Mostrando postagens com marcador Comportamento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Comportamento. Mostrar todas as postagens

domingo, 11 de setembro de 2011

Espanha pode ter a primeira 'cidade gay' do mundo

A pequena cidade de Moclinejo, na região de Málaga, na Espanha, pode se tornar a primeira "cidade gay" do mundo. Um referendo, que será realizado em janeiro de 2012, deixará os 1.274 habitantes decidirem se a localidade adotará a iniciativa ou não
As paredes brancas das casas em Moclinejos poderiam
ser pintadas de rosa, caso a ideia seja aceita pela população
O idelizador da ideia, Javier Checa, organizador da Feira Internacional Expogays, propõe que todas as construções sejam pintadas de rosa, a criação de um parque de "cruising", onde casais gays poderiam ter relações sexuais e a alteração dos nomes das ruas para os de conhecidos artistas homossexuais.

De acordo com o jornal La Opinión de Málaga, a Câmara Municipal de Moclinejo,com maioria do PP (Partido Popular), apóia a iniciativa, apesar de fazer ressalvas quanto à alteração das cores das casas.

O Público da Espanha diz que o prefeito Antonio Muñoz acredita ter descoberto uma receita para combater a crise que atinge o país convertendo o pequeno município em uma referência para turistas LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros).

"Estamos a somente 10 quilômetros das praias. Além disso, as pessoas da cidade são muito acolhedoras e aceitarão Moclinejo como uma cidade oficialmente gay", afirmou Muñoz ao La Opinión de Málaga. 
Com informações do Opera Mundi/Foto: Wikicommons
Caraguablog/JFPr

domingo, 21 de agosto de 2011

TOMEM CUIDADO NO FACEBOOK

Recebemos da amiga Sandra Giordani  do Facebook o seguinte alerta e estou repassando: 

Não participem de um grupo no Facebook que se chama " Se tornar pai ou mãe, é o grande presente da vida", pois é um grupo criado por pedófilos para terem acesso as fotos dos nossos filhos.
Colem esta mensagem na sua página.
Quem informou foi uma promotora da vara da infância. (By Bernadete Policiano Garcia)
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PREFEITO ADIA MAIS UMA VEZ SUA PRESTAÇÃO DE CONTAS NA CÂMARA

Acabamos de receber da Assessoria de Comunicação Social – 16/08/2011, 13h18m, a nota abaixo que informa o adiamento mais uma vez, Leia

Nota – Adiamento da prestação de contas
O Governo Municipal informa que a prestação de contas do prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, que seria realizada nesta terça-feira (16/08/2011) foi adiada para a próxima semana, dia 23 de agosto (terça-feira), às 19h, na Câmara Municipal.
A prestação de contas é realizada a cada semestre em cumprimento ao artigo 49 da Lei Orgânica. 

Nota do Caraguablog: A Lei orgânica acima estipula ser dever do chefe do executivo se apresentar para a prestação de contas na PRIMEIRA sessão de Câmara do ano e na PRIMEIRA sessão do segundo semestre.

Em Caraguá a Câmara Municipal se reúne as 3ªs feira, sendo que a primeira, dia 3 de agosto, o prefeito solicitou o primeiro adiamento, alegando que sua ausência por compromisso na Audiência Pública da Petrobrás sobre o Pré-Sal realizada no mesmo dia em Ilhabela. As informações que temos e que o Prefeito de Caraguá não se fez presente nesta reunião em Ilhabela.
Agora recebemos a nota acima, solicitando o terceiro adiamento sem apontar justificativa. Achamos por ser do PSDB o prefeito Antonio Carlos esta disputando com o Governador Geraldo Alckmin, que a toda hora adia o início das obras da Tamoios.
Caraguablog/JFPr 

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um aposentando que anda, anda, anda...

Ele foi chamado Mensageiro da Esperança pelo jornalista Salim Burihan...

O seu nome é José Francisco Machado. Tem 71 anos e o seu hobby é caminhar pelas ruas de Caraguá e levar mensagens de esperança às pessoas. Quando cisma, vai também a São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba. Detalhe: faz isso a pé.

José Francisco Machado, solteiro, sem mulher ou filhos, não tem celular, não tem computador, não tem carro, nem moto. Não anda de bicicleta. Também não possui uma máquina fotográfica digital. Como aposentado do INSS há 22 anos, num bom cargo em São José dos Campos, ele tem dinheiro de sobra para comprar isso tudo, mas prefere abrir mão das coisas da modernidade e viver uma vida comum.

Nascido joseense em 26 de dezembro de 1940, já teve o passatempo de tirar fotografias utilizando máquina comum, daquelas com revelação e ampliação caríssimas. Tem milhares de fotos em casa. Parou de curtir o “clique” desde que a onda foi o uso de máquinas digitais com visualização no computador.

Esguio, bem disposto –um tanto vaidoso, pois pinta o cabelo–, Machado não demonstra a idade que tem. Caminhar é com ele mesmo. Quanto bate na telha, dá um pulinho a São Sebastião, saindo cedo de casa, munido de alguma fruta e água, e pé na estrada. Faz todo o trajeto, ida de volta, sempre a pé.

Também já foi a Ubatuba caminhando, em mais de uma oportunidade, para visitar um tio que mora na Lagoinha. Também já foi, mais de uma vez, à Praia dos Castelhanos, que fica do outro lado da Ilhabela, sempre saindo cedo de Caraguá e a pé. Já foi ao norte da Ilha e às praias do sul de São Sebastião.

Outra curiosidade em torno de Machado é que ele adora escrever. Escreve cartas a jornais reclamando de tudo a que um cidadão de bem tem direito. Foi assíduo na coluna do leitor do jornal ValeParaibano, sempre abordando temas polêmicos, alfinetando principalmente políticos e exigindo solução para os problemas apontados.

