Mostrando postagens com marcador Terceira Idade. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Terceira Idade. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Semana do Idoso é iniciada em Caraguá

Proporcionar qualidade de vida, elevar a auto-estima e garantir boa saúde são os objetivos da Semana do Idoso, iniciada nesse final de semana com os 4º Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (Joremi), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). Cerca de 250 atletas participaram das competições.

Durante a cerimônia de abertura, foram apresentadas ao público as delegações das regiões norte, centro e sul. Na ocasião, os competidores fizeram o juramento do atleta, realizado pela nadadora Cleusa Pereira e a tocha olímpica foi acesa pela campeã de dança de salão dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) 2010, Glória Leontina Borges Louro. Também participaram e assistiram as apresentações de Tai Chi Chuan, dança sênior, tango e bolero.


Para o secretário de Esportes, Nivaldo Rodrigues Alves a realização do Joremi em Caraguá é muito importante e gratificante.  “Com as competições, podemos observar o quanto a melhor idade participa e interage com alegria e entusiasmo”, disse.

Veterana nas competições do vôlei adaptado e tranca, a atleta Graciete Lopes dos Santos, 62 anos, apóia a realização do Joremi. “Acho muito importante para o idoso, pois é uma forma de distração com oportunidade de ganhar novos amigos”, afirmou.

O secretário de Assistência Social, Antonio Cornélio de Morais Filho, parabenizou e desejou boa sorte a todos os competidores, pois o Joremi seleciona os atletas que irão participar dos 15º Jogos Regionais do Idoso (Jori), que será realizado entre os dias 5 e 9 de outubro, em Guaratinguetá.

Durante toda a programação da Semana do Idoso, que termina na próxima terça-feira (27), as participantes terão muita música, dança, oficina da memória, recreação, jogos, caminhadas e visita aos asilos. O evento faz parte das comemorações dos Dias Nacional e Mundial do Idoso, celebrados em 1º de outubro.

A Semana do Idoso é uma realização do Governo Municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes e Saúde. 

Confira a programação da Semana do Idoso
Dia 20 (terça), às 9h – Exercícios físicos, caminhada e recreação, no Ginásio de Esportes Márcio Augusto Fleury de Azevedo, no Massaguaçú
Dia 21 (quarta), às 9h – Exercícios físicos, caminhada e recreação, no Centro Cultural do Travessão
Dia 22 (quinta), às 14h – Tarde de lazer com os idosos do Lar Vila Vicentina, no Estrela D’Alva
Dia 23 (sexta), às 14h – Tarde de lazer com os idosos do Instituto Pró + Vida, no bairro Caputera
Dia 24 (sábado), às 9h – Jogos esportivos e recreação no CCTI Estrela do Mar
Dia 27 (terça), às 14h – Encerramento da Semana do Idoso na Praça Cândido Motta

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Joremi abre comemorações da Semana do Idoso

A semana dedicada à população da melhor idade de Caraguá começa neste sábado (17/09/2011), às 8h, com os 4º Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (Joremi) no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves.  As atividades e ações se estendem até o dia 27 de setembro, em várias partes do município.  

Após o desfile dos participantes, começam as competições de buraco, truco, dominó, xadrez, tênis de mesa, bocha e malha. Já no domingo (18), a partir das 8h30, serão realizadas as disputas do atletismo, voleibol adaptado e natação. Cerca de 250 atletas, que têm mais de 60 anos ou vão completar em 2011, são esperados para o evento.


Os vencedores do Joremi conquistam o direito de competir nos 15º Jogos Regionais do Idoso (Jori) de 2011, de 5 a 9 de outubro, em Guaratinguetá.

 A programação da Semana do Idoso continua de 19 a 27 de setembro com música, dança, oficina da memória, recreação, jogos, caminhadas e visita a asilos. O evento está inserido nas comemorações dos Dias Nacional e Mundial do Idoso, celebrados em 1º de outubro.   Cerca de 600 pessoas são aguardadas para as atividades.

A Semana do Idoso é uma realização do Governo Municipal, por meio das secretarias de Assistência Social, Educação, Esportes e Saúde.

