Mostrando postagens com marcador Economia. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Economia. Mostrar todas as postagens

sábado, 17 de setembro de 2011

Capacitar para atender melhor o mercado de trabalho

Cursos preparam mão de obra e empresários

O crescimento e desenvolvimento de Caraguá têm obrigado tanto os empresários, e profissionais quanto o Governo Municipal a investirem na capacitação de mão-de-obra.

A administração pública tem procurado parcerias para trazer para a cidade cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitar, qualificar e requalificar a população. A cidade já conta com três instituições de ensino que oferecem oportunidades de formação profissional: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); a Escola Técnica Estadual (Etec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). E ainda, o Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que capacita os micro e pequenos empresários, e favorecer a empregabilidade no município.


Para o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, a demanda de mão de obra deverá crescer no setor industrial e, com isso, gerar mais empregos. “É necessária a qualificação dos nossos moradores, para que as empresas que se instalarem contratem trabalhadores locais e não necessitem trazer mão-de-obra de outras regiões”, afirmou.

Demanda - A preocupação com a formação de mão de obra, no entanto, não é recente. Há mais de dez anos, cursos de capacitação eram oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade. Para atender a demanda crescente daquela época, o Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural (Fundacc), firmou convênio com o Governo Federal e instalou na cidade o Centro de Educação Profissionalizante do Litoral Norte (Ceprolin), que hoje é o Instituto Federal (IFSP).

A instituição conta hoje com 45 docentes e aproximadamente 1.200 alunos nos cursos de três áreas: Construção Civil, Tecnologia da Informação e Gestão. Em 2011, o Instituto Federal, passou a oferecer os cursos superiores de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais, com 40 vagas cada.
  
Sua estrutura oferece sete salas de aulas de uso comum, oito laboratórios de informática e dois de construção civil, uma cozinha didática e um auditório multidisciplinar. O prédio está em fase de ampliação e as novas instalações abrigarão a biblioteca e o setor administrativo. Com as obras, três salas serão liberadas para realização de cursos.
 
Competência - Já a ETEC oferece formação e aperfeiçoamento nas áreas de Contabilidade, Logística e Informática para Internet, com 40 vagas cada; além de outras 80 para o ensino médio. Atualmente, a escola tem 21 professores e 480 alunos inscritos. No vestibulinho do 2º semestre de 2011, 650 candidatos disputaram 120 vagas.

A escola tem seis salas de aula, laboratórios de Informática, Gestão, Química, Física e Biologia; salas de Bar e Restaurante, Manipulação de Alimentos e de Padaria e Confeitaria. Para 2012, a ETEC terá o curso técnico em Cozinha, com 40 vagas. As inscrições para o vestibulinho do ensino médio e profissionalizante da escola abrem no próximo dia 28 de setembro e seguem até às 15h do dia 18 de outubro, no site www.vestibulinhoetec.com. A taxa de inscrição é de R$ 25.

Autonomia - O Senai de São José dos Campos, que atua em Caraguá, também qualifica e requalifica os alunos para que, no futuro, possam entrar no mercado de trabalho ou como autônomos. A unidade, inaugurada no início de 2010, tem três professores e os cursos de Instalador Hidráulico, Eletricista, Instalador Residencial, Pintor de Obras, Auxiliar de Climatização Veicular, Pedreiro Assentador e Pedreiro Revestidor. 

Mas, não são somente os recém-formados que necessitam de orientação para se colocar no mercado de trabalho. Os empresários, muitas vezes, também precisam se qualificar e se atualizar, principalmente, para acompanhar o mundo em constante mudança.

Em Caraguá, os empresários, contam com o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae. Cerca de três vezes por mês, consultores da entidade de São José dos Campos ministram palestras gratuitas e cursos de capacitação, conforme a demanda e a época do ano. Algumas destas capacitações são específicas para empresários, como a que será realizada no dia 29 deste mês, às 19h, com o tema “Consultoria Coletiva sobre Controle Financeiro”. As vagas são limitadas, por isso é necessário reservá-las. Mais informações no 3882-3854.

O posto é uma parceria do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba (Sinhores).

Curso de garçom recoloca profissionais no mercado de trabalho

Com a chegada do verão e de novos empreendimentos no município, o curso de formação de garçom, promovido pelo Governo Municipal, por meio Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc) em parceria com a ETEC (Escola Técnica de Caraguá), é uma boa oportunidade para ingressar ou voltar ao mercado de trabalho.

Pela parceria, a Fundacc entra com o material didático e o docente. Já a ETEC cede o espaço físico para a realização do curso. As aulas são ministradas pelo professor de história Hércules Pantojo, que já foi garçom, dono de pousada e proprietário de restaurante.


No final de setembro, 17 pessoas concluirão o curso e estarão aptas a trabalhar em bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques.  A capacitação tem a duração de 60 horas/aula, aplicadas em 30 dias.

Os participantes aprendem a lidar com o público, ética, manipulação e higienização de alimentos, arrumação de mesa e manejo dos talheres conforme a refeição a ser servida. A presidente da Fundacc, Zenaide Vernizzi, disse que muitos alunos estão fora do mercado de trabalho há algum tempo, e que o curso é uma oportunidade de retorno imediato. “Muitos donos de estabelecimentos procuram a Fundação e pedem para encaminhar os formados para uma entrevista de emprego.”

Desempregada há dois meses, Erlene Reis de Sá tem grandes expectativas com relação ao curso. “Essa é uma boa oportunidade para mudar de profissão e enriquecer meu currículo. Espero conseguir um emprego assim que terminá-lo.”

A diretora de Educação Profissional da Fundacc, Cristina Neves, explica que o curso de garçom atende a uma solicitação das Associações de Quiosques e de Hotéis e Pousadas de Caraguá. “Esta é a segunda turma a passar pela qualificação. A criação de uma terceira está em fase de estudo.” Os interessados em participar do curso devem ter no mínimo 18 anos e residir em Caraguá.

Novos Cursos - A Fundacc planeja criar dois novos cursos, um de camareira e outro de vendas, com o objetivo de suprir a demanda de profissionais da rede hoteleira, do comércio local e do primeiro shopping de grande porte do Litoral Norte. A previsão é que as turmas comecem a ser formadas na 2ª quinzena de outubro.

Informações: Fundacc - Rua Santa Cruz, 436 – Centro - Tel: (12) 3897-5660

terça-feira, 19 de julho de 2011

Cheque será compensado em até 2 dias a partir de Hoje

Os cheques passarão a ser compensados em até dois dias a partir de hoje, terça-feira (19), informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos).
Atualmente, dependendo da localidade, a compensação pode demorar até 20 dias úteis.
A mudança ocorre devido à implantação da compensação digital, que irá substituir o procedimento físico. Essa mudança foi implantada em maio --os bancos tiveram 60 dias para adaptação ao novo sistema.

Com a compensação digital, os cheques não serão mais transportados entre os bancos. Hoje, o banco que recebeu um cheque envia o documento para a câmara de compensação do Banco do Brasil. O BB, por sua vez, faz o encaminhamento dos cheques às instituições financeiras de origem do documento para averiguação de saldo em conta corrente e conferência de assinatura, data, preenchimento de valor etc. Somente após esse procedimento é que a compensação é feita --o que pode demorar quase um mês.

No novo processo, o banco irá capturar as informações do cheque por meio de código de barras e imagem. Essas informações serão enviadas para o BB, em um único arquivo, que irá processá-lo e enviá-lo ao banco de origem. O cheque em papel ficará no primeiro banco, sem a necessidade de haver o transporte.
Cheques de até R$ 299,99 serão compensados em até dois dias; para valores acima de R$ 300, a compensação irá demorar apenas um dia.

O novo sistema foi pensado pela primeira vez pelos bancos em 1995, mas não havia, na época, tecnologia disponível. Os testes começaram em julho de 2010.
Caraguablog/JFPr

domingo, 15 de maio de 2011

Ubatuba: a gasolina mais cara do Estado


Dados fornecidos pela Agência Nacional de Petróleo revelam que a cidade de Ubatuba é a que possui a gasolina mais cara do Estado de São Paulo. O litro chega a custar 3,11 reais.

Uma informação negativa para um município que tem sua economia centrada no Turismo e que põe em cheque as autoridades locais, como vereadores, na qualidade de fiscais de interesses do povo, a própria prefeitura, grande fomentadora da economia local, e principalmente a associação dos comerciantes.
Afinal, o comércio é a principal atividade que irá sofrer as conseqüências da má reputação da cidade com relação aos seus preços de combustíveis.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Caraguá recebe em breve royalties da Petrobras

Durante o último “Diálogos com a Comunidade”, encontro trimestral promovido pela Petrobras para prestar contas de suas atividades, foi dito por Sérgio Jesus, representante da Agência Nacional de Petróleo, a ANP, que já existe gás chegando à base de Caraguatatuba, mas que ainda não é possível avaliar a quantidade. Afirmou, todavia, que essa quantidade “poderá até dobrar”.

Ele informou que toda a produção é aferida mensalmente e os valores encontrados são acompanhados pela ANP. O dinheiro é repassado com a demora de até dois meses aos cofres municipais.

Ressaltou ser importante a participação popular no acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos recebidos a título de royalies, assim como uma ação fiscalizadora efetiva por parte dos vereadores de cada cidade.

O técnico, contudo, não soube dizer o valor que cada cidade como Caraguatatuba irá receber com o início das operações do Campo de Mexilhão, mas adiantou que os valores estão atrelados à produção.
O Blog de Caraguá - k

sábado, 2 de abril de 2011

Transportadora do etanol nacional deve ser instalada em Caraguá ou São Sebastião

Para reduzir custos com o transporte rodoviário até os centros consumidores de etanol e diminuir o impacto ao meio ambiente, a Petrobras e empresas dos setores de construção civil e sucroalcooleiro anunciaram no início de março a criação da Logum. A empresa de logística será responsável pelo transporte do combustível nacional principalmente por dutos e hidrovias e pode ser instalada aqui no Litoral Norte.

“Temos como base reduzir o custo logístico dos nossos clientes, baixar a tarifa. Mesmo quem não for usar o sistema se beneficiará da queda do preço do frete”, afirmou o presidente da Logum, Alberto Guimarães.

Com investimento de R$ 6 bilhões previsto até 2020, o sistema multimodal, que também inclui transporte rodoviário para curtas distâncias, terá 1,3 mil quilômetros de extensão e atravessará 45 municípios, integrando os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso - os maiores produtores de etanol no país.
Com as licenças ambientais já emitidas, a previsão é transportar pelo menos 21 milhões de metros cúbicos de etanol por ano para a região do entorno de São Paulo e do Rio de Janeiro, quando todo o sistema estiver pronto, em 2020. De acordo com Alberto Guimarães, a nova empresa atenderá o mercado e não priorizará as companhias sócias do empreendimento. Para isso, a Logum terá a capacidade de atender o dobro da produção das participantes.

O local que servirá como central de administração e operação da Logum ainda não foi definido oficialmente, mas os executivos cogitam que seja em São Sebastião ou em Caraguatatuba. “Se exportássemos 5 milhões de metros cúbicos de etanol por ano como foi em 2008 [recorde] um terminal em Caraguatatuba já se justificava. Mas esse número não se repetiu mais”, afirmou Guimarães. “Não tenho dúvidas que o Brasil será um grande exportar de etanol, mas os investimentos são feitos em função da previsão de alta de vendas”, acrescentou.

Até o ano que vem, fica pronto o primeiro trecho do sistema, entre Paulínia e Ribeiro Preto, em São Paulo. O custo é de cerca de R$ 900 milhões. Para 2016, a previsão é de construir o último trecho do sistema até um dos terminais em São Paulo. Hoje, a maior parte do produto é levada até os terminais por meio de caminhões.
Fonte: jornal Imprensa Livre – 1º/04/11
O Blog de Caraguá - k