terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Prefeitura presta contas de 2010

O Governo Municipal presta contas mais uma vez para o cidadão. Já está no site oficial (www.caraguatatuba.sp.gov.br) o jornal de prestação de contas do ano de 2010. 

A publicação traz as principais conquistas do município, obras em andamento e os investimentos nas áreas da Educação, Saúde, Obras, Cultura, Esportes, entre outras.

O jornal, que também terá sua versão impressa, traz uma retrospectiva dos principais eventos turísticos que aconteceram ao longo do ano e o calendário de atrações para 2011.

Para ler na tela do seu computador clique aqui.
O Blog de Caraguá - k

Prorrogadas as inscrições para o Conselho Tutelar

Os interessados em se inscrever para o processo seletivo de membro do Conselho Tutelar de Caraguá podem fazer até a próxima sexta-feira (10/12/2010), na secretaria municipal de Assistência Social, das 8h às 12h e das 14h às 17h. A remuneração é de R$ 1.400,00 e vale transporte.

Para participar da seleção o candidato deve ser morador de Caraguá, ter idade acima de 21 anos e ensino médio completo. Também deve comprovar experiência profissional ou voluntária de no mínimo dois anos e estar em dia com os direitos civis e políticos. Quem já foi destituído da função de conselheiro tutelar não pode se inscrever novamente. Conhecimentos básicos de informática também são necessários.

Os candidatos inscritos devem participar de uma palestra de orientação sobre a atuação do conselheiro. O encontro acontece no dia 10 de dezembro, das 9h às 22h, na secretaria de Educação. A próxima etapa da seleção acontece dia 9 de janeiro de 2011, e a assembleia de escolha no dia 13 de fevereiro.

Qualquer morador da cidade pode votar em um candidato a membro do Conselho Tutelar, basta apresentar o título de eleitor. O resultado será publicado no jornal Expressão Caiçara e no link de editais do site da prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br).

O edital completo da eleição está fixado no Paço Municipal de Caraguá.

Serviço

Secretaria de Assistência Social
Avenida Bahia, 845 – Indaiá
Tel.: (12) 3897-7074

Secretaria de Educação
Avenida Rio de Janeiro, 860 – Indaiá
Tel.: (12) 3897-7000
Assessoria de Comunicação Social - 07/12/2010 - O Blog de Caraguá - k

Provas do Concurso Público são adiadas para janeiro

Governo Municipal aguarda decisão da justiça para prosseguir com a seleção dos candidatos

O Governo Municipal de Caraguá esclarece que as provas do concurso público, editais 01/01/2010 e 02/01/2010, foram adiadas para o mês de janeiro. A data só será definida após decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

O adiamento das provas de 12 de dezembro para o mês de janeiro foi necessário porque o cronograma de atividades do concurso público ficou comprometido após as notificações que a prefeitura recebeu da Justiça. A prefeitura entrou com uma defesa na Comarca de Caraguatatuba e outra no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

O Governo Municipal aconselha os candidatos que continuem estudando para as provas e também fiquem atentos no site oficial (www.caraguatatuba.sp.gov.br). As informações oficiais do concurso público serão noticiadas sempre que houver novidades.

Para esclarecer eventuais dúvidas, o telefone da Fadems, empresa responsável pelo concurso, é 0800 602 8696. O contato da secretaria municipal de Administração é (12) 3897-8176.

Entenda o caso

Em 2007 foi aberto concurso público para contratação de funcionários para a prefeitura de Caraguá. Após constatada uma série de irregularidades, um acordo entre o poder judiciário e a prefeitura  em 2009 cancelou o concurso e todas as ações referentes ao mesmo, inclusive a nomeação dos candidatos aprovados, que foram exonerados.

No mesmo ano, a prefeitura abriu processo seletivo para contratação emergencial, em caráter temporário de um ano, podendo ser prorrogada pelo mesmo período. Após o período de inscrição, o Governo Municipal cancelou o processo por entender que não haveria estabilidade para os candidatos aprovados. As pessoas que requereram a devolução da taxa de inscrição, na prefeitura, no período informado pela Administração por meio de publicação no jornal local e site oficial, tiveram o dinheiro devolvido. Para as pessoas que não requereram foi garantida a isenção da taxa de inscrição para um próximo concurso público desde que elas se inscrevessem no mesmo cargo.

Em outubro de 2010, a prefeitura lançou dois editais para um novo concurso público para preenchimento de 784 vagas em diversas áreas. As inscrições foram encerradas no dia 15 de novembro, mas no dia 18/11/2010, por meio da decisão da 1ª Vara Cível da Comarca de Caraguatatuba (processo número 1284/2010), o concurso foi suspenso. O processo determinava que a prefeitura reservasse cargos relativos aos autores desse processo na mesma função em que foram aprovados no Concurso Público 001/07 e exonerados em seguida.

Em sua defesa, o Governo Municipal informou ao poder judiciário que as vagas previstas no edital não sofrem alteração porque, ao realizar os trâmites do concurso, reservou os devidos cargos e vagas no caso desses candidatos ganharem as ações na Justiça.

Em resposta ao recurso da prefeitura, o poder judiciário deferiu a reserva de vagas, mas exigiu isenção da taxa de inscrição para os candidatos que comprovassem serem hipossuficientes econômicos.

A prefeitura precisou protocolar defesa no Tribunal de Justiça de São Paulo, porque não há nenhuma legislação que regulamente a isenção de taxa referente a inscrição em concurso público para candidatos de baixa renda. No edital do Concurso Público 01/01/2010 a única previsão de isenção de taxas refere-se aos candidatos que efetuaram o pagamento da taxa no concurso público 001/2007, que corresponde a 19.979 inscritos. No concurso de 2010 foram realizadas aproximadamente 17,8 mil inscrições.

Diante disso, o Governo Municipal reitera que as provas do Concurso Público, editais 01/01/2010 e 02/01/2010, foram adiadas para o mês de janeiro em uma data que será definida após a decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo.

A secretaria de Administração informa que não será possível efetuar a devolução do dinheiro aos candidatos porque o concurso não foi cancelado, mas sim a data de realização da prova foi alterada para janeiro.
Assessoria de Comunicação Social - 07/12/2010 - O Blog de Caraguá - k

Atletas da Melhor Idade e tenistas representam Caraguá

Nos próximos dias, os atletas de Caraguá participarão de competições em São Sebastião e São José dos Campos. Serão realizados os Jogos dos Idosos entre os dias 10 à 12 de dezembro e a Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa no dias 11 e 12.

Na sexta, sábado e domingo (10, 11 e 12 de dezembro), 20 atletas da melhor idade de Caraguá mostram a suas habilidades no basquete, dama, dança de salão, dominó, natação, tênis, voleibol, caminhada e xadrez. O evento tem início às 8h, em São Sebastião.

Já três representante do tênis de mesa participam da final do Top 8 da Liga Valeparaibana de Tênis de Mesa, na cidade de São José dos Campos, a partir das 8h, no Sesc.
                                                                              Assessoria de Comunicação Social - 07/11/2010 - O Blog de Caraguá - k

Crianças e adolescentes participam do encerramento do projeto Gibi

No sábado 11/12, entre 9 e 18h, o centro esportivo Ubaldo Gonçalves  recebe o encerramento do projeto Gibi 2010. As seis escolas municipais que participaram do programa ao longo do ano integram o evento.

Alunos com idades entre 7 e 17 anos das Emefs Antonia Antunes Arouca, Maria Moraes de Oliveira, Luiz Ribeiro Muniz, João Batista Gardelim e Maria Thereza de Souza Castro disputarão jogos amistosos entre si.

Os participantes receberam treinamento ao longo do ano, realizado nas próprias escolas, em horários diferentes das aulas. O objetivo é promover o contato de crianças e adolescentes com o esporte, sem atrapalhar os estudos.

O Gibi é realizado pela associação dos veteranos do basquete do estado de São Paulo, a Avebesp, em parceria com as secretarias de Esportes e de Educação de Caraguá.  A Avebesp tem entidades em mais de 50 municípios que capacitam professores de educação física para o ensino do basquete nas escolas.
O Blog de Caragua - k

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Atenção, Corinthianos!

Domingo, após a decisão do Campeonato Brasileiro de Futebol, a CBF - Confederação Brasileira de Futebol, em reunião extraordinária urgente com o TSE – Tribunal Superior Eleitoral, decidiram que para não prejudicá-los que todos os Corinthianos do País poderão, a partir de agora, em qualquer eleição, votar só com a Carteira de Identidade. Ou seja: SEM TÍTULO.
O Blog de Caraguá - zp

Encontrados documentos históricos de Ilhabela

Recente busca realizada pela prefeitura da Ilha no Instituto Geográfico e Arqueológico da Secretaria de Cultura do Estado permitiu a localização de dois documentos históricos de Ilhabela.
foto: Bruno Rocha - Google Earth

O primeiro, de 3 de setembro de 1805, é o original assinado pelo então governador da Província de São Paulo que determina a criação da Villa Bella da Princeza e a sua desvinculação de São Sebastião.

O segundo documento, de 08 de fevereiro de 1806, é a primeira ata da Câmara Municipal da nova vila, contendo as nomeações dos primeiros dirigentes do município. (Fonte: Imprensa Livre – 06/12/10)


Princesa, Formosa e Bela...
um paraíso de muitos nomes

Ilhabela recebeu esta denominação oficial depois de intensa movimentação de seus moradores, que não aceitaram a denominação Formosa dada à ilha pela ditadura Vargas, quando o município renasceu depois de extinto por alguns meses. 

A ilha já teve o nome de Ilha de São Sebastião, dado em 1502 pelos exploradores portugueses; Vila Bela da Princesa, conferido em 1806 em homenagem à Princesa Beira, irmã de D. Pedro I; Vila Bela; Formosa e finalmente Ilhabela, em 1944. 

O seu primeiro nome, todavia, foi Maembipe, atribuído pelos indígenas tupis que habitavam a região com o significado de “lugar de troca de mercadorias e resgate de prisioneiros”, segundo o aventureiro alemão Hans Staden, que por aqui viveu por volta de 1550, caindo prisioneiro dos selvagens.

O Blog de Caraguá - k

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Veja foto de 360 graus de Caragua


Praia Tabatinga in Caraguatatuba


VEJA MAIS FOTOS 360 GRAUS

Os dois filhos de Benedito

Gêmeos do Ipiranga dizem-se felizes recolhendo sucata   

Antonio Marcos, José Carlos e seu carrinho
A firme disposição para o trabalho, mesmo nos domingos e feriados, à luz do dia ou à noite, sob o sol ou a chuva, é a marca desses gêmeos, que sobrevivem da recolha de sucatas em Caraguá.

Anônimos, a alegria com que encaram a vida, percorrendo vários quilômetros a pé diariamente, empurrando carrinho abarrotado de papelão, plástico, latinhas de alumínio e metais, sem nunca esmorecer ou maldizer da sorte, parece nos oferecer motivos para reflexão.

José Carlos e Antonio Marcos de Souza, 38 anos em 2010, são caiçaras da terra e moram na av. Brasil, no bairro Ipiranga. Filhos de Benedito Souza, ex-funcionário aposentado da extinta Sudelpa, e de dona Maria Amparo, ambos já falecidos, tiveram problemas de saúde na infância.

José Carlos de Souza
Família simples, enfrentando dificuldades e sem muito sucesso nos estudos, logo tiveram de buscar alguma renda para garantir o sustento. O que decidiram fazer demonstra que não são as dificuldades que produzem o malfeitor.

A pré-disposição ao crime parece ser componente da estrutura genética de cada um e que mais tarde assoma ao caráter. Se é verdade que bandidos advêm de lares pobres, verdade também é que os mais virulentos e perigosos provêm de famílias remediadas ou abastadas e não raro vestem paletó e gravata e ocupam posições importantes.

Antonio Marcos de Souza
Veja o exemplo de Brasília, com seus dólares nas meias e cuecas. Os gêmeos optaram pelo trabalho duro e se habituaram a comer do pão com o suor do próprio rosto. Com certeza, a boa orientação recebida no lar e os valores absorvidos no perpassar dos anos forjaram-nos cidadãos prestativos e decentes.

José Carlos já fez parte da associação dos catadores de sucatas; saiu por falta de acerto nas contas. É corintiano, enquanto que o irmão um dia já foi torcedor pelo São Paulo. Apesar de não professarem religião específica, garantem que possuem Deus dentro do peito e que nunca fizeram mal ao semelhante, nem se envolveram com polícia.

Mal assinando o nome e com dificuldades quando estão diante da urna eleitoral, dizem-se satisfeitos com o pouco que ganham e felizes com o trabalho que as circunstâncias os obrigaram a encarar.

Benedito de Souza, o pai, já falecido
Quanto ao futuro, desejam ter saúde e apenas ambicionam conseguir local nos arredores do centro para depositar o papelão, latinhas de cerveja e plástico que recolhem. Entregando diretamente ao comprador, sem intermediário, terão maiores ganhos e não será preciso empurrar o carrinho por longos percursos, dizem.

A vida vale a pena ser vivida, e intensamente, e as dificuldades do dia a dia são coisas de menor importância e perfeitamente contorrnáveis se comparadas à infinita alegria de viver, garantem os gêmeos.

Esta é a lição singela que esses irmãos catadores de papelão nos oferecem.
O Blog de Caraguá - k

Assim nascem as leis

A iniciativa das leis cabe, basicamente, aos poderes Executivo e Legislativo do município. Portanto, ao prefeito e aos vereadores.

Entretanto, o rol de matérias passíveis de ser apresentadas pelo vereador é bastante reduzido, prevalecendo a competência quase que absoluta do prefeito para iniciar o processo legislativo.

Questões administrativas e de gestão, e ainda aquelas que acarretam despesas – e quais não acarretam? – só podem nascer das mãos do chefe do Executivo.

A Câmara, assim, legisla muito pouco. Sua função preponderante é votar os projetos de lei que recebe da prefeitura: aprova ou rejeita, apresenta ou não emendas ao texto original. Cabe também, à Câmara, fiscalizar os atos do prefeito e seus secretários, podendo cassar mandatos eletivos por infrações político-administrativas.

Ressalvada a sua competência para gerir assuntos internos, a Câmara pouco pode fazer em termos de legislação, por sua própria iniciativa, para nortear os rumos da administração municipal. A matéria, por ter caráter constitucional, é de difícil solução. A balança pende em favor do Executivo.

Em razão disso, o que se assiste é a uma grande quantidade de leis inconstitucionais de autoria legislativa, promulgadas quase sempre com o apoio do prefeito ou em razão da derrubada de veto.

O veto é a recusa do prefeito em promulgar a lei iniciada pelo vereador. Mas ele, o veto, pode ser rejeitado pela maioria absoluta dos próprios vereadores. Nesse caso, é o presidente da Câmara quem promulga a lei decorrente dessa rejeição.

Concluindo, a Câmara deve ser entendida como a Casa que “vota as leis”, pois quem de fato deflagra o processo legislativo, na quase totalidade dos casos, ainda é o prefeito.

Esta é uma reflexão apenas. E não crítica ao trabalho dos vereadores.
O Blog de Caraguá - zp

CONHEÇA AS BELEZAS DE CARAGUÁ



Boletim Caraguá Verão nº 01 - caraguablog - JFPr

Gobetti é candidato único à presidência da Câmara


Gobetti
As inscrições para concorrer à Mesa Diretora da Câmara Municipal se encerraram às 18 horas de hoje (3/12/10) e apenas uma chapa se inscreveu, a encabeçada por Wilson Agnaldo Gobetti. Assim, essa chapa será a única a concorrer na votação prevista para o dia 20 de dezembro, às 10 horas. A eleição deverá ocorrer por aclamação por se tratar de chapa única.

Na chapa, Gobetti figura como presidente, Cristian Alves de Godói, o Baduquinha, como 1º Secretário, e Silmara Mattiazzo como 2ª Secretária. A vice-presidência ficou com o vereador Pedro Ivo. O mandato da nova Mesa compreende 2011 e 2012.

A vereadora Vilma do Posto tentou montar sua chapa para disputar no dia 20, mas acabou não obtendo apoio dos seus pares. Ainda assim, a vereadora deu entrada numa impugnação da chapa de Gobetti alegando, dentre outros, que o candidato a presidente teve suas contas rejeitadas quando dirigiu o Poder Legislativo local em oportunidade passada, o que o deixaria inelegível para o cargo.

Vilma do Posto
A representação da vereadora Vilma será apreciada pela Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal, que é dirigida pelo vereador Aurimar Mansano. Com o parecer da Comissão, a denúncia será votada em plenário, cabendo aos vereadores a decisão final.

A nova Mesa do Legislativo toma posse automaticamente em 1º de janeiro de 2011, sem a necessidade de solenidades.
O Blog de Caraguá - k

Urbanismo realiza eleição de conselhos

Cadastro para representantes da sociedade vai até dia 6 de dezembro
No dia 8 de dezembro de 2010, das 18h às 21h, será realizada na Videoteca Lúcio Braun, a eleição para os membros do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social de Caraguatatuba e do Conselho de Desenvolvimento Urbano.
Para o primeiro serão escolhidos três representantes, sendo um para cada setor: norte, centro e sul. Para o segundo conselho serão quatro representantes da sociedade civil.
Podem se candidatar para as vagas os coordenadores de associações de bairros, de ONGs e entidades de classe, desde que relacionadas à habitação. O cadastro vai até o dia 6 de dezembro, na secretaria de Urbanismo.  
                                                                                                             Assessoria de Comunicação Social

RADARES INTELIGENTES NA TAMOIOS

             A Rodovia dos Tamoios passou a ter a partir de dezembro monitoramento por Radares Inteligentes. Os novos radares visam fiscalizar a falta de licenciamento. Além de apreender os veículos o motorista será atuado em R$ 191,54. A infração é gravíssima e anota sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
         Os radares são equipados de leitor Automático de Placas (LAP), sistema usado na capital para identificar carros que não cumprem o rodízio de veículos. Fora isso, assim como os radares comuns, eles multam os motoristas por excesso de velocidade. O Estado tem 21 milhões de veículos registrados. A estimativa do DETRAN é que até 25% da frota que representa 5,2 milhões, estejam sem licenciamento.
O DER instalou os radares em 24 principais rodovias do Estado e o Litoral Norte também será fiscalizado na Rodovia Ayrton Senna principalmente no Km 18,7 instalado em São José dos Campos, porém, esta rodovia possui outro radar em Guarulhos no Km 91,0.
Ainda sem data, o Governo prenuncia que a máquina também Identificará se o Imposto sobre propriedade dos veículos Automotor (IPVA) está em dia.

                                                                                                                JFPr - Caraguablog

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Participe da 2ª etapa da campanha Doe Sangue, Doe Vida


           A meta é coletar 100 bolsas

No próximo dia 10 de dezembro de 2010, a partir das 9h, no colégio Tableau, será realizada a 2ª etapa da campanha “Doe Sangue, Doe Vida”, do Rotary Clube Caraguatatuba Poiares, em parceria com o Governo Municipal e o Hemonúcleo de Taubaté. As senhas de atendimento serão distribuídas até às 12h.
A ação visa abastecer o banco de sangue que atende a cidade. Na última campanha, foram coletadas 92 bolsas de sangue. Nesta etapa, a meta é conseguir 100 unidades.  
O voluntário deve ter idade entre 18 e 65 anos e pesar mais de 50 kg. É preciso estar com a saúde em dia, ter repousado no mínimo seis horas na noite anterior e evitado alimentos pesados, gordurosos e derivados de leite.  As pessoas que não podem doar sangue são: as que fizeram tatuagem ou piercing no período anterior a 12 meses; que contraíram doenças infectocontagiosas transmissíveis pelo sangue; que fazem uso contínuo de medicamentos; mulheres grávidas ou em período pós-parto de até seis meses ou amamentando; e pessoas que apresentem convulsões. Para quem já fez doação de sangue é preciso aguardar um período para doar novamente, sendo dois meses para homens e três para mulheres.  
                                                                                Assessoria de Comunicação Social     
                                                                                     Foto:Bruna Capasciutti/PMC

Duo Adélia Issa & Edelton Gloeden

O Duo Adélia Issa & Edelton Gloeden exibem-se juntos, pelo Brasil e exterior, Há 17 anos.
Em Caraguatatuba a apresentação será dia 10 de dezembro, uma sexta-feira às 20h no Teatro Mário Covas e faz parte da parceria SESC/SP e a Prefeitura Municipal com entrada franca.
Eles dedicam se às pesquisas de um repertório originalmente escrito para o canto e violão, além de encomendar obras de compositores brasileiros cotemporâneos
                                                                                           caraguablog  JFPr

Google Earth mostra fotos de 360º de Caraguá

Quadra ao lado da pista de skate
O Google Earth surpreende de novo. Desta vez a novidade é a exibição de fotos de 360º de pontos estratégicos da cidade.

Caraguatatuba foi contemplada com a nova tecnologia e possui diversas fotos de praias no formato de 360 graus, o que permite um giro completo em torno de si mesmo, com imagem de excelente qualidade.

É possível dar zoom e ainda visualizar acima e abaixo, numa abrangência inacreditável da imagem. Há fotos também das duas rampas de salto de asa delta no Morro de Santo Antonio, mostrando um belíssimo visual da cidade.

Vale a pena conferir.
O Blog de Caragua - k

Passamos dos 100 mil

Câmara Municipal antes da reforma
foto Leonir A. Lunard - Google Earth
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, o IBGE, divulgou os números oficiais da contagem da população no Litoral Norte, encerrando assim os trabalhos do Censo 2010.

Caraguatatuba conta oficialmente com 100.899 habitantes. Ubatuba tem 78.870, São Sebastião fechou com 73.833 enquanto que  Ilhabela tem 28.176 moradores fixos.


A contagem do IBGE serve para nortear ações governamentais, principalmente indicar o valor dos repasses de recursos financeiros federais aos municípios. Quanto mais populosos, mais recebem. É por isso que muitos prefeitos "não aceitaram" os números preliminares apresentados pelo Instituto e pediram recontagem. Nos dados preliminares, Caraguatatuba havia registrado 99.540 moradores fixos.

O número de moradores também serve para orientar o repasse de recursos municipais às Câmaras de Vereadores, só que o sentido é inverso: quanto mais moradores, menos dinheiro é enviado ao Legislativo.

Passando dos 100 mil moradores, a Câmara de Caraguá vai amargar uma queda no envio mensal de verbas pela prefeitura. Dos 8% da receita tributária a que tinha direito anualmente, vai receber apenas 7% em 2011, uma queda que, expressa em reais, significa algo em torno de 1.300.000,00. Ou seja, o ano que vem vai ser um ano difícil para os legisladores municipais, cujo orçamento em 2010, de 8,8  milhões, já era considerado exíguo.

Outra questão que possivelmente irá trazer dissabores aos membros da Câmara Municipal é vigência da chamada PEC dos Vereadores, aquela que elevou o número de parlamentares em Caraguatatuba dos atuais 10 para 17 a partir de 2012. Com o aumento do número de cadeiras, diminuem novamente os repasses financeiros ao legislativo. A dúvida é que se a medida vale ou não para 2011.

Se valer, outro golpe financeiro irá abalar as estruturas da Câmara de Caraguá, pois o repasse irá cair de 8% para 6%. Ou seja, outro prejuízo de mais de um milhão de reais, totalizando praticamente 2.600.000,00 a menos em relação aos montantes até então praticados e que já eram considerados escassos.


Ao que parece, o ano de 2011 e seguintes não irão ser bons para a nossa Câmara de Vereadores em termos de recursos financeiros. Enfim, uma questão a ser enfrentada.


Evolução populacional de Caraguá a partir de 1950

No início da década de 1950, segundo o instituto Seade - Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados, da Secretaria de Economia e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, Caraguatatuba contava com uma população fixa de 5.429 habitantes. 

Levando-se em conta a sua dimensão territorial, de 484 quilômetros quadrados, possuía a densidade demográfica de 11,21 hab/km². Algo pouco significativo, considerada a Caraguatatuba dos tempos atuais, de 2010, quando essa mesma densidade chega a 205,66 habitantes por quilômetro quadrado.

Segundo ainda o instituto Seade, Caraguatatuba possui a seguinte evolução populacional ao longo das décadas: 

1950 – 5.429 habitantes; 
1960 – 9.697 habitantes; 
1970 – 14.862 habitantes
1980 – 33.563 habitantes
1990 – 50.569 habitantes
2000 – 78.544 habitantes

Em 2010, informações ainda preliminares dos dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, indicam 99.540 habitantes fixos na cidade. 

O Blog de Caraguá - k

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Programa Gestão Forma Diretores da Região

O objetivo é fortalecer o papel de gestores de escolas públicas

O curso foi realizado com aulas á distância e encontros presenciais intercalados e teve início no primeiro semestre de 2.009. A habilitação consistiu sobre conceitos de liderança, planejamento e aproximação da escola com a comunidade.
A diretora da Escola Henrique Botelho, de São Sebastião, Gilmara Lopez Costa, discorreu “Com o conteúdo do curso, pude abordas os assuntos dentro
da escola e melhorar meu papel como gestora”.

 Cinquenta diretores de escolas municipais e estaduais das quatro cidades do Litoral Norte se formaram nesta terça-feira dia 30 de novembro no Programa Gestão para o Sucesso Escolar.
A Fundação Lemann foi responsável em supervisionar o cumprimento das atividades, coordenar os fóruns de discussão e orientar o conteúdo proposto. Já a Universidade Anhembi Morumbi certificou os participantes.
Para a tutora da Fundação Lemann, Maria Celia Lopez de Oliveira, a experiência da capacitação foi muito positiva para o ensino. “No GSE damos aos participantes um novo olhar para escola e assim sensibilizá-los para melhorar a qualidade na educação. Pude perceber envolvimento e comprometimento.”
Fonte: Assessoria de Comunicação de Social                                                                     JFPr

Vereadora Vilma quer ser presidente da Câmara


Talvez pretendendo seguir a trajetória de Dilma Rousseff, a vereadora Vilma do Posto, de Caraguá, acha que também pode virar "presidenta" e assim deseja disputar com o vereador Wilson Gobetti a direção da Câmara Municipal de Caraguatatuba. Pelo menos é o que informam o jornal Imprensa Livre e o Blog do João Lúcio de hoje, que registram que ela acaba de anunciar que quer ser a primeira mulher a presidir a Câmara de Caraguá.

Segundo o blog, Gobetti está muito forte e parece que não ter concorrentes. Ele saiu primeiro para a disputa e cercou "tudo bem cercadinho", como só ele sabe cercar. Mas, como eleição é eleição e "maldito o homem que confia em outro homem (vale também para as mulheres)", pode até dar Vilma. Forças ocultas, ocultíssimas, sempre agiram nas hostes políticas e suas sombras. É difícil, mas...

Dia 3 de dezembro, sexta-feira, às 18 horas, termina o prazo para a inscrição de chapas. A eleição será no dia 20 de dezembro às 10 horas. É aguardar para conferir...
 O blog de Caraguá - k

Coleta de pneus continua na Praça de Eventos

A arrecadação de pneus inservíveis permanece mais essa semana na Praça de Eventos, no centro. Desde o dia 16 de novembro de 2010, as secretarias de Meio Ambiente, Saúde e Serviços Públicos estão recolhendo um dos principais criadouros de mosquito da dengue.

A empresa Reciclanip, de São Paulo, tem até o dia 3 de dezembro para recolher esses pneus. O material passa por trituração e é reaproveitado de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou para combustível de caldeiras. Os pneus também são utilizados na fabricação de asfalto borracha ou ecológico, solados de sapatos, borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas e ainda tapetes de automóveis.
Assessoria de Comunicação Social - 30/11/2010 - Foto: Gianni D’Angelo/PMC
O Blog de Caraguá - k

Operação Cata-Treco começa neste sábado (4)

Moradores também serão orientados sobre os riscos da dengue

Para eliminar os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, acontece neste sábado (4), das 8h às 14h, no bairro do Tinga, a operação Cata-Treco, realizada pelo Governo Municipal, por meio das secretarias de Serviços Públicos, Urbanismo, Saúde, Educação, Meio Ambiente e Esporte.

Os moradores do Tinga que quiserem se desfazer de móveis velhos, pneus e outros objetos, podem colocá-los na calçada em frente à residência a partir de sexta-feira (3), para os agentes e voluntários recolherem.

Nesta quinta-feira (2), às 18h, na secretaria de Educação, os voluntários participarão de um treinamento para a operação Cata-Treco. Na sexta-feira (3), haverá palestra nas escolas sobre a dengue para as crianças.

Além desta ação, a partir de quinta-feira (2), os agentes vão passar de casa em casa para orientar os moradores sobre os riscos da doença e os cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito.
  Assessoria de Comunicação Social  30/11/2010 - Foto: Gianni D’Angelo/PMC
O Blog de Caragua - k

1º de dezembro é Dia Mundial de Combate à AIDS

Em Caraguá, população recebe orientações sobre prevenção e pode fazer teste de HIV

A secretaria municipal de Saúde organizou um evento para o Dia Mundial de Combate à AIDS, 01/12/2010. O objetivo é orientar a população sobre os cuidados de prevenção da doença. Na Praça Cândido Mota, das 9h às 16h, profissionais da saúde orientam sobre educação sexual e distribuirão preservativos.

Esta quarta-feira também é o último dia da Campanha Fique Sabendo, de mobilização e incentivo ao teste de AIDS. A campanha iniciou, em Caraguá, dia 16 de novembro e até o último domingo realizou 780 exames. Os interessados em fazer o teste podem ir até a Unidade de Saúde (UBS) mais próxima, de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h.

A coordenadora em Caraguá, da campanha Fique Sabendo, Alexandra Nascimento, informa que o número de pessoas com HIV vêm aumentando, não apenas no município mas em todo o país. “O aumento aconteceu principalmente em mulheres, heterossexuais e idosos com mais de 60 anos”, disse Alexandra.

O teste é simples e sigiloso, qualquer pessoa com idade acima de 12 anos pode fazer. A primeira parte é uma entrevista pessoal, em seguida é feita a coleta de sangue, não é preciso fazer jejum. O paciente pode retirar o resultado após 30 dias com apresentação de documento pessoal. Caso seja positivo, será realizado um segundo exame para confirmação e o paciente é encaminhado a uma equipe de profissionais formada por infectologista, enfermeiros e psicólogo da Unidade de Atendimento ao Portador de Moléstias Infectocontagiosas (UAMI).
Assessoria de Comunicação Social - 30/11/2010
O Blog de Caraguá - k

O temível Tamoio, o que não se submeteu

Curiosidade:

Tamoio quer dizer raça ou tribo de índios que habitavam este Litoral Norte no início da colonização portuguesa, certo? Não, errado. 

Tamoio nunca foi raça ou tribo indígena, conforme pensam muitos. Tamoio era, isto sim, um atributo que os Tupinambás davam a si mesmos quando se puseram em pé de guerra contra o invasor português e os índios Guaianases, aliados destes. 

Tamoio queria dizer na língua aborígene: o avô, o mais antigo, o primitivo, o antepassado, portanto, os verdadeiros donos destas terras. Eram pacifistas, alegres, caçadores e pescadores, amantes da música e da dança, exímios executores de instrumentos de sopro e percussão, e que mantinham perfeito asseio corporal, banhando-se uma ou mais vezes ao dia. 

Acossados e ludibriados pelos portugueses, reuniram-se em confederação, a Confederação Tamoia comandada heroicamente pelo cacique Cunhambebe, e decidiram pela guerra. 


Outro mito é dizerem que eram canibais. Na verdade, comiam apenas inimigos; ainda assim, em rituais de explosão de ódio e vingança e desprezo pelo adversário, e não para saciar a fome. 

Pense nisto quando trafegar pela rodovia que rende homenagem ao nosso índio guerreiro, aquele que não se submeteu....
(Fonte: Ubatuba – Documentário, de Washington de Oliveira, o seu Filinho, escritor de Ubatuba)
O Blog de Caraguá - k