Mostrando postagens com marcador Pré-sal. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Pré-sal. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Gasoduto Lula-Mexilhão começou a operar na Bacia de Santos e está interligado a UTGCA

O Consórcio do bloco BM-S-11, formado pela Petrobras (65% - Operadora), em parceria com a BG Group (25%) e Petrogal Brasil S.A. - Galp Energia (10%), colocou em operação o gasoduto Lula-Mexilhão, que liga o campo de Lula à plataforma de Mexilhão, localizada em águas rasas na Bacia de Santos. Com capacidade para escoar até 10 milhões de m3 por dia, o gasoduto transportará o gás produzido pelo Polo Pré-Sal daquela bacia.

Esse projeto é estratégico não só para o desenvolvimento da produção do Pré-sal da Bacia de Santos, como também para o aumento da flexibilidade no suprimento de gás especificado para o mercado nacional.

Lula-Mexilhão representa um marco inédito para a engenharia brasileira: com 216 quilômetros de extensão, 18 polegadas de diâmetro e pressão de operação de 250 bar (unidade de pressão), é o gasoduto com maior profundidade e comprimento de duto rígido submarino já instalado no Brasil.

O gasoduto Lula-Mexilhão foi interligado às seguintes instalações do Sistema Petrobras: ao gasoduto que liga o campo de Mexilhão à Unidade de Tratamento de Gás (UTGCA) Monteiro Lobato, instalada em Caraguatatuba (SP), com o objetivo de viabilizar a chegada do gás à costa; e ao gasoduto Caraguatatuba-Taubaté, que conecta o gás processado naquela unidade à malha de distribuição de gás natural para o mercado nacional.
Caraguablog/JFPr


Ele parte de uma profundidade d’água de 2.145 metros, onde está interligado ao navio-plataforma Cidade de Angra dos Reis, no campo de Lula, até chegar a 172 metros, onde estará conectado à plataforma de Mexilhão, de propriedade da Petrobras. Estratégica para a logística da Bacia de Santos, essa plataforma é a maior unidade de produção fixa instalada no País.

O novo projeto contribuirá, também, para o escoamento do gás natural das plataformas destinadas ao desenvolvimento da primeira fase do Pré-sal da Bacia de Santos. A implantação do gasoduto exigiu, ainda, uma análise simultânea do projeto conceitual e da adequação à capacidade de mercado, além de gerar uma intensa articulação entre fornecedores de equipamentos, integradores e instalador. Para tornar o empreendimento viável, foi fundamental o desenvolvimento de novos fornecedores, além da aplicação de novos conceitos de equipamentos e acessórios.

A integração entre o gasoduto Lula-Mexilhão do Consórcio BM-S-11 e as instalações já existentes da Petrobras, será fundamental para o desenvolvimento mais acelerado da produção de petróleo do Pré-sal brasileiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Petrobras
Caraguablog/JFPr

domingo, 25 de setembro de 2011

Ubatuba é incluída na área de influência do Pré-Sal

Com a boa notícia, informada pelo gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobrás, além de Ilhabela, as outras três cidades do Litoral Norte também podem passar a receber recursos oriundos da exploração do Pré-Sal discursou Marcos Vinicius, gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobras, em apresentação em Ubatuba
Em reunião realizada nesta segunda-feira, 19, entre o gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobrás, Marcos Vinícius de Mello, representantes da Prefeitura de Ubatuba e da Gasuba (Comissão Municipal de Gás), foi anunciada a inclusão de Ubatuba na área de influência direta do Pré-Sal.
Até então, o único município do Litoral Norte que constava no primeiro Eia/Rima (Estudo de Impacto Ambiental) era Ilhabela.
Com a boa notícia, informada pelo gerente setorial de Meio Ambiente da Petrobrás, além de Ilhabela, as outras três cidades do Litoral Norte também podem passar a receber recursos oriundos da exploração do Pré-Sal.
Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Reunião aborda inclusão de Caraguá na área de influência do Pré-Sal

O Jangada Flat Hotel, em Caraguá, recebe nesta quinta-feira (15/09/2011) a reunião pública da Petrobras sobre a inclusão do município na área de influência dos projetos integrados de exploração do Pré-Sal. O encontro, aberto à população, terá início às 18h.

Caraguá foi recentemente incluída no EIA/RIMA (Estudo de Impacto e Relatório de Impacto Ambiental) da exploração do pré-sal, juntamente com os municípios vizinhos Ubatuba e São Sebastião, após pressão das prefeituras, entidades e demais interessados. Na primeira versão do estudo, apenas Ilhabela, constava no estudo. O documento definirá as próximas compensações ambientais e financeiras para as cidades.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Petrobras revê estudos e inclui todas as cidades do LN no estudo de impacto ambiental

O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, que também é presidente da associação dos municípios produtores de gás, petróleo e correlatos (Amprogás), informou durante reunião da associação nesta sexta-feira, no Guarujá, que Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba serão incluídas no estudo de impacto ambiental (Eia-rima) apresentado ao Ibama por uma empresa de consultoria contrata pela Petrobras.

A Petrobras revê assim estudos anteriores, anunciados no mês passado, dos quais as três cidades foram “esquecidas” como espaços geográficos sob influência das atividades relacionadas com o Pré-Sal, ficando prejudicada na hora de receberem transferências a título de compensação financeira.

Quando da apresentação dos estudos, a falta dos três municípios que compõem a região do Litoral Norte gerou protestos dos prefeitos envolvidos. Até mesmo houve pessoas fantasiadas de fantasmas para mostrar o descontentamento dado aos três municípios litorâneos, que não “existiram” nos estudos, como se fantasmas fossem.

Surtiu efeito.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Caraguá discute inclusão do Litoral Norte na área de impacto do Pré-Sal

 A secretaria municipal do Meio Ambiente promoveu nesta quinta-feira (11/08/11) uma reunião para debater as providências para a inclusão de Caraguá, Ubatuba e São Sebastião da área de impacto ambiental dos projetos do Polo Pré-Sal.
O encontro ocorreu na secretaria municipal da Educação, no Indaiá, e reuniu um público composto por cerca de 30 pessoas, entre representantes de ONGs, associações de moradores, entidades classistas e população em geral.
Segundo a secretária de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini Biondi, no encontro foram aprovadas três propostas para a para a inclusão Caraguá, Ubatuba e São Sebastião na área ambientalmente impactada pela exploração do Pré-Sal.


Dessa forma, três procedimentos foram consensos do grupo: protocolar um novo documento no Ibama; consultar o Ministério Público para a possibilidade legal de impor a inclusão dos três municípios como impactados no EIA-Rima (Estudo de Impacto e Relatório de Impacto Ambiental); e a confecção de um documento sobre o assunto para ser assinado pelas as prefeituras prefeitura das três cidades. 
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

domingo, 7 de agosto de 2011

Governador é cobrado sobre o futuro do Litoral Norte

Duplicação da Tamoios, ampliação do porto e exploração do pré-sal foram os temas abordados
Jornal Imprensa Livre
Nesta semana, um jantar organizado pelo casal Patrícia e Ricardo Villela Marino reuniu na capital paulista um grupo formado por uma representativa e diversificada parcela da sociedade civil, preocupada com o futuro do Litoral Norte e os rumos que a região seguirá com a chegada do desenvolvimento proposto por projetos como a duplicação da Rodovia dos Tamoios, a ampliação do Porto de São Sebastião e a exploração do pré-sal, entre outros.
O convidado especial, governador Geraldo Alckmin, compareceu acompanhado dos secretários Saulo de Castro dos Transportes, José Anibal de Energia e Bruno Covas do Meio Ambiente, além do presidente da Cia Docas de São Sebastião, dos subsecretários de Energias Renováveis e de Transportes e de representantes da Fundação Florestal, demonstrando com isso, a importância que deu ao evento.

Entre os presentes, estavam empresários como Antonio Jacinto Matias , Pedro Passos, Marcelo Takaoka, Luis Norberto Pascoal e Roberto Lima, entre outros, lideranças ambientalistas como o Presidente da SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin, o Diretor do Greenpeace, Marcelo Furtado, Fabio Feldmann, o coordenador da ReaLNorte Roberto Francine e o Ex Secretário Estadual de Meio Ambiente, José Pedro de Oliveira Costa, entre outros, além de pessoas ligadas à cultura, educação e diversas ONGs.

O objetivo do encontro foi apresentar ao Governador Geraldo Alckmin as preocupações de cada um dos participantes com o desenvolvimento do Litoral Norte, uma das jóias brasileiras que ainda preserva uma enorme faixa de Mata Atlântica que, cercada pelo Mar, constitui uma das paisagens mais bonitas do país e um importante patrimônio de biodiversidade, história e cultura.

Cientes de que o desenvolvimento da região é inevitável e de que dele depende parte do avanço da economia do país, a principal proposta do grupo é fazer com que este crescimento aconteça de forma sustentável, “Queremos quebrar os paradigmas em relação à tradicional forma de planejar investimentos, normalmente feitos sem a preocupação de preservar o meio ambiente e garantir previamente a infraestrutura dos municípios envolvidos”, afirma Georges Henry Grego, presidente do Instituto Ilhabela Sustentável.

Foram lembrados aspectos como o saneamento, habitação, segurança, formação profissional de jovens, além da necessidade de se considerar aspectos estéticos numa região que é uma das mais bonitas do mundo, com um imenso potencial turístico, que é uma atividade que pode e deve ser motor de desenvolvimento. “Além de trazer enormes benefícios para a nossa região, esta proposta tem tudo para ser exemplo de sustentabilidade e pode ser apresentado como modelo de solução na Rio +20 do próximo ano” completa Georges Grego.

Terminada a exposição de ideias de todos os participantes, o grupo recebeu do Governador o compromisso de criar uma agenda positiva de sustentabilidade para a região, com a participação da sociedade civil organizada que, em parceria com o Governo do Estado, vai analisar, discutir, apresentar propostas e acompanhar todo este processo de desenvolvimento nos municípios envolvidos.

Ainda segundo o Presidente do Instituto Ilhabela Sustentável, “Após ressaltar a necessidade dos grandes investimentos para o desenvolvimento do Estado e do País, o Governador Geraldo Alckmin demonstrou ampla consciência da necessidade de um processo sustentável e mostrou que tem profundo conhecimento dos problemas da região”.

O próximo passo acordado foi o agendamento de um encontro de trabalho e a elaboração de uma pauta que será encaminhada ao governador, que manifestou o desejo de ser, alem de seus Secretários, o principal interlocutor do Governo do Estado neste importante processo de diálogo.

sábado, 6 de agosto de 2011

PRÉ SAL: Audiência Pública de Ilhabela dura mais de 6 horas

 Entidades ambientais apontam possíveis falhas em proposta elaborada pela ICF que definiu a área de influência que terão ações mitigatórias pela Petrobras
Durou mais de seis horas a audiência pública realizada na noite da última terça-feira, em Ilhabela, com o objetivo da apresentação Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental (EIA-Rima) dos Projetos Integrados de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, encaminhados para licenciamento junto ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Mais de 500 pessoas comparecerem à reunião que serviu, entre outras coisas, para esclarecer aos presentes, que nesta fase não se discute a possível redistribuição de royalties aos municípios indicados como possíveis a serem afetadas pelo empreendimento.
Conforme o levantamento da empresa, apenas Ilhabela, no Litoral Norte, estaria dentro da área de influência, o que pode fazer a Petrobras adotar medidas de compensação em caso de algum acidente ambiental.
 Primeira fase
O coordenador geral de Petróleo e Gás do Ibama, Cristiano Vilardo, também mediador da audiência pública, explicou que o encontro de terça-feira foi a primeira etapa da fase de licenciamento do empreendimento. Ele destacou ainda aos presentes que nesse processo não se discute repasse de royalties. “É possível alterar a área de influência, mas o Ibama não tem interferência nenhuma sobre os royalties neste sentido. Esta é uma competência da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e é em um outro momento, com outros critérios que a partilha é definida”.
Prefeitos também cobram mudanças em estudo
A audiência realizada em Ilhabela foi dividida em duas etapas, sendo que na primeira os prefeitos Toninho Colucci (Ilhabela) e Ernane Primazzi (São Sebastião),e vice-prefeitos, Antonio Carlos da Silva Junior (Caraguá) e Rui Teixeira Leite (Ubatuba) tiveram a oportunidade de se manifestar. Também fez parte da mesa, Cristiano Vilardo, do Ibama.

Colucci (PPS), presidente da Associação dos Municípios Produtores de Gás Natural, Petróleo, Possuidores de Gasodutos, Oleodutos, Áreas de Tancagem e Estação de Bombeamento do Estado de São Paulo (Amprogás) e Comitê de Bacias Hidrográficas Litoral Norte (CBH-LN), defendeu a inclusão dos municípios da região nos estudos que determinam a área de influência direta e indireta do Pré-Sal.

Impactos negativos e escolhas da Petrobras dominam questionamentos
Na segunda parte da audiência coube a participação popular e os principais questionamentos foram referentes aos impactos do empreendimento e o motivo da exclusão das outras cidades.

Segundo a Petrobras, o aeroporto de Itanhaém será usado como base para saída e chegada de helicópteros das plataformas. A comitiva de Ubatuba questionou por que não usar a estrutura existe na cidade com o aeroporto Gastão Madeira. De acordo com o gerente setorial de Meio Ambiente da Unidade Operacional da Bacia de Santos (UOBS), Marcos Vinicius de Mello, foi feito um estudo no município mas as condições meteorológicas não foram consideradas adequadas. “As aeronaves precisam pousar ou decolar e não podem ficar reféns do mau tempo”, destacou.

Também foram feitos questionamentos sobre infraestrutura viária, qualificação de mão-de-obra, transporte da produção, compensações ambientais, responsabilidade social, vazamentos de óleo, pesca e espécies ameaçadas.
Protesto bem humorado
Em alusão à falta de menção das cidades de Caraguá, Ubatuba e São Sebastião da área de impacto do Pré-sal, três ‘fantasmas’ participaram da audiência. Eles foram com a comitiva de Caraguá e nos lençóis os nomes dos municípios ‘excluídos’.

A justificativa é que com a falta de referência no EIA-Rima, os municípios tiveram a sensação de estarem incluídos numa zona fantasma: aquela que pela qual se passa, porém não é notada, citada ou percebida por quaisquer motivos ou interesses.
Fonte: Jornal Imprensa Livre
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Litoral Norte comparece em massa à audiência pública do Pré-Sal

Lideranças e comunidades do Litoral Norte compareceram em peso nesta terça-feira (02/09/2011) à audiência pública “Projetos Integrados de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural no Polo Pré-sal, Bacia de Santos”. A região se mobilizou para contestar e tentar reverter a exclusão de Caraguá, Ubatuba e São Sebastião da área de impacto ambiental do polo.
O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis) analisará os questionamentos da audiência e o Rima (Relatório de Impacto Ambiental), encomendado pela Petrobras a uma consultoria, para a emissão do licenciamento do Pré-sal até o final do ano. 
Muito técnicos e especialistas em meio ambiente discordam da exclusão da região da zona de influência ambiental do Pré-sal e apontam falhas na realização do relatório. Além disso, parte da produção do Pré-Sal será enviada para UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás) em Caraguá.
A secretária de Meio Ambiente de Caraguá, Maria Inez Fazzini Biondi, destacou que ANP (Agência Nacional de Petróleo) utiliza vários critérios para a concessão de royalties às cidades impactadas por empreendimentos petrolíferos.  Entre os critérios da ANP, está o abrigo de unidades de escoamento de petróleo e gás natural (UTGCA e Tebar), e reflexo delas no seu em torno. 
Segundo a secretária, Caraguá protocolou um parecer técnico com os erros do EIA-Rima e pediu a sua revisão e a inclusão de São Sebastião, Caraguá e Ubatuba como áreas impactadas no relatório. “O Litoral Norte não pode ser esquecido. É possível ter um modelo de desenvolvimento sustentável e estamos dispostos a colaborar com isso.”
Os outros questionamentos sobre o tema não esclarecidos, serão encaminhados ao Ibama no prazo de dez dias úteis. A secretaria de Meio Ambiente se reunirá com as lideranças de Caraguá para falar sobre a audiência.  
O representante da APA (Área de Proteção) Marinha do Litoral Norte, Marcos Lopes Couto, apontou problemas de ordem técnica que comprometem a conclusão do Rima.  Essa análise envolveu profissionais de vários segmentos, e será entregue ao Ibama.
De acordo com o coordenador de Petróleo e Gás do Ibama, Cristiano Vilarbo, a área de impacto ambiental não influencia na destinação dos royalties, que está fora da alçada do licenciamento. Vilarbo disse que projetos dinâmicos como este podem sofrer complementações e alterações.
Zona Fantasma
Na audiência pública do Ibama houve protestos pela exclusão de Caraguá, Ubatuba e São Sebastião da área de impacto do Pré-sal. Três participantes mostraram sua indignação de forma bem-humorada. Eles estamparam o nome das cidades ignoradas pelo EIA-Rima numa fantasia de fantasma. Com isso, os municípios tiveram a sensação de estarem incluídos numa zona fantasma: aquela que pela qual se passa, porém não é notada, citada ou percebida por quaisquer motivos ou interesses. 
Além do protesto dos fantasmas, as 6 horas de audiência foram cercadas de questionamentos sobre infraestrutura viária, qualificação de mão-de-obra, transporte da produção, compensações ambientais, responsabilidade social, vazamentos de óleo, pesca e espécies ameaçadas.
O evento também contou com as presenças do vice-prefeito de Caraguá, Antonio Carlos Júnior; do secretário adjunto de Meio Ambiente, Paulo André; da secretária adjunta de Planejamento, Márcia Zumpano; do secretário de Assistência Social, Antonio Cornélio de Moraes Filho; o secretário de Esportes, Nivaldo Alves; o assessor parlarmentar Lúcio Fernandes e funcionários municipais. Também compareceram à audiência pública: o vice-prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite; o prefeito de São Sebastião, Ernane Primazzi; o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci; e secretários municipais das respectivas prefeituras.
Últimas Notícias/PMC
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Ilhabela: Hoje Audiência Pública sobre a exploração do Pré-Sal

A discussão sobre a possibilidade de exclusão de Caraguá, São Sebastião e Ubatuba da área de influência direta do Pré-Sal será discutida no Ilha Flat Hotel em Ilhabela a partir dás 18h. O assunto tem movimentado os governos e a comunidade do Litoral Norte.
A secretária de Meio Ambiente de Caraguá, Maria Inez Moura Fazzini Biondi, explica que após a análise do processo de licenciamento proposto pela Petrobras, constataram-se diversas falhas e deficiências.
De acordo com a secretária, os documentos não consideram, em momento algum, os municípios como pertencentes à área de influência direta e indireta dos impactos ambientais, sociais e econômicos do empreendimento. Segundo Maria Inez é necessária uma manifestação ampla, com ações concretas de intervenção neste processo de licenciamento federal.
Até o momento, confirmaram a participação na audiência representantes da sociedade civil, Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Caraguá (AEAA-C), Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc), Conselho Tutelar, Associação de Hotéis e Pousadas (AHP), Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH), Conselho Municipal de Saúde da cidade (COMUS) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), representando a Casa do Advogado de Caraguá.
O Governo Municipal, por meio da secretaria de Meio Ambiente, providenciou dois ônibus que fará o transporte da população até o local da audiência. Os interessados devem confirmar a presença até ao meio dia, pois as vagas são limitadas. O veículo sairá às 16h, da Câmara Municipal de Caraguá.
Serviço
Audiência Pública Ambiental
Salão de Convenções do Ilha Flat Hotel, às 18h
Avenida Princesa Isabel, 747 – Praia do Perequê – Ilhabela
Assessoria de Comunicação/Foto Gianni D’Angelo/PMC
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Litoral Norte discute impactos da exploração do Pré-Sal

A possibilidade de exclusão dos municípios de Caraguá, São Sebastião e Ilhabela da área de influência direta do Pré-Sal tem movimentado os governos e a comunidade do Litoral Norte. Os reflexos desta medida no cotidiano regional e o licenciamento ambiental serão debatidos na audiência pública na próxima terça-feira (02/08/2011), às 18h, no Ilha Flat Hotel em Ilhabela.
A secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguá, Maria Inez Moura Fazzini Biondi, explica que após análise do processo de licenciamento do empreendimento Projetos Integrados de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Pólo do Pré-Sal, Bacia de Santos, proposto pela Petrobras, que encontra-se no Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Renováveis), constatou-se diversas falhas e deficiências.
Segundo a secretária, os documentos não consideram, em momento algum, os municípios de Caraguatatuba, São Sebastião e Ubatuba como pertencentes à área de influência direta e indireta dos impactos ambientais, sociais e econômicos do empreendimento. “Consequentemente, os documentos deixam de identificar, endereçar e discutir aspectos e impactos ambientais, negando-nos ainda a visão abrangente e completa das repercussões, tanto as positivas, quanto as negativas”, afirma a secretária. Maria Inez explica que é necessária uma manifestação ampla, com ações concretas de intervenção neste processo de licenciamento federal.
Foram convidados para participar do encontro em Ilhabela representantes de bairros, associação comercial, vereadores, entidades de classe e população.
Serviço
Audiência Pública Ambiental
Terça-feira (02/08/2011), às 18h
Salão de Convenções do Ilha Flat Hotel
Avenida Princesa Isabel, 747 – Praia do Perequê – Ilhabela
Últimas Notícias/PMC
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 26 de julho de 2011

Litoral Norte é excluído do pré-sal, com exceção de Ilhabela

Técnicos da região cobram revisão para o EIA-Rima que aponta licenciamento do Pré-Sal somente para Ilhabela
Técnicos e gestores ambientais do Litoral Norte contestam o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-Rima) apresentado recentemente por uma empresa de consultoria contratada pela Petrobras para apontar quais as cidades da região que receberiam os licenciamentos ambientais para o início das atividades nos campos de Pré-Sal. De acordo com o relatório apenas o município de Ilhabela estaria apto para receber o licenciamento do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) responsável por esta fase de licenças. Diante disso, representantes de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela querem propor à empresa um novo estudo e principalmente a suspensão do processo de licenciamento por parte do Ibama. Para apresentar à população o estudo, o instituto agendou para o próximo dia 2 de agosto, às 18h, uma audiência pública.
Maria Inez Moura Fazzini Biondi
Secretária de Meio Ambiente de Caraguatatuba
Para a secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba, Maria Inez Moura Fazzini Biondi, há falhas neste estudo que precisam ser revistas com certa urgência. “Nós, técnicos do Litoral Norte, lemos, estudamos todo este EIA-Rima e qual foi a nossa surpresa? Apesar da região do Litoral já estar sentindo na pele os impactos do possível desenvolvimento do Pré-Sal e, inclusive já termos em nossa região a Unidade de Tratamento de Gás, que será utilizada para o escoamento dos campos do Pré-Sal e de termos o Terminal de São Sebastião – responsável por mais de 50% do transporte do petróleo brasileiro, este estudo e o relatório não citam nossas cidades como área de influência. Com isso, teoricamente essas cidades não receberiam a compensação e os benefícios prováveis por conta dos problemas de impacto negativo e também não receberia os investimentos do impacto positivo também. Diferentemente da expectativa de toda a população do Litoral Norte”, argumentou.
Na avaliação da secretária, embora o estudo não aponte as compensações para três das quatro cidades do litoral, a influencia do Pré-Sal já é uma realidade e já aumentou consideravelmente determinadas demandas no litoral. “Mesmo estando fora da área de influência, fatalmente haverá um aumento no número de pessoas que virão para a região. Até porque elas já estão vindo e estamos sentindo muito isso por conta do aumento da demanda nas áreas de assistência social, saúde e habitação. Com a falta da compensação, certamente esses municípios vão crescer sem condições de garantir qualidade de vida”, reforçou.
Um novo estudo e a interrupção do processo de licenciamento são as primeiras providências solicitadas pelo grupo que pediu ainda a ajuda do governo do Estado para intervir na situação. “Observamos neste momento que o estudo é falho principalmente porque não considera as estruturas já existentes aqui e porque ele não discute o escoamento do petróleo. Acreditamos que fatalmente este escoamento será feito pelo Tebar, em São Sebastião, e por conta disso tudo é que estamos fazendo estes questionamentos. A consultoria que atendeu a Petrobras se equivocou neste estudo. Por isso é preciso suspender o processo de licenciamento, refazer o estudo e considerar os aspectos que estamos levantando para depois continuar. Além disso, os prefeitos das três cidades se reuniram e encaminharam um documento ao secretário de Estado do Meio Ambiente Bruno Covas, solicitando o apoio do governo do Estado”, completou.
Maria Inez reforçou que a intenção do grupo não é impedir a realização da audiência pública. “Não vamos tentar barrar a audiência, porque acreditamos ser esta uma maneira de questionar a empresa. O que estamos fazendo é justamente pedindo a colaboração da população para comparecer ao local reservado para o debate e, principalmente, expor todas as dúvidas levantadas até agora”.
Para o prefeito Toninho Colucci (PPS), a notícia de benefícios com a extração do Pré-Sal é uma boa oportunidade para garantir o desenvolvimento da cidade. “Não é de hoje que lutamos para garantir esses recursos. Sabemos perfeitamente dos benefícios e os planos já feitos para melhorar cada vez mais a infraestrutura de Ilhabela” disse.
Fonte: Imprensa Livre/Foto:Módulo
Caraguablog/JFPr