Conforme havia prometido, o aluno Hélio
Pedro Monteiro Filho compareceu à Câmara Municipal de Caraguatatuba nesta terça-feira para acompanhar a votação da moção de congratulações que iria receber por conta de sua luta pela implantação de uma universidade federal gratuita em Caraguá ou em outra cidade da região.
Hélio Pedro Monteiro Filho |
A moção, de autoria do vereador-presidente Wilson Agnaldo Gobetti, foi submetida à discussão, obtendo o apoio de todos os vereadores. Colocada em votação, a propositura foi aprovada por unanimidade.
Agora, chancelado pelo Poder Legislativo Municipal de Caraguá, o documento segue para os prefeitos e presidentes de Câmara do Litoral norte, solicitando apoio à medida pleiteada pelo jovem Hélio. O documento ainda vai para o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, fazendo igual apelo.
Um público jovem compareceu às dependências da Câmara Municipal, interessado na decisão dos vereadores. A partir da moção aprovada, a luta pela implantação de uma universidade gratuita em Caraguá ganha um peso político de relevância, que fortalecerá a luta iniciada pelo aluno Hélio.
Eis o teor da Moção:
MOÇÃO CONGRATULAÇÕES
Congratula-se com o jovem Hélio Pedro Monteiro Filho pela sua luta junto ao Ministério da Educação, visando à instalação de uma Faculdade Federal no Litoral Norte
Senhor Presidente, Senhores Vereadores:
Hélio Pedro Monteiro Filho nasceu no dia 06/11/1991 em São Sebastião/SP, porém é morador neste município desde sua infância. Iniciou seus estudos na EMEF Jorge Passos, no bairro Jaraguazinho, onde ficou até a terceira série do ensino fundamental.
Em seguida entra na EMEF Aída de Almeida Castro Graziolli, no bairro Rio do Ouro, permanecendo até a quarta série. Da quinta série do ensino fundamental até a o primeiro ano do ensino médio estudou na EE Prof. Antônio de Freitas Avelar, no bairro Estrela D'alva. Já na EE Mário Trombini, localizada no bairro Ponte Seca, vira Presidente do Grêmio Estudantil, eleito com mais de 417 votos. Também foi bolsista no Centro Educacional Lippi, onde fez seu segundo ano do ensino médio. Já o terceiro ano do ensino médio, foi finalizado na EE Prof. Antônio de Freitas Avelar.
Foi integrante da Banda Municipal Carlos Gomes entre 2000 e 2005, onde iniciou como percussionista e clarinetista. Fez curso de regência com a Maestrina Mônica Giardini. Em 2008 foi suplente da Comissão Setorial de Música da Fundação Cultural de Caraguatatuba/SP - Fundacc.
Desenvolveu atividades como voluntário nas escolas públicas da região, onde nos finais de semana ministrava aulas de teoria musical, flauta doce, percussão, harmonia e canto. Participou de diversos cursos de formação e capacitação, tais como Oratória, Produção Textual, Sustentabilidade e Pré-Sal, Discurso de Literatura entre Universidade e Escola, Consciência Ecológica, Recursos Humanos, Sociologia, Regência entre outros.
Com comprometimento e inestimável senso de solidariedade e cidadania, contribui com diversas sugestões encaminhadas aos Governos Federal e Estadual, todas voltadas para o bom atendimento ao público e para a implantação de cursos que visem aprimorar a formação dos jovens brasileiros. É responsável pela sugestão da central de atendimento 0800 do Ministério da Educação (ofício n°. 0175 8 GM/Minc).
Em 2009, após terminar o ensino médio, o jovem Hélio Pedro Monteiro Filho tem a iniciativa de pleitear a vinda de uma Universidade Pública para atender aos estudantes do Litoral Norte de São Paulo. Sua iniciativa fundamenta-se no fato de que muitos jovens não possuem condições financeiras para ingressarem no ensino superior, assim sendo, a vinda de uma universidade irá proporcionar essa condição.
Sua luta iniciou-se com a criação de um abaixo-assinado. Posteriormente buscou apoios junto ao advogado Onofre Neto, de São Sebastião, Wagner Teixeira, Vice-Prefeito de São Sebastião, Andréa Cunha, mãe do jovem Kauã, que está estudando no Canadá, do jovem Fábio Augusto Alencar Trindade, com Vice-Prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite. Atualmente, além de explanar suas idéias junto à Câmara de Vereadores de Caraguatatuba, vem mantendo contato com o Chefe de Gabinete do Prefeito de Caraguatatuba e, desde junho de 2010, com o Chefe de Gabinete da Secretaria Geral da Presidência da República.
Em audiência no Ministério da Educação, em 2010, protocolou documento visando à instalação da Universidade Federal para a região e, no dia 01 de fevereiro de 2011, foi informado de que irá ser feito um estudo para a viabilização da solicitação.
Não bastassem todos esses contatos, Helinho vem ganhando novos adeptos à sua idéia, desta vez de deputados federais, que já manifestaram apoio à sua iniciativa.
Ante o exposto, apresento ao sabor dos Nobres Pares a presente Moção de Congratulações, que tem por objetivo demonstrar o agradecimento desta Casa de Leis ao jovem Hélio Pedro Monteiro Filho, pela sua iniciativa e luta em buscar junto ao Governo Federal uma Universidade para atender aos alunos do Litoral Norte. Requeiro ainda, do deliberado, seja dada ciência aos Prefeitos e Presidentes de Câmara da nossa região e ao Exmo. Governador do Estado de São Paulo, para conhecimento e apoio à iniciativa deste jovem.
Sala "Benedito Zacarias Arouca", 24 de março de 2011.
a) WILSON AGNALDO GOBETTI - Vereador
O Blog de Caraguá - k
0 comentários:
Postar um comentário