sábado, 11 de junho de 2011

Poluição: Bitucas de Cigarro

Bitucas descartadas prejudicam o meio ambiente
As bitucas de cigarro descartadas no meio ambiente são prejudiciais tanto para o peixe de água doce quanto os de água salgada, segundo estudo publicado no British Medical jornal.
As bitucas são a forma mais comum de resíduo no mundo – a cada ano são fumados cerca de 5,6 bilhões de cigarros. As bitucas são praticamente um terço dos lixos encontrados nas praias, por exemplo. No cultivo do tabaco usa-se uma ampla

variedade de componentes químicos, assim como na fabricação dos cigarros e os resíduos com frequência são encontrados no produto final. No estudo, pesquisadores deixaram peixes por quatro dias em caldo com bitucas para constatar a lesão.
O Estado-Vida
Caraguablog/JFPr

1 comentários:

roberto façanha disse...

Caraguátatuba é sem dúvida uma das melhores praias do litotal paulista.
Tomo a liberdade neste e-mail de lhes apresentar o PROGRAMA BITUCA ZERO, de gestão do resíduo do cigarro.
Com promulgação da Lei 16.239, proibindo o uso do cigarro em ambientes fechados, os usuários do tabaco passaram a exercer seu direito em ambientes abertos e públicos.
Sem a implantação de coletores específicos, e a consequenta destinação correta, nossas áreas públicas transformaram-se em cinzeiros. Ruas, praças, praias, parques, avenidas e nossos rios, recebem diáriamente toneladas de bitucas de cigarro.
Em 2.011, nossa empresa Paranaense ECOCITY Soluções Ambientais, criou o PROGRAMA BITUCA ZERO, visando minimizar o dano causado pelo resíduo.
Fomos escolhidos pelo ESCRITÓRIO VERDE/UTFPR a integrar o projeto de sustentabilidade ligado a UNESCO. Apenas 50 empresas de todo o Brasil fazem parte do E.V.. Somos uma delas e isso muito nos orgulha. A grande maioria das outras 49 escolhidas, são multinacionais ou grandes empresas nacionais.
Apesar do cunho empresarial do PROGRAMA, nossa solução é uma ferramenta de gestão ambiental de baixo custo e de premissa necessária. A coleta da bituca do cigarro, não se viabilizaria por meio de um programa social, como fazem diversas ONG´s com relação ao alumínio, PET e outros resíduos.
A bituca não tem valor comercial. Ela é pura e simplesmente um micro resíduo com uma geração diária de aproximadamente 5 toneladas dia apenas em Curitiba. Sua coleta não se viablilizaria por intermédio de associações de catadores, carrinheiros ou outras afins. Sem valor de mercado, não existe a disposição de carrega-la por quilometros a fim.
Peço a gentileza em conhecer em nosso site(LINK ABAIXO), nossas atividades, vídeo de apresentação e outras informações.
Desde já me coloco a inteira disposição dessa equipe.
Obrigado.

Roberto Façanha
ECOCITY Soluções Ambientais
PROGRAMA BITUCA ZERO
(41) 9255.6258
www.ecocitybrasil.blogspot.com