Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Educação. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Projeto Futurágua forma mais 428 estudantes no Litoral Norte

A Sabesp do Litoral Norte conclui esta semana a formatura de mais 428 estudantes das cidades de Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. A formatura de setembro faz parte do 4º e último encontro do Projeto Futurágua 2011. Entre os formandos desta semana, 168 alunos de Caraguatatuba, 105 de São Sebastião, 90 de Ubatuba e 65 de Ilhabela.

A pequena Geovana, de 10 anos, falou sobre a importância de economizar água. “Gostei de todos os encontros. Precisamos cuidar da água para não faltar para a gente”, disse a estudante da EMEF Professor Lúcio Jacinto dos Santos, do bairro do Tinga, em Caraguatatuba.


Somente no primeiro semestre deste ano, a empresa promoveu a formatura de 1.690 estudantes do 4º ano (antiga 3ª série do ensino fundamental) do Litoral Norte. Foram 636 crianças de Caraguatatuba, 379 de Ubatuba, 343 de São Sebastião e 332 de Ilhabela.

Agora serão formados neste segundo semestre mais 1.550 agentes multiplicadores mirins, totalizando 3.240 alunos de 47 escolas da rede municipal das quatro cidades do Litoral Norte durante o ano de 2011.

Com um enfoque multidisciplinar, o Futurágua Litoral Norte proporciona uma abordagem direcionada e integrada com temas como: meio ambiente, história, química, física, ciência, geografia e ecologia, a fim de formar futuros adultos conscientes e pró-ativos na defesa do nosso maior patrimônio, a água.

O programa é desenvolvido em quatro etapas, com palestras, integração nas escolas e, por último, a visita em instalações da Sabesp.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

ETEC em Ilhabela

Mais uma grande conquista de Ilhabela é a chegada de cursos da ETEC. Em 2012, a cidade terá uma sala descentralizada da ETEC de São Sebastião com os cursos de Administração (noturno, presencial, duração de 18 meses com aulas de segunda a sexta) e de Gestão de Pequenas Empresas (noturno, semipresencial, com aulas segundas e quartas). Esta semana, o prefeito Toninho Colucci, acompanhado da secretária de Educação, Lídia Sarmento, da diretora do PAT, Alda Torres, e do diretor de Processamento de Dados, Marcelo Freitas, participou de reunião na sede do Centro Paula Souza, em São Paulo.

As inscrições para o Vestibulinho 2012 estarão abertas a partir do dia 28 de setembro (quarta-feira) e prosseguem até 18 de outubro pelo site: (www.vestibulinhoetec.com.br). O exame será realizado no dia 20 de novembro. Em Ilhabela, as inscrições também podem ser feitas na sede do PAT e a taxa é de R$ 25.


Caraguablog/JFPr

sábado, 24 de setembro de 2011

Letye fala aos alunos de Jornalismo do Módulo

Letye Andrade
A locutora Letye Andrade, da rádio Caraguá FM, realizou na última segunda-feira uma palestra aos alunos de jornalismo do Centro Universitário Módulo, a convite da coordenadora do curso, a jornalista Bruna Vieira.

Letye contou um pouco de sua experiência como radialista e das dificuldades de se fazer rádio na região no dias de hoje. Lembrou que desde menina tinha uma atração irresistível pela profissão e que em várias oportunidades tentou trabalhar numa emissora de rádio. Os “nãos” recebidos não a desestimularam e hoje ela se considera uma voz importante do rádio em nossa região e uma profissional realizada.

Coordenadora Bruna com a palestrante
Falou das dificuldades de se conseguir, por exemplo, uma grande entrevista, quando é necessária certa dose de arrojo para vencer as barreiras que se apresentam, principalmente se o entrevistado é pessoa muito influente e poderosa.

"O rádio nunca irá acabar..."
Ela ainda citou a entrevista que fez com o Papa Bento XVI, quando de sua visita ao Brasil, precisamente ao Vale do Paraíba. Também falou de uma cobertura que fez de um amistoso da seleção brasileira na Inglaterra, ocasião em que, mesmo inexperiente em termos de futebol, conseguiu desempenhar um bom trabalho, inclusive obtendo entrevista exclusiva com o jogador Cacá.

Depois de responder às indagações dos alunos sobre o tema “rádio” e falar um pouco de sua coluna no jornal Noroeste News, finalizou reafirmando que por mais tecnologias de informação que se criem, por mais que se inovem em termos de meios de divulgação da notícia, o rádio nunca irá acabar, pela sua versatilidade e instantaneidade.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Caraguá: Lançada a revista Banana Verde

Alunos do curso de Jornalismo do Módulo criam revista Banana Verde. A publicação aborda o ensino na Instituição e será distribuída internamente

O Centro Universitário Módulo lançou nesta quinta-feira (22), às 19h, no campus Martin de Sá, a primeira edição da revista experimental feita pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

O nome da revista, Banana Verde, remete ao processo de transformação que a banana (não madura) passa no cozimento do prato típico da região, o Azul Marinho (peixe com banana verde). Desta forma, os alunos de Jornalismo do Módulo são o ingrediente principal da faculdade e estão em “processo de amadurecimento” profissional.
>> veja a revista on-line e outras informações...

A primeira edição aborda a temática do ensino superior no único Centro Universitário do Litoral Norte Paulista, o Módulo, e revela histórias peculiares da instituição de ensino, de seus alunos, professores e funcionários. A segunda edição já está em andamento e abordará a Cultura Caiçara. Com periodicidade semestral, os dois mil exemplares serão distribuídos para os estudantes do Módulo.

Os alunos de Publicidade e Propaganda também foram envolvidos na produção da revista. Além de terem criado a campanha de lançamento da Banana Verde, eles fizeram anúncios para veículos impressos, como o jornal Antenado (outro produto experimental do curso de Jornalismo) e a revista CASA Praia.

Abertura da Flic lota Teatro Mario Covas

Após passar por cinco escolas municipais, teve início na noite da última quarta-feira (21/09/2011), a Feira Literária de Caraguatatuba (Flic), no Teatro Mario Covas. O evento segue até sábado (24) com palestras, bate-papo com escritores, apresentações culturais, oficinas para professores e venda de livros.

A abertura oficial foi voltada para todos os professores da rede municipal, que lotaram o Teatro Mario Covas. Além dos educadores, estiveram presentes o vice-prefeito Antonio Carlos Júnior, a secretária de Educação Rute Maria Pozzi Casati, a presidente da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) Zenaide de Souza Vernizzi, e o secretário de Educação de Ubatuba Arnaldo da Silva Alves.

O vice-prefeito ressaltou que o Governo Municipal tem promovido políticas públicas para a educação em todas as faixas etárias. “A FLIC deve crescer nos próximos anos e constar como evento oficial no calendário do município. Também devemos buscar parcerias com as cidades vizinhas para proporcionar uma feira literária ainda melhor”, disse.

Os professores presentes assistiram apresentações da fanfarra da Escola Municipal Alaor Xavier Junqueira, um musical de alunos do CEI Santina Nardi Marques, entrega de prêmios do concurso sobre a Dengue promovido no jornal EducAção, show de rodas e brincadeiras cantadas com a Cia Bola de Meia e uma palestra sobre Educação, Cultura e Ludicidade com a pedagoga Jacqueline Baumgratz.

A feira também tem uma tenda com venda de livros de diversas editoras onde o público poderá conhecer os últimos lançamentos.

Este ano a FLIC homenageia o escritor de Taubaté (SP) Monteiro Lobato (1882-1948), que conseguiu sucesso principalmente nas obras de literatura infantil como o Sítio do Pica-pau Amarelo.

A Feira Literária é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com o Centro Universitário Módulo.

Veja o vídeo   -  Confira as fotos

Atrações
22 (quinta)
18h – Oficina Educador brilhante, feliz estudante
19h – Palestra com o escritor Ilan Brenman
23 (sexta)
8h – Cordel do Conto Engraçado – Costa Senna
9h– Palestra com escritora Telma Guimarães
14h – Teatro: Reinações de Narizinho
15h – Palestra com autores Alcemir Palma e Jacqueline Baumgratz
16h – Show Cordel do Conto Engraçado - Costa Senna
14h – Palestra com Telma Guimarães
18h - Oficina Educador brilhante, feliz estudante
19h – Show: Cordel do Conto Engraçado- Costa Senna
Palestra: Edson Vieira: A Arte de servir
24 (sábado)
8h – Papo com o escritor: Mauricio Poeta
8h – Contação de Histórias com alunos da Emef Antonia Antunes Arouca
9h – Apresentações Emei Santina Nardi Marques
11h – Projeto Circo na escola- CIASE
No Centro Universitário Módulo
9h – 1ª Jornada Linguística e Literária - Palestras com Guaraciaba Micheletti e Sonia Sueli Berti dos Santos - Apresentação dos mestrandos

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Revista Banana Verdade será lançada na quinta, 22

Será na quinta-feira, dia 22, às 19 horas, no campus Martin de Sá, o lançamento da revista Banana Verde. Trata-se da primeira edição, experimental, feita pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda do Centro Universitário Módulo, de Caraguá.

O lançamento estava previsto inicialmente para esta terça-feira, dia 2o. Todavia, atropelos de última hora determinaram a nova data. O Caraguablog disponibilizará o exemplar eletrônico da publicação no dia do seu lançamento.


Alunos do Módulo participam de consultoria empresarial

O Centro Universitário Módulo reativou a Consultoria Empresarial, projeto realizado por alunos de diversos cursos de graduação da instituição de ensino. 

A empresa pretende melhorar a experiência dos estudantes no mercado, auxiliando em seu crescimento pessoal e profissional. Ao mesmo tempo, um dos objetivos da ação é prestar serviços acessíveis e de qualidade e contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo na região do Litoral Norte de São Paulo.


A consultoria contará com participação de alunos dos cursos de Administração, Direito, Engenharia de Produção, Recursos Humanos e Ciências Contáveis. Os alunos serão supervisionados pela coordenadora Marina Codo e pelo professor Jose Antonio Ribeiro Jr.

A empresa funciona de segunda a sexta, em horário comercial. Mais informações sobre a companhia e sobre contratação dos serviços podem ser solicitados pelo e-mail marina.teixeira@modulo.edu.br por meio do telefone (12) 3897-2018.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Caraguá: Módulo realiza triagem para atendimento odontológico

A clínica de odontologia do Centro Universitário Módulo está com vagas abertas para triagem de implantes em ortodontia. Os exames e atendimentos serão feitos por alunos do curso de pós-graduação em odontologia do Módulo, sob a supervisão de professores e coordenadores do curso.

É necessário que o interessado vá até a clínica de odontologia do Módulo e retire uma guia para a realização do exame. Somente após ter a guia em mãos a triagem será marcada. Os horários de atendimento serão de segunda a sexta feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h. Aos sábados, o atendimento será realizado das 9h às 11h30. Para mais informações, acesse www.modulo.edu.br.


Triagem para implantes em ortodontia – Centro Universitário Módulo
Local: clínica de pós-graduação em odontologia do Centro Universitário Módulo
Endereço: Av. Dr. Arthur Costa Filho, 185 - Centro - Caraguatatuba/SP
Horários de Atendimento: 2ª a 6ª feira das 9h às 11h30 e das 14 às 17, aos sábados das 9h às 11h30

sábado, 17 de setembro de 2011

Escolas de Caraguá são certificadas como núcleos de cidadania

Sete unidades escolares receberam o selo “Escola Solidária 2011” 

O Instituto Faça Parte, organização da sociedade civil voltada à promoção do voluntariado, certificou o selo “Escola Solidária 2011” para sete escolas municipais de Caraguá. O selo identifica, reconhece e fortalece as unidades educacionais como núcleos de cidadania em suas próprias comunidades.

Foram certificadas as Emef’s Masako Sone (Pegorelli), com o projeto “Viajando nas asas da imaginação”; Oswaldo Ferreira (Casa Branca) com o “Projeto educacional de envolvimento com a comunidade”; Bernardo Ferreira Louzada (Rio do Ouro) com o “SOS Rio do Ouro”; Maria Moraes de Oliveira (Gaivotas) com “Conhecendo nosso bairro”; Maria Aparecida Ujio (Porto Novo) com a revitalização do espaço escolar; Antonia Antunes Arouca (Massaguaçu) com “A carta da Terra”; e o Ciefi Adolfina Leonor Soares dos Santos (Sumaré) com o projeto “Futebol Formando Cidadãos”.


As escolas constam agora em uma rede de escolas solidárias de todo o Brasil no site do Instituto Faça Parte (www.facaparte.org.br). No endereço eletrônico os projetos que incentivam a prática do voluntariado educativo pestão detalhados para consulta.

O Selo Escola Solidária é uma realização do Instituto Faça Parte em parceria com MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação), Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), Unesco, OEI e Unicef e acontece a cada dois anos.

Teatro Mario Covas recebe Feira Literária

A programação da Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC) continua na próxima semana no Teatro Mario Covas. Após a primeira etapa, finalizada nesta sexta-feira (16/09) com mais de 2 mil alunos das escolas municipais, professores, estudantes e comunidade em geral terão a oportunidade de participar de palestras, encontros com autores e peças de teatro.

A abertura oficial será na quarta-feira (21/09), às 18h30, para todos os professores da rede municipal. Haverá apresentações da fanfarra da Escola Municipal Alaor Xavier Junqueira, coral de alunos do CEI Santina Nardi Marques, entrega de prêmios do concurso sobre a Dengue promovido no jornal EducAção, show de rodas e brincadeiras cantadas com a Cia Bola de Meia e uma palestra sobre Educação, Cultura e Ludicidade com a pedagoga Jacqueline Baumgratz.


A programação aberta ao público inicia na quinta-feira (22), às 8h, e continua até sábado (24) com atrações no Teatro Mario Covas e também no Centro Universitário Módulo. Este ano a FLIC homenageia o escritor de Taubaté (SP) Monteiro Lobato (1882-1948), que conseguiu sucesso principalmente nas obras de literatura infantil como o Sítio do Pica-pau Amarelo.

A Feira Literária é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com o Centro Universitário Módulo.

Assista ao vídeo da FLIC:
http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/videos/?id=395
Veja fotos no Flickr - http://migre.me/5HWAj

Serviço
FLIC – Feira Literária de Caraguatatuba
21 a 24 de setembro – Palestras, brincadeiras e bate papo com escritores no Teatro Mario Covas

Programação FLIC
Local: Teatro Mario Covas
21 (quarta)
18h30 – Abertura da FLIC com fanfarra, coral de alunos, brincadeiras e palestra voltadas aos professores da rede municipal
22 (quinta)
8h – Papo com os escritores: Ilan Brenman  e Mauricio Poeta
8h – Papo com a escritora Mara Regina Rösler
10h30 – Rodas e brincadeiras cantadas
14h – Rodas e brincadeiras cantadas
15h30 – Papo com o escritor: Ilan Brenman
18h – Oficina Educador brilhante,feliz estudante
19h – Palestra com o escritor Ilan Brenman
23 (sexta)
8h – Cordel do Conto Engraçado – Costa Senna
9h– Palestra com escritora Telma Guimarães
14h – Teatro: Reinações de Narizinho
15h – Palestra com autores Alcemir Palma e Jacqueline Baumgratz
16h – Show Cordel do Conto Engraçado - Costa Senna
14h – Palestra com Telma Guimarães
18h - Oficina Educador brilhante, feliz estudante
19h – Show: Cordel do Conto Engraçado- Costa Senna
Palestra: Edson Vieira: A Arte de servir
24 (sábado)
8h – Papo com o escritor: Mauricio Poeta
8h – Contação de Histórias com alunos da Emef Antonia Antunes Arouca
9h – Apresentações Emei Santina Nardi Marques
11h – Projeto Circo na escola- CIASE
No Centro Universitário Módulo
9h – 1ª Jornada Linguística e Literária
Palestras com Guaraciaba Micheletti e Sonia Sueli Berti dos Santos
Apresentação dos mestrandos

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

O oportunista Vicentinho

Recebemos do leitor Sérgio Cruz o seguinte texto opinativo:

Hélio Monteiro:
o verdadeiro pai da criança
O deputado federal Vicentinho de Tal, do PT, esteve visitando o litoral norte nesta segunda-feira e dentre os assuntos que abordou estava a instalação de uma universidade federal na região.

Oportuna a intervenção do parlamentar, daí o título deste texto. Oportuníssima até, mas apenas para apoiar. Nunca para iniciar um eventual processo legislativo, que não existe neste caso por ser ato de caráter estritamente executivo. Nem para arvorar-se em "pai da criança".


O propalado “projeto de lei” de sua autoria que estaria tramitando na Câmara Federal não passa de falácia. Explica-se: foge da competência parlamentar a criação de universidades onde quer que seja. Por gerar despesas, a iniciativa cabe somente ao chefe do Poder Executivo Federal, no caso à presidentA Dilma.

Apresentar projeto quando sabe que a medida é inconstitucional, eis aí o oportunismo. Quer tornar-se mãe e pai de algo sem ter útero nem pênis. Não dá. Que engane aos desavisados, mas não suponha que todos sejam crédulos a ponto de engolir tudo que vem “de cima para baixo”.

Sabe-se à farta, às burras, que um jovem de Caraguá vem se empenhando ao máximo para conseguir a criação de uma universidade federal gratuita para o Litoral Norte, com ensino de qualidade. Esse jovem chama-se Hélio Monteiro. E sua luta em prol dessa idéia vem sendo coroada de êxito e ganhando forças a cada dia.

Até a Brasília ele foi para defender seu ponto de vista e a receptividade foi das melhores. Já há um processo tramitando sobre isso e não é do Vicentinho, não. Um processo em sede apropriada –Poder Executivo– e não em outro poder –Legislativo– ao qual a Constituição Federal nega competência para iniciar assuntos desse gênero – que gera despesas.

Vicentinho deve ter ouvido o galo cantar e achou bonita a canção e logo atinou para o fato de que ela pudesse lhe render votos nas próximas eleições. E tascou um projeto em cima, buscando tornar-se pai da criança concebida por outrem.

Oportunista, digo-o de novo. E ainda tem a cara-de-pau de vir à região “apresentar a sua grande idéia”, surrupiando-a do jovem Hélio Monteiro.

Essa gente do PT, vou te dizer uma coisa...
Sérgio Deodato Cruz
de Caraguá

Caraguá: Por meio da arte, alunos integram leitura ao cotidiano

Mergulhar de cabeça no mundo dos livros proporciona uma aventura em mundos desconhecidos e, muitas vezes, fora da realidade, mas que nos remete a um conjunto de emoções que podem ser sentidas a cada página virada e a cada capítulo encerrado. No entanto, é necessário que o gosto pela leitura comece desde cedo e seja incentivado em casa e também nas séries iniciais de ensino.

Até sexta-feira (16/09/2011), cinco unidades escolares recebem as atrações da Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC). Na primeira etapa da FLIC, os alunos participam do Projeto “Leia pra mim”, das oficinas culturais da Fundacc, que leva peça de teatro, fantoches e contação de histórias. A outra fase será realizada na próxima semana no Teatro Mario Covas, no Indaiá.


A programação começa sempre com a peça de teatro “Maria Borralheira”, da Cia Popatapataio, de uma forma irreverente. Todos os personagens cantam, dançam e tocam instrumentos ao vivo e incluem, no meio da apresentação, cantigas de roda e músicas infantis para envolver os alunos com a história.

Em seguida, os estudantes se divertem, mas também aprendem com os atores da contação de história e os fantoches do “Sítio do Lobato”, que integram a programação de homenagens ao escritor de Taubaté (SP) Monteiro Lobato.

A atriz Zenaide Magmusson dos Santos contou para as crianças da Emef Geraldo de Lima a história da Bruxa Salomé. Segundo Zenaide, uma mãe luta contra a bruxa para salvar seu filho e que, nos dias de hoje, muitas mães também enfrentam vários desafios para proporcionar o melhor aos seus filhos e, por isso, as crianças devem ter respeito pelos mais velhos. “Às vezes crio histórias para o público, mas muitas ideias encontro nos livros, que enriquecem o vocabulário e fazem o leitor viajar nas palavras”, ressaltou.

Nesta terça-feira (13), as atrações da FLIC aconteceram na Emef Lúcio Jacinto de Souza (Tinga). Até sexta-feira recebem o Projeto “Leia pra mim” as escolas Aida de Almeida Castro Grazioli (Rio do Ouro), no dia 14; Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca), no dia 15; e Benedito Inácio Soares (Massaguaçu), no dia 16.

A Feira Literária é uma realização do Governo Municipal, por meio da secretaria de Educação e da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) em parceria com o Centro Universitário Módulo.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Feira literária resgata cantigas populares e contos infantis

Teve início nesta segunda-feira (12/09/2011) a Feira Literária de Caraguatatuba (FLIC) nas escolas municipais. A programação continua até sexta-feira (16) com o Projeto “Leia pra mim”, das oficinas culturais da Fundacc, que leva peça de teatro, fantoches e contação de histórias em cinco unidades escolares.

A Cia Popatapataio apresentou a peça “Maria Borralheira”, que envolveu os alunos com cantigas populares e muita música ao vivo. Após a apresentação, quatro salas de aula receberam contação de histórias e o teatro de fantoches “O Sítio do Lobato”. Cerca de 400 estudantes do 2º ao 4º anos participaram da programação.


Recebem as atrações da FLIC até sexta-feira nos períodos da manhã e tarde as Emef’s: Lúcio Jacinto de Souza (Tinga), no dia 13; Aida de Almeida Castro Grazioli (Rio do Ouro), no dia 14; Prof. Oswaldo Ferreira (Casa Branca), no dia 15; e Benedito Inácio Soares (Massaguaçu), no dia 16.

Nos dias 21 e 24 as atividades da FLIC serão realizadas no Teatro Mario Covas. Haverá encontros com escritores, vendas, trocas e doações de livros.

Este ano a FLIC homenageia o escritor de Taubaté (SP) Monteiro Lobato (1882-1948), que conseguiu sucesso principalmente nas obras de literatura infantil como o Sítio do Pica-pau Amarelo.

Serviço
FLIC – Feira Literária de Caraguatatuba
12 a 16 de setembro – Oficinas da Fundacc nas escolas municipais (períodos da manhã e tarde no horário das aulas)
21 a 24 de setembro – Palestras, brincadeiras e bate papo com escritores no Teatro Mario Covas (a partir das 8h)

Caraguá arrecada 11 toneladas de feijão na Gincana da Solidariedade

Na tarde da última sexta-feira (09/09/2011), os estudantes da Escola Municipal Professor Luiz Ribeiro Muniz participaram da 12ª edição da Gincana da Solidariedade. Caraguá, que integra a chave 2, arrecadou 11.040 quilos de feijão, totalizando 33 pontos na competição.

Caraguá classificou-se em 1º lugar na etapa do feijão. Também participam da chave 2: Pindamonhangaba, que conseguiu 5.410 quilos de feijão; Caçapava, com 6.512 quilos e Taubaté, com 4.131 quilos. No total, a chave 2 conseguiu 27 toneladas de feijão que serão distribuídas para as entidades sociais da região.


A próxima e última etapa é do açúcar, agendada para o dia 30 de setembro. As doações já podem ser entregues nas escolas municipais, Centros de Educação Infantil (CEI’s), secretaria de Educação, Poupatempo e nos supermercados Laticínios Litoral Norte, Semar, Silva Indaiá e Shibata Atacado.

Os produtos serão pesados e revertidos em pontos para os municípios participantes. Caraguá foi campeã da gincana em 2008, com a escola Professora Antonia Antunes Arouca.

Serviço
Secretaria Municipal de Educação
Avenida Rio de Janeiro, 860 – Indaiá
Tel: (12) 3897-7000
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Escolas iniciam Feira Literária hoje

Cinco escolas de Caraguatatuba dão início hoje ao projeto Feira Literária, que é direcionado aos estudantes e à comunidade. O intenção é despertar o gosto pela leitura, desenvolver a linguagem e a cultura e incentivar a criatividade através de atividades como contação de histórias, produção de textos, apresentações teatrais e leitura.

As oficinas são coordenadas pela Fundacc e vão até o dia 16, nas escolas de ensino fundamental do Perequê-Mirim, Tinga, Rio do Ouro, Casa Branca e Massaguaçu. Nos dias 21 e 24 as atividades serão realizadas no teatro Mário Covas, onde acontecera encontro com escritores, vendas, trocas e doações de livros.

O homenageado deste ano é Monteiro Lobato, escritor de Taubaté-SP, autor de Sítio do Pica-pau Amarelo.

Funcionários de Caraguá ganham bolsa de estudo

Foi aprovado na última sexta-feira, em sessão extraordinária da Câmara Municipal, o projeto encaminhado pelo prefeito Antonio Carlos que concede bolsas de estudos aos funcionários municipais de Caraguatatuba.

A matéria deve ser regulamentada em sessenta dias e prevê a criação de uma Comissão de Avaliação de Bolsa de Estudo, a ser formada exclusivamente por profissionais da Educação. 

O benefício será concedido proporcionalmente à remuneração do funcionário. Mas, em se tratando de professor, a ajuda poderá ser concedida no montante de 100%, incluindo os professores do Estado que prestam serviços no município.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Caraguá: Hélio Monteiro fala na Câmara de Vereadores

O jovem Hélio Pedro Monteiro Filho, na sessão 5 de setembro, fez uso da tribuna livre na Câmara Municipal de Caraguatatuba.

A Câmara estava com um bom público. Jovens, estudantes e munícipes ouviram o discurso do líder do movimento em prol da instalação de universidade pública no Litoral Norte de São Paulo.

O estudante comentou sobre a solicitação que fez ao Ministério da Educação em Brasília para a implantação de universidade federal na região e também sobre seu trabalho junto ao governo estadual, por meio do deputado Padre Afonso. Ao governo do Estado, foi pedida universidade como Unesp, USP e Unicamp.

Foi comentado sobre a propalada criação da região metropolitana na qual o Litoral Norte se incluiria. Porém, segundo Monteiro, nenhum discurso abordou instalação de ensino superior gratuito na região, através de criação de universidades públicas. O jovem defendeu a idéia de criar primeiro a região metropolitana do Litoral Norte, para depois se juntar com o Vale do Paraíba. Não acha oportuno incluir o litoral sul.

O público jovem presente aplaudiu o seu colega Hélio. Na oportunidade Hélio Monteiro agradeceu a participação de estudantes, professores, cidadãos da região, senador Eduardo Suplicy, dentre outros parlamentares, que apóiam sua iniciativa.

A fala do Monteiro não ficou só nos agradecimentos. Ele também cobrou apoio dos prefeitos bem como o empenho do Governo Estadual para o sucesso da proposta do ensino superior gratuito em Caraguá. Citou como exemplo de apoio aquele que vem recebendo de autoridades do Governo Federal, que sempre se mostram atenciosas aos seus ofícios, transmitindo confiança e boa vontade em contribuir.

Hélio fez questão de dizer que tem vários amigos que colaboram nesta caminhada, como Kauã de Barros, Eduardo Mahfoud,  Mariana, Andrea Cunha, bióloga, doutor Neto, de São Sebastião, dentre outros.

O Vereador Omar Kazon parabenizou Hélio Monteiro e disse que tem acompanhado a sua iniciativa e que encaminhou oficio aos deputados federais para que colaborem com a iniciativa.

Já o Vereador Celso Pereira comentou sobre a região Metropolitana, Vereador Lobinho iniciou sua fala dizendo “Professor Hélio”. Referia-se ao jovem que, segundo vereador, tem se saído muito bem.

Pedro Ivo afirmou que o Helinho vem lutando há muito tempo,  que a região necessita, sim, de uma universidade pública e que o jovem pode contar com seu apoio.

Baduquinha também usou a palavra e parabenizou o líder do movimento e todos os jovens que estão colaborando. O vereador Aurimar também elogiou o trabalho de Hélio Monteiro. Disse que o jovem possui uma ótima oratória.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Prorrogadas as inscrições para a 1ª Jornada Linguística e Literária do Módulo

As inscrições para a 1º Jornada Linguística e Literária do Centro Universitário Módulo foram prorrogadas. É possível se cadastrar gratuitamente para participação até o dia 12 de setembro. Promovido em parceria com o Governo Municipal, por meio da secretaria Municipal de Educação de Caraguatatuba, o evento tem como objetivo resgatar o hábito da leitura entre alunos e comunidade acadêmica.

O evento está dividido em duas fases. Entre 14 e 19 de setembro, haverá oficinas nos bairros da cidade, direcionadas aos alunos da rede municipal de ensino. Outras oficinas serão realizadas no Teatro Mário Covas, no período de 22 a 24 de setembro, sendo que, no dia 24, acontecerão, também, no campus Centro do Módulo. As atividades são direcionadas a alunos, professores e comunidade.


A ideia da Jornada surgiu do Projeto “LEIA COMIGO, ENTRE NESSA ONDA!”, elaborado pela Secretaria Municipal de Educação e FUNDACC – Fundação Educacional e Cultural da Caraguatatuba. O objetivo é despertar na sociedade o gosto pela leitura, formando uma nova geração de leitores, resgatando a nossa cultura e desenvolvendo a linguagem e a criatividade dos estudantes.

A proposta da 1ª Jornada Linguística e Literária abrange workshops para professores, oficinas para alunos da rede municipal de ensino, palestras com autores e pesquisadores, exposições, apresentações musicais e cênicas, espaços de leitura para os visitantes, doação de livros e venda de títulos a baixo custo, criando um espaço de intercâmbio cultural, aprimoramento e estímulo para a toda a população.

Mais informações sobre a programação podem ser conferidas pelo telefone (12) 3897-7008 ou pelo e-mail monicasatosuper@yahoo.com.br
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UNESP- Universidade Pública pode se instalar em Caraguá

No dia 11 de Maio de 2011 a Pró Reitoria de Graduação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho –“ UNESP” respondeu ao Deputado Estadual Padre Afonso sobre a solicitação referente a indicação 540 de 2011 que solicita a implantação de uma Universidade Pública no Litoral Norte Paulista.
Em resposta a UNESP informa que atualmente esta em pauta um novo processo de expansão de vagas e que o Magnífico Reitor criou um Grupo de Trabalho que está elaborando uma Proposta de Expansão do Ensino de Graduação na UNESP e que será apreciado pelo Conselho Universitário, portanto o pedido de instalação de uma Universidade Pública para a região do Litoral Norte de São Paulo será analisado pelo referente grupo.
Contudo, a informação de que o Prefeito Antonio Carlos na ultima sessão de Câmara desta semana em Caraguatatuba informa que esta em negociação com o Governo do Estado para trazer uma UNESP ao município já havia sido pedido pelo Deputado Padre Afonso que atendeu ao pedido do jovem Hélio Pedro Monteiro Filho.
O estudante que faz parte do Movimento pela Universidade Pública na região espera que o governo do Estado possa de fato trazer essa universidade para região. `` A população do Litoral Norte quer universidade pública, estou a mais de dois anos nessa batalha iremos continuar insistindo nessa causa ao Governo do Estado e Federal `` disse Hélio Monteiro.
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Módulo abre inscrições para o programa Universidade Aberta




As aulas são ministradas de forma dinâmica e interativa pela professora Sandra

O Centro Universitário Módulo está com inscrições abertas para o 2º semestre do programa Universidade Aberta, voltado a pessoas a partir de 50 anos. Além de aulas dinâmicas e interativas, palestras e atividades sociais e culturais, o programa ainda incentiva a inclusão digital. O objetivo é que os participantes troquem informações e atualizem os seus conhecimentos.
O projeto disponibiliza todo o ensino sem cobrar nenhuma taxa de mensalidade. As aulas já começaram, mas é possível se inscrever até o dia 26 de agosto. Para fazer a matrícula, os interessados devem comparecer à Central de Atendimento ao Aluno do campus Centro do Módulo, munidos de cópias do RG e CPF.
Programa Universidade Aberta
Centro Universitário Módulo - Local: campus Centro
Endereço: Av. Frei Pacífico Wagner, 653 - Centro - Caraguatatuba/SP
Informações: (12) 3897-2031 – www.modulo.edu.br
Caraguablog/JFPr