terça-feira, 3 de maio de 2011

Judô de São Sebastião conquista 13ª Taça da Cidade

Os atletas sebastianenses garantiram, novamente, o título de campeão da “13ª Taça Cidade de São Sebastião de Judô”. A conquista foi neste domingo 1, no ginásio municipal José de Souza Gringo, o “Gringão”.


Paralela à Taça, o evento também foi palco para a 3ª Etapa Circuito Kimonos Shihan, ambos realizados pela atual Administração, através da Seesp (Secretaria de Esportes), em parceria com a Federação Paulista de Judô.

A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Ernane Primazzi (PSC), do secretário de Esportes, Wladimir Rodrigues dos Santos, do presidente da Câmara, Artur Balut, dos vereadores Ernaninho Primazzi e Amilton Pacheco, do delegado regional da Federação Paulista de Judô, Cláudio Calasans Camargo, além de centenas de pessoas entre moradores e visitantes, amigos e familiares dos competidores.

Para o chefe do Executivo, a contribuição dos pais para manter os filhos em atividades físicas fará a diferença no futuro das crianças de hoje. “Lá na frente, os judocas vão agradecer aos pais por os incentivarem ao esporte, pois saberão o quanto este momento foi importante para eles”, comentou Ernane.

Base
Em discurso, o secretário Wladimir Rodrigues, falou da importância do treinamento nas escolinhas de base. “É no treino que os atletas aprendem a trabalhar em equipe e respeitar o próximo, mesmo com muitas diferenças. Vale ressaltar também o aumento da qualidade de vida que o dia-a-dia no esporte proporciona às pessoas”, destacou o secretário.

Judocas sebastianenses
As competições contaram com a participação de aproximadamente 800 atletas representantes de diversas cidades da região, a metade, segundo a professora da Seesp Rogéria Cozendey, alunos das escolinhas de esportes, dos projetos Garoçá, Judô na Escola e Buscapé.  

Para Rogéria, o festival é um incentivo ao esporte, onde os atletas iniciantes podem aprender cada vez mais. “Com esta interação, os judocas podem desenvolver suas técnicas de luta, sem o peso de uma competição, pois todos ganham medalhas, e consequentemente, são campeões”, disse a judoca. 

Classificação
Os judocas sebastianenses levaram a melhor na 13ª Taça Cidade de São Sebastião e conquistaram a primeira colocação. O vice-campeonato ficou com Caraguatatuba. Em terceiro lugar ficou a cidade de Guaratinguetá, seguida por São José dos Campos, quarta colocada.

Na 3ª Etapa do Circuito Kimonos Shihan, composto por oito etapas no total, o primeiro lugar ficou com a academia Calasans Camaro, de São José dos Campos. A equipe de São Sebastião, do Sindserv/Secretaria de Esportes, garantiu a segunda posição no ranking. O terceiro lugar ficou com a Secretaria de Esportes de Caraguatatuba, seguida pela ADPM, de São José dos Campos. A quinta colocação ficou com a equipe de Caçapava.
Fonte: PMSS/Foto: Divulgação - (ML/RF)
O Blog de Caraguá - k

Pescadores de São Sebastião iniciam atividades no primeiro tanque-rede do Município

No inicio do mês de abril, foi instalado na Praia da Cigarras, região central de São Sebastião, o primeiro tanque-rede de cultivo de peixes marinhos do município. A atividade conta com o apoio da Administração, através da Secretaria do Meio Ambiente, a Semam.
 A atividade é desenvolvida em parceria 
com a secretaria de Meio Ambiente

A partir de um estudo sobre as alternativas sustentáveis para agregar a atividade aquícola do município, os assessores da Semam, buscaram na piscicultura marinha uma alternativa para implantar uma nova atividade para os maricultores sebastianenses.

A instalação de uma unidade de cultivo de peixes nesta região possibilita o efetivo desenvolvimento da atividade, protegendo o meio ambiente e estimulando a cadeia produtiva do pescado. Além de incorporar os pescadores em uma atividade planificada, com benefícios expressivos para as comunidades litorâneas envolvidas.

A atividade permite a geração de trabalho e renda. Em diversos países já se tornou uma atividade consolidada praticada por pequenos, médios e grandes produtores.

João Neto, que viu uma alternativa para ampliar a sua atividade pesqueira, começou no inicio da semana passada, a introdução dos alevinos (paramijú/bijupirá) nos tanques-rede. Com o apoio e acompanhamento técnico dos envolvidos, após um período de observação das instalações, passa a contar, agora, com mais esse incentivo.

Evandro Sebastiani, acompanhou todo o processo de transferência dos alevinos do laboratório de Ilhabela até o mar, e afirmou ser esta primeira fase,  um sucesso. “Dos 359 alevinos introduzidos aos tanques houve apenas uma morte, e isso é considerado um enorme sucesso”, disse o assessor de Meio Ambiente.
Fonte: PMSS/foto:divulgação
O Blog de Caraguá - k

Fim da enquete sobre intenções de voto para prefeito em Caraguá

O Caraguablog, aproveitando as festividades de aniversário da cidade, fez pesquisa durante o mês de abril para saber a quantas andavam as intenções de voto para prefeito da cidade, já que as eleições acontecem no ano que vem, mas, em determinados momento da vida comunitária, a impressão que se tem é a de que a corrida sucessória “já começou”. Fizemos a seguinte pergunta: quem seria o melhor prefeito para Caraguá? Os internautas votaram e  no final chegamos ao seguinte resultado:

