, ainda, a 40ª Conferência do Distrito 4600 acontecida na cidade em junho último. Mais que o reconhecimento público, a homenagem é um forte estímulo e um desafio à continuidade dos trabalhos dedicados às causas humanitárias.

Caraguablog/JFPr

domingo, 18 de setembro de 2011

Prefeito de Ubatuba recebe o título 'Amigo da Cultura'

A entrega do título foi realizada durante o jantar comemorativo dos 50 anos da Banda Lira Padre Anchieta, no Areia Summer House, evento que marcou o lançamento do CD da banda

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu mais um título, desta vez concedido pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). O título “Amigo da Cultura” foi recebido pelo prefeito das mãos do presidente da Fundart, em reconhecimento à sua colaboração para o lançamento do CD 50 Anos da Banda Lira e “pelo destacado apoio às causas culturais de Ubatuba”.

A entrega foi realizada durante o jantar comemorativo dos 50 anos da Banda Lira Padre Anchieta, no Areia Summer House, evento que marcou o lançamento do CD da banda, com cerca de 250 participantes. Além do prefeito, o jantar contou com a presença de vereadores, secretários municipais e admiradores do talento da Banda Lira Padre Anchieta.

A prefeitura de Ubatuba e a Fundart prestigiaram todos os músicos que compõem o elenco da Lira Padre Anchieta com menções de Honra ao Mérito. 

O maestro Herculano de Barros Pinto e Pedro Alves de Souza (maestro Pedrinho), fundador da Banda e criador da escola de música da corporação, respectivamente, também foram homenageados. Ex-músicos da Lira Padre Anchieta foram lembrados e receberam CDs comemorativos.
Assessoria de Comunicação/ Foto: Paulo Zumbi/PMU
Caraguablog

sábado, 10 de setembro de 2011

Câmara de Caraguá é palco de homenagem a vítima da ditadura militar

Foi publicado no jornal eletrônico do Correio do Brasil em 8 de setembro, às 14:31h, o texto abaixo, que por dizer respeito a Caraguatatuba e a um de seus personagens, que foi vítima da ditadura, entendemos oportuno reproduzir aqui no Caraguablog.

Homenagem ao Amigo Benetazzo
Por José Dirceu
Antônio Benetazzo - A Câmara Municipal de Caraguatatuba (SP) prestará amanhã [9 de setembro], às 18h, uma justa homenagem a um dos bravos resistentes contra a ditadura militar no nosso país. Refiro-me a Antônio Benetazzo, morto aos 31 anos, em outubro de 1972, nos porões do DOI/Codi-SP.

Benetazzo foi assassinado por lutar por um Brasil livre, justo e democrático. Um Brasil que o acolheu aos nove anos de idade, quando ele e sua família imigraram da Itália, após presenciarem os horrores do nazifacismo durante a II Guerra Mundial. Nascido em Verona, ele se criou em Caraguatatuba, onde seus pais se instalaram.

No ginásio, fundou o grêmio da escola estadual Thomaz Ribeiro de Lima. A homenagem de amanhã, inclusive, foi proposta pelo Grupo Memória Contada formado pela professora Rose Mary Teles Sousa e alunos da escola. Desde o ano passado, eles pesquisam e criam um dossiê sobre Benetazzo com o objetivo de tornar conhecida sua trajetória na resistência à Ditadura Militar.

Benetazzo detinha um carisma e uma inteligência ímpares
Apaixonado pelas artes, ele se destacou, ainda secundarista, nos quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e tornou-se referência nos movimentos culturais e políticos, participando ativamente do Centro de Cultura Popular da UNE. Em São Paulo, Benetazzo ingressou nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo e de Filosofia na Universidade de São Paulo (USP). Chegou, inclusive, a presidir o Centro Acadêmico da Filosofia, enquanto lecionava História para jovens vestibulandos.

Em 1967, Benetazzo ingressou na Aliança Libertadora Nacional (ALN) e dois anos após caiu, como muitos de nós, na clandestinidade. Foi a Cuba e tornou-se um quadro do Movimento da Libertação Popular, o MOLIPO. Ao voltar ao Brasil foi preso pelo DOI/CODI paulista em 28 de outubro de 1972. Guerreiro como poucos, Benetazzo sofreu as mais bárbaras torturas durante três dias seguidos e morreu. Uma nota oficial divulgada em 2 de novembro pelo departamento de segurança alegou falsamente como causa de sua morte um atropelamento por um caminhão após tentativa de fuga.

A versão foi desmascarada por vários testemunhos de presos políticos que também estiveram nas dependências do DOI-Codi/SP. Após sua morte, Benetazzo foi enterrado como indigente e seu corpo removido do Cemitério de Perus, após ser identificado. A homenagem de amanhã é mais do que justa e fundamental para que as novas gerações saibam da luta de Benetazzo. Ele completaria 70 anos se estivesse hoje entre nós. De muitas formas, ele está.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mensagens que recebemos de leitores

Aqueles que nós seguem, postam comentários e enviam mensagens além de ficarmos agradecidos pelo apoio e carinho é o que nos estimula a continuar com prazer o Caraguablog. Obrigado Leitor

Entre as mensagens recebidas postamos essa do professor Lourinaldo:

Parabéns referente ao seu Blog.
Quero parabenizá-lo pelo trabalho no Blog de Caraguá, que divulga e da oportunidade para eventuais solicitações e melhoramento no município.
                                      Lourinaldo Fanca
                                     E-mail: dilenelouto@ig.com.br     

Do Caraguablog
O Caraguablog procura zelar pelo Meio Ambiente e Belezas Naturais. Retrata a realidade do dia a dia desta bela cidade de Caraguatatuba e Litoral Norte, transmitindo aos visitantes: Clima Tempo/Estradas on-line, Notícias, Eventos, Curiosidades, Fotos 360º, Praias e Pontos Turísticos
Saiba tudo sobre CARAGUATATUBA
E o Litoral Norte. E continue acessado.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um aposentando que anda, anda, anda...

Ele foi chamado Mensageiro da Esperança pelo jornalista Salim Burihan...

O seu nome é José Francisco Machado. Tem 71 anos e o seu hobby é caminhar pelas ruas de Caraguá e levar mensagens de esperança às pessoas. Quando cisma, vai também a São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba. Detalhe: faz isso a pé.

José Francisco Machado, solteiro, sem mulher ou filhos, não tem celular, não tem computador, não tem carro, nem moto. Não anda de bicicleta. Também não possui uma máquina fotográfica digital. Como aposentado do INSS há 22 anos, num bom cargo em São José dos Campos, ele tem dinheiro de sobra para comprar isso tudo, mas prefere abrir mão das coisas da modernidade e viver uma vida comum.

Nascido joseense em 26 de dezembro de 1940, já teve o passatempo de tirar fotografias utilizando máquina comum, daquelas com revelação e ampliação caríssimas. Tem milhares de fotos em casa. Parou de curtir o “clique” desde que a onda foi o uso de máquinas digitais com visualização no computador.

Esguio, bem disposto –um tanto vaidoso, pois pinta o cabelo–, Machado não demonstra a idade que tem. Caminhar é com ele mesmo. Quanto bate na telha, dá um pulinho a São Sebastião, saindo cedo de casa, munido de alguma fruta e água, e pé na estrada. Faz todo o trajeto, ida de volta, sempre a pé.

Também já foi a Ubatuba caminhando, em mais de uma oportunidade, para visitar um tio que mora na Lagoinha. Também já foi, mais de uma vez, à Praia dos Castelhanos, que fica do outro lado da Ilhabela, sempre saindo cedo de Caraguá e a pé. Já foi ao norte da Ilha e às praias do sul de São Sebastião.

Outra curiosidade em torno de Machado é que ele adora escrever. Escreve cartas a jornais reclamando de tudo a que um cidadão de bem tem direito. Foi assíduo na coluna do leitor do jornal ValeParaibano, sempre abordando temas polêmicos, alfinetando principalmente políticos e exigindo solução para os problemas apontados.

Nunca foi bem visto por essa sua disposição de rasgar o verbo, doa a quem doer, e mandar publicar a carta. Teve época em que as pessoas, inconformadas com alguma coisa, pediam-lhe para escrever a “bronca”. Machado, todavia, não faz mais isso hoje, pois as pessoas costumam “pular fora” na hora de enviar a carta, temerosas de represálias. Coisa comum no mundo político-emporcalhado de hoje.

Machado, que tem uma casa na rua Aparecida, no bairro Ipiranga, em Caraguá, também gosta de escrever poesias e versos, principalmente textos que enaltecem a vida e levam conforto às pessoas. “Faço isso porque gosto e por acreditar que as mensagens podem ajudar a melhorar a vida das pessoas”, costuma dizer.

Ele escreve e ele mesmo banca as centenas de cópias que retira, saindo depois pela cidade e distribuindo-as às pessoas, fazendo todo o percurso a pé. As datas comemorativas também são a sua predileção. Sempre escreve alguma coisa sobre o Dia da Enfermeira, do Médico, do Advogado, das Crianças, da Mulher, Ano-Novo, Natal...

Ele tem sempre uma mensagem positiva para passar adiante, levantando o moral das pessoas. Por isso Machado chegou a ser objeto de matéria do jornal do Salim Burinham, o Notícias das Praias, em sua edição de número um, de fins de 2009. Ali ele foi chamado de O Mensageiro da Esperança. Merecidamente, diga-se de passagem.

José Francisco Machado, entretanto, tem uma queixa: sofre perseguição. Não sabe de quem e atribui as dificuldades que lhe colocam à frente a forças ocultas. De fato, existem pessoas que procuram atrapalhar a sua atividade de Mensageiro. Ele relata o caso de uma casa de fotocópias da cidade, que lhe fechou as portas alegando que sofria ameaças por ajudá-lo.

Machado diz que não tem problema, não. Fala que compreende a fraqueza da natureza humana e a deficiência de caráter das pessoas. E, como Mensageiro, segue em frente, levando suas mensagens de esperança, otimismo e amor ao próximo...

Veja o vídeo da entrevista

Eis o texto do jornal Notícias das Praias, edição nº 01, final de 2009:

O Mensageiro da Esperança

Ele caminha mais de 15 quilômetros por dia distribuindo xérox de mensagens, versos e poemas para as pessoas que trabalham no comércio de Caraguá. Gasta pelos menos de duas a três horas por dia fazendo isso. Por mês, dedica cerca de R$ 2 mil de sua aposentadoria na produção das cópias.

O que leva uma pessoa de 69 anos, aposentada do serviço público federal, a distribuir quase que diariamente mensagens xerografadas para as pessoas, que nem sempre conhece? Por que fazer isso durante 20 anos, sem qualquer interesse comercial ou político?

“Acredito que as mensagens podem melhorar a vida das pessoas, principalmente das que trabalham”, responde José Francisco Machado. É ele, que diariamente, percorre as grandes lojas, bancos, órgãos federais, estaduais e municipais e o comércio de uma maneira geral, distribuindo os folhetos xerografados.

Machado, aposentado do INSS, faz isso há cerca de 20 anos. Ele mesmo escolhe os textos, faz as cópias e entrega pessoalmente as mensagens. As pessoas lhe perguntam se trata de alguma promessa. “Não, não se trata disso...Faço isso porque gosto e por acreditar que as mensagens podem ajudar a melhorar a vida das pessoas”, responde.

Ele afirma que as mulheres se sensibilizam mais que os homens e que a maioria das pessoas não repassa os folhetos para as outras pessoas lerem. E reclama: muitas lojas e até repartições publicam impedem a distribuição das mensagens. “Não entendo porque agem assim”, lamenta. Machado nunca contou com qualquer tipo de patrocínio para suas despesas. Ele arca com todas as despesas. Ele se acha um mensageiro da esperança.

Machado vive sozinho, não tem mulher e nem filhos. Para ele distribuir as mensagens é uma rotina que lhe faz muito bem. Por que não distribuir as mensagens através da internet? “Passaria muito tempo preso ao computador. Prefiro percorrer a cidade a pé, conversar com as pessoas e fazer novos amigos”, afirma.

Ele percorre diariamente o trecho entre os bairros do Ipiranga e Indaiá, faça chuva ou faça sol. Apesar de ter apenas o segundo grau completo, Machado escreve muito bem. No passado vivia escrevendo para a coluna do leitor do jornal Valeparaibano. Muita gente lhe procura para escrever reclamações e reivindicações às autoridades públicas. “Na hora de assinar a reclamação, a maioria caí fora temendo algum tipo de represália. Por isso, parei de escrever para as pessoas”, conta.

Qual a mensagem que mais repercutiu? “Foi a Jesus no SUS. Conta que Jesus vestiu um jaleco e foi prestar serviço num posto do SUS. Ele assumiu o lugar de um médico que estava exausto de tanto atender as pessoas. O primeiro a ser atendido foi um paciente que estava numa cadeira de rodas. Jesus passou a mão na cabeça dele e disse: levanta e anda. O homem levantou e andou. Um paciente que aguardava a vez de ser atendido ao ver a cena, reclamou: Médico é tudo igual, nunca examinam direito a gente...

domingo, 14 de agosto de 2011

História do dia dos pais

Dizem que o primeiro a comemorar o Dia dos Pais foi um jovem chamado Elmesu, na Babilônia, há mais de 4.000 anos. Ele teria esculpido em argila um cartão para seu pai. Mas a instituição de uma data para comemorar esse dia todos os anos é bem mais recente...

 Em 1909, a norte-americana Sonora Louise Smart Dodd queria um dia especial para homenagear o pai, William Smart, um veterano da guerra civil que ficou viúvo quando sua esposa teve o sexto bebê e que criou os seis filhos sozinho em uma fazenda no Estado de Washington.

Foi olhando para trás, depois de adulta, que Dodd percebeu a força e generosidade do pai.
O primeiro Dia dos Pais foi comemorado em 19 de junho de 1910, em Spokane, Washington. A rosa foi escolhida como a flor oficial do evento. Os pais vivos deviam ser homenageados com rosas vermelhas e os falecidos com flores brancas. Pouco tempo depois, a comemoração já havia se espalhado por outras cidades americanas. Em 1972, Richard Nixon proclamou oficialmente o terceiro domingo de junho como Dia dos Pais.

O pai brasileiro ganhou um dia especial a partir de 1953. A iniciativa partiu do jornal O Globo do Rio de Janeiro, que se propôs a incentivar a celebração em família, baseado nos sentimentos e costumes cristãos. Primeiro, foi instituído o dia 16 de agosto, dia de São Joaquim. Mas, como o domingo era mais propício para as reuniões de família, a data foi transferida para o segundo domingo de agosto.
Em São Paulo, a data foi formalmente comemorada pela primeira vez em 1955, pelo grupo Emissoras Unidas, que reunia Folha de S. Paulo, TV Record, Rádio Pan-americana e a extinta Rádio São Paulo. O grupo organizou um grande show no antigo auditório da TV Record para marcar a data. Lá, foram premiados Natanael Domingos, o pai mais novo, de 16 anos; Silvio Ferrari, de 96 anos, como o pai mais velho; e Inácio da Silva Costa, de 67 anos, como o campeão em número de filhos, um total de 31.

As gravadoras lançaram quatro discos em homenagem aos pais. O maior sucesso foi o baião É Sempre Papai, com letra de Miguel Gustavo, interpretada por Jorge Veiga. O Dia dos Pais acabou contagiando todo o território brasileiro e até hoje é comemorado no segundo domingo de agosto.
Muitos países têm datas especiais para homenagear os pais. A Inglaterra e a Argentina também comemoram a data no terceiro domingo de junho. Na Itália e em Portugal, a homenagem acontece no Dia de São José, 19 de março. Na Austrália, é no segundo domingo de setembro. E na Rússia, no dia 23 de fevereiro.
Autor desconhecido
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Dilma sanciona lei e Ilhabela é a “Capital Nacional da Vela”

“É uma chancela oficial para o município, que já tinha uma autodenominação por sua vocação náutica. Conseguimos agora garantir de forma inquestionável esse título tão importante para nossa cidade. Parabéns Ilhabela, a Capital Nacional da Vela”, destaca o prefeito Colucci.  

A presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.457, de 26 de julho de 2011, que “confere ao município de Ilhabela, no Estado de São Paulo, o título de Capital Nacional da Vela”. O prefeito de Ilhabela comemorou esta conquista para o arquipélago. É uma chancela oficial para o município, que já tinha uma autodenominação por sua vocação náutica. Conseguimos agora garantir de forma inquestionável esse título tão importante para nossa cidade. Parabéns Ilhabela, a Capital Nacional da Vela.

O projeto foi apresentado em 2009 pelo então deputado federal Marcelo Ortiz (PV-SP) e aprovado pela Câmara dos Deputados em 2010. Em junho deste ano, a proposta foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, e teve como relator o senador Sérgio Petecão, do Acre. Sem a necessidade de votação em plenário, o projeto seguiu para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.
Colucci também fez um agradecimento especial ao ex-deputado Marcelo Ortiz e ao senador Sérgio Petecão. “O deputado apresentou este projeto em 2009 e conseguiu a aprovação no ano seguinte. Já o senador Sérgio Petecão, que tem nos ajudado também junto aos ministérios, encabeçou esta aprovação no Senado. É um título importante para Ilhabela, que já é conhecida por sua vocação, seus atletas e competições de vela”.

Petecão visitou Ilhabela em março deste ano e conferiu de perto a vocação turística da cidade, bem como as atividades náuticas. “Há mais de trinta anos, a Semana Internacional da Vela, considerada a maior competição náutica da América Latina, é realizada no município. O título representa o reconhecimento pelo esforço empreendido pela cidade no apoio a essa modalidade esportiva”, relatou o senador.

Em julho, a cidade promoveu a 38ª edição da Semana Internacional de Vela Oceânica e de Monotipos, com uma programação cultural que movimentou a cidade durante todo o mês. A Prefeitura de Ilhabela oferece para crianças e jovens a oportunidade de aprender a velejar por meio das escolinhas que funcionam no Pequeá, na Secretaria de Esportes, e na Praia Grande, na sede do Navega SP. Além do projeto social, a vela ainda impulsiona a indústria do turismo do município, com uma série de eventos ao longo do ano. A lei foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 27 de julho.
PM de Ilhabela
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 28 de julho de 2011

São Sebastião: Ciama comemora Dia dos Avós com grande festa


Com muita dinâmica e descontração, a comemoração do Dia dos Avós, realizada pelo Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), foi um sucesso na tarde desta terça-feira, 26. O Ciama, projeto da Administração de São Sebastião, desenvolvido através da Sesau (Secretaria da Saúde), promoveu, além de uma festa, um curso destinado às vovós e vovôs.
O objetivo era o de fortalecer o vínculo familiar e auxiliar a amamentação, o pós-parto e cuidados com o recém-nascido de forma eficaz e tranquila. O curso contou, ainda, com a participação de vários profissionais da Saúde.
O terapeuta ocupacional Isaac Filho e a pediatra Luzia da Fonseca fizeram uma dinâmica com os avós presentes. Eles montaram um círculo e, em forma de bate-papo, falaram sobre “A Importância das Avós” e “Autoestima da Mãe e do Bebê”.
Os profissionais conversaram abertamente com os participantes e esses demonstraram muito envolvimento. Segundo o terapeuta, “é importante provocar esta discussão, a fim de despertar as responsabilidades dos avós e valorizar a unidade da família”.
A psicóloga Flávia Martinelli, a fonoaudióloga Maria Emília D’Ávilla e a nutricionista Paula Kosaka também participaram do curso e ministraram “Vantagens da Amamentação”, “Malefícios do Bico Artificial” e “Técnica do Copinho”, respectivamente.
A coordenadora do Ciama, a enfermeira Carla Bruço, falou sobre “Cuidados no pós-parto”, “Como Doar Leito Materno” e “Fisiologia da Amamentação”.
Após as palestras, os avós assistiram à apresentação da Dança Materna, sob a coordenação da professora Cristiane Rezende, e puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelas filhas e noras.
No final, houve uma confraternização para todos: pais, avós e profissionais, que puderam desfrutar de um momento gostoso de descontração e para compartilhar experiências.
Os avós receberam ainda os parabéns e sopraram as velinhas do bolo preparado especialmente para eles.
Para o avô de primeira viagem, Joralino Francisco de Faria, a tarde foi muito proveitosa. “Com os programas oferecidos pelo Ciama, a mãe fica mais independente e nós, avós, não ficamos sobrecarregados”, declarou.
Fonte: Depto de Comunicação/TM/CF/PMSS
Caraguablog/JFPr

sábado, 16 de julho de 2011

16 de julho, DIA do COMERCIANTE

Nesta data em 1808, o príncipe regente português D João VI por influência da figura histórica e político baiano, José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu abriu os portos brasileiros a nações amigas. Em 26 de outubro de 1953 o presidente do Senado Federal, João Café Filho prestou uma homenagem ao comércio instituindo a data como o Dia do Comerciante.
Hoje essa data é comemorada em todo o Brasil. Apesar de esquecida por alguns, e desconhecida por muitos, trata-se de uma das datas mais importantes do nosso calendário, pois o comércio é vital para a economia de uma cidade, estado e Nação.
O desenvolvimento do comércio está intimamente ligado com a atuação do comerciante, administrando os estabelecimentos, e os comerciários, que são o elo direto com o consumidor final. “Assim, ao cumprimentarmos os comerciantes de nossa cidade pelo transcurso de tão importante data, cumprimentamos também os comerciario. Afinal, todos estamos imbuídos do mesmo ideal, servir cada vez mais com qualidade o público consumidor e dar nossa colaboração para o desenvolvimento econômico e social de nossa cidade e região.
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Senado aprova título de Capital Nacional da Vela para Ilhabela

Senador Sérgio Petecão foi o relator do projeto, que já havia sido aprovado no ano passado pela Câmara dos Deputados. É uma chancela oficial para o município, que já tinha uma autodenominação por sua vocação náutica. Conseguimos agora garantir de forma inquestionável esse título tão importante para Ilhabela, a Capital Nacional da Vela.

Ilhabela, a “Capital Nacional da Vela”. O projeto que dá o título para o município foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira (14/6). A proposta foi aprovada na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, e teve como relator o senador Sérgio Petecão, do Acre. Não há necessidade de votação em plenário e o projeto segue agora para a publicação, que deve ocorrer nos próximos cinco dias. Em seguida, a proposta vai para a sanção da presidenta Dilma Rousseff.

O projeto foi apresentado em 2009 pelo então deputado federal Marcelo Ortiz (PV-SP) e aprovado pela Câmara dos Deputados em 2010. “É uma chancela oficial para o município, que já tinha uma autodenominação por sua vocação náutica. Conseguimos agora garantir de forma inquestionável esse título tão importante para Ilhabela, a Capital Nacional da Vela”.

No mês que vem, a cidade promove a 38ª edição da Semana Internacional de Vela (2 a 9 de julho – Rolex Ilhabela Sailing Week / Organização do Yacht Club de Ilhabela) e 15 a 17 de julho (Monotipos / Organização Prefeitura de Ilhabela – Secretaria de Esportes). 
Fonte: PM de Ilhabela/ Foto: Luiz Daniel
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Ubatuba apresenta exposição em homenagem a Clodovil

 “Traços e Retratos de Clodovil Hernandes” exposta no Sobradão do Porto
A partir do dia 18 de junho, estará aberta ao público a exposição “Traços e Retratos de Clodovil Hernandes”, no Sobradão do Porto, em Ubatuba. A exposição será realizada pela Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Turismo, em parceria com o Instituto Clodovil, em homenagem a esta figura nacionalmente conhecida e que, apaixonado pelas belezas naturais de Ubatuba, tanto divulgou o nome da cidade por todo o Brasil.
A exposição apresentará retratos do artista e de seu acervo pessoal pintados por renomados artistas, cedidos à exposição por seu espólio, além de aquarelas pintadas por ele cedidas pelo acervo permanente do Instituto Clodovil Hernandes.
A abertura da exposição acontecerá no dia 17 de junho, dia em que se comemoraria os 73 anos de vida de Clodovil. Haverá um coquetel para autoridades e convidados, a partir das 20h, no Sobradão do Porto. Para a visitação pública, a exposição estará aberta entre os dias 18 e 26 de junho.
A exposição conta com a colaboração da Fundart, montagem e ambientação de Meg Ramos.
Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

domingo, 5 de junho de 2011

O Tremendão comemora 68 anos de sucesso e ingressa de cabeça com perfil no MySpace

Erasmo Carlos um dos pilares da Jovem Guarda nos anos 60
Erasmo Carlos, nome artístico de Erasmo Esteves, nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1941. Vocalista do grupo The Snack's criado em 1958 que também participava Roberto Carlos. Juntos, Roberto e Erasmo formaram a maior dupla de compositores do rock brasileiro em sua primeira fase. Quando entra para o grupo, Tim Maia, tomando a posição de cantor principal, The Snack's passa a se chamar Os Sputniks.
Sendo um dos pilares da Jovem Guarda, o Tremendão, membro da realeza do movimento, buscou inicialmente inspiração em seu ídolo Elvis Presley, interpretando “Gatinha Manhosa” e “Festa de Arromba”, mesmo depois de acabado o movimento, continuou a gravar e associar seu nome ao rock.


No final dos anos 60, lançou o disco “Erasmo Carlos e Os Tremendões”, com interpretações de compositores da MPB, como Caetano Veloso e Ary Barroso, entre outros.
Sua parceria com o cantor Roberto Carlos certamente é a de maior sucesso na história da música popular brasileira, tanto em termos de venda quanto em termos de regravações, feita por artistas de todo o Brasil e do exterior. Junto com Roberto Carlos, compôs mais de 500 canções, gravadas tanto por Roberto Carlos quanto por inúmeros outros cantores.
Na década de 70, influenciado pela cultura hippie e pelo soul, lançou “Carlos, Erasmo”, com destaque para a faixa “De Noite na Cama”, escrita por Caetano Veloso especialmente para ele. É também desta década o álbum ”Pelas Esquinas de Ipanema”, que incluiu o manifesto ecológico “Panorama Ecológico”.
Nos anos 80, Éramos preparou álbuns de duetos, resultado do projeto “Erasmo Carlos Convida...”. Artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia e Jorge Ben participaram da iniciativa que teve destaque para a parceria com Roberto Carlos, na faixa “À beira do caminho”. Na mesma década, vieram álbuns lançados nos anos 80, como o trabalho ao vivo “Sou uma criança”, com participações de Léo Jaime e do grupo Kid Abelha.
Nos anos 90, Erasmo continuou a assinar com Roberto Carlos as canções feitas para seus discos anuais e lançou dois discos: “Homem na Rua”, que inclui a canção “A Carta”, com Renato Russo, e “É preciso saber viver”, com regravações de canções de seu repertório, onde se destacou “Do fundo do meu coração”, dueto com Adriana Calcanhoto.
Em 2001, Erasmo lançou “Pra falar de amor”, onde cantou faixas suas e canções de Kiko Zambianchi e Marcelo Camelo. O destaque foi “Mais um na multidão”, dueto com Marisa Monte e de autoria de Erasmo Carlos, Marisa Monte e Carlinhos Brown. Em 2007, animado com o lançamento do novo trabalho, Erasmo revelou à Jovem Pan qual sua maior realização profissional. Ele comemora hoje 68 anos de sucesso.
Em celebração, ingressa de cabeça no MySpace, lançando seu perfil oficial, e mostrando por lá o conteúdo do seu novo disco, chamado “Rock’in Roll”. A produção do novo trabalho é de Liminha, com composições em parceria com Nando Reis, Nelson Motta e outros.
Caraguablog/JFPr

sábado, 4 de junho de 2011

Leitores nos estimulam

Recebemos da Leitora jornalista Soraya Reis da assessoria de imprensa da Fatec de São Sebastião/SP

Parabéns!
Adorei este blog! Realmente tem qualidade jornalística, as matérias estão muito bem redigidas e selecionadas da melhor forma. Parabéns pela iniciativa que dinamiza o jornalismo em nossa região! O José Flávio eu ainda não conheço, mas o José Mário é um redator de mão cheia e eu posso apostar nisso! Sucesso para os dois!

Soraya

terça-feira, 31 de maio de 2011

Mamonas Assassinas chega aos cinemas em Junho

Documentário mostra a batalha dos cinco rapazes de Guarulhos para chegar ao sucesso que foi brutalmente interrompido por um acidente aéreo em março de 1996.
“Os Mamonas Assassinas morreram”. A notícia, na manhã de 2 de março de 1996, um domingo, parecia um desses boatos que vez ou outro circulam por aí. À época, o acesso à internet não era tão popular e a velocidade das informações era menor que a atual. Mas era verdade. Poucos meses depois de estourar para o sucesso e se tornar uma das bandas mais irreverentes do país, as vidas de Dinho, Samuel, Sérgio, Júlio e Bento terminaram em um trágico acidente na Serra da Cantareira, em São Paulo. O pequeno avião em que viajavam vindo de Brasília fez uma manobra errada e acabou se chocando contra a serra. Além dos cinco integrantes da banda, piloto, co-piloto e dois assistentes do grupo também morreram.

 Mais de quinze anos depois, o documentário Mamonas pra sempre (Europa Filmes) – previsto para chegar aos cinemas em 10 de junho – refaz o caminho que levou a banda Utopia, nascida no Parque Cecap, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo, a virar os Mamonas Assassinas. Para isso, o diretor Cláudio Kahns contou com um vasto material cedido pelas famílias dos músicos. É aí que está a parte mais rica do filme. Os primeiros shows, as brincadeiras de bastidores, a viagem para Los Angeles para mixar o primeiro disco. Tudo o que foi registrado pelos próprios meninos chega agora ao público.
Fonte: Revista Época
Caraguablog/JFPr

sábado, 28 de maio de 2011

Melhor aluno da Etec ganha bolsa

Vai estudar nos Estados Unidos durante um mês
A Escola Técnica de Caraguatatuba (Etec) divulgou o resultado de uma avaliação que indicou o melhor aluno do último semestre, entre os cursos oferecidos pela instituição: contabilidade e logística. Com base nos rendimentos de 2010 e alguns outros critérios, foram apontados cinco finalistas. O primeiro da lista, Rodrigo Miguel Domingues, 28 anos, ganhou uma bolsa para estudar inglês durante um mês nos Estados Unidos. A viagem, que será totalmente custeada pelo Governo Estadual, acontecerá entre setembro e outubro desse ano.

Rodrigo Miguel Domingues, surpreso pelo resultado, mora no Indaiá, trabalha, é casado e recebe o apoio da esposa. Atualmente trabalha numa gráfica e ainda não sabe se vai exercer a contabilidade que cursa. Por hora, ele diz que aprendeu muito e já pode ajudar o pai, que tem uma empresa. Além disso, o estudante conta que só por meio da Etec é que está tendo essa oportunidade de viajar para fora do país e aprender um pouco de inglês. “Sei que isso fará uma grande diferença no meu currículo”, destacou.

Além do curso, moradia em casa de família e o transporte, Rodrigo receberá uma ajuda de custo no valor de U$ 400.

Na ordem de classificação, estão Felipe Ramos Guimarães, Jeferson Germano de Paula, Elivelton dos Santos e Leiliane Valentim da Silva.
Para a coordenadora do curso de contabilidade, Vanda Cristina das Neves, é uma satisfação ter um aluno do seu curso selecionado para o programa de intercâmbio. “Estou muito orgulhosa. Dos cinco alunos melhores classificados, três eram do curso de contabilidade”, apontou.

Caraguablog/JFPr