Onze toneladas de pescados foram apreendidas pela polícia ambiental neste fim de semana nas proximidades das Ilhas dos Búzios e Vitória, em Ilhabela. Quatro barcos de Santos que praticavam a pesca utilizando-se da técnica da parelha foram surpreendidos na área de preservação. Foi aplicada a multa de 154 milhões de reais e 24 pescadores foram presos.
A pesca de parelha constitui-se de rede única, de grandes proporções, puxada simultaneamente por dois barcos. Segundo os pescadores de Caraguá, é uma técnica danosa ao ambiente, pois captura todo tipo de peixe e tamanho, e a grande maioria, sem valor comercial, é devolvida de pás ao mar, já morta.
Os pescadores eram de Santos e de Santa Catarina. Levados à Delegacia de Ubatuba, foram liberados após pagarem a fiança de 350 reais cada um. Os barcos apreendidos foram conduzidos ao píer do Saco da Ribeira, em Ubatuba. A multa, se não paga, implicará a inscrição do devedor em dívida ativa do Estado para cobrança amigável ou judicial.
Os peixes apreendidos foram destinados a instituições filantrópicas de Ubatuba e pessoas carentes cadastradas no serviço de Promoção Social da cidade.
1 comentários:
Preciso de uma informação...tenho uma denuncia para fazer de um crime ambiental que esta ocorrendo no bairro massaguaç~u em caraguà. Alguem saberia me informar o email da policia ambiental desta região para eu enviar as fotos que tirei? Muito obrigado.Eduardo Morvan
Postar um comentário