Após 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil 2011, ocorrido na capital paulista onde as cidades do Litoral Norte se apresentaram juntas em um stand do Governo do Estado de São Paulo exclusivo para o Litoral Norte, o governo do estado apresentou orientações do Ministério do Turismo (MinTur) para melhorar ainda mais a estrutura turística.
Cidades do Litoral Norte participam do Salão do Turismo no início do mês em São Paulo |
De acordo com as informações do Ministério do Turismo, fornecidas no evento, os municípios turísticos devem cadastrar seus estabelecimentos voltados ao setor no Cadastur.
O cadastro passará a ser considerado pelo Governo Federal o CNPJ dos prestadores de serviços no setor de Turismo. Assim como, a partir de agosto, um novo sistema de reservas on-line será disponibilizado para o segmento hoteleiro.
Devem se cadastrar em caráter obrigatório agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos e acampamentos turísticos. Todos embasados de acordo com a Lei 11.771/2008. Os guias de turismo também devem se cadastrar, conforme a Lei 8.623/1993.
Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, bares, estruturas de apoio ao turismo náutico, locadoras de veículos para turistas e bacharéis na área.
O que é o Cadastur
O Cadastur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo. Executado pelo MinTur (Ministério do Turismo), em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.
Tem por objetivo reunir em uma base de dados todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação, bem como meios de hospedagem, bares, restaurantes, entre outros.
Para fazer o cadastro o empreendedor deve acessar o site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e seguir os procedimentos exigidos.
Vantagens
São diversos os benefícios para o cadastrado, entre eles estão a participação em campanhas, feiras e eventos realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur/Instituto Brasileiro de Turismo; acesso a linhas de crédito específicas para o turismo por meio de instituições financeiras oficiais; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.Fonte: Depto de Comunicação de São Sebastião
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário