sábado, 19 de março de 2011

Bancos terão 90 dias para instalar divisórias nos caixas


Intuito é coibir a 'saidinha'; divisória vai separar caixas e cliente que está na fila sacando 
O governador Geraldo Alckmin sancionou e o Diário Oficial do Estado publicou ontem a lei que obriga as agências bancárias do Estado a instalar divisórias nos caixas de banco. A medida vale tanto para os locais operados por funcionários como para os terminais eletrônicos. O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa em fevereiro deste ano. Com a lei sancionada e publicada no Diário Oficial, os bancos terão até três meses para se adaptar.
Pelo projeto, as divisórias terão de ter altura mínima de 1,80 metro e ser confeccionadas com material opaco, que dificulte a visão externa. Elas vão separar um caixa do outro e o cliente que está sacando dos que estão na fila. Caso os bancos desrespeitem a determinação, estarão sujeitos a uma multa de R$ 8.725 por dia de descumprimento.
Os bancos, em nota passada ao SPTV, da TV Globo, informam que as divisórias atrapalharão a ação dos seguranças e até facilitarão os assaltos. A nota diz que "os marginais estarão protegidos pelas divisórias" e, citando o caso do empresário Ali Said Murat, assassinado em fevereiro, conclui que as vítimas desse tipo de crime são escolhidas ao acaso.

O projeto foi proposto pelo deputado estadual Vanderlei Siraque (PT). Ele disse que o objetivo é dar privacidade aos clientes e dificultar a ação de bandidos que escolhem suas vítimas por meio de olheiros, que têm a função de espionar quem faz saques.

Além do projeto das divisórias, a Assembleia Legislativa analisa outros textos que tentam combater a ação dos ladrões. Um deles é o que proíbe os aparelhos de comunicação, entre eles os celulares, dentro das agências.
Fonte: destak/jornal.com.br    -  -  Arte: A/E
Caraguablog/JFPr

0 comentários: