Mostrando postagens com marcador Ubatuba. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Ubatuba. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Ubatuba: empresa mede grau de satisfação com a administração municipal

O objetivo da amostragem é divulgar um dos serviços que a empresa pode prestar aos municípios da região

A FSB Marketing & Associados – Call Center iniciou hoje, 27, uma sondagem sobre o grau de satisfação da população com a atual administração municipal de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo.

A medição diária do tipo “Tracking” já foi realizada na cidade de Caraguatatuba, como demonstração de um dos serviços que podem ser desenvolvidos pela empresa. As ligações são efetuadas por operadores de telemarketing da FSB - Call Center, com base em seu banco de dados, que contém telefones de todo o Litoral Norte de São Paulo e Vale do Paraíba. O moderno sistema de higienização de cadastros da empresa permite oferecer uma margem de erro que varia de 0% a 1%.


Para realização dessa amostragem, os números são selecionados pelo programa de forma aleatória e única, garantindo a eficácia dos resultados obtidos. Obedecendo a legislação eleitoral, a sondagem (Tracking), será realizada sem nenhuma metodologia científica.

Autoridades locais, diretores de partidos, imprensa e membros da sociedade civil estão convidados para acompanhar em tempo real a realização desta medição diária. Além disso, todas as ligações são gravadas na íntegra e, após o término da sondagem, os arquivos estarão disponíveis para eventuais consultas.

A FSB Marketing & Associados possui ampla capacitação para projetar, integrar e operar quaisquer serviços de telemarketing e teleserviços, contando com a mais avançada tecnologia. Preparada para atender empresas privadas e órgãos públicos como prefeituras e câmaras municipais, a empresa pode atuar em variados segmentos do mercado de telecomunicação, como atendimento a clientes (SAC), campanha de vendas, recuperação de crédito, pesquisa de mercado e opinião pública, entre outros.

Para realização da sondagem, as equipes de operadores serão dividas em dois turnos, sendo das 9h às 15h e das 15h às 21h. A FSB – Marketing & Associados está localizada na avenida Anchieta, 1010, no Centro de Caraguatatuba / SP.

Prefeitura de Ubatuba discute regularização fundiária da Ilha dos Pescadores

O projeto de regularização deverá ser concluído até outubro
Ilha dos Pescadores
A Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, realizou na semana que passou uma reunião com moradores da Ilha dos Pescadores e o coordenada pelo secretário da pasta. A reunião, que também contou com a presença de pescadores e comerciantes do local, teve como objetivo discutir a regularização fundiária e urbanística do local, que é uma Área de Preservação Permanente (APP). Hoje residem cerca de 40 famílias na Ilha dos Pescadores. Na pauta a regulamentação dos imóveis no Cartório de Registro de Imóveis.
Caraguablog/JFPr

Foi anunciado aos 64 presentes que nos próximos dias, a equipe de regularização da prefeitura iniciará o levantamento topográfico do local, a atualização sócio-econômica dos moradores, o relatório para elaboração do projeto de recuperação de área de preservação permanente e a arborização da Ilha dos Pescadores.
Segundo a Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social, o projeto de regularização deverá ser concluído até outubro. A partir daí, o projeto poderá ser encaminhada para o Cartório de Imóveis para o registro dos imóveis, notícia que gerou grande satisfação entre os presentes.
Áreas regularizadas
O Projeto de Regularização Fundiária da Prefeitura de Ubatuba foi criado em 2005 e visa regularizar núcleos habitacionais e evitar a ocupação desordenada e irregular no município, especialmente em áreas de proteção ambiental ou de risco. Já foram regularizados desde então Parque Guarani, Vale do Sol, Parque das Rosas e Jardim Ubatuba II. Os bairros da Pedreira e Itamambuca estão com auto de demarcação no Cartório de Registro de Imóveis.
Fonte: Assessoria de Comunicação – PMU
Foto: Ana Gabriela Fernandes
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fórum de Políticas Públicas em Ubatuba

Será realizado entre os dias 26 e 28 de outubro, no auditório do campus de Ubatuba da Universidade de Taubaté (Unitau) o Fórum de Políticas Públicas.

Na Abertura estarão presentes o diretor regional da CDHU, Luiz Carlos Rachid, que falará sobre habitação e regularização fundiária, o ex-deputado estadual Milton Flávio que colocará em debate a questão dos resíduos sólidos, além do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, que tratará da questão do Desenvolvimento Regional e Planejamento Urbano.
Serviço
Fórum de Políticas Públicas 2011
Abertura: 26/10 - 19h
Local: Auditório do Campus da Unitau (Avenida Castro Alves, 392 – Itaguá – Ubatuba).
Caraguablog/JFPr

O evento debaterá diversos assuntos, no primeiro dia (26/10), entre outros a infraestrutura urbana quanto à água e o esgoto.
O assunto será apresentado pelo superintendente da Sabesp do Litoral Norte, engenheiro José Bosco Fernandes de Castro. A expectativa é apresentar os investimentos em execução nas cidades da região em água e esgoto, além dos atuais índices de cobertura nos setores.

No segundo dia do evento, os temas em debate serão aspectos sociais (saúde) e econômicos (trabalho e emprego), com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia.

O último dia do evento será debatido a questão de políticas públicas e prevenção ao uso de drogas, turismo e meio ambiente, com as presenças dos secretários estaduais Márcio França (Turismo) e Bruno Covas (Meio Ambiente).
Caraguablog/JFPr

domingo, 25 de setembro de 2011

Ubatuba é incluída na área de influência do Pré-Sal

Com a boa notícia, informada pelo gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobrás, além de Ilhabela, as outras três cidades do Litoral Norte também podem passar a receber recursos oriundos da exploração do Pré-Sal discursou Marcos Vinicius, gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobras, em apresentação em Ubatuba
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 19, entre o gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobrás, Marcos Vinícius de Mello, representantes da Prefeitura de Ubatuba e da Gasuba (Comissão Municipal de Gás), foi anunciada a inclusão de Ubatuba na área de influência direta do Pré-Sal.
Até então, o único município do Litoral Norte que constava no primeiro Eia/Rima (Estudo de Impacto Ambiental) era Ilhabela.
Com a boa notícia, informada pelo gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobrás, além de Ilhabela, as outras três cidades do Litoral Norte também podem passar a receber recursos oriundos da exploração do Pré-Sal.
Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Prefeitura de Ubatuba abre processo seletivo para 134 vagas

A prefeitura de Ubatuba abre HOJE, segunda-feira, 19, inscrições em processos seletivos simplificados para funções na secretaria de Educação.

Serão oferecidas 134 vagas para contratação temporária, pelo período de 90 dias, para as seguintes funções: agente administrativo (9 vagas), coordenador de creche ( 8 vagas), professor de desenvolvimento infantil – PDI (14 vagas), auxiliar de desenvolvimento infantil ADI (75 vagas), auxiliar de serviços gerais de escola (20 vagas) e vigia (8 vagas).

Inscrições
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas de 19 a 21 de setembro, das 9 às 16h, na secretaria de Educação, na rua Gastão Madeira, 101, centro. Os documentos necessários estão no edital publicado no site da prefeitura: www.ubatuba.sp.gov.br, acessando o link concursos.

2ª Etapa do 15º Circuito Ubatuba de Águas Abertas

No próximo dia 25 de setembro, a Praia do Estaleiro sedia a 2ª Etapa do 15º Circuito Ubatuba de Águas Abertas.

Nesta etapa o circuito será disputado em 62 categorias, incluindo as novas categorias: nadadeira GVT, nadadeira civil e nadadeira militar. Disputam o Circuito atletas a partir de 6 anos de idade.

Os percursos variam entre 250 e 3.000 metros. As inscrições poderão ser feitas até o dia 21 de setembro pelo e-mail eventos.smel.ubatuba@hotmail.com.
O 15º Circuito Ubatuba de Águas Abertas é uma realização da Prefeitura de Ubatuba, através da Secretaria de Esporte e Lazer e Fundo Social. O Circuito conta com o apoio da Associação Amigos da Praia do Estaleiro, Governo do Estado de São Paulo, Aspem, Móveis Teixeira Leite, Otto Motos, Probike, Cimenthuba, Magazine Casa Fernandes, Sabesp, Corpo de Bombeiros, Tachão de Ubatuba, Djalma Auto Peças, Ubagil Motos, Assai Distribuidora de Água e Gás e Quiosque Cantão.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3833-3818 ou pelo e-mail eventos.smel.ubatuba@hotmail.com.
Caraguablog/JFPr

Curso de operador de microcomputador do Senai em Ubatuba começa dia 26

Já o curso de boas práticas para serviços de alimentação será em outubro. Vagas são limitadas

Continuam abertas as inscrições para os cursos de operador de microcomputador e boas práticas para serviços de alimentação, promovidos pela Prefeitura de Ubatuba, em parceria com o Senai. Para o curso de operador de microcomputador serão disponibilizadas 40 vagas e as aulas que teriam início no dia 19, foram prorrogadas para começar no dia 26 de setembro. Já para os interessados no curso de boas práticas as aulas terão início no dia 17 de outubro e serão oferecidas 128 vagas. As vagas são limitadas. Os cursos, que são gratuitos, terão a duração de cerca de 40 dias e as aulas acontecerão sempre à noite, das 18 às 22h, de segunda a sexta-feira.

Inscrições - Para se inscrever o interessado deverá ter idade mínima de 16 anos, ter concluído o ensino fundamental, apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e declarar baixa renda. Para o curso de boas práticas para serviços de alimentação é necessário apresentar referência que atuou ou que trabalha na área. As inscrições devem ser feitas no Terminal Turístico da Comtur, localizado na rua Madame Janina, 28, no Perequê-Açu, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3833-7006.

domingo, 18 de setembro de 2011

Prefeito de Ubatuba recebe o título 'Amigo da Cultura'

A entrega do título foi realizada durante o jantar comemorativo dos 50 anos da Banda Lira Padre Anchieta, no Areia Summer House, evento que marcou o lançamento do CD da banda

O prefeito de Ubatuba, Eduardo Cesar, recebeu mais um título, desta vez concedido pela Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba). O título “Amigo da Cultura” foi recebido pelo prefeito das mãos do presidente da Fundart, em reconhecimento à sua colaboração para o lançamento do CD 50 Anos da Banda Lira e “pelo destacado apoio às causas culturais de Ubatuba”.

A entrega foi realizada durante o jantar comemorativo dos 50 anos da Banda Lira Padre Anchieta, no Areia Summer House, evento que marcou o lançamento do CD da banda, com cerca de 250 participantes. Além do prefeito, o jantar contou com a presença de vereadores, secretários municipais e admiradores do talento da Banda Lira Padre Anchieta.

A prefeitura de Ubatuba e a Fundart prestigiaram todos os músicos que compõem o elenco da Lira Padre Anchieta com menções de Honra ao Mérito. 

O maestro Herculano de Barros Pinto e Pedro Alves de Souza (maestro Pedrinho), fundador da Banda e criador da escola de música da corporação, respectivamente, também foram homenageados. Ex-músicos da Lira Padre Anchieta foram lembrados e receberam CDs comemorativos.
Assessoria de Comunicação/ Foto: Paulo Zumbi/PMU
Caraguablog

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Ubatuba fixa em 13 o número de seus vereadores

A Câmara Municipal de Ubatuba votou na última terça-feira, 13, projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal para alterar o número de seus vereadores para a legislatura que tem início de 1º de janeiro de 2013.

Atualmente, a Câmara possui dez vereadores e decidiu optar por treze cadeiras. Pela lei atual –Emenda Constitucional nº 58–, o município de Ubatuba poderia ter até 15 vereadores, percebendo, cada um, salário de até 8.960 reais, o equivalente a 40% do que ganha um deputado estadual.


Sendo já votação em segundo turno –precisa de dois turnos para ser válida–, a emenda agora será promulgada e publicada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Em caso de alteração da Lei Orgânica, o prefeito não participa do processo final de formação da lei, cabendo exclusivamente à Câmara Municipal providenciar a entrada em vigor no novo texto legal. Portanto, não existe sanção nem veto do prefeito em emendas à Lei Orgânica.

SUBSÍDIOS – A Câmara ainda não fixou os subsídios dos seus vereadores para a próxima legislatura e poderá fazê-lo até o fim de 2012. O projeto fixando os subsídios precisa ser aprovado numa legislatura para valer na seguinte, obedecendo ao princípio da anterioridade. Seria oportuno que fixasse já, evitando deixar para discutir em ano eleitoral matéria tão polêmica.

Considerando que os deputados estaduais ganham hoje 22.400 reais no total, entre subsídios e ajuda de custo, um vereador de Ubatuba poderia ganhar até 8.960 reais por mês. Mas, para encontrar o valor exato, deverá realizar estudos de viabilidade orçamentária previamente.

JUSTIÇA – A Câmara de Ubatuba sofreu um revés político na semana que passou, com a volta dos vereadores que haviam sido afastados pela justiça. Com o retorno de Romérson de Oliveira, Silvinho Brandão e Claudinei Xavier, a mesa diretora que havia sido eleita para conduzir os trabalhos da Casa foi desfeita, dando lugar aos seus titulares.

OUTRAS MATÉRIAS – Além do projeto sobre o número de vereadores, a Câmara aprovou ainda a concessão do título de cidadania ubatubense ao vice-prefeito municipal, Rui Teixeira Leite, e ao Frei Luiz Cláudio de Avelar. As proposituras que redundaram na concessão dos títulos são de autoria, respectivamente, dos vereadores Adílson Lopes e Mauro Barros.

Aprovou também outros  dois projetos. Um de autoria do vereador Rogério Frediani, que declara de relevante interesse social a prática do “pousio” em Ubatuba, e outro do vereador Gérson de Oliveira, que determina a instalação de hidrômetros individuais em novas construções.

Depois disso, votaram em pacote requerimentos pedindo informações ao prefeito da cidade, uma prática que apressa o andamento dos trabalhos legislativos mas fere dispositivos do próprio regimento interno da Casa, uma prática copiada da Câmara Municipal de Caraguatatuba.

domingo, 11 de setembro de 2011

Reviravolta política em Ubatuba: vereadores afastados pela Justiça reassumem seus cargos

Vereadores afastados voltam à Câmara e Mico reassume a presidência da Casa

Saulo Gil – Imprensa Livre – 10/9/11
O caso do Conselho Tutelar de Ubatuba ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira. Os três vereadores que estavam afastados (Romerson de Oliveira, Silvinho Brandão e Claudinei Xavier), em função de decisão local, viram acatados os agravos de instrumentos no Tribunal de Justiça e retomaram seu cargos no Legislativo ubatubense.

Com a decisão favorável na instância Paulista, os parlamentares tiveram garantida a recondução imediata às cadeiras ocupadas na Câmara Municipal. Até o fechamento dessa edição, a sessão extraordinária que ratificou o regresso do trio não havia terminado. No entanto, de acordo com a direção da Casa de Leis ubatubense os vereadores afastados já tinham assinado o documento oficial de recondução na tarde desta quinta, mesmo dia da sentença que aceitou o recurso dos parlamentares locais.

Ainda segundo a assessoria de imprensa do Legislativo, o regresso dos vereadores também implica na retomada dos cargos na mesa diretora. Sendo assim, Romerson de Oliveira (DEM) volta à presidência da Câmara, Silvinho Brandão (PPS) regressa à vice-presidência e Claudinei Xavier (PSC) à primeira secretaria. Como os três fazem parte da direção do Legislativo, houve a necessidade de a Câmara decidir por uma nova composição da mesa, que envolvesse apenas os sete vereadores restantes. Já que na última sessão o trio permanecia afastado, a presidência da Casa foi ocupada por Rogério Frediani. Entretanto, segundo o departamento de comunicação do Legislativo, a sessão da próxima terça já contará novamente com o comando do vereador Romerson de Oliveira, o Mico.

Para o vereador Silvinho Brandão (PPS), a decisão do desembargador do TJ, que novamente reconduziu os parlamentares afastados aos cargos da Câmara, prova que as decisões em nível local foram incabíveis. “A própria população vem mostrando desconfiança com relação aos afastamentos. Eles me perguntam na rua se eu estava afastado e o motivo, daí eu respondo que sim e explico que é novamente em função do Caso do Conselho Tutelar. Quando digo isso, a maioria exclama achando que isso tudo foi só armação para tentar nos derrubar”, explica Brandão (PPS), esperando que a decisão do desembargador seja mantida, para que os vereadores até então afastados possam retomar os trabalhos em prol da população da maneira mais eficiente possível.

Entenda o caso
O MP local abriu ação no início do ano passado para investigar supostas irregularidades (transporte de eleitores e coação) nas últimas eleições para o Conselho Tutelar de Ubatuba. Durante a fase de recolhimento de provas, a promotoria local pediu o afastamento de todos os envolvidos no caso, inclusive de seis vereadores da cidade, em função da possibilidade deles prejudicarem as investigações. As solicitações foram acatadas pelo Juiz local na época e os edis foram afastados. No entanto, em agravo impetrado na instância superior (Tribunal de Justiça), os vereadores viram a decisão revertida e puderam retomar seus cargos no Legislativo local.

No mês passado, a Justiça de Ubatuba publicou sentença sobre o mérito da ação e condenou os vereadores Romerson de Oliveira (DEM), Silvio Brandão (PPS) e Claudinei Xavier (PSC), por improbidade administrativa. O juiz local acompanhou o pedido do Ministério Público e considerou os parlamentares culpados pelas atitudes contrárias aos princípios da moralidade e impessoalidade na gestão pública. Apesar da condenação os políticos envolvidos não foram afastados de imediato, o que só ocorreu após nova movimentação do MP local sobre o caso.

Agora, com a decisão do Tribunal de Justiça, ratificando a recondução dos parlamentares, a promotoria ubatubense terá de apresentar novo recurso se ainda acreditar que o trio deve mesmo ficar sem os cargos no poder público municipal.

sábado, 10 de setembro de 2011

Ubatuba: Sabesp investe para melhorar abastecimento em Maranduba

A Sabesp do Litoral Norte promoveu na última semana a instalação de uma válvula redutora de pressão no Sistema de Abastecimento de Água Maranduba, em Ubatuba.

A operação, que faz parte do programa de investimentos já visando à temporada de verão, tem o objetivo de reduzir o número de vazamentos ocasionados pela alta pressurização da rede de abastecimento no período noturno, quando há pouco consumo.

Este sistema, além da Maranduba, atende os bairros da Lagoinha, Sapé e Sertão da Quina. O investimento ultrapassou os R$ 35 mil e a intervenção foi feita pela equipe de Ubatuba, com apoio do Departamento Operacional da Superintendência da Sabesp do Litoral Norte.

Segundo o gerente da Sabesp de Ubatuba, Iberê Horie kuncevicius, a ação permitirá a redução do prazo de reparos de vazamentos nos bairros atendidos pelo sistema.

“Já estamos nos preparando para atender toda a demanda de alta temporada, garantindo o abastecimento e a água que chega a residência de moradores e veranistas”, avalia.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ubatuba: Cursos do Senai em Ubatuba têm inscrições abertas

São oferecidos os cursos de operador de micro-computador e boas práticas para serviços de alimentação

A Prefeitura de Ubatuba, em parceria com Senai, promove em setembro e outubro os cursos de operador de micro-computador e boas práticas para serviços de alimentação. As inscrições estão abertas desde 1º de setembro.

Para o curso de operador de micro-computador serão disponibilizadas 40 vagas e as aulas terão início no dia 19 de setembro. Já para os interessados no curso de boas práticas, as aulas terão início no dia 17 de outubro e serão oferecidas 128 vagas.

Os cursos, que são gratuitos, terão a duração de cerca de 40 dias e as aulas acontecerão sempre à noite, das 18 às 22h, de segunda a sexta-feira.

Inscrições
Para se inscrever, o interessado deverá ter idade mínima de 16 anos, ter concluído o ensino fundamental, apresentar cópia do RG, CPF, comprovante de residência e declarar baixa renda. Para o curso de boas práticas para serviços de alimentação é necessário apresentar referência que atuou ou que trabalha na área.

As inscrições devem ser feitas no Terminal Turístico da Comtur, localizado na rua Madame Janina, 28, no Perequê-Açu, das 9 às 12h e das 14 às 17h. Mais informações pelo telefone (12) 3833-7006.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Refinanciamento Fiscal em Ubatuba segue até o dia 12 de setembro


Além da não cobrança das multas e juros, o Refis Municipal também foi elaborado no sentido de permitir que o pagamento seja feito em um grande número de parcelas, o que diminui o impacto sobre o orçamento doméstico.
Contribuintes sendo atendidos no PAM
O contribuinte que está em atraso com suas obrigações fiscais em Ubatuba pode refinanciar suas dívidas até o dia 12 de setembro. Através do Refis Municipal (Refinanciamento Fiscal), o contribuinte refinancia a dívida, valendo-se de benefícios legais.
Em Ubatuba, o Refis foi elaborado visando retirar da dívida ativa dos contribuintes as multas e juros, que muitas vezes tornam o montante impagável e colocam o patrimônio do contribuinte em risco. Além da não cobrança das multas e juros, o Refis Municipal também foi elaborado no sentido de permitir que o pagamento seja feito em um grande número de parcelas, o que diminui o impacto sobre o orçamento doméstico.
Os contribuintes com dívidas junto à prefeitura poderão fazer o refinanciamento de forma rápida e simples no Posto de Atenção ao Munícipe (PAM), no Paço Municipal ou através da internet pelo site www.ubatuba.sp.gov.br.
Posto de Atenção ao Munícipe
O PAM foi construído com o objetivo de concentrar todos os atendimentos ao contribuinte em um único espaço. Desde pedidos de alvarás, bem como atendimentos para parcelamentos de débitos, cadastros e tudo o que diz respeito à relação entre prefeitura e contribuinte, passou a ser feito pelo PAM.
O contribuinte que for procurar pelos serviços do PAM será atendido em um local confortável, com atendimento por senha e realizado por dez atendentes treinados para o serviço. Além disso, também estão disponíveis os telefones 3834-1108 e 3834-1109 para que os munícipes possam tirar suas dúvidas com relação a pagamento do IPTU através da internet.
Recadastramento
No mesmo período do Refis, os contribuintes estão sendo convocados para a atualização cadastral, para que informem endereços para correspondência, telefone, endereço eletrônico e número de documentos pessoais que garantem o domínio sobre o patrimônio e facilitam a comunicação com o poder público. Pretende-se também facilitar as transferências de propriedade, evitando assim os chamados “contratos de gaveta”, que na realidade não representam garantia de propriedade.
Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

UBATUBA MARCA INICIO PARA CONTRATAÇÃO DE GUARDA-VIDAS TEMPORÁRIO

Serão contratados 30 guarda-vidas de 1º de setembro a 3 de novembro



Candidatos fazem treinamento na Praia do Tenório
O 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista, em Ubatuba, abrirá inscrições para o curso de guarda-vidas temporário 2011/2012. Os interessados poderão se inscrever a partir de hoje 1º de setembro a 3 de novembro, no Posto de Bombeiros do Perequê-Açu. Serão contratados 30 guarda-vidas temporários, numa parceria entre a Prefeitura de Ubatuba e Petrobrás. Os guarda-vidas contratados serão divididos em duas turmas, sendo que a primeira irá trabalhar de 29 de novembro de 2011 a 26 de fevereiro de 2012 de e a segunda de 26 de dezembro de 2011 a 24 de março de 2012. Os guarda-vidas irão atuar nas seguintes praias: Itamambuca, Praia Vermelha do Norte, Perequê-Açu, Tenório, Praia Grande, Toninhas e Maranduba, praias com grande índice de ocorrências de afogamento.
Para se inscrever
Os critérios para a inscrição são: ser maior de 18 anos; ambos os sexos; se masculino, estar quite com as obrigações de alistamento; não ter antecedentes criminais de natureza dolosa; ter completado no mínimo o ensino fundamental; ter boas condições físicas e de saúde comprovadas através de atestado médico (deverá apresentar no ato da inscrição). No ato da inscrição os interessados deverão apresentar: para portadores de diploma de curso de guarda-vidas temporário: RG, CPF, carteira de trabalho e cópia do certificado de conclusão do curso; para os demais RG, CPF e carteira de trabalho; para todos: atestado médico.
Seleção, curso e vagas
Para a seleção dos candidatos ao cargo de guarda-vidas temporários haverá corrida de 1.700 metros na areia em até 8 minutos para homens e 9 minutos para mulheres (eliminatório) e 500 metros no mar em até 12 minutos (classificatório). O curso ocorrerá em três semanas, sendo de 6 de outubro a 1 de novembro para a primeira turma, das 8h às 14h. Já a segunda turma fará o curso de 9 a 30 de novembro das 8h às 14h. No conteúdo estão previstas matérias de suporte básico da vida, pronto socorrismo, prática de salvamento aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos, telecomunicações entre outros.
Local para a inscrição
Rua Guanabara, 18, Pereque Açu, no Posto de Bombeiros do Pereque Açu.
Mais informações pelo telefone(12) 3832-0411.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Foto: Aline Rezende/PMU
Caraguablog/JFPr

Secretaria de Agricultura promove cursos voltados para alimentação saudável


Devido à grande procura, o curso de hortas suspensas se repetirá 
A Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba (Smapa) realizou na semana passada, mais um curso de hortas suspensas. O curso contou com a participação de 34 pessoas, e devido à grande procura deverá acontecer novamente no final de setembro ou começou de outubro. Durante o curso, Elisangela Rocha, tecnóloga de alimentos da Smapa, também proferiu uma palestra sobre aproveitamentos da banana.
O curso foi ministrado pelos funcionários da Secretaria de Agricultura, Jefferson Lemes de Castilho, gerente de abastecimento e Aparecido Cardoso, gerente de agricultura. De acordo com a Smapa, o principal objetivo desses cursos é incentivar a alimentação saudável.
Hortas suspensas
O projeto de hortas suspensas foi desenvolvido pela Smapa em 2005 e desde então já capacitou mais cerca de 1.200 pessoas. Os participantes do curso aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas, informações nutricionais, qualidade dos alimentos, interação com o meio ambiente e a prática de se plantar mudas diversas em garrafas pet, caixinhas de produtos longa-vida e outros materiais que podem ser reaproveitados.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como: alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde bata sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas.
Outros cursos
Além do curso de hortas suspensas os funcionários da Smapa também já ministraram cursos sobre reaproveitamento de alimentos, alimentação saudável, hortas passo a passo, Plantando na Escola, minhocultura urbana, compostagem, adubação verde, recuperação de solos degradados e alimentos orgânicos.
Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Câmara de Ubatuba tem nova mesa diretora




Rogério Frediani, o novo 
presidente da Câmara
O resultado julgamento do processo envolvendo vereadores com o episódio de irregularidades na votação do conselho tutelar de Ubatuba em 2010 foi finalmente divulgado.

Três vereadores foram condenados e posteriormente afastados de seus cargos a pedido da promotoria pública. Como faziam parte da mesa diretora, a Câmara realizou eleição e empossou seus novos titulares.

Foram afastados em decorrência da sentença judicial os vereadores Romerson de Oliveira, presidente da Câmara, Silvinho Brandão, primeiro vice-presidente, e Claudinei Xavier, primeiro secretário.

Eles agora tentam na justiça retomar suas funções de vereador, conforme já aconteceu no passado quando de seu primeiro afastamento, ainda na fase processual.

ELEIÇÃO – Com o afastamento dos membros titulares, a Câmara de Ubatuba, mesmo desfalcada em três de seus membros, realizou eleição para dar posse aos seus novos mandatários.

Rogério Frediani, ferrenho crítico do prefeito Eduardo César, foi eleito o novo presidente da Câmara, tendo como primeiro vice-presidente José Americano, que sempre defendeu o atual prefeito e por muitos anos trabalhou ao lado de Eduardo César como homem da sua mais absoluta confiança.

A primeira secretaria da Câmara ficou com o vereador Mauro Barros e a segunda secretaria com Ricardo Cortes, que já foi presidente do legislativo ubatubense.

Aguardam tomar posse no lugar dos titulares que perderam seu cargos os suplentes Capitão Macário, Cinel e Xibiu.

No site da Câmara Municipal, acessado em 30 de agosto de 2011, às 23:42 horas, não havia qualquer informação a respeito do episódio e somente Rogério Frediani aparece como presidente, sem referência aos demais membros eleitos. Os vereadores afastados ainda figuram como titulares. Nada consta sobre suplentes e sua posse.

NOTA - Segundo fontes informais, estaria havendo na Câmara de Ubatuba uma verdadeira caçada às bruxas, com demissão de servidores e redistribuição de funções, atendendo às orientações do novo comando. A cobra parece que vai fumar lá pras bandas da terra tamoia.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

6ª Reunião Ordinária do CODIVAP no Município de Ubatuba


O CODIVAP realizou nesta sexta-feira, dia 26 de agosto, no município de Ubatuba a 6ª Reunião Ordinária de 2011. Compondo a mesa diretora estavam presentes, o presidente do CODIVAP e prefeito de Ubatuba, Eduardo Souza César, o deputado Padre Afonso Lobato, o vice-presidente do CODIVAP e prefeito de Aparecida, Antônio Márcio de Siqueira, o deputado Hélio Nishimoto, o secretário executivo do CDHU no Vale do Paraíba, Francisco de Assis Vieira ‘Chesco’ e o 2ª Vice-presidente do CODIVAP e Prefeita de Campos, Ana Cristina Machado César, dentre outras autoridades presentes.

Como tema principal da reunião, foi discutido a Regionalização do Vale, onde os prefeitos por meio do CODIVAP puderam expor as reais necessidades e interesses da população para os Deputados da Frente Parlamentar, que irão votar a aprovação do projeto. O deputado estadual Hélio Nishimoto, reafirmou seu apoio ao tema, e disse que o projeto trará muitos benefícios para o Vale, sendo satisfatório para todas as áreas, além de afirmar que servirá como modelo para outras regiões.

Outro ponto abordado foi a Lei Orçamentária Anual, onde foram discutidas as prioridades da Região nos investimentos do governo para o próximo ano. Um dos temas discutidos foi a falta de recurso para melhorias nas vias vicinais, que fazem a ligação de bairros distantes com os centros das cidades, e ligação entre cidades vizinhas. O Prefeito de Caçapava, Carlos Vilela, ressaltou a importância da qualidade dessas estradas para o fortalecimento e vinda de novas empresas para a região, neste caso facilitando principalmente o escoamento da produção. Outros problemas sofridos pela região também foram citados durante a reunião, como exemplo o turismo, resíduos sólidos entre outros. Finalizando o tema os deputados presentes se prontificaram a levar as opiniões e ideias dos prefeitos ao governador do estado.

A próxima reunião já está marcada para o dia 30 de setembro, no município de Caçapava.
Caraguablog/JFPr

Serviços da Sabesp em Ubatuba e paralisa sistema de abastecimento nesta quarta-feira


A Sabesp informa que fará nesta quarta-feira (31/08), a partir das 22h, a interrupção do abastecimento de água no Sistema Maranduba, em Ubatuba.

A paralisação se faz necessária para instalação de uma válvula redutora de pressão, visando o controle nas tubulações no período noturno.

Serão afetadas aproximadamente 3 mil ligações ou 12 mil moradores dos bairros Maranduba, Sertão da Quina, Sapé e Lagoinha.

A previsão para conclusão do serviço é de cinco horas e o abastecimento será normalizado durante a madrugada.
Emergências devem ser comunicadas na Central de Atendimento da Sabesp, através do telefone 0800 055 0195.
Caraguablog/JFPr

sábado, 27 de agosto de 2011

Pescadores já podem entregar Mapas de Bordo em Ubatuba


A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba (Smapa) já está recebendo os Mapas de Bordo dos pescadores. Graças à intervenção da Secretaria, agora os pescadores não terão mais que ir até a cidade de Caraguatatuba para fazer a entrega dos Mapas. O preenchimento dos Mapas de Bordo obedece a Instrução Normativa nº 26 do Ibama e deve ser entregue em até sete dias, após o pescador chegar do mar. Caso não entregue, o pescador pode sofrer penalidades, como multas e até mesmo o cancelamento da permissão e licença de pesca.
Segundo Secretaria de Agricultura, no Mapa de Bordo devem constar todas as características do barco e do petrecho de pesca, os locais de pesca, o tempo gasto na captura, tipo e quantidade de pescado, datas e portos de saída e chegada. O documento tem como objetivo principal avaliar o efeito da pesca sobre os estoques pesqueiros e deverá ser entregue ao Ministério todas as vezes que o pescador voltar do mar. Caso o pescador tenha dificuldades na hora de preencher o Mapa, a equipe da Smapa está à disposição para ajudar.
A Smapa está localizada na Avenida Iperoig, 214, antigo prédio da Câmara Municipal. O telefone para mais informações é o (12) 3833-3500. Caso o pescador tenha dúvidas, equipe da Secretaria auxiliará no preenchimento do documento.
Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Centro de Informações Turísticas de Ubatuba passará a funcionar na entrada da cidade




Homens trabalham na demolição do CIT na Avenida Iperoig

Com o objetivo de facilitar o acesso para os turistas que chegam em Ubatuba, a prefeitura decidiu mudar o endereço do Centro de Informações Turísticas (CIT), que até a última semana funcionava na Avenida Iperoig. Funcionários da Secretaria de Obras já iniciaram o processo de demolição do prédio, que terá grande parte de seu material reutilizado na construção do novo CIT, que será na Praça Cícero Gomes, na principal entrada para o centro da cidade.
Um outro motivo que justifica a mudança é o fato de que o prédio onde até então funcionava o CIT impedia a visão da praia para quem chegava na cidade e ultimamente vinha sendo ponto de moradores de rua e usuários de droga durante a noite. Além disso, no local será construída uma praça onde haverá um monumento em homenagem a um fato histórico de Ubatuba. “Estamos realizando mais uma mudança que certamente será muito benéfica para todos, neste caso principalmente para os turistas que nos visitam, já que o lugar onde o CIT passará funcionar será mais estratégico para se pedir informações ao chegar na cidade. Vale lembrar que no espaço onde o CIT funcionava construiremos uma praça em homenagem a uma data histórica muito importante para Ubatuba”, informou o prefeito de Ubatuba.
O Centro de Informações Turísticas é um local apropriado para receber os turistas que buscam todo o tipo de informação sobre a cidade, como localização de ruas e praias, opções de passeios, mapas, folders, telefones úteis, entre outros.
Fonte: Assessoria de Imprensa /PMU
Caraguablog/JFPr