terça-feira, 12 de outubro de 2010

FERIADO SUPERA EXPECTATIVA

CHRISTIANE TORLONI lota Teatro Mário Covas e
IVETE SANGALO leva jovens ao êxtase na Pça de eventos


O turista que optou por Caraguá, como o seu destino neste feriado prolongado contou com várias atividades culturais, de esporte, lazer e muita música, para curtir os dias de folga. Foram eventos pagos, gratuitos, em ambientes abertos e fechados, para atender todo o tipo de público.
As atrações começaram na sexta-feira com abertura do IV Litoral Encena - Mostra Nacional de Teatro de Rua na Praça Cândido Mota. Os espetáculos circenses aconteceram em uma lona de circo com capacidade para cerca de 500 lugares instalada na Praça Ton Ferreira. Tivemos apresentações gratuitas e inéditas dos melhores grupos de teatro de rua, de bonecos e circo.
Dias 8 a 10 aconteceram ainda a 32ª Exposição de Orquídeas com orquidófilos de Caraguá e representantes de diversas cidades brasileiras. O evento tem crescido a cada ano e pelas orquídeas apresentadas na mostra de 2010, confirmou o sucesso.

Os pontos altos foram:
*Nos dias 9 e 10 de outubro, no Teatro Mario Covas, com apresentação da peça “A Loba de Ray-Ban”, encenada por Christiane Torloni, Leonardo Franco e Maria Maya, e conseguiram superlotar o anfiteatro onde o público presente suspirou com a magnifica apresentação da artista.

*“Caraguá Fest Show” com apresentações da Banda Djavú abrindo o festival, depois a dupla sertaneja, Fernando & Sorocaba, e domingo Jeito Moleque e Pixote e a Grande Final encerrando o festival, dia 11 de outubro, a baiana de Juazeiro, Ivete Sangalo,com uma apresentação calorosa, recém chegada de Nova York e Roma, conseguiu envolver a galera com seus novos e antigos sucesso para um público estimado aproximadamente em mais de 15 mil pessoas


TWITTER DE IVETE SANGALO
12 OUTUBRO 2010                                                                                            
O que aconteceu no início do Show:
Ivete- " Vou entrar! "
- Não repondeu o organizador. Tem muita gente
 prá entrar ainda

Ivete- "Mesmo sem o homi me chamar... Vou Entrar
Aonde que o povo vai esperar. De jeito nenhum.
E ENTREI...

OUTRO TEXTO:  Obrigada demais ao povo amado de CARAGUATATUBA, o Show foi massa!!!
Quero voltar! Quero voltar!  Bju de amor
                                                                   JFPr

FESTA NA VÉSPERA

Então é isso? Uma eleição cuja campanha começou antes da hora acabou antes que os votos sejam depositados na urna? A vencedora de véspera já estendeu a mão, magnânima, à oposição; seus dois maiores caciques começaram uma briga intestina; cargos são distribuídos entre os partidos da base e os assessores já preparam os planos e projetos. Fala-se do futuro como inexorável.
O quadro está amplamente favorável a Dilma Rousseff, mas é preciso ter respeito pelo processo eleitoral. Se pesquisa fosse voto, era bem mais simples e barato escolher o governante. Imagina o tempo e o dinheiro poupado se pesquisas, 30 dias antes do pleito, fossem suficientes para o processo de escolha?

A estrutura da Justiça Eleitoral, as urnas distribuídas num país continental, mesários trabalhando o dia inteiro, computadores contando votos; nada disso seria necessário. Mas como eleição é a democracia num momento supremo, respeitá-la é essencial.
Os que estão em vantagem, e os que estão em desvantagem, não podem considerar o processo terminado porque isso amputa a melhor parte da democracia, encerra prematuramente o precioso tempo do debate e das escolhas.
Dilma já sabe até o que fará depois de ser eleita, como disse na sexta-feira: "A gente desarma o palanque e estende a mão para quem for pessoa de boa vontade e quiser partilhar desse processo de transformação do Brasil."
Os jornalistas insistiram, ela ficou no mesmo tom: "Estendo a mão para quem quiser partilhar. Eu não sei se ele (Serra) quer. Você pergunta para ele, se ele quiser, perfeitamente."
Avisou que se alguém recusasse, não haveria problema: "Pode ficar sem estender a mão, como oposição numa boa que vai ter dinheiro." Já está até distribuindo o dinheiro público.
Feio, muito feio. Por mais animador que seja para Dilma os resultados da pesquisa — e deve ser difícil segurar a ansiedade — ela deveria pensar em algumas coisas antes.
Primeiro, que falta o principal para ela ganhar: o voto na urna. Segundo, que o eleitor muda de ideia na hora que quer, porque para isso é livre. Terceiro, que, novata em eleição, deve seu sucesso a fatores externos a ela: o presidente Lula, o momento econômico e a eficiência dos seus marqueteiros.
Aliás, o marketing de Dilma tem sido tão eficiente em aparar todas as arestas de sua personalidade que criou uma pessoa que nem ela deve conhecer.
O salto alto não é só dela, a bem da verdade. A síndrome das favas contadas se espalha por todo o seu entorno, cada vez mais desenvolto. Por isso já começaram a brigar os generais de cada uma das bandas: Antonio Palocci e José Dirceu.
Da última vez que brigaram, os dois caíram. A disputa dos partidos da base de apoio pelos cargos públicos, como se fossem os despojos da guerra já vencida, é um espetáculo que informa muito sobre valores, critérios e métodos do grupo.
A desenvoltura do já ganhou é tanta que até o presidente Lula, dono da escolha autocrática de Dilma, parece meio enciumado e reclamou que já falam dele no passado. E avisou: "Ainda tenho caneta para fazer muita miséria."
A declaração inteira é reveladora: "Tem gente que fica falando aqui como se eu já tivesse ido embora, mas ainda tenho quatro meses e alguns dias de governo. Alguns falam como se eu já tivesse ido. Tem gente que se mata para ser presidente por um dia e ainda tenho quatro meses e alguns dias. Ainda tenho a caneta para fazer muita miséria nesse país."
O sentimento é um perigo. O presidente Lula já está fazendo miséria. Atropelou o calendário eleitoral, zombou das multas na Justiça, pôs o governo que dirige para trabalhar pela sua candidata como se a máquina pública fosse um partido político.

"A esperança tem duas filhas lindas, a indignação e a coragem;
a indignação nos ensina a não aceitar as coisas como estão;

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

EVENTOS MARCAM FERIADO EM CARAGUÁ

                                  A cidade espera receber 60 mil pessoas 


O turista que optou por Caraguá, como o seu destino de descanso neste feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida conta com várias atividades culturais, de esporte, lazer e muita música, para curtir os cinco dias de folga. São eventos pagos, gratuitos, em ambientes abertos e fechados, para atender todo o tipo de público. 
 São várias atrações que começam nesta sexta-feira (8). A abertura do IV Litoral Encena - Mostra Nacional de Teatro de Rua será às 19h, na Praça Cândido Mota. O evento conta com apresentações gratuitas e inéditas dos melhores grupos de teatro de rua, de bonecos e circo.
 Em Caraguá, os espetáculos circenses acontecem em uma lona de circo com capacidade para cerca de 500 lugares instalada na Praça Ton Ferreira, ao lado da pista de skate. Haverá ainda, apresentações teatrais no Teatro Mario Covas, na Avenida da Praia, na Praça Cândido Mota, praças e escolas dos bairros.  O evento acontece entre os dias 8 e 17 de outubro de 2010.

Flores
Ainda no dia (8), os amantes das flores e do bom gosto podem curtir o início da 32ª Exposição de Orquídeas, no Teatro Mario Covas. O evento tem a participação de orquidófilos de Caraguá e representantes de Pindamonhangaba, São José dos Campos, São Paulo, Jaguariúna, Guarujá, Ilhabela, Belo Horizonte e Guararema.
São aguardadas as espécies: Phalaenopsis, Dendrobium, Laelia, Mitonia, Botânia, Microorquideas e Cattleya. A expectativa é que neste ano, cresça o número de orquídeas apresentadas. A mostra será encerrada no dia 10 de outubro.

Música
Na praça de eventos, a programação fica por conta do “Caraguá Fest Show” com apresentações que irão movimentar a cidade durante todo o feriado. No primeiro dia, com entrada gratuita, a Banda Djavú abre o festival com a gravação do DVD.  No sábado (9), é a vez da dupla sertaneja, Fernando & Sorocaba, comandar a festa. Já no domingo (10), os meninos do Jeito Moleque e Pixote, prometem envolver a galera com seus novos e antigos sucessos.
 Encerrando o festival, no dia 11 de outubro, a baiana de Juazeiro, Ivete Sangalo, fará uma apresentação calorosa, recém chegada de Nova York e Roma. Os shows serão realizados na Praça de Eventos da Avenida da Praia, em uma estrutura coberta, segurança especializada e sistema de monitoramento para atender um público de aproximadamente 15 mil pessoas.

Teatro
Nos dias 9 e 10 de outubro, no Teatro Mario Covas, a peça “A Loba de Ray-Ban”, encenada por Christiane Torloni, Leonardo Franco e Maria Maya, oferecem ao público a história de um triângulo amoroso que vive situações convencionais. A duração é de 1h40m, e a classificação indicativa é de 14 anos.

Esporte
Para os esportistas, no sábado (9), a partir das 15h, inicia o Grupo de Iniciação ao Basquete Infantil (GIBI), no Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves (Cemug), que visa integrar as crianças ao convívio social pela prática do esporte.
A abertura tem a presença dos jogadores mundiais e olímpicos, Edson Bispo dos Santos e Jathir Eduardo, que comandarão o jogo entre a Associação de Basquetebol de Caraguá (Abasc) e a Associação de Veteranos do Basquete do Estado de São Paulo (Avebesp).

Plantão 
Quem reservou o feriado para regularizar a situação na prefeitura, a secretaria da Fazenda fará um plantão na segunda-feira (11), nos setores de cadastro, tributação, fiscalização do comércio, protocolo, procuradoria fiscal, dívida ativa e tesouraria, das 11h às 16h.

                                                                                      Assessoria de Comunicação Social  07/10/2010

TEATRO MARIO COVAS recebe “A Loba de Ray-Ban”, com CHRISTIANE TORLONI e grande elenco


Um triângulo amoroso que envolve situações convencionais e de bissexualidade com abordagem de temas como moral e relacionamentos amorosos. Essa é a proposta da peça teatral “A Loba de Ray-Ban” que traz para Caraguá a atriz global Christiane Torloni e grande elenco para o Teatro Mario Covas. As apresentações serão nos dias 9 e 10 de outubro de 2010 (sábado e domingo), às 21h e 20h, respectivamente.
O espetáculo é uma versão feminina do sucesso “O Lobo de Ray-Ban”, do ator Renato Borghi, encenado originalmente em 1987 e que também tinha Christiane Torloni no elenco e Raul Cortez como ator principal. As duas montagens têm direção de José Possi Neto.
Na trama, os personagens são atores que fazem do teatro sua profissão e sacerdócio. Em uma noite, um espetáculo é interrompido pela atriz principal, que assume o clímax de sua crise existencial e afetiva diante do público. É revelado o triângulo amoroso que envolve o ex-marido e sua atual amante, ambos artistas de sua companhia teatral.
Nesta versão, após 22 anos, os papéis são invertidos. Christiane Torloni é a atriz principal e interpreta Julia Ferraz, empresária de uma companhia teatral. Leonardo Franco e Maria Maya fazem o ex-marido e a amante, respectivamente. “A Loba de Ray-Ban” tem duração de 100 minutos e é recomendada para maiores de 14 anos.
Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia) na Toll Telefonia (Vivo), localizada na Avenida da Praia, e na Nice Fashion em São Sebastião. A partir de sexta-feira (8), às 14h, os ingressos estarão disponíveis  no Teatro Mario Covas.
Pontos de venda:                                                                             
·         Toll Telefonia (Vivo)
Avenida Arthur Costa Filho, 937, Centro – Caraguá
Telefones: (12) 3881-2679/2256
·         Nice Fasion São Sebastião
Rua Duque de Caxias, 188, Loja 8– São Sebastião                       
Telefone: (12) 3892-5705                                  Assessoria de Comunicação Social

Show de Ivete Sangalo promete sacudir Caraguá


IVETE SANGALO
 A cantora irá apresentar sucessos que marcaram sua carreira e novidades do DVD gravado em Nova York.
A baiana de Juazeiro mais famosa do mundo vem para o litoral depois de uma passagem marcante por Nova York e Roma. O show de Ivete Sangalo será segunda-feira (11 de outubro de 2010), às 22h30, no palco do Caraguá Fest Show, no centro da cidade.
A cantora promete apresentar músicas que marcaram sua carreira e novidades que foram gravadas no último álbum “Pode Entrar: Multishow Registro”, como “Cadê Dalila’, “Agora eu já sei” e o grande sucesso “Na Base do Beijo”.
O CD traz novidades desde a gravação, que foi feita em um estúdio completo que a cantora montou em seu próprio apartamento em Salvador. O trabalho foi gravado em parceria com profissionais consagrados, como Lulu Santos, Saulo Fernandes, Carlinhos Brown e Maria Bethânia.
Já o DVD, foi gravado ao vivo em Nova York, nos Estados Unidos. O palco foi a casa de shows mais famosa da cidade, a Madison Square Garden, conhecida por apresentar artistas internacionais.
Ivete está no auge da carreira, além de todo o sucesso no Brasil, a cantora se apresentou, dia 21 de setembro, no palco do Estádio Olímpico de Roma, Itália, na companhia do cantor italiano Gigi D´Alessio. O dueto “Se eu não te amasse tanto assim”, do compositor Hebert Vianna, emocionou um público de 80 mil pessoas que presenciaram a brasileira cantando em italiano.

Serviço
Caraguá Fest Show
Entre os dias 8 e 11 de outubro, às 22h30
Atrações:
Dia 8 sex: Djavú - gravação do DVD (entrada franca)
Dia 9 sab: Fernando e Sorocaba
Dia 10 dom: Jeito Moleque e Pixote
Dia 11 seg: Ivete Sangalo
Local: Praça de Eventos – Praia do Centro – Caraguatatuba SP-
Horários: Shows – 22h30
Abertura dos portões – 18h
Classificação: 14 anos

Pontos de Vendas de ingressos
Caraguá
Boticário – 3882-4812
Good Store – 3882-5506
São Sebastião
Boticário – 3892-2049
Mais Informações: (12) 3144-2288

Djavú é a primeira atração do Caraguá Fest Show

Abrindo a programação de shows de outubro, a banda Djavú agita Caraguá com um som dançante e músicas divertidas. A apresentação acontece no dia 8/10/2010, na Praça de Eventos, às 22h30. O show é gratuito e ainda terá a gravação do DVD da banda.

O trio formado por Geandson Rios, Nadila e DJ Juninho Portugal mistura vários ritmos como axé, forró, calipso e batidas eletrônicas. O resultado da miscelânea de estilos é o techno melody. A letra irreverente das canções é outra característica marcante do grupo.