01 – Antonio Carlos da Silva, 7 votos; 22%
02 – Antonio Carlos da Silva Júnior, 1 voto; 0,75% 
03 – José Pereira de Aguiar, 22 votos; 16,42% 
04 – Álvaro Alencar Trindade, 5 votos; 3,73% 
05 – Marcelo Ugatti, 9 votos; 6,72% 
06 – Heloísa Antunes, 4 votos; 2,99% 
07 – Wilson Gobetti, 8 votos; 5,97% 
08 – Edu Gama, 72 votos; 53,73% 
09 – Omar Kazon, 6 votos; 4,48%

Infelizmente, não fizemos constar do rol dos candidatos alguns nomes que poderão concorrer ao pleito de 2012 como prefeito. São eles professor Sidney Lima, o advogado Francisco Conceição, o Nestor Alves, irmão do secretário de Esporte Nivaldo Alves, e até o popular Papudo que garante a todos que concorrerá ao pleito de 2012 como prefeito.
Na verdade, trata-se de amostragem de um universo limitado de votantes que nem de longe pode significar uma prévia do pleito eleitoral. Mas é uma pesquisa e como tal deve ser entendida, principalmente porque algumas conclusões se podem tirar do material levantado.
Referimo-nos a Edu Gama, que ficou com 53,73% dos votos apurados, um recorde, seguido de José Pereira de Aguilar, com 16,42%, Marcelo Ugatti, com 6,72%, Wilson Gobetti, com 5,97, e Antonio Carlos da Silva, com 5,22% das intenções de votos.
O sistema permite que cada máquina (computador) vote apenas uma vez. Entretanto, parece que um dos candidatos conseguiu superar essa barreira e obter de seus simpatizantes num único final de semana, o último da pesquisa, votos de pontos diferentes, modificando o cenário que vinha se concretizando desde o início da enquete e que apontava o ex-prefeito José Pereira Aguilar disparando à frente, chegando assim a uma totalização inesperada para uma consulta desta natureza.

O candidato não perdeu tempo e chega ao fim da enquete como vencedor absoluto. Isto demonstra a disposição de cada um para o pleito. Enquanto uns, ao que parece, “não estão nem aí”, outros possuem simpatizantes que levam a sério o aceno da campanha e estão antenados a tudo que lhe diga respeito, mesmo uma pesquisa de caráter simplista como a nossa.

A política não aquinhoa o dorminhoco, nem a justiça o socorre quando este lhe bate às portas. Edu Gama ao menos mostrou garra e deu provas de que está atento e bem disposto, não deixando passar qualquer oportunidade. Claro, no momento ninguém é candidato a nada ainda, ninguém está registrado, e este é apenas um exercício de cidadania com simulação apenas de "intenções" de voto, nada mais.

Edu Gama, revelando-se desde já hábil político, enviou e-mail ao blog nos seguintes termos: “Agradeço primeiramente por ter incluído meu nome na enquete citada em seu blog ‘Quem seria melhor prefeito para Caraguá?’ Isso mostra o quanto as pessoas querem O NOVO. Sou um leitor assíduo do Caraguablog e parabenizo as suas matérias e o todo conteúdo do blog, pois mostra além do dia-a-dia de Caraguá, mostra a Caraguatatuba para os turistas. Parabéns! Estou disponível para qualquer dúvida. Att. Eduardo D. Gama”.

Na política é assim...

Caraguá recebe em breve royalties da Petrobras

Durante o último “Diálogos com a Comunidade”, encontro trimestral promovido pela Petrobras para prestar contas de suas atividades, foi dito por Sérgio Jesus, representante da Agência Nacional de Petróleo, a ANP, que já existe gás chegando à base de Caraguatatuba, mas que ainda não é possível avaliar a quantidade. Afirmou, todavia, que essa quantidade “poderá até dobrar”.

Ele informou que toda a produção é aferida mensalmente e os valores encontrados são acompanhados pela ANP. O dinheiro é repassado com a demora de até dois meses aos cofres municipais.

Ressaltou ser importante a participação popular no acompanhamento e fiscalização da aplicação dos recursos recebidos a título de royalies, assim como uma ação fiscalizadora efetiva por parte dos vereadores de cada cidade.

O técnico, contudo, não soube dizer o valor que cada cidade como Caraguatatuba irá receber com o início das operações do Campo de Mexilhão, mas adiantou que os valores estão atrelados à produção.
O Blog de Caraguá - k

Transpetro abre processo seletivo para 206 vagas

A Transpetro abriu dia 28/04 processo seletivo público para a admissão imediata de 206 profissionais, sendo 136 de nível técnico e 70 de nível superior. Os aprovados vão atuar na sede da Companhia, no Rio de Janeiro, ou em terminais localizados em vários Estados do País. A remuneração mínima varia de R$ 2.114,66 a R$ 2.548,17 para os cargos de nível médio e de R$ 5.620,99 a R$ 6.056,30 para as vagas de nível superior. Confira o edital.

As vagas de nível médio são para técnico ambiental; técnico de administração; técnico de contabilidade; técnico de enfermagem do trabalho; técnico de faixa de dutos; técnico de inspeção de equipamentos e instalações; técnico de manutenção para as áreas de automação, elétrica, instrumentação e mecânica; técnico de operação; técnico de segurança; e técnico químico.

Para o nível superior, os cargos disponíveis são: administrador; analista de sistemas; contador; economista; médico do trabalho; profissional de meio ambiente; químico de petróleo; e engenheiros para as áreas de análise e projetos de investimento, automação, civil, elétrica, geotécnica, mecânica, naval, processamento, produção e segurança.

As inscrições deverão ser efetuadas no período de 03/05/2011 a 22/05/2011 no site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br). O valor é de R$ 36 para os cargos de nível médio e de R$ 50 para o nível superior. A aplicação das provas objetivas para todos os cargos será no dia 10/07/2011 e a divulgação dos resultados finais, no dia 02/08/2011.

O processo seletivo será constituído de avaliação técnica por meio de aplicação de provas objetivas. Os candidatos aprovados na avaliação técnica que estiverem dentro do numero de vagas para admissão imediata serão convocados para a etapa de qualificação biopsicossocial, composta por avaliação psicológica, exames médicos e levantamento sociofuncional, de caráter eliminatório. As provas serão realizadas em 31 cidades de 18 Estados e em Brasília, conforme descrito no edital.

A empresa oferece diversos benefícios, como plano de saúde, seguro de vida em grupo, benefício-farmácia, benefício educacional para os dependentes (auxílio creche, ensino pré-escolar, fundamental, médio e programa jovem universitário), programa de assistência para portadores de necessidades especiais e plano de previdência complementar.

Subsidiária de logística da Petrobras, a Transpetro é a maior armadora do País, com uma frota de 53 navios, e responsável por uma rede de mais de 14 mil quilômetros de dutos e 48 terminais de armazenamento de petróleo e derivados.
Fonte: site da Transpetro
O Blog de Caraguá - k

Ubatuba: assessor do vereador Frediani vai em cana

Binho, o assessor do vereador Rogério Frediani, foi preso no prédio da Câmara Municipal por determinação da Justiça de Ubatuba a pedido da Promotoria Pública.

O mandado de prisão foi cumprido pela Polícia Civil. O motivo foi que testemunhas procuraram o MP e relataram temer represálias por parte do assessor de Frediani, o que configuraria crime de coação.

Tudo começou no ano passado, ocasião em que seis vereadores foram afastados por participarem de eventuais irregularidades no processo de eleição do Conselho Tutelar da cidade. Os vereadores conseguiram reverter a situação na justiça e retomaram seus cargos, mas o processo prossegue e agora está na fase de oitiva de testemunhas. A sentença deve sair ainda em 2011.

Se houver condenações, os vereadores envolvidos poderão perder seus cargos e tornarem-se inelegíveis para as próximas eleições.

O Ministério Público declarou ao jornal Imprensa Livre que tem por objetivo promover a moralidade da política pública em Ubatuba e repudiou tais ameaças [do assessor] “típicas de um sistema coronelista”, em pleno estado democrático.
O Blog de Caraguá - k

Ubatuba: TCE rejeita contas da Endurd e aponta débitos milionários

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apurou um déficit de quase 300 mil reais no ano de 2007 na empresa municipal de desenvolvimento urbano de Ubatuba, a Endurb.

Esta foi a razão para os conselheiros do órgão fiscalizador rejeitarem as suas contas. Eles ainda mencionaram débitos “milionários” não quitados com relação a tributos federais e estaduais e ainda apontaram ilegalidade na composição da diretoria da empresa, na época.

O resultado negativo em relação ao exercício de 2007 atingiu o valor exato de R$ 291.802,69, o que teria contribuído para elevar em 10,16%  a negatividade do patrimônio líquido da empresa, que já vinha de um prejuízo acumulado de quatro milhões de reais.
O Blog de Caraguá - k

Caraguá: Polícia Militar reconhece bravura de policial

O segundo sargento da Polícia Militar Odair Restani Valentim foi homenageado durante as festividades de aniversário de Caraguatatuba.

A homenagem partiu do 20º Batalhão de Polícia Militar do Interior, que entregou ao policial da medalha Cruz de Sangue, grau prata, e medalha Valor Militar e Láurea do Mérito Pessoal.

A medalha Cruz de Sangue é conferida ao policial que recebe ferimentos ou morre no cumprimento do seu dever. Já a medalha Valor Militar é entregue a oficiais e praças da Polícia Militar a fim de registrar o reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados.

O policial Odair Valentim foi ferido em novembro de 2006 durante uma ocorrência de assalto com reféns na praia Martim de Sá, em Caraguatatuba. Ele conseguiu liberar os reféns, mas foi atingido por disparos que o deixaram tetraplégico.

Com a ajuda de familiares e amigos, ele conseguiu recuperar um pouco os movimentos e hoje ocupa a função de Ouvidor da Guarda Civil Municipal no município de São Sebastião.
O Blog de Caraguá - k

Jorge Macedo: a justa homenagem ao caiçara lutador

Jorge Macedo apareceu no “Perfil” do jornal Imprensa Livre deste fim de semana. Quem conhece o Macedão sabe que o registro é mais do que justo: é o reconhecimento de quem muito deu de si por esta cidade.

Jorge Macedo foi por mais de trinta anos um dedicado funcionário da Câmara Municipal de Caraguatatuba, fazendo um trabalho diuturno, mas com muito amor e desvelo.

Aposentou-se em 1986 quando era presidente do Legislativo o vereador Arlindo Yassuo Nakane. Ganhou uma festa, uma churrascada, e seus amigos, todos eles, foram levar seus cumprimentos ao companheiro que se despedia do posto avançado.

Muitos não sabem, mas Jorge Macedo é um grande entendido de churrascos. Faz uma costela de boi como poucos. Quem provou sabe do que se está falando. Paladar insuperável, depois da escolha perfeita do corte.

A grande virtude de Macedão é ser um companheiro de verdade, o amigo de todas as horas. Nunca deixou um chegado seu na mão. Sabe como ninguém curtir as amizades que tem, que são em número incalculável.

Pai, avô e bisavô extremamente amoroso, companheiro de todas as horas da sua eterna namorada Dona Dinorá, a esposa já falecida, amigo leal de todos os momentos, Jorge Macedo só conquistou admiradores.

Nascido em Caraguá em 07 de dezembro de 1923, é caiçara legítimo e sagitariano com muito orgulho. Todavia, orgulho maior ele reserva ao time do coração, o Palmeiras, pelo qual topa qualquer discussão – no bom sentido, é claro. Ainda, temente a Deus, nutre uma devoção imensurável por Nossa Senhora.

A lembrança do Imprensa Livre foi justa. Eis a reprodução do texto da lavra do jornalista Ricardo Hiar:
  
Jorge Macedo: o registro vivo de uma Caraguá que agora só existe na memória


“Não existe praticamente mais nada no mesmo lugar. Até a escola que estudei foi demolida. Acho que só sobrou a Igreja Matriz e o chafariz torneira no mesmo lugar”. 
Esta frase registra a impressão a respeito de Caraguatatuba no passado, em relação aos dias de hoje, sob o ponto de vista de um dos moradores mais antigos da cidade: Jorge Macedo.
Hoje, aos 87 anos, ele chega a sentir tristeza quando pensa nas mudanças ocorridas pelo tempo e de tantas coisas que não foram registradas por nem mesmo pelas lentes de um fotógrafo. Apesar disso, na memória dele, tudo ainda é muito claro, nítido.
Jorge Macedo nasceu em Caraguatatuba em dezembro de 1923, numa casa no centro da cidade onde viviam seus pais, também caraguatatubenses, Pedro Evangelista de Macedo e Helena Santana de Macedo. Ele era que seus outros três irmãos: Benedito, Manuel e Antonio.
Desses, apenas Jorge e Antonio são vivos. Macedo conta que aos dois anos, seus pais mudaram do centro para uma casa no bairro Caputera. Na época, uma grande área nessa região pertencia à família Macedo, desde o Jaraguazinho até um ponto próximo da praia.
Apesar disso, grileiros que chegaram à cidade, segundo ele, foram levando seus familiares na conversa e acabaram tomando conta de tudo. Hoje, só restou uma pequena área, onde Jorge e alguns familiares residem.
Na ocasião da infância de Macedo, tudo era muito diferente conforme relembra. As pessoas que viviam em Caraguatatuba contavam apenas com dois tipos de transporte para se locomoveram para outro lugar: barco e cavalo.
A primeira opção o meio mais comum e que trazia até mesmo os mantimentos, normalmente vindos de Santos. “Uma embarcação de Santos parava próximo aqui da cidade e um barco ia trazer os alimentos para os demais moradores num ponto próximo onde está hoje o Banco Bradesco”, relembrou.
As estradas praticamente não existiam e os poucos acessos se davam sentido São Sebastião. Aos 14 anos Jorge Macedo perdeu o pai e por isso precisou trabalhar para poder ajudar a cuidar dos irmãos mais novos.
Seu primeiro trabalho foi como pinante, nome que era dado para quem trabalhava nas estradas. O rapaz na época ajudou a abrir o caminho, que passava perto da praia e ligava a região central de Caraguatatuba até o bairro da Enseada, em São Sebastião. Foram anos de atuação para que esse trabalho fosse concluído.
A juventude
Desde que começou a trabalhar, Jorge não parou mais. Apesar de ter estudado até a terceira série do ensino fundamental, ele garante que a vida lhe ensinou muita coisa que o ajudou a conquistar seus objetivos e a constituir e manter sua própria família.
Depois de parar a atuação como pinante, ele lembra que teve outra oportunidade, trabalhar numa fazendo. Isso porque ingleses chegaram na cidade para cultivar uma fazenda e lhe deram uma oportunidade no local. Trata-se da famosa Fazenda dos Ingleses, hoje área da Serramar.
“Sinto saudade da época em que trabalhava com os ingleses. Eu saía cedo levando a “bóia” na cintura e fica lá o dia todo. Fazia poda nos pés de laranja, roçava, fazia enxertos nas árvores e retirava as laranjas podres. Eram bons tempos”, comenta saudosamente.
Após a atuação na fazenda, sua próxima atividade foi trabalhar numa tamancaria e sapataria. Porém, pouco tempo depois ele acabou deixando o litoral em prol do país: foi servir o exército.
A princípio foi chamado para se apresentar na cidade de Lorena, mas depois de quatro meses no local, ninguém havia dado uma definição para os novatos de onde realmente serviriam. Jorge Macedo, que não gostava de enrolação e queria servir logo, não se intimidou e foi diretamente ao coronel para chamar-lhe a atenção. “Queria que eles decidissem: ou servimos ou vamos embora”, comentou.
Ele relembra que o coronel chegou a estranhar a coragem em falar com ele sobre o assunto, mas resolveu a situação e o enviou no dia seguinte para o quartel de Mato Grosso. “Quando cheguei lá já sabia tudo o que tinha que fazer, porque no tempo em Lorena eu ficava prestando atenção nos outros. Com isso, em pouco tempo me colocaram como cabo instrutor. Depois fui para a ordenança e cuidava das coisas do tenente. A gente revezava o cavalo e o carro durante o trabalho”, ressaltou.
No tempo em que esteve nas Forças Armadas aconteceram momentos em que os profissionais fizeram comemorações que contaram com boas coisas que só existem no litoral.
Em algumas ocasiões o irmão de Macedo mandou pelo Correio ovas de Tainha e Camarões para o grupo. Como o destinatário era o exército, mesmo tendo que percorrer um longo caminho, indo de barco até Santos e depois de avião até o Mato Grosso, os pedidos chegavam em pouco tempo.
Após dois anos de serviço no exército, Macedo voltou para casa. Foi novamente morar com a mãe, reiniciou o trabalho na sapataria e depois de alguns meses se casou.
Algumas das habilidades aprendidas por Jorge no Exército foram muito úteis em Caraguatatuba tempos mais tarde. Ele acompanhou de perto tudo o que ocorreu com a catástrofe de 1967. Conseguiu levar a família para um lugar seguro e passou dias ajudando vítimas, aplicando vacinas e distribuindo alimentos aos atingidos pela destruição.
De uma coisa ele diz que sente orgulho e nunca se arrependeu: de ser católico e ter tido a oportunidade de servir na igreja.
O tempo e suas mudanças
“Caraguá hoje é uma metrópole. Não tem comparação com o que já foi no passado. Mas naquela época todo mundo se conhecia, éramos felizes assim”. Dessa forma o aposentado relembra as marcas que o tempo deixou no município.
Além das estradas que foram surgindo, das novas casas e construções, muitos locais foram mudando com o passar do tempo em Caraguatatuba. Muitos dos amigos que ele conheceu ao longo da vida, já não estão mais nesse mundo, mas são conhecidos por muitos, já que nomeiam várias ruas e praças públicas de Caraguatatuba.
Até o curso do Rio Santo Antonio foi desviado com o tempo, de acordo com Jorge Macedo. O aposentado lembra de até repartições públicas que mudaram de endereço.
A prefeitura, por exemplo, funcionava no prédio em que hoje está uma farmácia no centro, próximo a Praça do Coreto. Aliás, o coreto ainda não existia, mas o chafariz torneira sim. A grande torneira que está localizada até hoje na praça não estava lá à toa. Era de lá que os moradores recebiam a água. Muitos iam até o local com baldes para enchê-los e abastecer os lares.
Com o passar do tempo a coisa ficou um pouco bagunçada e já com a possibilidade de distribuir a água, a prefeitura assumiu essa função e fechou a torneira. O cemitério era localizado ao lado da Igreja Matriz e havia um Clube do time XV de novembro, numa área onde hoje é o Calçadão.
Ainda quando jovem, era comum entre os rapazes da Caraguatatuba uma longa caminhada em busca de diversão. Eles se reuniam e andavam cerca de cinco horas pelas estradas e “picadas” da região até chegaram ao bairro São Francisco, em São Sebastião. Lá, eram realizados bailes que reuniam a juventude. Para Macedo, o sacrifício valia a pena.
Mas não foi num baile que Jorge Macedo encontrou o amor de sua vida. Isso aconteceu em Caraguatatuba mesmo, de uma forma inesperada. Ele conta que sempre passava pelas ruas da cidade e numa dessas caminhadas encontrou Dinorá Moreira Macedo. Ele estava na Barra do Rio Santo Antonio (outro local que não existe mais) e avistou a bela moça cuidando de crianças na pensão da Rita.
A vontade de falar com Dinorá foi tanta, que para chegar até ela ele atravessou o rio, com água até a altura do peito. Desde a primeira conversa ele já sabia que essa seria a mulher de sua vida.
Ela estava com 18 anos, quando após sete meses de namoro, eles se casaram. Dinorá era de São José dos Campos e tinha vindo para Caraguá com familiares para trabalhar.
Depois de casados, eles foram morar numa casa alugada na rua Irmão São Francisco e de lá, seguiram para uma chácara no Ipiranga. “Lá nós tínhamos de tudo, até ganso.
Fazíamos festas, matávamos galinhas e bebíamos com a turma. Era muito bom”, comentou. Após um tempo nessa casa, ele construiu sua própria casa no mesmo terreno onde passara a infância, no Caputera.
É lá que ele vive até hoje e passou muitos dos 53 anos de casado com Dinorá. O casal teve sete filhos, dos quais cinco vivem: Agda, Ermenegildo, Fátima, Maria e José Dimas.
Depois de casado, Macedo trabalhou por um ano como jardineiro na Prefeitura e depois, por ter feito alguns serviços para um político da época, Plínio Passos. Este foi candidato a vereador e por ter ganhado disparado, tornou-se automaticamente o presidente da Câmara.
Ele convidou Jorge para compor o quadro de funcionários do Legislativo, naquela época ocupado por apenas quatro pessoas (Jorge era o quarto funcionário). Nesse trabalho, desenvolvendo diversas funções, ele se aposentou em 1986, após 30 anos de atuação.
Hoje a família já cresceu bastante e são 14 netos e oito bisnetos. Em 2003 Dinorá faleceu e deixou bastante saudade ao marido. “Nunca passei um desgosto com ela e até hoje rezo todos os dias pela minha esposa. Vou fazer isso até o dia em que morrer”, finalizou.

No dia 19 de abril, por ocasião do aniversário de Caraguatatuba, Jorge Macedo foi homenageado na Câmara Municipal com o recebimento do título de Gratidão Caiçara. Veja a matéria... 

Caraguá: empresa busca parcerias para reciclar casca de coco

O jornal Imprensa Livre deste sábado trouxe importante matéria sobre empresa em Caraguatatuba que procura parcerias para a reciclagem da casca do coco.

A casca do coco sempre foi um problema para as cidades praianas, que consomem grande quantidade da fruta durante as temporadas de verão, cujos restos depois viram um grande problema para a coleta de lixo e causam grande impacto ambiental.

A empresa de iniciativa ambiental pretende num primeiro momento recolher as cascas de coco e depois transformá-las em fibra e pó para utilização como substratos agrícolas, vasos, colchões, cordas, mantas geotêxteis, vassouras, briquetes, peças para paisagismo e artesanato em geral.

Eis o texto da matéria.

Iniciativa ambiental quer novas parcerias para reciclar casca de coco na região

Uma empresa de iniciativa ambiental para reciclagem de casca de coco, denominada Natural Fibras utiliza tecnologia desenvolvida pela Embrapa. Ela está localizada no bairro Travessão, na cidade de Caraguatatuba, e foi fundada em 2008.

De lá para cá só tem um objetivo, firmar parcerias. Em janeiro de 2011 conseguiu o apoio da prefeitura de Caraguatatuba. Que cede os caminhões para as coletas. A mesma empresa que faz as coletas das cascas de coco faz de outros materiais reciclados para ONGs da cidade.

Natural Fibra conta com outros apoios, da Incubadora Revap, de São José dos Campos, Petrobras, Sebrae e Ciesp, além do apoio da Universidade do Vale do Paraíba e da prefeitura do município de São José dos Campos. Na luta por mais parcerias, ela apresentou projetos para a cidade de Ubatuba, São Sebastião e Ilhabela, que analisam.

Segundo o assessor de imprensa da entidade, Luiz Guilherme F. Bacigalupo, no último carnaval distribuíram sacolas recicláveis em estabelecimentos de Ubatuba, com intuito de divulgar o trabalho e coletar o material, e com caminhão que eles mesmos alugaram, passaram para recolher.

Outro projeto que tem pretensão de sair do papel lá pelo mês de junho é de colocar caçambas nos quiosques. “Isso facilitaria o trabalho”, explica. Ainda conforme ele, essas caçambas teria capacidade para 70 cascas, e a ideia é colocar dois ou três em cada estabelecimento.

Luiz informou que esse último feriado foi bem fraco, decorrente da troca de frota. Segundo ele, as contagens feitas pelos atacadistas que abastecem Caraguatatuba, foram vendidas mais de 100 toneladas de coco. “Desses nem 10% chegou até indústria, o restante foi para lixo comum”, conta.

Ele também expressou sua expectativa com a chegada de novos caminhões que a prefeitura cedeu para todas as coletas seletivas. “Queremos que 100% desse material cheguem à indústria” disse.

De acordo com Luiz, Caraguatatuba produz cerca de três mil toneladas por ano, que gerava gastos de transportes, aterros sanitários e aterramento. Agora é benéfico para o meio ambiente e a população. Conforme a entidade, as cascas de coco na natureza causam tantos impactos.

O problema é bem maior na temporada, disse Luiz, “junta um alto volume, sujam as cidades, focos para criação de doenças, diminuem a vida útil dos aterros sanitários, alem de demorar cerca de dez anos para se decompor”, acrescentou.


Primeiramente a empresa faz dessa casca, fibra e pó. Com essas matérias primas surgem muitos produtos ecologicamente correto, úteis e aceitos no mercado. Entre eles: substratos agrícolas, vasos, colchões, cordas, mantas geotêxteis, vassouras, briquetes, peças para paisagismo, artesanato em geral e telhas, e outros.
O Blog de Caraguá - k

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Ilhabela e São Sebastião: Vereadores brigam por TPM, digo, TPA...

Está instalada a polêmica. A prefeitura de Ilhabela pode ou não pode cobrar a famigerada “taxa de preservação ambiental” dos moradores de São Sebastião?

A Promotoria de Justiça e Cidadania da Comarca de São Sebastião abriu inquérito para apurar a eventual cobrança indevida da taxa aos moradores do continente e comunicou a providência à Câmara de Vereadores local.

Os olhos agora se voltam para o vereador Ernaninho, que há tempos vem protestando contra a tal cobrança e até ameaçando a fazer um projeto de lei instituindo taxa idêntica para ser aplicada aos moradores ilhéus assim que eles pisarem o solo sebastianense. Dizem até que o vereador filho do prefeito quase "saiu no tapa" com o vereador ilhéu Luiz Mário, que defende de unhas e dentes a tal TPA.

Está certo o Ernaninho. Se lá pode, cá também. E vamos todo mundo morrer com a grana. Afinal, dinheiro cai mesmo do céu...

Ah, e não é só na Ilhabela que pode, não. Em qualquer município do território brasileiro poderia ser cobrança uma “abestagem” dessas. Afinal, o tratamento dado aos municípios que integram a federação não devem sem equânimes?

Caraguá poderia instituir um portal bem na descida da serra e cobrar uma “taxa de visitação do litoral norte”. São Sebastião poderia instituir a sua taxazinha, por exemplo, de “contemplação dos cais” ou “dos navios da Petrobras”.

Se essa brigazinha continuar, a coisa vai ficar parecendo afagos de israelenses e palestinos discutindo a faixa de gaza.

Pra mim, a questão é simples de resolver e é histórica. Afinal, Ilhabela não era a ilha de São Sebastião até outro dia? Que continue assim...
O Blog de Caraguá - k

Ilhabela: viva a biclicleta

O vereador Roberto Ribeiro, conhecido por Catolé, de Ilhabela, conseguiu aprovar um projeto de lei incentivando o uso de bicicletas na cidade, aproveitando o momento em que a prefeitura está ampliando as ciclovias do município.

O vereador se entusiasmou tanto que acha que a bicicleta ainda vai ser tornar um dos símbolos do município, assim como a vela.

O vereador pisou mais fundo: disse que o carro devia ser execrado em Ilhabela.
O Blog de Caraguá - k

Guarda-vidas temporários se despedem das praias de Caraguá

As altas temperaturas e os dias de sol garantiram por mais tempo a segurança e tranquilidade nas praias de Caraguá. Os guarda-vidas temporários, do 17º Grupamento de Bombeiros – Salvamar Paulista encerraram no dia 24 de abril os trabalhos da alta temporada.
Os serviços seriam finalizados em fevereiro, mas devido ao grande número de banhistas nos finais de semana, os trabalhos foram estendidos até o final do mês de abril. Apenas três cidades do Litoral Paulista contrataram os guarda-vidas temporários e Caraguá foi a única do Litoral Norte. 
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr
Dito & Feito
Comentário feito pelo leitor José Flávio de São José dos Campos na publicação da matéria “O Retorno de Delúbio Soares”

QUADRILHA
O Diretório Nacional do PT se reuniu nessa semana elegendo Rui Falcão, linha de frente da concepção aguerrida de José Dirceu de fazer política. Falcão é “suspeito” das montagens de dossiês contra adversários (PSDB). Ao mesmo tempo aceita a volta de Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT e do mensalão, o maior esquema de corrupção do governo Lula. Silvinho aquele do Land Rover, diz que agora também pode regressar. Esses acontecimentos reconduzem o PT à rota anterior ao mensalão.
É a “quadrilha” se reunindo novamente.

São Sebastião: filho do prefeito preside CPI contra a prefeitura

Lembram-se da denúncia de safadeza na prefeitura de São Sebastião, envolvendo fiscais e a construção do famoso terceiro pavimento? Pois é. A Câmara começou apurar o fato através de uma comissão parlamentar de inquérito, uma CPI. Os trabalhos começaram no fim de abril.

O caso de corrupção aconteceu na prefeitura, administrada pelo prefeito Ernane Primazzi, e adivinhe quem é o presidente da comissão de investigação na Câmara de Vereadores? O Ernaninho, filho do prefeito.

O primeiro a ser ouvido foi Manuel Corte, engenheiro e ex-diretor de obras particulares da prefeitura. Ele confirmou a existência de um esquema de corrupção para liberar obras irregulares em um condomínio em Juquehy, na costa sul, com subornos a fiscais, ao diretor de fiscalização da prefeitura, Pérsio Mendes, e ao ex-diretor de fiscalização, Ruy Vidal.

O depoente contou tudo, tintim por tintim, até que o acusado recebeu um carro em pagamento para facilitar a obra irregular no Juquehy. Os próximos a serem ouvidos são o próprio acusado, Ruy Vidal, e o dono da tal pousada.

Apesar da boa vontade demonstrada pela Câmara, todo mundo já sabe no que isso vai dar: em pizza. Aliás, como tudo neste país quando alguém “cisma” de investigar alguma coisa. Se a coisa não acaba em “absolvição”, vão enrolando, enrolando, apresentando recursos disso e daquilo, até que ocorra a prescrição. E, aí, ninguém é punido por... nenhuma.

Se a Câmara apura alguma coisa, envia para o promotor. Se o promotor acha que faz algum sentido o que foi apurado, entra com denúncia. Se alguém for condenado em primeira instância, apela-se para o Tribunal de Justiça. Se houver condenação no Tribunal de Justiça, aí o processo sobe para Brasília e lá vai para o fundo de uma gaveta qualquer, até a prescrição. Isto, se não houver absolvição sumária.

A Associação dos Magistrados do Brasil, a AMB, apurou que faz mais de vinte quantos que nenhum político é punido no Supremo Tribunal Federal, onde, provavelmente, deve haver uma enooorrrme gaveta . No STJ, houve alguma punição, sim, é verdade, mas multinhas bestas, o que equivale a não-punição.

Aliás, o próprio prefeito Ernane Primazzi já quis “corrigir” a situação logo que o escândalo veio à tona, mandando um projeto de lei para a Câmara “instituindo” do terceiro pavimento e pronto.
 
Modo fácil de resolver o caso. Cretinice das grandes, cara-de-pau, cara-dura, sei lá...

Repitam comigo: isto é Brasil!
O Blog de Caraguá - k

Caraguá: Justiça confirma Gobetti como presidente da Câmara até 2012

A Câmara Municipal de Caraguatatuba divulgou o resultado do mandado de segurança impetrado pela vereadora Vilma do Posto contra a eleição da Mesa Diretora, ocorrida em 20 de dezembro de 2010.

A vereadora não concordou com os termos da portaria que regulou o ritual da eleição e entrou na justiça tentando “melar” a votação.

Não conseguiu liminar e a votação ocorreu normalmente, sufragando o nome de Wilson Gobetti como presidente, Pedro Ivo como vice, Cristian Alves como primeiro secretário e Silmara Mattiazzo como segunda secretária.

Agora, saiu a decisão: Vilma não conseguiu convencer o juiz acerca da validade de seus argumentos e teve a sua pretensão indeferida em definitivo, convalidando a eleição havida e que deu a vitória a Gobetti, que será o presidente no biênio 2011/2012.
O Blog de Caraguá - k

Ação policial em Caraguá: parecia guerra

Uma intensa movimentação policial levou certa intranqüilidade aos moradores de Caraguatatuba na noite de sábado e madrugada de domingo, pois a sensação era de que algo de muito grave estaria acontecendo, mas ninguém sabia do que se tratava. Muitos voltaram para casa mais cedo, temerosos de algum confronto com troca de tiros.

Dezenas de pontos de blitze policiais espalhados por locais estratégicos da cidade paravam e revistavam veículos e pessoas. Um barulhento helicóptero, que dava cobertura à ação com holofote para iluminar o solo, fazia parte do quadro de intranqüilidade, além de policiais transitando em motocicletas e igualmente abordando pessoas.

Agora ficamos sabendo que se tratou de uma mega operação policial, a “ação força comunitária – PM contra o crime”, deflagrada pela Polícia Militar que resultou na apreensão de uma espingarda e 1,8 quilo de cocaína.

Segundo a PM, a ação visou levar inquietação à criminalidade e proporcionar sensação de segurança à comunidade. Ao final, 97 bares, 2.531 pessoas e 1.320 veículos foram abordados. Sete veículos apreendidos e três pessoas presas em flagrante.

Na operação, foram utilizados 140 policiais, 30 viaturas de Força Tática, 40 motociclistas e o helicóptero Águia. Agiram sob o comando do coronel PM Manoel Messias Mello e em locais de maior incidência criminal da cidade, conforme mapeamento elaborado pelos serviços de inteligência da PM.
O Blog de Caragua - k

Gás lacrimogêneo usado pela PM impede Marcha da Maconha

A Polícia Militar impediu por volta das 15h deste sábado a passeata do grupo organizador da Marcha da Maconha, proibida na sexta-feira pela 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça. Após a decisão judicial, os manifestantes se reuniram no vão livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) para realizar uma passeata pela liberdade de expressão.
No mesmo local, cerca de 20 pessoas fizeram uma pequena manifestação contra a droga. Por volta das 15h, a tropa de choque da PM jogou ao menos três bombas de gás lacrimogênio para dispersar o grupo que se deslocava pela Avenida Paulista.
De acordo com o capitão Benedito Del Zecchio Junior, o fim da passeata foi definido com base na decisão judicial. Cerca de 700 pessoas participaram do encontro e pelo menos três pessoas foram detidas e encaminhadas para o 78º Distrito Policial (Jardins). Não há informações sobre o motivo das detenções.
O grupo contrário à legalização da droga chegou ao vão livre do Masp e realizou o que o professor Eduardo Thomaz chamou de "panfletagem contrária". "Estamos aqui exercendo a liberdade de expressão igual a eles", disse Thomaz. O grupo, que faz parte do Movimento Ultradefesa, de acordo com o professor, representa os "valores da família contra a droga".

Na sexta, o desembargador Teodomiro Mendez, relator do processo, considerou que a marcha "não trata de um debate de ideias, apenas, mas de uma manifestação de uso público coletivo de maconha" e que o evento favorece a fomentação do tráfico de drogas. A liminar foi movida pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão e Prevenção aos Crimes Previstos na Lei Antitóxicos (Gaerpa) do Ministério Público.
Gabriela Moncau, uma das organizadoras da marcha, considera a decisão um absurdo. "A marcha deve acontecer num País que alega ser democrático. A gente tem direito de se manifestar. Não estamos fazendo apologia ao crime, pelo contrário, a nossa proposta é justamente defender algo em favor da legalização", afirmou. De acordo com o grupo, os manifestantes foram orientados a não levar para o evento qualquer substância ilícita.
UOL-Cotidiano/Notícias/Simone Sartori                       Caraguablog/JFPr
Veja fotos da Marcha da Maconha pelo mundo
 Marcha da Maconha pelo mundo   Fotos APP
Brasil em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro
No Mundo:Toronto, Canadá, Santiago Chile, Lisboa, Portugal,  Lima Peru, Paris França, Buenos Aires Argentina
No Brasil, uma das maiores manifestações ocorreu na zona Sul do Rio, ao longo da orla da praia


Além da Argentina, vários outros eventos na América Latina
usaram o slogan "cultive seus direitos"

Mulher usa um colar de folhas de maconha na manifestação
pela legalização da droga em Buenos Aires

Segundo ativistas argentinos, a prioridade do movimento é a "derrogação imediata"
das leis que proíbem a posse de drogas e o cultivo da maconha  

Na capital da França, homem foi enrolado em uma bandeira
com o desenho da folha da cannabis, durante a marcha global


Em Lisboa, Portugal, manifestantes carregam cartaz durante marcha no centro da cidade

Em Lima, no Peru, homem grita slogans da Marcha da Maconha,
que defende os direitos individuais dos usuários

Em Santiago, chilenos promoveram mais de uma
marcha na cidade em prol da legalização da maconha

No Chile, manifestante vestido de folha de maconha
participa da marcha que reuniu centenas de jovens na capital

Canadense fuma maconha durante a manifestação nas ruas de Toronto

Em Toronto, no Canadá, os organizadores dizem ter reunido 49 mil pessoas
 na Marcha da Maconha, pedindo a legalização do uso da droga

Marcha da Maconha foi proibida em Belo Horizonte,
considerada apologia às drogas, e acabou com cinco pessoas detidas


Na capital portuguesa, vários adeptos foram
vestidos de fantasias alusivas à erva
Caraguablog/JFPr


   

domingo, 1 de maio de 2011

História do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho é comemorado em 1º de maio. No Brasil e em vários países do mundo é um feriado nacional, dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 
A História do Dia do Trabalho remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia 1º de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de treze para oito horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias após os acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, num conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de doze protestantes e dezenas de pessoas feridas.

Foram dias marcantes na história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

Aqui no Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Porém, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fatos importantes relacionados ao 1º de maio no Brasil:
- Em 1º de maio de 1940, o presidente Getúlio Vargas instituiu o salário mínimo. Este deveria suprir as necessidades básicas de uma família (moradia, alimentação, saúde, vestuário, educação e lazer)

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores.