quinta-feira, 31 de março de 2011

Caraguatatuba: alunos de Jornalismo do Módulo fazem documentário sobre caiçara

Os alunos do 7º semestre de Jornalismo do Módulo estão elaborando um documentário sobre a vida do caiçara, contando seus momentos antes e depois do advento da transformação das cidades do litoral norte a partir dos anos setentas e da chegada de outros tipos de atividades econômicas, que absorveram a mão de obra local e retiraram os descendentes caiçaras de suas ocupações habituais.

O trabalho deverá estar concluído até meados deste mês de abril para ser apresentado oficialmente por ocasião das festividades de aniversário da cidade, no dia 20. As filmagens foram feitas em Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, ouvindo pescadores e pessoas mais antigas e tradicionais de cada uma dessas localidades.

Os alunos, sob a supervisão da professora Bruna Vieira, querem mostrar quem eram os caiçaras de 30, 40 anos atrás, como viviam, quais eram suas tradições, seu folclore, fazendo um contraponto com o caiçara de hoje, que já não se dedica com tanta intensidade às profissão e ao modo de vida de seus pais, até mesmo em razão do surgimento de melhores opções de obtenção de renda.

Em Caraguatatuba, os alunos ouviram os pescadores Jorge Bagrinho e João Caroço, do bairro Ipiranga. As tomadas foram feitas na Casa do Caiçara, localizada na praia central e comandada pelo caiçara Katira. O lugar é aquele onde existe a pegadinha de “tirar foto com o macaco”, confundindo as pessoas, já que o macaco disponível é o mesmo utilizado para a troca de pneus.

Também foi ouvida a tradicional caiçara dona Matilde, 83 anos, uma matriarca, mãe de nove filhos, a maioria deles ainda se dedicando à pesca. É mãe do Katira, do Tião Bota, do Lico, do Dito, Mané, Messias (já falecido), das gêmeas Sílvia e Silvana e da Iracema. Dona Matilde atribui o declínio do caiçara à falta de peixes e à necessidade de se buscarem fontes diferentes de sobrevivência, que afastaram os descendentes das práticas caiçaras comuns.

Quanto modo de viver do caiçara de tempos atrás, ela declarou com saudades: “Aquele tempo era muito bom, bom demais. Quando eles saíam para pescar e quando vinham, era aquela beleza: peixes, cação grande, pescada, tudo quanto era peixe.” Hoje tudo mudou e dona Matilde é pessimista: “Agora não tem mais peixe, o peixe agora é muito pouco. Eles saem de manhã e chegam à noite com um peixe, dois peixes, três peixes; tem vez que não pegam nenhum”, lamentou.

O trabalho conta com a participação dos alunos de Publicidade e Propaganda do Módulo, que farão a divulgação do material colhido e se encarregarão de preparar a festividade de lançamento, com a feitura e distribuição peças promocionais.

Origem dos Caiçaras

No Brasil, há inúmeras nações indígenas. No entanto, no ato da colonização, os índios foram gradativamente sendo exterminados de nosso litoral, deixando heranças que ainda hoje se perpetuam. Os caiçaras são um exemplo vivo desta combinação índio/colono, terra/mar - que se estabeleceram nos costões rochosos, restingas, mangues e encostas da Mata Atlântica.

A palavra caa-içara é de origem tupi-guarani. Separadas, as duas palavras sugerem uma definição: caa significa galhos, paus, "mato", enquanto que içara significa armadilha.
A idéia provinda desta junção seria, à primeira vista, uma armadilha de galhos. O termo, porém, denomina as comunidades de pescadores tradicionais dos Estados de São Paulo e Paraná e sul do Rio de Janeiro.

Com poucos contatos com o "mundo de fora", os caiçaras evoluíram aproveitando os recursos naturais à sua volta, que resultou numa grande intimidade com o ambiente. Povo anfíbio, entre o mar e a floresta, estas pequenas comunidades tentam, ainda hoje, preservar seus valores de grupo. Seus territórios - praias e enseadas - são de difícil acesso, por vezes protegido por Unidades de Conservação. Atualmente estas terras são alvo da especulação imobiliária, devido à sua beleza e excelente estado de conservação.

PESCA

Os pequenos e médios barcos a motor vieram fazer parte desta cultura nos meados da década de 60. Antes deste período, a agricultura era a atividade primária. O homem caiçara passou de lavrador para pescador e, hoje, podemos dizer que a pesca é a principal atividade do homem caiçara.

O aparelhamento e as embarcações sobreviveram de processos indígenas, ao passo que, na captura, predominam os elementos da cultura portuguesa. A poita, indígena, é nada mais do que uma âncora primitiva, empregada para canoas e redes.

É dela que provêm expressões comuns dos caiçaras como: canoa poitada, poitado na cama, saiu da poita etc. O termo em tupi significa parar ou estar firme. Também é possível identificar heranças na pesca provindas da imigração japonesa, como é o caso do cerco.

Os aparelhos de pesca são divididos em três grupos:
1) destinados a ferrar o peixe (arpão, fisga, anzol, espinhel);
2) as redes de emalhar e as de envolver e
3) armadilhas, fixas ou flutuantes.

Com estes, o homem caiçara pesca no "mar de dentro" para sua subsistência. O arrasto da tainha merece atenção especial, pois se trata de um momento de congregação da comunidade, onde todos trabalham para todos.

Com uma rica noção de pesca adquirida ao longo do tempo, os caiçaras começaram a trabalhar em barcos pesqueiros há cerca de 30 anos. Hoje, a maioria dos homens adultos são empregados em grandes barcos de sardinha, levando-os a pescar no "mar de fora", desde Cabo Frio até a divisa com o Uruguai. Recebem porcentagens da pesca de acordo com sua especialidade e, em épocas de proibição da pesca ("defeso"), desembarcam de volta aos seus lares.

AGRICULTURA

O sistema de cultivo utilizado pelos caiçaras tem marcada influência indígena. Comumente chamada de coivara ou roça de toco, esta técnica itinerante consiste, basicamente, na derrubada e queima da mata para utilizar o terreno para cultivo, seguindo-se um período de pousio, isto é, um "descanso" da terra. Observam-se elementos da cultura indígena tanto no manejo do ambiente como nos produtos, já processados, da roça.

A agricultura caiçara serve como complemento alimentar dos pescadores e seu principal produto é a farinha de mandioca - consumida em quase todas as refeições - que desde os tempos imemoriais se trata de um substituto do pão europeu e, por isso mesmo, chamada de "pão dos trópicos". Existe, ainda, uma infinidade de produtos secundários e ervas medicinais. Seus principais produtos são: mandioca, milho, cana, feijão, guandu, inhame, entre outros.

Ao contrário do que possa parecer, a roça caiçara não se trata de uma agricultura "primitiva", mas uma tecnologia aprimorada que se desenvolveu frente às condições tropicais. Pesquisas recentes indicam ser esta forma de cultivo um sistema agrícola auto-sustentável. No entanto, a agricultura vem perdendo espaço e interesse dentro das comunidades, por causa da perda da noção do poder aquisitivo que acarreta na compra de alimentos nas cidades mais próximas.

A extração de madeira para diversos fins como lenha, construção de canoas e casas etc., esbarra muitas vezes em proibição das leis que regem algumas Unidades de Conservação. Os caiçaras ficam assim limitados em seu próprio território. No entanto, uma das interessantes extrações é verificada na Comunidade do Aventureiro (Ilha Grande - RJ) onde os caiçaras retiram a casca do cobi (Anadenanthera colubrina) e a levam ao fogo para retirar sua resina. Esta é aplicada nas redes de pesca com a finalidade de fortalecer a malha, ficando com uma tonalidade vermelha.

Plantas são também usadas para uma grande variedade de propósitos, como alimento, medicina, construção, entre outros. O conhecimento dos caiçaras sobre ervas medicinais é bastante vasto, sendo objeto de inúmeras pesquisas. Este etnoconhecimento se traduz desde plantas tradicionalmente usadas na medicina popular, até usos medicinais de certas espécies de peixes. Esse intenso uso demonstra a forte interação homem/ambiente mantida numa cultura extremamente próxima às maiores cidades brasileiras.

O POVO

Existem duas principais relações de trabalho nestas comunidades: a pesca, que agrega toda a comunidade e a agricultura, cujos limites são exclusivamente familiares. Ademais, ainda combinam atividades de coleta, extrativismo e artesanato.

A associação do peixe com a farinha de mandioca é um dos aspectos mais gerais da dieta deste povo, que se vê hoje dividido entre a necessidade de dinheiro expressa pela intensa relação com a cultura urbana e o receio de perder sua identidade de grupo de pescadores artesanais situados em áreas preservadas.

Os caiçaras são, originalmente, um povo de religião católica, herança esta gerada pelo colono português. Há várias festas relacionadas ao catolicismo, porém a mais famosa acontece no mês de maio em homenagem à Cruz (Santa Cruz). É necessário que se realize no "claro", isto é, na lua cheia, para que todos possam comparecer. A cada ano é escolhido o festeiro – figura central na organização da festa - que, por sua vez, escolhe outros responsáveis. Durante três dias, a comunidade estará ocupada na realização da Festa de Santa Cruz.

O primeiro evento da festa é a ladainha na igreja na sexta. Já no sábado, os convidados chegam e se iniciam os batizados e mais ladainha. O último dia é mais intenso, com uma "missa festiva" com o padre mais próximo e finalmente a procissão.

Andores, bastante decorados, recebem imagens de santos enquanto rezas e músicas são entoadas ao longo da extensão da praia percorrida. Após a procissão, é comum a realização de um leilão que arrecadará fundos para a festa do próximo ano.

Atualmente várias comunidades caiçaras fazem parte de Igrejas Pentecostais e Associações, dado o forte grau de contato das últimas décadas. Igrejas da Assembléia do Reino de Deus e Congregação de Cristo estão se tornando comuns e se espalhando rapidamente, o que faz com que o Catolicismo tradicional, suas festas e rituais vão se tornando cada vez mais raros e, também, são responsáveis por alguns conflitos entre comunidades.

A origem do Caiçara – fonte: Museu do Caiçara, de Ubatuba;
O Blog de Caraguá - k

Ubatuba: prefeitura exonera 72 servidores comissionados a partir do dia 1º

Em cumprimento a determinação do Ministério Público do Trabalho, decorrente de Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta firmado em 2004, pelo então prefeito Paulo Ramos de Oliveira, a Prefeitura Municipal de Ubatuba exonerou nesta semana os ocupantes de cargos em comissão, correspondentes às funções de assessor de direção, assessor técnico de direção e assessor técnico de gabinete, em um total de 72 servidores. As exonerações terão efeito a partir do dia 1º de abril.

No ano de 2005, após intenso trabalho desenvolvido pelo IBAM (Instituto Brasileiro de Administração Municipal), foi editada Lei Municipal dispondo sobre a nova estrutura administrativa. Contudo, devido uma denúncia do Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública Municipal, em 2006, o Ministério Público do Trabalho retomou as investidas para a exoneração e extinção de diversos cargos em comissão na estrutura administrativa.
Com as exonerações será encaminhada à Câmara Municipal um Projeto de Lei extinguindo os cargos de assessor de direção, assessor técnico de direção e assessor técnico de gabinete, em um total de 76. Outras exonerações serão necessárias, ainda em cumprimento do referido Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta - TAC.

De acordo com o secretário municipal de Administração, Silvio Bonfiglioli, hoje tramitam na prefeitura processos administrativos para realização de 12 concursos públicos destinados ao preenchimento de cargos já existentes, bem como os que se façam necessários criar, para que sejam integralmente cumpridas as determinações de adequação na estrutura administrativa.

O prefeito Eduardo Cesar explica que nenhum dos serviços prestados pela administração municipal deixará de ser efetivado. “Tanto os serviços públicos essenciais, como aqueles que decorrem da atividade meramente burocrática, continuarão a ser prestados à população. Lastimamos que a reestruturação administrativa não tenha sido suficiente para atender as exigências do Ministério Público do Trabalho, mas compreendemos a necessidade de atendimento às suas determinações. Lutamos desde 2005 até hoje para evitar a ocorrência destas exonerações e extinções dos cargos, mas temos que cumprir as determinações que nos são impostas”, disse o prefeito.
Fonte: Jornal Imprensa Livre - 30/03/11
O Blog de Caragua - k

Caraguá: jornal Expressão Caiçara 915

Jornal Expressão Caiçara - de 30 de março a 05 de abril de 2011:


Open publication - Free publishing - More caragua
OBS: abaixo, o encarte oficial da prefeitura ao jornal Expressão Caiçara 915, período de 30/03 a 05/04/2011

Open publication - Free publishing - More caragua
Para ver outras edições, CLIQUE AQUI

Dito & Feito - Em Caraguá, tenho as férias dos sonhos - XVI

"Porque desde adolescente passo as férias e feriados em Caraguatatuba e região. Meu sonho sempre foi morar aqui, pois adoro o mar e amo o povo caiçara, povo hospitaleiro e gentil. Sonho concretizado há três anos. Aqui resido e trabalho e foi a melhor opção que fiz em minha vida. Pois mesmo cansada ou triste, basta olhar pra esse mar e tudo melhora, uma paz imensa invade meu ser. Amo Caraguatatuba e esse povo maravilhoso."

Frase enviada por Mazé - concurso feito na temporada 2011 entre moradores e turistas sob o tema "Por que em Caraguá tenho as férias dos meus sonhos?"

Desde 13 de março, o Caraguablog apresenta uma frase por dia. Além de declaração de amor a Caraguá, esta terra a que amamos tanto, servirá como motivo de reflexão ao início de uma nova jornada...
O Blog de Caraguá - k

Caraguablog: um 'foguete' que decola


A curva mostra um "foguete" decolando...
Esta postagem é a de número 800 do Caraguablog, que teve suas atividades iniciadas em setembro e lançamento oficial em dezembro de 2010. O blog só tem crescido, conforme demonstra o gráfico aqui reproduzido.

Queremos agradecer àqueles que acompanham nossas postagens de notícias e variedades, pois é a visita de cada um que nos estimula a continuar este trabalho de informação diuturna. Hoje deveremos chegar à casa das 15 mil páginas visitadas. Um sucesso que desejamos compartilhar com todos que nos acessam.

Caraguablog, o Blog de Caraguá...

quarta-feira, 30 de março de 2011

Caraguá: Aponec entrega certificados a participantes

 Projeto ‘Sem Limites’
Nesta quinta-feira (31), na secretaria de Educação, 26 pessoas, dentre deficientes visuais e profissionais de entidades, como Apae, Acalento e Etec recebem os certificados de conclusão do curso de informática da Associação dos Portadores de Necessidades Especiais de Caraguá (Aponec). O evento tem início às 15h.

Os quatro deficientes visuais sairão capacitados como monitores. Para eles, foi usado o software Dosvox, que é especial para cegos, pois emite som. Esse aplicativo já foi instalado em uma lan house, no bairro Perequê Mirim, e há possibilidade de expandir para outros pontos de Caraguá.

Teresinha Marciano
A coordenadora geral da Aponec, Teresinha Oliveira Marciano Costa, explica que a ideia é levar o projeto para outras entidades, para que haja inclusão. “No litoral, Caraguá é pioneira em trabalhar com esse programa”, afirma.

A Aponec é uma ONG, que tem parceria com a secretaria de Assistência Social. O programa ‘Sem Limites’ existe há um ano. Para a sua existência, foi enviado um projeto para Petrobras, que aprovou e hoje é parceira.
                                                                  Assessoria de Comunicação/PMC
                                                                                                  Caraguablog/JFPr

Atleta de Caraguá chega à seleção brasileira de Mountain Bike

A biker de Caraguá, Bruna Moura, viaja hoje (30/03/2011) para Chía, na Colômbia. A ciclista foi convocada para disputar os Jogos Panamericanos de Mountain Bike pela seleção brasileira. A prova será dia 2 de abril (sábado).
Bruna tem 16 anos e é a única representante do país na categoria Junior Feminino. Ela já tem no currículo títulos estaduais, nacionais e internacionais. No ano passado, esteve no Canadá em um intercâmbio esportivo com a equipe MTeenB.
A delegação brasileira ainda terá atletas como Rubens Donizete, Edivando Souza Cruz, Ricardo Pscheidt; Erika Gramiscelli, Julyana Machado e Roberta Stopa. 
A biker é patrocinada pela de Scott Bicycles e Bicicletaria Probike Ubatuba e conta com o apoio do Projeto MTeenB, da Academia Litoral Fitness, Suum Isotônicos e Assessoria de Imprensa Bianca Fernandes.
Assessoria de Comunicação/PMC
Caraguablog/JFPr

Teatro de Caraguá recebe Tributo a Elvis Presley

 ELVIS IN CONCERT Show musical com a performance
e RONNIE PACKER,  Banda Extasis, Coral & Metais
·
Neste sábado (2) tem tributo a Elvis Presley, com Ronnie Packer. O espetáculo será no Teatro Mario Covas, às 21h, com a participação da banda Extasis·                    

É o espetáculo que Ronnie vem apresentando em várias casas noturnas, teatros, televisão etc, desde 1989, que vem agradando todo o tipo de público bem como os fãs clubes.  É um show cover de Elvis Presley, com todos os seus caracteres, no qual se incluem figurinos, iluminação, coral, metais enfim tudo minuciosamente preparado para que o público possa reviver os mega shows dos anos 70 realizados pelo Rei. 
O espetáculo tem a duração de duas horas contando com a performance de Ronnie Packer, como Elvis mais a participação de 11 músicos tocando ao vivo com metais e coral (Banda Extasis), baseado no show realizado em 1972 no Madisom Square Garden e no mega show em 1973 “Aloha from Hawaii”, onde Elvis atingiu o ápice de suas apresentações. O repertório foi escolhido a dedo abordando grandes sucessos como; My way, It’s now or never, Bridge over troubled water, You’ve lost that loving feeling, Suspicious minds, Blue sued shoes, entre outros. Ronnie se caracteriza na réplica das roupas usadas pelo Rei, na performance baseada no Karatê, brindando o público com lencinhos nas canções românticas em outros tempos, em outra alma, em outro lugar com muito amor nas mesmas canções! Março de 1998: Lançamento do primeiro CD Demo Cover independente, contendo 22 das melhores canções de Elvis.
Os Ingressos custam R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia entrada).
A indicação é livre. Acesse o site oficial: http://www.ronniepacker.com.br/
Caraguablog/JFPr

Festa Japonesa “Caraguá Matsuri”

Taiko Okinawa durante as festividade do centenário no Japão
A Fundacc e a ACREC - Associação Cultural Recreativa e Esportiva de Caraguatatuba realizam no dia 2 de abril, a partir das 17h, na Praça Dr. Cândido Motta, o “Caraguá Matsuri” pelos 62 anos da colônia japonesa em Caraguá, comemorado em 17 de abril. 
Na programação, apresentações musicais com o Taiko Okinawa, Gaijin Sentai, comidas tradicionais e exposição e venda de objetos da cultura japonesa, entre outras atrações.

Dia 02 de abril - sábado - a partir das 17h
Praça Dr. Cândido Motta – Centro
Caraguablog/JFPr
Temos tradutor para o japonês ao lado>>>>>>>>>

Ilhabela: A farra chega à Câmara Municipal

Nada menos que treze em cargos, que poderão ser nomeados à vontade pelos vereadores sem necessidade de concurso público, estão sendo criados na Câmara Municipal de Ilhabela. Todos eles trazem a denominação “assessores” na frente pra burlar a necessidade de seleção pública.

É muito cargo político para uma Câmara tão pequena, de uma cidade tão pequena, com uma arrecadação tão pequena, onde existem apenas nove vereadores. Com a farra com o dinheiro público, revelada na criação de novos cargos em comissão, podemos pensar que lá os vereadores ou são ou também pensam pequeno, imediatistas. Será que podemos?

É a maldição decorrente da eleição da nova Mesa Diretora. O vereador, para sentar o traseiro na cadeira de presidente do Poder Legislativo, para comandar carros, celebrar contratos e sentir-se um pouco “poderoso”, faz aquilo que até o satanás duvida, mas aplaude. Criar cargos desnecessários é o de menos.
Afinal, quem vai pagar as despesas com os novos cargos públicos? O Erário, evidentemente. Assim, faz-se cortesia com o chapéu alheio, à custa do suado dinheiro do munícipe ilhabelense.

A coisa, por esses legislativos afora, tem funcionado mais ou menos assim: você vota em mim que eu crio cargos aqui na Câmara para você empregar quem bem quiser. Não precisa ser técnico, nada, basta apenas a indicação do vereador. É a prática do famoso QI – quem indica. A pessoa nomeada nada faz; se faz, sai uma m.... Muitos nem comparecem para trabalhar – são os funcionários fantasmas. Muuuu..... Ai, que medo!

Não sei se assim que acontece na Ilhabela, mas é assim que tem ocorrido nas Câmaras Municipais pela aí.

A Câmara ilhéu já possui 11 funcionários efetivos, concursados. É o que basta para a Câmara. Não precisa de mais ninguém para atender apenas a nove vereadores. Não há tanto serviço assim. Fazer indicação, requerimento, leizinhas inconstitucionais? Ora, isso qualquer um faz. E não há dúvidas de que os servidores efetivos têm competência de sobra para isso e para muito mais, principalmente quando um trabalho sério for exigido.

De há muito se convencionou chamar esses pobres-diabos efetivos de “barnabés”, que sustentam a estrutura do legislativo enquanto os demais, privilegiados pelas indicações políticas, e por isso mesmo intocáveis, se divertem “freqüentando” a Casa Legislativa, e farreiam pelos corredores, sem qualquer responsabilidade aparente.

