O deputado estadual Marco Aurélio (PT) classificou como uma grande vitória a oficialização da Região Metropolitana do Vale do Paraíba feita pelo governo estadual nesta sexta-feira (23). Marco Aurélio só fez questão de enfatizar que o modelo administrativo deve ter recurso financeiro para não criar novos custos às prefeituras da região.
O anúncio de que a RM vá englobar os 39 municípios do Vale, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte foi feito pelo secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edson Aparecido, durante audiência pública realizada no auditório da Faap (Fundação Armando Álvares Penteado), em São José dos Campos. Os detalhes com os estudos feitos na região para definir o modelo administrativo foi apresentado por técnicos da Emplasa (Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano).
Durante a audiência, Marco Aurélio pontuou para os representantes do governo estadual que estavam presentes a importância da criação do fundo de desenvolvimento para que a Região Metropolitana possa ter recursos para financiar projetos regionais. “Com a mudança administrativa, a região se reorganiza e propõe soluções para problemas graves que os prefeitos sozinhos não podem resolver. Os prefeitos já conhecem os problemas, mas o que precisamos agora são recursos e ferramentas para resolvê-los”, afirmou.
O deputado comentou que a criação da RM do Vale é uma luta antiga das lideranças políticas da região, lembrando que ele, inclusive, quando foi candidato a deputado em 1998 colocou o tema em sua plataforma de propostas. Ele também comentou a importância da região ressaltando que pelo último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Vale ganhou no último ano mais de 20 mil pessoas – a população atual é de 2,28 milhões de habitantes – e registrou um PIB regional de R$ 52 bilhões.
Por conta de todos esses fatores, Marco Aurélio considerou este um momento ímpar para a história do Vale do Paraíba. “Esse dia 23 de setembro é muito marcante para a região, é uma grande vitória. Muda a concepção de região, a importância política e a forma de planejarmos o futuro das cidades. Portanto, é uma data histórica”, disse
Características – O diretor vice-presidente da Emplasa, Luiz José Pedretti, e a diretora de planejamento da empresa, Diana Mota, explicaram as características que levaram à escolha da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte – que deverá ser o nome oficial adotado para a região.
Entre os requisitos estão conurbação, densidade demográfica, inovação, sustentabilidade e desenvolvimento. A Emplasa enfatizou que o Vale do Paraíba é um importante eixo urbano estruturante, estando entre as principais capitais do mundo, São Paulo e Rio de Janeiro. A RM do Vale será a 10ª do País no que se refere à população, estando à frente de outras regiões metropolitanas importantes, como Goiânia e Manaus.
Fonte: Joselani Soares
Caraguablog/JFPR
0 comentários:
Postar um comentário