Confira a programação da Semana do Idoso
Dias 17 e 18 (sábado e domingo) – 8h – abertura e provas do Joremi, no Centro Esportivo
Dia 19 (segunda-feira) – 9h – dança, música, teatro, recreação e oficina da memória, no Cremi
Dia 20 (terça-feira) – 9h – exercícios físicos, caminhada e recreação no Ginásio de Esportes Márcio Augusto Fleury de Azevedo, no Massaguaçu
Dia 21 (quarta-feira) – 9h – exercícios físicos, caminhada e recreação, no Centro Cultural do Travessão
Dia 22 (quinta-feira) – 14h – tarde de lazer com os idosos do Lar Vila Vicentina, no Estrela D’Alva
Dia 23 (sexta-feira) – 14h – tarde de lazer com os idosos do Instituto Pró + Vida, no Caputera
24/09 (sábado) – 9h – jogos esportivos e recreação no CCTI Estrela do Mar
27/09 – 14h – Encerramento da Semana do Idoso na Praça Cândido Motta; 18h – show com a Banda Aquarius 
Informações - Cremi – Rodovia Rio-Santos, 30 - Jardim Jaqueira - Tel: 3882-5441

sábado, 10 de setembro de 2011

Inscrições para o Joremi terminam na quinta, 15

As inscrições para os Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso podem ser feitas até quinta-feira, dia 15. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 no Cemug

O Governo Municipal através da secretaria de Esportes e Recreação de Caraguá realiza nos dias 17 e 18 de setembro os Jogos Recreativos e Esportivos Municipal do Idoso, o Joremi, às 8h30, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). O evento tem o apoio das secretarias de Saúde e Assistência Social.

As inscrições podem ser feitas até a próxima quinta-feira no Cemug, Cremi (Centro de Referência da Melhor Idade), CCTI Estrela do Mar (Centro de Convivência da Terceira Idade), Associação dos Aposentados de Caraguatatuba, CPP – centro do Professorado Paulista e Núcleos Esportivos da Prefeitura Municipal.

Para participar dos Jogos o atleta deve ter idade mínima de 60 anos (completos ou a completar em 2011) e inscrever-se em uma das seguintes modalidades: Bocha, Malha, Truco, Dominó, Buraco, Atletismo, Natação, Damas, Xadrez, Tênis de Mesa e Voleibol Adaptado.

No sábado, 17 de setembro, a abertura do Joremi acontecerá às 8h30 e em seguida começam as competições de Buraco, Bocha, Malha, Dominó, Tênis de Mesa, Xadrez e Truco.
No dia 18, domingo, a primeira modalidade será Atletismo, às 8h30. A disputa de voleibol está prevista para às 9h, e às 10h haverá disputa de Natação.

O encerramento do Joremi está previsto para às 13h. É importante destacar que os vencedores dos Jogos Recreativos e Esportivos Municipal do Idoso representarão Caraguatatuba no Jori - Jogos Regionais do Idoso, que será realizado em Guaratinguetá, de 5 a 9 de outubro.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Atletas da melhor idade entram no clima do Joremi

Os Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso (Joremi) serão realizados nos dias 17 e 18 de setembro de 2011, às 8h30, no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug). 

Nestes dias, os atletas da melhor idade disputarão as provas de bocha, malha, truco, buraco, dominó, atletismo, natação, damas, xadrez, tênis de mesa e voleibol adaptado.

Os atletas que têm mais de 60 anos ou vão completar em 2011 podem participar do Joremi. As inscrições vão até o dia 15, no Cemug, no Centro de Referência da Melhor Idade (Cremi), no Centro de Convivência da Terceira Idade Estrela do Mar, na Associação dos Aposentados de Caraguatatuba, no Centro do Professorado Paulista (CPP) e nos Núcleos Esportivos.

A abertura será dia 17 (sábado), às 8h30, e logo em seguida, começam as competições de buraco, truco, dominó, xadrez, tênis de mesa, bocha e malha.

O domingo (18) começa com as provas de atletismo, às 8h30.  O voleibol adaptado está previsto para às 9h e as disputas da natação têm início às 10h. O Joremi encerra às 13h.  

Os vencedores da competição representarão Caraguá nos Jogos Regionais do Idoso (Jori), que serão realizados de 5 a 9 de outubro, em Guaratinguetá.

O Joremi é uma realização do Governo Municipal, por meio das secretarias de Esportes, Saúde e Assistência Social.

