Mostrando postagens com marcador Empreendimento. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Empreendimento. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Caraguá: Projeto do Plano Diretor é encaminhado à Câmara Municipal

Depois de tramitar desde que o prefeito Antonio Carlos tomou posse, em 1º de janeiro de 2009, de dezenas de reuniões e quatro audiências públicas concorridas, o projeto que institui o plano diretor de Caraguatatuba finalmente foi encaminhado à Câmara Municipal para análise e aprovação.

O projeto foi lido na sessão ordinária da última terça-feira, 20 de setembro. É um calhamaço. Ali estão reunidas todas as sugestões angariadas durante as audiências públicas realizadas pela prefeitura municipal e que movimentou a cidade em torno do assunto.

Terminada a fase executiva, inicia-se agora uma segunda, a legislativa. Novas audiências públicas serão realizadas, no mínimo duas, com a participação aberta a todos os interessados e à população em geral.

Novamente as pessoas poderão avaliar o trabalho desenvolvido pelos técnicos da prefeitura e apresentar novas sugestões, tudo para que o projeto que norteará o desenvolvimento de Caraguatatuba pelas próximas décadas seja o mais acertado possível.

A base de gás instalada pela Petrobras na cidade e o inevitável crescimento populacional são dados que não podem ser descartados. Caraguatatuba não pode repetir o que aconteceu com a cidade de Macaé, no estado do Rio de Janeiro, onde duas cidades passaram a existir depois que a Petrobras nela se instalou: a dos ricos, muito ricos, e a dos miseráveis.

Por isso, discutir o plano diretor da cidade da forma mais desapaixonada possível é um dever e uma responsabilidade que se impõem agora aos seus vereadores. Todos esperam que se iluminem na hora de apresentarem suas sugestões, emendas, correções, seja o que for, principalmente na hora de darem o seu voto.

A cidade tem pressa em se desenvolver econômica e socialmente falando. A sua população precisa disso para viver mais condignamente.

Caraguá: Lançada a revista Banana Verde

Alunos do curso de Jornalismo do Módulo criam revista Banana Verde. A publicação aborda o ensino na Instituição e será distribuída internamente

O Centro Universitário Módulo lançou nesta quinta-feira (22), às 19h, no campus Martin de Sá, a primeira edição da revista experimental feita pelos alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

O nome da revista, Banana Verde, remete ao processo de transformação que a banana (não madura) passa no cozimento do prato típico da região, o Azul Marinho (peixe com banana verde). Desta forma, os alunos de Jornalismo do Módulo são o ingrediente principal da faculdade e estão em “processo de amadurecimento” profissional.
>> veja a revista on-line e outras informações...

A primeira edição aborda a temática do ensino superior no único Centro Universitário do Litoral Norte Paulista, o Módulo, e revela histórias peculiares da instituição de ensino, de seus alunos, professores e funcionários. A segunda edição já está em andamento e abordará a Cultura Caiçara. Com periodicidade semestral, os dois mil exemplares serão distribuídos para os estudantes do Módulo.

Os alunos de Publicidade e Propaganda também foram envolvidos na produção da revista. Além de terem criado a campanha de lançamento da Banana Verde, eles fizeram anúncios para veículos impressos, como o jornal Antenado (outro produto experimental do curso de Jornalismo) e a revista CASA Praia.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Serramar Shopping de Caraguá reafirma inauguração em 11 de novembro


Realizou neste fim de semana a entrega simbólica das chaves aos lojistas

O encontro aconteceu já nas instalações do centro de compras e o objetivo foi promover a entrega simbólica das chaves das lojas aos empreendedores e mostrar o andamento das obras

De acordo com Cristiana Arena, superintendente do shopping, 90% das lojas estão ocupadas e agora os lojistas iniciarão os trabalhos de composição dos espaços internos. Ela afirma que o ritmo da obra está acelerado e adiantado, de modo que será possível cumprir o prazo novembro de entrega, estabelecido desde o anúncio das obras.

Segundo Cristiana Arena ainda é possível adquirir uma loja no Serramar Shopping, mas é preciso ser ágil, pois o número de espaços disponíveis é limitado, assim como o prazo para deixar tudo pronto para a inauguração. A direção tem o compromisso da entrega, prevista para o dia 11 de novembro de 2011, às 11h.
Caraguablog/JFPr

sábado, 17 de setembro de 2011

Capacitar para atender melhor o mercado de trabalho

Cursos preparam mão de obra e empresários

O crescimento e desenvolvimento de Caraguá têm obrigado tanto os empresários, e profissionais quanto o Governo Municipal a investirem na capacitação de mão-de-obra.

A administração pública tem procurado parcerias para trazer para a cidade cursos profissionalizantes com o objetivo de capacitar, qualificar e requalificar a população. A cidade já conta com três instituições de ensino que oferecem oportunidades de formação profissional: o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP); a Escola Técnica Estadual (Etec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). E ainda, o Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae, que capacita os micro e pequenos empresários, e favorecer a empregabilidade no município.


Para o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, a demanda de mão de obra deverá crescer no setor industrial e, com isso, gerar mais empregos. “É necessária a qualificação dos nossos moradores, para que as empresas que se instalarem contratem trabalhadores locais e não necessitem trazer mão-de-obra de outras regiões”, afirmou.

Demanda - A preocupação com a formação de mão de obra, no entanto, não é recente. Há mais de dez anos, cursos de capacitação eram oferecidos pelo Fundo Social de Solidariedade. Para atender a demanda crescente daquela época, o Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural (Fundacc), firmou convênio com o Governo Federal e instalou na cidade o Centro de Educação Profissionalizante do Litoral Norte (Ceprolin), que hoje é o Instituto Federal (IFSP).

A instituição conta hoje com 45 docentes e aproximadamente 1.200 alunos nos cursos de três áreas: Construção Civil, Tecnologia da Informação e Gestão. Em 2011, o Instituto Federal, passou a oferecer os cursos superiores de Licenciatura em Matemática, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia em Processos Gerenciais, com 40 vagas cada.
  
Sua estrutura oferece sete salas de aulas de uso comum, oito laboratórios de informática e dois de construção civil, uma cozinha didática e um auditório multidisciplinar. O prédio está em fase de ampliação e as novas instalações abrigarão a biblioteca e o setor administrativo. Com as obras, três salas serão liberadas para realização de cursos.
 
Competência - Já a ETEC oferece formação e aperfeiçoamento nas áreas de Contabilidade, Logística e Informática para Internet, com 40 vagas cada; além de outras 80 para o ensino médio. Atualmente, a escola tem 21 professores e 480 alunos inscritos. No vestibulinho do 2º semestre de 2011, 650 candidatos disputaram 120 vagas.

A escola tem seis salas de aula, laboratórios de Informática, Gestão, Química, Física e Biologia; salas de Bar e Restaurante, Manipulação de Alimentos e de Padaria e Confeitaria. Para 2012, a ETEC terá o curso técnico em Cozinha, com 40 vagas. As inscrições para o vestibulinho do ensino médio e profissionalizante da escola abrem no próximo dia 28 de setembro e seguem até às 15h do dia 18 de outubro, no site www.vestibulinhoetec.com. A taxa de inscrição é de R$ 25.

Autonomia - O Senai de São José dos Campos, que atua em Caraguá, também qualifica e requalifica os alunos para que, no futuro, possam entrar no mercado de trabalho ou como autônomos. A unidade, inaugurada no início de 2010, tem três professores e os cursos de Instalador Hidráulico, Eletricista, Instalador Residencial, Pintor de Obras, Auxiliar de Climatização Veicular, Pedreiro Assentador e Pedreiro Revestidor. 

Mas, não são somente os recém-formados que necessitam de orientação para se colocar no mercado de trabalho. Os empresários, muitas vezes, também precisam se qualificar e se atualizar, principalmente, para acompanhar o mundo em constante mudança.

Em Caraguá, os empresários, contam com o Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE) do Sebrae. Cerca de três vezes por mês, consultores da entidade de São José dos Campos ministram palestras gratuitas e cursos de capacitação, conforme a demanda e a época do ano. Algumas destas capacitações são específicas para empresários, como a que será realizada no dia 29 deste mês, às 19h, com o tema “Consultoria Coletiva sobre Controle Financeiro”. As vagas são limitadas, por isso é necessário reservá-las. Mais informações no 3882-3854.

O posto é uma parceria do Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc), com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Ubatuba (Sinhores).

Curso de garçom recoloca profissionais no mercado de trabalho

Com a chegada do verão e de novos empreendimentos no município, o curso de formação de garçom, promovido pelo Governo Municipal, por meio Fundação Educacional e Cultural de Caraguá (Fundacc) em parceria com a ETEC (Escola Técnica de Caraguá), é uma boa oportunidade para ingressar ou voltar ao mercado de trabalho.

Pela parceria, a Fundacc entra com o material didático e o docente. Já a ETEC cede o espaço físico para a realização do curso. As aulas são ministradas pelo professor de história Hércules Pantojo, que já foi garçom, dono de pousada e proprietário de restaurante.


No final de setembro, 17 pessoas concluirão o curso e estarão aptas a trabalhar em bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques.  A capacitação tem a duração de 60 horas/aula, aplicadas em 30 dias.

Os participantes aprendem a lidar com o público, ética, manipulação e higienização de alimentos, arrumação de mesa e manejo dos talheres conforme a refeição a ser servida. A presidente da Fundacc, Zenaide Vernizzi, disse que muitos alunos estão fora do mercado de trabalho há algum tempo, e que o curso é uma oportunidade de retorno imediato. “Muitos donos de estabelecimentos procuram a Fundação e pedem para encaminhar os formados para uma entrevista de emprego.”

Desempregada há dois meses, Erlene Reis de Sá tem grandes expectativas com relação ao curso. “Essa é uma boa oportunidade para mudar de profissão e enriquecer meu currículo. Espero conseguir um emprego assim que terminá-lo.”

A diretora de Educação Profissional da Fundacc, Cristina Neves, explica que o curso de garçom atende a uma solicitação das Associações de Quiosques e de Hotéis e Pousadas de Caraguá. “Esta é a segunda turma a passar pela qualificação. A criação de uma terceira está em fase de estudo.” Os interessados em participar do curso devem ter no mínimo 18 anos e residir em Caraguá.

Novos Cursos - A Fundacc planeja criar dois novos cursos, um de camareira e outro de vendas, com o objetivo de suprir a demanda de profissionais da rede hoteleira, do comércio local e do primeiro shopping de grande porte do Litoral Norte. A previsão é que as turmas comecem a ser formadas na 2ª quinzena de outubro.

Informações: Fundacc - Rua Santa Cruz, 436 – Centro - Tel: (12) 3897-5660

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Serramar Parque Shopping inaugura dia 11 de novembro


O SERRAMAR PARQUE SHOPPING, primeiro grande Shopping Center do Litoral Norte de São Paulo com obras em ritmo acelerado, possui poucas unidades para comercialização e as lojas âncoras, como Riachuelo, Marisa, Pernambucanas e Magazine Luiza, já tiveram seus espaços entregues para início de montagem. A inauguração do empreendimento ocorrerá no dia 11 de novembro deste ano.
O empreendimento será um completo centro de lazer e conveniência e está sendo construído pela Serveng-Civilsan, que há 40 anos está presente em Caraguatatuba. O investimento total é de R$ 70 milhões, e o empreendimento será controlado e administrado pela Serveng.
O Serramar Parque Shopping ocupará um terreno de 164 mil metros quadrados, no cruzamento da rodovia Rio-Santos com a futura Nova Tamoios. Serão 21 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), com 110 lojas, entre âncoras, megalojas e satélites (comércios menores), além de um hipermercado, praça de alimentação com redes de fast food e restaurantes, quatro salas de cinema e mais de 900 vagas para estacionamento. A responsabilidade estratégica do trabalho de assessoria e divulgação ficará a cargo da jornalista Luciana Fuoco, da Fuoco- Assessoria e Conteúdo diretora de comunicação e imprensa, que junto com os demais profissionais da equipe realizarão o atendimento aos veículos e profissionais de mídia.
Luciana Fuoco – luciana@fuoco.net.br Assessora de Imprensa / Serramar Parque ShoppingCel.: (12) 8100-9632 ou (11) 9183-0973 / Skype: lufuoco 
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Caraguá, Litoral Norte paulista, em constante crescimento.

Os investimentos dos Governos Municipal e Estadual já refletem em melhorias e na vinda de empreendimentos da iniciativa privada, que geram emprego e renda para a população de 100.440 habitantes de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Entre 1999 e 2007, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 121% e houve elevação de 91% da renda per capita no mesmo período. A projeção econômica até 2020 é de que o PIB cresça 100%.
A soma de investimentos do Governo Municipal, de 2009 a 2011, chega a R$ 100 milhões já empenhados. São obras de infraestrutura nos bairros das regiões sul, norte e central como pontes, pavimentações, complexos esportivos, galerias pluviais, escolas, creches, três modernos centros educacionais unidades de saúde, Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas e frota mecanizada.
Novas empresas, agências bancárias e lojas de rede, que são referências em todo o Brasil, estão se instalando em Caraguá. Até o momento, foram 630 projetos de obras aprovados e os locais mais procurados são os bairros Porto Novo Indaiá e Jardim Aruan. Isso sem falar do novo Shopping Center de grande porte, com 154 mil m², previsão de 122 lojas e estacionamento com 800 vagas. São R$ 50 milhões gastos nas obras de construção do empreendimento. A inauguração está prevista para novembro deste ano.
Para que a mão-de-obra local seja utilizada, o Governo Municipal capacita jovens e adultos, por meio de parcerias com instituições como a Escola Técnica (Etec), Instituto Federal (IF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).
De olho no futuro - O município se prepara para atender a população e também os turistas que visitam Caraguá durante todo o ano. O Governo do Estado implantou o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma unidade do Poupatempo e a passarela do Rio Juqueriquerê. Estão em andamento as obras de 20 unidades do programa Vila Dignidade, no bairro Jardim Jaqueira, destinadas à terceira idade, e outras 47 casas no bairro Travessão para as famílias que residem em áreas de risco. Ainda em 2011 devem iniciar as obras de 145 moradias pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), em locais que ainda serão definidos.
Saneamento Básico também é prioridade. Com as obras da Sabesp, Caraguá ampliará o índice de coleta e tratamento de esgoto de 72% para 80% até 2012. Os investimentos em água e esgoto devem ultrapassar R$ 104 milhões entre 2011 e 2015. Essas melhorias conservam o atrativo turístico e a qualidade de vida da população.
As obras em execução das rotatórias irão disciplinar o trânsito da cidade em quatro pontos: entrada da cidade (para direcionar os motoristas com destino a Ubatuba para a rotatória do Indaiá, com percurso pela Avenida da Praia); avenida Brasil (função de escoamento de veículos para dividir o fluxo na região do Fórum); avenida Jundiaí (fará a ligação entre o trevo do Camaroeiro e a avenida Frei Pacífico Wagner) e a rotatória do bairro Casa Branca (em frente ao Centro Universitário Módulo).
Quando o município cresce de forma equilibrada, ordenada e com sustentabilidade para a geração de empregos e renda, toda a população sai ganhando. Os investimentos públicos visam exclusivamente o bem-estar do cidadão.
Investimentos – Com o mercado aquecido, o número de empresas coligadas à Associação Comercial da Cidade pulou de pouco mais 600 para 1080 associadas. São companhias como a de Wilney Cardoso, que é proprietário de uma construtora que leva o seu nome, com 30 anos de experiência no segmento de construção civil de Caraguá. O empresário já vê sinais das mudanças promovidas na Cidade.
“Vemos reflexo nas locações de imóveis por conta dos engenheiros, funcionários de alto escalão das empresas que vêm para cá. Nosso segmento registrou um crescimento entre 10 e 15% e acho que deverá crescer de forma gradativa. O Município se desenvolveu e hoje é referência nesta parte do Litoral”, destaca.
Cardoso ressalta o bom momento que a Cidade passa: “Caraguá se desenvolveu de uma forma extremamente comercial. Nós temos todos os bancos, todas as revendas de carro, várias clínicas médicas com especialidades, por exemplo. A Unidade de Tratamento de Gás e o novo shopping vão trazer benefícios. Estão vindo todas as pessoas de desenvolvimento ao mesmo tempo”.
Outra empresa que vem ampliando seus investimentos na cidade é a Serveng, uma das mais sólidas e tradicionais empresas de engenharia do País, e que já participou da construção de rodovias, linhas de metrô, hidrelétricas, instalações portuárias e outros projetos de grande porte em todo o país. Atuante em Caraguatatuba há 40 anos, a companhia mantém uma relação de proximidade com o município e, por estar atenta às necessidades da região, fez um grande aporte na cidade para criação de um mega shopping.
A partir de novembro de 2011, Caraguatatuba, terá o primeiro grande shopping center na região. O Serramar Parque Shopping será um completo centro de lazer e conveniência e está sendo construído pela Serveng-Civilsan, o investimento total será de R$ 70 milhões.
“Nós acreditamos que o Litoral Norte reúne todas as condições para se desenvolver de forma sustentável e planejada”, diz Cristiana Arena, superintendente do shopping Serramar. Segundo ela, além dos investimentos em turismo a região deverá ser um dos principais pólos de geração de empregos do Estado. “A Instalação da UTGCA, a ampliação do Porto de São Sebastião e a Nova Tamoios irão impulsionar as atividades de logística e da indústria de óleo e gás na região, dentre outras. E o shopping será o maior centro de comércio, lazer e conveniência do Litoral Norte.”
Sem rodeios, Thiana Assis, dona de uma das imobiliárias mais antigas da cidade, a Thiana Imóveis, afirma que 100% dos negócios fechados são em razão do “boom” que Caraguatatuba está passando por conta da UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato de Caraguatatuba).
“No último lançamento, vendemos todos os apartamentos em 15 dias. Os imóveis são construídos por um grupo de 36 investidores que negociam a compra de todo o material em grande quantidade. Assim, podemos conferir às nossas unidades preço de custo. Os compradores, na sua maioria, são pessoas que adquirem os imóveis para revenda. Hoje o empresário que tiver dinheiro para investir, invista, pois ele vai ganhar muito dinheiro. O boom do Brasil hoje chama-se Caraguatatuba”, conclui.
Caraguablog/JFPr 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Banco do Povo oferece crédito a empresários de Caraguá

