Formatura da primeira turma de São Sebastião
O Centro Cultural de São Sebastião Batuíra, no bairro de São Francisco, região central de São Sebastião, foi palco da formatura da primeira turma de restauro da cidade. Os 20 alunos foram diplomados no auditório Beatriz Puertas.
O curso é resultado da parceria entre a atual administração, através da Fundação Cultural São Sebastião, mantido pela Sectur, e o Senai (Serviço Nacional da Indústria) – Escola Gaspar Ricardo Júnior (Regional Sorocaba).
O primeiro evento oficial do “Batuíra”, após sua inauguração no último dia 16, contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi (PSC), da primeira-dama e secretária do Trabalho e Desenvolvimento Humano, Roseli Trevisan, além da secretária de Cultura e Turismo, Marianita Bueno, e o coordenador do núcleo de patrimônio do Senai, Júlio Barros.
Durante a solenidade, a secretária Marianita lembrou que esta é a primeira turma de oficina de restauro do Brasil. A secretária se mostrou emocionada com o sucesso do projeto. “Nosso município tem um prédio tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico Nacional) e vários tombados pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado) e alguns dos nossos alunos já estão trabalhando em outras obras que não são da administração e isso é motivo de muito orgulho para nós. São Sebastião precisa desses jovens”, declarou a chefe da pasta.
O curso teve início em julho de 2010 com jovens entre 18 e 23 anos. Os aprendizes contribuíram para a revitalização do Centro Histórico de São Sebastião, além da economia aos cofres públicos na questão da mão-de-obra, já que as ferramentas e o material são fornecidos pelo proprietário interessado na revitalização.
Júlio Barros, do Senai, agradeceu a vontade política da Administração Municipal em realizar um projeto de tamanha importância e frisou que a cidade é um exemplo por ser uma das poucas preocupadas em preservar o patrimônio histórico.
Para os proprietários do imóvel, os irmãos Paulo Renato Natali e Ana Maria Natali, “não tinha como não querer participar de um projeto como este. Esta é a primeira vez, em três gerações donas do imóvel, que uma Administração propõe tal ação”. Segundo eles, desde o começo eles se mostraram bastante satisfeitos. "O prédio estava em abandono total e o prefeito Ernane quis recuperar a História através de uma ação social. É uma grande honra poder fazer parte do futuro desses jovens. Eles receberam a oportunidade de aprender e nós, uma revitalização incrível”, disseram.
Em seu discurso, o prefeito Ernane Primazzi falou sobre os aprendizes que sofreram mudanças também em suas vidas. “A cidade ganhou muito com as oficinas de restauro, por vários motivos. Um deles é o alto custo de uma obra como esta, o que faziam com que os prédios não fossem restaurados pela administração pública. A cidade lucrou positivamente na questão turística, cultural e arquitetônica e os jovens aprenderam uma profissão”.
O prefeito aproveitou o momento para agradecer a parceria com o Senai, responsável não só pela revitalização dos prédios, mas, segundo ele, também por dar o apoio necessário para que os jovens acreditassem em seu potencial.
Fonte: Depto de Comunicação
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário