Mostrando postagens com marcador Cultura Caiçara. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cultura Caiçara. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de setembro de 2011

Exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte” continua percorrendo escolas

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia continua com a exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte de São Paulo”.

O evento conta com apoio da Sabesp e Transpetro, além da parceria das Secretarias Municipais de Educação e da Diretoria Regional de Ensino.

Fotos de pescadores artesanais do Litoral Norte, apresentação de documentários, conversa com pescadores caiçaras, oficinas de reciclagem com artesãos locais e palestras fazem parte da programação da exposição itinerante.

A exposição seguirá no dia 7 de outubro na Escola Estadual Alcides de Castro Galvão, no bairro do Camaroeiro, em Caraguatatuba, das 8h30 às 20h30.

Já nos dias 19 e 20/10, a exposição estará no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em Caraguatatuba, dentro da programação da Semana de Ciência e Tecnologia da escola.

Segundo a organização, a exposição deve atingir cerca de 2.500 estudantes das redes municipal e estadual de São Sebastião e Caraguatatuba.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Escola de São Sebastião recebe exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte”

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia continua com a exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte de São Paulo”.

Na quinta e sexta-feira (08 e 09/09), a exposição estará na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, no bairro Enseada, em São Sebastião. O evento conta com apoio da Sabesp e Transpetro.

Fotos de pescadores artesanais do Litoral Norte, apresentação de documentários, conversa com pescadores caiçaras, oficinas de reciclagem com artesãos locais e palestras fazem parte da programação da exposição itinerante.

A exposição seguirá nos dias 21 e 22/09 para a Escola Maria Aparecida Ujyo, no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba.

 “O objetivo é divulgar a importância da pesca artesanal e destacar as tradições e raízes dos pescadores caiçaras”, conta Shirley, que estima atingir pelo menos 2.500 estudantes das redes municipal e estadual de São Sebastião e Caraguatatuba.

sábado, 3 de setembro de 2011

Exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte” continua percorrendo escolas


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia continua com a exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte de São Paulo”.
O evento conta com apoio da Sabesp e Transpetro, além da parceria das Secretarias Municipais de Educação e da Diretoria Regional de Ensino.

Fotos de pescadores artesanais do Litoral Norte, apresentação de documentários, conversa com pescadores caiçaras, oficinas de reciclagem com artesãos locais e palestras fazem parte da programação da exposição itinerante.

A exposição estará na próxima quinta-feira (09/09) na Escola Estadual Professora Maria José da Penha Frúgoli, do bairro Enseada, em São Sebastião. Já nos dias 21 e 22/09, a exposição estará na Escola Maria Aparecida Ujyo, no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba.
 “O objetivo é divulgar a importância da pesca artesanal e destacar as tradições e raízes dos pescadores caiçaras”, conta Shirley, que estima atingir pelo menos 2.500 estudantes das redes municipal e estadual de São Sebastião e Caraguatatuba.
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte de São Paulo”

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia promove até o mês de outubro a exposição itinerante “A pesca artesanal no Litoral Norte de São Paulo”. O evento conta com apoio das Secretarias Municipais de Educação e da Diretoria Regional de Ensino.
O lançamento oficial acontece nesta quarta-feira (03/08), às 10h, na sede do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, que fica no bairro do Indaiá, em Caraguá.
A exposição terá fotos de pescadores artesanais do Litoral Norte, apresentação de documentários, conversa com pescadores caiçaras, oficinas de reciclagem com artesãos locais e uma palestra sobre a captura acidental de animais marinhos, que será proferida pela oceanógrafa e organizadora do evento, Shirley Pacheco.
“O objetivo da exposição é divulgar a importância da pesca artesanal e destacar as tradições e raízes dos pescadores caiçaras”, conta Shirley.
A exposição permanecerá no Instituto Federal também na quinta-feira (04/08), seguindo nos dias 5 e 6 de agosto para Escola Estadual Benedito Carlota, no Massaguaçú.  No dia 5, a exposição será das 13h30 às 20h, e no dia 6, das 9h30 às 16h30.
Seguirá ainda pelos bairros São Francisco (18 e 19/08), Toque-Toque Pequeno (26 e 27/08) e Enseada (a definir), em São Sebastião, além do bairro Porto Novo (21 e 22/10) e Camaroeiro (a definir), ambos de Caraguatatuba.
De acordo com Shirley Pacheco, a exposição deve atingir pelo menos 2.500 estudantes das redes municipal e estadual de São Sebastião e Caraguatatuba.
Serviço:
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
Avenida Rio Grande do Norte, 450, Indaiá (antigo Ceprolin)
Dias 03 e 04/08 (das 10h às 18h)
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ilhabela abre exposição “Resgate da Cultura Caiçara” nesta sexta


A Prefeitura de Ilhabela, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com o Condomínio Saco da Capela, abre na próxima sexta-feira (22/7) a exposição “Resgate da Cultura Caiçara”, com réplicas de embarcações pesqueiras tipicamente caiçaras e produzidas no arquipélago. Até o fim do mês a mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 22h e no fim de semana, das 14h às 22h.
A exposição faz parte de um trabalho maior, que abrange o diálogo com as famílias tradicionais e pescadores do município para registrar e documentar a cultura. A iniciativa valoriza e não deixa que se perca essa bagagem histórica e cultural. Os munícipes que quiserem participar da pesquisa podem procurar a Secretaria, na Rua Dr. Carvalho, 80 – Vila, ou pelos telefones (12) 3896.1747 e 3896.1571, falar com Edinir.
A Secretaria da Cultura também está com inscrições abertas para o XXXIV Salão de Artes Plásticas Waldemar Belisário até o dia 12 de agosto. s artistas podem se inscrever com até uma obra por categoria: pintura, escultura, fotografia, técnica mista, instalação e desenho. A taxa de inscrição é de R$15. O regulamento pode ser retirado na Secretaria da Cultura.
PM de Ilhabela/
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 28 de junho de 2011

FESTIVAL DO CAMARÃO COMPROVA SUCESSO

A 14º edição do Festival do Camarão realizada entre os dias 23 e 26 de junho além de degustar deliciosos pratos tipicamente caiçaras aqueles que tiveram a oportunidade de participar puderam poderá conferir de perto maravilhosos artesanatos da região, literatura e grupos folclóricos e musicais.


Assista o Vídeo VNews

domingo, 26 de junho de 2011

FESTIVAL DO CAMARÃO CHEGA AO FINAL

Foi tudo muito rápido, mas ainda tem hoje domingo para curtimos a 14º edição do Festival do Camarão, das 10h à meia noite, na Praça de Eventos da Avenida da Praia em Caraguá.
Pela manhã na hora da abertura às 10h teremos a Corrida de Canoa Caiçara mantendo a tradição de mais de uma década. As inscrições podem ser realizadas no local em frente à Praça de Eventos.
Aproveite e prove os melhores pratos gastronômicos preparados a base do crustáceo. O evento também reserva apresentações musicais, culturais e folclóricas.
Os pratos do Festival do Camarão têm preços que variam de R$ 2,50 (espetinho de camarão) a R$ 30 (porção de camarão branco).
No festival, atores da cidade contam causos e lendas na Casa Caiçara, reprodução de uma típica moradia caiçara com fogão a lenha, casa da farinha e venda de xarope de caraguatá (planta que deu origem ao nome da cidade).
A cunhagem da canoa, realizada todos os dias, resgata e divulga a tradição dos pescadores artesanais: construir uma embarcação a partir de um tronco de Guapuruvú.
Os artesãos regionais ficarão em uma tenda especial para exibir seus trabalhos. A equipe do Polo Cultural terá outro espaço para apresentar documentários sobre a cultura caiçara e filmes com relatos de antigos moradores.
Na Casa Caiçara haverá venda de temperos preparados pelas alunas do projeto “Tempero Caiçara”. Os produtos são preparados com alho, sal, cheiro verde e pimentão. Da venda do produto, 70% serão revertidos para as alunas e 30% ao fundo financeiro da secretaria municipal de Assistência Social para aquisição de novos materiais.
Programação de hoje

Dia 26 (domingo)
10h – Corrida de canoa   
12h – Orquestra de viola 13h30 – Dança     
14h – Gisele Maria e banda      
18h – Camerata Fundacc
19h – Dança         
20h – Sandra Santos       
22h – Mara Amaral          
O Festival do Camarão é realizado pelo Governo Municipal por meio da Fundacc, em parceria com a Associação de Pescadores do Camaroeiro.
Não perca!
Assessoria de Comunicação/Foto: Ian Fori /PMC
Caraguablog/JFPr
 
 
 
 

sábado, 25 de junho de 2011

São Sebastião participa do maior evento cultural anual do Estado

O município de São Sebastião, com apoio da atual Administração, por meio da Sectur (Secretaria de Cultura e Turismo), participará do programa Revelando São Paulo.
Fruto da parceria entre Governo Estadual com a entidade Abaçaí Cultura e Arte, o evento reúne há mais de uma década, uma amostragem significativa da cultura tradicional paulista, dando a conhecer à população os aspectos desconhecidos ou pouco divulgados da vida em São Paulo, refletindo o mais possível, a diversidade cultural, promovendo o encontro do rural com o urbano, do tradicional com a mídia.
Dentro deste contexto, São Sebastião participará do evento em três cidades: de 23 a 26 de junho em Iguape, cujo público estimado é de 500 mil pessoas; de 8 a 17 de julho em São José dos Campos, onde a expectativa é de um milhão e espectadores e posteriormente na capital paulista com público estimado entre 1,5 milhão e 2,5 milhões de 9 a 18 de setembro. 
Participação
O programa proporciona aos seus participantes infraestrutura adequada aliada à estadia e alimentação cabendo às Administrações Municipais, apenas as despesas com o transporte dos assessores, artistas e equipamentos necessários para as apresentações.
De acordo com a programação, São Sebastião participará com comidas típicas a exemplo do Azul Marinho (prato tradicional feito a base de peixe e banana verde),  e o peixe assado na brasa; o artesanato em taboa e caxeta, a Folia de Reis, Congada e danças folclóricas também estão inseridas nas apresentações dos sebastianenses.
Segundo informações, a novidade para este ano é a apresentação da Folia de Reis Mirim que representa um resgate cultural tradicional das Oficinas Culturais.
Procissão
Como parte do evento, anualmente há uma procissão com imagens sacras, da qual São Sebastião passou a fazer parte em 2010 com a inserção do santo padroeiro feita de um pedaço de canoa pelo escultor Sebastião Salomão, professor  da Oficina de Artesanato na Costa Norte do município.
Fonte: Depto de Comunicação (FM/RF)/ PMSS
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 23 de junho de 2011

FESTIVAL DO CAMARÃO COMEÇA HOJE NA PRAÇA DE EVENTOS

DE 5ª FEIRA A DOMINGO 
Enfim chegou o dia, está ai a 14º edição do Festival do Camarão que se estenderá até o dia 26 de junho de 2011, das 10h à meia noite, na Praça de Eventos da Avenida da Praia em Caraguá marcando o fim do defeso do camarão
 Serão quatro dias com os melhores pratos gastronômicos preparados a base do crustáceo. O evento também reserva apresentações musicais, culturais e folclóricas.
Os pratos do Festival do Camarão têm preços que variam de R$ 2,50 (espetinho de camarão) a R$ 30 (porção de camarão branco).

No festival, atores da cidade contam causos e lendas na Casa Caiçara, reprodução de uma típica moradia caiçara com fogão a lenha, casa da farinha e venda de xarope de caraguatá (planta que deu origem ao nome da cidade).

A cunhagem da canoa, realizada todos os dias, resgata e divulga a tradição dos pescadores artesanais: construir uma embarcação a partir de um tronco de Guapuruvú.
Os artesãos regionais ficarão em uma tenda especial para exibir seus trabalhos. A equipe do Polo Cultural terá um outro espaço para apresentar documentários sobre a cultura caiçara e filmes com relatos de antigos moradores.
Na Casa Caiçara haverá venda de temperos preparados pelas alunas do projeto “Tempero Caiçara”. Os produtos são preparados com alho, sal, cheiro verde e pimentão. Da venda do produto, 70% serão revertidos para as alunas e 30% ao fundo financeiro da secretaria municipal de Assistência Social para aquisição de novos materiais.

O Festival do Camarão é realizado pelo Governo Municipal por meio da Fundacc, em parceria com a Associação de Pescadores do Camaroeiro.
Participe!
Assessoria de Comunicação/Foto: Ian Fori /PMC
Caraguablog/JFPr

Confira a programação completa do festival
Dia 23 (quinta)
12h – Zé Maria      
13h30 – Dança     
14h – Choro Elétrico        
18h – Banda Carlos Gomes      
19h – Dança
20h – Cerimônia de abertura     
20h30 - Li Maria   
22h – Jonny, Charles e Banda                     

Dia 24 (sexta)
12h – Fabiano Moreno    
13h30 - Dança     
14h – Fernanda Leturia Trio       
18h – Água Viva    
19h – Dança
20h – Trem da Viração    
22h – Tribo caiçara

Dia 25 (sábado)
12h – Dudu Quirino Quarteto    
13h30 – Dança
14h – Zé Rodrigues         
18h – Maracatuba
19h – Dança
20h – Querubin     
22h – Deixa Comigo 
     
Dia 26 (domingo)
10h – Corrida de canoa   
12h – Orquestra de viola 13h30 – Dança     
14h – Gisele Maria e banda      
18h – Camerata Fundacc
19h – Dança         
20h – Sandra Santos       
22h – Mara Amaral          
Assessoria de Comunicação/Foto: Ian Fori /PMC
Caraguablog/JFPr


Programação em mais informações>>>>>


No domingo, último dia da festa, a Corrida de Canoa Caiçara mantém a tradição de mais de uma década. As inscrições podem ser realizadas no local. A largada será às 10h na praia do Centro, em frente à Praça de Eventos.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Caraguá: Festival do Camarão começa 5ª feira

A 14º edição do Festival do Camarão, em Caraguá, será entre os dias 23 e 26 de junho 2011, das 10h à meia noite, na Praça de Eventos. O tradicional evento marca o fim do defeso do camarão e traz muita música e boa comida. A abertura oficial acontece às 20h30, no dia 23 (quinta) e, em seguida haverá, shows com Li Maria (21h) e Jonny, Charles e Banda (22h30).
O festival traz este ano novidades para moradores e visitantes, serão 24 barracas, com variedades da cozinha caiçara, sendo duas de doces. Além das tradicionais comidas, também terá barracas de artesanato, oficinas de cerâmica e desenho, trançado de fibras e brincadeiras típicas.

O evento terá um espaço para contação de histórias, lendas e causos, na casa do caiçara e a presença do músico José Maria do Prado, cantando suas canções regionais à população. Outro ponto alto da festa será a casa da farinha, onde é produzida a farinha de mandioca e a Cunhagem da Canoa, a partir de um tronco de Guapuruvú.
O Festival do Camarão é realizado pelo Governo Municipal, por meio da Fundacc, em parceria com a Associação de Pescadores do Camaroeiro.
Caraguablog/JFPr
Confira a programação completa do festival>>>>

Confira a programação completa do festival:

Dia 23 (quinta)
12h – Zé Maria
14h – Choro Elétrico
18h – Dança Fundacc
19h – Banda Sabrina Cella
20h – Banda Carlos Gomes
20h30 - Cerimônia de abertura
21h – Li Maria
22h30 - Jonny, Charles e Banda

Dia 24 (sexta)
12h – Fabiano Moreno
14h – Fernanda Leturia Trio
18h – Maracatuba
18h30 – Coral Água Viva
19h – Dança Fundacc
20h – Trem da Viração
22h – Tribo caiçara


Dia 25 (sábado)
12h – Dudu Quirino Quarteto
14h – Zé Rodrigues
16h - Caddu
18h – Boi de Beira-mar
19h – Dança Fundacc
20h – Querubin
22h – Deixa Comigo

Dia 26 (domingo)
10h – Corrida de canoa
12h – Orquestra de viola
14h – Gisele Maria e banda
16h – Zirinho e Banda
18h30 – Camerata Fundacc
20h – Sandra Santos
22h – Mara Amaral
Fotos JC Curtis/Fundacc
Caraguablog/JFPr


quarta-feira, 15 de junho de 2011

14º edição do Festival do Camarão

Confira a programação completa do festival
Dia 23 (quinta)
12h – Zé Maria      
13h30 – Dança     
14h – Choro Elétrico        
18h – Banda Carlos Gomes      
19h – Dança
20h – Cerimônia de abertura     
20h30 - Li Maria   
22h – Jonny, Charles e Banda                     

Dia 24 (sexta)
12h – Fabiano Moreno    
13h30 - Dança     
14h – Fernanda Leturia Trio       
18h – Água Viva    
19h – Dança
20h – Trem da Viração    
22h – Tribo caiçara

Dia 25 (sábado)
12h – Dudu Quirino Quarteto    
13h30 – Dança
14h – Zé Rodrigues         
18h – Maracatuba
19h – Dança
20h – Querubin     
22h – Deixa Comigo 
     
Dia 26 (domingo)
10h – Corrida de canoa   
12h – Orquestra de viola 13h30 – Dança     
14h – Gisele Maria e banda      
18h – Camerata Fundacc
19h – Dança         
20h – Sandra Santos       
22h – Mara Amaral          
Assessoria de Comunicação/Foto: Ian Fori /PMC
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Prepare-se para o Festival do Camarão

Evento traz Cunhagem da Canoa, Casa do Caiçara e da Farinha
Festival do Camarão                    - Blogpaulinhopopular
Chegou junho e com ele vem a 14º edição do Festival do Camarão. Entre os dias 23 e 26 de junho de 2011, das 10h à meia noite, na Praça de Eventos, o tradicional evento marca o fim do defeso do camarão, e traz muita música e boa comida.

Além dos deliciosos pratos, o evento apresenta as atrações culturais das oficinas da Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), e mais duas novidades; a tenda do artesanato identitário do Litoral Norte e de Paraibuna e as oficinas de trançado em fibras e cerâmica.

Para deixar um ambiente típico, aconchegante e familiar, a Casa do Caiçara e Casa da Farinha são reproduzidas. Para completar o clima, no mesmo local será feita a Cunhagem da Canoa, em um tronco de Guapuruvú, e a Corrida de Canoa Caiçara que será no domingo (26).

As atrações do festival começaram no dia 29 de maio com a cerimônia “Barcos ao Mar”, tradicional procissão marítima de São Pedro que abençoa os barcos e homenageia os antigos pescadores.
Benedita Fernandes dos Santos, de 92 anos, moradora do bairro Camaroeiro há 80 anos, Dona Bidica, como é conhecida, é a homenageada deste ano.    
O Festival do Camarão é realizado pelo Governo Municipal por meio da Fundacc, em parceria com a Associação de Pescadores do Camaroeiro.
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr
Programação  em mais informações>>>>>


Confira a programação completa do festival
Dia 23 (quinta)
12h – Zé Maria      
13h30 – Dança     
14h – Choro Elétrico        
18h – Banda Carlos Gomes      
19h – Dança
20h – Cerimônia de abertura     
20h30 - Li Maria   
22h – Jonny, Charles e Banda                     

Dia 24 (sexta)
12h – Fabiano Moreno    
13h30 - Dança     
14h – Fernanda Leturia Trio       
18h – Água Viva    
19h – Dança
20h – Trem da Viração    
22h – Tribo caiçara

Dia 25 (sábado)
12h – Dudu Quirino Quarteto    
13h30 – Dança
14h – Zé Rodrigues         
18h – Maracatuba
19h – Dança
20h – Querubin     
22h – Deixa Comigo 
     
Dia 26 (domingo)
10h – Corrida de canoa   
12h – Orquestra de viola 13h30 – Dança     
14h – Gisele Maria e banda      
18h – Camerata Fundacc
19h – Dança         
20h – Sandra Santos       
22h – Mara Amaral          
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 31 de maio de 2011

São Sebastião: Projeto “Visão Costeira”

Passeio marítimo para mais de 50 alunos
Nesta sexta-feira (27),  em comemoração do Dia Nacional da Mata Atlântica, 55 estudantes da Escola Municipal Walfrido Maciel Monteiro, localizada no Morro do Abrigo, região central de São Sebastião, participaram de uma pesquisa de navegação como parte do projeto Visão Costeira, coordenado pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Hipólito.

O objetivo foi percorrer o município via mar, para que os alunos de 8º e 9º anos vivenciem, na prática, o que aprendem em sala de aula sobre os processos de ocupação antrópica, desenvolvimento urbano e a atual condição ambiental do percurso.



No trajeto, o grupo, acompanhado por professores e profissionais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), passaram por mangues, praias, costões rochosos, entre outros exemplos da diversidade ambiental do município. Um dos princípios da expedição é comparar o material de coleta do passeio com os dados que a Semam possui.

Os estudantes  fazeram fotografias e vídeos, e toda a realidade costeira e oceânica constatada pelos estudantes será catalogada e documentada, seja ela benéfica ambientalmente, ou negativa; muitas vezes provocada pela falta de educação ambiental da população que a leva a degradar o meio.

Para o secretário Hipólito, conhecer melhor o local onde se vive é passar a ter consciência da importância da preservação e a ideia é que os alunos se envolvam o lugar.
A escuna que levará o grupo partirá do Píer da Figueira em direção ao Farol do Moleque, no Balneário dos Trabalhadores (Praia Grande), e na sequência em direção à Ponta das Canas, em Ilhabela, passando pelo canal de São Sebastião.
Depto de Comunicação / CH/CF
Foto: Luciano Vieira | PMSS
Caraguablog/JFPr

domingo, 29 de maio de 2011

Fim do defeso do camarão

Mar revolto impede procissão de barcos
A celebração pelo fim do defeso do camarão, a 14ª edição da cerimônia Barcos ao Mar no píer da praia do Camaroeiro programada para hoje domingo, 29 de maio pela manhã não aconteceu por causa do mar revolto.
Simbolicamente o Padre com a imagem de São Pedro  em uma lancha gentilmente oferecida fizeram o percurso improvisado, já que o mar estava realmente muito agitado,  até o píer do camaroeiro retornando ao local de partida, onde houve a solenidade de benção aos pescadores e barcos.
O fim do defeso do camarão é comemorado com o Festival do Camarão, que acontece entre 23 e 26 de junho, na Praça de Eventos, na Avenida da Praia.
Caraguablog/JFPr