sábado, 4 de junho de 2011

Ernane apresenta projeto de Hospital Regional ao secretário estadual da Saúde


O prefeito de São Sebastião, Ernane Bilotte Primazzi (PSC) esteve em São Paulo esta semana para uma reunião com o secretário estadual da Saúde, Giovanni Guido Cerri. Em pauta, a promessa do governador Geraldo Alckmin (PSDB), quando ainda era candidato, de implantação de um Hospital Regional no Litoral Norte. O prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci, também participou do encontro e igualmente reivindicou apoio do Governo do Estado à questão da saúde na região.

Ernane atualizou o secretário das conversas mantidas entre estado e município e o posicionou sobre as condições do Hospital de Clínicas de São Sebastião. Apesar de receber inúmeras melhorias, o HCSS atende uma grande demanda de pacientes de municípios vizinhos e de outras regiões, com números consideráveis e crescentes. “São Sebastião foi uma das cidades que mais cresceu em questões habitacionais, cerca de 30%. E a procura de pessoas de outras cidades pelos nossos serviços de saúde só aumenta. Sem contar a temporada, período no qual 100% dos leitos são ocupados”, explica o prefeito.

Atualmente, cada cidade do Litoral Norte disponibiliza de cinco a dez veículos por dia para transportar pacientes a cidades como São José dos Campos, Taubaté e São Paulo. “Com um Hospital Regional, além de não precisarmos deslocar as pessoas, desocupamos as vagas dos hospitais destas cidades destino”, complementa Ernane.
O Projeto de um Hospital Regional entregue ao Secretário de Saúde >>>

O Projeto

O chefe do Executivo sebastianense entregou ao secretário um projeto completo para a construção de um Hospital Regional, documento em conformidade com as exigências do Departamento Regional de Saúde de Taubaté e do então secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, falecido em julho de 2010. A Prefeitura de São Sebastião se encarregaria da obra, construindo o prédio em terreno próprio, no Pontal da Cruz, e repassaria o imóvel ao Governo do Estado para a implantação do hospital.

Segundo o secretário Giovanni Cerri, o orçamento estadual no setor já está comprometido para este ano. Com isso, o prefeito Ernane solicitou uma carta de intenção para que no início do próximo ano a verba necessária esteja incluída no orçamento. “Com um documento firmando compromisso, em janeiro o estado assumiria o Hospital de Clínicas do Centro e poderíamos dar seguimento às questões administrativas necessárias à construção do Hospital Regional”, conta.

O secretário mostrou-se solidário às questões apresentadas e se comprometeu a passar a situação pessoalmente ao governador Geraldo Alckmin, inclusive com a ideia de um consórcio entre o estado e as prefeituras do Litoral Norte para a construção do hospital. “Vamos trabalhar juntos para achar uma solução”, afirmou Cerri.

O documento entregue ao secretário estadual da Saúde será repassado a sua equipe para estudo minucioso da necessidade de leitos e custo operacional. Uma devolutiva deve acontecer em aproximadamente 30 dias.

“A cidade tem condições de abrigar um Hospital Regional, e na verdade já passou da hora. Com ele teríamos mais especialidades e mais estrutura para atender não só as cidades do Litoral Norte, mas também Bertioga, na Baixada Santista, entre outras de regiões vizinhas”, finalizou o prefeito Ernane Primazzi.
Depto de Comunicação / Foto: Halsey  Madeira | PMSS
Caraguablog/JFPr

0 comentários: