segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Onde está a Oposição?

               As eleições mal terminaram e já estamos diante de mais uma grande trapalhada do Governo, a realização do ENEM está ai para comprovar a incompetência do PT para gerenciar grandes projetos, este envolvendo cinco milhões de estudantes de todo país, inclusive perdendo sua credibilidade junto às instituições que o utilizam.
E aí, acorda oposição, saiam em defesa destes brasileiros, nossos estudantes, não espere passar quatro anos para dizer que trabalha em pró da nação.

O ENEM é uma oportunidade de ouro, mostrou inaptidão do Inep, subordinado ao Ministério de Educação, do atual governo do PT.
A oposição tem de aprender que seu trabalho começa já e não só durante a próxima campanha. Quando o cavalo passa é preciso montá-lo, senão não adianta chorar depois do resultado das eleições.                  JFPr

domingo, 14 de novembro de 2010

Caraguá abre inscrições para guarda-vidas

20 Vagas aberto pelo Corpo de Bombeiros
no curso que se inicía dia 22 de novembro
 As inscrições para o curso de formação de guarda-vidas temporário estão abertas e seguem até o dia 17/11/2010. O objetivo do curso é capacitar civis para trabalharem com o Corpo de Bombeiros no período das férias.
A seleção dos candidatos será no dia 18, às 8h30, no Posto de Bombeiros, na praia Martin de Sá.
 A prova será dividida em duas partes: uma de corrida, de caráter eliminatório, na qual os participantes deverão percorrer uma distância de 1.700m em oito minutos, para homens, e nove minutos para mulheres. Na segunda parte, os participantes devem nadar em um circuito de 500 metros em menos de 12 minutos, os melhores tempos se classificam.
O curso tem duração de 15 dias, entre 22 de novembro e 10 de dezembro, com matérias de suporte básico da vida, pronto-socorrismo, prática de salvamento aquático, condicionamento físico, prevenção de afogamentos, telecomunicações, entre outros. O salário do guarda-vidas temporário varia entre R$1.000 e R$1.200 mensais.Os requisitos básicos para ingresso na capacitação são: ter mais de 18 anos, estar em dia com as obrigações de alistamento (masculino), não possuir antecedentes criminais de natureza dolosa, ter ensino fundamental completo e comprovar, por meio de atestado médico, boas condições físicas e de saúde.
As inscrições são realizadas no posto de bombeiros da praia Martin de Sá. É necessário que o candidato leve RG, CPF, atestado médico e, no caso de já formados no curso de guarda-vidas temporário, o certificado de conclusão. 
                                                                                               Assessoria de Comunicação Social

Bandeirante Energia presta contas na Câmara

Visita e explanação é uma retribuição da ida dos Vereadores

O Gestor Executivo da Bandeirante de Energia para o Poder Público e Grandes Clientes, Marcos de Moraes Scarpa visitou a Câmara Municipal de Caraguatatuba na noite desta terça-feira – 9 de novembro, durante o Expediente da Sessão Ordinária semanal, apresentando
 Marcos de Moraes Scarpa, Diretor da Bandeirante
      de Energia em pronunciamento na Câmara de
Foto: Pedro Monte-Mór/AI-CMC

seus trabalhos na cidade e região. A visita vem como forma de retribuição a de uma Comissão de Vereadores ao seu escritório, em São José dos Campos há cerca de 15 dias.
O Gestor Marcos Scarpa usou a Tribuna da Câmara, durante o Expediente por 30 (trinta) minutos, explanando sobre os trabalhos realizados pela Bandeirante de Energia no Litoral Norte, mais especificamente em Caraguatatuba.
Durante sua palestra Marcos Scarpa falou sobre a Tarifa Social e o seu credenciamento junto ao Bolsa Família e respondeu a diversas perguntas dos Vereadores, no que diz respeito a Agilidade da Empresa para a reposição das lâmpadas de rua e quanto aos projetos para instalação de iluminação pública nas ruas da cidade.
O Gestor Executivo mostrou-se insatisfeito com a Bandeirante de Energia quanto ao quesito Iluminação Pública e ao mesmo tempo abordou as reclamações que tem sido recebidas diariamente. Marcos Scarpa apontou que o usuário não sabe diferenciar se o poste de luz pertence a Prefeitura ou a Bandeirante e ao mesmo tempo mostrou a diferença: Os postes da Bandeirante geralmente são de concreto e além da iluminação pública carregam os cabos de alta voltagem e os transformadores. Já a rede privativa da Prefeitura tem apenas os postes com os braços de iluminação.
Ao final os Vereadores agradeceram a gentileza de vir à Caraguatatuba e a acolhida em São José dos Campos, quando a comissão lá esteve cobrando melhorias à população. Marcos Scarpa agradeceu o convite e a chance de poder explanar sobre os trabalhos da Bandeirante de Energia, frisando que toda casa que invoca o nome de Deus e canta o Hino Nacional é digna e merecedora de todo o respeito.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Obra de Monteiro Lobato pode ser banida de escolas

Monteiro Lobato: racismo ou censura?

Publicado em 1933, “Caçadas de Pedrinho” relata uma aventura da turma do Sítio do Pica-Pau Amarelo na procura de uma onça pintada. Pergunta-se: O banimento da obra de Monteiro Lobato configura censuraO livro está em desacordo com a legislação vigente no país?
       Não deixem de participar da pesquisa! Estamos ansiosos para ler seus comentários. Boa sorte!             JFPr
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros no Brasil. Ele implantou renovações nos livros didáticos, principalmente nos infantis. Com isso, este notável escritor que junta à realidade e fantasia é reconhecido como o precursor da literatura infantil no Brasil.
Os educadores e as autoridades públicas reclamam da carência de interesse pela leitura. O hábito da leitura é muito deficiente no Brasil e é evidenciada, nas escolas, em seus diversos graus.
PARECER DO CNE
Agora, o CNE (Conselho Nacional de Educação) emitiu um parecer publicado no "Diário Oficial da União" indicando que o livro “Caçadas de Pedrinho”, de Monteiro Lobato,  seja proibido nas escolas públicas, ou que isso seja feito com um alerta, sob a alegação de que é “racista”. Alegando que o segregacionismo está na abordagem da personagem Tia Anastácia e de animais como urubu e macaco.
Entre os trechos que relevariam a conclusão, o texto alude alguns em que Tia Nastácia é chamada de "negra". Outra cita: "Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”. Em relação aos animais, um exemplo mencionado é “ Não é à toa que os macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens
"Estes fazem menção revestida de estereotipia ao negro e ao universo africano", diz à conselheira que redigiu o documento, Nilma Lino Gomes, professora da UFMG, recebendo a seguinte comentário de Nelson Mota na coluna no Estado de São Paulo “Se não era para subir na árvore, Tia Anastácia deveria ser comida pela onça?”
Em nota técnica citada pelo CNE, a Secretaria de Alfabetização e Diversidade do MEC diz que a obra só deve ser usada "quando o professor tiver a compreensão dos processos históricos que geram o racismo no Brasil".
A DENÚNCIA
         A denúncia foi feita pela secretária de Promoção da Igualdade Racial, ligada a Presidência, que recebeu de Antônio da Costa Neto, mestrando da UnB.
Se o disparate prosperar, nenhuma grande obra será lida por nossos estudantes, a não se que estimuladas pela restrição da “nota explicativa” – a começar da Bíblia, com sua  numerosas passagens acerca da “submissão da mulher”, e dos livros de José de Alencar, Machado de Assis, Graciliano Ramos; dos de Nelson Rodrigues, nem se fale. Em todos esses exemplos explicitam textos politicamente incorretos.
O livro já foi distribuído pelo próprio MEC a colégios de ensino fundamental pelo PNBE (Programa Nacional de Biblioteca na Escola).
Para entrar em vigor, o parecer precisa ser homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. O texto será analisado pelo ministro e pela Secretaria de Educação Básica e a decisão final cabe ao Ministério da Educação (MEC).
         No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribui com o desenvolvimento da literatura Brasileira.
Fonte: A Crítica, Biografia (Google)
Fotos: Livro Caçadas de Pedrinho
  Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Caraguá prorroga inscrições do Concurso Público

                 Empresa responsável pelas provas recebeu
                      aproximadamente 15 mil inscrições
posto do Acessa SP

O Governo Municipal de Caraguá e a Fadems prorrogaram até o dia 15 de novembro de 2011 (segunda-feira) o prazo de inscrição do Concurso Público para o preenchimento de 784 vagas na prefeitura. A medida não irá alterar os prazos estabelecidos nos dois editais de abertura de inscrições como, por exemplo, a data de realização das provas. 
Os candidatos que se inscreveram no Concurso Público de 2007 ou no Processo Seletivo de 2009 poderão, no momento do cadastro no site da Fadems, solicitar isenção desde que seja para o mesmo cargo que concorreu anteriormente. A partir desta terça-feira (09) a opção volta a ficar disponível no site da empresa responsável. 
Já estão disponíveis para consulta as relações de deferimento e indeferimento de gratuidade das inscrições do concurso público para os cargos do edital 01/01/2010. Quem teve a isenção indeferida deve entrar no site da Fadems, imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento. A data de vencimento dos boletos será até o dia 16 de novembro (terça-feira), dentro do horário de expediente bancário.  
Até sábado (13), o Acessa São Paulo continua com o atendimento aos candidatos que desejam fazer a inscrição para o concurso.  O posto funcionará das 9h às 16h30. Os interessados devem comparecer com os seguintes documentos: RG, CPF e endereço com CEP. 
Segundo a secretaria municipal de Administração, aproximadamente 15 mil candidatos se inscreveram no Concurso Público, mas a empresa aguarda a efetivação dos boletos bancários para o término do processo de inscrição. Os cargos mais procurados são para auxiliar de desenvolvimento infantil, agente administrativo, inspetor de alunos e agente de fiscalização no trânsito. 
Serviço
Inscrições para Concurso Público                                           Acessa SP
Até 15 de novembro                                                               Praça Diógenes Ribeiro de Lima, s/nº
Taxa: R$ 30 à R$ 60                                                               (prédio anexo à Secretaria de Turismo)
 Internet: www.fadems.org.br       
                                                                              Assessoria de Comunicação Social
                                                                              Foto: Gianni D’Angelo/PMC
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Revista da Cidade - Caraguá - edição de novembro/2010



Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Caraguá promove 13ª Kizomba

                Programação da Fundacc envolve palestras
                      e apresentações culturais 
 A partir desta quarta-feira (10/11/2010) tem início em Caraguá a 13ª Kizomba, uma série de eventos que comemoram o Dia da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro. O evento é promovido pela ONG Zambô do Movimento Negro de Caraguatatuba, em parceria com o Governo Municipal, por meio da Fundação Educacional e Cultural (Fundacc) e secretaria de Saúde.  
Ato ecumênico será celebrado no dia 20 de novembro
A programação terá palestras e danças afro nas escolas estaduais e no Centro Universitário Módulo. A vice-presidente e historiadora da ONG Zambô, Teresinha de Oliveira Mariano Costa, irá proferir palestras e orientar alunos e comunidade sobre a atuação da Zambô e o movimento negro da cidade.
No sábado (20), Dia da Consciência Negra, terá a Caminhada Zumbi dos Palmares, com saída da Praça da Bíblia e chegada na Praça Diógenes Ribeiro de Lima. Haverá apresentações de samba-de-roda, capoeira, hip hop, maculelê e Moçambique. À noite a festa contará com pagode e comidas tradicionais como acarajé e caximbada (bebida afrodisíaca).
 No dia 21 de novembro, às 16h, no Teatro Mario Covas, ocorre o encerramento das oficinas culturais da Fundacc nas áreas de folclore e tradições populares, com apresentações de grupos de capoeira, maracatu e maculelê.

 O Dia da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a participação do negro na sociedade brasileira. Caraguá é uma das cidades que aderiu ao feriado que homenageia Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas. Em 20 de novembro de 1965, ele foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo.
Toda Programação com local e horário anexo. 
Programação – 13ª Kizomba:  Palestras nas escolas a partir das 19h30
10 (quarta-feira) – Escola Estadual Professor Miguel Carlota – Massaguaçu
12 (sexta-feira) – Escola Estadual Professor Ângelo Barros de Araújo – Travessão
18 (quinta-feira) – Centro Universitário Modulo – Centro
23 (terça-feira) – Escola Técnica Estadual (ETEC) – Indaiá
Caminhada Zumbi dos Palmares
Dia 20 de novembro
15h – Saída caminhada (Praça da Bíblia)          16h – Chegada na Praça Diógenes Ribeiro de Lima
16h30 – Ato Ecumênico.                                                 e cerimônia de abertura
17h30 – Moçambique,                                          0h   -  Encerramento
18h – Samba de Roda
18h – Show Musical                                               Encerramento Oficinas Culturais
19h – Capueira                                                        Dia 21, às 16h, no Teatro Mario Covas                                                               
19h30 – Dança Afro Marabaxo                             Apresentações de capoeira, maracatu
20h – Puxada de Reda                                            e maculelê
20h30 – Maculele                                                    
21h – Dança do Facão                                                           Fotos:JC Curtis/Fundacc
22h – Pagode (Chocolate do Cavaco)                                                      Assessoria de Comunicação Social 
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

TEATRO MÁRIO COVAS APRESENTA NO FIM DE SEMANA

Escola de Mulheres, de Moliére


“Escola de Mulheres” é um texto divertidíssimo que nos leva a inúmeras reflexões. Com autoria de Molière, tradução de Millôr Fernandes e direção de  Roberto Lage, o espetáculo desembarca em Caraguá neste feriado.

 No elenco: Oscar Magrini, Felipe Lima, Thais Pacholek, Flávio Faustinoni, Ana Paula Vieira, Gerardo Franco.
Com duas apresentações no Teatro Mário Covas, dia 13, sábado às 21h e dia 14, domingo às 20h. A duração é de 90 min. A classificação indicativa é 12 anos.
Arnolfo tem pouco mais de 40 anos e seu maior medo é ser enganado por uma suposta esposa. Por isso ao longo dos anos, preferiu não se casar e optou por sair com mulheres comprometidas com outros homens. Para não sofrer a dor insuportável da traição, ele “adotou” a menina Inês que na época tinha quatro anos e internou-a em um convento – sua receita infalível de mulher honesta, com a qual se casaria. Ela era submissa, dependente, ignorante e de completa inocência.
Os ingressos têm o valor de R$ 40,00 e R$ 20,00 meia entrada. Mais informações pelo telefone: (12) 3881 2623.
                                                                                                                                                                                                     Adriana Coutinho
                                                                                                                                                                                                Comunicação Fundacc
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Feriado com muita música em Caraguá

Show 40 anos sem os Beatles, Festival Palco Livre e lançamento de CD de Leandro Zambianchi fazem parte da programação deste feriado em Caraguá. 
A Fundacc – Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba e o Governo Municipal realizam neste mês especial, novembro, mês da música, a segunda edição do Cenário Musical - evento com shows em vários estilos, concertos, música no museu e worshows com músicos renomados.
A novidade este ano é o festival - Palco Aberto - para apontar as novas bandas de Caraguá com suas composições próprias, que acontece dia 15, na Praça de Eventos, com entrada franca. Numa grande ação musical e educacional, a Fundacc transforma Caraguá num grande cenário, oportunizando a todo o público, acesso à produção musical da cidade, com seus estilos diferentes e peculiares. Prestigie!

12/11 - Sexta

18h - MACC-Museu de Arte e Cultura 

Música no Museu – show instrumental com Shenyr Queiroz

20h30 - Praça Dr. Cândido Motta 

Nhô Vair e convidados - Cesar e Maycon  música   de raiz
21h - Teatro Mário Covas
"Beatles 40 anos"
Adriana Coutinho                                                     
                        Com unicação Fundacc      
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Circuito Municipal de Surf agita Caraguá

Etapa final em novembro

As inscrições para a terceira e última etapa do Circuito North Peak de Surf estão abertas e seguem até o dia da competição. A organização aguarda melhores condições de ondas em uma das três praias do campeonato, Massaguaçú, Capricórnio e Martin de Sá, em Caraguá. A previsão é que o evento seja realizado no final do mês de novembro.
O circuito é válido pelo Campeonato Municipal de Surf e já levou cerca de 100 surfistas para as águas da cidade. A competição é realizada pela Associação de Surf de Caraguá com apoio do Governo Municipal, por meio da secretaria de Esportes. As inscrições custam R$ 50, para a categoria Open e R$ 30, para as categorias Júnior, Mirim, Iniciantes, Feminino e Long board. A premiação para a principal categoria do circuito, a Open, é uma passagem aérea para o Peru. Para as demais categorias pranchas e kits dos patrocinadores. Mais informações e inscrições: (12) 9743-1018, (12) 9145-4429, ID: 936*21773 ou pelo site www.ascsurf.com.br. 

                                                                                                                                                                            Assessoria de Comunicação Social
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Neste final de semana tem Caraguá Mega Folia

                                Trio elétrico sairá da Praia do Indaiá

Caraguá recebe neste final de semana, dias 13 e 14/11/2010, a primeira micareta universitária. O Caraguá Mega Folia conta com uma grande estrutura e várias atrações musicais.
  
Nos dois dias, o trio elétrico sairá às 14h do quiosque dos Amigos, nº32, na praia do Indaiá, com parada em frente ao Caraguá Praia Shopping, e encerrando o som às 16h. Após a passagem do trio pela Avenida da Praia, a festa começa na Praça de Eventos.  

As bandas Rapazolla e Balakubaka, prometem comandar o trio elétrico de sábado (13), e o grupo Vakaloka agita o palco da Praça de Eventos, a partir das 16h10.
No domingo (14), é a vez de André Lellis e Kelsh sacudirem a galera no trio elétrico, e as duplas Ricardo e Eduardo, e Rodrigo e Santafé, envolverem o público com um sertanejo romântico, no palco da Avenida da Praia.
O evento contará com dois mega trios, de 200.000 W de som, praça de alimentação coberta, sala de imprensa, camarotes cobertos, segurança com monitoramento, ambulatório e UTI móvel.
Os valores dos ingressos para a pista é de R$20, R$30 ala vip e R$40 camarote. A retirada de abadá será nos dias 11 e 12, das 10h às 00h, no local do evento, e nos dias da festa, a partir do meio dia. Para os que comprarem o convite na hora, já será o entregue o abadá.  
Esses valores serão para estudantes que apresentarem a carteira ou, para quem doar 1 Kg de alimento não perecível, que serão revertidos para o Fundo Social de Solidariedade da cidade. 

Caraguá Mega Folia
Sábado (13) e Domingo (14), às 14h
Atrações:
Dia 13 sab: Rapazolla, Vakaloka e Balakubaka
Dia 14 dom: André Lellis, Ricardo e Eduardo, Kelsh e Rodrigo e Santafé
Local: Saída do trio elétrico no quiosque dos Amigos, nº32, praia do Indaiá e
Praça de Eventos – Praia do Centro – Caraguatatuba SP

Pontos de Vendas de ingressos

Caraguá Mega Folia
Sábado (13) e Domingo (14), às 14h
Atrações:
Dia 13 sab: Rapazolla, Vakaloka e Balakubaka
Dia 14 dom: André Lellis, Ricardo e Eduardo, Kelsh e Rodrigo e Santafé
Local: Saída do trio elétrico no quiosque dos Amigos, nº32, praia do Indaiá e
Praça de Eventos – Praia do Centro – Caraguatatuba SP

Pontos de Vendas de ingressos

Caraguá:                                                               São Sebastião:
Água do Mar Surf Shop                                         Água do Mar Surf Shop
Av. Dr. Arthur Costa Filho, 937                             RuDuque de Caxias, 48
(Caragua Praia Shopping)
Rua Santa Cruz, 131 – Centro                               Ubatuba:
                                                                              Loja da Vivo
Ilhabela:                                                                Rua Cel. Ernesto de oliveira, 91 -      
Ótica São Sebastião                                              Centro
Av. Princesa Isabel, 1173                                                                                          

                                                                               São José dos Campos:
                                                                               The Point  
                                                                               Av. JK, 6812 – lj 8 no C. Comercial JK
Foto DivulgaçãoAssessoria de Comunicação Social 
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

Ecoeduca ressalta a importância do Meio Ambiente

Crianças com idade entre 4 e 10 anos participaram das atividades do projeto Com o objetivo de despertar a consciência ambiental, o projeto ‘Ecoeduca’ das secretarias de Meio Ambiente e de Educação, oferece aos estudantes jogos e palestras que abordam temas relacionados à fauna, mata ciliar e água. As atividades aconteceram no CEI Morro do Algodão, Emef Bernardo Louzada e CEI Olaria, nos dias 8 e 9 de novembro de 2010.
Em um jogo de tabuleiro, os estudantes da Emef Bernardo Louzada aprenderam hoje (9) o valor da água e do consumo consciente. Na parte da tarde foi a vez dos alunos da CEI Olaria realizarem o plantio de árvores.
Já a importância dos animais na natureza foi discutida por 150 alunos do CEI Morro do Algodão, na segunda-feira (8). As crianças também confeccionaram dobraduras e realizaram brincadeiras educativas sobre a mata ciliar.
A bióloga da secretaria de Meio Ambiente, Daniela Kuntz, explica que o projeto é um complemento do que já vem sendo trabalhado nas escolas, com a utilização de temas ambientais em conjunto com as dinâmicas.
 Assessoria de Comunicação
Fotos: Gianni D’Angelo                                                                                    
Postado por: Caraguablog, o blog de Caraguá

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Recenseadores do IBGE estarão nos bairros de Caraguá

Uma unidade móvel do IBGE - Posto de Coleta Caraguatatuba – percorrerá vários bairros da cidade a partir desta semana. O objetivo é recensear a totalidade de moradores do município. Nos bairros, a unidade móvel permanecerá em uma escola municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O morador cuja residência ainda não recebeu a visita do recenseador também pode entrar em contato pelo telefone 3883-2388 e agendar uma visita até o próximo dia 19/11/2010.
No dia 1º de agosto de 2010, iniciou-se a coleta de dados para o Censo 2010. O Censo será um retrato de corpo inteiro do país com o perfil da população e as características de seus domicílios, ou seja, ele nos dirá como somos, onde estamos e como vivemos.
Para realizar o Censo 2010, o IBGE precisa do apôio e da participação de todos. É importante lembrar que é por meio das informações do IBGE, produzidas a partir das respostas da população ao Censo, que os governos, empresas e acadêmicos irão planejar os estudos e ações para projetar o futuro.
Roteiro da unidade móvel:

Dia 8 (segunda)                                          Dia 9 (terça)
das 8h às 12h – Centro                         das 8h às 12h e das 13h às 17hdas 13h às 17h – Estrela D`Alva     Massaguaçu
                                                                                 das 13h às 17h – Jetuba
Dia 10 (quarta)                                                       
das 8h às 12h – Rio do Ouro               Dia 11 (quinta)             
das 13h às 17h – Jaraguazinho         das 8h às 12h e das 13h às 17h –                                                                   Olaria
 Dia 12 (sexta)                                       das 13h às 17h – Martin de Sá
das 8h às 12h e das13h às 17h         

 – Tinga                                                                                                                                                           
das 13h às 17h – Ponte Seca                                                                           
                                                                                                 Assessoria de Comunicação Social - 05/11/2010

Porto Novo: Inicia o fechamento das Valas Sanitárias

        Fechamento das valas sanitárias garante saúde da população

O Governo Municipal e a Sabesp irão fechar todas as valas sanitárias, entre a Colônia João Cleófas e a barra do rio Juqueriquerê, no bairro Porto Novo, em Caraguá, a partir desta segunda-feira, dia 8. A ação será realizada após uma reunião entre representantes da prefeitura de Caraguá e da Sabesp, agendada às 9h.

Durante o mês de outubro, equipes do setor de Vigilância Sanitária visitaram as residências do Porto Novo para notificar os proprietários que ainda não tinham solicitado as ligações de esgoto junto à Sabesp. Os moradores que receberam as notificações tiveram 10 dias para entrar com o pedido de conexão do esgoto à rede e, em seguida, dar baixa no setor de Vigilância Sanitária com o protocolo.
Segundo informações da Vigilância Sanitária, valas abertas podem ocasionar a presença de vetores como pernilongos e caramujos, doenças como hepatite, leptospirose e infecções bacterianas.
Atualmente, o índice de coleta e tratamento de esgoto de Caraguá é de 72%.
                                                                     Assessoria de Comunicação Social

sábado, 6 de novembro de 2010

O que você faz com o seu lixo eletrônico?


Os eletrônicos são com uma intensidade cada vez maior. Celulares, por exemplo, há quem os troque todo semestre, ou menos.
A facilidade em adquirir esses produtos, no entanto, traz consigo um grave problema: o descarte do lixo eletrônico. Hoje, virou questão de saúde pública, já que feito de forma incorreta, acarreta em altos riscos. Isso porque, na fabricação desses produtos são utilizadas substâncias tóxicas e metais pesados.                                                  JFPr
"O ideal é que os produtos passem por um processo seguro e eficiente que privilegie o reaproveitamento das matérias-primas e também o descarte seguro das que não puderem ser reutilizado”, afirma Ernesto Watanabe, diretor da "Descarte Certo", empresa de gestão do lixo que surgiu justamente da observação de que o recolhimento desse material era precário e de difícil acesso. A empresa retira em casa mais de 90 tipos diferentes de eletrônicos - de linha branca (geladeiras, fogões, lavadoras, etc.), marrom (áudio e vídeo), e eletro portáteis, informática e telefonia.
Ernesto explica que antes de depositar o lixo é necessário acondicioná-lo adequadamente, para que não ocorram vazamentos das substâncias tóxicas, como mercúrio, chumbo, fósforo e cádmio. Também é importante selecionar o meio de transporte e o destino do lixo.
Ele conta como a "Descarte Certo" faz isso: "O lixo eletroeletrônico não é totalmente descartável. Dele podem ser extraídos minerais como ferro, cobre e alumínio, que são reutilizados sem prejudicar o meio ambiente. Este material vai para recicladoras certificadas, a fim de serem reaproveitados, reduzindo a necessidade de se extrair mais elementos da natureza. As substâncias que não puderem ser reaproveitadas são encaminhadas para aterros com a classificação exigida".
Diante de tantos danos causados pelo descarte errado, ele define seus clientes como pessoas conscientes e preocupadas com as questões ambientais. “Nosso objetivo é ajudá-las a tornar o mundo mais sustentável".
O blog www.lixoeletronico.org é ótima fonte de referência sobre o assunto e visa a incentivar conversações relacionadas ao consumo (e descarte) responsável. Dados de estudo feito pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas/CEMPRE, há cinco anos, e publicados no blog, já levantava que o Brasil produzia 241 mil toneladas de lixo, das quais 90 mil são de origem domiciliar. A média nacional de produção de resíduos por habitante estaria em torno de 600 g/dia. Uma cidade como São Paulo, no entanto, produz em média 1 kg/dia de lixo por habitante.
Para calcular quanto custaria descartar suas coisas, você pode acessar o site http://www.descartecerto.com.br/Consultas/AgendamentoColeta.aspx e fazer uma pesquisa simples, por CEP ou cidade.
                                                                                                            Fonte: Vila mulher/comunidade

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Túmulo de Jean Pierre é o diferencial do Cemitério de Caraguatatuba.

Dia 2 de Novembro, finados, dias dos mortos. Milhares de pessoas visitam e rezam nos cemitérios para seus entes queridos em alguns casos idolatrando a seu ídolo ou agradecendo milagres.
Caraguatatuba tem uma particularidade diferente de outros municípios. No cemitério Municipal local há uma “lenda” sobre uma criança que viveu apenas 36 dias e faleceu de pneumonia na Casa de Saúde Stela Mares em 04 de Julho de 1.959.
Falamos de ”Jean Pierre”, túmulo com intensa visita, sobretudo durante o dia de Finados. Seu túmulo possui a imagem de um anjo e a partir daí iniciou a lenda com visitas de fiéis rezando para agradecer a graça  alcançada ou solicitando sua intercessão nos seus pedidos.
Em 1997, a última administração municipal do século, inovou o local com uma capelinha e velório. Há também um recanto com música e bancos. A ideia é oferecer aos visitantes melhores condições.                                                                                                         JFPr

DILMA ROUSSEFF ELEITA A PRIMEIRA MULHER PRESIDENTE DO BRASIL

Dilma Rousseff a primeira
Presidente mulher do Brasil
 Em Caraguatatuba apesar da supremacia do PSDB, partido que nos governa há 14 anos, o PT evoluiu bastante e diminui a diferença em porcentagem dos últimos pleitos. Segundo o TSE-Tribunal Superior Eleitoral em Caraguatatuba o resultado final registrou: Dilma Rousseff com 20.732 votos válidos (eleita) e José Serra (PSDB) com 28.965 votos válidos.
Domingo, dia 31 de outubro, as 20h04min, com o encerramento da apuração no Estado do Acre, o presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, divulgou que Dilma Rousseff (PT) estava virtualmente eleita presidente da República do Brasil.
Com o encerramento da apuração, Dilma Rousseff (PT) obteve o total 55.725.529 votos válidos (56%) e José Serra, 43.711.388 votos (44%). 2.452.597 eleitores (2,3%) votaram em branco e 4.689.428 (4,4%) anularam o voto. A abstenção foi de 21,5%, o que corresponde a 29.197.152 eleitores. 
         O presidente do TSE enfatizou a rapidez das apurações que apontaram a vitória de Dilma Rousseff. “Eu tenho a grata satisfação de anunciar o sucesso do nosso sistema eleitoral e o avanço de uma tecnologia genuinamente brasileira” exclamou Ricardo Lewandowski.                           JFPr