satélite jps/ mundo tecnologia/localização geolocalização |
Um grupo de especialistas apela para que os governos europeus se preocupem com os registros de dados geográficos nos iPhones e iPads da Apple, bem como nos smartphones equipados com o Android, sistema operacional do Google.
Esse grupo de trabalho, presidido pelo holandês Jacob Kohnstamm, reúne especialistas, membros das autoridades nacionais de regulação e de proteção de dados. Suas notificações não são coercivas, mas desta vez sua recomendação deverá ser seguida de fato, ainda mais que certos Estados da União Europeia (UE), como a França, a Alemanha e o Reino Unido, anunciaram sua intenção de conhecer o caso. Nos Estados Unidos, parlamentares democratas já questionaram a Apple.
Em abril, jornais anglo-saxões, reproduzindo estudos conduzidos por dois especialistas britânicos em informática, Alasdair Allan e Pete Warden, revelaram que a Apple havia incluído na última versão de seu sistema operacional para o iPhone e iPad uma função que permitia armazenar dados de deslocamento dos usuários. Já o Google foi questionado por seu sistema Android para celulares e tablets, embora os dois pesquisadores tenham afirmado que não encontraram nesse caso o mesmo sistema de rastreamento e de armazenamento de dados. No entanto, dois de seus colegas, o americano Samy Kamkar e o sueco Magnus Eriksson, teriam provado em trabalhos separados que o Android também armazenava dados de localização
Le Monde/Jean Pierre Stroobants
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário