domingo, 3 de julho de 2011

O caos na entrada de Caraguá

Aqui havia um ponto de ônibus. Agora, só lama, detritos e água.
As obras que o governo do Estado realiza no trevo de entrada da cidade estão trazendo um grande transtorno à população de Caraguatatuba, especialmente a pedestres e usuários de ônibus urbanos.

Parece que o furacão Katrina passou por lá. Tudo desarrumado, aparentemente destruído, destroços, e o pedestre é que pena ao passar por ali. E o pior é que não há como desviar: a passagem é obrigatória.

Barro no lugar do ponto de ônibus.
O ponto de ônibus que por décadas existia no local foi retirado e agora as pessoas –que não são poucas– aguardam o busão ao relento, sob as intempéries, suportando no lombo os rigores do sol quente e das chuvas, num descaso poucas vezes visto em nossa pacata e obreira cidade.

A irresponsabilidade é tanta que tudo aparenta abandono. Parece que não houve planejamento, uma estratégia, um cronograma de trabalho, e que a coisa está sendo feita meio de qualquer jeito.

Como ilhas rodeadas de água,
pessoas aguardam o ônibus.

Sabendo do incômodo que iria provocar naquele principal entroncamento da malha viária municipal –que distribui o trânsito para São Sebastião, Caraguá e Ubatuba–, era de se esperar que tudo fosse feito com a maior brevidade possível, seguindo rígido esquema cronológico.

Mas, não.

O resultado disso é que a lambança lá está, à vista de quantos se obrigam a passar pelo local.

A piscina formada no asfalto
Houve um grande vazamento e a água se encontra empoçada, parecendo uma enorme piscina barrenta e suja. Não se vêem funcionários trabalhando, não se tem nenhuma previsão de quando aquilo tudo irá ter um fim. No dia de São-Nunca, talvez.

Ciclistas precisam contornar os postes que encontram em sua passagem. Bem no trevo, além de desviar das tranqueiras espalhadas, dos postes, cercas, e da água empoçada, que toma parte do leito carroçável, os pedestres e ciclistas precisam transitar pelo asfalto. Evidentemente, fazem isso com risco da própria vida.

Conforme o movimento de veículos, alguns são forçados a passar por sobre a água. Aí é banho em todo mundo, pedestres, pessoas que aguardam o ônibus, ciclistas e até mesmo outros motoristas com o vidro aberto.

Dá para resumir em única palavra aquilo tudo que por lá ocorre, denotando falta de autoridade e excesso de irresponsabilidade: caos.

E o povo que se exploda...


Lama e entulho e ninguém trabalhando

Água no asfalto: banho em ciclistas e pedestres

Pobre povo: como anfíbios
à espera do circular...

Ilhabela lança guia turístico para iPhone

Jornal Imprensa Livre
Agora os apaixonados por tecnologia terão seu lazer garantido em um dos paraísos mais preservados do Litoral Paulista. A VoozzDigital, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, lança um guia de viagem para iPhone voltado aos visitantes do arquipélago.

O guia oferece imagens e informações sobre os pontos turísticos do arquipélago com dicas de passeios, gastronomia, hospedagem, bares, lojas e atrações culturais. Com poucos cliques pode-se obter a descrição, a localização por GPS e fotos de praias, cachoeiras e trilhas.

Na palma da mão
Qualquer proprietário de iPhone, iPad ou iPod Touch pode chegar a um local com conexão disponível, digitar “Ilhabela” na app store e instalar o aplicativo gratuitamente. A interação com redes sociais como facebook, twitter e foursquare permitirá a postagem de dicas, comentários ou críticas sobre os lugares visitados.

Há também uma “Comunidade de Frequentadores da Ilha” e notícias sobre Ilhabela em tempo real. O usuário ainda pode marcar os pontos turísticos que já tenha conhecido e criar uma lista pessoal destes locais. Desenvolvido pela VoozzDigital, o guia pode ser baixado no site http://migre.me/4JiWO.

“Sem publicidade, o Guia estava em teste desde o início do ano e recebeu até maio 1.350 usuários, agora iniciamos uma campanha de publicidade online e estamos com uma média de 15 downloads por dia” explica o publicitário que criou o Guia Ilhabela, Oliver Reinis, que está morando há dois anos na cidade. A VoozzDigital é uma agência especializada em desenvolvimento de aplicativos (iPhone, iPad, Android e outros) e de ferramentas digitais para mídias sociais. Desde 2004, a empresa produz conteúdo para download em celulares, mas com o tempo foi se especializando na criação e desenvolvimento de projetos para mídias digitais em geral, incluindo as mais modernas tecnologias.

Garantindo a atualidade das informações, a Associação Comercial e Empresarial de Ilhabela, por meio de uma parceria entabulada por Ricardo Mônaco, responsável pelo comercial da empresa em Ilhabela, cadastrará todos os estabelecimentos associados que terão seu texto descritivo e localização no guia. Serão criados ainda espaços para que o comércio tenha páginas próprias e publicidade, onde poderão colocar fotos, vídeos e dados mais completos sobre seus estabelecimento.

Crônica: A natureza se renova

A foto foi tirada neste sábado, 2, na praia da frente da cidade, perto do rio Santo Antonio. Mostra um casal de gaviões tranquilamente freqüentando a nossa praia, todo imponentes e exibindo a beleza de sua plumagem, envergadura e cores. Predadores por excelência, um deles está saboreando uma pequena rã capturada nos arredores.

A majestade do casal em sua presença na principal praia da cidade demonstra que a natureza se recompõe a cada dia, com aves e mamíferos se aproximando do centro urbano, numa espécie de pacto de amizade com o bicho-homem, que há décadas abandonou sua obstinação de caçar animais silvestres para saciar a fome.

Pertinho dali, no rio Santo Antonio, é comum avistar um casal de capivaras livremente descendo e subindo o rio, alimentando-se, sem ser molestadas por ninguém. No rio que corta o bairro Ipiranga, um casal de lontras exibe-se às pessoas e mostra seu filhote.

Tucanos também são vistos nas cercanias da cidade, enchendo a vista das pessoas que têm essa rara chance de apreciar tão belo espécime da riquíssima fauna brasileira.

Periquitos andam em bandos, barulhentos, pela copada de nossas árvores urbanas, caçando algo para comer aqui e acolá, e até mesmo em busca de local apropriado para se reproduzir.

São tiés-sangue, sanhaços, corruíras, saíras, mariquitas, beija-flores, rolinhas, sabiás-laranjeira que cruzam ruas a todo instante e nos brindam com seus cantos maravilhosos e enternecedores e acrobacias. Pardais e bem-te-vis também dão um show à parte, despertando-nos todas as manhãs para o trabalho e para a vida.

São cenas do cotidiano de Caraguá que nos embalam a alma, enchem-nos de prazer, revelam a presença do divino e fazem-nos acreditar que nem tudo está perdido, e que a vida, apesar de tudo, vale a pena ser vivida.

Caraguá: Centros de especialidades médicas e odontológicas serão entregues em agosto

Novo prédio que abrigará os centros visa centralizar os atendimentos e oferecer melhores condições para as consultas médicas e odontológicas da cidade

Ricardo Hiar / jornal Imprensa Livre

Os moradores de Caraguatatuba receberão no próximo mês agosto um novo prédio que será destinado ao atendimento à saúde. Localizado no bairro Jardim Primavera, na região central, o espaço abrigará o Centro de Especialidades Médicas (CEM) e o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), cujo investimento da prefeitura chegou a quase R$ 4 milhões. O objetivo da administração é otimizar o atendimento à saúde, considerado hoje como um dos grandes problemas da cidade.

Com o término da construção, além do investimento próprio, a prefeitura pretende contar com o apoio de verbas estaduais e federais para equipar o local, que possibilitará a ampliação das vagas de consultas em especialidades médicas diversas.

Para a engenheira da Vigilância Sanitária, Márcia Sato, que acompanha de perto as obras, tudo tem sido feito de acordo com a legislação e normas técnicas para que a estrutura esteja adequada para atender a população caraguatatubense. Segundo ela, a saúde do município vai mudar significativamente com a inauguração desses centros de especialidades. “Esse novo projeto vai revolucionar a saúde de Caraguá. É algo que ainda não existe por aqui”, apontou.

Conforme explicou o prefeito Antonio Carlos da Silva, os CEO e CEM abrirão mais vagas e oferecerão equipamentos mais atualizados à população. Além do que já existe em Caraguatatuba para o atendimento médico, novas modalidades serão implantadas. No CEO, por exemplo, haverá também uma ala de reabilitação, com diversos serviços, tais como Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Piscina Aquecida, entre outros. 


Também terão espaço no Centro de Especialidades os pacientes que precisam de tratamento para tuberculose, assim como haverá consultas em oncologia, ginecologia, cardiologia, fonoaudiologia, oftalmologia, geriatria e dermatologia. O sistema de diagnóstico será outro ponto a melhorar com o novo espaço, pois haverá um laboratório para a realização de diversos exames, além de ultrassom e, possivelmente, um mamógrafo. Os pacientes de saúde mental terão o atendimento ambulatorial.

Ainda estará à disposição dos munícipes o CEO, que conta com diversas opções de tratamento odontológico, cirurgia clínica, Raio X, laboratório de prótese e sala de esterilização.
Márcia Sato explica que atualmente o município conta com o apoio das consultas do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), em parceria com o Governo do Estado, mas ele não é suficiente para atender toda a demanda. Isso porque, apesar de estar em Caraguatatuba, o AME atende pacientes de todo o Litoral Norte e atua com sistema de cotas por cidade. O ambulatório do município será um meio de suprir a demanda reprimida.

Quanto aos funcionários, Márcia diz que já existem profissionais para serem chamados do concurso público e que outros deverão ser contratados futuramente para completar o quadro da unidade.

Todo o prédio é adaptado para portadores de necessidades especiais. Além disso, ele será o primeiro no Litoral Norte a contar com o SIGA, um sistema de informatização da saúde. Com esse suporte, os consultórios e outras dependências estarão interligados e até as receitas médicas serão impressas, facilitando o atendimento na hora do paciente ser medicado ou marcar um retorno, por exemplo. 

Para Antonio Carlos, o novo prédio será uma forma de também reduzir custos. Segundo ele, os funcionários de diversas especialidades estarão reunidos num só local e o número de atendimentos deverá melhorar. Ele também considera estratégicos os locais dos novos empreendimentos da saúde, próximo ao centro da cidade, com espaço para estacionamento e ponto de ônibus perto. “A conclusão desses prédios será boa por vários motivos, entre eles, porque teremos mais controle dos atendimentos, sairemos de vários aluguéis e conseguiremos até triplicar as vagas de especialidades do município”, destacou.

Secretaria de Saúde
Outra novidade para o município é que até setembro deverá ser entregue a nova sede da Secretaria de Saúde, localizada em frente aos Centros de Especialidades Médicas e Odontológicas, também no bairro Jardim Primavera. O prédio, que possui 2,950 mil m2, abrigará não só as dependências da Secretaria da Saúde, como também oferecerá um Banco de Leite e o programa de aleitamento materno. Ainda haverá um Posto de Atenção Básico, que atualmente funciona no Centro da cidade. O prefeito adiantou que o atual prédio será demolido e dará espaço a um centro cultural. Um dos projetos em análise é a construção de um teatro de arena.

A Vigilância Sanitária e Epidemiológica também funcionarão no novo prédio. Outro espaço que funcionará no local é a rede de Frios, que tem como objetivo armazenar as vacinas e soros destinados à região. Apesar da vontade do prefeito em municipalizar o Pronto Socorro e instalá-lo no prédio da Secretaria da Saúde, o projeto inicial ainda não incluirá a mudança.

Silva diz que o atendimento feito pela Casa de Saúde Stella Maris não tem sido satisfatório, mesmo com o aumento dos repasses municipais. Por conta disso, ele pretende rever o assunto e municipalizar a gestão do atendimento de emergência. “Em 2008 o repasse para a Santa Casa foi menos do que R$ 9 milhões. Esse ano, os repasses chegarão à R$ 18 milhões. Apesar de dobrarmos os investimentos, o atendimento continua o mesmo e gerando reclamação da população, principalmente pela demora”, destacou. O vice prefeito, Antonio Carlos da Silva Junior, completou dizendo que o atendimento oferecido não tem sido condizente com os recursos recebidos. “Não conseguem melhorar, tem muita fila de espera. O aparelho de mamografia está quebrado há bastante tempo”, ressaltou. 

Antonio Carlos da Silva defende a necessidade de um Hospital Regional na região. “O Litoral Norte tem que ter um Regional, pois todos os dias são quase 500 pessoas transportadas para outras cidades a fim de receberem atendimento especializado”, completou. Segundo o prefeito, o ponto ideal para tal unidade seria Caraguatatuba por conta de sua geografia. “Às vezes, pode parecer que quero puxar tudo para cá, mas é que temos a maior população e geograficamente estamos melhor localizados. Poderíamos, inclusive, atender a demanda de Pouso Alto e Paraibuna”.

O pênis tem seu próprio cérebro?

O texto a seguir foi extraído de uma revista científica colocada à disposição dos pacientes da clínica Santa Marta, de Caraguá, para leitura enquanto aguardavam atendimento. A matéria é interessante; confira:

Pênis tem cérebro?

De fato, há hora em que isso parece ser verdade. Ele pode exigir atenção em situações inconvenientes ou se recusar a participar quando seu dono manda. Portanto, em certos aspectos a resposta é sim, embora o cérebro peniano não possa ser considerado um cérebro de verdade.

Trata-se, mais precisamente, de um reflexo erétil que reage a sinais nervosos gerados pela estimulação física. Ao que parece, o pênis e suas funções são tão vitais à sobrevivência da espécie que há mecanismos de substituição e proteção para preservar a função reprodutiva caso haja algo de errado com o cérebro.

O pênis e o cérebro mantêm contato trocando mensagens através da medula espinhal, onde influenciam as vias nervosas. Mas o pênis pode funcionar muito bem sem o cérebro. Os homens podem ter ereções e ejacular sem nenhum envolvimento cerebral. É normal que eles acordem com uma ereção sem nenhum tipo de estímulo, nem mesmo de um sonho erótico.


Para que ocorra uma ereção, não é preciso nem mesmo uma medula espinhal intacta, como os pesquisadores descobriram observando homens que sofreram danos medulares ou mesmo um rompimento completo da medula e, ainda assim, geraram filhos. Na verdade, quando o cérebro é desconectado do pênis as ereções tornam-se mais freqüentes.

Parece existir um gerador de ereções –o tal cérebro do pênis– localizado nos segmentos sacrais da medula espinhal, logo acima do cóccix dos homens. A estimulação física do pênis envia sinais sensórios a esse centro erétil, que transmite uma sucessão de mensagens, avisando aos vasos sanguíneos penianos que está na hora da ação.

A ereção parece ser o estado padrão do pênis. Uma das funções importantes do cérebro é suprimir as ereções durante a maior parte do tempo, de modo que os homens possam cuidar de outros assuntos e também para proteger os vasos sanguíneos dos danos provocados pelo intumescimento constante.

Quando o homem não está excitado, partes do sistema nervoso simpático limitam ativamente o fluxo sanguíneo para o pênis, mantendo-o flácido. Os remédios contra disfunção erétil –à base de sildenafil e substância similares – agem tornando mais lenta a degradação de uma das moléculas que mantêm os músculos relaxados, conservando o sangue no pênis.

Estudos mostram também que os homens podem aprender a ter ereções voluntárias usando apenas o cérebro, como reação a imagens mentais ou a estímulos não sexuais ou, ainda, apelando à imaginação e às fantasias. Isso explica porque os homens se excitam com objetos fetichistas como sapatos de salto alto, chicotes de couro e lingeries sensuais.

Os centros cerebrais superiores também estão envolvidos nas ereções masculinas, especialmente a aprendizagem e a memória, mas sabemos muito menos sobre esse envolvimento.

Não são apenas os homens que se excitam com imagens eróticas: as mulheres também experimentam excitação frente a imagens sexuais sem conteúdo emocional. E, ao que parece, elas são sensíveis a uma maior variedade de opções sexuais do que eles, afirma a psicóloga Meredith Chivers, do Center for Addction and Mental Health, em Toronto.

Em seu estudo, cerca de cem homens e mulheres homossexuais e heterossexuais foram monitorados enquanto assistiam a vídeos eróticos que mostravam relações entre pessoas do mesmo sexto, masturbação solitária, homens e mulheres nus praticando exercícios, relações entre pessoas de sexos diferentes e o acasalamento de bonobos (parentes próximos dos chimpanzés). Os homens (tanto os héteros quanto os homossexuais) tenderam a se excitar diante de imagens do seu gênero preferido de parceiro sexual.

Já entre as mulheres heterossexuais, o grau de excitação aumentava de acordo com a intensidade da atividade sexual, independentemente de quem estava envolvido. Na verdade, atores masculinos e femininos provocavam, nessas mulheres, a mesma excitação genital. Elas também reagiam às imagens dos macacos fazendo sexo.

Caraguá: DER e prefeito definirão início de obras na Tamoios

Jornal Imprensa Livre
O início das obras para a implantação de uma rotatória no Km 67,500 da rodovia dos Tamoios (SP-99), na entrada de Pouso Alto, deve ser definido nos próximos dias entre o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e a Prefeitura de Caraguatatuba. 

A informação foi repassada pelo prefeito Antonio Carlos da Silva, em entrevista na Radio Caraguá FM, e teve como base o movimento organizado pelos moradores do Alto da Serra no último feriado.

A falta de segurança desse trecho foi motivo de duas paralisações na rodovia em um pouco mais de um mês e ocorreu em virtude dos vários acidentes registrados no local que culminaram com a morte de uma menina de sete anos.

Segundo a mãe da vítima, Patrícia Oliveira, 29 anos, o carro de seus pais que vinha sentido Caraguatatuba, foi por um carro que vinha em alta velocidade ao tentar entrar no Pouso Alto.
Segundo a equipe de engenheiros do DER nos últimos seis anos foram registrados quatro acidentes no local sendo um com uma vítima fatal.

Para o prefeito, a necessidade da rotatória é grande. “Tem que haver melhorias na segurança”, explica. A comunidade pede iluminação, radar fixo, conversão de meia pista e segurança no acesso ao bairro.

Nesta semana, Patrícia participou de uma reunião na regional do DER, onde estiveram ainda um morador do bairro, um representante da Polícia Rodoviária Estadual e o diretor do órgão. Na ocasião, segundo ela, foram confirmadas as obras de radar fixo, iluminação e a caixa de espera, inclusive com a verba disponibilizada para a recuperação, faltando apenas a definição das datas. “De imediato, disseram que será a sinalização”, conta.

O DER esclarece que realizou reuniões com representantes do bairro e irá reforçar a sinalização do acesso à rodovia e a fiscalização com auxílio da Polícia Militar Rodoviária. ”O órgão trabalha em projeto de melhorias no dispositivo para aumentar a segurança dos usuários”, finaliza.

sábado, 2 de julho de 2011

EXPRESSÃO CAIÇARA Nº 928

Atletas participam de competições de vôlei, basquete, atletismo e judô

Quem gosta de esporte poderá acompanhar hoje (1º/7/2011) o primeiro jogo da final da Liga de Vôlei do Vale do Paraíba e Litoral Norte (Livovali), entre os times masculinos de Caraguá e Taubaté. A partida é aberta ao público e será no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug), às 18h.
Amanhã (2) a equipe da cidade participa do segundo jogo decisivo, em Taubaté, às 9h. O fim de semana esportivo de Caraguá ainda terá basquete, atletismo e judô.

A cidade também será palco da última etapa da Nova Liga de Basquete do Vale. Os jogos serão sábado, a partir das 9h, no Cemug. A entrada é franca.

No domingo (3), os esportistas do atletismo vão até Pindamonhangaba para participar da Corrida Pinda 2011. As provas são divididas em quatro percursos: corrida de 10 e 4 km, caminhada de 4 km e corrida infantil de 1 km.

O judô da cidade será representado em Registro (SP) pelos atletas Thomas Rocha e Eduardo Ribeiro na disputa do Campeonato Paulista de Judô, que vale como seletiva para o Brasileiro da modalidade
Assessoria de Comunicação Social 

Alunos de Caraguá entram em recesso escolar

Os alunos com rendimento abaixo da média terão reforço e CEIs funcionarão com atividades diferenciadas
Na próxima semana (8 de julho), os mais de 15 mil estudantes da rede municipal de Caraguá entram em recesso escolar. A pausa segue até o dia 27 de julho, porém os professores voltam dois dias antes (25 de julho) para um ciclo de palestras até o início das aulas.

Nas escolas de ensino fundamental, cerca de 1.700 alunos terão atividades de reforço na primeira semana após o início do recesso de julho.

Os Centros de Educação Infantil (CEI) mantém o funcionamento ao longo deste período, porém com atividades diferenciadas. Os pais poderão acompanhar as aulas das crianças nas unidades.

Assessoria de Comunicação Social

Nas barbas da Prefeitura e da Câmara e ninguém vê...

Desde começo de fevereiro, uma placa de identificação de rua foi colocada defronte da Câmara de Vereadores e da Prefeitura Municipal. 

A via identificada é av. Siqueira Campos, em seu início, bem onde fica também a secretaria municipal de Administração. Só que a placa está errada: identifica como "Lobo" a "Av. Siqueira Campos". 

Portanto, um absurdo.

Por ali passam secretários e secretárias municipais, assessores de vereadores, os próprios vereadores, assessores do gabinete do prefeito, o próprio prefeito, o próprio vice-prefeito municipal, mas ninguém faz nada para corrigir aquela monstruosidade.

Como podemos caracterizar essa omissão, essa negligência de nossas autoridades? Falta de amor à cidade? Irresponsabilidade?

Decida você, Leitor...

Férias: Polícia dobra efetivo nas estradas

Avanço das mortes em acidentes de trânsito no Estado faz polícia intensificar operações a partir da próxima quarta-feira

Preocupada com o avanço das mortes em acidentes de trânsito no Estado de São Paulo, a Polícia Militar vai intensificar as operações nas estradas a partir da próxima quarta-feira (6), dobrando seu efetivo. Nos cinco primeiros meses deste ano, a quantidade de homicídios culposos (quando não há intenção de matar) por acidentes superou o de pessoas assassinadas, seguindo uma tendência que começou no ano passado. A maioria das mortes ocorreu em rodovias.

"Em 2010, pela primeira vez, casos de homicídios ocorridos no trânsito ultrapassaram os casos de assassinatos", afirmou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Álvaro Camilo. Segundo a secretaria da Segurança Pública, foram registradas 4.638 mortes no trânsito no ano passado em todo o Estado. No mesmo período, 4.543 pessoas foram assassinadas em 4.320 casos de homicídio doloso (quando existe a intenção de matar), principalmente com armas de fogo.

De janeiro a maio de 2011, o balanço estatístico da SSP mostra que os acidentes de trânsito fizeram 1.943 mortos (quase 13 por dia), enquanto 1.789 pessoas foram assassinadas. "Infelizmente, existe uma tendência dos homicídios culposos no trânsito continuarem aumentando, o que traz preocupação para a polícia", disse o comandante-geral da PM.

Segundo Camilo, o efetivo da Polícia Militar aumentará nas rodovias paulistas. "Serão 2 mil policiais apenas nas estradas a partir da semana que vem, o dobro do efetivo. A Polícia Rodoviária Estadual contará ainda com apoio de outras unidades, como policiamento ambiental."

De acordo com o coronel, haverá bloqueios para verificar as condições dos carros e a documentação dos motoristas e dos veículos. Em parte das ações haverá uso de bafômetros. Segundo ele, ao mesmo tempo cerca de 20 mil PMs participarão de operação de combate ao roubo e furto de carros no Estado. As informações são do Jornal da Tarde.
Fonte: Agência Estado

Sabesp adere à campanha “Troque sua nota fiscal por sorrisos” em prol do GACC

A Sabesp do Litoral Norte, através do Grupo de Voluntariado, iniciou esta semana uma campanha em prol do GACC (Grupo de Apoio a Criança com Câncer) de São José dos Campos.

O funcionário ou cliente da empresa que solicitar cupons fiscais (que não contenham CPF ou CNH) em qualquer estabelecimento comercial nas cidades da região estará contribuindo com a campanha.

Para isso, basta depositar o cupom nas caixinhas que serão colocadas nas Agências de Atendimento de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba, além da Superintendência da Sabesp do Litoral Norte, localizada no bairro do Porto Novo, em Caraguatatuba.

A ideia é de que os créditos destinados pelo Governo do Estado de São Paulo sejam revertidos à manutenção dos atendimentos oferecidos no hospital CTFM/GACC, como por exemplo, no tratamento clínico-hospitalar de referência, quanto na assistência psicológica, educacional e socioeconômica de jovens pacientes dos 39 municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira.
Assessoria de Imprensa – Sabesp Litoral Norte

Pesquisa internacional sobre ocorrência da onça pintada na Mata Atlântica engloba todo Litoral Norte Paulista

O desmatamento causado por queimadas é um dos principais agentes de emissões de gases do efeito estufa no Brasil e por isso uma das maiores ameaças ao clima global. Além de poluir, o desmatamento pode ser a causa da morte de animais silvestres que vivem na Mata Atlântica e Costeira.
Onça Pintada
Relatório divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estima que 269 espécies de animais, sendo 88 de aves endêmicas da Mata Atlântica, estão ameaçadas de extinção. Outras espécies podem ter sido extintas sem mesmo terem sido catalogadas. Atualmente há projetos de recuperação de áreas devastadas que visam garantir a saúde da Mata Atlântica. Um deles é o Projeto de Corredores Ecológicos, que objetiva unir as populações isoladas de animais, permitir a sua circulação e facilitar a reprodução. O litoral norte abriga alguns Corredores Ecológicos.
Cotia
E tudo funciona exatamente como se aprende na escola: um ciclo. 
Os animais precisam basicamente de água e ar para sobreviver (características de um ambiente relativamente bom).  Os animais herbívoros necessitam de um bioma saudável para encontrar alimento e os carnívoros precisam destes herbívoros para se alimentar. Seria simples, se o desmatamento não causasse a destruição dos ecossistemas, interrompendo os ciclos naturais.
Saíras, beija-flores, tucanos e tantas
outras espécies passeiam pela mata
Na própria cadeia alimentar, a onça pintada é um predador de topo. E foi pensando em analisar o andamento destes ciclos e a saúde dos biomas, que a ONG americana Panthera preparou um estudo sobre as áreas de ocorrência da onça pintada (Panthera onca). Com o auxílio logístico da ONG brasileira Pró Carnívoros, iniciaram o ano passado uma pesquisa na América Central e do Sul.
Cateto ou porco do mato
Na pesquisa, os biólogos investigaram também a existência de cateto, veado, paca, capivara, anta, cotia, quati, entre outros animais do qual as onças se alimentam. Apesar da presença destes herbívoros aumentarem a probabilidade de ocorrência de onças, eles só existem em locais onde encontram alimento para viver. O litoral norte registra a presença da maioria dessas espécies.
Veado mateiro
Para Érica Maggiorini, responsável pela pesquisa na área de Mata Atlântica e Costeira, as onças precisam de um espaço com cerca de 90km² para viver (o equivalente a 12 estádios de futebol). Teoricamente este é o espaço para que uma onça fêmea e um filhote vivam (com filhote as onças andam menos).
A mata é essencial para a vida dos herbívoros, bem como para a existência das onças. “Se esses animais existem, sabemos que se trata de um ambiente saudável para todos os outros tipos de animais”, ressalta a pesquisadora.
Capivara
O desmatamento diminui drasticamente as áreas de vida das onças e diversos outros animais, causando a redução da fauna em determinadas regiões. “A onça pintada precisa de espaço para viver e suas presas precisam de mata para se alimentar. Tudo é um ciclo. Um ambiente saudável significa que este ciclo está funcionando corretamente”, confirma Anastácia Schrioeder, estudante de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que também acompanha a pesquisa na região da Mata Atlântica e Costeira.
Caraguablog/JFPr

Outras pesquisas
Pesquisas realizadas antes de 2010 definiram as áreas de ocorrência das onças pintadas e seus corredores de ligação. Dentre os estudos, há um que apontou que todas as onças pintadas provêm da mesma espécie, não havendo variação em consequência dos biomas. Isso significava que, mesmo com a degradação do meio ambiente, há conexão e reprodução entre as populações de onças.
“O objetivo da pesquisa atual é descobrir exatamente quais os caminhos que as onças usam e os corredores por onde passam. Desta forma saberemos se as áreas de ocorrência mudaram e em qual situação delas”, explica a pesquisadora Érica Maggiorini.
A pesquisa teve início em abril do ano passado e percorreu a região central no Brasil (São Paulo a Curitiba). Em novembro último, pesquisadoras iniciaram os estudos nas regiões extremas, de norte a sul do país. A pesquisa de campo terminou em março deste ano.
A bióloga e pesquisadora Érica Maggiorini explica que as ONGs decidiram iniciar os estudos pela Mata Atlântica, uma das áreas mais críticas para a onça, porque estão degradadas. No método utilizado para o estudo, as pesquisadoras não entraram na mata, mas se fundamentaram em depoimentos de 15 pessoas que estiveram imersos na mata pelo menos doze vezes no ano (média de uma vez no mês).
Baseadas em áreas pré-definidas (quadrantes de 90km²), referente ao espaço mínimo necessário para sobrevivência de uma onça, Érica Maggiorini questionou os entrevistados sobre o encontro com os animais, tempo de conhecimento, permanência e frequência na área. Eles identificaram rastros por meio de figuras e fotos e contaram experiências de encontro com os animais.
“Os trabalhos científicos são necessários para conhecermos melhor o meio em que vivemos e para definirmos áreas prioritárias de conservação. As pesquisas servem como subsídios para a produção e aprovação de leis favoráveis ao meio ambiente”, esclarece a estudante Anastácia Schrioeder.
Os dados da pesquisa estão com a ONG Panthera. Após análise será iniciada outra pesquisa de campo com uso de câmeras para captar os tamanhos das onças, quantidades de espécies, entre outras questões.
Preocupação desmatamento
Uma das grandes causas de desmatamento em áreas de parques estadual é a ocupação irregular ocasionada pelo crescimento populacional desordenado. A invasão ilegal das áreas de preservação ambiental causa inúmeros prejuízos ao meio ambiente. Os problemas passam pela falta de saneamento básico, formação de depósitos de lixo irregulares, o que acaba contamina os lençóis freáticos e o solo.
A limpeza das áreas para a construção de imóveis também é um problema. Na maioria dos casos trata-se de supressão de vegetação nativa. “A ação do homem sobre o solo pode causar erosão, perda do solo e até deslizamentos em encostas”, explica o engenheiro florestal Vilmar Muller Junior. Se para o homem a devastação das áreas de preservação causa transtornos, para os animais o perigo é a extinção. As espécies endêmicas (aquelas que vivem em uma região específica) correm risco ainda maior. Com a redução de seu espaço natural, os animais ficam sem opção. Eles nascem para viver em determinados ambientes e não se desenvolvem em outros ecossistemas.
“É necessário ordenar o crescimento populacional observando os aspectos legais e ecológicos. Caso a procriação continue desordenada, acabaremos conduzindo as espécies a uma redução muito elevada de sua população ou até mesmo a extinção”, completa o engenheiro florestal Vilmar Muller Júnior.
Para a bióloga Érica Maggiorini, é necessário que o governo invista em contratações de pessoas capacitadas e equipamentos que ajudem a fiscalizar as Áreas de Preservação Permanente (APP). É necessário levar informação e educar a população do entorno dos parques para diminuir as pressões negativas sobre o ambiente.
“Todos os trabalhos com o meio ambiente devem atingir o máximo de pessoas a ponto de perceberem o quão importante é a natureza na nossa vida. Nesta pesquisa com onça-pintada o principal não foi preservar a espécie, mas também o meio ambiente. Quando há população estável de onça-pintada, o restante da floresta também está saudável. Significa água limpa e ar puro, itens básicos para a sobrevivência humana”, finaliza a bióloga.
Mata Atlântica
O engenheiro florestal Vilmar Muller Junior, pós-graduado em Gestão Ambiental e gerente da Formas Planejadas (Formaplan), confirma que restam no Brasil menos de 10% de Mata Atlântica nativa. Dos 232.939 fragmentos florestais acima de três hectares, apenas 18.397 são maiores que cem hectares ou 1km² (a maioria está dividida em pequenas áreas).
“Existem diversos projetos de recuperação da Mata Atlântica que esbarram sempre na urbanização e no não planejamento do espaço, principalmente na região Sudeste”, confirma o engenheiro. Alguns destes projetos de recuperação da mata são desenvolvidos no Litoral Norte paulista.
Caraguablog/JFPr

No último dia 03 de junho, aconteceu a entrega dos prêmios do Concurso São Francisco de Sales e Dom Bosco. Mayara Peixoto foi premiada na categoria estudante com a reportagem: “Pesquisa internacional sobre a onça pintada na Mata Atlântica engloba todo o Litoral Norte Paulista”. Postada acima.

*Mayara Peixoto é formada em Produção Multimídia e especializada em edição de vídeo. Atua nas áreas de assessoria de imprensa, organização de eventos e vídeo. Está cursando o 2º ano de jornalismo e recentemente fundou a MayPress, com sede em Caraguatatuba. É mãe, perfeccionista, viciada em música, filmes e livros.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Leitor do Caraguablog reclama de mau estado de faixas de pedestres

O Caraguablog recebeu reclamação de um cidadão a respeito do estado de conservação das faixas de travessia de pedestres da cidade. De acordo com a reclamação, as faixas do centro estariam quase todas desgastadas, muitas quase que totalmente apagadas, o que implica diretamente na insegurança dos pedestres.

O reclamante ainda disse que parte do total arrecadado com a multas de trânsito tem destinação "carimbada", isto é, só pode usada em manutenção da rede viária municipal, não se justificando assim o aparente descaso com as faixas de pedestres que se vêm em Caraguá.

Ele termina o e-mail indagando: se dinheiro não é problema, então, o que é?

Travessia de balsa para Ilhabela tem aumento

A partir da zero hora de hoje estão valendo os novos preços cobrados em pedágios e balsas paulistas. O aumento foi de 6,55%, tendo sido utilizada a variação do IPCA, indexador de menor variação no período.

Novos preços de travessia para a Ilha
Dias úteis: veículo, 13,50 reais; motocicleta, 6,80 reais.
Sábado, domingo e feriados: veículo, 20,30 reais; motocicleta, 10,10 reais.

Uma viagem de São Paulo a Ilhabela, utilizando-se a Ayrton Senna e Carvalho Pinto, passa a custar 27,70 reais. A travessia de balsa para a Ilha é a mais cara do Estado de São Paulo.

Caraguá: Jovem encaminha livros doados à escola do Massaguaçu

Na última quinta-feira, 30 de junho, o jovem Hélio Pedro Monteiro Filho encaminhou à Escola Estadual Benedito Miguel Carlota os livros que recebeu em dação de Rosa Wasem, assessora de imprensa do senador Eduardo Suplicy.

A diretora da escola, Silvana Lemos, agradeceu a doação.

Hélio Monteiro conta que Rosa Wasem e Fernanda Lohn, de Brasília, encaminharam a ele vários livros para serem doados na região, tendo sido beneficiária a escola do bairro Massaguaçu.

“Tenho certeza de que os alunos, professores e a comunidade farão bom aproveito dos livros. A diretora Silvana está de parabéns pela sua  escola. Parabéns também a Rosa Wasem pela iniciativa de ter doados os livros”, declarou o jovem.

Hélio Monteiro é aquele rapaz que vem lutando em prol da instalação de uma universidade federal em Caraguatatuba, proporcionando ensino gratuito e de qualidade aos jovens da região. Já esteve em Brasília, onde obteve apoio à concretização de seu objetivo. Também conta com a ajuda de políticos de Caraguá e demais cidades do Litoral Norte.

Sabesp do Litoral Norte encerra Campanha do Agasalho 2011

A Sabesp do Litoral Norte encerrou oficialmente nesta quinta-feira (30/06) a Campanha do Agasalho 2011. Ao todo, foram arrecadas 17.875 peças de roupas e cobertores, que agora serão encaminhadas para as entidades assistenciais. No caso dos cobertores, a Sabesp fará a entrega para as Santas Casas da região.

Com o slogan "Roupa boa, a gente doa", a campanha teve início em 5 de maio e foram realizadas muitas ações no Litoral Norte, em parceria com as prefeituras das quatro cidades (São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba).

As ações envolveram empregados, aprendizes, estagiários e terceirizados da Sabesp na região, intensificando suas atuações voluntárias.

Além das tradicionais carreatas, a Sabesp promoveu pedágios, o I Arraiá Solidário, feijoadas e o carro chefe da campanha, a VI Noite do Caldinho, evento que arrecadou mais de R$ 3,5 mil.

As Agências de Atendimento da Sabesp nas quatro cidades do Litoral Norte foram postos de arrecadação, assim como empresas e comércios da região (supermercados, postos de gasolina, escolas).
Assessoria de Imprensa – Sabesp Litoral Norte

Acompanhe o Caraguá a Gosto na internet

O festival gastronômico que movimenta os restaurantes da cidade durante a baixa temporada tem mais uma novidade. O internauta que tiver uma conta no Facebook poderá “curtir” a página do Caraguá a Gosto (http://migre.me/58K8P) e ficar por dentro de tudo o que acontece no evento.

Na página do Caraguá a Gosto há fotos da edição anterior e, aos poucos, serão colocadas as imagens do cardápio dos 32 restaurantes participantes da edição 2011. Além do Facebook, os internautas também podem acompanhar as notícias no site da prefeitura (www.caraguatatuba.sp.gov.br) e no twitter (@caraguaoficial) e as fotos no Flickr (www.flickr.com/caraguaoficial).

A 6º edição do Caraguá a Gosto espera receber mais de 30 mil pessoas. Entre 29 de julho a 28 de agosto, os 32 estabelecimentos participantes serão avaliados pelos clientes, que darão notas de 5 a 10 para as novas categorias apresentadas que são: “A La Carte”, “Bar”, “Quiosque” e “Pizzaria”.

Para mais informações:
Secretaria de Turismo - Praça Diógenes Ribeiro de Lima nº 401 – Centro
(12) 3897-7910

Entrevista ao vivo sobre Ecologia Urbana

Caraguá: Projeto Escola da Família começa neste sábado, 2

O Projeto Escola da Família, que tem como objetivo a educação para o consumo, começa neste sábado (2/07/2011) e vai até 28 de agosto, nas escolas estaduais. A programação é aberta à comunidade e acontece sempre aos sábados, das 10h às 12h, e aos domingos, das 14h às 16h.

Nos encontros haverá orientações sobre compras realizadas pela internet e por telefone; propagandas enganosas; mercadorias com defeitos etc. Os responsáveis pelas palestras são técnicos do Procon, parceiros do projeto.

As escolas participantes são: EE Dr. Eduardo Corrêa da Costa, do Tinga; EE Vereador Benedito Paes Sobrinho, do Perequê Mirim; EE Maria Ester das Neves Dutra Damásio, do Morro do Algodão; EE Ismael Iglesias, do Barranco Alto; EE Ângelo Barros de Araújo, do Travessão; EE Benedita Pinto Ferreira, do Casa Branca e EE Colônia dos Pescadores, do Indaiá.

Veja programação completa:

Sábado e domingo (julho)
Dia 2, às 14h, e dia 3, às 10h – EE Dr. Eduardo Corrêa da Costa – Tinga
Dia 9, às 14h, e dia 10, às 10h – EE Vereador Benedito Paes Sobrinho – Perequê Mirim
Dia 30, às 14h, e dia 31, às 10h – EE Maria Ester das Neves Dutra Damásio – Morro do Algodão

Sábado e domingo (agosto)
Dia 6, às 14h, e dia 7, às 10h – EE Ismael Iglesias – Barranco Alto
Dia 13, às 14h, e dia 14, às 10h – EE Ângelo Barros de Araújo - Travessão
Dia 20, às 14h, e dia 21, às 10h – EE Benedita Pinto Ferreira – Casa Branca
Dia 27, às 14h, e dia 28, às 10h – EE Colônia dos Pescadores - Indaiá
Assessoria de Comunicação Social

Duplicação da Tamoios: Poucos acreditam na promessa do governador Alckmin

O Caraguablog fez enquete com seus leitores para saber o que pensam sobre a promessa do Governador do Estado, Geraldo Alckmin, de duplicar a rodovia dos Tamoios, beneficiando as quatro cidades do Litoral Norte.

A pergunta foi a seguinte: O PSDB, há 16 anos no poder, “promete” a duplicação da Rodovia do Tamoios. Você acha que Alckmin fará?

O resultado mostrou que as pessoas estão céticas com relação à promessa do governador, achando que ela não será cumprida.

A amostragem foi pequena e certamente não reflete o consenso geral, mas 48% acham que tudo “fica na promessa”, enquanto que apenas 20% acreditam que a obra sairá do papel. Outros 20% afirmam que não sairá nunca. Apenas 11% acreditam na promessa de Alckmin e acham que a obra ao menos será iniciada.

Assembleia para deliberar sobre proposta de PLR é dia 22/07

FNP indica rejeição!
Acontece no próximo dia 22 de julho, sexta-feira de semana que vem, na sede e sub-sede do Sindipetro-LP, Assembleia para votar a 2ª proposta de PLR apresentada pela Petrobrás nesta quinta-feira (14/07).

Em Santos, a primeira convocação acontecerá às 17h30, e segunda convocação às 18h. Já em São Sebastião será às 17h00 (em primeira convocação) ou às 17h30 (em segunda convocação). Logo após, às 19h, também na sub-sede, a assembleia acontecerá com os trabalhadores da UTGCA.

Proposta é afronta à categoria
Em relação à primeira proposta, feita no dia 9 de junho, há mais de um mês, a empresa aumentou o valor de PLR em apenas R$ 1 mil. Além disso, o valor fixo (abono) oferecido para todos os empregados teve um acréscimo de R$ 380,00 em relação ao primeiro valor.

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e seus sindicatos indicam a rejeição da proposta, uma vez que está muito aquém dos lucros obtidos pela empresa em 2010 e muito distante da nossa exigência de PLR Máxima e Igual para Todos.
Sindipetro-LP
Caraguablog/JFPr