Serviço
Jogos Recreativos e Esportivos Municipais do Idoso – Joremi
Inscrições: Até 15/09 – Cemug, Cremi, CPP, Associação dos Aposentados e CCTI Estrela do Mar
Abertura: sábado (17), 8h30, no Cemug

Informações: (12) 3888-1086

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Encontro da Amizade do CCTI reuniu participantes de Paraibuna e Louveira em Caraguá

Realizado sempre no primeiro sábado de cada mês, o “Encontro da Amizade”, já em sua 13ª edição, trouxe a Caraguá participantes das cidades de Louveira e Paraibuna

O CCTI – Centro de Convivência da Terceira Idade “Estrela do Mar” realizou no último sábado, 3 de setembro, a 13ª edição do “Encontro da Amizade”, reunindo em Caraguá atletas dos municípios de Paraibuna e Loveira.

De acordo com o diretor de esportes da entidade, Oswaldo Mendes, o encontro acontece sempre no primeiro sábado de cada vez, com disputas amistosas em diversas modalidades, entre elas bocha, dominó, truco, sinuca, tranca, buraco e voleibol.

A equipe caiçara ficou em 1º lugar no ranking geral, seguida por Paraibuna e Louveira.

Caraguá ocupou o 1º lugar do pódio em Voleibol Masculino e Feminino, Buraco,  

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Um aposentando que anda, anda, anda...

Ele foi chamado Mensageiro da Esperança pelo jornalista Salim Burihan...

O seu nome é José Francisco Machado. Tem 71 anos e o seu hobby é caminhar pelas ruas de Caraguá e levar mensagens de esperança às pessoas. Quando cisma, vai também a São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba. Detalhe: faz isso a pé.

José Francisco Machado, solteiro, sem mulher ou filhos, não tem celular, não tem computador, não tem carro, nem moto. Não anda de bicicleta. Também não possui uma máquina fotográfica digital. Como aposentado do INSS há 22 anos, num bom cargo em São José dos Campos, ele tem dinheiro de sobra para comprar isso tudo, mas prefere abrir mão das coisas da modernidade e viver uma vida comum.

Nascido joseense em 26 de dezembro de 1940, já teve o passatempo de tirar fotografias utilizando máquina comum, daquelas com revelação e ampliação caríssimas. Tem milhares de fotos em casa. Parou de curtir o “clique” desde que a onda foi o uso de máquinas digitais com visualização no computador.

Esguio, bem disposto –um tanto vaidoso, pois pinta o cabelo–, Machado não demonstra a idade que tem. Caminhar é com ele mesmo. Quanto bate na telha, dá um pulinho a São Sebastião, saindo cedo de casa, munido de alguma fruta e água, e pé na estrada. Faz todo o trajeto, ida de volta, sempre a pé.

Também já foi a Ubatuba caminhando, em mais de uma oportunidade, para visitar um tio que mora na Lagoinha. Também já foi, mais de uma vez, à Praia dos Castelhanos, que fica do outro lado da Ilhabela, sempre saindo cedo de Caraguá e a pé. Já foi ao norte da Ilha e às praias do sul de São Sebastião.

Outra curiosidade em torno de Machado é que ele adora escrever. Escreve cartas a jornais reclamando de tudo a que um cidadão de bem tem direito. Foi assíduo na coluna do leitor do jornal ValeParaibano, sempre abordando temas polêmicos, alfinetando principalmente políticos e exigindo solução para os problemas apontados.

Nunca foi bem visto por essa sua disposição de rasgar o verbo, doa a quem doer, e mandar publicar a carta. Teve época em que as pessoas, inconformadas com alguma coisa, pediam-lhe para escrever a “bronca”. Machado, todavia, não faz mais isso hoje, pois as pessoas costumam “pular fora” na hora de enviar a carta, temerosas de represálias. Coisa comum no mundo político-emporcalhado de hoje.

Machado, que tem uma casa na rua Aparecida, no bairro Ipiranga, em Caraguá, também gosta de escrever poesias e versos, principalmente textos que enaltecem a vida e levam conforto às pessoas. “Faço isso porque gosto e por acreditar que as mensagens podem ajudar a melhorar a vida das pessoas”, costuma dizer.

Ele escreve e ele mesmo banca as centenas de cópias que retira, saindo depois pela cidade e distribuindo-as às pessoas, fazendo todo o percurso a pé. As datas comemorativas também são a sua predileção. Sempre escreve alguma coisa sobre o Dia da Enfermeira, do Médico, do Advogado, das Crianças, da Mulher, Ano-Novo, Natal...

Ele tem sempre uma mensagem positiva para passar adiante, levantando o moral das pessoas. Por isso Machado chegou a ser objeto de matéria do jornal do Salim Burinham, o Notícias das Praias, em sua edição de número um, de fins de 2009. Ali ele foi chamado de O Mensageiro da Esperança. Merecidamente, diga-se de passagem.

José Francisco Machado, entretanto, tem uma queixa: sofre perseguição. Não sabe de quem e atribui as dificuldades que lhe colocam à frente a forças ocultas. De fato, existem pessoas que procuram atrapalhar a sua atividade de Mensageiro. Ele relata o caso de uma casa de fotocópias da cidade, que lhe fechou as portas alegando que sofria ameaças por ajudá-lo.

Machado diz que não tem problema, não. Fala que compreende a fraqueza da natureza humana e a deficiência de caráter das pessoas. E, como Mensageiro, segue em frente, levando suas mensagens de esperança, otimismo e amor ao próximo...

Veja o vídeo da entrevista

Eis o texto do jornal Notícias das Praias, edição nº 01, final de 2009:

O Mensageiro da Esperança

Ele caminha mais de 15 quilômetros por dia distribuindo xérox de mensagens, versos e poemas para as pessoas que trabalham no comércio de Caraguá. Gasta pelos menos de duas a três horas por dia fazendo isso. Por mês, dedica cerca de R$ 2 mil de sua aposentadoria na produção das cópias.

O que leva uma pessoa de 69 anos, aposentada do serviço público federal, a distribuir quase que diariamente mensagens xerografadas para as pessoas, que nem sempre conhece? Por que fazer isso durante 20 anos, sem qualquer interesse comercial ou político?

“Acredito que as mensagens podem melhorar a vida das pessoas, principalmente das que trabalham”, responde José Francisco Machado. É ele, que diariamente, percorre as grandes lojas, bancos, órgãos federais, estaduais e municipais e o comércio de uma maneira geral, distribuindo os folhetos xerografados.

Machado, aposentado do INSS, faz isso há cerca de 20 anos. Ele mesmo escolhe os textos, faz as cópias e entrega pessoalmente as mensagens. As pessoas lhe perguntam se trata de alguma promessa. “Não, não se trata disso...Faço isso porque gosto e por acreditar que as mensagens podem ajudar a melhorar a vida das pessoas”, responde.

Ele afirma que as mulheres se sensibilizam mais que os homens e que a maioria das pessoas não repassa os folhetos para as outras pessoas lerem. E reclama: muitas lojas e até repartições publicam impedem a distribuição das mensagens. “Não entendo porque agem assim”, lamenta. Machado nunca contou com qualquer tipo de patrocínio para suas despesas. Ele arca com todas as despesas. Ele se acha um mensageiro da esperança.

Machado vive sozinho, não tem mulher e nem filhos. Para ele distribuir as mensagens é uma rotina que lhe faz muito bem. Por que não distribuir as mensagens através da internet? “Passaria muito tempo preso ao computador. Prefiro percorrer a cidade a pé, conversar com as pessoas e fazer novos amigos”, afirma.

Ele percorre diariamente o trecho entre os bairros do Ipiranga e Indaiá, faça chuva ou faça sol. Apesar de ter apenas o segundo grau completo, Machado escreve muito bem. No passado vivia escrevendo para a coluna do leitor do jornal Valeparaibano. Muita gente lhe procura para escrever reclamações e reivindicações às autoridades públicas. “Na hora de assinar a reclamação, a maioria caí fora temendo algum tipo de represália. Por isso, parei de escrever para as pessoas”, conta.

Qual a mensagem que mais repercutiu? “Foi a Jesus no SUS. Conta que Jesus vestiu um jaleco e foi prestar serviço num posto do SUS. Ele assumiu o lugar de um médico que estava exausto de tanto atender as pessoas. O primeiro a ser atendido foi um paciente que estava numa cadeira de rodas. Jesus passou a mão na cabeça dele e disse: levanta e anda. O homem levantou e andou. Um paciente que aguardava a vez de ser atendido ao ver a cena, reclamou: Médico é tudo igual, nunca examinam direito a gente...

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Caraguá e Moji das Cruzes vencem 7ª Copa Estrela do Mar

As cidades de Caraguá e Moji das Cruzes foram campeãs da 7ª Copa Estrela do Mar no sábado (06/08/2011), após empatarem na classificação geral com 29 pontos. A competição foi realizada no Centro de Convivência da Terceira Idade, do Cidade Jardim.
Durante o sábado, cerca de 250 atletas da melhor idade de Caraguá, São Sebastião, Moji das Cruzes e Ubatuba disputaram partidas de voleibol, bocha, buraco, truco, tranca, tênis de mesa, dominó, sinuca e dama. 
Composta pelas jogadoras Rosinha, Cida Brasil, Bete, Elza, Heleninha, Claudete, Rute, Maria e Nilza, a equipe de Caraguá faturou o ouro no vôlei. Ubatuba e São Sebastião terminaram com a prata e o bronze, respectivamente.  O título do vôlei masculino de Caraguá veio das mãos de Edilson, Reinaldo, Pezão, Arnaldo Júnior, Valdeci, Barbosa e Guilherme. Moji das Cruzes terminou em 2º lugar e São Sebastião ficou com o 3º.
Na bocha, Caraguá fez dobradinha no pódio, após levar o ouro do masculino e do feminino.  A vitória das mulheres foi garantida pelas jogadoras Maria Luiza, Margarida, Espéria e Fé. A equipe campeã do masculino é formada por João, Gilberto, Gentil e Teixeira. O município de São Sebastião ficou em 2º lugar, seguido por Moji em 3º.
As provas de carteado foram vencidas por Mogi das Cruzes, que ficou com os títulos da tranca, do buraco e do truco.  A classificação final da tranca contou com Caraguá, em 2º, e Ubatuba, 3º lugar. No buraco, as cidades de São Sebastião e Ubatuba terminaram em 2ª e 3ª colocações, respectivamente.  A prata do truco ficou com São Sebastião e o bronze com Ubatuba.
O esportista Kashiura deu o título para Caraguá no tênis de mesa.  Os dois atletas, representantes de Ubatuba na modalidade, terminaram nas 2ª e 3ª colocações.  As partidas de dominó encerraram com Moji, em 1º; São Sebastião, em 2º; e Ubatuba, em 3º.
Apesar do empate com Caraguá, por consenso da organização do evento, o troféu de campeão foi entregue a Moji das Cruzes.   O evento contou com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Esportes.
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

sábado, 6 de agosto de 2011

Ubatuba recebe sua primeira Academia da Terceira Idade

Academia da Terceira Idade na Praça Alberto Santos
A Prefeitura de Ubatuba já comemora o sucesso da implantação da primeira Academia da Terceira Idade, cujos aparelhos foram instalados na Praça Alberto Santos, no Itaguá. Desde a última sexta-feira, 29, quando a academia começou a funcionar, não apenas idosos, mas pessoas de todas as idades têm lotado a praça para utilizar os novos aparelhos. A Academia da Terceira Idade na Praça Alberto Santos é composta por 11 aparelhos de ginástica. Em cada um há uma placa informando quais musculaturas são trabalhadas naquele aparelho.

Nesta segunda-feira,  o prefeito e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade estiveram reunidos com os secretários municipais de Esporte e de Saúde, além da coordenadora das atividades para a melhor idade em Ubatuba, Valéria Carvalho e a diretora social da Associação dos Aposentados, Nilma Thaima de Araújo. O objetivo da reunião foi definir os locais para a instalação das próximas Academias da Terceira Idade e o modo como às atividades serão aplicadas.

De acordo com a primeira-dama, Ubatuba vai receber, através do Fundo Social de Solidariedade, mais duas academias: uma no Centro e outra na Estufa II. Por meio da Secretaria de Saúde, a cidade vai receber outras três academias, que serão instaladas em locais a serem definidos. “Temos demanda em vários bairros, como por exemplo, na região centro-sul e sul. É importante que as academias estejam em locais de fácil acesso para os idosos”, disse a primeira-dama.

Hábitos saudáveis
O prefeito ressaltou a importância das atividades físicas, não só para a melhor idade, como também para os jovens e adultos. “É de conhecimento de todos que hábitos saudáveis refletem em diversos aspectos positivos, como na economia na compra de remédios, por exemplo. Quanto mais consciente for o cidadão com relação a hábitos saudáveis, maior sua expectativa de vida. É com isso que a administração quer contribuir, oferecendo estrutura para que nossos idosos possam praticar suas atividades físicas”, disse o prefeito.

A diretora social da Associação dos Aposentados, Nilma Thaima de Araújo, disse estar achando maravilhoso este novo projeto da Prefeitura de Ubatuba. “Está sendo uma atitude muito bonita da atual administração. Os idosos realmente precisavam de espaços como este, que também vão beneficiar os jovens que não possuem condições de pagar uma academia. Muitas vezes na Associação não sabemos o que fazer com nossos idosos e muitos acabam tendo uma vida triste. É aí que a atividade física faz a diferença, levando bem-estar e ânimo para a terceira idade”, disse Nilma.
Acompanhamento profissional
Ainda de acordo com o prefeito, a Secretaria de Esporte e Lazer deve providenciar um profissional para acompanhar as atividades que serão desenvolvidas na Academia da Terceira Idade, em horários a serem definidos. “A ideia não é apenas instalar os equipamentos e sim oferecer um acompanhamento profissional para que os aparelhos sejam utilizados da melhor forma”, explica o prefeito.

A coordenadora das atividades para a melhor idade, Valéria Carvalho, ressaltou que as academias vêm para suprir uma necessidade não só dos idosos, mas de toda a população. “Para nós, que trabalhamos com a melhor idade há tanto tempo e sabemos da importância da prática de atividades físicas para haver qualidade de vida, a chegada da academia foi muito bem-vinda. Mas acredito que todos os profissionais de educação física poderão usufruir essa nova estrutura da academia ao ar livre, pois os aparelhos são adaptáveis a todas as idades. Estávamos há muito tempo almejando essa conquista para Ubatuba, pois além dos nossos caiçaras, temos muitas pessoas que vêm para cá a fim de viver melhor, depois de aposentadas”, conclui Valéria.
Fonte: Assessoria de Comunicação/PMU
Caraguablog/JFPr

1ª Pré-Conferência debate propostas para melhor idade


A 1ª Pré-Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa de Caraguá e do Litoral Norte foi realizada nessa quinta-feira (04/08/2011), no auditório da Fundacc, com o objetivo de definir estratégias para a implantação da Rede de Defesa da Pessoa Idosa, e propor diretrizes para as Políticas Estadual e Nacional da Pessoa Idosa.
Intitulada “Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”, a Pré-Conferência abordou quatro eixos temáticos: envelhecimento e políticas de estado; pessoa idosa, protagonista das conquistas de efetivação de seus direitos; fortalecimento da integração dos conselhos; e diretrizes orçamentárias, plano integrado e orçamentos federal, estadual e municipal.  Baseados nesses eixos, os participantes elaboraram e votaram propostas para serem apreciadas na 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa, em Pindamonhangaba, no dia 18 de agosto.

Os representantes dos municípios de Caraguá, Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela escolheram os delegados que apresentarão suas propostas em Pindamonhangaba, de onde sairão as reivindicações para 13ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em setembro em São Paulo e, posteriormente, na 3ª Conferência Nacional, em Brasília (DF), em novembro.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso de Ubatuba, Valéria Ferreira Carvalho, disse que todos precisam ter a consciência de envelhecer com seus direitos assegurados. Para a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Idoso de Caraguá, Maria Apparecida Waack, as propostas debatidas na Pré-Conferência precisam chegar até o Governo Federal.

O conselheiro estadual do idoso, Paulo Bonani, considera a geração atual da melhor idade, a primeira preocupada em fazer algo para aqueles que ainda envelhecerão.

Segundo o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), Caraguá possui 11.305 habitantes com idade acima de 60 anos, destes 5.340 são homens e 5.965 são mulheres. No município existem dois homens e cinco mulheres centenários.

O evento foi uma iniciativa dos Conselhos Municipais do Idoso de Caraguá, São Sebastião, Ubatuba e Taubaté com o apoio do Governo Municipal de Caraguá. 
Delegados de Caraguá escolhidos para a Conferência Regional do Idoso
Alberto Davi Polato
Angela Moreira Nunes
Rita Pisteco
Ediveti Passos Garcia
Tarciso Silveira Padro
Luci Machado
Assessoria de Comunicação/ Foto: Sérgio Inoue/PMC
Caraguablog/JFPr

quinta-feira, 28 de julho de 2011

São Sebastião: Ciama comemora Dia dos Avós com grande festa


Com muita dinâmica e descontração, a comemoração do Dia dos Avós, realizada pelo Ciama (Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno), foi um sucesso na tarde desta terça-feira, 26. O Ciama, projeto da Administração de São Sebastião, desenvolvido através da Sesau (Secretaria da Saúde), promoveu, além de uma festa, um curso destinado às vovós e vovôs.
O objetivo era o de fortalecer o vínculo familiar e auxiliar a amamentação, o pós-parto e cuidados com o recém-nascido de forma eficaz e tranquila. O curso contou, ainda, com a participação de vários profissionais da Saúde.
O terapeuta ocupacional Isaac Filho e a pediatra Luzia da Fonseca fizeram uma dinâmica com os avós presentes. Eles montaram um círculo e, em forma de bate-papo, falaram sobre “A Importância das Avós” e “Autoestima da Mãe e do Bebê”.
Os profissionais conversaram abertamente com os participantes e esses demonstraram muito envolvimento. Segundo o terapeuta, “é importante provocar esta discussão, a fim de despertar as responsabilidades dos avós e valorizar a unidade da família”.
A psicóloga Flávia Martinelli, a fonoaudióloga Maria Emília D’Ávilla e a nutricionista Paula Kosaka também participaram do curso e ministraram “Vantagens da Amamentação”, “Malefícios do Bico Artificial” e “Técnica do Copinho”, respectivamente.
A coordenadora do Ciama, a enfermeira Carla Bruço, falou sobre “Cuidados no pós-parto”, “Como Doar Leito Materno” e “Fisiologia da Amamentação”.
Após as palestras, os avós assistiram à apresentação da Dança Materna, sob a coordenação da professora Cristiane Rezende, e puderam conhecer o trabalho desenvolvido pelas filhas e noras.
No final, houve uma confraternização para todos: pais, avós e profissionais, que puderam desfrutar de um momento gostoso de descontração e para compartilhar experiências.
Os avós receberam ainda os parabéns e sopraram as velinhas do bolo preparado especialmente para eles.
Para o avô de primeira viagem, Joralino Francisco de Faria, a tarde foi muito proveitosa. “Com os programas oferecidos pelo Ciama, a mãe fica mais independente e nós, avós, não ficamos sobrecarregados”, declarou.
Fonte: Depto de Comunicação/TM/CF/PMSS
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 10 de junho de 2011

A praça do idoso

Os idosos de Caraguá possuem desde setembro de 2010 um cantinho especial para seus exercícios físicos e ponto de encontro para troca de conversas e experiências de vida.

Trata-se da Praça de Exercícios Físicos do Idoso, instalada defronte da praça Diógenes Ribeiro de Lima, na praia do centro, considerada a mais arborizada e ventilada de Caraguá.

A praça de exercícios possui estações de aparelhos que proporcionam caminhadas e movimentos do dia a dia, fortalecendo as estruturas musculares. São barras paralelas, senta-levanta, rampa-escada, dentre outros.

Os aparelhos proporcionam exercícios que melhoram a flexibilidade das articulações, musculatura de pernas e  braços, mobilidade de ombros e outros, garantindo mais qualidade de vida para aqueles que já entraram na terceira idade.

Os aparelhos tiveram o custo de 12 mil reais, através de repasse de dinheiro pelo governo do Estado à prefeitura de Caraguá.

Os equipamentos
Barras Paralelas, que facilita a marcha e melhora o equilíbrio; Senta-Levanta, fortalece os membros inferiores e facilita o deslocamento; Rampa-Escada, aumenta a independência para atividades de vida diária e facilita o deslocamento; Ergometria, melhora e mantém a flexibilidade e o movimento das articulações das pernas; e Reabilitação, composta por Placa Giratória, que melhora e mantém a flexibilidade e o movimento do punho e do antebraço; e Escada para Dedos, que melhora e mantém a mobilidade dos ombros e a extensão do braço.