domingo, 31 de julho de 2011

Compromissos impedem que prefeito de Caraguá preste contas à Câmara nesta terça

A sessão de prestação de contas do prefeito, agendada para a próxima terça-feira, 2 de agosto, marcando o retorno aos trabalhos legislativos depois do recesso de julho, não irá mais acontecer. Antonio Carlos encaminhou ofício à Câmara pedindo adiamento para outra data.
Prefeito Antonio Carlos da Silva

Embora a exigência de prestação de contas seja decorrente de lei (está prevista na lei orgânica da cidade), essa data nunca foi cumprida à risca e outras vezes já aconteceu de o prefeito pedir alteração do dia de sua presença para ser ouvido pelos vereadores.

A lei orgânica, votada em 1990, determina que o prefeito tem o dever de comparecer à Câmara Municipal duas vezes por ano, na primeira sessão depois do recesso de janeiro e de julho, para ser “sabatinado” pelos vereadores acerca de suas realizações, dos acertos e desacertos da pública administração.

O prefeito informou da impossibilidade de comparecimento em razão da necessidade de sua presença em uma audiência pública a ser promovida na mesma data pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, o Ibama, para discutir o estudo de impacto ambiental e o relatório de impacto ao meio ambiente (EIA-Rima) e os licenciamentos previstos para os municípios que sofrerão influência com os impactos do pré-sal.

Antonio Carlos informou também da impossibilidade de comparecimento na terça-feira seguinte, 09 de agosto, porque nessa data está prevista a realização de audiência pública do plano diretor da cidade e sua presença é imprescindível. Assim, somente irá à Câmara Municipal para prestar contas de sua administração no dia 16 de agosto, uma terça-feira.

Procon promove o Projeto Educação para o consumo

O consumo responsável será tema de palestras que os técnicos do Procon (Serviço de Proteção e Defesa do Consumidor) de Caraguá darão nas escolas estaduais, aos sábados e domingos. A ação faz parte do projeto “Educação para o consumo”, desenvolvido em parceria com a Diretoria Estadual de Ensino, dentro do Programa Escola da Família.

O projeto tem o objetivo de difundir entre os consumidores o conhecimento pleno de seus direitos para que possam exercê-los de maneira consciente e efetiva.

O Programa Escola da Família é uma ação social que tem o objetivo de retirar os jovens das ruas, oferecendo-lhes atividades sociais como cursos de informática, artesanato, pintura, jogos e brincadeiras.

As palestras do Procon acontecem sempre aos sábados, das 10h às 12h, e aos domingos, das 14h às 16h.
Confira a programação abaixo>>>>

programação
Julho
Dia 30 e 31
EE. Maria Ester das Neves Dutra Damásio, bairro Morro do Algodão
Agosto
Dia 06 e 07
EE. Ismael Iglesias, bairro Barranco Alto
Dia 13 e 14
EE. Ângelo Barros de Araujo, bairro Travessão
Dia 20 e 21
EE. Benedita Pinto Ferreira, bairro Casa Branca
Dia 27 e 28
EE. Colônia dos Pescadores, bairro Indaiá
Setembro
Dia 03 e 04
EE. Doutor Eduardo Corrêa da Costa, bairro Tinga
Dia 10 e 11
EE. Vereador Benedito Paes Sobrinho, bairro Perequê Mirim
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

Crônica: O cão pescador da Mococa

Você já ouviu falar de cão pescador? Provavelmente, não. Cães não pescam, eles caçam, como bons carnívoros que são.
Mas, o cãozinho da foto não demorou muito para se atirar nas águas do lago formado pelo rio da praia Mococa, em Caraguá, neste sábado, 30/julho, para tentar capturar algumas tainhotas que pulavam. Seria o instinto do caçador impregnado no seu gene?
Não se sabe. O fato é que o cão nadou, nadou, “correu” atrás dos peixes, fez o que pôde, e nada de conseguir apanhar pelo menos um peixinho para saborear.
Valeu a sua intenção. Se não apanhou ao menos um peixe, pelo menos deu umas boas “braçadas” e se exercitou a valer.
Ora, não venham dizer que os cães também não precisam de exercícios físicos. Como dizem por aí, cachorro também é gente, já que o inverso é verdadeiro...

Ubatuba: Justiça nega recurso e mantém ação de improbidade contra prefeito no caso IPTU

Saulo Gil / Imprensa Livre – 30/07/11
O Tribunal de Justiça, por meio de decisão do relator Edson Ferreira, negou nessa semana recurso impetrado pela defesa do prefeito Eduardo Cesar, contra o andamento da ação civil pública, que apura irregularidades na cobrança do IPTU. Com a decisão em esfera paulista, ficam mantidas as acusações de improbidade administrativa contra o chefe do Executivo ubatubense.
Site: ubatubavibora.blogspot.com // foto: Adriane Ciluzzo
O agravo de instrumento negado pela Justiça pedia que fosse impugnada a pessoa do promotor Jaime Meira do Nascimento, sob a alegação de que o mesmo não teria isenção para solucionar tal demanda. Segundo os advogados do prefeito, houve limitação de defesa, com o indeferimento da oitiva de testemunhas a favor de Eduardo Cesar. Além disso, o recurso considerou que a ação de improbidade administrativa se sustenta em texto de Marcos Guerra publicado na internet. Os advogados do prefeito alegaram que o autor é inimigo político da atual gestão e confidente do promotor de justiça. Por fim, o recurso de Eduardo Cesar ainda sugeriu perseguição por parte do membro do Ministério Público. “Se não comparece à audiência, por motivo justificado, o promotor de justiça brada nos corredores do Fórum que vai ‘colocá-lo na cadeia’, citou o agravo negado pela Justiça.

Segundo o relator do Tribunal de Justiça, as oitivas de testemunhas pretendidas pelo prefeito não eram necessárias. “A finalidade da prova testemunhal seria comprovar que o agravado teria bradado pelos corredores do Fórum que iria colocar o agravante na cadeia. Ainda que se comprovasse tal ocorrência, não caracterizaria a suspeição do agravado para o processo de improbidade administrativa imputada ao agravante. Não se vislumbra necessidade da oitiva de testemunhas, uma vez que os documentos se mostraram suficientes para formar a convicção do juízo, sem necessidade de mais provas”, determinou o relator, aproveitando para desconsiderar a possibilidade de perseguição pessoal do promotor contra Eduardo Cesar.

“Quanto ao mérito, a atuação do representante do Ministério Público, na ação civil pública, não desborda do cumprimento do seu dever funcional, sem evidências de perseguição contra o agravante Eduardo Cesar. A ação cautelar preparatória não revela interesse pessoal de prejudicar o agravante (prefeito), servindo somente à preservação de provas. O fato dos textos publicados na internet, serem de autoria de Marcos Guerra não revela conluio entre este e o promotor; Tanto não fazem, que o agravado (promotor) ofereceu representação contra Marcos Guerra, pela prática de crime contra a honra, o que desmente a existência de relação de amizade entre eles”, seguiu a decisão, ratificando que a conduta do promotor Jaime Meira do Nascimento não se mostrou contaminada por influências políticas ou sentimentos pessoais.

Por fim, a decisão contrária ao recurso do prefeito ressalta que o mesmo pedido também foi negado em outros órgãos. “O intento do agravante Eduardo Cesar pela suspeição do agravado Promotor Jaime Meira do Nascimento, já foi objeto de representação à Corregedoria Geral do Ministério Público e ao Conselho Nacional do Ministério Público, ambas arquivadas de plano porque não se vislumbrou excesso ou cometimento de faltas disciplinares na atuação do promotor”.

O caso
A ação civil pública apura fraude na arrecadação de IPTU da cidade de Ubatuba, em suposto esquema para burlar o controle de arrecadação do IPTU no município.

O pagamento do tributo com o contribuinte, baseado em leis de incentivo fiscal ilegalmente aprovadas, era registrado indevidamente, quando, na verdade, o dinheiro era entregue a um funcionário e depois repartido entre os envolvidos no esquema. Os acordos faziam referência a processos em que não se discute pagamento de IPTU, mas assuntos dos mais variados, como renovação de licença de ambulante ou poda de árvore.

A promotoria alega que o prefeito Eduardo de Souza Cesar e seu Chefe de Gabinete, Délcio José Sato e a ex-secretária da Fazenda, Vera Lúcia, já tinham ciência de tal esquema, mas somente deram início à apuração dos acordos a partir de 2009, o que caracteriza omissão no trato da coisa pública. Com o recurso negado no Tribunal de Justiç a fica garantida a continuidade do processo na Comarca local. Segundo o Ministério Público, o julgamento do caso deve ocorrer ainda nesse ano. A reportagem tentou contato com o prefeito, por meio da assessoria de imprensa da prefeitura, mas não teve retorno.

Vamos pensar um pouco... O ato de ler e o perigo da automatose mental

José Fernandes
QUANDO EU ERA CRIANÇA, por diversas vezes escutei os adultos dizerem que estudar demais fazia a pessoa ficar doida. Eu, porém, nunca conseguia acreditar naquilo. Na minha cabeça, quanto mais uma pessoa estudasse, melhor ela ficaria, sempre, e em todos os sentidos. Só depois de adulto, especificamente depois de ter passado pela faculdade, é que fui ver que os antigos tinham sua parcela de razão. Descobri que muitas pessoas que leem muito adquirem automatose mental, isto é, uma espécie muito comum de estupidez.