Nunca foi bem visto por essa sua disposição de rasgar o verbo, doa a quem doer, e mandar publicar a carta. Teve época em que as pessoas, inconformadas com alguma coisa, pediam-lhe para escrever a “bronca”. Machado, todavia, não faz mais isso hoje, pois as pessoas costumam “pular fora” na hora de enviar a carta, temerosas de represálias. Coisa comum no mundo político-emporcalhado de hoje.

Machado, que tem uma casa na rua Aparecida, no bairro Ipiranga, em Caraguá, também gosta de escrever poesias e versos, principalmente textos que enaltecem a vida e levam conforto às pessoas. “Faço isso porque gosto e por acreditar que as mensagens podem ajudar a melhorar a vida das pessoas”, costuma dizer.

Ele escreve e ele mesmo banca as centenas de cópias que retira, saindo depois pela cidade e distribuindo-as às pessoas, fazendo todo o percurso a pé. As datas comemorativas também são a sua predileção. Sempre escreve alguma coisa sobre o Dia da Enfermeira, do Médico, do Advogado, das Crianças, da Mulher, Ano-Novo, Natal...

Ele tem sempre uma mensagem positiva para passar adiante, levantando o moral das pessoas. Por isso Machado chegou a ser objeto de matéria do jornal do Salim Burinham, o Notícias das Praias, em sua edição de número um, de fins de 2009. Ali ele foi chamado de O Mensageiro da Esperança. Merecidamente, diga-se de passagem.

José Francisco Machado, entretanto, tem uma queixa: sofre perseguição. Não sabe de quem e atribui as dificuldades que lhe colocam à frente a forças ocultas. De fato, existem pessoas que procuram atrapalhar a sua atividade de Mensageiro. Ele relata o caso de uma casa de fotocópias da cidade, que lhe fechou as portas alegando que sofria ameaças por ajudá-lo.

Machado diz que não tem problema, não. Fala que compreende a fraqueza da natureza humana e a deficiência de caráter das pessoas. E, como Mensageiro, segue em frente, levando suas mensagens de esperança, otimismo e amor ao próximo...

Veja o vídeo da entrevista

Eis o texto do jornal Notícias das Praias, edição nº 01, final de 2009:

O Mensageiro da Esperança

Ele caminha mais de 15 quilômetros por dia distribuindo xérox de mensagens, versos e poemas para as pessoas que trabalham no comércio de Caraguá. Gasta pelos menos de duas a três horas por dia fazendo isso. Por mês, dedica cerca de R$ 2 mil de sua aposentadoria na produção das cópias.

O que leva uma pessoa de 69 anos, aposentada do serviço público federal, a distribuir quase que diariamente mensagens xerografadas para as pessoas, que nem sempre conhece? Por que fazer isso durante 20 anos, sem qualquer interesse comercial ou político?

“Acredito que as mensagens podem melhorar a vida das pessoas, principalmente das que trabalham”, responde José Francisco Machado. É ele, que diariamente, percorre as grandes lojas, bancos, órgãos federais, estaduais e municipais e o comércio de uma maneira geral, distribuindo os folhetos xerografados.

Machado, aposentado do INSS, faz isso há cerca de 20 anos. Ele mesmo escolhe os textos, faz as cópias e entrega pessoalmente as mensagens. As pessoas lhe perguntam se trata de alguma promessa. “Não, não se trata disso...Faço isso porque gosto e por acreditar que as mensagens podem ajudar a melhorar a vida das pessoas”, responde.

Ele afirma que as mulheres se sensibilizam mais que os homens e que a maioria das pessoas não repassa os folhetos para as outras pessoas lerem. E reclama: muitas lojas e até repartições publicam impedem a distribuição das mensagens. “Não entendo porque agem assim”, lamenta. Machado nunca contou com qualquer tipo de patrocínio para suas despesas. Ele arca com todas as despesas. Ele se acha um mensageiro da esperança.

Machado vive sozinho, não tem mulher e nem filhos. Para ele distribuir as mensagens é uma rotina que lhe faz muito bem. Por que não distribuir as mensagens através da internet? “Passaria muito tempo preso ao computador. Prefiro percorrer a cidade a pé, conversar com as pessoas e fazer novos amigos”, afirma.

Ele percorre diariamente o trecho entre os bairros do Ipiranga e Indaiá, faça chuva ou faça sol. Apesar de ter apenas o segundo grau completo, Machado escreve muito bem. No passado vivia escrevendo para a coluna do leitor do jornal Valeparaibano. Muita gente lhe procura para escrever reclamações e reivindicações às autoridades públicas. “Na hora de assinar a reclamação, a maioria caí fora temendo algum tipo de represália. Por isso, parei de escrever para as pessoas”, conta.

Qual a mensagem que mais repercutiu? “Foi a Jesus no SUS. Conta que Jesus vestiu um jaleco e foi prestar serviço num posto do SUS. Ele assumiu o lugar de um médico que estava exausto de tanto atender as pessoas. O primeiro a ser atendido foi um paciente que estava numa cadeira de rodas. Jesus passou a mão na cabeça dele e disse: levanta e anda. O homem levantou e andou. Um paciente que aguardava a vez de ser atendido ao ver a cena, reclamou: Médico é tudo igual, nunca examinam direito a gente...

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Caraguá realiza primeiro casamento gay do Litoral Norte




Foto: Jornal Imprensa Livre -
www.imprensalivre.com.br
O casal gay, André Luiz Pereira, professor de Biologia, 41 anos, e o funcionário público Ednei de Jesus Lopes, 42 anos, oficializaram seu casamento de 17 anos através do ato declaratório da união estável homoafetiva, na cidade de Caraguatatuba, na tarde do último sábado.

A união do casal foi a primeira do Litoral Norte, desde a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no dia 5 maio, que equiparou as relações entre pessoas do mesmo sexo às uniões estáveis entre homens e mulheres. A união homoafetiva foi reconhecida pelo STF como um núcleo familiar como qualquer outro.

André acredita que a decisão do STF trouxe segurança aos casais homossexuais. “A verdade é que nós dois temos patrimônio, e queremos que não existam brigas entre famílias. Com a existência de um documento que explicite que os bens que temos, pertencem a nós mesmos, vai facilitar a divisão”.

O professor de biologia revelou ainda que nunca acreditou que um dia fosse presenciar esta modificação na Constituição Federal. “Existe muita homofobia, porém Deus iluminou a cabeça de algumas autoridades, que permitiram que fosse reconhecida a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Fico muito grato, é uma realização, um acontecimento, o homossexualismo é uma coisa normal, e não anormal como muitas pessoas pensam. Quando você tem um relacionamento duradouro e estável deve haver um documento para beneficiar o parceiro”.

O outro noivo, Ednei, confessou que este foi o dia mais feliz de sua vida, e que a união entre ele e André foi uma grande conquista. “Sempre tivemos o sonho de celebrar nossa união. E escolhemos a data de hoje porque além de ser o dia em que nós começamos a namorar, há 17 anos, é também a data do meu aniversário. A partir de agora, eu só espero que esta nova lei abra a cabeça de muita gente e acabe com a homofobia. Nós temos os mesmos direitos do que todas as demais pessoas. Nossos direitos e nossos deveres são iguais aos de todo mundo”.

O tabelião Jordelino Olimpo de Paula, que oficializou a união estável do casal, disse que o importante para celebrar o ato é a vontade entre as partes para realizar o processo. “A Constituição antes da decisão do STF em maio, só reconhecia a união estável entre homens e mulheres. Mas antes disso muitos tabeliães já vinham lavrando essas uniões estáveis através de autorizações judiciais. É bom entendermos, que para efeitos legais, não existe diferença entre uma união civil ou união estável, os casais homossexuais, a partir de agora, terão seus direitos reconhecidos, sejam patrimoniais ou previdenciários. Temos que esclarecer, ainda, que por ser um ato declaratório, os casais que queiram oficializar a união estável devem procurar o cartório, providenciar algumas testemunhas e lavrar a união”.

Relacionamento
A história de André e Nei começou como a de qualquer outro casal. André morava em Belo Horizonte, em Minas Gerais, veio para Caraguá em 1994, e pouco depois de sua chegada conheceu o homem com quem dividiria seus dias. Nei, também não é da região, nasceu em Araçatuba, e se mudou para a cidade litorânea em 1993.

“Eu vim de BH pra trabalhar numa marmoraria, e cai de paraquedas em Caraguá. Numa noite sai pra conhecer a cidade, parei num barzinho no calçadão, e coloquei algumas músicas para tocar na máquina de som, inclusive uma do Fabio Junior. Depois de certo tempo percebi que a música do Fabio Junior não parava de tocar, e fui perguntar à dona do bar se a maquina havia quebrado. Foi quando, pra minha surpresa, ela me disse que teria sido um rapaz que estava pedindo para música ser repetida. E esse rapaz era o Nei. A partir desse momento, ele que estava acompanhado de duas amigas, me chamou para sentar na mesa dele. Eu fui, pois precisava fazer amizade. Naquela mesma noite, a gente já conversou bastante, eu morava na Prainha e ele foi me levar até em casa. Nesta mesma noite começamos a namorar, e estamos juntos até hoje”, lembrou André.

Ele contou ainda que a receita para ter um relacionamento duradouro tem que ser baseado na confiança e amizade. “Temos que ter confiança um no outro, e amizade, o amor vem com o tempo, mas fica. Se há confiança e amizade o relacionamento dura pra sempre. Eu e meu parceiro somos pessoas de muita sorte por termos nos encontrado”.

Festejando
Muitos amigos do casal foram prestigiar o evento. De acordo com André, estiveram presentes na festa cerca de 300 pessoas. “Todos que estão aqui fazem parte da nossa história, e neste momento estão presenciando o dia mais emocionante de minha vida e da vida do Nei. E foi com a ajuda de muitos desses amigos que conseguimos proporcionar esta festa linda a todos”.

Wellington Alves de Souza, amigo do casal há mais de 10 anos, contou que a partir do momento em que a lei foi criada os dois amigos já procuraram o cartório para oficializar a união. “Acredito que agora o direito dos homossexuais, que dividem sua vida inteira com um parceiro, e que constroem um patrimônio juntos vão estar assegurados e garantidos”.

A amiga Elaine Rolim, disse que achou a atitude do casal corajosa. “Não tenho nada contra. Acredito que o mais importante disso tudo é o amor, não importando a opção sexual. Espero que eles continuem sendo felizes”.
Beatriz Rego/Jornal Imprensa Livre 8/8/11

Caraguá: filhote de golfinho é encontrado morto no Indaiá

Caraguablog posta carta recebida de leitora


Prezados,

Ontem fui testemunha de uma triste cena em Caraguatatuba.
Ao passear com minha filha na praia, encontramos em frente ao quiosque 46, na praia do porto Novo, um filhote de golfinho morto. Na hora ligamos para a PM que pediu para ligar para os bombeiros, que pediu para ligar para a polícia ambiental, que pediu para ligar para a prefeitura, mas como era um domingo, claro que não havia ninguém na prefeitura.

Acredito eu que o correto seria a policia ambiental recolher à espécie, já que se trata de um animal que corre o risco de extinção, e levar para estudos.

Aparentemente o golfinho foi morto por redes de pesca, mas fiquei sabendo que também não é a primeira vez.  De qualquer maneira deveria ser analisado, já que o fator da morte poderia ter sido outro.

Uma triste cena, e mais triste ainda é ficar impotente diante do poder publico que fica jogando a responsabilidade um para o outro.

O dono do quiosque ainda disse que se ninguém vier buscar ele teria que enterrar, senão os urubus iriam invadir tudo.

Aí fica a pergunta: Como devemos proceder diante de cenas semelhantes?

Priscila Aro
Cel: (12) 8188-0221

segunda-feira, 25 de julho de 2011

4 mil pessoas participam da bênção em comemoração ao Dia de São Cristóvão

Motoristas que passavam pela Avenida Dr. Arthur Costa Filho foram aspergidos com água benta e receberam adesivos com a imagem do Santo, considerado protetor dos motoristas.

Integrantes das sete paróquias de Caraguatatuba participaram na manhã de ontem da Carreata de São Cristóvão. A imagem do santo, que normalmente fica no trevo de entrada da cidade foi colocada em um andor e seguiu à frente dos veículos que percorreram as principais ruas do centro até chegar à Praça de Eventos onde um grupo de padres iniciou o trabalho de benção dos motoristas e veículos. De acordo com as estimativas dos organizadores, mais de quatro mil pessoas passaram pelo local.

Munidos de bastante água benta os padres das sete paróquias de Caraguatatuba fizeram um revezamento para abençoar a todos os motoristas que passavam pela Avenida Dr. Arthur Costa Filho, bem em frente à Praça de Eventos no Centro da Cidade. Enquanto um dos religiosos benzia os veículos que seguiam sentido Martim de Sá, outros se preocupavam com os viajantes que estavam na pista contrária. Muitos motoristas ao perceberem a ação, promovida pela igreja católica, decidiam entrar na fila de veículos para receber o gesto como forma de proteção. O aposentado Antonio Lucio de Miranda, de 65 anos foi um deles. Ele, e toda a família, que estavam dentro de um gol conseguiram ser aspergidos pelo líquido bento. “É sempre bom receber este tipo de benção. Ainda mais para nós católicos e praticantes. Creio muito na proteção de São Cristóvão e ele nunca me abandonou sempre me protegendo nas estradas por onde passei”, relembrou.

O casal Carlos Augusto da Silva, de 30 anos e Valéria Rodrigues, de 25 anos, vieram passar o final de semana na cidade e ao sair da praia se depararam com o evento. “Percebemos os motoristas dando seta para mudar de pista, mas, não sabíamos o que era. Quando vi os padres abençoando os carros decidi entrar na fila também. Agora vou colocar este adesivo no vidro do meu carro para que São Cristóvão sempre me acompanhe nas viagens”, completou.

Para o padre Moiseis do Nascimento, responsável pela Paróquia São José Operário, no Morro do Algodão, o evento superou as expectativas. “Fizemos um grandioso evento em louvor ao santo protetor dos motoristas. Ficamos muito satisfeitos com a participação da população que correspondeu bastante ao nosso chamado. Da minha paróquia, por exemplo, 15 veículos acompanharam todo o percurso. Com isso queremos reforçar ainda mais a importância de se ter o respeito pela vida e o cuidado na direção de um veículo automotor”, destacou. Após o término das bênçãos, a imagem do santo, retirada do trevo de entrada da Cidade foi novamente levada ao seu lugar de origem de onde só deverá sair no próximo ano.
Ciclistas também receberam a bênção...

Próximo ano
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Diocese de Caraguatatuba a avaliação do evento foi tão positiva que a organização já pensa em manter a atividade no calendário anual da igreja. “Com o sucesso deste evento já ficou certo a retomada da carreata no calendário oficial. Certamente para o próximo ano pensamos em ampliar a divulgação e buscar novos parceiros e quem sabe contar com a participação de alunos da rede de ensino e mais pessoas que se envolvam com a educação no trânsito”.
Fonte: Imprensa Livre
Caraguablog/JFPr

domingo, 24 de julho de 2011

Homossexual assumido, dr. Marcelo, do 'BBB', se casa no Rio

Ele postou a notícia no Twitter.
Marcelo Arantes: relacionamento tem um ano
O ex-BBB Marcelo Arantes, que ficou conhecido como "dr. Marcelo" por ser psiquiatra, anunciou no Twitter que se casou. Em seguida, postou uma foto do braço dele e do parceiro.
A união civil do ex-BBB - que é gay - com seu companheiro foi oficializada no 14º Ofício de Notas no Rio de Janeiro.  
Procurado pelo EGO, Marcelo estava ao lado de seu parceiro e limitou-se a dizer que está muito feliz. Impedido pelo companheiro de dar mais detalhes sobre a união, o ex-BBB disse apenas que eles estão juntos desde 2010 e moram em Copacabana, na Zona Sul do Rio.
"Oficializamos nossa união nesta sexta-feira, 22, no Rio. Há um mês minha família veio de Minas para um almoço para comemorar nossa decisão. Estou muito feliz!", disse Marcelo que convidou a amiga e também ex-BBB Thalita Lippi para ser a madrinha.
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 22 de julho de 2011

TODO MUNDO TEM O DIREITO AO LAZER

Nada como uma manhã ou tarde sem nada para pensar, sem lembrar-se dos negócios, casa, problemas e outras cositas mais. Conheça o Pier do Camaroeiro, leve uma vara, iscas e passe hora agradáveis em boa companhia.    E quem sabe, se der sorte, leve  peixes para casa!

sábado, 25 de junho de 2011

Será que alguém já nasce gay?

Outro dia, na clínica Santa Marta, em Caraguatatuba, enquanto aguardava ser chamado para me avistar com o médico, comecei a folhear uma das revistas postas à disposição dos clientes. Não era dessas colocadas só para matar o tempo, que encontramos em salas de espera de dentistas e nos salões de barbeiros e cabeleireiras. Era uma revista científica, trazendo matérias interessantíssimas. 

Como não ia dar tempo para “bizoiar” os textos todos, saquei da máquina fotográfica que trazia comigo e fiz uns cliques. Só não posso indicar a fonte, pois não  houve tempo para obter todas as informações, pois fui chamado em seguida. Mas, com certeza, a clínica ainda possui a revista, que pode ser consultada.

Abaixo, um dos textos clicados. O assunto é bem atual e pode tirar o peso da consciência de muita gente, principalmente pais que se sentem “culpados” por terem filhos gays, achando que esse comportamento deles foi adquirido pela forma equivocada de criação. Não, o texto científico não sugere isso. Tranqüilizem-se, pois.
Leia mais sobre o assunto>>>>>




Será que alguém já nasce gay?

Muitos gays e lésbicas contam que descobriram sua preferência pelo mesmo sexo ainda na infância. As pesquisas estão mostrando que isso provavelmente é verdade, à medida que se acumulam as evidências de que a orientação sexual não é nem uma escolha nem uma tendência determinada pelo tipo de criação recebida. É algo que já nasce com a pessoa.

Em um estudo recente, exames mostraram que o cérebro dos homens gays é semelhante ao das mulheres heterossexuais, enquanto o das lésbicas se parece com o dos heterossexuais masculinos. As características cerebrais investigadas desenvolvem-se no útero ou na primeira infância, o que significa que a influência de fatores psicológicos ou ambientais é mínima ou inexistente, afirmam os pesquisadores do Instituto do Cérebro de Estocolmo, na Suécia.

Os pesquisadores usaram imagens de ressonância magnética para observar o cérebro de 90 voluntários: 25 homossexuais e 20 heterossexuais de cada sexo. Descobriu-se que os homens heterossexuais e as lésbicas apresentavam cérebro assimétrico; isto é, o hemisfério cerebral direito era maior do que o esquerdo. Já o cérebro das mulheres heterossexuais e dos homens gays era simétrico.

Em seguida, a equipe usou a tomografia por emissão de pósitrons para medir o fluxo de sangue em direção à amígdala, a sede das emoções, do medo e da agressividade. Para minimizar influência externas e culturais, os cérebros foram examinados em repouso e não foram exibidas fotografias aos participantes nem foi introduzido nenhum comportamento que pudesse haver sido aprendido. 

Nesse exame, observou-se que, nos gays e nas heterossexuais, o sangue fluía para áreas envolvidas com o medo e a ansiedade – mas nos heterossexuais e nas lésbicas o fluxo tendia a se dirigir a regiões associadas à agressividade.

A orientação sexual é genética? A questão permanece em aberto. E se os genes estiverem mesmo envolvidos, será que eles produzem dois tipos distintos de orientação – hétero e homossexual, da forma como acredita a maioria das pessoas? E onde se encaixa a bissexualidade?

Embora nenhuma pesquisa seja totalmente conclusiva, estudos de gêmeos criados juntos, gêmeos criados separados e árvores genealógicas indicam –pelo menos para os homens– que, quanto maior o número de genes em comum com um parente gay, maior a chance de você ser homossexual também.

Mas nenhum progresso da ciência vai resolver as questões morais e filosóficas em torno da orientação sexual, afirmam os estudiosos da sexualidade humana. É enorme a pressão exercida sobre  nós, desde muito cedo, para que sejamos heterossexuais. 

Além disso, existem grupos religiosos que afirmam que os gays podem mudar de orientação se estiverem determinados a isso. Embora isso seja verdade para alguns, os especialistas dizem que a maioria deles não pode fazer essa mudança e, ainda que pudesse, não se sentiria bem com isso.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Nova edição de "A Fazenda" terá uma regra diferente

A Casa da Roça na nova "A Fazenda", da Record, terá um peso mais importante que na edição anterior do reality show. Em vez de três moradores, como vinha acontecendo, agora serão quatro, sendo que um deles ficará livre através de uma prova especial e ainda, como prêmio, será escolhido para "fazendeiro da semana". Aquele que tem voto decisivo no momento da eliminação.
O plano foi apresentado pelo diretor Rodrigo Carelli e pode, até a estreia no mês que vem sofrer alguns pequenos ajustes.
A propósito de eliminações, em reuniões realizadas, já ficou decidido que elas continuem acontecendo sempre nas noites de quinta-feira. Uma maneira de fugir do futebol da quarta e não comprometer a grade dos domingos.
Caraguablog/JFPr

domingo, 19 de junho de 2011

Marchas reúnem mais de 5.000 pessoas em 4 capitais

MARCHA Da LIBERDADE ACONTECERAM EM SÃO PAULO, RIO, BELO HORIZONTE, BRASÍLIA e mais 40 cidades
Diversas cidades brasileiras organizaram marchas pedindo respeito à liberdade de expressão e às mulheres neste sábado. As maiores manifestações ocorreram em São Paulo, Rio, Belo Horizonte e Brasília, que tiveram cerca de 5.600 participantes somadas.
Marcha da Liberdade reúne 2.000 em São Paulo
Em São Paulo, cerca de 2.000 manifestantes participaram da marcha na Avenida Paulista, na região central da cidade. Além dos pró-maconha, outros ativistas também marcharam, como os que são contra o uso indiscriminado de armas não letais, os favoráveis aos direitos de gays, ao passe livre para estudantes e até solidários aos bombeiros presos no Rio.
Também engrossou a marcha grupos de ciclistas, que já fizeram protesto na segunda-feira (13) após a morte do empresário Antonio Bertolucci, atropelado por um ônibus.
Manifestantes caminham pela região Central de São Paulo
Folhapress/Fabio Braga
Marcha da Liberdade percorre Copacabana, no Rio
No Rio, a marcha percorreu a orla de Copacabana, na zona sul da cidade. Cerca de 2.000 pessoas participaram, segundo os organizadores do evento.
Num clima descontraído, os manifestantes exibiram faixas e cartazes e receberam rosas e margaridas para simbolizar a paz durante a manifestação.
No Rio marcha da Liberdade lembram os Bombeiros
Marcha das Vadias reúne 600 pessoas no DF
Em Brasília, a Marcha da Liberdade reuniu poucas pessoas, mas teve reforço dos integrantes da Marcha das Vadias. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, entre 300 e 600 pessoas participaram das manifestações.
A Marcha das Vadias foi criada porque, no começo do ano, um representante da polícia do Canadá deu uma palestra em uma universidade de Toronto dizendo que as mulheres deveriam evitar se vestir como prostitutas para não serem vítimas de estupro. A afirmação deu origem a "Slut Walk" --Marcha das Vadias--, que já foi realizada em diversas cidades do mundo.
Marcha das Vadias reúne 600 pessoas no DF

Polícia contém tumulto durante marcha em MG
Em Belo Horizonte foi registrado um dos únicos incidentes nas manifestações pelo país. Segundo a Polícia Militar, um homem não identificado tentou forçar a porta da prefeitura, que estava trancada. Houve tumulto e correria, e gás de pimenta foi usado.
De acordo com os manifestantes, cerca de mil pessoas participaram das marchas da Liberdade e das Vadias na capital mineira.
Neste sábado também foram organizadas marchas em cerca de 40 cidades brasileiras, de 24 Estados.
 Em Belo Horizonte a Marcha ainda sendo organizada                                 
As marchas da Liberdade também foram usadas para comemorar a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) que autorizou nesta semana manifestações favoráveis à maconha.
Fonte: Folhapress - Fotos: Bruno Campos/Leitor
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Ubatuba: Pinguim é encontrado em rodovia

Fonte: Agência Estado
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) resgatou um pinguim na região de Ubatuba, ontem pela manhã. Os agentes foram notificados de que havia um pinguim na altura do km 29 da rodovia Governador Mário Covas (BR-101), onde fica o acesso à praia do Prumirim.
O animal foi encontrado todo sujo de óleo, desnutrido e debilitado. O pinguim foi resgatado e levado ao aquário de Ubatuba, onde passará por cuidados de veterinários antes de ser reintegrado ao seu habitat natural.
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Igreja de Santo Antonio de Caraguá realiza casamento comunitário

Aconteceu hoje, dia de Santo Antonio, mais um casamento comunitário promovido pela Igreja Matriz local. Desta feita foram treze os casais que receberam o sacramento ministrado pelos padres Marcos, Alessandro, Mauro, Douglas e Floriano.

A igreja, toda enfeitada, estava tomada de fiéis e parentes dos casais que contraíam matrimônio, além de amigos, curiosos, fotógrafos e jornalistas que registravam o evento.

“Resolvemos casar num estalo, de repente. Soubemos do casamento comunitário e decidimos participar. Está sendo ótimo”, disse o vendedor João Alves de Brito, que se casava com Caiana Regina da Silva. Há dez anos o casal mora juntos e agora decidiu presentear o filho Gustavo, de nove anos, com uma união segura perante a Igreja e Deus.

O casal mais antigo que aproveitava o casamento comunitário para selar sua união era José Mariano Santos e Marieta das Dores de Jesus. Juntos há 32 anos e casados no civil há apenas dois, possuem sete filhos, o mais novo com 23 e o mais velho com 40 anos.


Caiana Regina e João Alves
 Alguns casais presentes foram convidados pelo padre Marcos para dar seu testemunho do altar. O maestro Zé Pepê e sua esposa, Ana, casados há 47 anos, contaram um pouco de sua experiência de convivência a dois.

Depois da cerimônia religiosa, houve um grande bolo para celebrar a união coletiva, ao custo módico de dois reais o pedaço.


Veja mais fotos >>>>>>>>>

Vídeo - panorâmica da Igreja








O casal José Mariano e Marieta das Dores dá entrevista a
 Ricardo Hiar, do Imprensa Livre: 32 anos juntos







Os casais reunidos

Casais mais antigos dão seu testemunho de vivência

José Mariano e Marieta, os mais antigos








Gabriela e Priscila ficaram encarregadas do bolo

O bolo do casamento, com a
 bênção de Santo Antonio
Clique aqui para ver as fotos em alta resolução


Fotos e vídeo: Caraguablog
uso liberado a qualquer interessado, independente de autorização

sábado, 11 de junho de 2011

DIA NAMORADOS: Comerciantes preveem aumento nas vendas

Terceira data mais importante para o comércio em termos de vendas, o Dia dos Namorados já é motivo de alegria para os lojistas, que acreditam num aumento das vendas se comparado ao mesmo período do ano passado.
“O Dia dos Namorados” sempre tem um bom desempenho no comércio, especialmente por se tratar de uma data considerada “mão dupla”.
 “O Dia dos Namorados consegue atrair pessoas do sexo masculino e feminino, já que naturalmente acontece a troca de presentes entre os casais que se gostam e que não deixam a data passar em branco”.
Vários fatores devem impulsionar as vendas, sobretudo a estabilidade econômica, as facilidades de crediário e ofertas dos lojistas, garantia de estoques variados, além do apelo emocional existente entre os namorados e casais que se gostam.
E você já escolheu o presente da amada ou vai deixar para última hora. Falta de dinheiro não é desculpa, não há mulher que resista a uma flor.
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 9 de junho de 2011

O melhor amigo do cão

A frase pode não ser verdadeira, pois o bicho-homem é uma verdadeira praga sobre o planeta, pior que a dos gafanhotos mencionada na Bíblia. O homem é capaz de destruir o lar onde mora, a si mesmo, aos seus, bastando que lhe acenem com uns trocados.

