quinta-feira, 3 de março de 2011

Cuidados com alimentação neste Carnaval

Consuma muito líquido,
água, água de coco, suco
É Carnaval. Período de grande movimentação de turistas que procuram os balneários para brincar os quatro dias de folia. Mas em meio às marchinhas, axé e samba, é importante se preocupar com a qualidade da alimentação consumida, o alerta serve também aos moradores de Caraguá.
É importante ficar atento na alimentação das crianças e idosos que são mais expostos visto a frágil imunidade e perceber qualquer alteração da visão, dor de cabeça, diarreias, febre, vômito, entre outros sintomas.
É importante evitar o consumo de preparados suspeitos e alimentos gordurosos, a exemplo de frituras, creme de leite, maioneses e produtos do gênero. Outro alerta é evitar a ingestão de álcool, que eleva a desidratação do organismo, provocando desconfortos gástricos e enxaquecas.
Por isso, as pessoas que optarem por vir à praia durante o carnaval, devem consumir sucos naturais, água de coco e água natural, com o propósito de manterem-se hidratados, já que o calor aumenta neste período e a perda de água corporal é imensa. 
Necessita ingerir muito líquido, pelo menos dois litros de água por dia”, recomenda a Vigilância Sanitária.
Fonte: Gazeta.web.com
Caraguablog/JFPr

PAT de Caraguá divulga novas vagas

Para os moradores de Caraguá que estão em busca de uma oportunidade de emprego, o Posto de Atendimento ao Trabalhador da cidade (PAT) oferece 17 vagas para o cargo de Técnico em Segurança do Trabalho e uma para Operador de Radiotelefonia.

Para ocupar as vagas de Técnico em Segurança do Trabalho é necessário ser profissional da área com experiência em atividade de SMS, incluindo atendimento a emergência em indústrias de petroquímicas ou plantas de tratamento de gás natural; conhecimento em informática; habilitação D e curso de NR-10.

Para preencher a vaga de Operador de Radiotelefonia o interessado precisa ter o ensino médio completo; conhecimento em informática e experiência com emergência de indústrias petroquímicas ou químicas, ou plantas de tratamento de gás natural.

Os interessados acessar o site www.empregasaopaulo.sp.gov.br ou comparecer no PAT de segunda a sexta, das 8h às 17h, localizado na rua Taubaté nº 520, bairro Sumaré.

Estudantes de jornalismo de Módulo visitam rádios e jornais de Caraguatatuba

Caraguá FM - JR Forlim e Letye Andrade
Os universitários do curso de jornalismo do Centro Universitário Módulo*, Pâmela Borges, Bianca Schumacher, Tamires de Almeida, Cleyton Domingos e Helena Custódio, visitaram no último dia 25 as redações de dois jornais e os estúdios de três rádios em Caraguá.
Os alunos acompanharam as entrevistas dadas pela diretoria da Fundação Casa de Caraguatatuba, Miraci Dourado da Silva. O intuito era demonstrar o exemplo de mudança de vida de Bruno, 18 anos, que cumpriu medida socioeducativa durante seis meses e 12 dias. Saiu em janeiro deste ano, empregado e com metas para o futuro.
Acompanhando o ex-interno estavam à diretora Miraci, a coordenadora pedagógica Rita de Cássia Costa, a assessora de imprensa Camila de Souza e a articuladora social da Fundação Casa e professora do Módulo, Bruna Vieira Guimarães. 
A Fundação CASA passou por grandes modificações. De 2006 pra cá a taxa de reincidência caiu de 29% para 12,8% e as rebeliões em 2010 caíram para apenas 5 em todo Estado de São Paulo. Resultado de um trabalho dedicado de uma equipe (hoje sim, preparada!).
O centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente, a CASA Caraguatatuba tem gestão compartilhada com a Creche Meimei. A sua capacidade é atender 56 jovens, sendo hoje ocupada por 40. Neste novo modelo de administração, a CASA conta com ensino formal para os menores infratores e também oficinas de informática, esportivas, taboa, artesanato com reciclagem e hip hop. Já participam de campeonatos esportivos em São Paulo, se apresentaram no Mega Verão de Caraguatatuba e as bolsas feitas com material reciclável revertem em rendas para seus familiares.
A primeira visita do dia foi na Caraguá FM, no programa Jornal Regional comandado por JR Forlim e Letye Andrade que é locutora e produtora. A segunda entrevista foi na Rádio Integração FM, com a voz de Oscar Oliveira. A última rádio visitada foi a Oceânica Jovem Pan, no Programa Cidade se comunica com Wilson Reganelli.
Os futuros jornalistas assistiram de perto, tiraram fotos e se deslumbraram ao ouvirem seus nomes citados pelo locutor. Também passaram rapidamente pela redação do Expressão Caiçara. Acolhidos pelo Paulo Henrique, jornalista que mostrou como funciona a rotina de trabalho e abriu espaço no jornal para os alunos escreverem uma notinha da visita.
Para completar o dia de visitas as rádios e jornais locais, os alunos acompanharam a entrevista feita por Ricardo Hiar, repórter do jornal Imprensa Livre, junto a diretora da Fundação Casa. “Maior que a experiência de assistir de perto o funcionamento desses meios de comunicação foi o aprendizado que nós ganhamos. Muito mais do que aprendemos dentro de salas de aula”, revelam os futuros jornalistas do Litoral Norte. 
*Texto produzido pelas alunas de Jornalismo Pâmela Borges, Bianca Schumacher, Tamires de Almeida, Cleyton Domingos e Helena Custódio do Centro Universitário Módulo.
 Profª. Ms. Bruna Vieira Guimarães
Coordenadora de Jornalismo/Publicidade e Propaganda
Telefones: (12) 3897-2008 ou (12) 9141.4303
Centro Universitário Módulo

Aprovados em concurso de 2007 fazem protesto na Câmara de Caraguá

Servidores pediram a pressão dos vereadores para que o prefeito defina a situação de cada aprovado

Um grupo de servidores contemplados no concurso público 01/2007, que está sub judice e que estavam afastados dos cargos que exerciam, compareceu nesta terça-feira à sessão ordinária da Câmara Municipal para protestar por seus direitos.

A caravana com mais de 30 de pessoas permaneceu na galeria, com cartazes e faixas em manifestação pacífica. Os servidores pediam a reintegração em seus cargos e duvidavam da reserva de vagas anunciada pela prefeitura no concurso realizado no mês passado.

Os manifestantes trajavam preto e solicitavam aos vereadores pressionarem o  Executivo a definir a questão. Líder do grupo, Maria Cecília Conceição insistia junto ao vereador Wilson Gobetti, presidente da Casa, para ocupar da Tribuna Livre. Não foi atendida, mas houve a leitura de um ofício do grupo e agendamento para usar a tribuna no dia 7 de junho. Os vereadores apoiaram os servidores em sua pretensão de ser reintegrados aos  seus cargos.
Fonte: Release da Ass. Imprensa/Pedro Monte-mór
Caraguablog/JFPr - O Blog de Caraguá

Confira os serviços de plantão para o Carnaval

Neste Carnaval não haverá expediente na prefeitura de Caraguá. Os setores de Fiscalização, Trânsito e Saúde atuam com horários diferenciados durante o feriado. O Governo Municipal retorna as atividades na próxima quarta-feira (9), a partir do meio-dia.
O serviço de fiscalização da secretaria de Urbanismo será de sexta-feira (4) a terça-feira (8), das 7h à meia-noite. O serviço será realizado em praças, calçadas e obstrução de passeio público e, nas praias com o turismo de um dia, raias de banana boat, disponibilização de mesas, cadeiras e som alto nos quiosques. A secretaria de Trânsito contará com 30 agentes durante o Carnaval, entre os dias 4 e 8 de março, das 8h às 3h. 
O setor de transportes da secretaria de Saúde atenderá as emergências com quatro ambulâncias, distribuídas entre os bairros Massaguaçu, Travessão, Porto Novo e, na área central, na Praça Cândido Motta, das 21h até o final dos eventos. 
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também conta com quatro ambulâncias para emergências 24h. São três carros de atendimento básico e, uma com UTI para atendimento avançado.   
Serviço : Telefones de plantão
Fiscalização - (12) 7813-8903/7813-8904/7813-8911
Fiscais de Trânsito – 0800 778 8080
Secretaria de Saúde (ambulâncias) - (12) 3882-2531
SAMU – 192 (para telefones fixos)
Assessoria de Comunicação/PMC

'Carnavôlei' agita as areias da Martin de Sá neste Carnaval

 Já pensou em um campeonato de vôlei de praia em que os jogadores vestem, em vez de uniformes, fantasias de Carnaval? Essa mistura divertida entre o esporte e uma das festas mais populares do Brasil movimentará a praia Martin de Sá, ao lado do quiosque Canto Bravo, nos dias 6 e 7 de março (domingo e segunda-feira) com o “Carnavôlei”.
A competição é livre para todas as idades, mas os competidores devem estar obrigatoriamente fantasiados. Os interessados podem comparecer no local do evento nos dias 6 e 7 para a inscrição com a dupla formada, ou poderão formá-la no local antes da inscrição, que é gratuita, das 8h às 10h.
As partidas serão realizadas a partir das 10h e as finais, às 15h. A secretaria municipal de Esportes informa que o cronograma pode sofrer alterações.
Haverá premiação com troféus do 1º ao 3º colocado, para as categorias masculino e feminino, medalhas do 1º ao 4º colocado e troféu para a melhor dupla fantasiada.
Após o evento será realizado o grito de carnaval com duração de uma hora.
Carnavôlei:     Dias 6 e 7 de fevereiro - Competição: a partir das 10h
                      Praia Martin de Sá (próximo ao Quiosque Canto Bravo)
                      Inscrições: a partir das 8h  -  Informações: (12) 3888-1086

PM lança cartilha com procedimentos para um bom Carnaval

Pretende impedir perda de crianças,
saques e furtos em prejuízo dos brincalhões

Por iniciativa do Comando da Corporação do Estado, a Polícia Militar divulgou nesta 4ª feira uma cartilha com os cuidados que a população deve tomar para não ter problemas durante o Carnaval. O trânsito, uma das principais ocorrências em feriados prolongados, cuidados com as crianças, evitando perdas, e o álcool são as metas do policiamento.
LITORAL NORTE: REFORÇO NO POLICIAMENTO
Já foi determinado o patrulhamento do reforço para o Litoral Norte, que espera mais de um milhão de turistas para o reinado de Momo. Caraguá deve receber de 300/350 mil visitantes. Desta 6ª feira dia 4 até na quarta-feira de cinzas, além do efetivo da PM, teremos alunos em etapa de conclusão de cursos, policiais da adm. somando o patrulhamento, bem como férias e licença-prêmio serão restritos.
O Chefe da Comunicação da PM da região, Ten. Antero Baraldo, concluiu: ”onde houver aglomeração de pessoas, iremos intensificar o policiamento”.
Caraguablog/JFPr -  O Blog de Caraguá

quarta-feira, 2 de março de 2011

Jornal Expressão Caiçara da semana

O Jornal Expressão Caiçara nº 911, período de 02/03 a 08/03/2011


Open publication - Free publishing - More caragua


OBS: abaixo, o encarte oficial da prefeitura ao jornal Expressão Caiçara 911, período de 02/03 a 08/03/2011

CARNAVAL: TEM MATINÉ PARA GAROTADA

ESSE ANO SÃO DUAS TARDES DE FOLIA
Caraguatatuba ainda realiza as famosas “matinês”. Os tradicionais bailes de fantasias que acontecem no período da tarde, notadamente para as crianças se divertirem com as marchinhas mais conhecidas do carnaval.
Tanto para os moradores como o turista as matinés são uma boa pedida principalmente quando se quer garantir a diversão da criançada.
A Fundacc já definiu suas programações e focando justamente o público infantil e este ano teremos duas tardes de alegria, mantendo a tradição dos matinés.
Para as crianças esses bailes fazem muito sucesso pensando assim a matiné que antes só acontecia aos domingos, este ano, também será realizada na segunda feira dia 7. Sempre a partir das 16hs na Pça Cândido Motta.
Leve o seu filho, sobrinho, afilhado, neto ou vizinho e divirtam-se.
                                                                                                                               Caraguablog/JFPr

Caraguá já tem a marchinha do Carnaval de Antigamente 2011

 Pedro Yuri e Mara Amaral são os vencedores
Interpretação de Mara Amaral

Caraguá já tem a marchinha do Carnaval de Antigamente 2011 é a “Caraguá, Prazer em Viver Aqui”, de Pedro Yuri e Mara Amaral. A apresentação das cinco finalistas aconteceu na noite de 26 de março, sábado, na Praça Dr. Cândido Motta com um público animado e participativo.
O 3º Concurso de Marchinhas para o Carnaval de 2011 - “Carnaval de Antigamente” é uma realização da Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba, em conjunto com a Comissão Municipal Setorial de Música e Associação de Músicos de Caraguatatuba
As cinco marchinhas foram executadas pela Banda Feira Livre e os intérpretes defenderam suas canções.
Julgadas pelo júri Valdeci Santos – Maestro da Lira de Ubatuba, Sandra da Silva Mitherthofer – Professora de Literatura das Faculdades Módulo, Orneu Gomes Machado, representante do Bloco Máscara Negra, Davi Argento, Radialista e Compositor e Dr. Orlei Siqueira, Delegado de Polícia.
Em segundo lugar ficou Perdi Meu Guarda Chuva, de Mauricio Netto e Mingo Conceição e em terceiro lugar, E Se Chover, de Geraldo Marinho Júnior.
As outras marchinhas selecionadas e apresentadas nesta noite foram: Chuva e Carnaval, de Marcos S. Santos e Tiffany Emanueli e Morena Sensacional, de José Maria do Prado.
O autor da marchinha vencedora recebeu um prêmio de R$ 600,00. “Terá sua música registrada na UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro e sua canção, apresentada nos bailes do Carnaval de Antigamente", na praça do centro.
Notícias da Fundacc/foto: JC.Curtis
Caraguablog/JFPr

Interrupção de fornecimento de água na quinta-feira em Barra do Una

Sabesp fará interrupção de fornecimento de água 
A Sabesp do Litoral Norte informa que fará a interrupção do fornecimento de água na próxima quinta-feira, 3 de março, para a lavagem e desinfecção do Reservatório de Barra do Una, na Costa Sul de São Sebastião.
A paralisação do sistema de abastecimento no bairro será efetuada entre 9h e 17h. Ao todo, serão afetadas 1.625 ligações atingindo quase 5 mil pessoas. A normalização se dará de forma gradativa após as 17h.
A Sabesp informa que quaisquer problemas detectados após a realização dos serviços devem ser comunicados a Central de Atendimento da empresa, através do telefone 0800 055 0195.
Assessoria de Imprensa da Sabesp - RN /Acácio Gomes

Ilhabela: vereador que atacou mulher é considerado uma lástima

Vereador falou o que quis da tribuna, talvez levando ao pé da letra a sua condição de legislador e assim “poder falar protegido por sua inviolabilidade”. Não é bem assim. Vereadores são invioláveis por suas palavras, votos e opiniões dentro do território municipal. Mas não são invioláveis quando assacam calúnias, difamações ou injuriam alguém. A proteção legal recai sobre a matéria em discussão. Portanto, não podem querer estender o instituto constitucional para atingir pessoas alheias ao projeto em debate.

Bem, alguns vereadores são assim mesmo: sempre confundem as coisas. Por isso que são vereadores... Só que esse dito-cujo falou o que quis e agora tem de engolir o que a Vera Alvarenga Freire publicou no jornal CanalABERTO do última dia 25, na editoria Formadores de Opinião:

É a velha máxima: quem fala o que quer... Vejamos:

 “Senhora, vai pegar um tanque de roupa e vai lavar”

Lavar um tanque de roupas nunca foi encarado por nenhuma mulher como algo depreciativo na sociedade brasileira e tampouco em Ilhabela.

Mulheres ilhabelenses notáveis, muitas delas, viúvas, se tornaram empreendedoras de sucesso o que lhes permitiu criar e formar todos os filhos e de quebra, lavar belos tanques de roupa para atender as diferentes necessidades domésticas de suas respectivas famílias. Exemplos como o de dona Cristina, de dona Alice Ribeiro, de dona Eva Esperança e de tantas outras mulheres devem ser lembrados com reverência.

Outras eram desbravadoras como Alice Coelho que veio de São Paulo na década de 50, para estabelecer aqui o Maembi Hotel, que administrava sozinha, numa Ilhabela onde só se chegava por lanchas. E todos que a conheceram puderam testemunhar os inúmeros tanques de roupas que ela lavava em seu hotel para dar o conforto e a limpeza que seus hóspedes requeriam.


Foram tantas as desbravadoras e lutadoras como Biria, Cidoca, Izanil, Helena, dona Dedé França, dona Hilde do Hotel Mercedes, Carmem Barbosa - a nossa primeira vereadora mulher que, sem sombra de dúvida, abriu caminho para Nilce Signorini, Nanci Zanato, Dra. Rita e Gracinha que enobreceram a Câmara Municipal de Ilhabela com os seus conhecimentos e dedicação aos trabalhos que realizaram na comunidade de Ilhabela, além de tocarem as atividades domésticas demandadas por suas famílias que, certamente, incluíam sempre que necessário, a lavagem de um belo tanque de roupas sujas.

Vale lembrar ainda, somente para quem parece ter esquecido, que Ilhabela já teve uma prefeita mulher: Nilce Signorini cuja administração é lembrada com saudade por uma imensa fatia da sociedade desta cidade e é claro que durante o seu mandato exemplar ela também lavou algum tanque de roupas usadas e sujas.

Por isso, causa espanto, o posicionamento assumido pelo ilustre vereador Marinho, que em 3 de fevereiro de 2011, destilou todo o seu veneno contra uma mulher na tribuna da Câmara Municipal de Ilhabela, questionando seus comportamentos e escolhas pessoais e sugerindo a ela “Pegar um tanque de roupa e lavar”(sic).

O vereador não nomeou a senhora ou jovem a qual ofendeu, como deveria ter feito, para dar a ela o direito de defesa, mas questionou algumas de suas condutas ou escolhas pessoais, na visão dele desabonadoras, como tomar lanches de R$ 30,00 num “boteco de alta classe” (sic) e no Yacht Club, “comendo cascata de camarão e champanhe”(sic) enquanto fazia fofocas, entendidas aqui, como críticas referentes à implantação da zona azul na Vila;

Se refere ainda, a fofocas nas casas de meia dúzia de mulheres, manipuladas pelos respectivos maridos, que não fazem nada a não ser tricotar.

E, finalmente se perde, pois não há como identificar se o vereador se refere a homens ou mulheres pertencentes à sociedade civil organizada, que segundo ele têm a pretensão de se candidatar a um cargo eletivo no município, como se isto não estivesse aberto a todo e qualquer cidadão brasileiro, maior de 18 anos, pertencente ou não a uma ONG, Conselho ou organização da sociedade civil com interesse público. Por outro lado, ele menciona que se essa mulher ou esse homem, como membro de um Conselho ou da sociedade civil organizada até agora não fez nada, poderia se imaginar o que essa pessoa faria na Câmara.

E, aqui cabe uma pergunta: o que é que o vereador Marinho tem com isso? Desde quando as cidadãs ou cidadãos de Ilhabela precisam de autorização da Câmara ou dos vereadores para freqüentar uma lanchonete ou “boteco de alta classe”(sic) ou estar num clube da cidade “comendo cascata de camarão com champanhe”, fazendo tricô e mais nada, se candidatar a um cargo eletivo no município ou ainda, gastar a quantia que querem de suas economias pessoais e não do dinheiro público?

Cuidado, vereador, isto é cerceamento de liberdade e de escolhas (Constituição Federal,Cap I, Art 5º). O senhor deveria dar uma re-visitada a este artigo 5º, da Constituição Federal que trata dos direitos individuais e coletivos de todo e qualquer cidadão brasileiro, homens e mulheres.

Feio, muito feio e muito grave. A verborragia do vereador denota falta de equilíbrio, de jogo de cintura, de respeito às mulheres e à sociedade civil em geral, de educação, e até de conhecimento da nossa Carta Magna, além de discriminação de gênero que, como toda discriminação, é crime inafiançável.

Mais grave ainda, é que este jovem que se enaltece abundantemente em sua fala na tribuna e que pouco conhece a história das mulheres ilhabelenses é do PV, partido político que lançou como candidata à Presidência da República, a senadora Marina Silva, mulher vencedora, que já lavou também vários “tanques de roupas” em sua vida. E isto não a desqualifica, mas a enobrece ainda mais.

Logo a postura assumida pelo vereador Marinho só pode ser considerada uma vergonha e uma lástima para Ilhabela, para a Câmara Municipal como um todo e para o partido político ao qual é filiado.

Será que o moço esqueceu que recebeu votos de mulheres para chegar aonde chegou? Será que essas mulheres gostariam de ver o gênero feminino diretamente e unicamente vinculado a um tanque de roupas sujas, trabalho que deveriam dar conta simplesmente porque são mulheres? Será que Marina Silva sabe que existem machistas deste naipe nos quadros do PV? Será que o PV de Ilhabela tomou alguma providência em relação ao falastrão que tropeçou na língua?

Pois é, em pleno 2011 quando temos a primeira mulher, Dilma Roussef, na Presidência da República do país, llhabela se encontra na contramão da história, com a presença na Câmara Municipal de um vereador ET, retrógrado, mal informado e atrasado cabendo aqui colocar uma analogia à frase dita por ele:

Nós, cidadãos ilhabelenses, mulheres discriminadas e homens que condenam a discriminação de gênero efetivada na tribuna da Câmara Municipal de Ilhabela em 3 de fevereiro de 2011, podemos imaginar quais contribuições o vereador Marinho trará com seu mandato para Ilhabela...

Quem sabe, não seja o caso de sugerirmos, como ele o fez, que largue o que está fazendo e assuma uma tarefa eminentemente masculina, que seja exclusiva somente – redundância aqui necessária, dos homens....

Seria bom, mas ela não existe, uma vez que as mulheres estão em todos os lugares no mercado de trabalho: nas forças armadas, na construção civil, nas polícias civil e militar, nas montadoras e nas metalúrgicas, nos hospitais e nas escolas, no mercado financeiro, trabalhando com máquinas pesadas, etc, etc... e, também, nas ONGs, nas organizações sociais de interesse público e em vários Conselhos Setoriais de Políticas Públicas, onde desempenham tarefas importantes sem qualquer remuneração.

Apesar disso e de toda a modernidade, que parece estar passando longe deste arquipélago, ainda existe um trabalho que compete somente às mulheres que é o trabalho de parto que traz à luz e a este mundo milhares de indivíduos do sexo masculino, como é o caso do próprio vereador Marinho. Era bom que ele se lembrasse disto.

Este sim, é um trabalho exclusivamente feminino e que compete somente às mulheres e que o senhor ou nenhum outro homem será capaz de fazer e que foi conferido somente às mulheres não pelo senhor, nem pela sociedade e tão pouco pelo mercado de trabalho. Ele nos foi conferido pela natureza e, para aqueles que acreditam, por Deus.

Em vista do exposto, repudiamos a postura assumida pelo vereador Marinho e:

• sua imediata retratação na mesma tribuna da Câmara Municipal, onde todo o gênero feminino foi ofendido e discriminado, precedido de leitura e divulgação da matéria em todos os meios de comunicação públicos e privados de Ilhabela e da região;

• que a Câmara Municipal de Ilhabela, formada por representantes de homens e mulheres do município não extrapole as suas funções institucionais para evitar este tipo de ocorrência.

O abaixo assinado está sendo feito e chegará breve, aos seus destinos.

Vera Alvarenga Freire - verafreire@terra com.br

CARVAVAL: PESQUISA/RESULTADO:

O QUE VOCÊ GOSTA MAIS
DO CARNAVAL DE CARAGUATATUBA?
Blocos de Rua........................    16%
Carnaval de Antigamente........    66%
Brincar Avulso.......................       5%
Ir a Praia................................     27%
 
Com a proximidade dos festejos de Momo, sendo o Carnaval um dos destaques de nossa agenda turística, o Caraguablog fez pesquisa de opinião junto aos seus leitores para saber o que ele mais gosta do Carnaval de Caraguatatuba, que encerrou dia 1º de março.
Caraguablog nasceu há menos de 100 dias e certamente nossos visitantes “ainda” constituem um universo pequeno para avaliar com garantia o resultado final da pesquisa, Apesar disso, não se pode desconsiderar os votos dados que, à sua maneira, expressam uma idéia a respeito do que foi indagado, cada qual com justificativa própria para apontar esta ou aquela opção.
O resultado foi o seguinte: 16% escolhem sair nos Blocos de Rua, 5% optam brincar avulso, sem compromisso, 27% vão descansar na praia, mas a grande maioria elegeu o Carnaval de Antigamente com 66% com a maior preferencia.
Opinião dos leitores do Caraguablog. O blog de Caraguá!
Acesse e passe aos amigos o endereço via e-mail. 
 

Prossegue campanha contra a dengue em Caraguá

Morro do Algodão e Golfinho recebem bota-fora, programa que visa a orientar a população e coletar os materiais inservíveis que podem ser possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue
Com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, os funcionários das secretarias de Saúde e Serviços Públicos realizarão um bota-fora nos bairros Morro do Algodão e Golfinho. A ação acontece neste fim de semana (sábado e domingo), das 7h às 13h.
Até sexta-feira (4), os agentes comunitários atuam nas ruas em busca de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Eles orientam os moradores a deixarem os entulhos nas calçadas de suas casas, para que no sábado e domingo o caminhão da secretaria de Serviços Públicos recolha o material.  
A operação bota-fora faz parte da campanha contra a dengue. Em 2010, Caraguá registrou 4.855 casos notificados de dengue, sendo 3.606 confirmados, 580 negativos e um óbito.
Assessoria de Comunicação Social 01/03/2011

Ilhabela: crônica de jornalista contesta crítica preconceituosa de vereador

Numa bem-humorada crônica, no consagrado estilo "ridendo castigat mores"*, o jornalista Ari Euqis, do jornal CanalABERTO, de Ilhabela, dá uma cutucada num vereador da cidade pela forma como ele atacou determinada mulher da cidade ligada a uma organização não-governamental, preconceituosamente mandando-a lavar roupas. Um mineirinho, fictício ou não, é quem deita falação. A crônica foi publicada no dia 18 e vale a pena conferir. Ei-la:

Repúdio, pode ser, sim!
Cautela e caldo de galinha, sobretudo respeito, nunca fizeram mal a ninguém

Todo bom mineiro sabe disso. Quando o a sopa está quente, a fumaça levantando do prato, mineiro que se preza começa a tomar a sopa pela beirada. Ele não sai de casa sem botina, polaina ou bota, porque em campo aberto, no mato ou na vegetação rasteira as cobras passeiam – gostam de sol quente -, terra seca e se transformam em perigo iminente, até no sapezal. Agora, respeito é coisa que mineiro não despreza. Ouve sempre e quando escuta alguma palavra atravessada, engole seco, espera a vez, sai de mansinho e, a qualquer hora, o troco está pronto para ser dado. Sempre bem dado, mesmo que seja com desprezo.

E mineiro fez escola neste brasilzão de meu (e seu) Deus.
Dia desses tinha um mineirinho sentado num canto da Câmara Municipal de Ilhabela ouvindo atentamente a ocupação da tribuna por alguns vereadores. Num determinado momento, olhando para trás pude ver a fisionomia do bom mineiro, enrubescida e tristonha a um só tempo. Ele engolia seco, não falava, nem se mexia, mas prestava atenção que só vendo. Nem deu para acreditar. E nada do que ouvira era direcionado a ele, pobre mineirinho. Afinal, passa sempre por despercebida a sua presença naquela importante casa de leis do município.

Conheço-o bem, sei de seu temperamento, da sua seriedade. Quando um vereador desandou a atacar uma mulher ligada a determinada organização não governamental da cidade e mandou-a lavar roupas num tanque, para ter o que fazer, afirmando que ela comia sanduíche de R$ 30,00 em lanchonete da cidade, ele (o mineirinho) ficou mais possesso, ainda. Coitadinho. Do mineirinho, lógico.

Dias depois cruzei com o mineirinho e “p” da vida dizia que na sua cidade, lá prá cima nas alterosas aconteceu fato semelhante e surgiu um punhado de mulheres que queria tirar satisfação com o vereador (de lá). Fez um cabeçalho em folhas de papel almaço pautado, distribuiu pela cidade e colheu assinaturas num abaixo assinado; colheu duas mil assinaturas (a população de lá não chega a seis mil, ele disse) e, repudiou o ato imbecil do representante de seu povo. 

Contou-me haver gente exaltada e teve uma senhora de cinqüenta e poucos anos que chegou dizer: “esse vereador é mais novo que o meu filho mais novo, não deve saber o que está falando, mas isso é um abuso, afinal, cada um faz o que quer, come onde quer, paga o preço que quiser e se tem tempo para fazer parte de sociedade não governamental, voluntariamente – quem bom pra nossa cidade, não é mesmo; vereador deveria cuidar de outras coisas e não da vida da gente”. Pelo que disse o mineirinho, a população se revoltou, e, não é para menos. Tem coisas mais importantes precisando da atenção de um (ou de todos) representante (s) do povo.

Sei não, mas não será surpresa se um abaixo assinado aparecer por aí, num ato de repúdio a alguns procedimentos que não são próprios de uma autoridade. Aliás, vereador é uma autoridade legislativa, e precisa se dar ao respeito, respeitando para ser respeitado, me disse ao pé do ouvido o mineirinho. Sangue bom, esse!

Ari Euqis é jornalista, mailto:www.arieuqis@jornalcanalaberto.com.br
"ridendo castigat mores" - "rindo, castigam-se os costumes"
O Blog de Caraguá - k 

Jornal de Ilhabela cresce e agora é regional

O jornal canalABERTO, de Ilhabela, que já era grande em conteúdo e qualidade, principalmente em idéias, cresceu ainda mais. Agora ele é um jornal regional, antigo sonho acalentado por seus idealizadores que agora se torna realidade.

Assim se manifestou seu diretor-geral Fernando Siqueira:

“O sonho de dotarmos Ilhabela e São Sebastião de um jornal à altura dessas cidades não vem de agora. De há muito tal sonho alimenta a nossa vida e neste momento é-nos dada a grata oportunidade de fazer a hora, não esperando mais, para lançar o canalABERTO – Litoral Norte, projeto que é o ponto de partida para acionar aquele que é denominado de o quarto poder, de forma ética; com retidão na linha de conduta, dentro dos princípios que muitos almejam, para participar da informação, da formação e da arte de semear a cultura, alicerçando-nos na educação que entendemos seja a base de tudo e, o restante, conseqüência".

A região só tem a agradecer em poder contar com mais esse importante veículo de comunicação para servir aos seus propósitos de progresso. O Caraguablog cumprimenta os seus idealizadores por esse importante avanço na área das comunicações do Litoral Norte.

Veja a última edição do canalABERTO/Litoral Norte, que circula semanalmente, em sua edição do dia 25 de fevereiro:

O Blog de Caraguá - k

terça-feira, 1 de março de 2011

Idosos também parcitipam do exame nacional do ensino médio - Enem

Dos cerca de três milhões de estudantes que fizeram o exame nacional do ensino médio, o Enem, em 2010, mais de quatro mil candidatos contava 60 anos ou tinham idade acima disso.

Aos 76 anos de idade, Nélia Albuquerque, do Rio de Janeiro, foi considerada a aluna mais idosa. Ela concluiu o ensino médio em 2008. Com uma colocação mediana no Enem, ela diz que não pretende candidatar-se a uma vaga em universidade pública.

Para o MEC, o aumento de pessoas idosas no exame seria forma de obter a certificação de conclusão do curso regular. Desde 2009, pessoas acima de 18 anos podem conseguir certificado de conclusão do segundo grau sem precisar ir à escola, bastando obter o mínimo de 400 pontos em cada prova e 500 pontos na prova de redação.
o Blog de Caraguá - k 

Folia de Carnaval toma conta das escolas municipais

Escolas se preparando para folia
Os professores e gestores das escolas de Caraguá estão a todo vapor com os preparativos para o Carnaval. Na sexta-feira (04/03/2011), algumas escolas farão bailes tradicionais com as famosas marchinhas carnavalescas. No período da manhã, as festas acontecem a partir das 10h, e a tarde, às 16h.
As escolas já estão sendo enfeitadas e as máscaras produzidas. As fantasias ficam por conta dos alunos, ou melhor, da criatividade dos pais. Não é preciso ter luxo, muitas vezes aquela peça de roupa que está guardada no fundo do guarda-roupa, ou então materiais recicláveis, como jornal e garrafa pet, podem se transformar em fantasias inusitadas.
O recesso de Carnaval vai até a quarta-feira de Cinzas (09). Os Centros de Educação Infantil (CEI) terão reunião pedagógica neste dia, no período da tarde. Na quinta e sexta-feira (10 e 11), será dia letivo.
As escolas municipais de educação infantil (EMEI) e de ensino fundamental (EMEF) têm atividade suspensa na quarta-feira e reunião para planejamento na quinta e sexta-feira. As aulas retornam na segunda-feira (14).
Serviço:
Programação das festas carnavalescas nas escolas:
Dia 4 - Sexta
EMEI/EMEF Maria Aparecida Ujio - Porto Novo
Horário: 16h - Baile de máscaras e fantasias

EMEF Aida de Almeida Castro Grazioli - Rio do Ouro
Horário: 10h e 16h - Baile com marchinhas,
confecção de máscaras e enfeites na escola

EMEF Bernardo Ferreira Louzada - Rio do Ouro
apenas entrega de máscaras para os alunos

EMEF Prof. Luiz Ribeiro Muniz - Martin de Sá
Alunos levam as fantasias e a escola entrega máscaras e serpentina

EMEF Antonia Ribeiro da Silva - Jardim Califórnia
Horário: 8h e 15h  -  Baile de Carnaval
Assessoria de Comunicação/Fotos: Gianni D’Angelo/PMC

Dirceu (PT) segue Fidel Castro

ASSOCIA MASSACRE  NA  LÍBIA A MANIPULAÇÃO DOS EUA
Na ultima terça Fidel Castro escreveu em uma das suas “REFLEXÕES” que a Líbia era vítima de uma forte campanha midiática e isentou o ditador Muamar Kadafi do massacre que deixou centenas de mortos nas últimas semanas.
Ontem as palavras do líder Cubano ganharam o apoio de um dos comandantes do PT-Partido dos Trabalhadores e ex-ministro José Dirceu (Acusado como chefe do Mensalão).
Em seu blog, Dirceu atribuiu aos EUA a responsabilidade por uma “manipulação do noticiário e uma interferência branca”. Dirceu criticou ainda as sanções unilaterais anunciadas na sexta feira pelos americanos, dizendo que seu real objetivo, ao apressar a queda de Kadafi, seria “comandar a transição para controlar as reservas  e a produção de Petróleo e evitar um governo antiamericano ou pró-palestinos ao fim da crise Líbia.
SERÁ QUE SÓ ELE ESTA CERTO? VOCÊ CONCORDA?
Publicado no Estadão de domingo 27 de fevereiro 2011
Caraguablog/JFPr

Último Vestibular de 2011

Centro Universitário Módulo abre Inscrições
O Centro Universitário Módulo está com inscrições abertas para o último processo seletivo de 2011. Os inscritos participam da bolsa por mérito acadêmico, que oferece 100% de bolsa durante todo o curso escolhido, sem limite de vagas. Para isso, basta acertar 75% da prova no vestibular.

Os interessados podem inscrever-se até o dia 09 de março, às 12h, no site do Módulo. A prova será realizada dia 13 de março. O candidato que fez 45% ou mais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está dispensado da prova do vestibular.

As inscrições para o Vestibular tradicional e para os candidatos que fizeram boa pontuação no Enem podem ser feitas no endereço: www.modulo.edu.br.
imprensa/Janaína Pereira da Silva

Atletas de Caraguá conquistam 20 medalhas

             O Festival de Verão Natural Submission Fight
é a primeira seletiva para o campeonato estadual
O Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug) recebeu nos dias 26 e 27 de fevereiro o Festival de Verão Natural Submission Fight Jiu Jitsu. Os 19 atletas de Caraguá deixaram na cidade 14 medalhas de ouro, cinco de prata  e uma de bronze.

O festival é a primeira competição oficial de jiu jitsu da federação em 2011 e é válido como seletiva para o campeonato paulista, que acontece em abril. Os classificados para a próxima etapa da competição foram: André Medeiros 1º colocado, Alexandre Joaquim (1º), Israel Brandão (1º categoria e 3º no absoluto), Carlos Eduardo (2º), José Gerson (2º), Pedro Henrique (1º), Kleber Leandro (1º), João Bueno (1º), Fernanda Alcântara (1ª), Daniel Jerônimo (1º), José Roberto (1º), Otávio de Barros (1º), André Lima (1º), Fabrício Justino (2 º), Felipe Lucca (1º) e Luis Fernando (1º).

Entre atletas e público, mais de 500 pessoas participaram do campeonato. O evento, organizado pela Federação Estadual da modalidade, tem o apoio do Governo Municipal, por meio da secretaria de Esportes.
Assessoria de Comunicação/PMC
Fotos: Ian Fori/PMC

Diversão sem estresse no Carnaval. Divirtam-se

Faltam somente tres dias para o início do Carnaval, uma das festas mais esperadas pelos brasileiros. E, em Caraguá, não é diferente. A cidade deve receber durante os quatro dias do feriado um público aproximado de 500 mil pessoas, que vêm para se divertir, passear e relaxar. Se todos respeitarem as leis e as regras da boa convivência, este Carnaval será um sucesso!
Praia não é para Cachorro

Quando for à praia, deixe o seu cachorrinho em casa. Os mascotes podem até se divertir rolando na areia e pulando as ondas, mas também podem contrair vírus, bactérias, verminoses ou sarnas, além de transmitirem doenças para os banhistas, como por exemplo, bicho geográfico, micose, toxoplasmose e outras. E é bom lembrar que a lei municipal nº 1.298/06 proíbe a presença de cães na praia.

Mas lembre-se de levar sacos para recolher o lixo que produzir na praia. Recolham da areia os palitos e as embalagens dos picolés, latinhas de cerveja e as garrafas vazias de água. Coloque tudo em um saquinho e leve para casa. O lixo domiciliar é recolhido frequentemente pela prefeitura e tem destino certo e seguro.
Praia não é lugar de lixo, mas sim de criança brincar, de jovens praticarem esportes, dos idosos baterem papo, das famílias se divertirem e de muita gente que não quer fazer nada, apenas relaxar. Mas é importante não se descuidar da segurança. Assim que chegar na praia, mostre um ponto de referência para as crianças menores, como um  quiosque ou um guarda-sol, para que elas saibam onde encontrar os pais ou responsáveis, caso saiam um pouco e se percam.

Se consumir bebida alcoólica, descanse um pouco e evite entrar no mar. Peça para um amigo dirigir o seu carro. Seja prudente!
Ao voltar para casa com os amigos depois de um dia de sol na praia, respeite seu vizinho e escute música em volume que não incomode os outros. O Código de Posturas de Caraguá prevê punição para quem perturba os vizinhos.
E um último lembrete: quando terminar o Carnaval, antes de ir embora, verifique o quintal e o jardim da casa. Não deixe que o mosquito da dengue invada a cidade que você escolheu para aproveitar as férias!

Serviço:

Centro Controle de Zoonoses (animal na praia/dengue)
Tel: (12) 3887-6888 – (frente ao Ginásio de Esportes)
Endereço: Av. Ministro Dílson Funaro, 115
Secr. Urbanismo (barulho no vizinho)Tel: 3886-6060
Endereço: Av. Brasil, 749 –Sumaré (atrás do Fórum)
Polícia Militar – 190
Corpo de Bombeiros – (12) 3883-1717 /
Sede Porto Novo (12) 3887-0380
Assessoria de Comunicação/PMC