Como identificar uma pessoa portadora de automatose mental ligada à leitura? Basta você observar o seguinte: Faça perguntas à pessoa. Se, para responder, ela iniciar as frases sempre dizendo expressões do tipo: “Segundo fulano de tal...”, “De acordo com sicrano...” ou “Conforme estabelece beltrano...” e se em momento algum essa pessoa disser a resposta segundo o pensamento dela mesma, isso é um forte indício de que ela poderá estar sofrendo da doença.

O termo “automatose” derivada da junção de “autômato” (ser que age como máquina, sem raciocínio e sem vontade própria) mais “-ose” (sufixo usual em linguagem científica para designar “ação”). A pessoa está com automatose mental quando sua mente age desse modo.


A prática da leitura, quando é exercida de maneira saudável, deve produzir no leitor o efeito de fazê-lo pensar e, daí, construir o seu próprio discurso. Repetir, simplesmente, aquilo que foi lido é um processo doentio da mente, que nada tem a ver com conhecimento, menos ainda com sabedoria, que é saber o que fazer com o conhecimento que se possui. Eu disse que a leitura deve produzir o efeito de fazer o leitor pensar. 

Esclareçamos, de vez, um ponto: pensar é diferente de ter pensamentos. E a diferença está, precisamente, em que ter pensamentos significa apenas deixar que ideias prontas, já pensadas por alguém antes de mim, simplesmente venham à minha mente. Trata-se de uma mera lembrança, e quando eu verbalizo essa lembrança não faço outra coisa senão uma mecânica e inútil repetição.

Pensar não é isso. Pensar é aquela capacidade que tenho de formular minhas próprias ideias depois de ter lido tudo o que li e, principalmente, depois de ter esquecido tudo o que li. Sim, o leitor não deve escandalizar-se com esse elogio ao esquecimento, pois o ato de esquecer é fundamental para alguém que queira realmente aprender alguma coisa. 

Parece paradoxal, mas enquanto não esquecemos o que lemos, aquilo que está na nossa cabeça não é conhecimento nosso, mas, sim, dos outros. São os pensamentos dos outros que povoam a nossa mente e, enquanto eles estiverem lá, não conseguiremos pensar. No máximo, teremos pensamentos. Pensar é uma autonomia que alcançamos para lidar com o conhecimento por nossa própria conta e à nossa maneira.

Observe, por exemplo, o maestro João Carlos Martins quando rege uma orquestra ou toca um piano. Ele parece entrar em estado de êxtase. É um dos maiores músicos do mundo, mas quando está em ação a sua mente não se lembra de nada sobre as lições de Música que estudava seis horas por dia no Liceu Pasteur, desde os onze anos de idade. O médico que acaba de operar um coração não seria capaz de citar, naquele instante, as referências bibliográficas de onde ele aprendeu tudo o que ali aplicou para salvar aquela vida. O escritor, enquanto escreve, nem se recorda de que exista uma coisa chamada gramática.

O modelo clássico de ensino que temos, e que entre nós predomina, é aquele que adestra o aluno para que este aprenda a ter pensamentos e, não, para que aprenda a pensar. Senão, vejamos: se você copia de um autor, pode vir a ser processado por plágio; mas, se você copia de vários autores, pode vir a ser aprovado com louvor num curso de pós-graduação. Certa vez, quando eu cursava Letras, tive a ousadia de incluir uma ideia realmente minha no conteúdo de um trabalho de Literatura que eu apresentaria oralmente para turma. 

Na hora da apresentação, quando eu mencionava esse trecho de ideias que não eram copiadas de livro algum, a professora pareceu transtornar-se, interrompeu-me e perguntou-me: “De onde você tirou isso?”. Mas, por sorte minha, ela não chegou a repreender-me por aquela heresia nem me deu nota baixa e, por fim, até gostou do que eu disse. Mas levei um grande susto com a expressão de espanto que ela fez diante daquele fenômeno incomum que era um aluno trazer alguma ideia que tivesse sido pensada com a sua própria cabeça e, não, como de costume, apenas recortada de algum livro.

Evidentemente, tudo o que dissermos já terá sido, um dia, dito por alguém antes de nós, só que de outras maneiras. Renato Russo compôs a letra da música Quase sem querer, e nela ele diz:

                    Sei que, às vezes, uso
                    Palavras repetidas,
                    Mas quais são as palavras
                    Que nunca são ditas?

A bem da verdade, o que se repete, de fato, são os temas, pois o meu discurso, esse ninguém mais o possui além de mim. É um evento único. Posso partir de ideias que não são minhas e ampliá-las, formando, então, uma nova proposta, essa, sim, originalmente minha. Posso citar quantos autores eu quiser, desde que essas citações estejam cumprindo o seu devido papel, que é o de reforçar um discurso propriamente meu que esteja em desenvolvimento.

Uma das metas fundamentais da educação escolar deveria ser a de orientar o indivíduo para que este aprendesse a pensar e, assim, construísse o seu próprio discurso. O que temos, entretanto, são gerações e gerações de estudantes não exatamente pensando, mas esforçando-se por conseguir guardar na memória o máximo de ideias de outros para reproduzi-las depois. 

Assim faz o candidato ao curso de doutorado que, diante do entrevistador, descreve com precisão cada detalhe das teorias dos livros da bibliografia recomendada, mas, se o entrevistador pergunta-lhe qual a opinião pessoal dele sobre algum ponto daquelas teorias todas, ele engole em seco, as pernas tremem, sua palestra torna-se murcha e ele fica sem a vaga; semelhante fenômeno é o que ocorre quando o vento derruba a partitura do músico, e a plateia fica sem música; tal qual experiência se repete quando religiosos abordam-me para ganhar a minha alma e desatam recitações de textos da Bíblia, indicando, sem pestanejar, os capítulos e até os versículos, mas, se questiono algum ponto do que leem, perdem a fala e deixam-me sem salvação.

Se um médico que esteja lendo esse texto agora sentir-se intrigado com essa doença que aqui menciono sob o nome de automatose mental, não será sem razão. É que essa doença não está catalogada pela Medicina e nem mesmo essa palavra “automatose” existe em dicionários. São criações minhas. Afinal, se estou falando em pensar com autonomia, tenho que ser o primeiro a dar o exemplo.
Autor: José Fernandes - publicado originalmente no site
http://www.escritorjosefernandes.com, em 31 de julho de 2011

sábado, 30 de julho de 2011

Píer de Caraguá precisa de reforma

Movimentação no píer
O vai-e-vem das ondas e das marés destruiu algumas partes do píer da ponta do Camaroeiro, em Caraguá.

Tábua foi arrancada. Risco à integridade.
Duas ou três tábuas foram arrancadas pela força das águas, prejudicando a estrutura do tablado e pondo em risco a integridade física de seus usuários.

A falha ocorreu no piso inferior do píer, à direita, a que se tem acesso por uma escada de madeira. A fragilidade da estrutura não é muito aparente e exatamente por isso o perigo é grande.

Com parafusos soltos e ameaça de ruir em alguns pontos, o local parece uma armadilha prestes a desarmar, vitimando aquele que pisar a tábua em falso, podendo cair na água sob a estrutura.

É preciso que a prefeitura envie uma equipe de funcionários ao local para proceder aos reparos, que se mostram urgentes e necessários -- antes que alguém se machuque ali ou ocorra algo ainda mais grave no caso de aquele que cair não souber nadar.

O píer foi inaugurado em 2004
O PÍER – O píer de Caraguá, inaugurado em 20 de abril de 2004 e denominado "Sebastião Izidoro dos Santos" (pai do Caco da marina no Camaroeiro), tem servido como ponto turístico. Além de um excelente local de contemplação do mar e da cidade, se presta a funcionar como uma espécie de antídoto contra o estresse do dia a dia.

Ali também se ajuntam dezenas de pescadores, que passam horas a fio se deliciando com suas varas e linhadas, num misto de lazer, descontração e pesca amadora de alguns espécimes da nossa fauna marinha.

Muitos até garantem o seu almoço ou o seu jantar – ou apenas o petisco para acompanhar a cerveja –, pois a pesca naquele ponto por vezes se mostra generosa. Pescam-se no píer de Caraguá peixes como embetara, roncador, pescada, carapicu, obeba, cocoroca, bagre, sabelha e até robalo, dentre outros. É diversão na certa.

Com chuva ou frio: pescadores
No fim de semana que passou, apesar do frio e da chuva que caía, havia gente pescando no píer. Estavam protegidas por capas, é verdade. Mas isso apenas demonstra o quanto o local já caiu no gosto de muita gente e por isso precisa ser encarado com muito carinho pela administração municipal como opção de lazer.

O píer faz tanto sucesso em meio aos pescadores que há dias em que é praticamente impossível alguém lançar sua linha na água, tantas são as pessoas que já estão pescando. O espaço se tornou pequeno demais pelo número daqueles que ali comparecem para espairecer.

AMPLIAÇÃO - O pescador João Gonçalves Pinto, freqüentador do pesqueiro, defende a idéia de que a prefeitura deveria aproveitar os serviços de reforma que precisam ser implementados no píer para também ampliá-lo.
Visão da entrada do píer
Assim, com o aumento de sua área útil, os pescadores teriam melhores condições de praticar o seu esporte predileto. Além disso, a cidade ganharia por oferecer um atrativo a mais aos seus visitantes e filhos nativos, através de uma estrutura firme e segura, tudo contribuindo com as opções turísticas e de lazer do município.

MAIS FOTOS>>>>>

Necessidade de reforma:
Duas tábuas faltando: risco aos pescadores

Parafuso solto e outro quebrado: necessidade de reforma

A estrutura está "aérea": risco de afundar o pé e cair no mar

Buraco no tablado põe em risco a integridade física dos frequentadores

O píer
Frio, chuva. Nada impede a presença de pessoas

Lazer e descontração: remédio contra o estresse

As pessoas passam horas a fio pescando descontraidamente

Embetaras, cocorocas, obebas, bagres e até robalos são os peixes apanhados ali
Um local que a cada dia atrai mais e mais visitantes. Necessidade de ampliação.

Festival Inverno Quente chega ao final


O Festival Inverno Quente acontece anualmente em Caraguatatuba com uma programação cultural da região com muita música de qualidade e muita agitação nos finais de semana de julho!
Apresentou a música raiz, bandas e dançarinos onde participantes ensinaram passos de ritmos contagiantes para uma grande noite de dança ao ar livre, aos domingos a Banda Municipal Carlos Gomes que encantou o público com estilos que marcaram épocas.
Para o encerramento do Festival Inverno Quente, teremos hoje às 20h 30 na Praça Dr. Cândido Motta o comparecimento de Aquárius (aula dança anos 60 e 70) e amanhã domingo no mesmo horário a Banda Carlos Gomes.
Aproveitem neste fim de semana as últimas apresentações
Quem já foi adorou!
Caraguablog/JFPr

APRENDA COMO FAZER B.O. ELETRÔNICO

Ministério do Turismo orienta estabelecimentos voltados ao setor o cadastramento no Cadastur

Após 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil 2011, ocorrido na capital paulista onde as cidades do Litoral Norte se apresentaram juntas em um stand do Governo do Estado de São Paulo exclusivo para o Litoral Norte, o governo do estado apresentou orientações do Ministério do Turismo (MinTur) para melhorar ainda mais a estrutura turística.
Cidades do Litoral Norte participam do Salão do Turismo no início do mês em São Paulo
De acordo com as informações do Ministério do Turismo, fornecidas no evento, os municípios turísticos devem cadastrar seus estabelecimentos voltados ao setor no Cadastur.
O cadastro passará a ser considerado pelo Governo Federal o CNPJ dos prestadores de serviços no setor de Turismo. Assim como, a partir de agosto, um novo sistema de reservas on-line será disponibilizado para o segmento hoteleiro.
Devem se cadastrar em caráter obrigatório agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos e acampamentos turísticos. Todos embasados de acordo com a Lei 11.771/2008. Os guias de turismo também devem se cadastrar, conforme a Lei 8.623/1993.
Em caráter opcional, também poderão se cadastrar restaurantes, bares, estruturas de apoio ao turismo náutico, locadoras de veículos para turistas e bacharéis na área.
O que é o Cadastur
O Cadastur é o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do Turismo. Executado pelo MinTur (Ministério do Turismo), em parceria com os Órgãos Oficiais de Turismo nos 26 Estados do Brasil e no Distrito Federal, permite o acesso a diferentes dados sobre os prestadores de serviços turísticos cadastrados.
Tem por objetivo reunir em uma base de dados todos aqueles que estejam legalmente constituídos e em operação, bem como meios de hospedagem, bares, restaurantes, entre outros.
Para fazer o cadastro o empreendedor deve acessar o site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br) e seguir os procedimentos exigidos.
Vantagens
São diversos os benefícios para o cadastrado, entre eles estão a participação em campanhas, feiras e eventos realizados pelo Ministério do Turismo e pela Embratur/Instituto Brasileiro de Turismo; acesso a linhas de crédito específicas para o turismo por meio de instituições financeiras oficiais; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo.
Fonte: Depto de Comunicação de São Sebastião
Caraguablog/JFPr

AQUECENDO O PRÓXIMO – DOAÇÃO DE COBERTORES

Diretores da Casa
 Espirita Bezerra de Menezes,

Na reunião ocorrida no dia 22 de julho estiveram presentes no clube a  Sra. Mariângela Oliveira Espirito Santo, Maria Aparecida Ferreira e o Sr. Humberto da Silveira Espírito Santo, diretores representantes da entidade Casa Espirita Bezerra de Menezes, quando então receberam das mãos do Presidente Marcos 20 cobertores doados pelo Rotary Club. A entidade presta inestimável serviço social à comunidade atendendo aos desabrigados e moradores de rua, que recebem diariamente alimentação, além de roupas, agasalhos e  cobertores quando necessário. O numero de necessitados que se socorrem da entidade chega a 60 pessoas por dia, o que demonstra o grau de carência desta população despossuída de tudo, e a grandeza do gesto de solidariedade da entidade. 
O Presidente Marcos disse aos visitantes que o Rotary Club estará sempre de portas abertas à entidade e continuará juntando esforços para prestar serviços àqueles que nada têm, e estendeu o pedido de ajuda à todos associados, que poderão fazer suas doações através do clube ou entrar em contato diretamente com a entidade pelo e-mail hespiritosanto@hotmail.com.
Caraguablog/JFPr

sexta-feira, 29 de julho de 2011

ÁLVARO ALENCAR SE DESLIGA DO PMDB

Recebemos hoje cópia do requerimento onde Álvaro Alencar se desliga e o recebimento do requerimento pelo presidente do PMDB local, Gilson Mendes de Souza. Abaixo na íntegra:

Prezados Amigos:
Estou comunicando aos meus amigos, que formalizei o meu pedido de desligamento do PMDB na data de hoje, conforme cópia do documento anexa firmada pelo presidente da Executiva Municipal Provisória.
Saudando-os cordialmente.
Álvaro Alencar Trindade


Caraguablog/JFPr


HOJE: Espetáculo “As Pontes de Madison”

29 de Julho, sexta-feira - às 21h
Teatro Mario Covas
 O Teatro Mario Covas recebe hoje sexta-feira 29, às 21h, em única apresentação, "As Pontes de Madison”, com Mayara Magri e Flávio Galvão, peça baseada no romance de Robert James Waller e já vista por mais de 70 mil pessoas.
Francesca Johnson (Mayara Magri) é uma professora de literatura casada que se envolve com Robert Kincaid (Flávio Galvão), um fotógrafo da revista National Geographic que vai até o condado de Madison, em Iowa/EUA, registrar imagens das famosas pontes cobertas. Em apenas quatro dias, o casal vive uma avassaladora paixão. A historia é contada em flashback a partir da leitura dos diários de Francesca, encontrado por seus filhos depois de sua morte.
Duração: 116 min. 14 anos.
Ingressos: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia entrada
Pontos de Venda: Mariana Pires (Caraguá Praia Shopping)
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

Começa hoje o Caraguá a Gosto!!!

Começa hoje (29) um dos eventos gastronômicos mais saborosos e concorridos da região, o Caraguá a Gosto. Com 43 pratos na disputas e 32 estabelecimentos participantes, a 6º edição termina no dia 28 de agosto.

Culinária chinesa, japonesa, árabe, alemã, gastronomia internacional, massas e frutos do mar são as especialidades desta edição. Para selecionar melhor cada estabelecimento no momento da votação, o Caraguá a Gosto 2011 traz para os apreciadores as novas categorias “À la carte”, “Bar”, “Quiosque” e “Pizzaria”.

Além de ter a oportunidade de degustar todas essas especialidades, o cliente ainda concorre a um ipad, pela categoria que escolher e um jantar no restaurante em que saboreou o prato. Para isso, basta preencher a cédula de votação no estabelecimento.

Para conheceros pratos, ambientes e chefs (guia completo) click na foto ao lado com um dos restaurante concorrentes, é possível conferir o mapa para chegar até o estabelecimento. Curta o Caraguá a Gosto também na página do evento no Facebook (http://migre.me/58K8P).

Confira os estabelecimentos inscritos: Garage Bar, Parodi Pizza Bar, Guaruçá Frutos do Mar, Neno’s Pizza Bar, Restaurante e Pizzaria do Neno, Bar do Japonês, Officina das Pizzas 1, 2 e 3, Quiosque Baleia Branca, Tomate Seco, Empório do Frei, Valentin Restaurante, Restaurante Baleares, Toca da Garoupa, Asa Delta, Água Doce Cachaçaria, Kiskonofre, Restaurante India das Ostras II, Pizzaria Lunamar, Bacharel Bar, Khalifa, Bar do Hélio, Restaurante Ostra e Ouriço, Gergelim Pizzas, Cantina Bela Vista, Akebono, Nori Sushi Bar, Toyo Sushi Bar, Restaurante Golfinho, Quiosque Canto Bravo e Restaurante Don Quixote.

Acessa SP orienta interessados nos cursos do Via Rápida Emprego

O Posto do Acessa São Paulo de Caraguá, mantido pelo Governo Municipal por meio de convênio com a secretaria de estado de Gestão Pública, fornece orientações para os interessados em se inscrever nos cursos do Via Rápida Emprego. Lançado no último dia 14/07/2011 pelo governador Geraldo Alckmin, o programa oferece cursos gratuitos e auxílio financeiro para a qualificação profissional, de acordo com as demandas regionais.

Para Caraguatatuba estão disponíveis os cursos de cozinheiro geral (ensino fundamental incompleto) e formação em telemarketing (ensino fundamental completo), ambos com 30 vagas. 

Para participar do Via Rápida Emprego é preciso ter idade mínima de 16 anos, ser alfabetizado e residir em Caraguá. A seleção será feita pela secretaria estadual de Gestão Pública, que usará critérios de idade, escolaridade e renda familiar, priorizando quem estiver desempregado ou for arrimo de família. Os interessados não podem estar recebendo nenhum benefício do governo.

Os alunos receberão material didático e subsídio para transporte no valor de R$ 120. Os desempregados sem seguro desemprego ou benefício previdenciário também têm direito à bolsa-auxílio mensal de R$ 210 durante o período do curso, podendo receber o total de R$ 330.

As inscrições são realizadas somente no site www.viarapida.sp.gov.br (clicando no botão “INSCREVA-SE”). Os documentos necessários são RG e CPF. Os selecionados serão informados por carta oficial. De acordo com o gestor do Acessa SP, Gilberto Ortiz Barbosa, quem já tem cadastro no Emprega SP usa o mesmo login e senha no ato da inscrição. “Só atualiza as informações que forem solicitadas, e faz a inscrição para o curso”.

As turmas iniciais estão previstas para agosto. Os cursos têm duração de 30 a 90 dias e serão realizados de segunda a sábado, de manhã ou à tarde, na ETEC Caraguatatuba. “A criação de futuros cursos vai depender da demanda deste oferecido agora”, explica o assistente técnico administrativo da ETEC, Leonardo Botini Prates.  

Acessa SP - Praça Diógenes Ribeiro de Lima (ao lado da Secretaria de Turismo) – Centro - tel.(12) 3883-3042

Equipes começam as disputas pelo título do Municipal de Basquete

O Campeonato Municipal de Basquete começa hoje (29/07/2011). Seis times de Caraguá disputam o título de campeão da Taça Luiz Claudio Passos Ribeiro. O jogo de abertura será entre as equipes Amigos e Curva da Morte, às 19h30, no Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves (Cemug). O evento é aberto ao público.



Os jogos prometem atrair um grande público. É comparecer para conferir"

No domingo (31), outras duas partidas completam a rodada. O Califórnia pega o Centro-Norte, às 17h, e o Jardim Sul enfrenta o Caputera S.A., às 18h, ambos os jogos serão no Cemug.

Os quatro times melhor classificados na primeira fase passam para as semifinais e os vencedores dos confrontos disputam a final do campeonato, no dia 11 de setembro, no Cemug.

Serviço - Centro Esportivo Ubaldo Gonçalves - Avenida José Herculano, 50 – Jardim Britânia  

Escolas Municipais de Caraguá irão participar do 13º Confaban

As fanfarras da escola municipal Professora Maria Thereza de Souza Castro, do bairro Jetuba, e a Municipal da Comunidade Alaor (FAMCAL), que pertence à escola municipal Professor Alaor Xavier Junqueira, do bairro Travessão, participam neste domingo (31), às 11h40, do 13º Confaban (Concurso de Fanfarras e Bandas). O evento será realizado na cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

A escola Maria Thereza concorre na categoria “Banda de percussão” e a Municipal da Comunidade Alaor, na categoria “Fanfarra Simples Infanto-Juvenil. Em cada categoria, serão julgados os quesitos baliza, corpo coreográfico e musical.

O Projeto Fanfarra, desenvolvido pelas escolas municipais, tem o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos e incentivar o espírito de responsabilidade, cooperação e solidariedade.

A fanfarra Professora Maria Tereza de Souza Castro possui 75 integrantes de 8 a 19 anos. E a fanfarra Municipal da Comunidade Alaor é formada por 59 membros de 10 a 16 anos. Os alunos fazem aula de música na própria escola e na véspera das apresentações as aulas são intensificadas.

3ª Audiência do Plano Diretor será em agosto

O Governo Municipal de Caraguá realiza no dia 9 de agosto, às 19h, a 3º audiência pública do Plano Diretor. O evento será realizado no auditório do Centro Universitário Módulo, localizado na Avenida Frei Pacífico Wagner, no centro.
Durante a audiência, serão apresentadas as propostas do Plano Diretor. A população, representantes de entidades e interessados em geral poderão fazer perguntas e questionamentos, que serão ser formulados mediante uma ficha que será distribuída durante a reunião.

As respostas para as propostas dos participantes serão apresentadas no dia 15 de agosto, no Teatro Mario Covas, às 19h. Neste dia, a população também terá a oportunidade de se manifestar e de conhecer o produto final do Plano Diretor, que será encaminhado à Câmara Municipal.

A elaboração do Plano Diretor é uma releitura da proposta apresentada em 2008, que passou por adequação e atualização nos anos de 2009 e 2010.

Serviço
3ª Audiência Pública Plano Diretor
Dia 9 de agosto de 2011, às 19h
Local: Centro Universitário Módulo
Avenida Frei Pacífico Wagner, 653

Apresentação Pública do Produto Final do Plano Diretor
Dia 15 de agosto de 2011, às 19h
Local: Teatro Mario Covas
Avenida Goias, 187 - Indaiá

Acessa SP faz inscrição de estagiários para o setor público estadual

O Posto do Acessa São Paulo de Caraguá, mantido pelo Governo Municipal e conveniado com a secretaria de estado de Gestão Pública, inscreve estudantes para as vagas do Programa Estágio 2011-2012 da Fundação de Desenvolvimento Administrativo (Fundap). Ao todo, o programa oferece 9.404 vagas em diversas cidades do estado, para alunos das escolas públicas ou privadas de ensino médio, técnico e superior.

Em Caraguá, há vagas para estudantes do ensino médio (3), Administração (8), Biologia (1) e Informática (4). As inscrições vão até as 18h do dia 11 de agosto. Os interessados devem acessar o site www.fundap.sp.gov.br, no link Programa de Estágio. A taxa de inscrição é de R$ 15.

As provas de seleção serão realizadas no dia 4 de setembro, em 44 municípios paulistas, incluindo Caraguá. O exame terá 30 questões de múltiplas de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais.

O valor da bolsa auxílio varia de R$ 300 a R$ 750. Além da remuneração, os estagiários receberão auxílio transporte e terão direito a recesso de 30 dias – para contrato de um ano – ou proporcional ao período trabalhado, conforme a lei federal 11.788/08. O prazo do contrato é de um ano, prorrogável pelo mesmo período.

Outros serviços
O Posto do Acessa SP, coordenado pela secretaria de Planejamento, Economia e Gestão, possui vários serviços para o cidadão tais como: realização de Boletim de Ocorrência; justificativa militar; atestado de antecedentes criminais; e mini cursos. O Acessa SP também oferece acesso à internet.
Acessa SP - Praça Diógenes Ribeiro de Lima (ao lado da secretaria de Turismo), no Centro.
Tel: (12) 3883-3042

Caraguá firma convênio com Sesi para melhorar rendimento de atletas

Para melhorar a estrutura das escolas esportivas de Caraguá, o Governo Municipal firma convênio de um ano com o Sesi (Serviço Social da Indústria), nesta segunda-feira (1/08/2011). A parceria atenderá alunos com idade entre 6 e 17anos, nas modalidades vôlei, futebol de campo, natação, tênis e judô. 
Com a parceria, a cidade contará com uma estrutura técnica oferecida pelo SESI, como capacitação, treinamento e reciclagem dos professores, além de materiais esportivos e uniformes. Nas cinco modalidades, atualmente, Caraguá tem cerca de 530 atletas. O objetivo é atender aproximadamente 1.500 atletas.
Os treinamentos serão baseados em estudos realizados pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Rio Claro e serão aplicados pelos professores da secretaria de Esportes em suas rotinas de trabalho. Também está previsto no convênio a realização de um Fórum Esportivo Regional, no qual as lideranças da região poderão discutir o desenvolvimento sustentável do esporte.
O secretário adjunto de Esportes, Rubens de Castro, considera a iniciativa muito importante para o desempenho dos atletas da cidade, que agora terão treinamentos dirigidos. “A metodologia dos treinamentos terá base científica. Com certeza isso irá melhorar o rendimento dos atletas no futuro”, afirma.
A Construtora Wilney Cardoso patrocina o projeto. Os empresários que quiserem apoiar a iniciativa podem procurar a secretaria municipal de Esportes.
Mais informações pelo telefone (12) 3888-1086.

Sabesp emite 2ª via e parcela contas de água no Poupatempo de Caraguá

A Sabesp do Litoral Norte conta com mais um serviço para atender melhor e com mais agilidade o seu cliente.

O cliente da Sabesp poderá retirar a 2ª via ou ainda parcelar a sua conta de água no atendimento do e-poupatempo no Poupatempo Caraguatatuba.  

O e-poupatempo oferece aos cidadãos salas equipadas para o acesso a mais de 2 mil serviços públicos das esferas estadual, municipal e federal disponíveis na Internet, com a orientação de funcionários especializados na realização dos serviços eletrônicos.

Para realizar o serviço, basta levar o numero do RGI (Registro Geral de Imóvel), que é o seu código de identificação na Sabesp e é encontrado no canto superior esquerdo de sua conta de água.

Além dos serviços relacionados à conta de água, no e-poupatempo, todos os demais serviços da Agência Virtual da Sabesp – como solicitação de troca de registro, reclamações sobre falta de água no imóvel, consulta de tarifa, entre outros – também poderão ser acessados pelo cidadão.

O Poupatempo tem capacidade para realizar cerca de 2,7 mil atendimentos diários e atende moradores de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Serviço:
Poupatempo Caraguatatuba
Endereço: Avenida Rio Branco, 955, bairro do Indaiá
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados das 9h às 13h
Disque Poupatempo: 0800 772 36 33 (ligação gratuita)