Mostrando postagens com marcador Mata Atlântica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Mata Atlântica. Mostrar todas as postagens

sábado, 10 de setembro de 2011

Prorrogado prazo para o Concurso de Estampas da Conexão Mata Atlântica

Você terá mais tempo para criar sua estampa e estimular a votação! O Concurso de Estampas Conexão Mata Atlântica teve seu prazo prorrogado para o dia 03/outubro, segunda-feira.

Aproveite e confira abaixo a contextualização sobre o tema do Concurso: Meu Ambiente - 25 anos de SOS Mata Atlântica e acesse aqui a página com o regulamento, mecânica de participação e mais informações!

Sobre o tema do concurso
O conceito "MAs da Mata Atlântica" nasceu com a ideia de que a sigla "MA" de Mata Atlântica significa também Minha Água, Minha Árvore, Meu Ar, Minha Atitude e Meu Ambiente, estimulando assim a apropriação da Mata Atlântica por parte das pessoas e a perspectiva de que o Bioma está presente nas cidades, no ar que respiramos, na água que bebemos, etc.

Esse conceito reflete ainda que o "Meu Ambiente" é o guarda-chuva de todos os outros MAs da Mata Atlântica, e é impactado diretamente pela "Minha Atitude". Isso gera a ideia de interdependência, de que tudo está conectado e de que as nossas atitudes têm impacto no ambiente em que vivemos.

Essa maneira de celebrar os 25 anos da SOS Mata Atlântica resultou na campanha de comunicação divulgada em 2011 pela entidade. Inspire-se na campanha para a criação da sua estampa com a temática "Meu Ambiente - 25 anos de SOS Mata Atlântica!"

- Para conferir o anúncio da campanha dos MAs da Mata Atlântica, acesse: Anúncio 25 anos SOS Mata Atlântica

- Para conferir o vídeo institucional da campanha, clique aqui.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Ecoturismo em Caraguatatuba


Matéria veicula na EPTV, afiliada da Rede Globo sobre Ecoturismo. Entre as atrações está o Parque Estadual Serra do Mar, núcleo Caraguatatuba, onde a equipe mostra as diferenças de ver/ouvir/sentir a mata durante a noite.

Mata atlântica, paisagens lindas, natureza repleta de lendas, trilhas abertas à visitação, piscina natural, ecoturismo, aventura e muito mais! Confira:



Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Conexão Mata Atlântica

EDUCARTIS
Conferir a discussão 'Perguntas para evento "SOS Mata Atlântica: como tudo começou" | Ao vivo dia 04/agosto'

Olá pessoal!   Envie neste fórum suas perguntas sobre a construção da SOS Mata Atlântica no segundo evento da série "SOS Mata Atlântica" | Ao vivo dia 04/agosto.

Perguntas para evento: Como tudo começou...

Sobre Conexão Mata Atlântica - Conexão Mata Atlântica é uma rede social com 10979 membros possuindo na rede: 7930 fotos, 304 vídeos,  281 tópicos, 45 eventos e  159  postagens no blog
EDUCARTIS share@conexaososma.org.br

terça-feira, 19 de julho de 2011

SP: municípios do litoral norte sofrem com invasões em áreas de Mata Atlântica

A perspectiva de uma vida a beira mar e a possibilidade de uma qualidade de vida melhor do que em outras regiões tornam atraentes as cidades do litoral norte de São Paulo. Essa qualidade também é causa das invasões e desmatamentos em uma região fundamental para a conservação da Mata Atlântica.
Favela em São Sebastião
“É uma região extremamente importante do ponto de vista da conservação da biodiversidade e também, ao mesmo tempo, é uma das mais ameaçadas. Todo mundo gosta de praia, do litoral e todo mundo quer viver próximo”, disse Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica.
Em São Sebastião, um levantamento feito por associações de bairro constatou 100 invasões e construções irregulares erguidas em um período de um ano e meio.


Na vizinha Caraguatatuba, a prefeitura está ampliando o número de fiscais para prevenir as ocupações irregulares. “O litoral norte e, principalmente, Caraguatatuba, está nessa fase de novos empreendimentos, com a vinda da Petrobras para região. E isto acaba atraindo uma perspectiva de trabalho muito grande, principalmente das pessoas que vêm do norte de Minas [Gerais] e do Nordeste”, declarou o secretário adjunto de Meio Ambiente, Paulo André Cunha.

Segundo Cunha, existem no município 45 ocupações irregulares no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar. Dessas, 29 estão em áreas de risco e a remoção das famílias, prioridade para a prefeitura, deverá ocorrer até dezembro.


 

O secretário de Cidadania e Desenvolvimento Social de Ubatuba, Claudinei Salgado, disse que a cidade tem 22 áreas de ocupação irregular, onde vivem cerca de 2 mil pessoas. Essas regiões foram “congeladas”, colocadas sob vigilância para evitar a expansão das invasões.


Márcia Hirota atribui as invasões a uma falta de planejamento para o crescimento dos municípios. “Esses municípios precisam desenvolver um plano de expansão das cidades, justamente para evitar essas ocupações irregulares”.
É fundamental, segunda a diretora da SOS Mata Atlântica, que sejam definidas as regiões onde serão construídos os empreendimentos que atenderão às novas demandas por habitação. “O que nós não podemos permitir que aconteça é desmatar áreas nativas para essa expansão, como ocorre em algumas regiões”, declarou.

O monitoramento das prefeituras também é indispensável na contenção das ocupações irregulares, de acordo com Márcia Hirota. Explicou que como os desmatamentos são pequenos, menores que 3 hectares, até a vigilância via satélite é difícil. “Se não for imagem de alta resolução, é impossível ver no levantamento que a gente faz”, diz referindo-se ao trabalho de acompanhamento dos remanescentes de Mata Atlântica realizado pela ONG.
A cooperação com a população foi a maneira que a prefeitura de Ubatuba encontrou para contornar a falta de recursos. Segundo Claudinei Salgado, a administração municipal tenta conscientizar os atendidos pelos programas de habitação para que denunciem a ocorrência de novas invasões. “Eles mesmos fiscalizam, se alguém for fazer alguma construção, eles mesmo denunciam para a prefeitura”, disse o secretário de Desenvolvimento Social.
A ampliação dos programas habitacionais e a contratação de mais fiscais são as estratégias adotadas pela prefeitura de Caraguatatuba. “Estamos investindo na construção de unidades populares. Fazendo várias parcerias com CDHU [Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo] para que a gente possa ter unidades habitacionais com um capacidade de aquisição para a população de baixa renda local”, disse Paulo André Cunha.
Apesar do esforço, ele admite que a cidade ainda tem dificuldades em reprimir as ocupações em regiões de mata nativa. “Todas as medidas que você acaba tomando não são suficientes para conter a demanda do problema”.
O tamanho dos municípios é uma das grandes dificuldades, segundo o secretário de Meio Ambiente de São Sebastião, Eduardo Hipólito. Além disso, ele aponta como problema a atuação de moradores da região, que comercializam ilegalmente lotes em pontos de difícil acesso. “Eles conhecem bem o território, vendem com mais facilidade para as pessoas que não têm um conhecimento sobre toda a papelada necessária”.
Agência Brasil

Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 14 de julho de 2011

É hoje!

Entrevista ao vivo sobre "As estratégias de Restauração Florestal da SOS Mata Atlântica":

terça-feira, 12 de julho de 2011

As estratégias de restauração florestal da SOS Mata Atlância

Participe da entrevista em 14 de julho, quinta-feira, 15 horas: as estratégias de restauração florestal da SOS Mata Atlântica