Mostrando postagens com marcador Curiosidade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Curiosidade. Mostrar todas as postagens

domingo, 25 de setembro de 2011

Lobo-marinho é visto no litoral norte de SP

COM DIVERSOS FERIMENTOS NO CORPO, O ANIMAL FOI VISTO NA PRAIA DE BOIÇUCANGA, EM SÃO SEBASTIÃO
Um lobo-marinho, com diversos ferimentos pelo corpo, é visto na Praia de Boiçucanga, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo, nesta quinta-feira (22). Segundo a Defesa Civil, é incomum a presença desta espécie no litoral paulista, pois seu habitat seria o extremo sul do País, onde a temperatura da água é mais fria.
Por Agência Estado/ Foto: JORGE MESQUITA
Caraguablog/JFPr

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ubatuba, a que era UbaCHUVA...

Um estudo da Universidade de Campinas pôs abaixo o mito de que Ubatuba é a terra da chuva, a ponto de seus moradores e freqüentadores, inconformados com os repetidos aguaceiros ao longo dos anos, terem-na apelidado “Ubachuva”, carinhosamente ou não.

A verdade é que as chuvas diminuíram nos últimos trinta anos, conforme demonstra o estudo da Unicamp elaborado pelo pesquisador João Paulo Macieira Barbosa. As estações meteorológicas espalhadas por todo o Litoral Norte, em quatro postos, nas três últimas décadas, registraram diminuição do número de dias com chuvas em todas as estações. Os estudos seguiram os rigorosos critérios técnicos da World Meteorological Organization.

Um “ufa!” não só para Ubatuba, mas também para Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, que deixaram de ser, ao lado da “terra tamoia”, Caraguatachuva, Ilhachuva e São Sebaschuva. Que viva o sol!

domingo, 11 de setembro de 2011

Não leve a vida a sério. Você não vai sair vivo dela...

Tem gente que adora fazer brincadeiras. Neste 11 de setembro, em que o mundo registra mais um ano do fatídico atentado às torres gêmeas, levar as coisas meio que flauta parece ser uma excelente pedida.

Por que ficar lamentando o que já se passou, com tantas dores envolvidas?

O negócio é este mesmo: deixa a vida me levar...

Providencial este texto que rola na internet:

Paz interior...
Li um artigo de uma conceituada revista que dizia: "O caminho para encontrar a paz interior é terminar todas as coisas que você começou”.

Refleti bem e ......
Então, ontem, olhei ao meu redor para ver todas as coisas que eu tinha começado e não havia acabado.

Em seguida, eu terminei...
com duas caixas de Skol, o final de uma garrafa de Black Label, uma garrafa aberta de Smirnoff, e uns ¾ de um garrafão de 5 litros de uma cachacinha de alambique mineira.

Tudo isso acompanhado de algumas azeitonas chilenas, salaminho e gorgonzola.

Você não tem idéia da  paz interior que me deu... Até flutuava....

Que a Paz esteja com você também...

Se você não gostou desta, você receberá duas caixas da nova Skin... quente!.

Espanha pode ter a primeira 'cidade gay' do mundo

A pequena cidade de Moclinejo, na região de Málaga, na Espanha, pode se tornar a primeira "cidade gay" do mundo. Um referendo, que será realizado em janeiro de 2012, deixará os 1.274 habitantes decidirem se a localidade adotará a iniciativa ou não
As paredes brancas das casas em Moclinejos poderiam
ser pintadas de rosa, caso a ideia seja aceita pela população
O idelizador da ideia, Javier Checa, organizador da Feira Internacional Expogays, propõe que todas as construções sejam pintadas de rosa, a criação de um parque de "cruising", onde casais gays poderiam ter relações sexuais e a alteração dos nomes das ruas para os de conhecidos artistas homossexuais.

De acordo com o jornal La Opinión de Málaga, a Câmara Municipal de Moclinejo,com maioria do PP (Partido Popular), apóia a iniciativa, apesar de fazer ressalvas quanto à alteração das cores das casas.

O Público da Espanha diz que o prefeito Antonio Muñoz acredita ter descoberto uma receita para combater a crise que atinge o país convertendo o pequeno município em uma referência para turistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

"Estamos a somente 10 quilômetros das praias. Além disso, as pessoas da cidade são muito acolhedoras e aceitarão Moclinejo como uma cidade oficialmente gay", afirmou Muñoz ao La Opinión de Málaga. 
Com informações do Opera Mundi/Foto: Wikicommons
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

História de Caraguá: Carta de Boneca revela detalhes da cassação de Bourabeby

Boneca, o mentor da cassação de Bourabeby
Uma carta elaborada por Geraldo Nogueira da Silva, o Boneca, em 8 de junho 1990, mostra detalhes de como foi o episódio político de maior relevância das últimas décadas na história de Caraguatatuba: a cassação do então prefeito José Bourabeby

A carta foi endereçada a um jornal do Vale do Paraíba, que na época tinha abordado a questão com algumas incoerências. Boneca quis dar a sua versão sobre o sucedido naquela ocasião e assim desfazer equívocos. Ele próprio chamou a carta de “depoimento do Boneca”.

Dúlio Peixoto apresentou a denúncia
Boneca foi o mentor e presidente da comissão processante que redundou na cassação de José Bourabeby, ocorrida em 1990. Na época, o então presidente da Câmara Dúlio Peixoto apresentou a denúncia de cassação e foi substituído durante o processo pelo suplente e veterinário Washington.

Bourabeby foi cassado em uma sessão cansativa, que durou quase vinte horas de trabalho contínuo. Dentre as denúncias, estavam a de permitir o depósito na cidade do lixo proveniente de outras cidades e tentar impedir o normal funcionamento da Câmara Municipal ao querer detalhes sobre as despesas do Legislativo.

Nos bastidores da Câmara Municipal, todavia, os comentários eram outros: o prefeito estava sendo cassado por querer restringir o envio de dinheiro para a Câmara Municipal, os chamados duodécimos, e também por dizer em lugares públicos que “batia no cocho e os vereadores vinham comer na sua mão”.

Bourabeby: cassado
Bourabeby foi cassado com a utilização do Decreto-lei 201, de 1967, que regula a cassação do mandato de prefeitos e vereadores. Na época, com a recém-promulgada Constituição Federal, havia dúvidas se o decreto houvera ou sido recepcionado pela nova ordem constitucional. Portanto, se valia ou não passa cassar mandato.

O renovado jurista Geraldo Ataliba defendeu Bourabeby, mas a cassação foi finalmente confirmada pelo Tribunal de Justiça, que não viu erros processuais que pudessem pôr abaixo o trabalho feito pelos vereadores. Na verdade, o grande vitorioso foi Boneca, que conduziu pessoalmente todo o processo.

José Dias Paez Lima, o vice, foi empossado como prefeito da cidade em 17 de março de 1992 e completou o mandato, encerrando sua gestão em 31 de dezembro de 1992. A posse foi dada pelo presidente da Câmara José Pereira de Aguilar, que sucedera a Tiago Santana, cujo mandado de presidente da Câmara houvera sido extinto pela justiça local.

A Câmara Municipal, na época, era composta pelos vereadores Aureliano Gonçalves Pereira, Almir José Alves, Calixto Leandro, Dúlio Peixoto (presidente em 1989/1990), Donizete Prado de Freitas, Geraldo Nogueira da Silva (renunciou em 1º/10/91 e foi substituído por Álvaro Alencar Trindade), Gomercindo Nicolau dos Santos, Ilson Vitório de Souza, João Rodrigues de Godoy Filho, José Pereira de Aguilar (presidente em 1992), Jardel Moreira, Lúcio Fernandes, Sebastião de Oliveira, Sebastião Oliveira de Souza, Tiago Santana (presidente em 1991 – teve o mandato de presidente de 1992 extinto pelo Judiciário), Wilson Rangel e Valmir de Moraes.
José Dias, vice que virou prefeito

Foi considerada uma das Câmaras mais produtivas que Caraguatatuba já teve. Elaborou a Constituição Municipal dentro dos prazos legais (a Lei Orgânica Municipal), elaborou o regimento interno da Câmara, que vigora até hoje, e cassou o mandato do prefeito, assegurando a independência do Legislativo em relação ao Executivo, algo histórico.

Curiosa e jocosamente, era chamada “escolinha do professor Raymundo”, numa alusão ao programa humorístico de TV na época, por ter pessoas simples na sua composição, como caiçaras natos, pescadores e motorista. Evidentemente, uma injustiça.

Depois da cassação, como a demonstrar sua versatilidade como político, Boneca tornou-se líder do prefeito Bourabeby na Câmara Municipal. Bourabeby continuava no comando do município por força de medida judicial (liminar). Boneca renunciou ao mandato de vereador de Caraguatatuba em 1º de outubro de 1991 para poder sair candidato a vereador em Caçapava, onde tinha residência.

Boneca também foi vereador em Caçapava
Não se elegeu nas eleições de 1992, mas saiu vitorioso nas eleições de 1996, tendo tomado posse como vereador em Caçapava em 1º de janeiro de 1997 para um mandato que terminaria em 31 de dezembro 2000. Depois de algumas rusgas com o Chefe do Executivo, acabou sendo nomeado líder do prefeito Paulo Roberto Roitberg, do Partido dos Trabalhadores, naquela Câmara Municipal.

Boneca, contudo, não concluiu o mandato: faleceu no exercício da vereança no dia 18 de janeiro de 1998. Foi enterrado em Caçapava com honras de Caraguatatuba: a banda municipal Carlos Gomes, desta cidade, tocou no seu enterro, a que compareceu uma grande multidão. Boneca era natural de Queluz, no Vale do Paraíba, onde nascera em 16 de dezembro de 1929.

Eis a íntegra do Depoimento do Boneca:

"Caçapava, 08 de junho de 1990.

Senhor Redator:

GERALDO NOGUEIRA DA SILVA (BONECA), 60 anos de idade, RG 3.984.656, decidiu arriscar-se a enviar-lhe esta carta, cujo documento chamarei de DEPOIMENTO DO BONECA, a respeito da “briga” entre o Poder Legislativo de Caraguatatuba e o Prefeito José Bourabeby, cujo último “round” ocorreu dia 06 último, com a decisão do MM. Dr. Juiz de Direito da nossa Comarca, Dr. Silvio Luiz Martins de Mendonça. Mas, claro, há outros “rounds” judiciais a ocorrerem.
Busto de Boneca, na av. da praia,
que recebeu o seu nome, no Indaiá
Estou escrevendo a Vossa Senhoria com dificuldades, uma vez que me encontro NA CAMA, recuperando-me de uma operação cirúrgica a que tive de submeter-me no último dia 02. Por essa razão, desde já peço desculpas por não enviar carta datilografada, bem como por eventuais erros ou falhas na redação da mesma.

Confesso que não sei se Vossa Senhoria vai autorizar a publicação na íntegra desta missiva. Mas se o fizer peço-lhe, por obséquio, não colocá-la como “Carta do Leitor”, e realmente publicar a ÍNTEGRA. E se o peço é porque vou tentar, do alto dos meus 32 ANOS de vida pública, onde fui Prefeito de Caraguatatuba, fui Vereador e sou novamente Vereador, onde assessorei, em São Paulo, Secretários de Estado, Deputados Estaduais e Federais, tendo ocupado vários cargos de confiança em diferentes governos estaduais, repito, vou tentar dar meu conselho aos SRS. PREFEITOS que desta tomarem conhecimento, que BUSQUEM RESPEITAR E CONVIVER BEM COM O PODER LEGISLATIVO DE SEUS MUNICIPIOS; POIS O EPISÓDIO DE CARAGUATATUBA AINDA NÃO SE ENCERROU (ESTÁ EM FASE PRELIMINAR) E DELE TODOS DEVEM TIRAR LIÇÕES DE VIDA PÚBLICA E DE CIVISMO! Senão, vejamos, rapidamente:

1 - Houve uma denúncia contra o Prefeito Bourabeby;

2 - A Câmara Municipal aceitou a denúncia;

3 - Estabeleceu-se uma Comissão Processante, da qual este criado foi PRESIDENTE;

4 - Esta Comissão, composta por mim e pelos Vereadores Wilson Rangel e João Rodrigues de G. Filho, cumpriu seu dever, dedicou-se integralmente ao problema, deu ampla e legítima liberdade de defesa ao denunciado, ouviu testemunhas da defesa, ouviu testemunhas convidadas para melhor clarear o processo e concluiu, SEM POLITICAGEM, MAS À LUZ DOS FATOS, ACEITAR A DENÚNCIA.

5 - Submetida à apreciação do Douto Poder Legislativo, este, por 12x5 votos, optou pela cassação do mandato do Prefeito Bourabeby;

6 - O denunciado impetrou mandado de segurança e ganhou a liminar (o que já era esperado em casos como esse);

7 - A Câmara Municipal pelo seu Presidente recorreu;

8 - O Ministério Público, APÓS REQUISITAR O PROCESSO ORIGINAL, opinou pela CASSAÇÃO DA LIMINAR CONCEDIDA, não sem antes ter considerado o processo conduzido, digo, corretamente conduzido pela Comissão Processante, o que de certa forma nos deixou orgulhosos, uma vez que somos leigos em assuntos dessa natureza, não considerando, pois, válidos nenhum dos argumentos levantados pelo ilustre jurista Dr. Geraldo Ataliba, advogado do Dr. Bourabeby. Inclusive a Douta Promotoria Pública opinou sobre o Decreto Lei Federal, nº 201/67, como LEGITIMO E EM VIGOR;

9 - Finalmente vem o MM. Dr. Juiz de Direito da Câmara, Dr. Silvio Luiz Martins Mendonça, simplesmente manter a liminar anteriormente concedida, amparado no artigo 29, inciso 8º, da Constituição Brasileira.

Diz-e que decisão do Judiciário não se discute, CUMPRE-SE. É claro, a Câmara Municipal de Caraguatatuba haverá, estou certo, de cumpri-la, sem fugir ao seu legítimo dever de recorrer. Aliás, o próprio juiz já recorre de plano. Mas é exatamente sobre o Dec. Lei 201/67, único fato em que o Douto Juiz amparou-se para manter a liminar em favor do Dr. José Bourabeby, que desejo opinar e arvorar-me em DAR UM CONSELHO AOS SRS. PREFEITOS MUNICIPAIS. E afirmo, porque: 

A - O mundo jurídico se divide sobre a validade ou não do Dec. Lei 201/67. Já ouvi, pessoalmente, de vários juristas de renome, que ele está em PLENO VIGOR;

B - Enquanto o MM. Juiz de Direito de minha cidade, Caraguatatuba, afirma que “a Câmara perdeu suas atribuições para julgar os atos do Prefeito Municipal”, o Exmo. Sr. Dr. Promotor Público da mesma Comarca pensa diferente. Portanto, a dúvida da validade ou não do referido Decreto já permanece, existe e vigora na chamada BASE JUDICIAL.

E em sendo matéria polêmica, vamos aguardar o que os Tribunais superiores vão falar, para então criar-se uma jurisprudência de fato e de direito a respeito de tão polêmico assunto. No mínimo a Câmara Municipal de Caraguatatuba está dando uma contribuição valiosa à justiça brasileira, na medida em que, estabelecida a jurisprudência, todos os Poderes Legislativos terão uma bússola de orientação para exercerem seu mandato como fiscais da coisa pública.

Mas até lá eu fico com meu ponto de vista, que é o seguinte. Claro, com minha ótica de leigo, porém, sem perder de vista a longa experiência na vida pública:

1 - Entendo que o Dec. Lei 201/67 está em pleno vigor;

2 - Não entendo, SMJ, que a Constituição Federal e, posteriormente a Estadual, em nenhum momento desejaram diminuir, retirar, o poder de fiscalização dos legislativos.

Pelo menos no que diz respeito às infrações político-administrativas. A isso ter acontecido, sem dúvida, os VEREADORES DO BRASIL VOLTARAM A SER OFFICE-BOYS DE LUXO. Incluam-se aí os Deputados Estaduais, Federais e Senadores. E isso agravado com a imprescindível pergunta: DE QUE ADIANTOU O DIREITO DE OS MUNICÍPIOS FAZEREM SUAS LEIS ORGÂNICAS? Como exigir que os Prefeitos as cumpra? Na Justiça?

Vejamos:

A - A ninguém é dado desconhecer a DEMORA DA JUSTIÇA NO BRASIL, O QUE, POR SI SÓ, JÁ É UMA INJUSTIÇA.

B - Quem tem experiência de vida pública, e em não abro mão da experiência que tenho, sabe que um Prefeito, seja quem for, uma vez denunciado na justiça e a denúncia aceita, ele, Prefeito, tem muitos remédios jurídicos para continuar o processo por longo e longo tempo. Adia muitas audiências, apenas com um ofício de que “naquele dia e hora tem compromisso em São Paulo, Brasília , etc., para tratar de RELEVANTES INTERESSES DO MUNICÍPIO”.

E com isso ele conclui seu mandato sem complicações. E, aí, só então, vai conversar com a justiça, apenas como cidadão. Mas, claro, o fato gerador da denúncia e do processo já ESVAZIOU-SE, e o interesse público já era. E isso se aplica para infrações ou crimes políticos. E em sendo isso um fato que a experiência de vida pública nos ensinou, pergunto: ONDE FICA O PAPEL FISCALIZADOR DOS LEGISLATIVOS? Será que vamos voltar a apenas sentar e levantar para aprovar ou não projetos do Executivo? Acrescido do arroz com feijão de dar nomes à ruas, apresentar indicações e requerimentos?

NÃO! Basta ver-se o grito de independência que o Congresso Nacional e o Poder Judiciário já estão dando em face de algumas medidas do Governo Federal. Os Três Poderes existem, precisam existir, livres e harmônicos entre si, especialmente um respeitando o outro.

E por tudo isso, embora vergado de respeito à alta decisão do MM. Juiz da Comarca de minha cidade, estou convencido de que o Tribunal de São Paulo modificará sua respeitável decisão. É questão de um pouco de paciência.

Senhor Redator, continuo não sabendo se o Sr. vai mandar publicar na íntegra esta carta que escrevo, deitado e mal acomodado. Mas não queria que a oportunidade se perdesse no tempo. E aconselho aos Srs. Prefeitos, especialmente ao de Cachoeira Paulista, que não COPIEM o Dr. José Bourabeby, no seu aspecto DITATORIAL.

Nada tenho contra a pessoa do Dr. Bourabeby. Acho até que é um líder político e que conquistou seu espaço em Caraguatatuba por saber conduzir essa liderança política. Mas, daí até a não respeitar o Poder Legislativo, vai uma distância muito grande. Afinal, um Prefeito não precisa necessariamente matar, roubar, etc., para ser cassado pelo Legislativo. Desrespeitar leis também é crime.

Encerro afirmando que Caraguatatuba está de parabéns, pois episódios como esse enriquecem a democracia. A Câmara Municipal merece aplausos por ter cumprido e estar cumprindo com seu dever. Haja vista que centenas de municípios estão com os olhos voltados à nossa cidade, acompanhando com interesse esses fatos.

O Sr. Prefeito está de parabéns, pois até aqui está conseguindo se manter, judicialmente, no cargo.

O Poder Judiciário, mais do que nunca, merece aplausos pelas decisões tomadas -- MINISTÉRIO PÚBLICO E JUIZ --, pois isso prova que os Poderes no Brasil estão com vida.

E, ao final, com todo o respeito a todos os interessados, acho que, quando tudo isso acabar, o Poder Executivo de Caraguatatuba vai sair arranhado. E por isso reafirmo: SRS. PREFEITOS, RESPEITEM O LEGISLATIVO.

Encerro mandando um recado aos que anonimamente estão telefonando a Vereadores de Caraguatatuba ameaçando que “quando o Boneca voltar, acertamos contas com ele”.

Claro, assim que me restabeleça, vou voltar. E espero ser respeitado da mesma forma que respeito a todos. Ao ser sorteado para Presidente da Comissão Processante, nada mais fiz do que cumprir com meu dever. O resto é com a JUSTIÇA!

Cordialmente,

GERALDO NOGUEIRA DA SILVA
(BONECA) Vereador

Em Tempo: Não estou em busca de promoção. No sou candidato a nada. Apenas acho que o assunto HARMONIA E RESPEITO ENTRE OS PODERES ESTÁ EM PAUTA NACIONAL."

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O que será?

Alguma coisa meio estranha deve estar acontecendo lá pras bandas de São Sebastião.

Um comboio de uns dez carros de polícia de fora da cidade -- parecendo uma ação de certa envergadura, pelo número de policiais envolvidos -- foi visto se dirigindo para aquela cidade na altura o Centro Esportivo Municipal de Caraguá, às 22:30 horas de hoje, 1º de setembro. 

Na frente seguiam dois carros grandes, parecendo aquelas camionetes da polícia federal, com a inscrição apenas "polícia". Seguiam com o giroflex ligado, com os dois veículos na frente abrindo caminho.

O que seria?

Pode não ser nada. Mas também pode ser muita coisa. Seja o que for, logo ficaremos sabendo...


NOTA: Deu na Agência Estado o esclarecimento, conforme abaixo...


Com o auxílio de policiais civis de São Sebastião, litoral norte paulista, agentes do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), de Guarulhos, na Grande São Paulo, detiveram, por volta da 22h de ontem sete integrantes de uma quadrilha, formada por pelo menos 13 pessoas, especializada em ataques a caixas eletrônicos.

O grupo estava em três veículos e foi seguido pelos agentes do Garra na Rodovia dos Tamoios (SP-99) até um posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), já próximo de Caraguatatuba, litoral. Policiais civis de São Sebastião, alertados pelos agentes especializados, montaram um cerco junto ao posto da PRE e pararam os veículos.

Segundo a polícia, a quadrilha, que já realizou ataques na capital paulista, Suzano, São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e até em Belém (Pará), deslocava-se para São Sebastião, onde outro caixa seria explodido. Com o grupo, foram apreendidas duas bananas de dinamite. Em mais diligências, os policiais esperam deter outros membros da quadrilha hoje.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

LOBO MARINHO CHEGA A ILHABELA


Um visitante diferente chegou ontem ao Litoral Norte. Um Lobo Marinho foi achado por um morador da Praia da Feiticeira, na Ilhabela. É macho, possui 1,50m de altura, pesa 150 quilos e veio da Antártica. Ele pode ter se perdido do grupo com outros animais da espécie, pegou uma corrente marinha e veio parar aqui no Litoral Norte.
O Lobo Marinho está Isolado na praia e deve permanecer até que os biólogos permitam que retorne ao mar.
Vnews notícias
Caraguablog/JFPr

domingo, 14 de agosto de 2011

Crônica: Uma casa vestida só de conchinhas...

Quem passa pela rua da praia, em Caraguá, indo em direção do bairro Porto Novo, depara-se com uma casa toda revestida de conchinhas do mar, a alguns metros antes de cruzar o Rio Lagoa.

O muro é todo recoberto. Numa rápida olhada, constatamos que a casa principal também tem o mesmo acabamento. Até a lixeira e a floreira defronte do imóvel são cobertas com as pequenas conchas, que o caiçara local chama de “bibigão”, uma versão no nome oficial “berbigão”.

“Bibigão” são essas conchinhas que a gente encontra na beira da praia às milhares, com maior predominância nas praias Indaiá, Pan-Brasil, Palmeiras, Porto Novo e outras nessa direção do sul da cidade. É um molusco bivalve – de duas conchas que se fecham.

O “bibigão” é também conhecido por vôngoli e integra pratos da alta culinária, principalmente na Europa. É iguaria saborosíssima, que se degusta a partir de um simples cozimento, depois de deixá-lo de molho em água do mar para perder a areia. Outros preferem adicioná-lo no molho de macarrão. Seja como for, é uma delícia.

O “bibigão” é pego com muita facilidade nessa região. Basta escavar chão, sob a água, com os pés, que eles aparecem às centenas. É comum ver milhares de suas conchas espalhadas pela orla da praia, enfeitando-a com suas formas, desenhos e cores.

Brincar de recolher conchinhas na praia, como fazem as crianças com seus baldinhos, dizem que é um santo remédio para curar o estresse do dia a dia.

É preciso, todavia, estar atento ao transitar pela rua da praia, senão o detalhe do imóvel acaba passando despercebido. Isto demonstra aquilo que o mar sempre significou para a humanidade: um grande e indevassável fascínio.

Deve ter dado um trabalhão danado recolher cada conchinha e dar a ela um ponto de destaque no muro, na parede. Trabalho também foi assentar uma por uma, numa atividade de formiguinha, encrustando-as como pedras preciosas no metal. Só uma verdadeira paixão pela natureza justifica tamanho esmero e cuidado.

Uns diriam que a casa ficou meio que diferente em relação ao acabamento das demais vistas pelas imediações. Sem sombra de dúvida, ela ficou é muito bonita. Para utilizar uma expressão comum nos anos setentas: ficou bonita pacas...

Quando for dar uma esticadinha ao Porto Novo, até mesmo para curtir a feira que lá se realiza aos sábados, sempre com novidades, ou para comprar peixe fresco no mercado de pescadores que lá existe, prefira ir pela rua da praia.

É sempre bom e instigante dar uma olhadinha na casa das conchinhas e deixar que os pensamentos e as reflexões aflorem e ganhem vida, principalmente nesta época em que o tema meio ambiente está à moda.

A casa das conchinhas é um convite à meditação...




terça-feira, 2 de agosto de 2011

Cidade do Ceará tenta transformar rapadura gigante em atração turística

Daniel Aderaldo, iG Ceará | 01/08/11
O município de Pindoretama (a 45 quilômetros de Fortaleza) quer entrar para o Guinness Book – o livro dos recordes – como a "casa" da maior rapadura do mundo, com suas 3,2 toneladas. Com isso, a prefeitura quer transformar a cidade em destino turístico.

Para produzi-la, 20 pessoas trabalharam nas 33 toneladas de cana-de-açúcar e 500 quilos de açúcar que viraram o doce de 3,8 metros de comprimento, 2,5 m de largura, 38 cm de espessura e 3.225 quilos.

A rapadura gigante de Pindoretama, com 3,2 toneladas: a prefeitura quer transformá-la em atração turística

A rapadura é feita a partir do caldo da cana-de-açúcar. Ela é moída para extrair o caldo, que depois é fervido e batido durante horas, várias vezes, até que se torne um melado. Após secar, ela fica bem dura, formato em que é mais comercializada.

Atração turística
A rapadura gigante é produzida desde 2004. A cada ano ela cresce um pouco. A última pesava 100 quilos a menos e já virou sobremesa. A deste ano ainda vai durar um pouco mais. O doce foi a sensação de um festival agropecuária local e, com a ajuda de um guincho, foi levado para o engenho Complexo Tradição, onde agora é atração turística.

O secretário de Turismo de Pindoretama, Antônio Rebouças, diz que a estratégia é usar o registro do livro dos recordes para atrair mais visitantes e transformar a cidade em um destino turístico. “Nós não temos praia, o ícone local é a cana-de-açúcar e o artesanato de renda de bilro”, justifica.
Pindoretama tem na agricultura a maior fonte de renda. O setor é responsável por 35% de toda a arrecadação do município de 20 mil habitantes. Os principais produtos agrícolas são a manga, o coco, a mandioca e, claro, a cana-de-açúcar.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Vestido branco de Marilyn Monroe foi leiloado por US$ 4,6 milhões

O vestido branco plissado de Marilyn Monroe (1926/1962) usou no filme “O pecado mora ao lado” – e que marcou para sempre a imagem da atriz – foi leiloado no sábado (18), em Los Angeles (EUA) por 4,6 milhões de dólares superando e muito as expectativas entre um e dois milhões de dólares.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

13 de Junho Dia de Santo Antônio


Santo Antônio, o ‘Santo Casamenteiro’, é reverenciado no dia 13 de Junho, e a ele são dedicadas a maioria das simpatias realizadas nesse mês, sua especialidade: arranjar maridos.
Estória
Duas moças não tinham dinheiro para o dote, e, portanto não arranjar marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. Este episódio teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a encontrarem marido.

Lenda de Santo António:
Cores: castanho (para pedidos especiais), verde (para pedidos sobre questões financeiras), laranja (para pedidos sobre casamentos).

Simpatias
SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para arranjar namorado.
Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.

SIMPATIA SANTO ANTONIO: Para ser pedida em casamento
Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após esse prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque-o no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo, depois acenda uma vela de sete dias.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para conseguir casar-se
No dia de Santo Antonio deve pegar um ramo de manjericão. Faça um chá com um pedaço do ramo e tome-o antes de dormir. O outro pedaço deve ser colocado num copo com água e deixado na janela do quarto.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para se casar com o namorado
Precisará de: 1 lenço dele, 1 lenço seu.
Peça um lenço ao seu namorado, mas antes limpe os lábios dele com ele. Depois guarde o lenço dele com o seu lenço, atados por um nó bem forte. Guarde entre seus objetos pessoais. Evite encontrá-lo durante 3 dias. Depois deste tempo desfaça o nó e morda as quatro pontas do lenço dele. Devolva o lenço no primeiro encontro após ter feito isso. Quanto ao seu lenço deixe-o  na igreja aos pés de santo Antonio.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para saber o nome do futuro marido
Deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formará a letra do nome do futuro amor.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para os casais fazerem as pazes
Basta um cravo e uma rosa. Amarre juntos os 2 talos das flores com uma fita verde. Dê 13 nós na fita. Enquanto estiver a dar os nós pense em Santo António, e peça-lhe para vos unir em amor, como os talos das flores.
Fonte: Portal astrologia & esoterismo
Caraguablog/JFPr

Outras simpatias>>>


Veja em qual simpatia você se encaixa

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para arranjar namorado.
1 - Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para arranjar namorado.
2 - Pegue na imagem do Santo António, e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um namorado ficará no frigorifico, se demorar que irá para o congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater á porta.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para arranjar namorado.
3 - Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para arranjar namorado.
4 - Abra a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz. "Você pode ainda acender uma vela rosa de qualquer tamanho em um pires com mel e pedir a Arcanjo Haniel a verdadeira realização afetiva.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para arranjar namorado.
5 - Precisará de: 3 três penas de qualquer passarinho, 3 pétalas de rosas, de qualquer cor, 1 medalha de Santo Antonio
No dia de Santo Antonio: embrulhe tudo num paninho branco e leve o consigo no bolso. Ao trocar de roupa, também troque o embrulhinho de bolso. Faça isso por 10 dias e depois jogue num gramado as penas e as pétalas, mas conserve o a medalha em algum lugar entre suas coisas.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: Para arranjar  namorado
6 - Pegue em 7 rosas e coloque-as num vaso bonito. Enquanto faz isso reze para Santo Antônio. Depois que elas secarem, leve as pétalas até uma igreja onde aconteçam muitos casamentos.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: Para arranjar  namorado
7 - Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar no relento, na véspera do dia de Santo Antonio, peça tudo o que deseja a nível de realização afetiva tipo (felicidade, harmonia, romantismo, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão, etc...)
No dia seguinte, passar a água: nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade, e que o amor seja pleno e digno.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: Para arranjar  namorado
8 - No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela. Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor. Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para conquistar alguém de seu pensamento
Na noite do dia 12 de Junho, pegue uma vela branca nova e escreva na vela, com um palito de dente, o seu nome completo e o nome da pessoa em questão. Passe a vela no mel e depois acenda-a sobre um pires branco. Depois de alguns dias, essa pessoa especial virá ter com você.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para encontrar a alma gémea
Ponha a imagem do Santo Antonio debaixo de sua cama, durante três noites seguidas. Antes de dormir, imagine o seu corpo rodeado por uma luz rosada. Na manhã do quarto dia, prepare um banho de casca de maçã com uma colherada de mel. Conhecerá rapidamente uma pessoa  especial.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para saber o nome do futuro marido
No dia de Santo Antonio em uma festa junina coloque água na boca e comece a rodar em volta da fogueira O primeiro nome que você ouvir alguém chamando ou gritando Será o nome do seu futuro marido.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para saber o nome do futuro marido
Deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formará a letra do nome do futuro amor.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para saber o nome do futuro marido
Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o quem será o futuro marido, é preciso escrever os nomes dos “candidatos” em vários papéis. Um dos papeis deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para saber o futuro marido é jovem ou mais velho
Arranje um ramo de pimenteira. Feche os olhos e escolha uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de mais idade.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para se casar
Compre uma imagem de Santo Antonio feito de madeira de guiné, e no dia de Santo Antonio você separa o menino Jesus dele e peça:  " Santo Antonio, Santo Antoninho Faça .... ( fulano) se casar comigo que devolvo o teu menino."  Manter o menino jesus separado do Santo Antonio e só lho devolver quando casar.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para se casar
Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, á qual terá retirado o Menino Jesus. Aquando do casamento, pedir no altar para se casar com alguém, seja conhecido ou não. Assim que a graça for alcançada, deve voltar aquela igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para se casar
Quando ouvir tocar o sino de qualquer igreja, vá até lá, entre e faça um pedido a Santo António, o santo casamenteiro, para que lhe arranje um bom marido, amoroso e fiel.... Quando tiver o seu desejo atendido, volte à igreja para agradecer a Santo António.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para se casar com o namorado
A pessoa deve amarrar um fio do seu cabelo a um fio do seu namorado. Esses 2 fios amarrados devem ser colocados aos pés do santo, que resolverá a questão.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para se casar com o namorado
Precisará de: 1 lenço dele, 1 lenço seu.
Peça um lenço ao seu namorado, mas antes limpe os lábios dele com ele. Depois guarde o lenço dele com o seu lenço, atados por um nó bem forte. Guarde entre seus objetos pessoais. Evite encontrá-lo durante 3 dias. Depois deste tempo desfaça o nó e morda as quatro pontas do lenço dele. Devolva o lenço no primeiro encontro após ter feito isso. Quanto ao seu lenço deixe-o  na igreja aos pés de santo Antonio.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para se casar com quem deseja
Pegue um pedaço de papel branco e coloque-o sobre um prato. Desenhe um coração do tamanho do fundo do prato. Depois, recorte o desenho. Nas 3 primeiras linhas escreva o nome do homem que você quer. Nas 3 linhas seguintes escreva o seu. Coloque o desenho do coração no fundo do prato, derrame um pouco de mel sobre ele, bem como algumas pétalas de rosa branca. Acenda uma vela branca no meio do prato, deixando-a queimar totalmente. Quando a vela acabar de queimar, firme o pensamento no homem desejado. Reze a Oração de Santo Antonio. Guarde o prato por sete dias. Depois, lave as pétalas e coloque-as na igreja do Santo. O prato com o coração deve ser deixado num jardim.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para conseguir casar-se
No dia de Santo Antonio deve pegar um ramo de manjericão. Faça um chá com um pedaço do ramo e tome-o antes de dormir. O outro pedaço deve ser colocado num copo com água e deixado na janela do quarto.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO:  Para se casar
Plante um pé de cravo branco em um vaso bem bonito. Faça deste plantio um momento de devoção ao santo. Cuide deles com carinho e quando as flores nascerem pegue uma e ofereça a Santo Antônio.

SIMPATIA S ANTO ANTONIO:  Para se casar
 Retire 3 espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para se casar ou apressar o casamento
Precisará de: 1 bolo pequeno; 3 velas com a figura de Santo Antônio; 1 essência flor de laranjeira (flor tradicional dos casamentos).
 No dia 13 de Junho de manhã, tome um banho com a essência de flor de laranjeira. Acenda as 3 velas de Santo Antônio. Corte o bolo e reserve o primeiro pedaço, e seguidamente distribua o bolo para 3 mulheres casadas. O primeiro pedaço do bolo deverá ser colocado na porta de uma igreja que realize casamentos.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: Para ser pedida em casamento
Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após esse prazo, coloque-a dentro de um envelope, lacre-o e coloque-o no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo, depois acenda uma vela de sete dias.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para saber se o casamento está próximo
No dia 12 de Junho á meia-noite, quebre um ovo dentro de um copo com água e coloque-o no sereno. No dia seguinte, veja e interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.

SIMPATIA SANTO ANTONIO: para saber se o casamento está próximo
Para descobrir se falta muitos anos para casar, no dia 12 de Junho á meia-noite (na véspera do dia de Santo António) amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. O fio com a aliança funcionará como um pêndulo.
Pergunte então a Santo António, quantos anos faltam para você se casar. O número de batidas no copo informa quantos anos ainda faltam para o grande dia.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para saber se o casamento está próximo.
No dia de Santo António, a 13 de Junho, coloque 2 agulhas iguaizinhas dentro de uma bacia com água, com 2 colheres de açúcar. No dia seguinte veja com estão as agulhas. Se estiverem juntas é porque o casamento está próximo.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: Para saber se irá casar-se
Na véspera do dia de Santo Antônio, compre um copo branco e, à meia noite, coloque água dentro. Quebre um ovo galado dentro do copo, não arrebentando a gema. Deixe ao relento toda a noite. No outro dia, antes do sol nascer, pegue no copo e observe-o. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: Para o casamento trazer felicidade.
Se você está para casar, faça o seguinte se quiser encontrar felicidade nas núpcias: um dia antes das bodas, faça uma oração fervorosa para Santo Antônio a Nossa Senhora da Conceição, pedindo que essas divindades lhe deem muita felicidade na vida de casada (o).

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para o namorado voltar
Amarre 7 fitas coloridas numa estatua de Sto. Antônio, guarde-a no seu guarda-roupa, de cabeça para baixo. Prometa que quando tudo estiver bem, você liberta o Santo.

SIMPATIA SANTO ANTONIO: Para o seu amor voltar
Escreva num pedaço de papel vermelho o nome da pessoa que você ama e quer que volte. Pegue uma foto dessa pessoa e cole-a no papel. Enrole o papel com a foto colada e amarre-o com uma fita vermelha.
Num vaso transparente, coloque meio litro de água benta e sete botões de rosa vermelha. Vá até uma igreja que tenha a imagem de Santo Antônio, coloque o vaso no altar. Em sua casa, acenda sete velas brancas, perto do seu papel enrolado e amarado com a fita vermelha, ofereça-as ao Santo António e peça-lhe a volta do seu amor.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para os casais fazerem as pazes
Basta um cravo e uma rosa. Amarre juntos os 2 talos das flores com uma fita verde. Dê 13 nós na fita. Enquanto estiver a dar os nós pense em Santo António, e peça-lhe para vos unir em amor, como os talos das flores.

SIMPATIA  SANTO ANTONIO: para nunca perder a pessoa amada
Pegue numa fotografia sua e numa da pessoa amada, de preferência de corpo inteiro, passe cola nas faces das duas e coloque-as uma de frente para a outra, enrolando um retrós de linha vermelha, em cruz, até o final. Cole-as, em seguida, no verso do quadro com a imagem de Santo Antônio, colocando-o na parede do seu quarto, acima da cabeceira de sua cama. Todas as manhãs, quando se levantar, e à noite, quando for se deitar, olhe para os olhos do Santo e mentalize seu amor e você, unidos para sempre pela influência de Santo Antônio.
Fonte: Portal astrologia & esoterismo
Caraguablog/JFPr