Mostrando postagens com marcador Cidadania. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Cidadania. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Calçadas de Caraguá devem ser adequadas para passagem de pedestres

Garantir a livre circulação das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é um dos objetivos do projeto “Calçada para todos”. Moradores que residem nas principais ruas e avenidas dos bairros de Caraguá estão recebendo notificações da equipe de fiscalização, da secretaria municipal de Urbanismo, para que possam adequar as calçadas de suas casas e regularizar as áreas de passeios.

O morador terá 15 dias, a contar da data de notificação, para ir à secretaria de Urbanismo buscar orientações e tirar todas as dúvidas sobre o assunto. Além disso, são discutidos os prazos das obras de adaptação da calçada do morador, que varia entre 30 e 60 dias. Após esse período, um fiscal vistoria a calçada e, se estiver conforme as normas de acessibilidade, a notificação é cancelada.

De acordo com o setor de Fiscalização de Posturas, da secretaria de Urbanismo, o descumprimento dos prazos combinados pode acarretar multa de aproximadamente R$ 780. Já foram emitidas aproximadamente 450 notificações.

Os veranistas receberão as notificações por correspondência e poderão negociar os prazos por telefone.

Serviço
Secretaria de Urbanismo - Av. Brasil, 749 – Sumaré - (12) 3886-6060

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Hoje, dia mundial sem carro. E sem ônibus

Hoje, 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial Sem Carros. Um dia inteiro dedicado à reflexão sobre os gigantescos males que o automóvel causa ao ambiente e também oportunidade para manifestações em defesa da natureza.

A Conexão Mata Atlântica organiza hoje um bate-papo sobre o assunto e você pode participar enviando perguntas e comentários clicando aqui.

Hoje, também alunos se organizaram através de internet para fazer um movimento contra a empresa que presta serviços de transporte coletivo urbano em Caraguatatuba. Querem protestar por tudo aquilo que entendem que está errado no atendimento da PraiaMar.

Assim, há uma convocação geral para que hoje, dia mundial sem carro, seja também dia municipal sem ônibus.

Plantio de mudas abre as comemorações do Dia da Árvore em Caraguatatuba

Mudas de árvores nativas da região foram plantadas hoje (21/09/2011), na escola municipal Profº Antonio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D’Alva. A ação fez parte das comemorações do Dia da Árvore.
Mais de 100 alunos participaram do plantio. O estudante Lucas de Paula gostou da iniciativa. “Além de ajudar o meio ambiente também proporciona a educação para as próximas gerações.”
Até o final desta semana, cada escola receberá uma muda. Ao todo serão plantadas 30 mudas, entre elas Ipê Amarelo, Manacá da Serra e Imbaúba. O plantio é uma iniciativa da secretaria do Meio Ambiente.
As próximas escolas a receberem a atividade serão EMEI Itoe Yoshimoto, no Jetuba; EMEF Profª Maria Thereza de Souza Castro, no Jetuba; EMEI/EMEF Benedito Inácio Soares, no Massaguaçu, e EMEF Profª Antonia Antunes Arouca, no Massaguaçu.
Assessoria de Comunicação/Foto Gianni D’Angelo/PMC
Caraguablog/JFPr

Dia Mundial sem Carro


Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

ONG finca 594 vassouras em Copacabana em protesto pela corrupção no Brasil

Voluntários da organização não governamental (ONG) Rio de Paz na madrugada de 19/9, fincaram 594 vassouras pintadas de verde e amarelo nas areias da praia de Copacabana, na zona sul do Rio de Janeiro. O ato representa um protesto contra a corrupção no país. O grupo também estendeu uma faixa com a inscrição “Congresso Nacional, ajude a varrer a corrupção do Brasil”.
 Caraguablog/JFPr
Segundo o líder do movimento, Antonio Carlos Costa, a ideia é conscientizar a população para cobrar mais transparência na utilização do dinheiro público, já que os desvios desses recursos são responsáveis pela morte de muitos brasileiros. Ele explicou que as vassouras são uma referência aos 513 deputados federais e 81 senadores, que integram o Congresso Nacional.

“Nós precisamos inaugurar uma nova fase no nosso país, marcada por um controle social maior das ações do Legislativo e do Executivo, porque hoje esse controle está sendo mediado apenas pelos partidos políticos, que se reúnem e tomam suas decisões, enquanto o povo observa de braços cruzados. É um movimento pacífico para mobilizar a população até vermos essa quantidade absurda de dinheiro [arrecadada pelos cofres públicos] ser canalizada para as obras de infraestrutura, escolas, assistência médica, entre outros”, afirmou.

A nova manifestação está marcada para amanhã (20) informou Costa. O grupo afixou em Copacabana e no Aterro do Flamengo, também na zona sul da cidade, cartazes com a foto de uma bala de revólver e a inscrição “Corrupção mata”.
Thais Leitão/Da Agência Brasil/RJ
Caraguablog/JFPr

Associação de Caraguá se une à campanha para ligações de esgoto

Preocupada com a questão do saneamento básico, a Associação de Moradores do Capricórnio (ASCAPRI), em Caraguatatuba, iniciou uma campanha em parceria com a Sabesp para conscientizar os veranistas e moradores do bairro sobre a importância da ligação de esgoto.

A campanha tem sido realizada através de faixas espalhadas pelo bairro e no site da entidade, o www.ascapri.com.br. Com o lema “a manutenção de nossas praias depende de cada um de nós”, a entidade destaca que a não ligação do esgoto na rede da Sabesp é passível de multa.

Segundo levantamento da Sabesp de Caraguatatuba, somente no bairro são aproximadamente 100 imóveis que não estão conectados. Em todo o município, são quase 6 mil ligações factíveis que ainda não estão interligadas à rede da empresa.

A Sabesp tem trabalhado fortemente em parceira com os municípios (Vigilância Sanitária), orientando os moradores para que solicite junto à empresa a sua ligação, que é gratuita.

Recente relatório divulgado pela Sabesp aponta que no Litoral Norte são quase 12 mil ligações factíveis.

Obras em andamento
Independente do índice de conexões, a empresa continua investindo na região. São mais de R$ 80 milhões em obras em andamento, entre elas, o Sistema de Esgotamento Sanitário do Perequê-Mirim (Caraguá), o Sistema de Esgotamento Sanitário Capela/Centro (Ilhabela), o Sistema Esgotamento Sanitário Perequê-Açú e ainda o Sistema de Esgotamento Sanitário Estufa (Ubatuba), além do Sistema de Esgotamento Sanitário Baleia/Sahy, Sistema de Esgotamento Sanitário Una/Engenho, Sistema de Esgotamento Sanitário Enseada/Jaraguá/Canto do Mar e Sistema de Esgotamento Sanitário Paúba (São Sebastião).

Com a conclusão das obras, previstas para o segundo semestre de 2012, os índices de cobertura no Litoral Norte chegarão a 70% (sendo 80% em Caraguatatuba, 70% em São Sebastião, 68% em Ubatuba e 60% em Ilhabela), com 100% desse esgoto tratado.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Câmaras do Litoral Norte fixam número de vereadores

Com a promulgação da Emenda Constitucional nº 58, de 2009, os municípios brasileiros foram “presenteados” com a possibilidade de reverem o número de seus vereadores. Para mais, evidentemente.

Assim, Caraguatatuba, com 100.899 habitantes, poderia ter até 17 vereadores contra os 10 que possui atualmente. Ilhabela, com 28.176 habitantes, poderia ter até 11 vereadores. Hoje, possui nove.

Já São Sebastião poderia ter até 15 vereadores, em razão de apresentar uma população de 73.833 habitantes. Ubatuba, por sua vez, contando 78.878 moradores, poderia ter até 15 cadeiras.

Os salários dos vereadores também teriam novos limites. Ubatuba poderia pagar até 8.960 reais a cada um de seus edis; Ilhabela, 6.720 reais; São Sebastião, 8.960 reais. Caraguatatuba seria a cidade com maior salário de vereador: 11.200 reais.

O cálculo é simples. A constituição determina que em cidades com até 50 mil habitantes, o ganho do vereador corresponderá a até 30% do que ganha um deputado estadual. De 50 mil a 80 mil habitantes, o percentual passa para 40%. Município com mais de 100 mil, o limite máximo é de 50% do que ganha um deputado. O deputado estadual ganha hoje, somando subsídios e ajuda de custo, o total de 22.400 reais.

Evidentemente, que não basta apenas a vontade de fixar. É preciso fazer cálculos de viabilidades financeira e orçamentária. Somente o dinheiro disponível poderá indicar realmente qual o valor que o vereador de cada cidade poderá receber a título de subsídio.

FIXAÇÃO – A fixação do número de vereadores depende de emenda à lei orgânica municipal de cada município, votada em dois turnos e com interstício mínimo de dez dias entre a primeira e a segunda votação. Tratanto-se de emenda à lei orgânica, não há sanção nem veto do prefeito, sendo a respectiva emenda promulgada pela Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Ilhabela foi a primeira cidade a pretender fixar o número de seus vereadores. O projeto aprovado elevou de 9 para 11, o número máximo. Uma decisão judicial, todavia, anulou a sessão de Câmara em que ocorreu a votação e esta ficou prejudicada. A Câmara terá de mais uma vez votar a propositura para que a fixação tenha validade.

Mais comedida, embora tenha dinheiro sobrando, pois o seu presidente fala em devolver 8 milhões de reais no final do ano ao Executivo, a Câmara de São Sebastião discute projeto que eleva de 10 para 11 a quantidade de seus vereadores, um número encontrado a partir de consultas feitas à população.

A Câmara de Caraguatatuba, embora não agüente “um gato pelo rabo”, pois passa por necessidades orçamentárias terríveis, discute projeto que eleva o número de seus vereadores de 10 para 15.

Ubatuba votou na última terça-feira, em caráter definitivo, emenda à sua LOM fixando em 13 o número de cadeiras para as próximas eleições.

São Sebastião: Morro do Abrigo recebe o “Cidadania em Ação”

Neste sábado (18), o bairro do Morro do Abrigo, na Costa Norte de São Sebastião receberá o já conhecido “Cidadania em Ação”, projeto da prefeitura de São Sebastião, através do Fundo Social de Solidariedade, que visa levar à população diversos serviços essenciais totalmente gratuitos.

Das 9h às 16h, a E.M Walfrido Maciel Monteiro contará com atividades diversas como emissão de RG, CPF, carteira de trabalho e orientação trabalhista, aferição de pressão arterial, orientações sobre diversas doenças, entre outras.

A Sabesp, além de doar água para os participantes e organizadores do evento, colocará funcionários para atendimento aos clientes.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Leitor do Caraguablog oferece serviços de recursos humanos

Recebemos do Leitor Júlio César de Paula o simpático e-mail, que reproduzimos abaixo:

Disponibilidade para prestação de serviço no segmento de RH

Estabeleci-me em Caraguá. Aqui tenho patrimônio por 20 anos. Toda minha carreira foi em RH, em dimensão desenvolvimentista.

Trabalhei em grandes empresas e hoje atuo como consultor. Meu portfólio de trabalho é vasto, ainda que generosamente atue de forma simples. O que dá certo!


Amo o que faço e escolho com amor onde quero viver. Assim o fiz há 20 anos. Posso agregar valor nas iniciativas que chegam a Caraguá, até porque, como professor do Módulo, fiz algumas gerações que estão à frente de algumas iniciativas. Isto é gratificante.

Não gostaria de banalizar ou minimizar o que faço. Mas sei que posso ajudar. Não procuro emprego, procuro ser útil pr'uma cidade que tem potencial.

Estou no Massagua, à disposição.

Júlio César de Paula

Tráfico de Pessoas é tema de oficina em Caraguá

O Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Litoral Norte de São Paulo, coordenado pelo Núcleo da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, realiza HOJE (15), das 8h às 17h30, a 1ª Oficina de Capacitação de Agentes Multiplicadores no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no auditório da Fundação Cultural e Educacional de Caraguatatuba (Fundacc).

O comitê regional do Litoral Norte é composto por representantes de órgãos públicos e de organizações não-governamentais das cidades de São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba e Ilhabela. O objetivo do curso é conscientizar a população sobre o tráfico de pessoas, tornando-a agente multiplicador.


A oficina será ministrada pela Secretaria de Justiça. Os interessados devem fazer a inscrição pelo telefone (12) 3897-7062, na secretaria de Assistência Social de Caraguá. As vagas são limitadas.

Programação:
8h30 - Credenciamento e Café
9h às 9h30 - Módulo 1: Tráfico de Pessoas – Conceitos e Diretrizes
9h30 às 10h30 - Módulo 2: Diversidade Sexual e Tráfico de Pessoas
Palestrante: Deborah Bittencourt Malheiros (Psicóloga e Assistente Técnica da Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo)
10h30 às 11h - Rodada de perguntas e respostas
11h às 12h - Módulo 3: Raça, Etnia e Tráfico de Pessoas
Palestrante: Edson Innocêncio de Arruda Jr. (Assessor Técnico da Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo)
12h às 12h30 - Rodada de perguntas e respostas
12h30 às 14h - Almoço
14h às 15h - Módulo 4: Gênero e Tráfico de Pessoas / Apresentação do Movimento Contra o Tráfico de Pessoas - MCTP
Palestrante: Priscila Siqueira (Jornalista e Coordenadora do Movimento contra o Tráfico de Pessoas - MCTP)
15h às 15h30 - Rodada de perguntas e respostas
15h30 às 16h - Módulo 5: Direitos Humanos, Tráfico de Pessoas e as Perspectivas da Proteção à Infância e Juventude
Palestrante: Ricardo Augusto Yamasaki (Advogado e Assessor Especial da Secretaria de Estado da Cultura, Professor da Escola Superior de Advocacia e da FCG School Business, Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB)
16h às 16h30 - Rodada de perguntas e respostas
16h30 às 16h45 – Café
16h45 às 18h - Debate e Plenária Livres para Formulação de Propostas ao II Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas
18h - Encerramento

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vergonha! Vereadores da Ilha rejeitam ficha limpa...

Texto recebido de Marcelino dos Santos, de Ilhabela, a respeito da sessão de Câmara de ontem:

Atendendo à determinação suprema do prefeito da cidade, os vereadores de Ilhabela mudaram de opinião (se é que a tiveram um dia) e rejeitaram o projeto da ficha limpa na sessão ordinária de ontem, dia 13 de setembro.

Mudaram de opinião porque, necessitando de dois turnos de votação por ser uma emenda à Lei Orgânica do Município, a matéria já havia sido aprovada em primeira discussão. Era só brincadeirinha. Agora é que mostram sua verdadeira cara de seres subservientes à vontade do burgochefe.

Espera-se que essa mudança de opinião (será que o doutor Freud explicaria?) não tenha custado tão caro para a cidade, em todos os sentidos que se queira dar, inclusive o político.

Foram derrotados nessa votação os vereadores Erick Pinna, o autor do projeto, mais os dignos representantes do povo Timbada e Carlinhos, este último o presidente da Casa Legislativa. Ilhabela revela, assim, possuir uma Câmara formada só de três homens.

Se forem ouvir o povo a respeito do assunto, verão o quão errado foi o resultado da votação do projeto da ficha limpa, que agora irá enfeitar os arquivos do Legislativo Municipal.

Se querem uma opinião, deveriam tornar o dia 13 de Setembro como o Dia da Vergonha Municipal e registrar o nome dos vereadores que enterraram o projeto no rol dos ignóbeis da cidade.
Marcelino dos Santos
Ilhabela

Consultas públicas em São Sebastião apontam 15 vereadores para a Câmara Municipal

A terceira consulta pública realizada pela Câmara de São Sebastião para debate sobre a possível alteração no número de vereadores do município reuniu um público de aproximadamente 90 pessoas no Teatro Municipal.

Além do presidente do Legislativo Artur Balut, estiveram presentes ao encontro os vereadores Paulo Henrique Santana, Solange Ramos, José Reis, Marcos Tenório e Amilton Pacheco. O vereador Ernaninho justificou sua ausência devido a problemas particulares.

O presidente Artur Balut voltou a destacar que o objetivo maior das consultas é possibilitar a manifestação popular sobre o tema. ”Mas, volto a frisar que, além da participação nas consultas, é importante o cidadão participar da sessão legislativa que definirá a questão e deve ocorrer até o final do mês para conferir se a vontade popular será respeitada”, finalizou o presidente da Câmara.

Ainda de acordo com Balut, o encontro é uma consulta pública e não uma audiência. “Queríamos um número maior de pessoas participando deste ato democrático. Hoje com 10 vereadores devolveremos de R$ 7 a R$ 8 milhões aos cofres públicos.

O vereador PH justificou que a cidade possui 73 mil habitantes e que ele é favorável a uma fixação de onze vereadores. O resultado da consulta pública, no entanto, apontou o número máximo de cadeiras, isto é, quinze vereadores.

O resultado da consulta não obriga o voto dos vereadores e apenas serve de uma referencial. A discussão agora deverá acontecer no plenário da Câmara Municipal, quando uma emenda à Lei Orgânica do Municipal deverá ser aprovada fixando o novo número de cadeiras no Legislativo Municipal.

sábado, 10 de setembro de 2011

Câmara de Caraguá é palco de homenagem a vítima da ditadura militar

Foi publicado no jornal eletrônico do Correio do Brasil em 8 de setembro, às 14:31h, o texto abaixo, que por dizer respeito a Caraguatatuba e a um de seus personagens, que foi vítima da ditadura, entendemos oportuno reproduzir aqui no Caraguablog.

Homenagem ao Amigo Benetazzo
Por José Dirceu
Antônio Benetazzo - A Câmara Municipal de Caraguatatuba (SP) prestará amanhã [9 de setembro], às 18h, uma justa homenagem a um dos bravos resistentes contra a ditadura militar no nosso país. Refiro-me a Antônio Benetazzo, morto aos 31 anos, em outubro de 1972, nos porões do DOI/Codi-SP.

Benetazzo foi assassinado por lutar por um Brasil livre, justo e democrático. Um Brasil que o acolheu aos nove anos de idade, quando ele e sua família imigraram da Itália, após presenciarem os horrores do nazifacismo durante a II Guerra Mundial. Nascido em Verona, ele se criou em Caraguatatuba, onde seus pais se instalaram.

No ginásio, fundou o grêmio da escola estadual Thomaz Ribeiro de Lima. A homenagem de amanhã, inclusive, foi proposta pelo Grupo Memória Contada formado pela professora Rose Mary Teles Sousa e alunos da escola. Desde o ano passado, eles pesquisam e criam um dossiê sobre Benetazzo com o objetivo de tornar conhecida sua trajetória na resistência à Ditadura Militar.

Benetazzo detinha um carisma e uma inteligência ímpares
Apaixonado pelas artes, ele se destacou, ainda secundarista, nos quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e tornou-se referência nos movimentos culturais e políticos, participando ativamente do Centro de Cultura Popular da UNE. Em São Paulo, Benetazzo ingressou nas faculdades de Arquitetura e Urbanismo e de Filosofia na Universidade de São Paulo (USP). Chegou, inclusive, a presidir o Centro Acadêmico da Filosofia, enquanto lecionava História para jovens vestibulandos.

Em 1967, Benetazzo ingressou na Aliança Libertadora Nacional (ALN) e dois anos após caiu, como muitos de nós, na clandestinidade. Foi a Cuba e tornou-se um quadro do Movimento da Libertação Popular, o MOLIPO. Ao voltar ao Brasil foi preso pelo DOI/CODI paulista em 28 de outubro de 1972. Guerreiro como poucos, Benetazzo sofreu as mais bárbaras torturas durante três dias seguidos e morreu. Uma nota oficial divulgada em 2 de novembro pelo departamento de segurança alegou falsamente como causa de sua morte um atropelamento por um caminhão após tentativa de fuga.

A versão foi desmascarada por vários testemunhos de presos políticos que também estiveram nas dependências do DOI-Codi/SP. Após sua morte, Benetazzo foi enterrado como indigente e seu corpo removido do Cemitério de Perus, após ser identificado. A homenagem de amanhã é mais do que justa e fundamental para que as novas gerações saibam da luta de Benetazzo. Ele completaria 70 anos se estivesse hoje entre nós. De muitas formas, ele está.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Conexão Mata Atlântica pede assinaturas contra enfraquecimento do código florestal

Após a aprovação pela Câmara dos Deputados, do PLC 30/2011 do deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB/SP), que modifica o Código Florestal brasileiro, agora cabe ao Senado Federal a avaliação do Projeto.

O PL enfraquece as leis que protegem as florestas e outras áreas naturais no país e incentiva a ocupação de áreas de risco, como encostas de morros e margens de rios, abrindo espaço para mais tragédias em centros urbanos, como enchentes e deslizamentos de terra.

O Comitê em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável está encabeçando a coleta de assinaturas contrárias a esse desmonte da legislação ambiental.

Junte-se a essa luta: imprima o arquivo disponível aqui, assine o abaixo-assinado, colete assinaturas entre seus amigos e colegas e envie as assinaturas para a sede da SOS Mata Atlântica em São Paulo.

Para informações sobre como enviar o abaixo-assinado, escreva para

Ajude a mostrar ao Senado que os cidadãos brasileiros desejam a proteção das florestas e da qualidade de vida!

Acesse o abaixo-assinado contra o enfraquecimento do Código Florestal aqui. 

Visite Conexão Mata Atlântica em:

domingo, 4 de setembro de 2011

Desfile de 7 de setembro será na Avenida da Praia, no Indaiá

Para celebrar o Dia da Independência, 7 de setembro, o Governo Municipal preparou um desfile cívico que mobilizará 59 instituições e mais de 2 mil participantes.

Neste ano, o tema será “Caraguá, teu futuro espelha essa grandeza”, que também faz uma homenagem à Mata Atlântica, no Ano Internacional das Florestas.

O desfile será realizado a partir das 9h, na Av. Geraldo Nogueira da Silva, no Indaiá. A cerimônia de hasteamento das bandeiras será realizada às 8h na Praça Diógenes Ribeiro de Lima.

O objetivo do desfile é envolver o futuro e o progresso de Caraguá nas cores da bandeira. A cor verde representará a Mata Atlântica, o azul e amarelo o progresso e, o branco, a paz. Para isso, as escolas trabalharam o tema com os alunos e desenvolveram um desfile repleto de verde e harmonia.


Cerca de 2.300 pessoas, entre professores, educadores, alunos e participantes estão envolvidas na preparação do desfile. Mais de 50 instituições já confirmaram presença, entre elas, grupos de escoteiros, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, a banda municipal Carlos Gomes e entidades.

As escolas municipais desfilarão: Prof. João Benedito Marcondes, Carlos Altero Ortega, Prof. Ricardo Luques Sammarco Serra, Prof. Geraldo de Lima, Profª Maria Aparecida Ujio, a EMEF do bairro Poço da Anta, Masako Sone, Profª Maria Moraes de Oliveira, Profª Adolfina Leonor Soares, Prof. João Batista Gardelin, Prof. Luiz Ribeiro Muniz, João Thimóteo do Rosário, Bernardo Ferreira Louzada, Prof. Jorge Passos, Profª Antonia Ribeiro da Silva, Dr. Carlos de Almeida Rodrigues, Profª Aida de Almeida Castro Grazioli, Prof. Lucio Jacinto dos Santos, Benedito Inácio Soares, Profº Antonia Antunes Arouca, Pedro João de Oliveira, Prof. Oswaldo Ferreira, Benedita Pinto Ferreira, Prof. Antonio de Freitas Avelar, e as escolas Prof. Alaor Xavier Junqueira, do Travessão, e a EMEF Profª Mª Thereza de S. Castro, no Jetuba, com as suas fanfarras, que em agosto conquistaram o 1º e 2º lugares do 13º Concurso de Fanfarras e Bandas (Confaban).

Solidariedade
- Na ocasião, haverá um posto de arrecadação de feijão para a Gincana da Solidariedade atrás do palanque oficial. Também estará à disposição da população ambulância para emergências, tenda para crianças perdidas e água. Durante o desfile, é recomendável o uso de protetor solar, chapéu, roupas e calçados confortáveis e o consumo de muito liquido como água, água de coco e sucos naturais. Cuidado também com os alimentos consumidos no café da manhã. Prefira as frutas ao invés de laticínios e alimentos gordurosos.
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

domingo, 21 de agosto de 2011

Jovens de Caraguá participam de compromisso à Bandeira Nacional



Nesta 6ª feira, cerca de 700 jovens participaram da cerimônia de Juramento à Bandeira Nacional, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), no Jardim Britânia.
Os jovens foram dispensados do serviço militar inicial, por excederem às necessidades das Forças Armadas. Estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito Antonio Carlos Junior, os secretários de Trânsito, Meio Ambiente e de Esportes, João Batista Amandes, Maria Inês Fazzini Biondi e Nivaldo Alves, respectivamente.
Assessoria de Comunicação/ Foto: Sérgio Inoue/PMC
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fim de enquete: Em Caraguá, 10 vereadores é o número ideal

Procurando dar sua contribuição para saber a opinião popular sobre o número de vereadores ideal para Caraguatatuba, o Caraguablog realizou enquete indagando aos seus leitores qual seria esse “número ideal”, cada um podendo indicar a sua preferência de 10 a 17, conforme faculta a legislação.

O resultado foi que o número ideal de vereadores para Caraguatatuba é de dez. Certamente, o que moveu os votantes a escolher a menor representação política foi a economia para os cofres públicos. Indo para 17, o máximo permitido, a cidade teria de experimentar um acréscimo de 70% no gasto com a manutenção da Câmara Municipal.

Ninguém quer isso. Prefere que o mesmo dinheiro seja aplicado em construção de escolas, melhoria no atendimento na precaríssima área de saúde, pavimentação de vias públicas etc.

O resultado da enquete foi este: 43,14% dos votantes preferem que o número de vereadores continue como está, ou seja, 10 cadeiras. Já 31,38% dos que emitiram sua opinião acham que 17 vereadores seriam o número ideal. E mais: 13,72% apontaram 15 cadeiras; 5,88%, 13 cadeiras; 1,96%, 12; 3,92%, 11 cadeiras. Não tiveram votação: 14 e 16 cadeiras.

Número de vereadores em Caraguá: compartilhar a decisão é preciso

Com a aprovação da Emenda Constitucional nº 58, em 2009, a composição das Câmaras Municipais de todo o Brasil sofreram alteração. Ou melhor: podem sofrer alteração por lei local, pois a norma constitucional fixou um teto no número de parlamentares municipais, cabendo agora a cada Câmara Municipal definir um número de cadeiras abaixo desse teto.

As Câmaras podem aumentar o número de seus vereadores até o teto, ou um pouco menos, e ainda podem deixar o número como está. Mais vereadores, mais despesas, e não são todos os legislativos do Brasil que estão em condições financeiras para assumir novos gastos, que demandam até alterações estruturais profundas e contratação de novos funcionários.

O teto de Caraguatatuba é de 17 cadeiras. Atualmente a cidade conta com 10 vereadores, conforme disciplinado pelo Tribunal Regional Eleitoral em 2004 e que entrou em vigor na Legislatura de 2005 a 2008 e permanece até hoje.

Caraguatatuba ainda sofreu um revés financeiro. A mesma emenda constitucional diminuiu o repasse de recursos que a prefeitura faz mensalmente ao legislativo municipal. Dois 8% de toda a arrecadação tributária e transferências de governo, agora o repasse é da ordem de apenas 6%, com uma significativa perda 25% de recursos em relação aos anos anteriores.

O cobertor já é curto para os atuais dez vereadores. Elevar esse número para 17, conforme autoriza a lei, significará demissões em lugar de contratações e um retrocesso nos ganhos e acomodações dos próprios vereadores. Não se faz milagre sem dinheiro. Se não tem para gastar, o que pode ser feito? Nada, eis a resposta.

De outro lado, os vereadores ainda podem ter um significativo aumento em seus subsídios. Recentemente, os deputados federais aumentaram estratosfericamente seus ganhos mensais e passaram a perceber mais de 27 mil reais por mês.

Como os deputados estaduais ganham 75% dos federais, os subsídios no âmbito dos estados federativos podem chegar a 22.400 reais. Logo, ganhando 50% de um deputado estadual, o salário dos vereadores pode chegar a 11.200 reais. O orçamento da Câmara, todavia, não permite uma fixação nesse valor.

Porém, se aumentarem o número de vereadores, os gastos acompanharão na mesma proporção e aí não sobrará dinheiro para o pagamento dos próprios subsídios. A questão é: aumenta o número de vereadores, diminuem os subsídios e aumentam as demissões.

A decisão não parece fácil, pois há pressões populares em ambos os sentidos. Tanto para os que desejam que aumente o número de vereadores – normalmente pessoas interessadas em se candidatar e assim querem melhorar suas chances de sucesso – tanto para os que preferem que o número de vereadores fique como está, visando à economia para os cofres públicos.

Para os vereadores atuais, a situação se equipara a uma sinuca de bico. Se a tacada não for certeira, perde-se a jogada e a partida. O risco de agradar ou desagradar é grande em qualquer circunstância. Parece mesmo que o orçamento da Câmara é o grande diferencial que pesará na escolha da opção menos onerosa, em termos financeiros e políticos.

Ao que se vê, não resta outro caminho senão compartilhar essa decisão com a população. Pelo menos duas audiências públicas trariam subsídios e o aval popular que os vereadores necessitam nesta hora em que a decisão precisa ser a mais acertada possível. Ou, ao menos, a que melhor se afine com a opinião popular.

Audiências públicas para discutir o número de vereadores... Por que não?