Em 2011, o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, passou “em brancas nuvens”, sem qualquer comemoração de que se tivesse notícia. Em Caraguatatuba, a data passou “batido”. Nenhuma comemoração oficial, nem nas escolas. A data foi criada pelo presidente Getúlio Vargas, em 1943.
Origem do Dia do Índio
O dia 19 de abril é lembrado como dia do Índio, devido a um acontecimento ocorrido em 1949 no México, no qual diversas lideranças indígenas resolveram participar do Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.
Preocupados que suas reivindicações não fossem ouvidas pelos “homens brancos” no congresso, os indígenas não compareceram nos primeiros dias do evento. Durante o evento foi criado o Instituto Indigenista Interamericano, que tem como objetivo principal cuidar dos direitos dos indígenas na América.
O Brasil não aderiu imediatamente ao instituto, mas após a intervenção do Marechal Rondon apresentou sua adesão e instituiu o Dia do Índio no dia 19 de abril.
Comemoração dia do Índio
No dia 19 de abril ocorrem em vários locais diversas atividades relacionadas a cultura indígena. Normalmente as escolas instruem os alunos a fazerem pesquisas ou recreações sobre o povo indígena.
Em 1.500, época em que os portugueses chegaram ao Brasil, estimava-se que existiam cerca de 6 milhões de índios. De lá pra cá, com a matança, escravismo e catequização forçada, tivemos uma diminuição absurda da população indígena no Brasil.
O Blog de Caraguá - k
0 comentários:
Postar um comentário