Mostrando postagens com marcador consumidor. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador consumidor. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Com a RM do Vale custo com ligações entre cidades diminui

Após a criação da nova Região Metropolitana do Vale do Paraíba que englobará 39 municípios do Vale, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira os moradores da região gastarão menos com ligações telefônicas.
A Secretaria de Desenvolvimento Metropolitano informou que pediu à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para incluir as novas regiões metropolitanas do Estado (São Paulo e Vale do Paraíba) para pagamento de tarifas locais em ligações telefônicas, ao invés da obrigação do uso de DDD.
Trata-se de norma da Anatel que, desde maio deste ano, prevê chamada a custo de ligação local para cidades de uma mesma região metropolitana.

 “Pedimos a Anatel que incorporasse as novas regiões metropolitanas na redução de tarifa entre as cidades, passando a local”, afirmou o secretário Edson Aparecido. “Seria o primeiro grande benefício para a população após a criação da RMVale.”

Hoje, apenas sete cidades do Vale contam com tarifa local para ligações entre si. São elas: São José dos Campos, Jacareí e Caçapava, Taubaté e Tremembé e Guaratinguetá e Aparecida. Nas demais, são cobradas tarifas de ligação a longa distância.

A diferença na cobrança pode chegar a R$ 0,24 para cada minuto de ligação. Enquanto o valor da tarifa local é de R$ 0,10 por minuto, o de longa distância alcança o valor máximo de R$ 0,34 entre as cidades mais distantes na região.

Uma ligação de dez minutos entre São José e Bananal, por exemplo, que hoje custa em torno de R$ 3,40, sairia por R$ 1 com a RM Vale.
Regras. A Anatel informou que, pelas normas, a RM Vale poderá ter ligações locais a partir de 2016. Para antecipar o desconto, as prefeituras e o governo estadual podem fazer gestões junto às empresas.
Com informações da Anatel e do Jornal O Vale
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Clientes sorteados recebem prêmios do 6º Caraguá a Gosto


Na última terça-feira (20/09/2011) a secretaria de Turismo entregou os prêmios da 6ª edição do Caraguá a Gosto. Quatro Ipads, uma adega climatizada e 32 jantares foram sorteados entre os consumidores dos estabelecimentos que participaram do festival gastronômico.
Os ganhadores dos Ipads foram Rodrigo Proença, de Maringá (PR) e Thiago Regiani de Souza, de Caraguá; Rodney Lazarini Fialho de Araújo, de São José dos Campos; e Aracélis Tedesco Dalcceco, de Caraguá. Eles consumiram os pratos do Caraguá a Gosto no Bar do Hélio, Quiosque Baleia Branca e Osteria Officina das Pizzas, respectivamente.
A 6ª edição do Caraguá a Gosto contou com a participação de 32 restaurantes da cidade, 19.350 clientes, oriundos de 113 cidades, 19 estados e cinco países. Foram preenchidas 6.450 cédulas.
Informações Portal Transparência/PMC
Caraguablog/JFPr

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PROCON é coisa do passado


A Revista Exame traz uma reportagem sobre um site chamado "Reclame Aqui".
A ideia é que seja um mural (ESPÉCIE DE MURO DAS LAMENTAÇÕES) onde as pessoas expõem suas queixas sobre serviços ou produtos, visível a todos que acessarem o site. O interessante é que, sem burocracia, os problemas são solucionados com mais rapidez.

Quando um consumidor reclama de um produto de alguma empresa, essa empresa recebe um e-mail dessa queixa. E como a empresa preza por sua imagem, ela tende a ser eficiente na solução, que será aberta ao público. O que tem dado muito certo, já que 70% dos casos são resolvidos! E o tempo médio é de menos de uma semana, diferente do PROCON que tem a média em 120 dias.
Lá vai o site: www.reclameaqui.com.br
Divulgue, quanto mais pessoas usarem maior força terá.
Caraguablog/JFPr

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Procon alerta sobre mudança nacional na legislação dos planos de saúde

O Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon) informa que a partir de setembro haverá mudanças na legislação nacional dos planos de saúde. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), através de resolução, estabeleceu prazo máximo para marcação de consultas e exames médicos.

Tais medidas já começam a valer dentro de 90 dias. Nas especificações como pediatria clínica, cirurgia geral e obstetrícia os pacientes terão que ser atendidos em até sete dias úteis. Já para fonoaudiólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas o prazo é de dez dias úteis. Outras especialidades, como cardiologia, será de 14 dias úteis.

O tempo máximo para resultado de exames de laboratório é de três dias e outros diagnósticos até dez dias. Cirurgias sem urgência devem ser marcadas em até 21 dias.

A resolução da ANS não garante atendimentos com o médico de preferência do paciente. Para o cumprimento do prazo de consultas e outros atendimentos, o próprio convênio passará a indicar o profissional ou a clínica para o conveniado.

Os convênios que não cumprirem deverão ser denunciados à Agência Nacional. Se o prazo da consulta não for cumprido, o consumidor ainda poderá procurar um médico não credenciado, pagar a consulta e exigir o reembolso.

Em caso de dúvida, consulte o Procon de sua cidade.
Fonte: Imprensa Livre – 14/7