Entre os meses de janeiro e junho de 2011, o Banco do Povo Paulista de Caraguá emprestou mais de R$161 mil, em 48 operações em todo município. O programa do Governo do Estado de São Paulo, que tem parceria do Governo Municipal, por meio da secretaria de Assistência Social, visa ceder microcrédito a empresários e micro empresários da cidade.

O Banco do Povo é gerenciado pela secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com as prefeituras municipais. Em 2011, o programa está disponibilizando R$36 milhões  para empréstimos na grande São Paulo. A meta é alcançar o número de R$120 milhões em empréstimos.

O banco cede empréstimo para financiar abertura e regularização de empresas, compra de mercadorias e matérias-primas, compra e conserto de máquinas e equipamentos e compra e conserto de veículos utilitários. O empresário tem até 36 meses para pagar, com carência de até 90 dias e sob taxa de juros de 0,7% ao mês.

Para conseguir o crédito, o comerciante deve residir ou ter negócio na cidade há mais de dois anos, ter faturamento bruto de até R$240 mil por ano, nos último dois anos, e não possuir restrições cadastrais no SPC, Serasa e Cadin estadual. O programa exige um avalista e alienação fiduciária.

O Banco do Povo oferece créditos que variam entre R$200 e R$7,5 mil. Os interessados podem solicitar o crédito pelo site www.bancodopovo.sp.gov.br ou comparecer no Banco do Povo de Caraguá.

Serviço:
Banco do Povo - Rua Taubaté, 520 – bairro Sumaré - Telefone: 3883-1682

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Sebrae oferece palestra sobre gestão de empresas

O Posto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae de Caraguá realiza amanhã (12), às 19h, a palestra “Liderar seu negócio é fundamental”, com base no Programa Empresas Avançadas. O evento será na Donana Buffet, na Avenida Castelo Branco, 2.229, no bairro Terralão.

A palestra tem o objetivo de interagir e compartilhar informações entre os participantes, por meio de debates e depoimentos de experiências em gestão de empresas.

O evento é gratuito e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever pela central de atendimento do Sebrae, das 8h às 20h, no telefone 0800 570 0800.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um novo horizonte para Caraguá

Na primeira semana de junho, membros da Comissão de Assuntos Relevantes – CAR, da Câmara Municipal de Caraguá-SP, que acompanham a construção da Base de Gás da Petrobrás, estiveram na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato de Caraguatatuba – UTGCA. Visita esta que coincidiu com o anúncio do Plano de Adequação, marcado para julho deste ano. O cenário encontrado pela Comissão é promissor: a UTGCA está bombeando cerca de 18 milhões de m³ de gás diariamente e usando menos de 1% do total para gerar a energia necessária para manter a Base em funcionamento. 

Contudo, a principal informação do dia não foi esta, mas o fato de que para atender às obras de Adequação, que aumentarão a capacidade da UTGCA de 18 para 20 milhões de m³, haverá um novo “boom” de empregos na cidade.

No pico das obras da UTGCA, em 2007, foram gerados mais de quatro mil empregos diretos. Nesta nova fase de Adequação as oportunidades serão em menor escala, mas ainda sim, muito animadoras. Cerca de mil pessoas serão contratadas e a expectativa é de que pelo menos 40% deste contingente venha de Caraguá.

A cidade vive um momento ímpar. Além desta nova demanda de oportunidades de trabalho, em linhas gerais, o Município passa realmente por um período de efervescência econômica. Caraguatatuba acaba de completar 154 anos sob o olhar atento de investidores oriundos de vários setores, principalmente, o imobiliário, varejo e offshore. Planejamento será necessário para ordenar o crescimento que está por vir e assim desenhar um novo horizonte para a cidade do litoral paulista.

Em entrevista especial à Revista SANTOS MODAL, o prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, fala das possibilidades de desenvolvimento socioeconômico que estão se abrindo para a cidade e como ele pretende fazer com que este crescimento seja sustentável

Veja a entrevista>>>>>>>>>
Santos Modal - Como o prefeito define este momento pelo qual passa o município?

Antonio Carlos - O município sente-se muito honrado e orgulhoso em poder sediar a Petrobras. Nós sabemos a importância deste investimento para o Brasil em termos de abastecimento energético, do desenvolvimento do País. Mas também estamos muito preocupados. O nosso objetivo é transformar Caraguá em uma cidade boa pra se morar, pra se investir e visitar. Essa é a nossa missão. Então, o poder público também tem que se focar em ações para que este crescimento tenha sustentabilidade.

SM - Há muitas empresas de grande porte que estão se instalando na Cidade, a exemplo da Dicico e um mega shopping que está vindo, certo?

AC - Hoje nós temos quase todas as lojas grandes de departamento no município. Caraguá é, na realidade, o centro comercial do Litoral Norte. Ela já não depende tanto do turismo há muito tempo. Agora nós temos a preocupação de que esse desenvolvimento venha com qualidade de vida. Com esse crescimento acaba vindo muita gente e a cidade não vai ter como oferecer empregos para todos. Aproveito para fazer um alerta. Governo Federal, Governo do Estado e municípios devem realizar uma ação conjunta, incluindo a Petrobras, para que este desenvolvimento venha com muita responsabilidade. Nós temos o exemplo de Macaé, no Rio de Janeiro, que recebeu a Petrobras e hoje quase 80% do município é formado por favelas. O Litoral Norte é a “galinha dos ovos de ouro” do Estado de São Paulo e do Brasil. 

Eu quero deixar aqui o meu pedido e a minha preocupação para que tenhamos políticas públicas unificadas com as outras esferas governamentais. Estamos investindo 20% do orçamento municipal, que é um índice altíssimo, para solucionarmos um problema sério de drenagem. Estamos fazendo a nossa parte.

SM - Estes investimentos que o Município vem recebendo tendem a potencializar o desenvolvimento da cidade. De que forma a prefeitura está lidando com isso?

AC - Concretizamos uma parceria com a Petrobras pra fazer o enroncamento do rio Juqueriquerê e do estacionamento. A empresa já contratou o projeto e está fazendo o estudo de impacto ambiental. A obra é importantíssima, pois vai reduzir em mais de um metro o nível da água e diminuir as enchentes de toda a região sul, Morro do Algodão, Barranco Alto, Perequê Mirim e Travessão, que tem enchentes em função da baixa altitude.

SM - Será preciso alargamento?

AC - Não. O Rio Juqueriquerê já é navegável, só vai ter que fazer a barra. A obra vai estimular, também, o turismo náutico, que gera muito emprego, desenvolvimento, atraindo o turista e veranista.

SM - Terá um limite máximo para a embarcação poder passar pelo rio e chegar até a estação de gás?

AC - Ainda não foi definido qual é o potencial do rio e se vai ter algum limite para a embarcação entrar.

SM - Como a prefeitura vem trabalhando para amenizar os impactos de crescimento da cidade, em decorrência da instalação da unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato em Caraguatatuba?

AC - O Governo do Estado já liberou para Caraguatatuba mil residências para famílias de baixa renda, que é o nosso foco. Estamos procurando áreas para poder oferecer ao CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo). Pretendemos tirar as pessoas que moram em favelas e atender aquelas famílias que vivem em áreas de risco. No total, vamos precisar de três mil residências.

SM - Já ouve aumento na oferta de oportunidade de trabalho em função destes primeiros investimentos projetados e aplicados na cidade. Em que proporção?

AC - Sim. Só nos últimos 90 dias foram aprovados 17 novos prédios. Você atrai veranistas, atrai moradores e também gera emprego . Eles consomem na cidade e contratam serviços aqui. Eu sou desenvolvimentista e municipalista. Sou prefeito pela terceira vez e já implantamos aqui uma Escola Federal e uma ETEC em parceria com o Governo do Estado. Além disso, Caraguá tem hoje o Poupatempo, o AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e o SENAI para qualificar e capacitar nossa mão de obra.

SM - Como o senhor imagina a cidade nos próximos anos?

AC - Imagino Caraguá bonita como ela é, com uma infraestrutura melhor, com desenvolvimento. Vai depender das nossas ações e das nossas parcerias, pra que seja sustentável e tenha qualidade de vida. É isso que eu desejo.

Investimentos na mira
Caraguá, localizada no Litoral Norte paulista, está em constante crescimento. Os investimentos dos Governos Municipal e Estadual já refletem em melhorias e na vinda de empreendimentos da iniciativa privada, que geram emprego e renda para a população de 100.440 habitantes de acordo com o Censo 2010 do IBGE. Entre 1999 e 2007, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 121% e houve elevação de 91% da renda per capita no mesmo período. A projeção econômica até 2020 é de que o PIB cresça 100%.

A soma de investimentos do Governo Municipal, de 2009 a 2011, chega a R$ 100 milhões já empenhados. São obras de infraestrutura nos bairros das regiões sul, norte e central como pontes, pavimentações, complexos esportivos, galerias pluviais, escolas, creches, três modernos centros educacionais, unidades de saúde, Centro de Especialidades Médicas e Odontológicas e frota mecanizada.

Novas empresas, agências bancárias e lojas de rede, que são referências em todo o Brasil, estão se instalando em Caraguá. Até o momento, foram 630 projetos de obras aprovados e os locais mais procurados são os bairros Porto Novo, Indaiá e Jardim Aruan. Isso sem falar do novo shopping center de grande porte, com 154 mil m², previsão de 122 lojas e estacionamento com 800 vagas. São R$ 50 milhões gastos nas obras de construção do empreendimento. A inauguração está prevista para novembro deste ano.

Para que a mão-de-obra local seja utilizada, o Governo Municipal capacita jovens e adultos, por meio de parcerias com instituições como a Escola Técnica (Etec), Instituto Federal (IF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Serviço Social da Indústria (Sesi).

De olho no futuro - O município se prepara para atender a população e também os turistas que visitam Caraguá durante todo o ano. O Governo do Estado implantou o Ambulatório Médico de Especialidades (AME), uma unidade do Poupatempo e a passarela do Rio Juqueriquerê. Estão em andamento as obras de 20 unidades do programa Vila Dignidade, no bairro Jardim Jaqueira, destinadas à terceira idade, e outras 47 casas no bairro Travessão para as famílias que residem em áreas de risco. Ainda em 2011 devem iniciar as obras de 145 moradias pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano (CDHU), em locais que ainda serão definidos.

Saneamento Básico também é prioridade. Com as obras da Sabesp, Caraguá ampliará o índice de coleta e tratamento de esgoto de 72% para 80% até 2012. Os investimentos em água e esgoto devem ultrapassar R$ 104 milhões entre 2011 e 2015. Essas melhorias conservam o atrativo turístico e a qualidade de vida da população.

As obras em execução das rotatórias irão disciplinar o trânsito da cidade em quatro pontos: entrada da cidade (para direcionar os motoristas com destino a Ubatuba para a rotatória do Indaiá, com percurso pela Avenida da Praia); avenida Brasil (função de escoamento de veículos para dividir o fluxo na região do Fórum); avenida Jundiaí (fará a ligação entre o trevo do Camaroeiro e a avenida Frei Pacífico Wagner) e a rotatória do bairro Casa Branca (em frente ao Centro Universitário Módulo).

Quando o município cresce de forma equilibrada, ordenada e com sustentabilidade para a geração de empregos e renda, toda a população sai ganhando. Os investimentos públicos visam exclusivamente o bem-estar do cidadão.

Investimentos – Com o mercado aquecido, o número de empresas coligadas à Associação Comercial da Cidade pulou de pouco mais 600 para 1080 associadas. São companhias como a de Wilney Cardoso, que é proprietário de uma construtora que leva o seu nome, com 30 anos de experiência no segmento de construção civil de Caraguá. O empresário já vê sinais das mudanças promovidas na Cidade.

“Vemos reflexo nas locações de imóveis por conta dos engenheiros, funcionários de alto escalão das empresas que vêm para cá. Nosso segmento registrou um crescimento entre 10 e 15% e acho que deverá crescer de forma gradativa. O Município se desenvolveu e hoje é referência nesta parte do Litoral”, destaca.

Cardoso ressalta o bom momento que a Cidade passa: “Caraguá se desenvolveu de uma forma extremamente comercial. Nós temos todos os bancos, todas as revendas de carro, várias clínicas médicas com especialidades, por exemplo. A Unidade de Tratamento de Gás e o novo shopping vão trazer benefícios. Estão vindo todas as pessoas de desenvolvimento ao mesmo tempo”.

Outra empresa que vem ampliando seus investimentos na cidade é a Serveng, uma das mais sólidas e tradicionais empresas de engenharia do País, e que já participou da construção de rodovias, linhas de metrô, hidrelétricas, instalações portuárias e outros projetos de grande porte em todo o país. Atuante em Caraguatatuba há 40 anos, a companhia mantém uma relação de proximidade com o município e, por estar atenta às necessidades da região, fez um grande aporte na cidade para criação de um mega shopping.

A partir de novembro de 2011, Caraguatatuba, terá o primeiro grande shopping center na região. O Serramar Parque Shopping será um completo centro de lazer e conveniência e está sendo construído pela Serveng-Civilsan, o investimento total será de R$ 70 milhões.

“Nós acreditamos que o Litoral Norte reúne todas as condições para se desenvolver de forma sustentável e planejada”, diz Cristiana Arena, superintendente do shopping Serramar. Segundo ela, além dos investimentos em turismo a região deverá ser um dos principais pólos de geração de empregos do Estado. “A Instalação da UTGCA, a ampliação do Porto de São Sebastião e a Nova Tamoios irão impulsionar as atividades de logística e da indústria de óleo e gás na região, dentre outras. E o shopping será o maior centro de comércio, lazer e conveniência do Litoral Norte.”

Sem rodeios, Thiana Assis, dona de uma das imobiliárias mais antigas da cidade, a Thiana Imóveis, afirma que 100% dos negócios fechados são em razão do “boom” que Caraguatatuba está passando por conta da UTGCA (Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato de Caraguatatuba).

“No último lançamento, vendemos todos os apartamentos em 15 dias. Os imóveis são construídos por um grupo de 36 investidores que negociam a compra de todo o material em grande quantidade. Assim, podemos conferir às nossas unidades preço de custo. Os compradores, na sua maioria, são pessoas que adquirem os imóveis para revenda. Hoje o empresário que tiver dinheiro para investir, invista, pois ele vai ganhar muito dinheiro. O boom do Brasil hoje chama-se Caraguatatuba”, conclui.

Fonte: Revista Santos Modal - Junho/Julho 2011
www.santosmodal.com.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Novo shopping vai gerar 1.000 empregos diretos em Caraguá

Obras começaram em janeiro e já empregam 500 pessoas; investimento do grupo Serveng-Civilsan pode chegar a R$80 mi
A direção do Serramar Parque Shopping anunciou ontem que planeja inaugurar o empreendimento em Caraguatatuba na primeira quinzena de novembro. O investimento para a construção foi estimado entre R$ 70 milhões e R$ 80 milhões. As obras começaram em janeiro e já empregam 500 pessoas.
Após sua inauguração, a expectativa é que o empreendimento empregue 1.000 pessoas de forma direta e mais 2.500 indiretamente.
O Serramar é um empreendimento do grupo Serveng-Civilsan, que atua na área de serviços de engenharia e energia e que é detentora de uma fazenda, às margens da rodovia Rio-Santos, onde o shopping será construído, no bairro Indaiá.
De acordo com a direção do shopping, a ideia é suprir um mercado não atendido no Litoral Norte. “Caraguatatuba é muito carente de um ponto comercial que reúna lojas e um local para lazer num só ambiente”, afirma a superintendente do Serramar Parque Shopping, Cristiana Arena.
Fonte: Imprensa Livre
Caraguablog/JFPr