“Me Libera”, “Rubi”, “Atração Pitbull”, “Maciota Light”, “Soca Soca”, além da canção “Nave do Amor”, que fez parte da trilha sonora da novela “Bela, a Feia” da Rede Record, são os principais hits da banda.
O Caraguá Fest Show tem a realização de Joe Produções e o apoio do Governo Municipal.

Serviço
Caraguá Fest Show
Entre os dias 8 e 11 de outubro, às 22h30
Atrações:
Dia 8 sex: Djavú - gravação do DVD (entrada franca)
Dia 9 sab: Fernando e Sorocaba
Dia 10 dom: Jeito Moleque e Pixote
Dia 11 seg: Ivete Sangalo
Local: Praça de Eventos – Praia do Centro – Caraguatatuba SP-
Horários: Shows – 22h30
Abertura dos portões – 18h
Classificação: 14 anos

Pontos de Vendas de ingressos
Caraguá
Boticário – 3882-4812
Good Store – 3882-5506
São Sebastião
Boticário – 3892-2049
Ilhabela
Boticário – 3896-3548
Ubatuba
Boticário – 3832-3272
Ousadia – 3833-3525
Quiosque Aloha

Mais Informações: (12) 3144-2288
Djavú é a primeira atração do Caraguá Fest Show

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

SEMANA DA CRIANÇA SE INICIA

Programação da Semana da Criança começa amanhã 
 Outubro é o mês das crianças e para comemorar a data, foi preparada uma programação especial para os dias 8, 11 e 16 de outubro. As atrações serão nos bairros Travessão, Jetuba e Pegorelli. Amanhã (08), a festa será na Praça Jorge de Castro, no Travessão, das hs às hs, e terão brincadeiras, algodão doce, apresentações de dança e teatro sobre a dengue com os agentes comunitários.
Na segunda-feira (11), a recreação acontece na sede da Ass. Exército de Cristo, além de aulas de futebol com monitores, das 13hs às 16hs.
No sábado (16), das 9hs às 12hs, no núcleo do Pegorelli, a secretaria de esportes realiza diversas brincadeiras. Já no período da tarde, das 14hs às 17hs, na quadra poliesportiva do Jetuba, as crianças poderão se divertir na piscina de bolinha e na cama elástica, além de saborear algodão doce e pipocas.
A realização é do Governo Municipal, por meio das secretarias de Saúde e Esporte, em parceria com a Associação Exército de Cristo e Sociedade de Amigo do bairro Jetuba.   
                                                                                 Fotos: Gianni D’Angelo/PMC  

Confira a programação:

Dia 8 – sexta-feira                                                    Dia 11 – segunda-feira
Praça Jorge de Castro - Travessão                        Sede da Associação Exército de Cristo
Início  da festa com brincadeiras,                         Rua: Luis Nicolau Fagundes Varelas
Guloseimas, danças e teatro.                                - aulas de futebol com monitores                             Horário: 13h às16h                                                   Horário: 13h às 16h       Travessão   Dia 16 – sábado                                                          Dia 16 – sábado
 Núcleo do Pegorelli                                                   Quadra  Poliesportiva  do  Jetuba     
Horário: 9h às 12h                                                      Horário: 14h às 17h
                            Assessoria de Comunicação Social 

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Câmara de Caraguá homenageia ex-prefeitos

Teresa Cury Nogueira, única ex-prefeita, esteve presente na cerimônia 

Assim como ocorreu em maio deste ano durante a sessão solene que homenageou os ex-vereadores de Caraguatatuba, a cerimônia aos ex-prefeitos e vices que assumiram o cargo, na última sexta-feira, 1º de outubro, foi uma lição de história. Somadas suas idades e experiências, um capítulo da história caraguatatubense foi escrito naquela noite.

Uma resolução deste ano, de autoria do vereador-presidente Omar Kazon, determinou a realização da solenidade aos ex-prefeitos e vice-prefeitos que assumiram o cargo a partir de 1908. Uma placa de aço escovado, com pintura em baixo relevo e brasão de armas do município, foi entregue acondicionada em veludo vermelho a cada homenageado.

De 1908 para cá, foram eleitos ou tomaram posse como prefeito 29 pessoas entre homens e mulheres. Deste total, quatro não deixaram notícia ou descendente que permitisse encontrá-los. Desse subtotal de 25, sete  não compareceram ou enviaram representante para o recebimento da honraria. Assim, efetivamente dezoito pessoas a receberem a homenagem.

Destaque ao ex-vereador Melquíades de Oliveira,o Zizo, 90 anos, filho do ex-prefeito Benedito Felício de Oliveira, que governou de 1918 a 1919. A ex-prefeita Tereza Cury Nogueira, que administrou Caraguatatuba de 1973 a 1977, também esteve presente na sessão. Dos vereadores atuais, apenas Pedro Ivo e o presidente Kazon compareceram.

Nos discursos, Justo Arouca (historiador e autor do livro “Memorial de Sua Excelência”) e Benedito Pinto de Faria,  ex-presidente da Câmara na década de 70, reviveram não apenas a Caraguá política do passado, mas também as velhas histórias que marcaram a época.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A árvore gigante de Caraguá

De proporções singulares, a árvore gigante da Mococa pode virar ponto turístico


Um pau d’alho centenário, medindo cerca de 25 metros de altura, 8 de diâmetro e 20 metros de circunferência pode ser visto na mata atlântica, em área pertencente à antiga fazenda Mococa. Uma caminhada de duas horas separa o visitante do gigantesco espécime.


Não é difícil chegar até o local nem a trilha apresenta pontos perigosos; não há subidas íngremes ou descidas acentuadas. Mas é preciso obter autorização para chegar até ele. Também é preciso estar acompanhado de pessoa que conheça a floresta. Uma das filhas de José Gonçalves, que toma conta do remanescente da Fazenda Mococa, Elza, ou o mateiro Jurandir podem suprir essa necessidade mediante o pagamento de pequena gorjeta.

Apesar de exigir um pouco do visitante, principalmente daqueles que não estão acostumados a andar na mata, o passeio vale a pena. Pernilongos, borrachudos, urtigas e formigas são esquecidos quando se vê frente a frente com a árvore gigante da Mococa.

O seu caule desenha um círculo irregular, meio achatado, medin¬do oito metros ao seu longo e vinte metros de circunferência. Observando-a de um ângulo, parece se tratar de várias árvores reunidas para formar o espécime arbóreo. Todavia, tomando-a de frente, a impressão é de que seja mesmo única árvore, único tronco, creditando-se os vãos apresentados à degeneração da sua estrutura externa.

O fato é que uma grande extensão da sua casca já não existe mais, permitindo que se a trespasse de lado a outro sem qualquer dificul¬dade. Olhando do seu interior para o alto, constata-se a existência de vários buracos no que sobra da sua carcaça exterior, formando vãos pa¬recidos com “janelas ovaladas”, com as bordas já cicatrizadas.

Quantos anos ela teria somente especialistas podem aferir. Para o engenheiro florestal Ivan Suarez da Mota, 58, que por 26 anos comandou o núcleo em Caraguatatuba do Parque Estadual da Serra do Mar e atualmente é pesquisador científico do Instituto Florestal do Estado de São Paulo, ela tem seguramente mais de cem anos. Todavia, uma datação precisa somente seria possível através de análise mais aprofundada, como a contagem dos anéis que se formam no cerne do vegetal, acrescentou.

O pesquisador acredita que o espécime já esteja na fase final do seu ciclo vital. “Nesta altura, a árvore pode durar ainda 10 ou 20 anos, como pode tombar com um vendaval qualquer. Ela não tem muita estrutura para resistir, já cumpriu o seu tempo de vida”, disse.

O avançado processo de ruína põe em risco a existência da árvore, mas não se pode dizer que tudo esteja acabado. “A deterioração no corpo lenhoso se deve a ataques de cupins, brocas, insetos e até bactérias. Mas é possível recuperar parte do que ela perdeu com a aplicação de fungicidas, inseticidas e execução de reparos com a utilização de cimento especial para vegetais. De qualquer forma, como o cerne do vegetal está comprometido, a árvore pode sucumbir a qualquer momento”, completou.

A beleza desse pau d’alho e seu tamanho incomum podem levar a uma utilidade turística adequada, servindo de opção principalmente aos adeptos do chamado turismo ecológico, que adoram trilhas em busca de emoções e de atrações que encerram desafios.

A cidade ganharia em oferecer esse “algo a mais” em termos de turismo. A nova atividade também geraria empregos e renda aos guias que conduziriam as pessoas com segurança por trilhas preservadas e fiscalizadas pela polícia ambiental.


DÚVIDA – O engenheiro ambiental Ivan Suarez tem dúvida quanto à identificação do espécime existente na Mococa. Isto porque há duas espécies de árvores que apresentam cheiro de alho: o pau d’alho e a árvore-de-alho. Ambas são da família phytolaccaceae. O “pau d’alho verdadeiro”, ou Gallesia integrifólia, conhecido ainda por “guararema” e “Ibirama”, apresenta tronco único e fruto branco. Já o “pau d’alho falso”, ou Seguieria langsdorffii, conhecido também por “agulheiro”, “espinho-de-fuvu”, “árvore-de-alho” e “limão-bravo”, tem o fruto preto e seu tronco é composto por uma reunião de troncos menores fundidos entre si. Pelas fotos apresentadas, o engenheiro acredita que o espécime da Mococa seja o pau d’alho falso ante o aglomerado de troncos.

OUTROS GIGANTES - Na fazenda Mococa existe ainda outro pau d’alho, também gigante, distante do espécime aqui mostrado cerca de hora e meia de caminhada na mata. Quem garante é o mateiro Jurandir, que se propõe a mostrá-lo. Ivan Suarez da Mota informou que existem outras duas grandes árvores em Caraguá, uma na Trilha dos Tropeiros, na Serra do Mar, pertencente ao núcleo do Parque Estadual da Serra do Mar, e outra no Poço das Antas, na zona sul. Ambas são Jequitibás e a maior delas tem cerca de doze metros de circunferência.

















Caraguablog, o Blog de Caraguá - k

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FAMOSOS QUE NÃO FORAM ELEITOS

O resultado das eleições deste domingo (3) trouxe surpresas para líderes partidários e políticos já consagrados no cenário nacional. Confira abaixo uma lista com os destaques, incluindo os cargos que disputavam e total de votos obtidos.
POLÍTICODESEMPENHO ELEITORAL
Aloizio MercadanteAloizio Mercadante (PT-SP)
Aloizio Mercadante (PT-SP)
Cargo que disputava
: Governador
Resultado: Segundo lugar
Total de votos:  8.016.866 (35,23%)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)Arthur Virgílio (PSDB-AM)
Arthur Virgílio (PSDB-AM)

Cargo que disputava: Senador
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos: 644.299 (21,93%)
César Borges (PP-BA)César Borges (PR-BA)
César Borges (PR-BA)

Cargo que disputava: Senador
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos: 1.583.250 (13,52%)
César Maia (DEM-RJ)César Maia (DEM-RJ)
César Maia (DEM-RJ)
Cargo que disputava: Senador
Resultado: Quarto lugar
Total de votos:  1.627.050 (11,06%)
Edmar Moreira (PR - MG)Edmar Moreira (PR - MG)
Edmar Moreira (PR-MG)
Cargo que disputava: Deputado federal
Resultado: 72º lugar
Total de votos: 45.576 (0,44%)
Fernando Color (PTB-AL)Fernando Color (PTB-AL)
Fernando Collor (PTB-AL)

Cargo que disputava: Governador
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos:  389.337(28,80%)
Fernando Gabeira (PV-RJ)Fernando Gabeira (PV-RJ)
Fernando Gabeira (PV-RJ)

Cargo que disputava: governador
Resultado: Segundo lugar
Total de votos:  1.632.671 (20,67%)
Fernando Pimentel (PT-MG)Fernando Pimentel (PT-MG)
Fernando Pimentel (PT-MG)
Cargo que disputava: Senador
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos:  4.595.351 (23,98%)
Geddel Vieira Lima (PMDB-BA)Geddel Vieira Lima (PMDB-BA)
Geddel Vieira Lima (PMDB-BA)
Cargo que disputava: Governador
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos:  999.908 (5,56%)
Gustavo Fruet (PSDB-PR)Gustavo Fruet (PSDB-PR)
Gustavo Fruet (PSDB-PR)

Cargo que disputava: Senador
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos:  2.502.805 (23,10%)
Heráclito Fortes (DEM-PI)Heráclito Fortes (DEM-PI)
Heráclito Fortes (DEM-PI)

Cargo que disputava: Senador
Resultado: Quarto lugar
Total de votos:  424.350 (13,84%)
Heloisia Helena (PT-AL)Heloisia Helena (PSOL-AL)
Heloisia Helena (PSOL-AL)
Cargo que disputava: Senadora
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos:  417.636 (16,60%)
João Almeida (PSDB-BA)João Almeida (PSDB-BA)
João Almeida (PSDB-BA)

Cargo que disputava: Deputado Federal
Resultado: 40º lugar
Total de votos: 80.180 (1,20%)
José Carlos Aleluia (DEM-BA)José Carlos Aleluia (DEM-BA)
José Carlos Aleluia (DEM-BA)
Cargo que disputava: Senador
Resultado: Quinto lugar
Total de votos: 951.196 (8,12%)
José Genoino (PT-SP)José Genoino (PT-SP)
José Genoino (PT-SP)
Cargo que disputava: Deputado Federal
Resultado: 81º lugar
Total de votos: 92.362 (0,43%)
Ideli Salvatti (PT-SC)Ideli Salvatti (PT-SC)
Ideli Salvatti (PT-SC)
Cargo que disputava:
Governadora
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos:  754.223 (21,90%)
Luciana Genro (PSOL-RS)Luciana Genro (PSOL-RS)
Luciana Genro (PSOL-RS)

Cargo que disputava: deputada federal
Resultado: Oitavo lugar
Total de votos: 129.501 (2,34%)
Marco Maciel (DEM-PE)Marco Maciel (DEM-PE)
Marco Maciel (DEM-PE)

Cargo que disputava: Senador
Resultado: Terceiro lugar
Total de votos: 934.720 (11,86%)
Romeu Tuma (PTB-SP)Romeu Tuma (PTB-SP)
Romeu Tuma (PTB-SP)

Cargo que disputava: Senador
Resultado: Quinto lugar
Total de votos: 3.970.169 (10,79%)
Tasso Jereissatti (PSDB-CE)Tasso Jereissatti (PSDB-CE)
Tasso Jereissatti (PSDB-CE)

Cargo que disputava: Senador
Resultado: terceiro lugar
Total de votos: 1.754.567 (23,70%)


Eleições 2010 em Caraguá

Resultados das eleições Presidenciais  e para o Governo do Estado

As eleições gerais realizadas ontem, 03 de outubro em nossa cidade transcorreram bem, sem grandes ocorrências com a presença de 68.781 eleitores e sem muitas novidades já que sempre o PSDB sai novamente vitorioso. Nessa eleição não foi diferente tanto para escolha do Presidente da Republica como para Governador do Estado de São Paulo.