Na verdade, é o cão que é o amigo do homem. Fiel. A qualquer prova. Esta frase, sim, é exata. Mas, por vezes, como vemos nesta foto de agora há pouco, feita na avenida defronte do Supermercado Garça, em Caraguá, o relacionamento entre eles se mostra sincero.

É o homem que, na sua simplicidade, carrega o Amigo cão pelos caminhos sinuosos da vida...

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Curiosidade: um homem que há 30 anos não usa camisa

Imprensa Livre revela quem é o esquivo Bibinho, um tipo folclórico de São Sebastião que desperta a curiosidade das pessoas por onde passa

A jornalista Thereza Felipelli trouxe uma interessante matéria sobre um tipo folclórico de São Sebastião, publicada na seção “Perfil” do jornal Imprensa Livre, edição dos dias 4 e 5 de junho de 2011.

Trata-se do ex-estivador Bibinho, 79 anos, barbudo como o Papai Noel, homem simples, pela curtida pelo sol, que faz sua própria comida, dorme às 19 se levanta às 3 horas da manhã, acostumado a andar de bicicleta pelas ruas da cidade e que há 30 anos não usa camisa. Uma história curiosa e que vale a pena ser conhecida.

Eis a matéria da jornalista:

É Tiradentes? É Papai Noel? Não, é Bibinho!
Thereza Felipelli

Ele tem muitos nomes: Papai Noel, Tiradentes, Jesus Cristo, Barbudo, Cabeludo. Bibinho, o mais famoso apelido, foi dado pela mulher que o amamentou, visto que sua mãe não tinha leite, mas seu nome de batismo é Gilbs da Luz. Antes de mim, muitos colegas deste jornal tentaram entrevistá-lo, mas a missão parecia impossível. Por isso, é com muito orgulho que apresento abaixo um pedacinho da história desse ilustre desconhecido para alguns, companheiro de copo para outros, e grande amigo de muita gente. Mas quem será esse senhor magro, barbudo, de longas madeixas grisalhas, que tem a pele judiada pelo sol que o queima quando ele anda de bicicleta pela cidade, sem camisa, só de bermuda e sapato?

“Aqui nasci, aqui me criei, aqui trabalhei e aqui me aposentei”, diz Bibinho, que vai completar 75 anos no dia 9 de agosto. Ele mora numa casa simples na Vila Amélia, região central da cidade, ao lado de um bar chamado Castelo. Aliás, é pelos bares da cidade que Bibinho passa o dia, batendo papo com seus amigos, tomando uma cervejinha e fumando um cigarrinho. Cachaça não bebe mais há algum tempo.

Dorme normalmente muito cedo, às 19h, mas acorda (pasmem!) às três da manhã! Assim que se levanta faz um cafezinho, que toma fumando um cigarro. “Se o tempo tiver bom, peço a Deus que guie meus passos e rodo a cidade todinha. Quando vejo um ambiente agradável eu paro. Gosto de ir aonde as pessoas vão com a minha simpatia”, diz Bibinho, que não tem e nem quer ter um carro. “A bicicleta me leva onde quero ir nessa cidade. Se vou mais longe, vou de ônibus”.

Acorda cedo porque trabalhou cerca de 30 anos no cais, onde entrava antes das 7h.

Homem trabalhador
Era avulso, fazia carga e descarga. Começou a trabalhar lá em 1963 e saiu em 1992. Trabalhou sempre, registrado ou não. Hoje é aposentado. “Não é uma aposentadoria de magnata, mas dá pra comer meu arroz, feijão e ovo. Não preciso de muito. Mas eu estou bem de saúde, só fico doente quando recebo o meu pagamento e tenho que ir quitar minhas dívidas. O dia mais triste do mês é quando recebo o pagamento”, brinca Bibinho, que, além de estivador, também foi garçom, cobrador de loja e guarda noturno.

Frio é psicológico
Ele é barbudo há mais de 30 anos. E há mais de 30 também resolveu não usar mais camisa. Trabalhava no cais assim. “Já me acostumei. Não sinto frio”, garante. “Briguei com a Sabesp. O dinheiro que eu dou pro Governo é ele que tem que dar pra mim. Não vou gastar água lavando roupa, já fiz isso por 45 anos”, brinca.

Bibinho explica sua aparência dizendo que um belo dia viu uma pessoa com as mesmas características que ele tem hoje e se simpatizou com aquela figura. “Admirei o que vi e cismei que tinha que ser assim. Fiz uma lei interna minha”. Muita gente acha que é promessa, o que ele logo desmente. “A única promessa que tenho é a de respeitar Deus na angústia, na alegria e na morte”, frisa.

O simpático senhor só coloca uma camiseta quando precisa descontar um cheque no banco. “O gerente acha que só tem valor quem usa blusa”, cutuca.

Dono de uma simplicidade inigualável, a única coisa que Bibinho passa na pele e no cabelo é água com sabão de coco. E nada de protetor solar também. “Não tenho nenhum luxo”, comenta. Seu banho é morno, quase frio. Para dormir, usa apenas um lençol. No armário, tem bermudas, umas cinco. Mas nenhuma calça, muito menos casaco. Camiseta ele até tem uma. “Tá na estufa”, brinca Bibinho, que pergunta, irônico: “Se um dia eu sentir frio, o que será de vocês?”

Menino arteiro
Morava no Centro, perto do Hospital, durante muitos anos, onde se criou. Depois se mudou para a Vila Amélia, onde mora até hoje.

Foi uma criança arteira. “Bagunçava muito, roubava fruta, colocava vela acesa na lata para assustar as pessoas”, conta. “Jogava muita bola também”, afirma o corinthiano.
Por causa disso, vivia de castigo, isso quando não apanhava de cinta. “No meu tempo, ai de mim se falasse palavrão e minha mãe soubesse”, conta Bibinho, que hoje não gosta de palavrão nem de desrespeito.

Quando ele aprontava, sua mãe escondia suas roupas para que ele não saísse de casa. Só deixava uma saia, que era o que ele acabava usando. Às vezes saía pelado mesmo. “Saía cheio de pedras e um estilingue e meu cachorro Swing. Ai de quem mexesse comigo. Devia ter uns oito anos”, diz.

Bibinho conta que, além de jogar bola e taco, participava de brincadeiras inocentes que hoje não existem mais. Pescava muito também. Naquela época, na Vila Amélia não tinha muita coisa além de mato. “E um rio, onde hoje é a vala. Não tinha nem luz”, comenta.

Louco?
Já foi pra Santos e voltou de bicicleta junto com alguns amigos. “Não tinha estrada, era só trilha e praia. O pior trecho era a serra de Boiçucanga. Em Barra do Una a gente tinha que parar pra esperar a maré baixar. Isso foi em 1965. Cheguei de volta esbagaçado”, conta Bibinho, que já se jogou de um avião Teco-Teco – quando ele já estava a uns 30 metros acima do chão – quando disseram que ele ia pra São Paulo.

Outros tempos
Gilbs acredita que muitas coisas eram muito melhor antigamente. “Hoje em dia está tudo muito diferente, ninguém suja mais a mão, é tudo mais prático. Antes as pessoas dançavam colado. Hoje se dança assim com outra finalidade, não existe mais romantismo, cavalheirismo, respeito”, diz Bibinho, que costumava frequentar os bailes da cidade.

“Música? Hoje em dia não tem mais música boa”, reclama Bibinho, que gosta muito de Nelson Gonçalves, Ataulfo Alves e outros grandes artistas. “Também gosto muito de Ângela Maria e Alcione, a Marrom. Gosto de cantores que, quando cantam, comovem a gente”.

Bibinho acredita que hoje em dia o ser humano está pior. “Já levaram 20 bicicletas da porta da minha casa. O último que fez isso era um fumeta. Mas não é por isso que não vou dormir”, diz.
Ele conta também que sua vida sempre foi muito agitada. “Só Deus sabe o que eu passei na época da Segunda Guerra Mundial. Tinha que guardar a janta pra almoçar no dia seguinte. Hoje vejo madame jogando comida fora, que podia ser dada ao menos pra um animal. Já passei muita fome”, comenta Bibinho, que comia pão com ovo e banana verde cozida. “Não tinha mais nada pra cozinhar. Comia com farinha e café”.

Ele tem família?
Seu pai era pedreiro. Sua avó e sua mãe – que trabalhava num posto de saúde - eram parteiras. Tem apenas uma irmã de criação.

Nunca se casou. Juntou com uma moça chamada Marilza quando tinha já uns 54 anos, com quem mora com mais dois filhos. Eles ficam nos fundos da casa, com dois dos quatro netos de Bibinho. “Tenho mais uma filha, que foi embora há algum tempo”, conta.

Casou tarde porque gostava da vida de solteiro. “Gastava o que não devia. Era solto, livre, ia onde queria”, diz. Conheceu sua esposa na boate onde ela trabalhava. “Gostei dela, ela gostou de mim. Aí pensei: vou chamar essa diaba pra morar comigo”, brinca.

O que ele come?
E o que será que Bibinho gosta de comer? “O que vier morre”, brinca. “Já comi cobra sem saber, que eu mesmo matei. Comi e tô aqui, não morri”, afirma Bibinho, que gosta mesmo de arroz, feijão e ovo. “O segredo é o tempero. Antigamente só tinha sal, não tinham esses temperos de hoje em dia”, continua. “Faço o que vier na ideia. Carne seca com mandioca ou abóbora, batata doce. Tudo simples. E ainda vejo gente que come comida sofisticada entrevada na cama”, comenta Gilbs, que cozinha sua própria comida; e sua mulher, a dela. “Cada um tem um gosto”, explica.

Ele é inteligente?
Bibinho estudou até o 4° ano só porque se desentendeu com o diretor da escola, mas garante que sabe ler e escrever. “Fui expulso quando tinha uns 12 anos de idade. Mas a rua me ensinou muito”, conta Bibinho, que na época não tinha televisão, só rádio caixote, que nem existe mais. “Hoje escuto muito rádio e gosto de assistir televisão”, diz ele, que não sabe e nem quer saber usar computador. “Gosto de contato carne e osso”, comenta. “Não tenho muito estudo, mas muitos que tem são mais burros que eu, inclusive alguns políticos. A vida me ensinou muita coisa que não se aprende na escola”.

Em resumo
O senhor barbudo, cabeludo e descamisado que gostava, não faz muito tempo, de assustar pessoas à noite na porta do cemitério pedindo fogo para acender um cigarrinho, também é dono de uma risada tão gostosa que faz rir quem estiver por perto. Nossa conversa durou três horas. É um sarrista! Uma companhia e tanto! Cumprimenta todo mundo. E adora crianças. “Criança é meu xodó. Tem criança que pára e fala: Papai Noel”, conta Bibinho, que abriu um sorriso incrível quando uma menininha passou mexendo com ele.

Está feliz e satisfeito com sua vida. “Sou rico porque tenho saúde, compreensão, não faço pouco de ninguém. Tudo que Deus me manda está bom”, diz Bibinho, que agradece pelo pão de cada dia a cada refeição e faz uma prece ao acordar, ao sair de casa e quando vai dormir.
Com ou sem camisa, Bibinho é um caiçara incrivelmente autêntico, simples, esperto, simpático e sarrista, que garante que o dia que sentir frio, nós, reles mortais, certamente teremos morrido congelados. Fim do mistério.