terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Fim de enquetes

Fizemos aqui no Caraguablog duas enquetes para conhecer a opinião dos leitores.

Uma delas indagava se o leitor era favorável a que jovens com 16 anos pudessem tirar carteira nacional de habilitação. O resultado foi que 72% dos votantes são contra, 22% acham que o jovem está preparado para a direção e apenas 6% demonstrou não ter opinião definida a respeito.

A segunda enquete perguntava se o leitor era favorável à criação de uma praia de naturismo (nudismo) em Caraguá, precisamente na Praia Brava, que fica afastada das demais e o acesso é meio complicado. Esse assunto já foi cogitado na cidade e depois caiu no esquecimento.

A resposta foi que 50% dos leitores são contra praia de nudismo em Caraguá, 40% é a favor e 10% pouco se importa que peladões e peladonas venham curtir uma praia restrita em Caraguá.

Foram consultas bem simples que, evidentemente, não têm o poder de representar a opinião da maioria. Mas foi um bom exercício de prática da cidadania, permitindo às pessoas participar e opinar acerca dos problemas da comunidade.
O Blog de Caragua - k

O perigo das pulseirinhas coloridas

As pulseirinhas de silicone que enfeitavam o braço de nossos pais nos anos 80 voltaram a ser moda. Só que agora as suas cores têm um sentido malicioso e extremamente perigoso: sexo

Bastou uma publicação no jornal inglês “The Sun”, dando conta de que nas escolas inglesas os adolescentes usavam a pulseira do sexo, para que o jogo envolvendo as até então inocentes pulseirinhas coloridas ganhasse o mundo. Os noticiários de TV, blogs, jornais e a internet se encarregaram de replicar a notícia e dar notoriedade ao jogo.

É comum ver alunos correndo atrás uns dos outros no pátio da escola na tentativa de arrebentar a pulseira, uma brincadeira que se inicia de forma inocente, mas que pode trazer sérias conseqüências. É bom que os pais e responsáveis fiquem atentos a isto por ocasião do retorno às aulas depois das férias de janeiro.


A brincadeira –se é que assim pode ser chamada– criada pelos ingleses coloca em risco as nossas crianças e jovens que inadvertidamente dela participam sem conhecer suas regras e conseqüências. Inúmeros casos de crimes sexuais decorrentes do uso dessas pulseirinhas têm sido relatados nos últimos meses pelos jornais, deixando pais e educadores apreensivos. Existem até sites de relacionamentos especialmente criados para divulgar o jogo, contando com mais de 40 mil seguidores, a maioria jovens.

O JOGO

As pulseiras coloridas fazem parte de um jogo que deve ser aceito por ambas as partes. É um código de experiências íntimas. Cada cor significa um grau de intimidade e as suas regras levam à prática de atos sexuais a partir do momento em que o participante consegue “quebrar” uma das pulseirinhas.

Existem outras formas de jogar e o resultado é sempre uma prática sexual: abraçar, morder com carinho, beijar com a língua, mostrar o peito, fazer dança erótica, chupar o pescoço, a menina faz sexo oral, a menina decide o que fazer, o menino faz sexo oral, fazer sexo, todos os itens juntos, e por aí afora, de acordo com a cor da pulseira colocada em evidência.

CRIMES

No ano passado, foi muito divulgado o caso de uma menina de 14 anos que foi forçada a fazer sexo com quatro rapazes após o acessório ter sido arrebentado por um deles, em Londrina-PR. Casos como este se repetiram em diferentes localidades e levaram diversos municípios a editarem leis proibindo a venda das pulseirinhas em estabelecimentos comerciais e o seu uso nas unidades escolares locais.

São Sebastião e Ilhabela apresentaram legislação semelhante. Em Caraguatatuba também foi aprovada lei proibindo a venda e o uso das “pulseirinhas” do sexo em estabelecimentos comerciais. O projeto está em fase de tramitação e, se aprovado, será enviado ao prefeito Antonio Carlos da Silva para sanção.

FAMÍLIA

Muitos jovens andam carregados de pulseiras coloridas. Alguns desconhecem o seu significado e outros pararam de usar quando tomaram conhecimento do perigoso jogo existente por trás desses adereços.

A psicóloga Priscila Granzoto, de São Sebastião, explica que a pressão do grupo é sempre grande em relação ao jovem e a pulseira funciona como um símbolo de determinação social. “Hoje, cada vez mais cedo os jovens iniciam sua vida sexual, porém a maturidade emocional e comportamental não acompanha. Estas crianças não estão preparadas para essas situações”, afirma.

Os estudiosos garantem que proibir não é o caminho, que a base estaria na educação familiar. Assim, caberia aos pais conhecer o mundo de seus filhos e passar informações úteis e seguras a eles, alertando-os sobre os riscos desse tipo de brincadeira, para que o adolescente adote uma postura de respeito aos outros e a si mesmo.
 (texto: Jessyca Biazini)
O Blog de Caraguá - k

Sabesp garantiu normalidade no abastecimento de água no Litoral Norte

O esquema adotado pela Superintendência da Sabesp no Litoral Norte permitiu o abastecimento de água durante os feriados de Natal e Ano-Novo na região

foto: Caraguablog
A megaoperação registrou apenas problemas pontuais como os ocasionados pela falta de energia elétrica e vazamentos nas redes de distribuição, contornados rapidamente e evitando assim o desabastecimento.

“Tivemos um Natal e um Ano Novo tranqüilos, graças ao sistema que adotamos com as equipes de apoio e a agilidade na Central de Atendimento”, esclarece o superintendente da Sabesp no Litoral Norte, José Bosco Fernandes de Castro.

Todo o sistema da região foi monitorado em tempo real pelo Centro de Controle de Operações, instalado na Superintendência do Litoral Norte, no bairro do Porto Novo, em Caraguá.

As ações desenvolvidas para o Plano Verão 2010/2011 no Litoral Norte surtiram efeito imediato, como o aumento da vazão de água, passando a produção de 190,5 milhões de litros por dia em 2009/2010 para 200,8 milhões nesta temporada. Esta vazão permite o atendimento de mais de 1 milhão de pessoas diariamente.

Por exemplo, em Ilhabela e Ubatuba, neste ano, o consumo de água teve ampliação de 20%. No caso de Ubatuba, durante os picos de consumo, a estação produziu 650 litros de água por segundo.

No Litoral Norte, a Sabesp dobrou os investimentos que ultrapassaram os R$ 6,1 milhões e permitiu ampliar a capacidade de tratamento de água para os moradores e turistas de Caraguá, Ilhabela, Ubatuba e São Sebastião.

“O trabalho junto às prefeituras, condomínios, imprensa e à comunidade foram fundamentais para o êxito desta operação. A colaboração da população ao utilizar a água com economia fez toda a diferença”, avaliou Bosco.
Assessoria de Imprensa da Sabesp
o Blog de Caraguá - k

Um dia lindo pra coçar

fonte: www.flickr.com/photos/soregion
Um dia depois de deixar o poder, o ex-presidente Lulla passou o dia em casa, em São Bernardo, ao lado da esposa e de um filho. De chinelos, bermuda, bem à vontade, o ex somente soube do que acontecia pelo noticiário de TV. 

A sua vida de cidadão comum só foi interrompida por uma correligionária, vinda sabe-se lá da onde, que queria porque queria pedir que Lulla se candidatasse a governador do Estado de São Paulo em 2014. Cruzes!

É assim mesmo: puxa-saco, até para puxar o saco, enche o saco além da medida. Deviam urgente dar uma ocupação para essa mulher, isto sim.
Blog de Caraguá - k

Sabesp reforça rede de abastecimento no Indaiá, em Caraguá

Como medida para a temporada de verão, a Divisão da Sabesp de Caraguá promoveu um reforço na rede que abastece a região dos bairros Indaiá e Aruan.  A ação foi necessária devido à crescente demanda do consumo de água desta região.
Foto: Divulgação/Sabesp

Para a realização do reforço foi necessária a perfuração de uma rede de adução, localizada no eixo da Rodovia Rio Santos, próximo ao trevo de entrada do bairro Poiares, inclusive com interrupção do tráfego por parte do Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

No local, foi colocado mais um ponto de alimentação através de uma tubulação de 200 mm. O material utilizado para os serviços foram os seguintes: 90 metros de tubo PVC, duas válvulas, duas curvas de 90º e seis metros de tubo.

Com as mudanças apresentadas, a Sabesp aumentou a pressão média de água de 3 mca (metro de coluna de água), no período de 29 de dezembro de 2009 a 2 de janeiro de 2010, para 15 mca no período de 29 de dezembro de 2010 a 2 de janeiro de 2011, época de maior pico de consumo.
Assessoria de Imprensa da Sabesp
O Blog de Caraguá - k

Prefeitura de Ilhabela divulga resultado de concurso

Já está no site da prefeitura de Ilhabela o resultado do concurso nº 01/2010.

fonte: uelison.blogspot.com
O endereço do site é www.ilhabela.sp.gov.br e o resultado também encontra-se afixado no prédio da prefeitura.

O concurso foi realizado no dia 12 de dezembro e contou com cerca de 2.400 pessoas inscritas para as 87 vagas oferecidas para diversos setores administrativos.

Eventuais recursos contra os resultados podem ser apresentados, justificadamente, nos dias 5 e 6 de janeiro de 2011.

As prova práticas e de aptidão física para ajudante de obras, auxiliar de serviços gerais, merendeira, carpinteiro, operador de máquinas, padeiro e secretário de escola acontecerão ainda na primeira quinzena de janeiro. As datas devem ser anunciadas até o dia 10.
O Blog de Caraguá - k

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Compraram a rádio?

Deu no Imprensa Livre de hoje, 03 de janeiro de 2011, nas “curtas”...

"Rumores na região apontam que uma importante rádio do Litoral Norte tem um novo dono. Segundo os boatos, um prefeito da região teria comprado a emissora, mas com toda certeza, não aparecerá em cena. Talvez com o andar da carruagem seja possível verificar se tal afirmação aconteceu de fato, principalmente nos próximos dois anos, decisivos para aqueles que pretendem continuar à frente do Poder Executivo."
Aos que trabalham na dita-cuja, vale o conselho: É preciso muita calma nessa hora...
O Blog de Caraguá - k

TAMOIOS SUPERLOTA NA VOLTA


Foi complicada a volta nesta 2ª feira dos turistas que passaram o ano novo no litoral. Em Caraguatatuba pela manhã estava impraticável a locomoção de carro. Os que vinham de Ubatuba ou de São Sebastião e Ilhabela defrontavam um trânsito parado, o congestionamento era enorme e durou até o meio da tarde.

A Rodovia dos Tamoios, SP 99, único acesso de Caraguá para São José dos Campos o tráfego se apresentava muito acima do normal somando-se a intensa neblina e a forte chuva a situação tornou-se insuportável. O segredo era “paciência”.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual formou-se um congestionamento entre o trecho compreendido de Caraguá e ao entroncamento da Rodovia Carvalho Pinto no km 28 onde era realizada a Operação “Pare e Siga”.  A Polícia informou ainda que no período da manhã foram registradas cinco ocorrências, todas sem gravidade. Outros trechos da rodovia com muita movimentação foi o Km 34 em Paraibuna e o Km 81 na serra em Caraguatatuba.

Por essas é que anotamos na matéria de posse do Governador Geraldo Alkmin a necessidade de cumprir uma “velha” promessa da duplicação da “Rodovia dos Tamoios”. Chega de promessas. Está na hora de execução.
                                                                                                                               JFPr/Caraguablog
.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Verão movimenta economia da cidade

Após o sucesso do réveillon quando Caraguatatuba recebeu quase 500 mil pessoas, o setor comercial da cidade espera que essa invasão permaneça por toda temporada, neste ano o Carnaval só acontecerá em março.

Os maiores interessados são os comerciantes da cidade que ainda estão comemorando o movimento da passagem de ano.

O ano começou com o tempo nublado, porém o calor continua e a beleza das praias, passeios ecológicos e a programação cultural e musical agitam os turistas que aqui aportam.

Passando as festas novos visitantes chegam a Caraguá e região, procurando o sossego das praias, um lugar para se desligar do dia a dia. Muitos nunca viram o mar, principalmente os vindo de Minas Gerais e se deslumbram com a visão, essa nova maravilha que passa a fazer parte de sua vida.

Caraguatatuba atualmente recebe turistas de todos os estados brasileiros e já participa do cenário internacional. A rede hoteleira é pequena, deixando a desejar, mas antes da temporada já contabilizavam de 70 a 80% de ocupações sem as de dezembro quando ocorre à explosão de reservas, todos querem passar o ano novo à beira do mar.

O período é o mais esperado em todas as cidades do litoral, o comércio se prepara para atender bem e faturar, é tempo de oportunidades. Shoppings, mercados, lojas de roupas de praia, roupas leves, biquíni, cangas, restaurantes e quiosques reforçam o estoque visando uma boa temporada e muito trabalho pela frente.
                                                                                                    JFPr/Caraguablog

ERENICE GUERRA reaparece no Planalto para posse

Afastada da Casa Civil “sob suspeita” de implicação e instalação de esquema de lobby no Palácio do Planalto, utilizando seu cargo, a ex-ministra Erenice Guerra compareceu a posse da nova Presidenta. Erenice ficou na área dos convidados “vip” e não juntos com outros ex-ministros de Estados e foi amavelmente cumprimentada por Dilma Rousseff. José Dirceu também se fez presente e participou da cerimônia.

sábado, 1 de janeiro de 2011

POSSE DE DILMA ATRAI 30 MIL PESSOAS

Brasília recebeu 30 mil pessoas de todo lado do País para posse da primeira presidente mulher do Brasil. Já pela manhã a multidão começou a se compor próximo ao Palácio do Planalto local do discurso oficial da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), após receber a faixa presidencial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
No discurso Dilma mencionou as mulheres que com ela chegam ao principal cargo da República. Enumerou obras e projetos em andamento que necessário for serão aperfeiçoadas e continuadas. Dilma se emocionou falando da importância de realizar sonhos na Presidência. Acenou para temas poucos mencionados como política tecnológica. Disse também da sua felicidade em ser a primeira mulher a governar o País.
O mais emocionante foi quando citou a difícil tarefa de ser sucessora do presidente mais popular que esse País já teve Lula. “Eu saberei honrar este legado e saberei consolidar e avançar nesta obra de transformação do Brasil”. “Cuidarei com muito carinho dos mais frágeis e mais necessitados. Governarei para todos e todas as brasileiras”, Reafirmou.
Lembrou seus adversários “minhas mãos vão estar abertas e estendidas para todos, desde os nossos aliados de primeira hora até aqueles que não nos acompanharam neste processo eleitoral”. “Eu quero neste momento, dizer a vocês que darei todo meu empenho, toda a minha dedicação para fazer com que as transformações que nós começamos nesses últimos oito anos continuem, prossigam e se expandam porque o povo brasileiro e o nosso país tem condições, hoje, de se transformar no maior e melhor país para se viver.
Um abraço a todos, homens, mulheres do meu Brasil.
Fonte: IG-Último Segundo     Foto:AE                                                                     JFPr/Caraguablog

GERALDO ALKMIN TOMA POSSE NO GOVERNO DE SÃO PAULO

Geraldo Alkmin (PSDB), governador eleito de São Paulo tomou posse no cargo pela manhã neste primeiro dia do ano. A cerimonia iniciou conforme previsto 10h. A cerimonia empossou também o vice-governador eleito Guilherme Affif Domingos (DEM).
O PSDB, com a vitória de Alkmin, assume mais uma vez o Palácio dos Bandeirantes, cujo domínio iniciou em 1994.

Geraldo Alkmin chega ao Palácio dos Bandeirantes
acompanhada da mulher Lú Alkmin

No discurso de posse, Geraldo lembrou sua vida política, foi vereador e prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual e por duas vezes federal, também duas vezes vice-governador de Mário Covas, assumindo parte do segundo mandato quando ele veio a falecer. Já foi governador em 2002 e secretário na gestão Serra.
Geraldo Alkmin proferiu no discurso de posse a intenção de expandir o PSDB entre as classes mais baixas e irá priorizar “o operário que madruga nos pontos de ônibus” e “trabalhadoras que deixam seus filhos cuidando um dos outros em casa e vai dar duro nas fábricas, nas lojas ou em casas alheias”, ampliando e fortalecendo o trabalho social.
Governador empossado seguiu para Brasília para acompanhar a posse da presidente eleita, Dilma Rousseff (PT).
Sabendo do seu afeto pelas cidades do Litoral Norte e seus laços com o prefeito Antonio Carlos, Caraguatatuba espera atenção especial do Governador Alkmin, promessas antigas como o Hospital Regional, ampliação da Rodovia dos Tamoios dentro outras serão benvindas.
Foto Divulgação                                                                        JFPr/Caraguablog

CONVERSANDO SE ENTENDE

Caraguatatuba após o início do governo Antonio Carlos da Silva, deixou para trás o passado administrativo para se tornar uma cidade do futuro, planejada, objetivando tornar-se uma grande cidade.
 No quesito calçamento de ruas uma das preocupações foram em rebaixar as guias próximas às esquinas visando uma passagem mais confortável para os deficientes, cadeirantes, portadores de bengala, Idosos, bem como mães com carrinho de bebê e outros benefícios.
Como o calçamento vem antes da regulamentação do trânsito no local, o Detran que também é dirigido pela prefeitura não está atenta a essa boa inovação. Vide foto publicada, defronte a guia rebaixada existe uma faixa amarela que permite o estacionamento de veículos fechando o acesso e entrando em conflito com o esquema da cidade planejada.
Conversamos com o motorista que estacionou que também se disse surpreso, porém como a faixa lhe permitia estacionar caso ele não parasse outro o faria.
Segundo nossa editoria essa matéria poderia ser classificada como “pimenta”, crítica, mas pelo fato a classifiquei como serviço que é um alerta para as autoridades conversarem e entrar num bom entendimento a favor da população.
                                                                              JFPr/Caraguablog

Papai Noel dos menos favorecidos

Em Caraguá um grupo de jovens se reuniu através da internet para um bem comum. Uma sugeriu, outro repassou e a ideia foi tomando formato. A primeira coisa a fazer era arrecadar dinheiro ou brinquedos e iniciou uma verdadeira divulgação entre amigos para que se pudesse transformar a aspiração em realidade.
Isso foi no inicio de dezembro e durante o mês todo os e-mails não paravam até que dias antes do acontecimento uma delas foi a São Paulo comprar brinquedos novos e de boa apresentação, nada de coisa velha, quebrada. O trabalho foi sério até roupas do bom velhinho trouxeram.


Papai Noel entrega presente aos menores
 Um sr. se prontificou e virou Papai Noel, juntando-se a causa.
E na véspera do Natal, comemoração do nascimento de Jesus, lá foram eles fazer a boa ação.
Escolheu “a dedo” bairros carentes sem condição de o Papai Noel chegar e assim fizeram a alegria de crianças que provavelmente nunca tiveram Natal.
Sabemos que mais grupos, famílias também fazem essa caridade e só temos a parabenizar pedindo ao papai do céu que os ilumine.
                                                                                                                                            JFPr/Caraguablog

MEGA VERÃO CARAGUÁ

                 Samprazer
Continua a todo vapor as apresentações do Mega Verão Caraguá com novas atrações e muito entretenimento. Depois de Claudia Leitte, Belo, Latino, Exaltasamba os shows irão até 30 de janeiro.
Hoje sábado dia 1º, teremos a presença da Banda Samprazer para começar o ano com muito samba e pagode.
Seus sucessos “Na Pagodeira”, “Dieta do Chá”, “Paixão Verdadeira”, “A Gente é Isso”, “Pode Sambar” e o romântico “Perdoa” são exemplos do que lhe espera na arena do Mega.

                                                  Marcos e Belutti
Com dois anos de carreira, os músicos se conheceram quando ainda faziam dupla com outros cantores. Lançaram seu primeiro álbum “Perdoa Amor” em 2009 e conquistaram o público com as canções: “Você Não Merece” “Tudo no Olhar” e “Silencio”. Em 2010 gravaram o novo CD “Nosso Lugar” com composições próprias e regravações de Zezé Di Camargo & Luciano.
Marcos e Belutti estarão no palco Mega Verão domingo 02 de janeiro.

O Mega Verão Caraguá foi montado na Pça de Eventos na praia do centro em Caraguatatuba com uma estrutura inovadora sendo o maior espaço coberto e climatizado do litoral brasileiro. São 10 mil m² de área amplo estacionamento, qualificação de camarotes, entradas diferenciadas por setor visando a maior comodidade das pessoas. Os shows iniciam sempre às 22h. A bilheteria funciona o dia todo. Bom espetáculo.
Acesse ao lado no “logo” do Mega Verão e veja a programação completa.
                                                                                                                                                                               JFPr/Caraguablog

Confira o vídeo da queima de fogos na praia central de Caraguá, saudando 2011

Ano Novo! Veja as fotos da queima de fogos na praia do centro