quarta-feira, 1 de junho de 2011

Nissan Leaf a 90 milhas por hora

Elétrico Nissan Leaf é astro de conferência sobre sustentabilidade 
A cidade de São Paulo receberá desta terça-feira (31) até a próxima sexta-feira (3 de junho) 16 prefeitos e representantes de 47 grandes cidades do mundo durante a quarta edição do C40 Summit, congresso bienal que reúne autoridades em torno do debate sobre questões ambientais e de desenvolvimento sustentável -- mudança climática, redução do consumo de energia no cotidiano e maior eficiência no uso de recursos são os temas centrais. Para os amantes do mundo automotivo, no entanto, o foco do evento será a presença na cidade de pelo menos dez unidades do Nissan Leaf, hatch médio movido 100% a energia elétrica, e que utilizado pelos participantes do congresso.
A agenda "não-oficial", porém, nos parece mais interessante: uma unidade do Leaf está em exibição estática ao público no aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da cidade.
Maior e mais espaçoso que modelos similares, traçamos a relação com os médios Hyundai i30, Volkswagen Golf e Chevrolet Vectra GT --, o Nissan Leaf tem capacidade de transportar até cinco pessoas  e alcança a velocidade máxima de 144 km/h (90 milhas por hora) graças ao motor elétrico de 80 kW (107 cv). A autonomia total é de 160 quilômetros, sem emissão de um grama de CO2 ou qualquer outro poluente (o modelo sequer tem escapamento). A recarga das baterias de íons de lítio podem ser feita em tomadas convencionais por 8 (220V) ou 20 horas (110 V); há ainda a alternativa dos pontos de recarga expressa, em lojas e locais públicos, com 80% da carga obtida em 30 minutos. Durante o C40, as dez unidades do Leaf serão recarregadas à noite em uma das concessionárias da Nissan.
EUGÊNIO AUGUSTO BRITO
Caraguablog/JFPr

0 comentários: