Se você receber uma ligação informando que seu filho ou parente está em poder de bandidos, com gritos do outro lado da linha, desconfie: certamente é trote. É o que vem ocorrendo em Caraguá. Muitos se apercebem das intenções do bandido e desligam o telefone. Outros, passam mal, julgando estar diante de um acontecimento real. Poucos procuram a Polícia para fazer ocorrência.
Os bandidos pedem em troca créditos em conta de aparelhos de celular. Mas, a forma como fazem para extorquir deixa muita gente desesperada, principalmente mães com os filhos ainda fora de casa. Passam mal, desmaiam - e há até quem aceda aos pedidos dos meliantes. Os gritos ouvidos, para quem já está abalado com a notícia do sequestro e ameaça de morte, soam como verdadeiros e confundem, levando a acreditar na seriedade da situação.
A polícia não tem obtido êxito no combate a essa nova modalidade de extorsão, pois as ligações normalmente são feitas de aparelhos celulares subtraídos de terceiros. A maioria das ligações originam-se do Rio de Janeiro, de presídios.
Outra modalidade de extorsão anuncia que a pessoa recebeu um grande prêmio. Para pôr a mão na grana, casa ou carro, precisa adiantar algum dinheiro ou ligar para um número telefônico fornecido pelos bandidos. Neste caso, o telefone é clonado e passa a servir ao crime. Estes acontecem através de mensagens em celulares e costumam vir de cidades do Ceará.
Se receber uma mensagem desta, apague imediatamente. Se receber uma ligação dizendo que pessoa ou pessoas da família estão em poder de bandidos, não se desespere. Desligue e procure entrar em contato com o familiares mencionados na ligação. Você vai constatar que tudo não passa de trote.
0 comentários:
Postar um comentário