Mostrando postagens com marcador comentário. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador comentário. Mostrar todas as postagens

domingo, 28 de agosto de 2011

JUQUERIQUERÊ SEMPRE UM BOM TEMA A REFLETIR

O Caraguablog tem entre suas metas de existência o zelo pelo meio ambiente, assim já postamos vários artigos sobre o Rio Juqueriquerê e anexamos agora destacamos esses que completam a reportagem:
"CURIOSIDADE: COMO ERA FEITA TRAVESSIA DO JUQUERIQUERÊ QUANDO NÃO HAVIA PONTE”  - Postada em 04 de março de 2011
1 – Comentário: 23 de abril de 2011
- Juqueriquerê deve ter um significado mais rico do que simplesmente PLANTA QUE DORME.
O último elemento da palavra (querê), realmente, parece derivar de QÜEREY = dormir, pegar no sono rapidamente.
Mas não podemos deixar de lado o primeiro elemento JUQUERI.
JUQUYRA = sal    -   Y = rio
Logo, Juqueri = rio salgado, rio de água salobra.
Tudo conforme o Vocabulário Tupi-guarani - Português, de Silveira Bueno.
Morei no Porto Novo em 1971/72.
O Juqueriquerê tem muito significado para mim.
Um abraço do Paulo Tarcizio da Silva Marcondes
paulotarcizio@gmail.com
23 de abril de 2011 21:59 


2– Comentário: 22 de agosto de 2011
Alex Fonseca; Denise Lemes; Fernando Braun pronunciaram:
A foto em questão é uma cópia xerox colorida pesquisada no Arquivo Público do Município de Caraguatatuba "Arino Sant'Ana de Barros".

Um abraço da equipe do Arquivo Público.
22 de agosto de 2011
 Denise Lemes disse...
TERMINOLOGIA JUQUERIQUERÊ


3– Comentário: 22 de agosto de 2011 13:46 
Juqueriquerê – Nome da planta dormideira, sensitiva mimosa, segundo Sampaio (1978), mencionado pela socióloga Regina Paes em seu trabalho “Espaço da vida, espaço morte na trajetória caiçara” (UNESP, 1998, p. 56).
Lembrando que ju, de yu, significa espinho (TIBIRIÇÁ, 1984, p.120) e espinhos eram usados como agulhas por indígenas.
Juqueri pode também ser proveniente de juquyra, sal, ~y, rio: o rio salobro, de água salobra. Juqueri é o nome de uma cidade de SP e de um manicômio, assim ficando conhecido como o “Juqueri, hospício de alienados”. A pronúncia comum é juquiri, mais achegada ao tupi juquyry, ou jukyrí, ou ainda jukeri segundo Tibiriçá (1984, p.121), significa espinho de arbusto leguminoso.
O Rio Juqueriquerê, segundo o historiador Jurandyr Ferraz, organizador do livro Santo Antônio de Caraguatatuba – Memória e tradições de um povo, denominava-se Cupuracê. No dicionário de Silveira Bueno, página 113, encontra-se “Cupuracé” que significa: a pedra, o penedo destacado, e ainda “Curupá”: lugar de pedregulhos. A mesma página encontra-se “Curuquerê”, que em tupi, “curú-quer-ê” significa: propenso a dormir, dorminhoco. Enquanto que “quer” significa dormir.
Assim temos então Rio Juqueriquerê: Rio salobro (ao se encontrar com o mar, misturam-se as águas) que dorme (que aparenta calma e sonolência, por ser escuro não se vê suas correntezas e profundidade).

BUENO, Silveira. Vocabulário Tupi-guarani-português. 7ª Edição, Vidalivros: 2008, p. 113, 192, 193 e 519.
FERRAZ, Jurandyr (Organização e Direção) Santo Antônio de Caraguatatuba – Memória e Tradições de um Povo. FUNDACC, 2000.
PAES, Regina. Espaço da vida, espaço morte na trajetória caiçara. UNESP, 1998.
TIBIRIÇÁ, Luiz Caldas. Dicionário Tupi Português – com esboço de gramática de Tupi Antigo. Traço Editora, 2ª Edição, 1984.

Um abraço! Fica aqui também o convite para que sejam parceiros do Arquivo Público.
Denise Lemes, historiadora
22 de agosto de 2011

Caraguablog agradece a colaboração desses leitores e deixa em aberto o Blog para toda e qualquer manifestação, O blog é de todos.

Caraguablog/JFPr

sábado, 27 de agosto de 2011

Dito & Feito: CARTA DO LEITOR -


Recebemos do leitor JOSE LUIS DAS NEVES um novo comentário sobre nossa postagem "Caraguá: Aguilar anula na justiça sessão que rejeitou suas contas".

Bom dia , gostaria que fosse publicado no blog, que o PSDB deixou de entregar  a prestação de contas de alguns candidatos da eleições de 2008.
Ocorre que tem candidato que está achando que está tudo ok na justiça eleitoral, conforme informação do TSE.

A bem da verdade não tem nada correto, o que o PSDB, enviou ao TSE, foi um previa parcial da prestação de contas dos candidatos, e o escritório do Simões fez a entrega ao responsável pelo comitê financeiro do PSDB.

Precisamos informar o presidente do PSDB, que se no prazo de 72 horas, as prestações de contas dos candidatos que não receberam, será impetrado um mandado de segurança para garantir a entrega das contas ao cartório eleitoral.

Isto é um descaso, com quem ajudou o prefeito atual a se eleger, no mínimo eles tem que entregar as contas aos candidatos para que o seu titulo fique em ordem com a justiça eleitoral.

Comentário postado por JOSE LUIS DAS NEVES no blog Caraguablog em 23 de agosto de 2011 11:05

terça-feira, 17 de maio de 2011

COMENTÁRIO

Com entusiasmo recebemos o comentário da futura jornalista Mel Braga sobre a postagem "Escuta Essa! Gente diferenciada e império gay cont...":

Esse é um blog antenadissimo...24h no ar!!!
haja folego heim!!!
Parabéns... sempre que possível dou uma olhadinha nas atualizações!!!

Nota: Incentivos assim nos ajuda a ter folego

terça-feira, 26 de abril de 2011

BULLYNG

Considerando que o bullyng  pode virar crime, considerando que o bullyng deixou de ser brincadeira de criança, atacar reiteradamente um desafeto ou adversário político também seria considerado bullyng? Pergunto o que Luiz Inácio-Lula fez com “herança maldita” em cima de Fernando Henrique, não seria Bullyng?
Caraguablog/FJPr

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Com a palavra, o Leitor

Assunto Parabenizar o blog e cidade
Olá! Sou Sidalécio Souza repórter do SBT - Altamira/Pa
Parabéns pelo belo blog e claro meus parabéeeeeeeeeeeeeeeeeeeens a cidade Caraguatatuba... e a você e por ser um blog inteligente e interessante.
Também tenho um blog na internet Blog siddy souza.
Sidalécio Souza
siddysouzag@hotmail.com

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Comentário de Leitor de Caçapava/SP

Roberto escreveu:
"grande josé flávio. tenho acompanhado seu blog, esta muito bom e com informações bastante uteis para caiçaras e turista. Você sabe que sou meio do contra, né? vc poderia colocar algumas falhas e deficiências da administração local, mesmo pq ajudaria a melhorar."

terça-feira, 29 de março de 2011

A Hora do Planeta: Leitor comenta nossa participação

Carlos comentou a notícia A Hora do Planeta celebrado  no  dia 26 de março
Comentário:
Como uma forma de agradecimento a todos que participaram do movimento, informo aos amigos que "a Hora do Planeta tomou conta da Europa e teve muitos adeptos também na Oceania e na Ásia, destacando as participação de economias emergentes. No Brasil, 20 capitais, 123 cidades e 93 pontos turísticos, ícones do país, tiveram suas luzes apagadas.
Segundo a WWF, o ato simbólico de apagar as luzes durante uma hora para expressar a preocupação pelo meio ambiente teve no total a adesão oficial de milhares de comunidades e 134 países.

O Rio de janeiro apagou as luzes de seu maior símbolo, o Cristo Redentor. Às 20h30min, o monumento estava às escuras, assim como os Arcos da Lapa, ponto de cultura e diversão para os cariocas, onde cerca de 3,5 mil pessoas sambaram ao som das escolas de samba. Pelo terceiro ano consecutivo, a capital carioca foi a sede oficial da Hora do Planeta no Brasil.
Outras cidades brasileiras como Juazeiro do Norte, Caxias do Sul, Brasília, Manaus, Campo Grande e Rio Branco mostraram que todo o país ficou mobilizado e são exemplos do recorde brasileiro em participação na terceira edição da iniciativa da WWF, mantendo um aumento de participantes a cada ano, desde de que é realizada no país.
Os neozelandeses derão início à escuridão às 20h30min local. Quando a Hora do Planeta terminou na Nova Zelândia, às 21h30min, nas ilhas Fiji já era o momento de apagar as luzes. Como um efeito dominó, a onda conquistou o mundo.
- Assistimos, este ano, a uma explosão da participação em várias economias emergentes do mundo. Isso é um sinal encorajador de que esses países começaram a ocupar um lugar cada vez mais proeminente no palco mundial - disse o diretor-geral da Rede WWF, Jim Leape, durante ato oficial no Portal da Índia, em Nova Delhi.
(Leia mais: Hora do Planeta mobiliza 98 cidades brasileiras)
No Japão mesmo após a tragédia provocada pelo terremoto seguido de tsunami, uma pequena equipe da Hora do Planeta fez uma homenagem aos sobreviventes do desastre. Grupos destacaram 20 formas diferentes para que a população e as empresas japonesas reduzam os gastos com energia. As torres de Tóquio e de Quioto, o castelo e o Memorial da Paz em Hiroshima, tiveram suas luzes apagadas.
De acordo com a WWF, só na China continental, 84 cidades prometeram ir além do horário combinado ao pagar as luzes. Em Chengdu, o engajamento continua com a iniciativa de promover o uso de bibletas. Em Shenyang, houve a promessa de reflorestar áreas dematadas e os pontos turísticos mais famosos de Beijing, inclusive as construções que sediaram os Jogos Olímpicos, como o Ninho de Pássaro e o Cubo d'Água, tiveram suas luzes apagadas durante uma hora. O Centro Financeiro Mundial de Xangai, que tem o prédio mais alto em toda a China, também apagou e a cidade prometeu criar mil hectares de novos espaços urbanos verdes.
Em Hong Kong, o Centro Cultural de Tsim Sha Tsui sediou a cerimônia oficial de contagem regressiva. Pela primeira vez, este ano, a sede do governo teve suas luzes desligadas durante a Hora do Planeta e o canal da National Geographic da Asia suspendeu sua programação normal durante uma hora.
Celebrando sua segunda Hora do Planeta com a presença de cinco mil pessoas que ignoraram as temperaturas de menos cinco graus, ao redor de uma enorme logomarca da Hora do Planeta e à luz de velas, a Mongólia emocionou ativistas de meio ambiente na principal praça da capital, Ulaan Baatar.
O Vietnã, teve 37 de suas províncias e cidades participando do evento, praticamente o dobro de participantes em 2010. As luzes foram apagadas na ponte Huc, na torre Thap Rua, no templo Ngoc Son e no teatro da Ópera de Hanói".
Abraços a todos!
Fonte: Jornal Extra