Confira os Resultados:

PRESIDENTE DA REPUBLICA:
2º Turno entre Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB)

José Serra (PSDB) -     22.093 votos      44,01%
Dilma (PT)  -                16.946 votos       33,76%
Marina Silva (PV) -      10.733 votos       21,38%
Plínio (PSOL)  -                332 votos         0,66%
Zé Maria (PSTU) -             40 votos          0,08%
Levy Fidelix (PRTB) -         24 votos         0,05%
Eymael (PSDC)                  18 votos          0,04%
Ivan Pinheiro (PCB)              9 votos          0,02%
Rui Costa Pimenta (PCO)     3 votos          0,01%

Votos válidos  50.198  * Nulos  2.156  *  Abstenções 14.671  * Brancos 1.756
Total de eleitores 68.781

GOVERNADOR DO ESTADO:
GERALDO ALCKMIN  LEVA NO PRIMEIRO TURNO

Geraldo Alckmin (PSDB)  26.842 votos      54,89%
Aloizio Mercadante (PT)   14.938 votos      30,55%
Celso Russomano(PP)         3.814 votos          7,8%
Fabio Feldmann (PV)          2.366 votos         4,84%
Skaf (PSB)                            930 votos           1,9%
Anai Caproni (PCO)                  9 votos         0,02%
Paulo Bufalo (PSOL) -               0 votos              0%
Igor Grabois (PCB) -                 0 votos              0%
Mancha (PSTU) -                      0 votos              0%

Votos válidos    48.899    *Nulos    2.615     *Abstenções   14.671     *Brancos    2.596
Total de eleitores    68.781

Fonte: TSE

MOTORISTAS, ALERTA!

Quem avisa amigo é...


Os motoristas de Caraguatatuba podem ser surpreendidos e levar uma bela multa de radar. 


Isto porque, acostumados a andar à velocidade de até 50 km por hora na orla marítima, do centro ao Indaiá, podem supor que a velocidade seja a mesma para outros pontos da cidade também controlados por radar. Mas não é.

Novos radares estão sendo instalados e a velocidade máxima, nestes casos, vai depender do local da sua instalação. 


Na av. Miguel Varlez, por exemplo, defronte do Auto Posto Caraguá (Nagae), está sendo instalado um desses aparelhos de medir a velocidade. Ainda não funciona, mas, quando começar a operar, a velocidade máxima ali vai ser de 40 km por hora.



Muita atenção, portanto, para não ser “premiado” com multa. Reclamar depois, apresentar recursos, não vai adiantar. Previna-se!

domingo, 3 de outubro de 2010

EM SÃO PAULO ALCKMIM CONFIRMA FAVORITISMO E VENCE NO 1º TURNO

03/10/2010 - 22h29

Geraldo Alckmin, do PSDB: eleito neste domingo, vai governar o Estado pela terceira vez
Geraldo Alckmin vai governar o Estado pela terceira vez
                            
Geraldo Alckmin (PSDB) foi eleito, neste domingo, o novo governador do Estado de São Paulo, cargo que ele vai ocupar pela terceira vez.

Com a eleição do tucano, o PSDB completará 16 anos à frente do governo estadual.

Candidato pela coligação “Unidos Por São Paulo”, integrada pelos partidos PSDB, DEM, PMDB, PPS, PSC, PHS e PMN, Alckmin liderou desde o início as intenções de voto, apresentando um pequeno recuo na reta final.

Os outros dois candidatos mais votados foram Aloizio Mercadante (PT) e Celso Russomano (PP), que disputaram, pela primeira vez, uma eleição para o cargo de governador.

Depois de quatro anos e com uma das campanhas com maior despesa na disputa estadual (R$ 15.028.394,81 no total), Alckmin volta a estar à frente do governo paulista.

Ele assumiu o governo em outras duas ocasiões. Uma em 2001, com a morte de Mário Covas, de quem era vice, voltando ao posto em 2002, quando se reelegeu.

Foi candidato à Prefeitura de São Paulo em duas ocasiões, em 2000 e em 2008, e concorreu à Presidência da República em 2006, quando recebeu cerca de 40 milhões de votos.
                                                                                                                                              JFPr

CONFIMADO 2º TURNO DA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Uma estreante em eleições, que tinha ocupado apenas cargos de coadjuvante, com a pecha de ser excessivamente técnica. Um adversário que participa de votações desde os anos 80, considerado turrão, ex-governador de São Paulo e presidenciável em 2002. A alta popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, batendo nos 80%, tornou essa disputa mais equilibrada. E é disso que depende o resultado final.

Placar presidente >    urnas apuradas: 97%
Dilma PT
46.5% 45.908.014 votos             
José Serra PSDB
32.8% 32.354.155 votos
Marina Silva PV
19.6% 19.320.386 votos
Por mais que importe o apoio da terceira colocada, Marina Silva (PV), o que estará em jogo é a capacidade de transferência de votos lulistas para a segunda votação presidencial, em 31 de outubro. Nas pesquisas, Dilma aparece à frente de Serra. Mas nas últimas duas semanas de campanha, a petista caiu nas preferências por conta de escândalos na Casa Civil, que podem afetá-la no noticiário até o fim deste mês.

Serra, por sua vez, terá a chance de ajeitar sua campanha errática no primeiro turno, quando tentou até se associar a Lula no horário eleitoral obrigatório para não perder votos para a preferida do presidente. Depois de uma queda vertiginosa nas pesquisas em agosto, recuperou-se levemente em setembro, mas foi ofuscado pela ascensão da ex-ministra Marina, cujo apoio buscará com insistência.

O embate final entre Dilma e Serra não era desejado por Lula, que se esforçou para tirar o deputado Ciro Gomes (PSB) da disputa para resolver o confronto o quanto antes. Se o eleitorado não deu ao presidente o sabor de dar-lhe sua sucessora na primeira votação, poderá fazê-lo na segunda oportunidade com o reforço de vários governadores, senadores e deputados eleitos com a ajuda do petista.

Sinais de Dilma
Filiada ao PT há menos de uma década, a ex-pedetista Dilma não teve tanto trabalho como o rival Serra para domar os vários interesses de aliados. Mas com mais um mês de campanha, o apoio costuma ficar mais caro para os presidenciáveis, traduzindo-se mais tarde em cargos públicos de prestígio. Nada fácil para uma mulher que aprendeu apenas recentemente a transitar no mundo político.

Até agora, Dilma não precisou de sólidos compromissos de campanha. Bastou mostrar o legado da gestão atual e indicar que pretende seguir o modelo de coalizão adotado pelo petista em seu segundo mandato, sem espaço para extremismos, mas com bastante possibilidade de fisiologismo. Mas, ao contrário de Lula, já poderá fazer campanha dizendo ter maioria na Câmara dos Deputados e no Senado.

No primeiro turno, Dilma eleita mostrou que aprendeu mais uma lição de seu maior defensor: deixar pelo caminho aliados que se envolvam em práticas suspeitas. Na reta final, sofreu ataques dos adversários por conta de sua ex-braço direito na Casa Civil, Erenice Guerra, demitida do ministério depois que seu filho se envolveu com lobistas. O assunto deve voltar a turbinar o noticiário por conta do mês adicional de disputa.

HOJE É O GRANDE DIA


03/10/2010 - 05h00
Mais de 135 milhões elegem hoje presidente,
governadores, senadores e deputados

Em São PauloA maior parte do país já começou a votar. Os locais de votação foram abertos às 8h deste domingo, e o eleitor poderá votar até as 17h.

De acordo com o TSE, 135.804.433 brasileiros vão às urnas na maior eleição da história do país. Os eleitores vão escolher um presidente, 27 governadores, 54 senadores, 513 deputados federais, 1.059 deputados estaduais e 24 deputados distritais.

Segundo estatísticas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), são nove os postulantes a presidente da República, 171 a governador, 276 a senador, 6.057 a deputado federal, 14.418 a deputado estadual e 882 a deputado distrital.

Cada eleitor deve demorar em média um minuto e meio para votar. A expectativa é que já se conheçam os novos presidente e governadores na madrugada segunda-feira. Serão contabilizados os votos de 420 mil seções eleitorais, onde trabalham 2,2 milhões de mesários.

Custo
A Justiça Eleitoral estima um gasto de R$ 480 milhões para o pleito. O valor corresponde a R$ 3,56 por eleitor, considerando o total de 135.804.433 votantes. O custo é inferior ao das eleições de 2006 e 2002, que apontaram uma média de R$ 3,58 e R$ 4,31, respectivamente.
Por enquanto, o gasto está abaixo do previsto, que é de R$ 549 milhões. Nas últimas eleições gerais, as despesas totalizaram R$ 450 milhões. Em 2002, R$ 495 milhões.

Voto no exterior
Segundo o TSE, 200.392 brasileiros estão aptos a votar em um total de 154 cidades no exterior. O país com o maior número de eleitores brasileiros são os Estados Unidos, com mais de 66 mil pessoas aptas a participar do pleito deste domingo. Nos EUA, ficam a cidade com o maior número de eleitores brasileiros: Nova York, com 21.076. Na segunda colocação da lista vem Lisboa, em Portugal, com 12.360.

Ficha suja
Por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), candidatos com os registros barrados com base na Lei da Ficha Limpa estão impedidos de concorrer às eleições deste ano. Mas em razão da demora da Justiça em julgar os casos muitos deles aparecerão nas urnas.

O voto no chamado “ficha-suja” não é proibido, desde que ainda caiba recurso ao candidato contra o indeferimento de sua candidatura. O nome aparecerá na urna normalmente, porém os votos não serão contabilizados no resultado final das eleições até que o aspirante ao cargo eletivo esteja completamente liberado na Justiça.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

MOTORISTAS...ALERTA!

QUEM ADVERTE AMIGO É...
Os motoristas de Caraguatatuba já acostumados que os radares da cidade proibirem percorrer a mais de 50 km por hora na orla marítima do centro e Indaiá podem ser surpreendidos. Aos pouco novos radares estão sendo instalados.
Na Av. Miguel Varlez está sendo instalado defronte o Auto Posto Caraguá (Nagay), no momento ainda não funciona porque falta sinalização e logo se iniciará.  
Mesmo o motorista avistando o radar e  pelo costume continue a 50 km para prevenir a multa, o que ele pode não haver notado é que aquela via o máximo permitido é só de 40 km por hora.
Portanto motorista muito cuidado com os novos radares. Não seja “premiado”.