Erasmo Carlos um dos pilares da Jovem Guarda nos anos 60
Erasmo Carlos, nome artístico de Erasmo Esteves, nasceu no Rio de Janeiro, em 5 de junho de 1941. Vocalista do grupo The Snack's criado em 1958 que também participava Roberto Carlos. Juntos, Roberto e Erasmo formaram a maior dupla de compositores do rock brasileiro em sua primeira fase. Quando entra para o grupo, Tim Maia, tomando a posição de cantor principal, The Snack's passa a se chamar Os Sputniks.
Sendo um dos pilares da Jovem Guarda, o Tremendão, membro da realeza do movimento, buscou inicialmente inspiração em seu ídolo Elvis Presley, interpretando “Gatinha Manhosa” e “Festa de Arromba”, mesmo depois de acabado o movimento, continuou a gravar e associar seu nome ao rock.
No final dos anos 60, lançou o disco “Erasmo Carlos e Os Tremendões”, com interpretações de compositores da MPB, como Caetano Veloso e Ary Barroso, entre outros.
Sua parceria com o cantor Roberto Carlos certamente é a de maior sucesso na história da música popular brasileira, tanto em termos de venda quanto em termos de regravações, feita por artistas de todo o Brasil e do exterior. Junto com Roberto Carlos, compôs mais de 500 canções, gravadas tanto por Roberto Carlos quanto por inúmeros outros cantores.
Na década de 70, influenciado pela cultura hippie e pelo soul, lançou “Carlos, Erasmo”, com destaque para a faixa “De Noite na Cama”, escrita por Caetano Veloso especialmente para ele. É também desta década o álbum ”Pelas Esquinas de Ipanema”, que incluiu o manifesto ecológico “Panorama Ecológico”.
Nos anos 80, Éramos preparou álbuns de duetos, resultado do projeto “Erasmo Carlos Convida...”. Artistas como Nara Leão, Maria Bethânia, Gal Costa, Wanderléa, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Rita Lee, Tim Maia e Jorge Ben participaram da iniciativa que teve destaque para a parceria com Roberto Carlos, na faixa “À beira do caminho”. Na mesma década, vieram álbuns lançados nos anos 80, como o trabalho ao vivo “Sou uma criança”, com participações de Léo Jaime e do grupo Kid Abelha.
Nos anos 90, Erasmo continuou a assinar com Roberto Carlos as canções feitas para seus discos anuais e lançou dois discos: “Homem na Rua”, que inclui a canção “A Carta”, com Renato Russo, e “É preciso saber viver”, com regravações de canções de seu repertório, onde se destacou “Do fundo do meu coração”, dueto com Adriana Calcanhoto.
Em 2001, Erasmo lançou “Pra falar de amor”, onde cantou faixas suas e canções de Kiko Zambianchi e Marcelo Camelo. O destaque foi “Mais um na multidão”, dueto com Marisa Monte e de autoria de Erasmo Carlos, Marisa Monte e Carlinhos Brown. Em 2007, animado com o lançamento do novo trabalho, Erasmo revelou à Jovem Pan qual sua maior realização profissional. Ele comemora hoje 68 anos de sucesso.
Em celebração, ingressa de cabeça no MySpace, lançando seu perfil oficial, e mostrando por lá o conteúdo do seu novo disco, chamado “Rock’in Roll”. A produção do novo trabalho é de Liminha, com composições em parceria com Nando Reis, Nelson Motta e outros.
Caraguablog/JFPr
0 comentários:
Postar um comentário