Não sei se assim que acontece na Ilhabela, mas é assim que tem ocorrido nas Câmaras Municipais pela aí.

Para complicar, a Câmara já possui 23 funcionários comissionados, e com os 13 cargos que estão sendo criados, o total de “funcionários” nomeados por serem amigos ou parentes de amigos sobe para 36. É o fim da picada. A regra é o concurso público. Mas apenas 11 concursados há frente a 36 nomeados. Na Ilhabela, o que era para ser regra virou exceção; o que era para ser exceção, a regra. Ou seja, na Câmara de Ilhabela não há regras; se as há, não se as respeitam. Pobre contribuinte!

Tomara Deus que não estejam criando cargos em comissão só para tomar a metade do salário do felizardo que será contratato. Não sei se assim que acontece na Ilhabela, mas é assim que tem ocorrido nas Câmaras Municipais pela aí...
O Blog de Caraguá - k

Dito & Feito - Em Caraguá, tenho as férias dos sonhos - XV

"Porque Caraguá é a concretização deles: tranquilidade, infraestrutura comercial e urbana compatível com quem não quer se estressar além do normal. Natureza exuberante, praias lindas e tranquilas, vizinhos maravilhosos, enfim.... paz. É por tudo isso que eu e minha família, que já temos nosso "recanto" nessa cativante cidade há quase 30 anos, toda vez que temos que ir embora, sai com lágrimas nos olhos e contando os dias para voltar."

Frase enviada por Eunice Oliveira - concurso feito na temporada 2011 entre moradores e turistas sob o tema "Por que em Caraguá tenho as férias dos meus sonhos?"

Desde 13 de março, o Caraguablog apresenta uma frase por dia. Além de declaração de amor a Caraguá, esta terra a que amamos tanto, servirá como motivo de reflexão ao início de uma nova jornada...
O Blog de Caraguá - k

Ubatuba: vereador quer discrição em saques bancários

A instalação de separadores físicos defronte dos guichês dos bancos, que torne indevassáveis as operações realizadas pelo cliente, é o objeto do projeto de lei de autoria do vereador Claudinei Xavier que foi aprovado nesta semana pela Câmara Municipal de Ubatuba.

O objetivo do vereador é impedir que os clientes sejam assaltados logo que saem das agências bancárias, em razão do saque somas em dinheiro ser presenciado pelos demais usuários dos serviços bancários. Segundo o vereador, olheiros de bandidos passam as informações sobre retiradas a comparsas que ficam aguardando do lado de fora da instituição para agir.

A medida, que obriga bancos públicos, particulares e instituições congêneres, agora vai à sanção do prefeito, que pode promulgar a lei e torná-la obrigatória ou vetar a medida. Existindo veto, o projeto voltará a ser apreciado pelos vereadores.
O Blog de Caraguá - k

Caraguá: prefeito anuncia mil moradias populares

Caraguatatuba deverá receber mil moradias populares, a partir de um compromisso assinado pelo prefeito Antonio Carlos da Silva e o secretário estadual de Habitação, Silvio Torres, na semana passada. 

Os imóveis deverão ser construídos pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano, CDHU, nas regiões norte e sul do município e atenderão às pessoas de baixa renda que estejam residindo em áreas de risco ou em locais em vias de se transformar em favelas.

A construção dos imóveis populares não têm previsão para o início, cabendo agora à prefeitura localizar as áreas, efetuar a desapropriação e repassar a titularidade à CDHU.
O Blog de Caraguá - k

FINAL BBB11


MARIA LEVA O GRANDE PRÊMIO
Depois de 75 dias enclausurados na casa mais vigiada do país, com muitas festas, castigos, descontração, discussões e “brigas” enfim chega ao final o BBB11, fazendo um novo milionário, ou melhor, milionária que embolsa R$ 1.500 milhões de reais, já descontado os impostos.
Quase meia noite, Pedro Bial anuncia a grande vencedora “Maria” com 43% da preferência do público que bateu recorde internacional em reality show na votação desta 3ª feira.
Maria Helena Melilo, de São Bernardo do Campo, 27 anos, morena e de olhos claros, muito bonita. Atualmente, a paulista mora sozinha na capital do Estado, onde trabalha como atriz e modelo.
Maria sempre foi querida por todos em qualquer hora, a cada participante que se despedia da casa sendo eliminado, Maria sentia muito e demonstrava essa emoção. Ela se “jogou“ no jogo, se expõe, sem medo de ser feliz. Nos relacionamentos teve uma primeira desilusão, logo afogada pelo novo companheiro Wesley Schunk que ficou em segundo lugar.
Maria já tem destino certo para o dinheiro, “Quero comprar uma casa, abrir uma loja e ajudar o hospital do câncer com prêmio”. Após a temporada na casa, ela quer se dedicar mais à sua carreira: “Eu espero trabalhar bastante. Sou atriz e sei que o BBB abre portas”.  
Caraguablog/JFPr

Caraguá: cidadão questiona cobrança de honorários por advogados da prefeitura

José Luis das Neves, morador de Caraguatatuba, está questionando no Ministério Público local, na Câmara de Vereadores e na Procuradoria Geral do Estado a cobrança de honorários dos contribuintes feita pelos advogados da prefeitura da cidade.

Segundo sua denúncia, a cobrança do honorários seria ilegal e os valores cobrados devem ser restituídos àqueles que pagaram seus impostos em atraso com o acréscimo sem ajuizamento de ação ou aos cofres públicos, no casos de ações de execução já em andamento.

José Luis se vale de decisão do Tribunal de Justiça como argumento, segundo a qual seria inconstitucional a cobrança de honorários diretamente pelos advogados, devendo os valores de sucumbência ser recolhidos diretamente aos cofres públicos. Assim, as leis municipais que dão sustentação à cobrança, por invalidade,  precisariam ser banidas do mundo jurídico.

O morador fará uso da Tribuna Livre da Câmara Municipal no dia 05 de abril para apresentar seu ponto de vista e denunciar diretamente aos vereadores a cobrança, que considera indevida e lesiva aos contribuintes municipais.

Por sua vez, os procuradores garantem que as leis que permitem a cobrança dos honorários são perfeitamente válidas, tendo  inclusive constado dos editais que abriram concurso para advogados municipais. Disseram que a denúncia apresentada não se sustenta, constituindo  ofensa à honra dos procuradores municipais, que já fizeram queixa-crime contra o denunciante.
O Blog de Caraguá - k

terça-feira, 29 de março de 2011

A Hora do Planeta: Leitor comenta nossa participação

Carlos comentou a notícia A Hora do Planeta celebrado  no  dia 26 de março
Comentário:
Como uma forma de agradecimento a todos que participaram do movimento, informo aos amigos que "a Hora do Planeta tomou conta da Europa e teve muitos adeptos também na Oceania e na Ásia, destacando as participação de economias emergentes. No Brasil, 20 capitais, 123 cidades e 93 pontos turísticos, ícones do país, tiveram suas luzes apagadas.
Segundo a WWF, o ato simbólico de apagar as luzes durante uma hora para expressar a preocupação pelo meio ambiente teve no total a adesão oficial de milhares de comunidades e 134 países.

O Rio de janeiro apagou as luzes de seu maior símbolo, o Cristo Redentor. Às 20h30min, o monumento estava às escuras, assim como os Arcos da Lapa, ponto de cultura e diversão para os cariocas, onde cerca de 3,5 mil pessoas sambaram ao som das escolas de samba. Pelo terceiro ano consecutivo, a capital carioca foi a sede oficial da Hora do Planeta no Brasil.
Outras cidades brasileiras como Juazeiro do Norte, Caxias do Sul, Brasília, Manaus, Campo Grande e Rio Branco mostraram que todo o país ficou mobilizado e são exemplos do recorde brasileiro em participação na terceira edição da iniciativa da WWF, mantendo um aumento de participantes a cada ano, desde de que é realizada no país.
Os neozelandeses derão início à escuridão às 20h30min local. Quando a Hora do Planeta terminou na Nova Zelândia, às 21h30min, nas ilhas Fiji já era o momento de apagar as luzes. Como um efeito dominó, a onda conquistou o mundo.
- Assistimos, este ano, a uma explosão da participação em várias economias emergentes do mundo. Isso é um sinal encorajador de que esses países começaram a ocupar um lugar cada vez mais proeminente no palco mundial - disse o diretor-geral da Rede WWF, Jim Leape, durante ato oficial no Portal da Índia, em Nova Delhi.
(Leia mais: Hora do Planeta mobiliza 98 cidades brasileiras)
No Japão mesmo após a tragédia provocada pelo terremoto seguido de tsunami, uma pequena equipe da Hora do Planeta fez uma homenagem aos sobreviventes do desastre. Grupos destacaram 20 formas diferentes para que a população e as empresas japonesas reduzam os gastos com energia. As torres de Tóquio e de Quioto, o castelo e o Memorial da Paz em Hiroshima, tiveram suas luzes apagadas.
De acordo com a WWF, só na China continental, 84 cidades prometeram ir além do horário combinado ao pagar as luzes. Em Chengdu, o engajamento continua com a iniciativa de promover o uso de bibletas. Em Shenyang, houve a promessa de reflorestar áreas dematadas e os pontos turísticos mais famosos de Beijing, inclusive as construções que sediaram os Jogos Olímpicos, como o Ninho de Pássaro e o Cubo d'Água, tiveram suas luzes apagadas durante uma hora. O Centro Financeiro Mundial de Xangai, que tem o prédio mais alto em toda a China, também apagou e a cidade prometeu criar mil hectares de novos espaços urbanos verdes.
Em Hong Kong, o Centro Cultural de Tsim Sha Tsui sediou a cerimônia oficial de contagem regressiva. Pela primeira vez, este ano, a sede do governo teve suas luzes desligadas durante a Hora do Planeta e o canal da National Geographic da Asia suspendeu sua programação normal durante uma hora.
Celebrando sua segunda Hora do Planeta com a presença de cinco mil pessoas que ignoraram as temperaturas de menos cinco graus, ao redor de uma enorme logomarca da Hora do Planeta e à luz de velas, a Mongólia emocionou ativistas de meio ambiente na principal praça da capital, Ulaan Baatar.
O Vietnã, teve 37 de suas províncias e cidades participando do evento, praticamente o dobro de participantes em 2010. As luzes foram apagadas na ponte Huc, na torre Thap Rua, no templo Ngoc Son e no teatro da Ópera de Hanói".
Abraços a todos!
Fonte: Jornal Extra

Licenciamento Ambiental Municipalizado beneficia investidores locais

O evento fez parte das comemorações
 da Semana da Água
Apenas 45 cidades do Estado de São Paulo, incluindo Caraguá, contam com o Licenciamento Ambiental Municipalizado. O anúncio foi feito por Otávio Okano, presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), na cerimônia de lançamento do programa na última sexta-feira (25), no Teatro Mario Covas.
Presentes na solenidade o secretário de Estado de Meio Ambiente, deputado Bruno Covas, os prefeitos de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, de Ilhabela, Toninho Colucci, e o vice-prefeito de Ubatuba, Rui Teixeira Leite.
O Licenciamento Ambiental Municipalizado iniciou em Caraguá em janeiro deste ano. Atualmente, três empreendimentos passam pelo processo de licenciamento na cidade. Técnicos do Governo Municipal passaram por um curso de capacitação da Cetesb.
O prefeito de Caraguá, Antonio Carlos da Silva, observou que com o licenciamento as aprovações serão mais funcionais com relação ao impacto ambiental e promoverá desenvolvimento para geração de emprego e renda. O prefeito dirigiu-se ao secretário de Estado de Meio Ambiente citando que as quatro cidades do Litoral Norte ainda sofrem com o destino final do lixo. Ele sugeriu o estudo conjunto entre Estado e municípios para um projeto viável de implantação de um aterro sanitário que atenda a região.
deputado Bruno Covas
A respeito do programa de licenciamento, Bruno Covas falou “É uma atitude extremamente corajosa e ao mesmo tempo importante para vários segmentos. A Cetesb, dedicará mais aos projetos de licenciamento ambiental de grande porte. a prefeitura poderá ter mais autonomia para administrar as questões locais”.   Lembrou também que a secretaria de Estado de Meio Ambiente comemorou, na última semana, 25 anos de criação com uma cerimônia no Parque Villa Lobos, em São Paulo. Foi assinado um convênio que prevê o repasse de recursos no valor de R$ 230 mil do Fundo Estadual de Prevenção e Controle de Poluição (Fecop) para o Governo Municipal destinar ao Centro de Triagem de Caraguá.
A solenidade no Teatro Mario Covas foi finalizada com uma mesa redonda com representantes da coordenadoria de Gestão Descentralizada, Agência Ambiental de Ubatuba e secretaria municipal de Meio Ambiente de Caraguá com o tema “Aspectos do Licenciamento Ambiental Municipalizado”. Houve a entrega de certificados dos técnicos do Governo Municipal que fizeram o curso sobre o assunto com a Cetesb.
Sobre o programa de licenciamento, Bruno Covas falou “É uma atitude extremamente corajosa e ao mesmo tempo importante para vários segmentos. A Cetesb, dedicará mais aos projetos de licenciamento ambiental de grande porte. a prefeitura poderá ter mais autonomia para administrar as questões locais”. 
Para saber mais sobre o Licenciamento Ambiental Municipalizado, o interessado pode acessar www.caraguatatuba.sp.gov.br, clicar no link da secretaria de Meio Ambiente e procurar o botão sobre o assunto para ter acesso a documentos, legislação e solicitação de licenciamento ambiental.
Fonte: Assessoria de Comunicação/Fotos: Gianni D’Angelo/PMC
Caraguablog/JFPr

Alunos recebem kit escolar do projeto EDP Bandeirantes

Foto: Gianni D'Angelo - PMC
Os alunos da Emef Professor Lucio Jacinto dos Santos, no Tinga, receberam na manhã desta terça-feira (29), o kit escolar do projeto EDP Bandeirantes. Foram beneficiados 645 estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Esta é a segunda vez consecutiva que a escola participa. O programa conta com apoio de colaboradores voluntários e capacita professores, com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade das escolas públicas municipais.
Na cerimônia de entrega, os representantes da EDP e da Bandeirantes conversaram com as crianças sobre as atividades e explicaram que a cor do kit é verde, porque 2011 é o ano internacional das florestas e os trabalhos do projeto são voltados para a Mata Atlântica.
O kit é formado por lápis, canetas, borracha, apontador, caixa de lápis de cor, giz de cera, pacote com papel sulfite, régua, caixa de guache, pincel guache e caderno.
O próximo passo da escola é a participação no concurso ‘Arte com Energia 2011’, com o tema ‘Plantei uma floresta no coração’, no qual os alunos realizaram diversas atividades voltadas para o meio ambiente. O trabalho final será entregue no dia 8 de julho.
Sobre o EDP Bandeirantes
Com oito anos de existência, mais de 148.000 alunos foram beneficiados com o projeto em quase 500 escolas. No momento, os Estados que recebem o EDP Bandeirantes são: São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina.
Assessoria de Comunicação Social - 29/03/2011
O Blog de Caraguá - k 

Caraguá participa de consulta pública sobre futuro de Alcatrazes nesta quarta

Arquipélago de Alcatrazes - Foto Celso Moraes/PMSS
Caraguá participa amanhã (30), às 18h, da consulta pública que irá discutir a proposta de mudança de categoria do Arquipélago de Alcatrazes, de Estação Ecológica Tupinambás para Parque Nacional Marinho dos Alcatrazes. O encontro será no Teatro Municipal de São Sebastião, na Rua da Praia.

O arquipélago fica a 45 Km do Porto de São Sebastião. A nova classificação tem o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância, possibilitar a realização de pesquisas científicas e desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, e a recreação em contato com a natureza.

Atualmente, a ilha principal é utilizada como centro de treinamento da Marinha do Brasil. De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Caraguá, Maria Inez Fazzini Biondi, o arquipélago é uma área para criação de várias espécies de aves, e possui alimentos para animais marinhos. “Com a criação do parque, a área estará protegida e o Litoral Norte ganhará mais um ponto turístico”, disse Maria Inez.

A iniciativa da consulta pública é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente.

Serviço
Data: 30 de março, às 18h - Local: Teatro Municipal de São Sebastião
Endereço: Rua Altino Arantes (Rua da Praia), nº 2 – Centro
Assessoria de Comunicação Social
 Caraguá- 29/03/2011
O Blog de Caraguá - k 

Dito & Feito - Em Caraguá, tenho as férias dos sonhos - XIV

 “Porque quando criança não tive a oportunidade de conhecer o mar, fui à praia quando era adulta. E agora tenho curtido férias em Caraguá todos os anos, porque minha sobrinha/filha adotiva está morando em Caraguá com meus sobrinhos netos e é uma oportunidade de estar em família e mudar a rotina de uma vida estressante de trabalho no serviço público. Em 2012, quando me aposentar, minha morada será em Caraguá. Adoro o mar, caminhar na praia e ficar observando a natureza linda e a paz que Caraguá me proporciona e assim me sentir mais perto de Deus!“

 Frase enviada por Maria Aparecida Ferreira - concurso feito na temporada 2011 entre moradores e turistas sob o tema "Por que em Caraguá tenho as férias dos meus sonhos?"

Desde 13 de março, o Caraguablog apresenta uma frase por dia. Além de declaração de amor a Caraguá, esta terra a que amamos tanto, servirá como motivo de reflexão ao início de uma nova jornada...
O Blog de Caraguá - k

Programação NeuroLinguística: O que é isso?

Possivelmente você já ouviu alguém falar sobre Programação Neurolinguística ou PNL, mas se ainda não entende do que se trata, vamos tentar de forma simples e eficaz, te colocar a par deste assunto que vem tomando corpo e se tornando muito difundido em todos os lugares desde a década de 70. Vamos nessa?
A PNL foi proposta em 1973 por Richard Bandler e John Grinder como um conjunto de modelos e princípios que descrevem a relação entre a mente (neuro) e a linguagem (linguística - verbal e não verbal) e como a sua interação pode ser organizada (programação) para afetar a mente, o corpo e o comportamento do indivíduo.

O nome PNL traduz os três principais pontos que são estudados pela disciplina:Neuro – central de processamento onde são recebidos os impulsos dos cinco sentidos; Linguística – processo de comunicação verbal ou não verbal; Programação – (ou re-programação) ensinar ao cérebro seguir novos caminhos e até remover falhas armazenadas anteriormente Baseia-se no estudo de como estes fatores são processados neurologicamente e seus efeitos no nosso comportamento e sentimentos são exteriorizados.
Corpo e mente são inseparáveis, daí a necessidade de uma programação estabelecida para que o que exteriorizamos (nosso comportamento) seja enquadrado num formato pré-estabelecido. Seu objetivo maior é tornar as pessoas capazes de conduzir e controlar a sua evolução passando a ser o verdadeiro condutor de suas reações e não apenas um passageiro e, como condutor, atuando na transformação da “realidade” em um “modelo de realidade” dando a estas pessoas a opção de escolher outro modelo ou proposta que diferem do modelo atual.

Complicado? É você ter o controle de suas ações exteriorizadas como por exemplo “não sofrer por antecipação” (algo que é muito comum atualmente). Às vezes nos vemos debatendo assuntos de forma tão veemente e que sequer acontecem e, em muitos casos, pensamos sempre que o pior vai acontecer.

PNL não é tão somente repetir palavras de otimismo ou ficar pensando em coisas boas que a sua vida e o mundo vai se tornar um paraíso. É um trabalho árduo de mudança de atitude e comportamento em busca do seu “novo” modelo de vida através do uso de técnicas com o pleno conhecimento de que é possível alcançá-lo bastando que você saiba o que está procurando e descubra o que pode e deve ser feito para conseguir aquilo que deseja.

Sua mente, seu corpo e sua linguagem verbal e não-verbal vão interagir para (re) programar uma percepção daquilo que está acontecendo (mundo real) em uma nova possibilidade atingível (mundo percebido) através de técnicas que transformam o estímulo recebido em um comportamento (pré) determinado.

A PNL pressupõe que as pessoas respondem ou reagem à sua experiência e não à realidade e que o fato de terem uma segunda (modelo de realidade) opção é muito melhor que não ter opção. É através desta modelagem de desempenhos bem sucedidos que se chega a excelência humana.

O otimismo pode afetar significativamente a sua qualidade de bem-estar e sucesso permitindo um re-enquadramento (reframing) àquela situação. A auto conversa de forma construtiva baseada na (re) programação elimina a possibilidade de desencadear emoções negativas, culpa ou remorso.

Esta atitude conduz inevitavelmente à criação de um quadro predominante da mente, portanto as chances de sucesso são muito maiores. Costuma-se dizer que você pode até não mudar o mundo, mas vai interagir de forma diferente às situações que se apresentarem.

Bom, por enquanto é isso. (Re)programe-se para viver melhor e alcançar seus objetivos.

Natanael Filho
Publicado no Recanto das Letras em 29/03/2011 - Código do texto: T2876675
O Blog de Caraguá - k

Veja todos os links para o concurso da prefeitura de Caraguatatuba

RESULTADO

Edital 01/14/2010 - Gabarito Definitivo e Resultado dos Recursos
Edital 01/15/2010 - Resultado
Relação Geral de Notas
Edital 01/17/2010 - Convocação Prova de Títulos
Edital 01/18/2010 - Convocação Prova Prática
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Edital 02/12/2011 - Gabarito Definitivo e Resultado dos Recursos
Edital 02/13/2010 - Resultado
Edital 02/15/2010 - Convocação Prova de Títulos
Edital 02/16/2010 - Convocação Prova Prática
Relação Geral de Notas

O Blog de Caraguá