Mostrando postagens com marcador Poluição. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Poluição. Mostrar todas as postagens

domingo, 14 de agosto de 2011

Estação de Tratamento de Esgoto (ETE)

ETE Porto Novo conquista licença para descarte de limpa fossa e armazenamento de resíduos perigosos
A Sabesp do Litoral Norte recebeu da Cetesb esta semana a licença de operação para descarte de resíduos e caminhões limpa fossa e para a Central de Armazenamento de Resíduos Perigosos Classe I, ambos localizados em uma área de 100 m² na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do bairro Porto Novo, em Caraguá.

O descarte de limpa fossa poderá receber 10 caminhões por dia com capacidade de 4 a 12 m³ de esgoto na baixa temporada e até 25 caminhões de 4 a 12 m³ de esgoto na alta temporada.

Vale lembrar que muitos imóveis em áreas isoladas se utilizam ainda dos sistemas de fossas sépticas e, constantemente, precisam esgotar os recipientes. Esse esgoto, então, passa a ser o tratamento devidamente na ETE Porto Novo.
A Central de Armazenamento de Resíduos Perigosos atende todas as legislações para receber o descarte do material utilizado no tratamento de esgoto da ETE.

O local está apto a receber resíduos da chamada classe I, ou seja, materiais inflamáveis, corrosivos, reativos e tóxicos.

A ETE Porto Novo está no processo de licenciamento ambiental ISO 14001, assim como outras unidades no Litoral Norte.
Assessoria de Imprensa/ Sabesp-LN
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Caraguá: Funcionário da Sabesp de cria peça para filtrar dejetos na captação de água

O operador da Sabesp do Litoral Norte, Sérgio Adachi, desenvolveu uma peça que vem sendo utilizada na captação de água do Rio Ribeirão dos Tourinhos, localizado no bairro de Massaguaçu, em Caraguá.

A peça, um crivo de aproximadamente um metro de extensão, serve como uma espécie de filtro e evita a entrada de galhos de árvores e madeiras no sistema de abastecimento de água local.

Segundo o gerente da Divisão da Sabesp de Caraguá, Laércio Andrade, a iniciativa do funcionário só reflete a dedicação e responsabilidade com o sistema de tratamento, desenvolvendo meios de reaproveitamento de materiais.

Andrade lembrou ainda que a captação e análise da água na região do Ribeirão dos Tourinhos têm recebido atenção especial da Sabesp do Litoral Norte. “Desde a entrega oficial da Estação de Tratamento de Esgoto do Massaguaçu, em 2004, a Sabesp vem contribuindo para melhoria da qualidade da água do rio”, complementa.

Ações de parceria entre a empresa, a Cetesb e a Prefeitura de Caraguá tem contribuído para o avanço na qualidade de vida dos moradores daquela região.

Sem o despejo do esgoto “in natura” no rio, o resultado da despoluição tem sido extremamente positivo. O último relatório da Cetesb, divulgado em junho de 2009, apontou uma grande redução nos índices de poluição.

No ano passado, a Estação de Tratamento de Esgoto do Massaguaçu, em Caraguá, foi a primeira do Litoral Norte a receber a certificação ISO 14001.

A unidade atende os bairros de Massaguaçu, Tabatinga, Capricórnio e Jetuba. São 6.700 ligações, o que compreende algo em torno de 30 mil pessoas beneficiadas. Para receber o certificado, a ETE do Massaguaçu teve de cumprir várias exigências, entre elas, diversas legislações ambientais.
Assessoria de Imprensa – Sabesp Litoral Norte

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Má qualidade do ar piora saúde de quem vive em grandes cidades

Morar numa cidade grande como São Paulo tem suas vantagens: lojas de todos os tipos, hospitais mais completos, colégios e universidades, cinema e teatro a qualquer hora. No entanto, a saúde da população em geral pode não ser lá essas coisas, já que todos respiram um ar de qualidade comprometida.
Aqui não temos esse problema


Desde que as fábricas e os carros chegaram a alguns locais, vêm despejando no ar mais e mais substâncias que, quando inaladas, fazem mal ao organismo humano. De acordo com o site oficial da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), os poluentes mais presentes na atmosfera são o dióxido de enxofre, monóxido de carbono, ozônio, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio.

Praia Grande em Ubatuba
Nós que moramos no Litoral Norte, temos de agir a cada movimento que notarmos que possa alterar esse ar puro e limpo que respiramos. Se cada um fizer a sua parte (fiscal) viveremos por mais tempo nesse canto do paraíso com nossos filhos e netos.
Não se cale ao menor sinal de perigo, faça um alarde! Participe
Caraguablog/JFPr

sábado, 11 de junho de 2011

Poluição: Bitucas de Cigarro

Bitucas descartadas prejudicam o meio ambiente
As bitucas de cigarro descartadas no meio ambiente são prejudiciais tanto para o peixe de água doce quanto os de água salgada, segundo estudo publicado no British Medical jornal.
As bitucas são a forma mais comum de resíduo no mundo – a cada ano são fumados cerca de 5,6 bilhões de cigarros. As bitucas são praticamente um terço dos lixos encontrados nas praias, por exemplo. No cultivo do tabaco usa-se uma ampla

variedade de componentes químicos, assim como na fabricação dos cigarros e os resíduos com frequência são encontrados no produto final. No estudo, pesquisadores deixaram peixes por quatro dias em caldo com bitucas para constatar a lesão.
O Estado-Vida
Caraguablog/JFPr